Pular para o conteúdo principal

Tretas do fim de ano? Especialistas dão dicas de como manter a paz na reunião familiar

 

É época de panetone, Papai Noel e algumas tretas de família 

Mesmo com toda a saudade de dois natais separados, muitas famílias ainda sofrem aquela tensão pré-reunião de Natal: e se os familiares que não se gostam brigarem?

Ah, o espírito natalino! Tempo de confraternização, agradecimentos e muita espiritualidade, certo? Errado. Por mais que todos tentem passar a “imagem perfeita” de uma reunião de fim de ano no Instagram, a grande verdade é que o período tem sim seus momentos de estresse.

E talvez, o dia mais delicado para milhares de famílias ao longo do país e talvez do mundo  seja a ceia de Natal. Entre o tio bolsonarista, a nora lulista, o primo antivacina e o irmão médico, a mesa do jantar pode se tornar um verdadeiro octógono de palavras e alfinetadas (isso sem contar todas as brigas e mágoas que correm na história da família, e nem dependem de posições políticas, ou de atualidades).

Vamos ser honestos: longe das redes sociais, a realidade da convivência familiar nem sempre é perfeita. E melhor do que fazer a linha esquecimento entre o Natal e a virada de ano e carregar toda a raiva de algum parente para o dezembro de 2022, o certo é encarar o problema de frente e tentar manter a reunião familiar em paz.

Para isto, o Correio conversou com especialistas para tentar achar um caminho em comum para uma ceia apaziguada. Afinal, se tem uma coisa que aprendemos nos últimos dois anos é dar valor a estes pequenos momentos de união.

Clareza, clareza e mais clareza

Umas das principais dúvidas sobre o tema é como proceder caso, entre os convidados da reunião de fim de ano, exista dois parentes que não tem uma boa relação. Segundo os psicólogos, Kleuton Izidio e Kassiana Pozzatti — do Instituto de Psicologia Kassiana Pozzatti —, um bom primeiro passo pode ser a clareza sobre o encontro e a relação dos dois convidados.

“Quando se trata de reunir pessoas que vivem algum tipo de litígio, tem que primeiro avaliar que litígio é esse. É necessário conversar com os envolvidos e verificar como eles se sentem, diante da possibilidade dessa reunião acontecer. O anfitrião precisa dizer claramente que o desafeto estará presente no evento e deve perguntar como a outra parte se sente a respeito e como pretende agir. É importante deixar claro para eles quais são as condições, quem são os envolvidos, quem estará presente na festa e quanto e como cada um se sente diante dessa circunstância e o que cada um está disposto a fazer para que se tenha uma boa reunião familiar”, indica Izidio.

“Sempre em família haverá membros que não se dão muito bem. Tudo vai depender do nível de animosidade entre as partes. Se for algo insustentável, que eles não possam se olhar, aí convém não convidar uma das partes e deixar claro o motivo do porquê ele está sendo excluído da festa. Obviamente ele vai ficar chateado, e vai achar que tomaram um partido de um ao invés do outro, porém é uma maneira de não estragar a noite de todos os presentes. Porém, se a situação não chega a esse extremo, se eles só se alfinetam, existe a possibilidade de colocar esses dois membros em mesas bem distantes. Isso claro, se o local for grande”, completa Kassiana.

Não é censura!

Ainda na linha da clareza, ambos os psicólogos respondem sobre a importância de se conversar com os familiares, antes da ceia, para indicar — com exatidão — a necessidade de cada um segurar a própria onda. É o manifesto da boa convivência.

“Muitas pessoas, por conta da pandemia, ficaram sem o convívio social, que estamos retomando agora, lentamente. Porém, durante o isolamento, algumas aumentaram a ingestão de bebidas alcoólicas, excessivamente. Enquanto estavam em casa, com seu núcleo, tudo bem; porém ao expandir esse convívio, esse hábito e suas consequências podem não ser muito bem aceito pelos demais membros da família, ou pelos amigos. Isso aliado à intolerância que aumentou muito durante esse período pandêmico pode ser uma combinação desagradável! Então, fazer esse contrato de boa convivência é fundamental! E cada grupo sabe o que faísca”, explica Kassiana.

A ideia de Izidio vai ainda na reflexão sobre a razão desta reunião de fim de ano. “Não é uma censura... A questão é: com qual objetivo as pessoas estão se reunindo no Natal? É para discutir política, para discutir as próximas eleições? É importante lembrar que existem conflitos e feridas familiares que se valem dessas questões circunstanciais como política e outras questões ideológicas que permeiam os conflitos atuais, para fustigar e cutucar o outro, mas este não é o objetivo das festas de fim de ano”.

Temas polêmicos

Geralmente um assunto é categorizado como “polêmico” exatamente pela dificuldade em si definir uma unanimidade acerca do tema. Política é a mãe destes tópicos. Entre tantas acusações e exemplos, é quase impossível fazer todo mundo concordar sobre a “melhor” política. Para tentar limitar os estragos que uma briga a cerca de política pode causar na ceia de Natal, Kassiana tem duas importantes dicas.

Se o clima realmente esquentar em casa por conta disto, a psicologa sugere o veto dos tópicos antes mesmo da reunião: “Alguns temas como política, futebol, religião e questões de gênero têm sido os assuntos que mais causam discórdia, não só entre membros da família, mas entre amigos de modo geral. Uma coisa que pode ajudar é quando fizer o convite já deixar claro as regras do evento: não poderemos tratar de tais e tais assuntos e manteremos o bom senso do começo ao fim, caso o contrário, você será convidado a se retirar da festa. Não existe regras para um grupo do Whatsapp? Então, basta estabelecer essa mesma filosofia para os eventos”.

“Outra dica: reforce as regras durante a festa. Deixe sobre as mesas recadinhos como: 'este ambiente é livre de assuntos polêmicos'. Aproveite para usar a imaginação. Coloque na bandejinha do banheiro, nos guardanapos, marcadores de copos: 'evite polêmicas, aproveite a festa'. 'Faz tanto tempo que não nos vemos, vamos celebrar'! E por aí vai... É simpático, é educado e ainda fica bonitinho com a decoração”, acrescenta

A vaca foi pro brejo

Mesmo com os vetos de assuntos polêmicos, a natureza familiar é delicada. Caso uma discussão, ou até mesmo uma briga, acabe rolando durante a reunião de fim de ano, o papel do anfitrião é de fundamental importância para retomar o controle da festa e não deixar que o Natal seja arruinado.

“O anfitrião precisa esclarecer que está se esforçando para realizar uma noite agradável e deve perguntar como os desafetos podem contribuir com isso. Ou seja, responsabilizar as partes envolvidas naquele tipo de tensão para que o engajamento de todos seja de promover uma noite tranquila”, pontua Izidio.

“Mais que um observador, o anfitrião tem que ser paciente, muito diplomático e extremamente firme para dar o basta em determinadas situações, porém sem nunca perder a elegância e a educação. Então, a casa que recebe os convidados para festa não deve ser escolhida apenas pelo tamanho  porque é grande e consegue abrigar a todos deve ser aquela cujo membro familiar transita melhor entre todos os núcleos. Quando esse anfitrião é considerado querido pela grande maioria, é mais tranquilo para que a festa ocorra em harmonia, pois ninguém quer chatear o 'gente boa' da família”, sugere Kassiana.

A especialista ainda aponta outra sugestão: “Dica importante para o anfitrião: tenha sempre seus anjos da guarda! Aquelas pessoas que você sabe que são ponderadas, equilibradas e que permanecerão íntegras durante todo o evento e que poderão lhe ajudar na hora de apaziguar os ânimos”.

Por fim, se nada ajudar, vale tentar a playlist de Natal da Mariah Carey:

Fonte: Correio Braziliense 

Ilustração: Maurenilson Freire/CB/D.A Press

Comentários

TCE-AM realizará primeira sessão plenária de 2025 nesta terça-feira, 4 de fevereiro

  O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook. Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos , sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia. Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Pre...

A força de uma mulher no comando: Yara Amazônia Lins consolida liderança histórica no TCE-AM

Primeira presidente reeleita da Corte, Yara reafirma o protagonismo feminino na fiscalização dos recursos públicos e marca 50 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Amazonas. Manaus(AM) - A posse da conselheira Yara Amazônia Lins para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou um momento histórico para a instituição e reforçou o peso da presença feminina no controle dos recursos públicos. Em cerimônia prestigiada por autoridades dos três poderes, Yara foi reconduzida com a confiança do colegiado, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito. Sua liderança, reconhecida como firme, sensível e tecnicamente qualificada, simboliza o avanço da representatividade feminina em um dos órgãos mais importantes na fiscalização dos atos públicos do Estado. Em seu discurso, a presidente destacou a missão de preservar um Tribunal íntegro, moderno e comprometido com a população do Amazonas. A solenidade também oficializou o novo corpo diretivo para o biêni...

UGPE reforça medidas de prevenção de acidentes no Prosai Parintins

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e eficiente, com adoção de medidas para minimizar riscos e promover a conscientização   A prevenção de acidentes e a garantia da segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos nas obras quanto da população, são prioridades no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).   Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente, diversas medidas têm sido tomadas para minimizar riscos e promover a conscientização. De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prevenção é fundamental para evitar acidentes e garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado e com qualidade.   Entre as medidas de segurança adotadas ele destaca o treinamento e a conscientização de todos os colaboradores, a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a sinaliza...

Prefeitura de Manaus avança com serviços de recuperação asfáltica no ramal do Brasileirinho neste sábado

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), prossegue nos serviços de manutenção asfáltica neste sábado, 1/2, no ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.  “É determinação do Pprefeito David Almeida que o mesmo asfalto que está nas principais avenidas, esteja na periferia e na zona rural. Essa é a gestão que está mais presente com serviços na zona rural, impulsionamos nossos serviços de aplicação de asfalto em ramais. Já passamos pelo ramal do São Francisco, ramal do Ipiranga, ramal Água Branca 1, ramal do Matrinxã, dentre outros. E seguimos atuando da melhor forma possível, levando infraestrutura de qualidade para todo”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior. O serviço é realizado por duas equipes de dois distritos de obras, com cerca de 30 trabalhadores cada e com suporte de rolos compactadores, uma retroescavadeira e aproximadamente 100 toneladas de asfalto.  A agricultora Maria do Rosário Via...

"Essa medalha não é apenas do Raiz, mas da nossa cidade", diz prefeito ao receber honraria máxima da ALE-AM

Com 74 anos e uma vida dedicada ao serviço público, Raymundo "Raiz" recebe a Medalha Ruy Araújo em sessão solene emocionante; deputado George Lins afirma que a condecoração "encontra o homem que honra o nome que carrega". Por Redação | Amazônia Realidade Manaus (AM) – Em uma solenidade marcada pela emoção e pelo respeito a uma trajetória pública, o prefeito municipal de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque, conhecido como “Raiz”, recebeu a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual nesta quinta-feira (12), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). A homenagem, aprovada pela Resolução Legislativa nº 1086/2025, de autoria do deputado Dr. George Lins, celebra uma vida inteira dedicada ao desenvolvimento do interior amazonense. "Comecei minha militância política em 1958, trabalhando incansavelmente para o bem-estar do povo da minha cidade. Portanto, eu quero agradecer a Deus por Ele ter me dado essa felicidade, c...

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Oito ocupantes da aeronave foram resgatados pela Marinha Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro Um helicóptero com oito pessoas precisou fazer um pouso de emergência no mar de Cabo Frio nesta sexta-feira (2). Segundo a Marinha do Brasil, foi ativada a operação de busca e salvamento, e uma aeronave foi deslocada ao local para fazer o resgate. A Marinha confirmou que  fez o resgate de oito pessoas  (seis passageiros e dois tripulantes) envolvidas no acidente com um helicóptero da OMNI Táxi Aéreo que operava em apoio a plataformas de petróleo. A aeronave pousou no mar a cerca de 40 milhas (cerca de 74 quilômetros) ao sul de Cabo Frio (RJ). "De imediato, foi ativada uma Operação de Busca e Salvamento (SAR), com o emprego de um helicóptero da Marinha. A aeronave resgatou todos os tripulantes, que se encontravam em duas balsas salva-vidas, conduzindo-os, após o resgate, para avaliação médica  na Policlínica da Base Aérea Naval de São Pedro da ...

Guarda Municipal realiza ação social ‘Missão Natal Solidário’ em parceria com o GAAC-AM

A  Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, na quarta-feira, 17/12, uma ação social da Guarda Municipal de Manaus (GMM), em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GAAC-AM). A iniciativa, intitulada “Missão Natal Solidário”, teve como objetivo levar solidariedade, acolhimento e momentos de alegria às crianças atendidas pela instituição.   Durante a ação, foram entregues brinquedos para todas as crianças, além de materiais de higiene destinados ao GAAC-AM. As equipes da Guarda Municipal também promoveram atividades lúdicas e recreativas, fortalecendo o vínculo entre os agentes e o público atendido.   Um dos momentos mais marcantes da ação foi a experiência proporcionada às crianças, que puderam conhecer de perto uma viatura da Guarda Municipal, acionar a sirene, utilizar o rádio comunicador, conversar com a central de operações e vivenciar, de forma simbólica, a rotina da corpor...

Congresso declara guerra ao STF: votação que beneficia condenados por tentativa de golpe acende conflito institucional

Ao aprovar projeto que reduz penas de bolsonaristas condenados por atos de 8 de janeiro, Câmara abre caixa de ferramentas do confronto direto com o Supremo Tribunal Federal, em nítida retaliação política. Por Redação | Amazônia Realidade  Brasília (DF) – O Congresso Nacional abriu oficialmente a caixa de ferramentas do conflito institucional e declarou guerra ao Supremo Tribunal Federal (STF). O sinal de partida foi dado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10), ao aprovar, com ampla margem, o projeto que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais condenados pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atentados terroristas de 8 de janeiro de 2023. A mensagem é clara e provocadora: o Parlamento, de forma calculada, posiciona-se contra a mais alta corte do país. A votação, que aprovou o texto-base por 291 votos a 148, com 1 abstenção e 72 ausências, não é um mero ajuste técnico na "dosimetria" de penas. Trata-se de um ato político de reperc...

Omar Aziz projeta 2026 com fé, união e esperança por dias melhores no Amazonas

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto em 2025, senador reforça mensagem de otimismo, gratidão e compromisso com o futuro do povo amazonense Por Redação | Amazônia Realidade Manaus(AM) - Líder em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas ao longo de 2025, o senador Omar Aziz, pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026, encerra o ano com uma mensagem marcada pelo otimismo, pela fé e pela esperança em dias melhores. Em tom positivo, o parlamentar destacou os aprendizados do último ano e desejou saúde, paz e prosperidade para todas as famílias amazonenses. Mensagem de esperança e fé para o novo ano Em sua mensagem, Omar Aziz ressaltou que a vida é feita de momentos bons e desafiadores, e que cada etapa contribui para o amadurecimento coletivo e individual. Segundo ele, as experiências vividas ao longo de 2025 fortaleceram o povo do Amazonas e prepararam o estado para seguir em frente com mais serenidade. “A vida é feita de momentos bons e outros nem tanto assim. Esse tr...

Programa Zona Franca de Portas Abertas levou mais de 2,7 mil pessoas para conhecer empresas do PIM

Com o objetivo de divulgar o modelo Zona Franca de Manaus e os processos produtivos do Polo Industrial de Manaus, o Programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA) já atendeu 2.763 pessoas, desde a sua implementação, em 2022. Em 2025, o Programa possibilitou que 1.224 visitantes pudessem conhecer algumas das indústrias, terminais logísticos e institutos de tecnologia instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) e que aderiram ao Programa ZFPA. Ao todo foram 48 visitas realizadas este ano por grupos de instituições de ensino, entidades de classe, órgãos públicos e agência de turismo, entre outros, do Amazonas e de outros estados do País.  De acordo com os resultados apresentados pela Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), responsável pela gestão do Programa ZFPA no âmbito da Suframa, dentre as principais instituições de ensino que tiveram maior participação nas visitas destacam-se: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e ...