Pular para o conteúdo principal

Ronnie e Élcio são condenados por assassinar Marielle e Anderson

 


Assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados nesta quinta-feira (31), pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Élcio, a 59 anos, 8 meses e 10 dias.

O júri entendeu que eles são culpados de três crimes: duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves (assessora de Marielle) e receptação do veículo usado no crime. Marielle e Anderson foram assassinados em 14 de março de 2018. 

Os dois réus também foram condenados a pagar uma pensão para o filho de Anderson, Arthur, até ele completar 24 anos. E pagar, juntos, R$ 706 mil de indenização por dano moral para cada uma das vítimas: Arthur, Ághata, Luyara, Mônica e Marinete.

Na leitura da sentença, a juíza Lúcia Glioche destacou que nenhuma condenação serviria para tranquilizar as famílias, mas era uma resposta importante à perspectiva de impunidade dos criminosos.

"A justiça por vezes é lenta, é cega é burra, é injusta, é errada, é torta. Mas ela chega. Mesmo para acusados que acham que jamais vão ser atingidos. A justiça chega aos culpados e tira o bem mais importante deles, depois da vida, que é a liberdade", disse a juíza.

Ronnie e Élcio estão presos desde 12 de março de 2019. Eles fecharam acordo de delação premiada.  Os acusados de serem mandantes dos crimes são os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, respectivamente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e deputado federal. O delegado Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro na época do crime, é acusado de ter prejudicado as investigações. Os três estão presos desde 24 de março deste ano.

 

Rio de Janeiro (RJ), 31/10/2024 - Julgamento de Ronnie Lessa e Elcio Queiroz no tribunal do juri do caso Marielle e Anderson. Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Rio de Janeiro (RJ), 31/10/2024 - Élcio de Queiroz e Ronnie Lessa foram condenados pelos assassinatos de Marielle e Anderson. Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Por causa do foro, há um processo paralelo no Supremo Tribunal Federal (STF) que julga os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa. Também são réus no processo o ex-policial militar Robson Calixto, ex-assessor de Domingos Brazão, que teria ajudado a se livrar da arma do crime, e o major Ronald Paulo Alves Pereira, que teria monitorado a rotina de Marielle.

A motivação do assassinato de Marielle Franco, segundo os investigadores, envolve questões fundiárias e grupos de milícia. Havia divergência entre Marielle e o grupo político do então vereador Chiquinho Brazão sobre o Projeto de Lei (PL) 174/2016, que buscava formalizar um condomínio na Zona Oeste da capital fluminense.

Segundo dia de julgamento

Antes da decisão, os promotores de Justiça e os advogados dos réus fizeram a sustentação oral perante o júri.

Os promotores defenderam que Ronnie e Élcio mataram Marielle por dinheiro e que quiseram assassinar também Anderson e Fernanda Chaves para não deixar testemunhas. Eles sustentaram que Élcio, motorista do carro usado no crime, teve a mesma culpa nos homicídios que Ronnie, que efetuou os disparos. De acordo com os promotores, ambos sabiam que a morte de Marielle tinha sido encomendada por ela ser vereadora e em razão de suas causas políticas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) disse que eles não se arrependeram e só fecharam acordo de delação premiada porque sabiam que seriam condenados. E que a condenação dos dois não foi pedida apenas por causa da delação, mas porque há provas contundentes contra eles.

Na apresentação, o MPRJ mostrou que Ronnie Lessa começou a se preparar desde o ano anterior, ao fazer buscas sobre a arma usada no crime, sobre como não ter sua movimentação rastreada e sobre a vida de Marielle. Segundo as investigações, Élcio também teria feito buscas sobre políticos aliados da vereadora.

Os promotores afirmaram que, apesar do acordo de delação, eles passarão bastante tempo na cadeia. A defensora pública Daniele Silva, que atuou como assistente de acusação, destacou o lado racial do crime, uma vez que Marielle era uma mulher negra que incomodou e "mexeu com as estruturas". Já o MPRJ salientou que, apesar de o júri ser formado por sete homens brancos, e não ter nenhuma mulher negra, bastava o jurado ser uma "pessoa com valores dentro de si".

Defesas

A defesa de Ronnie Lessa disse que, sem a confissão e a colaboração de seu cliente, seria difícil condená-lo apenas com as outras provas. Segundo o advogado Saulo Carvalho, ele colaborou porque quis e não por se sentir "encurralado". Ele pediu a condenação de seu cliente, "mas que fosse justa, no limite da culpabilidade dele", negando a qualificação de motivo torpe e por motivos políticos. Tampouco que o crime tenha sido um assassinato que dificultou a defesa das vítimas, apesar de reconhecer que foi uma emboscada. Além disso, disse que a intenção de Lessa era apenas matar a vereadora e não outros passageiros do carro dela.

A defesa de Élcio Queiroz também pediu uma condenação dentro dos limites da culpabilidade e disse que ele participou do crime, mas não conhecia Marielle nem tinha motivos para matá-la. A advogada Ana Paula Cordeiro afirmou que Élcio participou de uma emboscada, mas que a defesa da vítima não foi dificultada. Além disso, Élcio não sabia que Lessa mataria Anderson nem que acertaria Fernanda, porque acreditava que seu parceiro era um "exímio atirador".

No período da tarde, o Ministério Público fez uso do direito à réplica e reforçou os argumentos para a condenação dos réus por cerca de duas horas. A defesa de Ronnie e de Élcio teve direito à tréplica e usou cerca de 10 minutos das duas horas a que tinha direito.


Fonte: AGÊNCIA BRASIL


Comentários

TCE-AM realizará primeira sessão plenária de 2025 nesta terça-feira, 4 de fevereiro

  O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook. Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos , sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia. Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Pre...

A força de uma mulher no comando: Yara Amazônia Lins consolida liderança histórica no TCE-AM

Primeira presidente reeleita da Corte, Yara reafirma o protagonismo feminino na fiscalização dos recursos públicos e marca 50 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Amazonas. Manaus(AM) - A posse da conselheira Yara Amazônia Lins para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou um momento histórico para a instituição e reforçou o peso da presença feminina no controle dos recursos públicos. Em cerimônia prestigiada por autoridades dos três poderes, Yara foi reconduzida com a confiança do colegiado, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito. Sua liderança, reconhecida como firme, sensível e tecnicamente qualificada, simboliza o avanço da representatividade feminina em um dos órgãos mais importantes na fiscalização dos atos públicos do Estado. Em seu discurso, a presidente destacou a missão de preservar um Tribunal íntegro, moderno e comprometido com a população do Amazonas. A solenidade também oficializou o novo corpo diretivo para o biêni...

UGPE reforça medidas de prevenção de acidentes no Prosai Parintins

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e eficiente, com adoção de medidas para minimizar riscos e promover a conscientização   A prevenção de acidentes e a garantia da segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos nas obras quanto da população, são prioridades no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).   Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente, diversas medidas têm sido tomadas para minimizar riscos e promover a conscientização. De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prevenção é fundamental para evitar acidentes e garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado e com qualidade.   Entre as medidas de segurança adotadas ele destaca o treinamento e a conscientização de todos os colaboradores, a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a sinaliza...

Prefeitura de Manaus avança com serviços de recuperação asfáltica no ramal do Brasileirinho neste sábado

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), prossegue nos serviços de manutenção asfáltica neste sábado, 1/2, no ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.  “É determinação do Pprefeito David Almeida que o mesmo asfalto que está nas principais avenidas, esteja na periferia e na zona rural. Essa é a gestão que está mais presente com serviços na zona rural, impulsionamos nossos serviços de aplicação de asfalto em ramais. Já passamos pelo ramal do São Francisco, ramal do Ipiranga, ramal Água Branca 1, ramal do Matrinxã, dentre outros. E seguimos atuando da melhor forma possível, levando infraestrutura de qualidade para todo”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior. O serviço é realizado por duas equipes de dois distritos de obras, com cerca de 30 trabalhadores cada e com suporte de rolos compactadores, uma retroescavadeira e aproximadamente 100 toneladas de asfalto.  A agricultora Maria do Rosário Via...

"Essa medalha não é apenas do Raiz, mas da nossa cidade", diz prefeito ao receber honraria máxima da ALE-AM

Com 74 anos e uma vida dedicada ao serviço público, Raymundo "Raiz" recebe a Medalha Ruy Araújo em sessão solene emocionante; deputado George Lins afirma que a condecoração "encontra o homem que honra o nome que carrega". Por Redação | Amazônia Realidade Manaus (AM) – Em uma solenidade marcada pela emoção e pelo respeito a uma trajetória pública, o prefeito municipal de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque, conhecido como “Raiz”, recebeu a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual nesta quinta-feira (12), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). A homenagem, aprovada pela Resolução Legislativa nº 1086/2025, de autoria do deputado Dr. George Lins, celebra uma vida inteira dedicada ao desenvolvimento do interior amazonense. "Comecei minha militância política em 1958, trabalhando incansavelmente para o bem-estar do povo da minha cidade. Portanto, eu quero agradecer a Deus por Ele ter me dado essa felicidade, c...

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Oito ocupantes da aeronave foram resgatados pela Marinha Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro Um helicóptero com oito pessoas precisou fazer um pouso de emergência no mar de Cabo Frio nesta sexta-feira (2). Segundo a Marinha do Brasil, foi ativada a operação de busca e salvamento, e uma aeronave foi deslocada ao local para fazer o resgate. A Marinha confirmou que  fez o resgate de oito pessoas  (seis passageiros e dois tripulantes) envolvidas no acidente com um helicóptero da OMNI Táxi Aéreo que operava em apoio a plataformas de petróleo. A aeronave pousou no mar a cerca de 40 milhas (cerca de 74 quilômetros) ao sul de Cabo Frio (RJ). "De imediato, foi ativada uma Operação de Busca e Salvamento (SAR), com o emprego de um helicóptero da Marinha. A aeronave resgatou todos os tripulantes, que se encontravam em duas balsas salva-vidas, conduzindo-os, após o resgate, para avaliação médica  na Policlínica da Base Aérea Naval de São Pedro da ...

Guarda Municipal realiza ação social ‘Missão Natal Solidário’ em parceria com o GAAC-AM

A  Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, na quarta-feira, 17/12, uma ação social da Guarda Municipal de Manaus (GMM), em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GAAC-AM). A iniciativa, intitulada “Missão Natal Solidário”, teve como objetivo levar solidariedade, acolhimento e momentos de alegria às crianças atendidas pela instituição.   Durante a ação, foram entregues brinquedos para todas as crianças, além de materiais de higiene destinados ao GAAC-AM. As equipes da Guarda Municipal também promoveram atividades lúdicas e recreativas, fortalecendo o vínculo entre os agentes e o público atendido.   Um dos momentos mais marcantes da ação foi a experiência proporcionada às crianças, que puderam conhecer de perto uma viatura da Guarda Municipal, acionar a sirene, utilizar o rádio comunicador, conversar com a central de operações e vivenciar, de forma simbólica, a rotina da corpor...

Congresso declara guerra ao STF: votação que beneficia condenados por tentativa de golpe acende conflito institucional

Ao aprovar projeto que reduz penas de bolsonaristas condenados por atos de 8 de janeiro, Câmara abre caixa de ferramentas do confronto direto com o Supremo Tribunal Federal, em nítida retaliação política. Por Redação | Amazônia Realidade  Brasília (DF) – O Congresso Nacional abriu oficialmente a caixa de ferramentas do conflito institucional e declarou guerra ao Supremo Tribunal Federal (STF). O sinal de partida foi dado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10), ao aprovar, com ampla margem, o projeto que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais condenados pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atentados terroristas de 8 de janeiro de 2023. A mensagem é clara e provocadora: o Parlamento, de forma calculada, posiciona-se contra a mais alta corte do país. A votação, que aprovou o texto-base por 291 votos a 148, com 1 abstenção e 72 ausências, não é um mero ajuste técnico na "dosimetria" de penas. Trata-se de um ato político de reperc...

Omar Aziz projeta 2026 com fé, união e esperança por dias melhores no Amazonas

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto em 2025, senador reforça mensagem de otimismo, gratidão e compromisso com o futuro do povo amazonense Por Redação | Amazônia Realidade Manaus(AM) - Líder em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas ao longo de 2025, o senador Omar Aziz, pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026, encerra o ano com uma mensagem marcada pelo otimismo, pela fé e pela esperança em dias melhores. Em tom positivo, o parlamentar destacou os aprendizados do último ano e desejou saúde, paz e prosperidade para todas as famílias amazonenses. Mensagem de esperança e fé para o novo ano Em sua mensagem, Omar Aziz ressaltou que a vida é feita de momentos bons e desafiadores, e que cada etapa contribui para o amadurecimento coletivo e individual. Segundo ele, as experiências vividas ao longo de 2025 fortaleceram o povo do Amazonas e prepararam o estado para seguir em frente com mais serenidade. “A vida é feita de momentos bons e outros nem tanto assim. Esse tr...

Programa Zona Franca de Portas Abertas levou mais de 2,7 mil pessoas para conhecer empresas do PIM

Com o objetivo de divulgar o modelo Zona Franca de Manaus e os processos produtivos do Polo Industrial de Manaus, o Programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA) já atendeu 2.763 pessoas, desde a sua implementação, em 2022. Em 2025, o Programa possibilitou que 1.224 visitantes pudessem conhecer algumas das indústrias, terminais logísticos e institutos de tecnologia instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) e que aderiram ao Programa ZFPA. Ao todo foram 48 visitas realizadas este ano por grupos de instituições de ensino, entidades de classe, órgãos públicos e agência de turismo, entre outros, do Amazonas e de outros estados do País.  De acordo com os resultados apresentados pela Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), responsável pela gestão do Programa ZFPA no âmbito da Suframa, dentre as principais instituições de ensino que tiveram maior participação nas visitas destacam-se: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e ...