Sucesso da 33ª Festa do Açaí em Codajás atraiu multidões reunindo mais de 50 mil pessoas durante os três dias

Sucesso da 33ª Festa do Açaí em Codajás atraiu multidões reunindo mais de 50 mil pessoas durante os três dias

A festa que contou com concursos e shows comemorou o selo do IG, concedido pelo INPI e o título oficial de "Capital Amazonense do Açaí".

A 33ª Festa Cultural do Açaí de Codajás, realizada nos últimos dias 26, 27 e 28 de abril, foi um verdadeiro marco na história da cidade, atraindo cerca de 50 mil pessoas para celebrar a riqueza cultural e gastronômica do açaí. Localizada a 240km de Manaus, a pequena cidade às margens do médio Solimões, a "Capital Amazonense do Açaí", recebeu turistas de diversas regiões

A grandiosidade do evento foi evidenciada pela movimentação intensa de embarcações e aeronaves tipo anfíbio, além da presença de autoridades dos mais altos escalões governamentais. A infraestrutura impressionante, com palcos e telões em LED para passar aos visitantes uma melhor experiência. Todo o evento foi transmitindo ao vivo para mais de 30 mil espectadores e marcou uma nova era de festividades em Codajás.

O prefeito Tonho Santos, mesmo em cadeira de rodas esteve no evento, prestigiando a festa. O marco foi o novo Centro de Eventos Sidney Hernani, que foi ampliado e modernizado para receber público. Tonho disse que é "Uma alegria imensa poder estar realizando esse evento. Fazia três anos que não acontecia. Foram dois anos de pandemia, e depois tiamos que preparar esse local lindo. Só alegria. Trouxemos uma estrutura grande, para promover a melhor experiência e potencializar a beleza dessa festa". 


Os concursos de culinária, música e a escolha da Miss e Mister Codajás mirim e adulto, agregaram ainda mais brilho à festa, culminando na coroação de novos representantes da cidade, como no adulto, a Miss Danny Cabral e o Mister Adrian Menezes. O ponto alto do evento foi a escolha da Rainha do Açaí, que consagrou Amanda Sobreira como a nova soberana. 

A Anna Maria Rodrigues, de Guarulhos-SP, conta que ficou impressionada com o evento, já que viu o fruto do açaí poder se transformar em tantas opções de consumo e de uso. "Foi um evento realmente bem interessante. Tanto porque o açaí é uma coisa que nos instiga, né? Todo mundo conhece a fama de Codajás, aí, provar o açaí ver outras coisas diferentes do açaí, ver as possibilidades que podem ser feitas das matérias-primas, né? E eu acho que o que mais me impressionou foi o desfile das rainhas, porque eu já sou uma pessoa que acompanho esse mundo da beleza, né? Ver as meninas se desenvolvendo no palco é realmente muito impressionante para quem está vendo ao vivo". 


Com mais de 50 horas de shows ao vivo, a festa proporcionou momentos inesquecíveis aos presentes, com apresentações de bandas locais, regionais e os artistas nacionais como Marília Tavares e Zé Vaqueiro. O secretário de Cultura Alexandro expressou sua satisfação com o êxito do evento, destacando que a adesão massiva superou todas as expectativas, consolidando a Festa do Açaí como um dos eventos mais significativos de Codajás. "O evento, antes mesmo de começar, tomou proporções inimagináveis. Ainda no fim de fevereiro, todos os hotéis estavam ocupados e pessoas estavam saindo de suas casa para alugar. Mais de 50 mil pessoas passaram por esse evento. Foi satisfatório". 

Outro ponto destacado foi o Seminário de Bioeconomia, que tratava sobre a importância do açaí na economia local e a preservação da floresta. A plantação e comercialização do açaí não são apenas uma atividade econômica; são um exemplo de bioeconomia sustentável. Esta cadeia produtiva não apenas preserva a floresta amazônica, mas também agrega valor ao território, proporcionando emprego e renda para a comunidade local.

Indicação Geográfica: Reconhecimento Internacional para o Açaí de Codajás

Recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), concedeu à região de Codajás a 122ª Indicação Geográfica, reconhecendo-a como um centro de extração e produção de açaí. Esse registro é uma prova do prestígio e qualidade do açaí local, além de fortalecer a economia da região.

Codajás: A Capital Amazonense do Açaí

Com a promulgação da Lei nº 6.611 em dezembro de 2023, Codajás recebeu oficialmente o título de "Capital Amazonense do Açaí". Esta designação honrosa reflete a importância histórica e cultural da cidade como epicentro da produção e celebração do açaí na Amazônia.




Fotos: Divulgação 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br