Covid-19: Em Atalaia do Norte, pessoas com comorbidades têm prioridade em nova etapa de vacinação; saiba quem faz parte deste grupo
Em nova fase da vacinação, pessoas de 18 a 49 anos – com comorbidades – que residem na sede do município de Atalaia do Norte, receberão a 1ª dose do imunizante
Uma pergunta frequentemente feita aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Atalaia do Norte é sobre o que são comorbidades e que doenças se encaixam neste grupo, tendo em vista que essas pessoas são o alvo nesta nova etapa da vacinação contra a Covid-19.
Afinal, o que são comorbidades?*
“Comorbidades são doenças preexistentes em um indivíduo” explica o secretário da Semsa, James Guedes. O titular da pasta destaca, ainda, que as comorbidades mais comuns são:
• Hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
• Problemas pulmonares: asma, tuberculose e doenças pulmonares obstrutivas crônicas;
• Imunodeprimidos: câncer, HIV e lúpus;
• Síndrome de down;
• Pacientes com problemas renais (que fazem hemodiálise);
• Obesidade (Indíce de Massa Corpórea (IMC) a partir de 40).
Pessoas com estas comorbidades, na faixa-etária de 18 a 49 anos, residentes na sede do município de Atalaia do Norte, são o público-alvo da nova fase da campanha de imunização contra a Covid-19, que inicia na terça-feira (30/3).
Vacinação agendada
A vacinação será feita por meio de agendamento domiciliar realizado pela equipe da Semsa, baseado em dados do órgão. Pessoas que fazem tratamento na rede particular devem procurar o enfermeiro ou enfermeira responsável por sua área, munidos de documentos que comprovem a doença, para, assim, terem direito ao imunizante.
Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte – A reconstrução é agora!
Administração: Denis Paiva e Giuliano Galate
Foto; Assessoria de Comunicação

Comentários
Postar um comentário