Pular para o conteúdo principal

Lideranças religiosas prestam homenagem às vítimas da Covid-19 no dia de Finados

A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, provocou mudanças na rotina das pessoas devido às medidas de proteção, como evitar aglomerações e manter o isolamento social. Em Manaus, o Dia de Finados, 2/11, também trouxe esse signo de mudança social. Com os cemitérios fechados, sem possibilidade de visita aos túmulos, a Prefeitura de Manaus realizou, no final da tarde desta segunda-feira, uma cerimônia transmitida ao vivo pela internet com a presença de líderes religiosos para que não faltasse aos familiares e amigos a oportunidade de homenagear seus entes queridos.

“Não foi fácil decidir manter os cemitérios fechados para visitação no Dia de Finados. Sei da importância desta data, sobretudo em um ano com tantas perdas por causa da Covid-19. Mas precisamos preservar as vidas e cuidar da saúde e segurança das pessoas. Assim como toda população de Manaus, também fiz de casa as minhas homenagens aos meus entes queridos e acompanhei a linda homenagem dos líderes religiosos. Assim, proporcionamos uma forma moderna e segura de homenagear àqueles que perderam suas vidas para essa terrível doença e também demonstramos respeito à diversidade das religiões, unidos pela fé”, afirmou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

A cerimônia, batizada de “Momento de Oração”, foi celebrada diretamente no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, zona Oeste, que recebeu durante o período mais grave da pandemia, entre abril e maio, o maior número de mortos pela Covid-19. A “live” em memória dos mortos pela Covid-19 foi transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Manaus no Facebook. 

Ao todo, foram dez líderes religiosos convidados, de nove religiões: Elizete Tikuna, do Parque das Tribos; o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner e o padre Zenildo, da igreja Católica; o pastor André Castilho, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas; Alberto Jorge, representando religiões de matrizes africanas; Isac Dahan, do Comitê Israelita; Afonso de Ligorio Machado, da igreja Messiânica; Tamer Mohamed, do Centro Islâmico de Manaus; Dilton Vasconcelos, da Federação Espírita; e o missionário Paulo Cesar Santos, da Sukyo Mahikari.

“Essa cerimônia se reveste de três grandes significados: a reverência aos nossos entes queridos, a tolerância religiosa, porque aqui se fazem representar diferentes matrizes de fé da nossa população, e todos se respeitando, e o cumprimento dos protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, mantendo o distanciamento necessário, já que a situação da pandemia ainda é grave”, declarou Einsenhower Campos, subsecretário de gestão da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), órgão que gerencia os cemitérios públicos.

Durante a transmissão, que durou aproximadamente 90 minutos e alcançou mais de 17 mil pessoas, os internautas fizeram suas próprias homenagens, escrevendo nomes de familiares mortos e reforçando as orações. “Em homenagem à Raimundo Alexandre da Silva Filho, ex marido; Maria Conceição Pacheco, sogra, desejo que Deus os iluminem”, escreveu Umbelina Procópio da Silva. “Saudades do meu esposo Antônio de Pádua Barbosa Corrêa. Descanse em paz, meu eterno amor”, comentou Marilélia Araújo.

Celebração

A representante indígena Elizete Tikuna, moradora do Parque das Tribos, zona Oeste, entoou um rito indígena em tributo aos mortos e, especialmente, aos seus familiares mortos na pandemia. Ela também cantou o hino nacional em língua ticuna. “Nós vamos vencer. Vamos sair disso e retornar plenos e vivos de novo”, afirmou.

Para as lideranças religiosas presentes, a cerimônia deu a oportunidade para a celebração dos mortos, acima de qualquer diferença religiosa. “O que pretendemos, a partir da sensibilidade religiosa, é encontrar respostas para esse momento tão difícil para as pessoas, que não podem estar presentes nos locais onde estão enterrados seus mortos”, disse o padre Zenildo, na abertura da cerimônia.

Para o líder representante das religiões de matizes africanas, é preciso também respeito pela vida com a adoção das medidas de segurança para evitar a contaminação de mais pessoas. “Para nós, há a crença da criação do homem pelos orixás, da existência da morte como equilíbrio da vida e o recomeço, o retorno a Deus. Com a morte retornamos ao único Deus”, afirmou Alberto Jorge. “A morte é o lugar em que nos nivelamos, em que não há diferenças. É ter fé e esperança na vida que nos foi prometida em vários credos”, completou. 

Presente no evento representando os evangélicos, o pastor André Castilho, também destacou a união nesse momento difícil e o respeito à fé entre suas várias manifestações. “Eu estou com o coração cheio de paz nesse evento, porque estamos consagrando ao nosso Deus e homenageando nossos mortos”, disse o pastor.

Todos também fizeram referência ao momento que está passando a humanidade com a pandemia. “É importante que a dor da perda não seja muda, mas seja solidária a dor alheia. Isso sim é amar ao próximo e amar a Deus”, afirmou o representante da Federação Espírita, Dilton Vasconcelos. “Todos nós temos em cada um pedacinho de Deus. Podemos orar com veemência, com intenção de coração e ele pode ouvir para vencer a pandemia” destacou Isac Dahan, do Comitê Israelita. “Diante deste momento que vivemos percebemos o quanto somos frágeis e quanto temos que buscar cada vez mais estarmos no caminho de Alá”, refletiu o representante do Centro Islâmico de Manaus, Tamer Mohamed. “Nesse processo evolutivo alternando vida e morte estamos cumprindo a missão de concretizar o plano de Deus de construir o reino dos Céus na terra, o paraíso terrestre”, exaltou Afonso de Ligorio Machado, representante da Igreja Messiânica. “A morte é apenas uma transição”, completou o missionário Paulo Cesar, da Sukyo Mahikari.

Encerrando a cerimônia, dom Leonardo Steiner, justificou que a forma encontrada para homenagear a memória dos entes queridos, nesse momento de pandemia, não reduz a intensidade da manifestação de respeito. “Os cemitérios estariam plenos de pessoas, flores, velas e orações, o que não foi possível. Mas encontramos uma forma de deixar que o coração eleve a oração. Esse momento de manifestação de múltiplas religiões foi a forma encontrada e estamos fazendo isso em nome de todas as famílias e pessoas da nossa cidade”, lembrou o arcebispo de Manaus.

Confira o “Momento de Oração” na íntegra em:

https://www.facebook.com/prefeiturademanaus/videos/835481883947943

Foto :Alex Pazuello / Semcom 

Comentários

TCE-AM realizará primeira sessão plenária de 2025 nesta terça-feira, 4 de fevereiro

  O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook. Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos , sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia. Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Pre...

A força de uma mulher no comando: Yara Amazônia Lins consolida liderança histórica no TCE-AM

Primeira presidente reeleita da Corte, Yara reafirma o protagonismo feminino na fiscalização dos recursos públicos e marca 50 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Amazonas. Manaus(AM) - A posse da conselheira Yara Amazônia Lins para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou um momento histórico para a instituição e reforçou o peso da presença feminina no controle dos recursos públicos. Em cerimônia prestigiada por autoridades dos três poderes, Yara foi reconduzida com a confiança do colegiado, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito. Sua liderança, reconhecida como firme, sensível e tecnicamente qualificada, simboliza o avanço da representatividade feminina em um dos órgãos mais importantes na fiscalização dos atos públicos do Estado. Em seu discurso, a presidente destacou a missão de preservar um Tribunal íntegro, moderno e comprometido com a população do Amazonas. A solenidade também oficializou o novo corpo diretivo para o biêni...

UGPE reforça medidas de prevenção de acidentes no Prosai Parintins

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e eficiente, com adoção de medidas para minimizar riscos e promover a conscientização   A prevenção de acidentes e a garantia da segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos nas obras quanto da população, são prioridades no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).   Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente, diversas medidas têm sido tomadas para minimizar riscos e promover a conscientização. De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prevenção é fundamental para evitar acidentes e garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado e com qualidade.   Entre as medidas de segurança adotadas ele destaca o treinamento e a conscientização de todos os colaboradores, a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a sinaliza...

Prefeitura de Manaus avança com serviços de recuperação asfáltica no ramal do Brasileirinho neste sábado

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), prossegue nos serviços de manutenção asfáltica neste sábado, 1/2, no ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.  “É determinação do Pprefeito David Almeida que o mesmo asfalto que está nas principais avenidas, esteja na periferia e na zona rural. Essa é a gestão que está mais presente com serviços na zona rural, impulsionamos nossos serviços de aplicação de asfalto em ramais. Já passamos pelo ramal do São Francisco, ramal do Ipiranga, ramal Água Branca 1, ramal do Matrinxã, dentre outros. E seguimos atuando da melhor forma possível, levando infraestrutura de qualidade para todo”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior. O serviço é realizado por duas equipes de dois distritos de obras, com cerca de 30 trabalhadores cada e com suporte de rolos compactadores, uma retroescavadeira e aproximadamente 100 toneladas de asfalto.  A agricultora Maria do Rosário Via...

"Essa medalha não é apenas do Raiz, mas da nossa cidade", diz prefeito ao receber honraria máxima da ALE-AM

Com 74 anos e uma vida dedicada ao serviço público, Raymundo "Raiz" recebe a Medalha Ruy Araújo em sessão solene emocionante; deputado George Lins afirma que a condecoração "encontra o homem que honra o nome que carrega". Por Redação | Amazônia Realidade Manaus (AM) – Em uma solenidade marcada pela emoção e pelo respeito a uma trajetória pública, o prefeito municipal de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque, conhecido como “Raiz”, recebeu a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual nesta quinta-feira (12), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). A homenagem, aprovada pela Resolução Legislativa nº 1086/2025, de autoria do deputado Dr. George Lins, celebra uma vida inteira dedicada ao desenvolvimento do interior amazonense. "Comecei minha militância política em 1958, trabalhando incansavelmente para o bem-estar do povo da minha cidade. Portanto, eu quero agradecer a Deus por Ele ter me dado essa felicidade, c...

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Oito ocupantes da aeronave foram resgatados pela Marinha Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro Um helicóptero com oito pessoas precisou fazer um pouso de emergência no mar de Cabo Frio nesta sexta-feira (2). Segundo a Marinha do Brasil, foi ativada a operação de busca e salvamento, e uma aeronave foi deslocada ao local para fazer o resgate. A Marinha confirmou que  fez o resgate de oito pessoas  (seis passageiros e dois tripulantes) envolvidas no acidente com um helicóptero da OMNI Táxi Aéreo que operava em apoio a plataformas de petróleo. A aeronave pousou no mar a cerca de 40 milhas (cerca de 74 quilômetros) ao sul de Cabo Frio (RJ). "De imediato, foi ativada uma Operação de Busca e Salvamento (SAR), com o emprego de um helicóptero da Marinha. A aeronave resgatou todos os tripulantes, que se encontravam em duas balsas salva-vidas, conduzindo-os, após o resgate, para avaliação médica  na Policlínica da Base Aérea Naval de São Pedro da ...

Guarda Municipal realiza ação social ‘Missão Natal Solidário’ em parceria com o GAAC-AM

A  Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, na quarta-feira, 17/12, uma ação social da Guarda Municipal de Manaus (GMM), em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GAAC-AM). A iniciativa, intitulada “Missão Natal Solidário”, teve como objetivo levar solidariedade, acolhimento e momentos de alegria às crianças atendidas pela instituição.   Durante a ação, foram entregues brinquedos para todas as crianças, além de materiais de higiene destinados ao GAAC-AM. As equipes da Guarda Municipal também promoveram atividades lúdicas e recreativas, fortalecendo o vínculo entre os agentes e o público atendido.   Um dos momentos mais marcantes da ação foi a experiência proporcionada às crianças, que puderam conhecer de perto uma viatura da Guarda Municipal, acionar a sirene, utilizar o rádio comunicador, conversar com a central de operações e vivenciar, de forma simbólica, a rotina da corpor...

Congresso declara guerra ao STF: votação que beneficia condenados por tentativa de golpe acende conflito institucional

Ao aprovar projeto que reduz penas de bolsonaristas condenados por atos de 8 de janeiro, Câmara abre caixa de ferramentas do confronto direto com o Supremo Tribunal Federal, em nítida retaliação política. Por Redação | Amazônia Realidade  Brasília (DF) – O Congresso Nacional abriu oficialmente a caixa de ferramentas do conflito institucional e declarou guerra ao Supremo Tribunal Federal (STF). O sinal de partida foi dado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10), ao aprovar, com ampla margem, o projeto que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais condenados pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atentados terroristas de 8 de janeiro de 2023. A mensagem é clara e provocadora: o Parlamento, de forma calculada, posiciona-se contra a mais alta corte do país. A votação, que aprovou o texto-base por 291 votos a 148, com 1 abstenção e 72 ausências, não é um mero ajuste técnico na "dosimetria" de penas. Trata-se de um ato político de reperc...

Omar Aziz projeta 2026 com fé, união e esperança por dias melhores no Amazonas

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto em 2025, senador reforça mensagem de otimismo, gratidão e compromisso com o futuro do povo amazonense Por Redação | Amazônia Realidade Manaus(AM) - Líder em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas ao longo de 2025, o senador Omar Aziz, pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026, encerra o ano com uma mensagem marcada pelo otimismo, pela fé e pela esperança em dias melhores. Em tom positivo, o parlamentar destacou os aprendizados do último ano e desejou saúde, paz e prosperidade para todas as famílias amazonenses. Mensagem de esperança e fé para o novo ano Em sua mensagem, Omar Aziz ressaltou que a vida é feita de momentos bons e desafiadores, e que cada etapa contribui para o amadurecimento coletivo e individual. Segundo ele, as experiências vividas ao longo de 2025 fortaleceram o povo do Amazonas e prepararam o estado para seguir em frente com mais serenidade. “A vida é feita de momentos bons e outros nem tanto assim. Esse tr...

Programa Zona Franca de Portas Abertas levou mais de 2,7 mil pessoas para conhecer empresas do PIM

Com o objetivo de divulgar o modelo Zona Franca de Manaus e os processos produtivos do Polo Industrial de Manaus, o Programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA) já atendeu 2.763 pessoas, desde a sua implementação, em 2022. Em 2025, o Programa possibilitou que 1.224 visitantes pudessem conhecer algumas das indústrias, terminais logísticos e institutos de tecnologia instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) e que aderiram ao Programa ZFPA. Ao todo foram 48 visitas realizadas este ano por grupos de instituições de ensino, entidades de classe, órgãos públicos e agência de turismo, entre outros, do Amazonas e de outros estados do País.  De acordo com os resultados apresentados pela Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), responsável pela gestão do Programa ZFPA no âmbito da Suframa, dentre as principais instituições de ensino que tiveram maior participação nas visitas destacam-se: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e ...