Brasil é o oitavo país que mais polui mares com plástico no mundo, diz relatório
O Brasil é o oitavo país que mais polui os mares com plástico no mundo. Por ano, são cerca de 1,3 milhão de toneladas de resíduos plásticos jogados nos oceanos, o equivalente ao peso de 1,3 milhão de carros pequenos. À frente do Brasil estão Filipinas, Índia, Malásia, China, Indonésia, Myanmar e Vietnã.
O levantamento é da ONG Oceana e foi publicado no relatório “Fragmentos da Destruição: Impacto do Plástico à Biodiversidade Marinha Brasileira". A poluição não afeta apenas o litoral, segundo o estudo, visto que 98% dos peixes amazônicos pesquisados tinham plástico ou microplástico no intestino e nas brânquias (órgãos respiratórios de animais aquáticos).
Ameaça ao ecossistema
Desses animais, um em cada 10 morreu em decorrência de problemas como desnutrição e diminuição da imunidade após a exposição a compostos químicos nocivos às espécies, descreve o relatório.
A partir das bases de dados dos Projetos de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e da Bacia de Campos, que reúne a análise de conteúdo estomacal de 12,2 mil aves, répteis e mamíferos marinhos, os pesquisadores encontraram, plástico em 49 das 99 espécies estudadas. As espécies mais contaminadas foram as tartarugas, com a presença de resíduos sólidos em 82,2% das amostras.
Na costa brasileira, a ingestão de plástico já foi registrada em todas as espécies de tartarugas marinhas, mas no caso específico das tartarugas-verdes, os pesquisadores constataram que o índice de ingestão entre os 250 indivíduos da espécie estudados é 70%, podendo chegar a 100% em algumas regiões.
Foto: Reprodução
Fonte: R7.COM

Comentários
Postar um comentário