Programa Zona Franca de Portas Abertas levou mais de 2,7 mil pessoas para conhecer empresas do PIM

Programa Zona Franca de Portas Abertas levou mais de 2,7 mil pessoas para conhecer empresas do PIM

Com o objetivo de divulgar o modelo Zona Franca de Manaus e os processos produtivos do Polo Industrial de Manaus, o Programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA) já atendeu 2.763 pessoas, desde a sua implementação, em 2022. Em 2025, o Programa possibilitou que 1.224 visitantes pudessem conhecer algumas das indústrias, terminais logísticos e institutos de tecnologia instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) e que aderiram ao Programa ZFPA.

Ao todo foram 48 visitas realizadas este ano por grupos de instituições de ensino, entidades de classe, órgãos públicos e agência de turismo, entre outros, do Amazonas e de outros estados do País. 

De acordo com os resultados apresentados pela Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), responsável pela gestão do Programa ZFPA no âmbito da Suframa, dentre as principais instituições de ensino que tiveram maior participação nas visitas destacam-se: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharias, principalmente; Instituto Federal do Amazonas (Ifam) - estudantes do Ensino Médio e técnicos em Administração e Eletrônica; UniNilton Lins - estudantes de Medicina; UniEsbam – alunos de Administração; UniNorte – alunos de Logística e Administração; e ainda estudantes dos ensinos Médio e Fundamental da Fudação Bradesco, Colégio Militar de Manaus, e diversas escolas da rede pública estadual e municipal de ensino, entre outros.


O Programa também atendeu visitantes de outros estados, como os da Escola Nossa Senhora das Graças, de São Paulo, que enviou 98 alunos do Ensino Médio para conhecer o Estado do Amazonas, incluindo a Suframa e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Um grupo de 40 alunos da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, também optou por conhecer melhor o modelo Zona Franca, e além da Suframa, visitaram o CBA e a fábrica da Samsung.

As empresas mais visitadas foram: Caloi (bicicletas), BMW (motocicletas), Samsung (celulares e TVs), BIC (canetas, isqueiros e barbeadores), CBA (instituto tecnológico), Porto Chibatão (terminal logístico), Tutiplast (injeção plástica) e FPF Tech (instituto tecnológico).

De acordo com o superintendente Bosco Saraiva, “o Programa tem contribuído de forma efetiva para ampliar a informação da sociedade em geral sobre o modelo Zona Franca de Manaus e os resultados positivos que gera para a região e para o Brasil”. 

O Programa também se apresenta como uma opção alternativa de lazer e turismo pedagógico na cidade de Manaus. Para saber mais, acesse https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/capa/zf-de-portas-abertas, na página da Suframa na Internet.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br