Prefeitura inicia implantação de rip-rap para conter erosão na Redenção

Para conter uma erosão de aproximadamente 10 metros de largura e 3 metros de altura, localizada na rua São Vicente de Paula, bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou os serviços para a implantação de um rip-rap no local.

A erosão na via foi ocasionada pelo acúmulo de água durante as fortes chuvas, que provocou um desbarrancamento. 

No local, as equipes da Seminf fazem a contenção do rip-rap em banquetas desde a base. A contenção de rip-rap (muretas) é um serviço de extrema importância. As sacas contendo cimento e areia, depois de molhadas, formam um paredão em concreto, protegendo os taludes e evitando as erosões, causadas, principalmente, no período chuvoso. A técnica aplicada é uma alternativa para estabilização de taludes e contenção erosiva em áreas alagadiças, equilibrando o solo. 

De acordo com a engenheira Socorro Diniz, responsável pela obra, os trabalhos são feitos para evitar um novo desbarrancamento na área.

“Aqui, seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do vice- prefeito e secretário municipal de Infrafestrutura, Marcos Rotta, e trabalhamos de forma emergencial para conter a erosão na rua São Vicente de Paula, na Redenção. Com as fortes chuvas dos últimos dias, a via cedeu, tornando o tráfego de veículos extremamente perigoso. Estamos implantando esse rip-rap e vamos construir o meio-fio e a calçada, para devolver a trafegabilidade e a segurança a quem passa por aqui”, afirmou Diniz

O desbarrancamento comprometeu uma residência no local, por isso a área foi isolada. Os trabalhos são feitos de forma cautelosa, porque a rua tem um declive acentuado e grande parte dela ficou comprometida. Após o restauro completo, serão realizadas obras de finalização com a recuperação do meio-fio, sarjeta e asfalto.

 

Fotos: Gildo Smith/Seminf

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem