Prefeitura de Manaus comemora semana do envelhecimento saudável com atividades lúdicas
A programação, que contempla rodas de conversa, dança circular, exercícios físicos, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, faz parte da Semana Envelhecer com Saúde, evento realizado pela Semsa, para marcar o Dia do Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, com o intuito de promover o protagonismo da pessoa idosa valorizando sua experiência e respeitando sua contribuição social.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Ajuricaba, localizada no conjunto Ajuricaba, no bairro Alvorada, na zona Oeste, foi contemplada nesta quarta-feira com a apresentação do Grupo Bom Viver, que reúne 30 idosos que utilizam o espaço do estabelecimento de saúde para realizar suas atividades.
A diretora da unidade, Nair Costa, explicou que o grupo existe há 22 anos e se reúne na unidade três vezes por semana para fazer atividades físicas e outras dinâmicas que tem o objetivo de trabalhar a saúde física e mental da pessoa idosa.
As atividades realizadas pelo Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa contaram com palestras, rodas de conversa, atividades físicas, música e dança.
“Estamos na Semana Envelhecer com Saúde e hoje foi um dia especial com apresentação dos idosos que mostraram muita alegria e participaram de uma extensa programação especialmente elaborada para eles. Ficamos muito felizes com essa apresentação”, acentuou Nair.
A idosa Anita de Souza Abreu, de 91 anos, era uma das mais animadas do grupo, dançando e cantando. Ela disse que frequenta o grupo desde o início das atividades e que sua rotina é muito boa, porque participa ativamente de todas as ações.
“Gosto de fazer educação física com os professores. É muito importante para gente participar desse grupo. Eu me considero muito feliz. Venho aqui na segunda, quarta e sexta-feira e me sinto muito bem”, ressaltou a idosa.
Já a idosa Claudete Gomes, que completou 85 anos no último sábado, dia 24, gostou tanto da programação, que fez um show à parte cantando a música “Dez anos”, conhecida pela voz de Gal Costa, ganhando muitos aplausos dos servidores da unidade e dos demais participantes do grupo Bom Viver.
“Eu gosto muito daqui do grupo, porque brinco, danço e canto. Todo mundo precisa fazer exercício para poder ter saúde e viver bem”, comentou Claudete.
Fotos:Elienai Emanuel / Semsa

Comentários
Postar um comentário