Com 74 anos e uma vida dedicada ao serviço público, Raymundo "Raiz" recebe a Medalha Ruy Araújo em sessão solene emocionante; deputado George Lins afirma que a condecoração "encontra o homem que honra o nome que carrega".
Por Redação | Amazônia Realidade
Manaus (AM) – Em uma solenidade marcada pela emoção e pelo respeito a uma trajetória pública, o prefeito municipal de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque, conhecido como “Raiz”, recebeu a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual nesta quinta-feira (12), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).
A homenagem, aprovada pela Resolução Legislativa nº 1086/2025, de autoria do deputado Dr. George Lins, celebra uma vida inteira dedicada ao desenvolvimento do interior amazonense.
"Comecei minha militância política em 1958, trabalhando incansavelmente para o bem-estar do povo da minha cidade. Portanto, eu quero agradecer a Deus por Ele ter me dado essa felicidade, com 74 anos de idade. Agradecer a minha família e aos meus amigos que estão aqui nesta solenidade, aos vereadores do nosso município e ao povo de Novo Aripuanã. Essa medalha não é apenas do Raiz, mas da nossa cidade, do nosso município", agradeceu o prefeito homenageado.
O autor da propositura, deputado George Lins, ressaltou o significado da honraria: "Não é uma lembrança decorativa. É o reconhecimento máximo que o Poder Legislativo do Amazonas pode oferecer àqueles que dedicaram a vida ao serviço público, à ética e ao progresso de nossa gente. E hoje essa medalha repousará no peito certo, hoje ela encontra o homem que honra o nome que carrega".
Nascido em 22 de setembro de 1951, na própria Novo Aripuanã, Raymundo “Raiz” é a personificação da perseverança. Sua trajetória começou cedo, ainda adolescente, ingressando no serviço público municipal em 1962 como office-boy. Do cargo mais inicial, foi galgando funções com esforço próprio: em 1964, atuou no Departamento de Tributos; em 1965, tornou-se Fiscal de Renda; e em 1970, assumiu a encarregatura do Departamento de Habitação.
Sempre mantendo suas origens como alicerce, “Raiz” foi eleito prefeito para o mandato de 1997 a 2000. Após esse primeiro mandato, exerceu o cargo de vice-prefeito em dois períodos (2005–2008 e 2018–2024). Em 2025, após 24 anos, retornou ao cargo máximo do Executivo municipal, eleito para o mandato 2025–2028.
Belarmino Lins, presidente da Junta Comercial do Amazonas (Jucea) e ex-deputado, destacou a conexão do homenageado com a população: "O homenageado de hoje está nas nossas mentes e nos nossos corações. O 'Raiz', pelo que eu conheço há muito tempo, prova que é homem público apto ao seu povo, porque não se consegue tantos mandatos consecutivos como ele tem conseguido se não estiver na memória e no coração do seu eleitor, pelos relevantes serviços prestados à sociedade", disse.
A Sessão Especial contou com a presença de familiares, amigos e lideranças políticas de Novo Aripuanã, celebrando a trajetória de um verdadeiro filho do interior que, com trabalho duro e amor à sua terra, mostra que é possível crescer a partir das raízes e florescer servindo à comunidade.



Postar um comentário