Brasil se levanta contra a PEC da Bandidagem: mobilizações e atos anti-anistia tomam conta do país neste domingo

Brasil se levanta contra a PEC da Bandidagem: mobilizações e atos anti-anistia tomam conta do país neste domingo

Artistas e sociedade civil se unem em defesa da democracia; Rio, São Paulo e capitais terão grandes concentrações contra a blindagem parlamentar

Por Redação | Amazônia Realidade

Neste domingo (21/09), o Brasil será palco de uma das maiores mobilizações populares recentes contra a chamada PEC da Bandidagem — proposta que limita a abertura de processos criminais contra deputados e senadores. O movimento, que também ecoa o grito “sem anistia”, ganhou força em todos os estados, reunindo artistas, centrais sindicais, movimentos populares e cidadãos indignados com o avanço da blindagem parlamentar no Congresso.

No Rio de Janeiro, a praia de Copacabana recebe, a partir das 14h, um show histórico com Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Djavan, Marina Sena, Maria Gadú e Os Garotin. O evento marca a abertura simbólica das manifestações nacionais. “A PEC da Bandidagem, que é o que é, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, uma manifestação de que grande parte do povo não admite um negócio desses”, declarou Caetano em vídeo divulgado nas redes sociais.

Em Salvador, a mobilização terá a força de Daniela Mercury no trio elétrico. Em outras capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Recife, milhares são esperados nas ruas para exigir respeito à democracia e barrar a tentativa de autoproteção dos parlamentares.

A proposta, aprovada pela Câmara na última terça-feira (16), estabelece que a Justiça só poderá processar deputados e senadores com aval da própria Casa Legislativa, em votação secreta — um mecanismo duramente criticado por especialistas, juristas e pela sociedade civil, por representar um retrocesso e um caminho aberto para a impunidade.

Confira os locais dos atos deste domingo contra a PEC da Bandidagem e pela bandeira do "Sem Anistia":

AM – Manaus: 8h, Av. Getúlio Vargas
SE – Aracaju: 16h, Praia da Cinelândia
RN – Natal: 9h, Ferreira Costa
GO – Goiânia: 16h, Praça Universitária
ES – Vitória: 15h, ALES
AP – Macapá: 16h, Teatro das Bacabeiras
MT – Cuiabá: 14h, Praça Alencastro
MG – Belo Horizonte: 9h, Praça Raul Soares
SC – Florianópolis: 13h, Ponte Hercílio Luz
PA – Belém: 9h, Praça da República
DF – Brasília: 9h, Museu da República
RJ – Rio de Janeiro: 14h, Copacabana (Posto 5)
BA – Salvador: 9h, Morro do Cristo
CE – Fortaleza: 15h30, Estátua de Iracema Guardiã
PE – Recife: 14h, Rua da Aurora
RS – Porto Alegre: 14h, Redenção
PR – Curitiba: 14h, Boca Maldita
SP – São Paulo: 14h, MASP

As manifestações deste domingo reforçam que o povo brasileiro não aceita impunidade, blindagem nem anistia para crimes cometidos por parlamentares e autoridades. A expectativa é de que milhões saiam às ruas para defender a democracia e barrar mais um golpe contra a justiça no Brasil.

Arte: Copilot/IA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br