Postagens

Mostrando postagens de abril, 2022

Mais de 8 mil estudantes garantiram Passe Livre Estudantil na ações do Governo Presente

Ações ocorrem aos sábados, com participação de todas as secretarias

Mais de 8 mil estudantes garantiram o cartão do Passe Livre Estudantil nas ações do Governo Presente. A atualização de dados e emissão do cartão são feitas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). A ação deste sábado (30/04) ocorreu na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, no bairro Compensa, na zona oeste de Manaus, de 8h até as 14h.

Desde o início das ações na capital, o Seduc Atende – serviço de informação da Secretaria de Educação – já realizou mais de 8 mil atendimentos, sendo atualizações, entregas e emissões do benefício estudantil. A média é de 1,5 mil atendimentos por ação.

A secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, reforçou a importância de realizar esta iniciativa e levar o benefício para todos os estudantes da rede pública da capital e do interior.

“Nós trazemos para a comunidade serviços de auxílio e necessidades em relação à educação. Com esta parceria do Seduc Atende com o Sinetram, pretendemos continuar as ações nas demais zonas da capital. O Passe Livre é um benefício que ajuda muitos estudantes da rede e nós nos sentimos honrados em poder estar sendo essa ponte para a educação”, reforça a secretária.

A gerente do Seduc Atende, Márcia Cavalcante, explica que o serviço foi pensado para facilitar a resolução de problemas cadastrais, a ida e vinda das escolas e entre outros tópicos voltados aos estudantes. 

“Com essa iniciativa, temos como auxiliar, levar essa praticidade que é o Passe Livre aos alunos, visando assim a não evasão escolar, e a ida e vinda dos estudantes para a escola de forma mais fácil e com segurança”, diz Márcia.

Beneficiado– O estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Danivan Nascimento, de 36 anos, conta como poder emitir o passe ajuda no seu translado de casa para a escola e reforça que o benefício é um grande ganho para a classe estudantil.

“Percebo que o Passe Estudantil é uma peça fundamental para me auxiliar nessa locomoção e poder chegar na escola, uma vez que moro no bairro Grande Vitória e preciso ir para o Aleixo para realizar os estudos. Eu estava há um ano tendo que ir a pé ou pagando a passagem de ônibus inteira, e com o benefício poderei usar este dinheiro para investir ainda mais nos meus estudos, então agradeço por estarem realizando essa ação”, enfatizou o estudante. 

Governo Presente – O Governo Presente é um programa que contempla ações antes realizadas por meio dos programas Muda Manaus e Amazonas Presente, em bairros da capital e em municípios do interior, levando serviços públicos estaduais para mais perto da população.

Estão sendo oferecidos serviços de cidadania, como emissão de documentos; de segurança; e de esporte e cultura; além de atendimentos de saúde, com realização de exames, e ações de fomento, entre outros serviços.

 

FOTOS:Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

 

Governo Presente promove mutirão de serviços de cidadania, saúde e fomento no bairro Compensa

Atendimentos do programa acontecem na Escola Estadual Pedro Câmara (Quarentão)

Com atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, fomento e segurança pública, a terceira edição do programa Governo Presente acontece neste sábado (30/04), na Escola Estadual Pedro Câmara, localizada na rua T-8, bairro Compensa 2, zona oeste da capital. O programa do Governo do Amazonas leva ações e serviços gratuitos do Estado para mais perto da população. As atividades iniciaram às 8h e seguem até as 14h.

Nesta edição estão sendo emitidos RGs, além de Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteiras da Pessoa com Transtorno do Espectro Artista e unidades do Passe Legal, por meio da parceria entre as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); e de Segurança Pública (SSP-AM).

O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, enfatizou que nesta edição, serão emitidos 1 mil RGs. “Pessoas estão tendo esse primeiro acesso de uma forma facilitada, graças ao Governo Presente. Agradecemos a parceria de várias secretarias, em especial a SSP-AM, por estarmos emitindo 1 mil RGs”, disse o gestor.

A estudante Jayane Rodrigues, de 12 anos, foi uma das beneficiadas com a ação, e comemorou a oportunidade de emitir o RG. “Um sonho realizado. Agradeço a oportunidade do governador. Agora posso viajar e ir ao cinema. Ainda não tinha tirado a minha identidade e não podia viajar, agora vou poder, estou muito feliz”, festejou.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) atende mulheres empreendedoras que desejam obter financiamento por meio do Crédito Rosa. Além disso, a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) leva profissionais para informar e tirar dúvidas da população sobre o programa Mais Financiamento, por meio do Crédito Rosa. 

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) oferece serviços gratuitos de massoterapia, tranças e penteados, corte de cabelo, barbearia, esmaltação e design de sobrancelhas.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa compõe o evento com o projeto Mania de Ler, grupos de animação com escultura de balões e pintura facial e atração musical.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto conta com um espaço para os serviços do Seduc Atende, com atualização de documentação e emissão da 1ª via do Passe Livre Estudantil.

Saúde, esporte e lazer – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), reuniram profissionais para a aplicação das doses da vacina.

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, estão sendo aplicadas a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19, além da vacina contra o sarampo e influenza. 

“Nós estamos disponibilizando vacinas para adultos, da Covid-19, a partir de 12 anos. Vacinas da Influenza e sarampo para trabalhadores de saúde e idosos a partir de 60 anos. É uma ótima oportunidade de atualizar o cartão de vacina”, ressaltou Tatyana.

Estão sendo realizados ainda atendimentos na área da saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e IMC, orientação nutricional, saúde da mulher e saúde mental.

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) disponibilizou servidores do RespirAR para divulgação do projeto e orientação de fisioterapia, com exercícios cardiorrespiratórios, e educação física, com alongamento e ginástica laboral.

Também está presente no estande da Faar o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), com orientação das modalidades esportivas disponíveis no projeto.

Consumidor – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) apresentou as atividades desenvolvidas pelo órgão, além de registrar reclamações e denúncias referentes a medidores de energia elétrica, e instrumentos e produtos fiscalizados pelo Ipem.

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) disponibilizou equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da zona oeste.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Secretaria das Cidades e Territórios (Sect), a população pode obter informações sobre regularização fundiária e habitação.

Segurança e Detran-AM – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), levou ao evento a escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, além de palestras educativas sobre violência, bullying e saúde.

A Ouvidoria Geral da SSP-AM realizou uma pesquisa de satisfação, no âmbito da Segurança Pública, com a população presente.

A Polícia Militar comanda uma exposição dos grupamentos Marte (antibombas), Rocam Motos, Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil e Cavalaria. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também montaram estandes de visitação no evento.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também foram dadas orientações sobre os projetos do programa Detran Cidadão, como o CNH Social e o Motociclista Legal, entre outros serviços.

Iniciativa– O programa Governo Presente contempla atividades antes realizadas pelos programas Muda Manaus e Amazonas Presente em bairros da capital e no interior, aproximando o Governo do Estado da população.

Em Manaus, a iniciativa já foi realizada nas zonas leste e norte; e no interior, alcançou a população dos municípios de Careiro da Várzea, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Benjamin Constant e Tabatinga Cidadania, social e fomento.

 

FOTOS:Bruno Zanardo/Secom

Mais de 50 mil candidatos devem fazer as provas do concurso da Semsa neste domingo, 1º/5

A Prefeitura de Manaus realiza neste domingo, 1º/5, uma nova etapa do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Mais de 50 mil candidatos devem disputar uma das 468 vagas oferecidas para os cargos de nível superior e fundamental, além de dois cargos de nível médio (motorista de ambulância e de motolância). As provas serão aplicadas em 98 unidades de ensino da capital, a partir das 14h.

Os portões de acesso às salas de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h45. Os candidatos que ainda não conferiram onde farão o exame devem acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, por meio do link https://conhecimento.fgv.br/concursos/semad22/002.

A recomendação é que os inscritos cheguem uma hora antes do horário de fechamento dos portões. Os candidatos devem levar documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição ou comprovante do pagamento da taxa de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente. Durante a prova será obrigatório o uso de máscara de proteção individual. 

Os candidatos poderão entrar no local de prova com recipientes de água ou lanche, desde que estejam em embalagem transparente e sem rótulo. 

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de quatro horas e os candidatos só podem deixar o local após duas horas do início do exame. A FGV informa que o caderno de questões poderá ser levado pelo candidato apenas após três horas de prova e que os três últimos candidatos da sala só serão liberados quando o último entregar a prova e após a assinatura da ata. 

Cargos

Devem se submeter à prova neste domingo os inscritos para os 47 cargos de nível superior (Especialista em Saúde) oferecidos no edital 002/2021. Os cargos são os de Administrador, Advogado, Analista (de Banco de Dados, de Desenvolvimento de Sistemas e de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Biólogo, Cirurgião-Dentista (Geral, Estomatologista, Odontopediatra, Ortodontista, para Pessoas com Deficiência, Periodontista, Protesista, Buco-Maxilo-Facial), Comunicador Social, Contador, Economista, Enfermeiro (Epidemiologista, Geral, Intensivista, Obstetra), Engenheiro (Civil, de Segurança do Trabalho e Eletricista), Estatístico, Farmacêutico (Citologista Clínico, Análises Clínicas), Fiscal de Saúde (Físico, Geral, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Químico), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Neste dia, as provas também serão para os candidatos que se inscreveram nos seis cargos de nível fundamental (Assistente em Saúde) oferecidos no mesmo edital - Cozinheiro Fluvial, Maqueiro, Marinheiro Fluvial de Convés, Marinheiro Fluvial de Máquinas, Motorista de Autos e Motorista Fluvial - e, ainda,  os inscritos para os cargos de nível médio (Assistente em Saúde) do edital 003/2021 – Condutor de Ambulância e Condutor de Motolância.

O concurso é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (Semad) e oferece um total de 2.001 vagas mais cadastro de reserva para o provimento de cargos em vacância da Semsa. 

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explica que as primeiras provas, para médicos, foram realizadas no dia 1º de abril e que as últimas, para cargos de nível médio e médio técnico, serão aplicadas no próximo dia 5 de junho. O secretário destaca que a contratação dos novos profissionais deve começar imediatamente após a conclusão de todas as etapas do concurso e dentro dos prazos legais necessários. 

Disputa 

As vagas mais concorridas desta etapa de provas são as duas oferecidas para o cargo de Advogado, para as quais se inscreveram 1.442 pessoas, gerando uma concorrência de 721 candidatos por vaga. Ainda no nível superior, é alta a concorrência para Fiscal de Saúde Geral, com 657 inscritos para uma vaga; e para Administrador Geral, que têm 478,67 candidatos por vaga. 

Para os cargos de nível fundamental, o de Motorista de Autos é o mais concorrido, com 406,7 candidatos por vaga, seguido do cargo de Maqueiro, que tem uma disputa de 288,8 candidatos para cada vaga oferecida. 

De acordo com a FGV, a média de concorrência neste domingo é de 111,5 candidatos para cada uma das 468 vagas oferecidas. O cálculo leva em conta o total de 52.162 inscrições para todos os cargos que têm prova agendada para este domingo. 

A Semsa orienta que os candidatos estejam atentos às recomendações e exigências da FGV e que leiam atentamente o Cartão de Confirmação de Inscrição. 

Últimas provas 

O secretário Djalma Coelho ressalta que as provas objetivas para os cargos de nível médio e nível médio técnico, descritas no edital 002/2021, serão realizadas no dia 5 de junho, em dois turnos.

Para o cargo de AS–Assistente Administrativo (40 horas), que conta com 43 mil inscritos a prova será das 8h às 12h, e para todos os outros cargos de nível médio e médio técnico - Agente Comunitário de Saúde II, Assistente em Administração (30 horas), Auxiliar de Saúde Bucal, Contramestre, Programador de Computador, Técnico em Enfermagem, Técnico de Manutenção de Informática, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Radiologia Médica, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho - a prova será aplicada  no turno da tarde, das 14h às 18h. 

Para estes grupos, a FGV informa que a consulta aos locais de prova estará liberada a partir do dia 30 de maio. 

Fotos:Camila Batista / Semsa

Atletas amazonenses participam do Arnold Sports Festival South America, com apoio do Governo do Estado

Evento no Expo Center Norte, em São Paulo, teve início na sexta-feira (29/04) e segue até domingo (1º/05)

Os atletas Jobison Henrique, Girlene Lopes e Alexssia Moreira participam, desde a sexta-feira (29/04), do evento internacional Arnold Sports Festival South America, nas modalidades de Power Biceps e Mas Wrestling. Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), na concessão de passagens aéreas, os atletas disputam a competição no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento se encerra no domingo (1º/05).

“Uma das nossas tarefas é identificar potenciais talentos que possam representar nosso estado, trazendo medalhas na bagagem e adquirindo experiência nacional e internacional com o fomento das passagens. Estamos acompanhando o trabalho dos atletas de powerlifting que, neste momento, estão com a bandeira do Amazonas em uma das competições mais importantes do mundo para a modalidade”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Para o atleta Jobison Henrique, que compete nas categorias até 90 kg no Master e Adulto da competição, as expectativas de vencer no maior evento de levantamento de peso da América Latina são reais.

“Fizemos o nosso último treino com o máximo de carga possível. Essa é a maior delegação da história do Amazonas, e estamos indo com 12 atletas. A Girlene Lopes, que vai competir nas categoria Master e Adulto até 70 kg, é uma forte candidata a ser campeã”, destacou o atleta.

A atleta Alexssia Moreira, que é do município de Presidente Figueiredo, afirmou que se sente com o troféu nas mãos. Além de ser desportista, Moreira é radialista, psicóloga e mãe de três rapazes. Ela conta que a rotina de trabalho é pesada, mas no período noturno a prioridade é treinar.

“Deus tem me sustentado até aqui e a vitória está na nossa mente. O que vier é um acréscimo e conhecimento. Como atleta de powerlifting, priorizo uma alimentação saudável, um compromisso com o meu próprio corpo e, claro, cuidando principalmente da minha saúde mental, pois meu preparo não está só no aumento de cargas pesadas e sim na superação, vencendo os meus limites”, frisou.

Favorita– A atleta Girlene Lopes, que é a favorita a trazer o troféu de campeã, explicou que há seis meses está se preparando com todo suporte técnico do treinador Washington Silva, da Monteiro Gym, da nutricionista Rainey Paiva e do fisioterapeuta Marcos Sabba.

“Foi tudo muito planejado, ganhei a seletiva em março, em que fui campeã na categoria Absoluto eminino e sendo a mulher mais forte do evento. Esse é o maior evento da América Latina, somos apenas duas atletas representando o Amazonas, e tenho a responsabilidade de trazer o melhor resultado para o estado e mostrar o quanto a mulher amazonense é forte e guerreira”, disse.

Treinos – O técnico Washington Silva revelou que está muito satisfeito com a comitiva que está viajando para São Paulo. Segundo ele, a preparação dos atletas foi intensa, e o objetivo é trazer os melhores resultados para o Estado do Amazonas. O treinador também adiantou que em breve uma outra delegação vai viajar para competir no Mas Wrestling na Sibéria.

 

FOTOS: Arquivo pessoal

 

Governo do Estado abre inscrições para exame supletivo em Presidente Figueiredo, na segunda-feira (02/05)

Serão ofertadas 600 vagas no município

O Governo do Amazonas abre, nesta segunda-feira (02/05), as inscrições do Provão Eletrônico, da Secretaria de Educação e Desporto, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). As inscrições são feitas on-line, no site examesupletivo.seduc.am.gov.br, até 8 de maio, ou até o preenchimento das vagas.

Ao todo, serão ofertadas 600 vagas para realização do exame supletivo eletrônico voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com atendimento nos três turnos. Os exames serão de 9 a 13 de maio, na Escola Estadual Maria Calderaro, no bairro Honório Roldão. 

A secretária de Educação e Desporto, Kuka Chaves, frisa que o alcance do provão é importante para chegar a quem precisa. “Somos incentivados pelo governador Wilson Lima a estar em cada ponto do Amazonas, e o Provão Eletrônico alcança pessoas que anseiam por concluir os ensinos Fundamental e Médio em todas as cidades”, pontua.

Para realizar as provas eletrônicas do Ensino Fundamental, o candidato deverá ter no mínimo 15 anos completos e, do Ensino Médio, 18 anos completos.

O candidato pode agendar até, no máximo, quatro componentes curriculares por turno, sendo as provas compostas por questões objetivas. Para aprovação, o candidato deve tirar nota igual ou maior que seis, que é igual a 60% de acertos.

Agendamento– Para realizar o cadastro e agendamento on-line das provas, os candidatos devem estar com os documentos necessários, que são a Identidade, CPF e comprovante de residência

São oito componentes curriculares do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (inglês). Do Ensino Médio, são 12 componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol).

Dia da prova – No dia do exame o candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de 30 minutos do horário fixado para seu início, portando documento de identificação com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação e CPF. 

 

FOTOS: Drance Jézus/Seduc-AM

 

Mulheres ganham espaço e destaque no comando da UEA

Além dos cargos de lideranças dentro da UEA, mulheres egressas da universidade também têm se destacado no mercado profissional

Com o objetivo de fortalecer a igualdade de gênero em todos os setores da instituição, a nova gestão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terá a participação ativa do público feminino em cargos de liderança, a exemplo da vice-reitoria que agora está sob o comando da professora Kátia Couceiro.

De acordo com a vice-reitora, a sensibilidade feminina é muito importante para o crescimento da UEA. A professora destaca ainda que acredita na universidade na integralidade da sua palavra, de ser universal, plural, e também no seu principal propósito, que é ser um eixo social e voltado para todos.

“Nós, mulheres, fazemos parte de uma grande representatividade na nossa universidade. Não somos melhores, nem piores, somos igualmente capazes. Tentarei, da melhor maneira, representá-las. E conto com o apoio de todas nesse novo desafio. Chegou o momento de darmos nossa parcela de contribuição para uma gestão organizacional mais forte na UEA. A partir de agora, transfiro a minha responsabilidade exercida na Medicina para o bem da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão. A ideia é fortalecer e somar esforços”, enfatizou a vice-reitora.

A professora Joésia Pacheco é mais uma forte representante feminina no universo da UEA. Ela administrará a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) durante o quadriênio 2022-2026

“Estou inserida em uma pró-reitoria de extrema importância para a instituição. Ao assumir a Proplan, que planeja estrategicamente a universidade, quero mostrar que estamos alinhados para ressaltar a responsabilidade da gestão na valorização e no reconhecimento do trabalho dos docentes, técnico-administrativos e alunos da UEA”, destacou.

Para a professora Ingrid Gadelha, diretora da Escola Superior de Tecnologia (EST), as mulheres são capazes de ocupar todos os cargos que desejarem.

“Estou à frente da EST pelo segundo mandato. As Engenharias e a Computação são áreas que, predominantemente, detêm o gênero masculino. Mas este cenário está mudando, principalmente com ações de fortalecimento de gênero que vem surgindo tanto institucionalmente como nas entidades de classe”.

Em constante busca por igualdade e reconhecimento, meninas e mulheres da área da ciência e tecnologia lideram, criam projetos e pesquisam para estimular seu conhecimento e criar uma rede de apoio usando o poder da representatividade.

“Nesse sentido, criou-se o projeto virtual Engmanas, uma iniciativa desenvolvida por quatro estudantes mulheres do curso de Engenharia da UEA, que tem como principal objetivo promover a divulgação científica, de conteúdos educativos e motivacionais para estudantes dos ensinos Médio e Superior, bem como dar voz a mulheres no campo da engenharia”, ressaltou a diretora.

O reitor do UEA, André Zogahib, relembra que, durante a campanha para a Reitoria, sempre ressaltou a importância das mulheres em sua vida. E não tinha porque ser diferente ao longo de sua gestão. “Confio plenamente nessa parceria e fico tranquilo por tê-las ao meu lado. A força e, ao mesmo tempo, a sensibilidade feminina, farão a diferença nos próximos quatro anos”.

Destaque no mercado – Assim como na gestão superior, a UEA também tem forte representatividade feminina no mercado de trabalho. Nesta semana, a direção de uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo passou a ser comandada por Vanessa Costa, egressa da Universidade de Tecnologia do Amazonas (Utam), atual Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). A executiva torna-se a primeira mulher no cargo e a primeira diretora de fábrica da P&G na América Latina.

A amazonense representa o grupo de menos de 1% de mulheres que comandam as indústrias baseadas no Polo Industrial de Manaus (PIM). De acordo com dados do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), atualmente, das 500 indústrias em atividade no PIM, após Vanessa assumir a liderança da fábrica da P&G, apenas quatro são comandadas por mulheres.

A manauara, formada em Engenharia de produção, entrou na P&G na carreira técnica, migrou para a carreira gerencial e passou o último ano trabalhando em Boston, nos Estados Unidos.

“Para mim, é uma felicidade poder liderar essa organização tão importante para os negócios da P&G no Brasil e América Latina. Acompanhei muitas transformações da P&G, em Manaus, e voltar para a planta, onde comecei, com esse desafio tão importante, é uma grande responsabilidade com o negócio, com as pessoas que fazem a diferença todos os dias na planta e com a comunidade”, declarou a executiva.

 

FOTOS:Daniel Brito/Ascom UEA


Abril Azul: Caic+ Especialidades Ana Braga encerra campanha com atividades para crianças com autismo

Ação enfatizou importância do apoio e estímulo familiar no desenvolvimento da pessoa com TEA

O Centro de Atenção Integral à Criança (Caic+) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, no bairro São José, zona leste de Manaus, realizou uma atividade para mães e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta sexta-feira (29/04). A ação encerra a programação em alusão ao Abril Azul, mês de campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA.

A fonoaudióloga Débora Verônica, que atua na unidade e estava a frente da atividade, destaca que o trabalho das equipes da unidade com as famílias é fundamental para promover o desenvolvimento e inclusão da criança autista, por meio de orientações, brincadeiras e acompanhamento.

“Elaboramos atividades voltadas para os pais, com orientações e também atividades recreativas voltadas para as crianças. Todo mundo ali está sempre envolvido com essa programação, é um trabalho multidisciplinar que oferecemos ali para nossas crianças e os pais do Caic+”, destacou a fonoaudióloga.

A ação foi realizada na sala de fisioterapia, recentemente revitalizada, e foi idealizada pela equipe multiprofissional da unidade, com o serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia.

Revitalização – O Caic+ Ana Maria dos Santos Pereira Braga foi completamente reformado e entregue no mês de janeiro. A unidade inaugurou o perfil Caic+ Especialidades, que amplia a oferta de consultas especializadas. A reorganização da assistência pediátrica na rede pública estadual de saúde faz parte do projeto Criança Amazonas, que integra o programa Saúde Amazonas.

 

O Caic+ Especialidades Ana Braga oferta, de forma inédita, seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia, além de se tornar unidade referência em reabilitação neuromotora. 

 

FOTOS: Divulgação

Governo do Amazonas divulga composição do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Das instituições que manifestaram interesse em chamada pública, 13 foram selecionadas para integrar o Conselho

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulgou o resultado Chamada Pública nº 001/2022, mediante a publicação do Decreto nº 45.513, de 27 de abril de 2022, que define a composição do quadro de membros para o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti).

O decreto prevê a definição de representantes de órgãos, institutos e entidades para fazerem parte do quadro de membros do Conselho.


O resultado do chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e está disponível no site da Sedecti. O link para acesso direto é: http://www.sedecti.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/diario_am_2022-04-27_CONECTI-1.pdf.

Dentre as instituições que manifestaram interesse em participar do Conselho, 13 foram selecionadas de acordo com a chamada.

Com a seleção das instituições, o Conselho ficou composto da seguinte forma: Sedecti, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM).

Todos os representantes de órgãos, entidades e institutos cumprirão mandato de quatro anos, podendo ser renovado por um ou dois terços alternadamente. O Conecti será presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

“A representatividade do Conecti poderá auxiliar na cocriação de políticas públicas, propondo diretrizes com vistas a promover a articulação e debate entre seus membros e viabilizar o desenvolvimento de tecnologias e inovações para o estado. Desta forma, será possível a capacitação de recursos humanos, no intuito de gerar emprego e renda para a população amazonense”, destacou Angelus Figueira, titular da Sedecti.

Avanço na CT&I – O chefe de Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação (DTI) da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, Leonardo Silva, reforçou que o resultado garante melhorias à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado.

“Esse resultado garante a continuidade no resgate da governança de CT&I do Amazonas, para formulação de políticas públicas que promovam a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, além dos serviços que impactem positivamente a economia do estado”, apontou Silva. 

Conecti– O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti) está previsto na Lei nº 5.605, de 16 de setembro de 2021. Ele é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Sedecti.

O Conecti tem por finalidade propor diretrizes para a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo junto à sociedade civil organizada para colaborar com o desenvolvimento e o fomento das atividades de CT&I no estado.

A portaria que vai divulgar os nomes de todos os titulares e suplentes das instituições escolhidas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, que é o chefe do Poder Executivo, conforme previsto em decreto, deverá ser publicada em breve no Diário Oficial do Estado (DOE) e também será divulgada no site da Sedecti.

 

FOTOS:Divulgação e Bruno Zanardo/Secom

 

Profissionais do Amazonas recebem treinamento para qualificação das informações em saúde

Capacitações serão mensais, atendendo demanda da capital e do interior do estado

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), capacitou profissionais de saúde da área administrativa, que atuam em unidades na capital e no interior do estado, com o objetivo de ampliar e qualificar as informações de saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), do Ministério da Saúde (MS). 

A capacitação, que se encerrou na sexta-feira (29/04), reuniu profissionais de 10 municípios na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, em Manaus, e abordou os sistemas de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de Informação Ambulatorial (SIA) e de Informação Hospitalar (SIH). 

A secretária executiva de Gestão da Atenção à Saúde (Seges), Nayara Maksoud, reforça a importância da realização periódica e contínua de capacitação de profissionais, visando a ampliação do faturamento das unidades ambulatoriais e hospitalares. 

“Isso é de extrema importância e é um dos objetivos do Programa Saúde Amazonas, que também proporciona educação permanente para as equipes que atuam com os sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde. Então, a SES-AM, por meio do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação, ao longo dos dois últimos anos, capacita as equipes, tanto do interior como da capital, de forma prática e de acordo com a realidade e dúvidas que cada município tem, para que o produto final seja o produto que mostre realmente a quantidade e a qualidade das informações do dia a dia da assistência que é prestada em cada um desses locais”, afirmou Nayara Maksoud. 

A chefe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (Decav) da SES-AM, Lyana Portela, ressaltou que os profissionais serão capacitados e orientados sobre as informações dos sistemas de informação do MS mensalmente. Segundo ela, a capacitação ficará à disposição para os profissionais da capital e dos municípios do interior do estado. 

“Essas ferramentas serão utilizadas como um importante instrumento de gestão, subsidiando assim as ações de planejamento, programação, regulação, avaliação, controle e auditoria da assistência. Considerando que temos uma rotatividade de profissionais, principalmente nas unidades do interior, é importante manter uma agenda permanente de treinamento para que não haja descontinuidade na inserção de dados e com vista também à melhoria da qualidade das informações nos referidos sistemas”, ressaltou. 

Participantes– No  total, 65 profissionais participaram da qualificação que iniciou na terça-feira (26/04), dos municípios de Beruri, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manaus, Manicoré, Nhamundá, São Paulo de Olivença, Silves e Urucará. O local do treinamento foi disponibilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

 

FOTOS: Divulgação/SES-AM 

 

Parceria entre Governo e Prefeitura, asfaltamento de 10 mil ruas alcançará bairros em todas as zonas da capital


Trabalho de recuperação e pavimentação teve ordem de serviço assinada nesta quinta-feira (28/04)

Com a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, a recuperação e pavimentação de 10 mil ruas de Manaus alcançará o sistema viário em todas as zonas de Manaus. A ordem de serviço para o programa Asfalta Manaus foi assinada na quinta-feira (28/04) pelo governador Wilson Lima e pelo prefeito David Almeida.

Para a recuperação viária, foram repassados pelo Estado R$ 150 milhões por meio de dois convênios: Asfalta Manaus 1 e Asfalta Manaus 2, ambos firmados por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e com execução das obras pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“Mais de 2,2 milhões de habitantes serão beneficiados diretamente. Primeiro para a segurança dos motoristas e dos pedestres, segundo que isso melhora também na manutenção dos veículos, seja para o transporte coletivo ou privado. É bom para a cidade de Manaus, para o turismo, economia, geração de emprego, renda, e principalmente colocar a população de Manaus trabalhando nas ruas da sua própria cidade”, destacou Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE.

Melhorias– Em algumas áreas da capital, a pavimentação é aguardada principalmente para garantir a chegada de outros serviços básicos. É o caso da aposentada Maria Ramos, de 75 anos, moradora da comunidade Paraíso Verde, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.

“O Paraíso Verde não tem asfalto, as nossas ruas estão precárias, não pode chegar material de construção para nós nas nossas casas. Precisamos com urgência desse socorro para nos ajudar”, enfatizou Maria, afirmando que a pavimentação atenderá um anseio antigo dos moradores.

“Ficaremos muito felizes, porque essa espera tem um longo tempo, ansiosos para que chegue logo a nossa vez, a nossa oportunidade de termos tudo isso. Vai ser bem melhor, vai ser um desenvolvimento melhor para a nossa comunidade”.

A técnica de enfermagem Idaliana Silva, 41, é moradora do bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus. Ela conta que o local onde vive já registrou diversos acidentes com condutores e pedestres devido à quantidade de buracos nas ruas, e destaca que o serviço de recuperação vai trazer mais segurança.

“Nem todo tempo a mãe e pai pode acompanhar na saída e ida até o colégio. Isso, com certeza, vai melhorar muito a situação para nós, moradores. Eu sou mãe de família também, e com certeza isso vai trazer uma melhoria maior para a nossa cidade”.

Asfalta Manaus – O programa Asfalta Manaus está inserido no protocolo de intenções assinado por Wilson Lima e David Almeida em outubro do ano passado, no aniversário de Manaus. Nele, o Governo do Amazonas destina R$ 580 milhões para a Prefeitura executar obras e serviços na cidade. Ao todo, são 11 projetos nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

O convênio Asfalta Manaus 1 tem valor total de R$ 110.442.704,28, sendo R$ 100 milhões do Estado e o restante de contrapartida do Município. O Asfalta Manaus 2 abrange investimentos de R$ 51.585.108,91, sendo R$ 50 milhões do Estado e o restante de contrapartida da Prefeitura.


FOTOS: Tácio Melo/Secom

Festival Amazonas de Ópera: Obra ‘Il Tabarro’ é destaque em noite de estreia no Teatro Amazonas

 

As apresentações na capital seguirão até o dia 31 de maio na 24ª edição do festival, considerado o maior da América Latina

Após dois anos sem público presencial, o palco do Teatro Amazonas teve estreia, na noite desta sexta-feira (29/04), do espetáculo mais tradicional de ópera da América Latina. Preenchendo todas as cadeiras disponíveis, o 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO) apresentou a obra ‘Il Tabarro’, do compositor italiano Giacomo Puccini. As apresentações na capital seguirão até o dia 31 de maio.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o FAO retorna à programação cultural após dois anos sem plateia. Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento.


“Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos retomando esse formato presencial para fazer essa geração de trabalho e renda. São quase 600 postos de trabalho, com profissionais diretamente beneficiados. É um festival que certamente divulga a cultura do nosso estado, não só aqui na capital, mas em todo o país e até internacionalmente”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

A programação do FAO inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e, também, no interior do estado. A diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, explica que o festival deve ser entendido como um grande impulsionador da economia local.

“O Teatro Amazonas emprega muita gente, você tem sete corpos artísticos, além do administrativo, recepção. O festival consome tecidos, serralheria, enfim, e todos eles declaram que esperam a época do festival porque o faturamento aumenta. É um grande motor da economia local, sem contar o impacto no turismo”, afirma a diretora executiva.

O maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do FAO, considera que a 24ª edição será marcada por muita riqueza e energia, fazendo jus ao retorno dos artistas ao palco do Teatro Amazonas.

“Estamos ansiosos para vê-los aqui, para ver o nosso público de volta ao teatro. Nós temos o público de ópera mais jovem do mundo, isso atestado por vários críticos internacionais, que costumam vir ao festival e que sempre se surpreendem. O nosso público é muito jovem, que vibra, que tem um senso crítico desenvolvido”, destacou Malheiro.

Primeiro dia – O primeiro dia do FAO apresentou a ópera “Il Tabarro”, de Giacomo Puccini, que conta a história de romance entre um estivador e a mulher dona de um barco. Os cenários e figurinos vieram de Belém para Manaus. A produção é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz, na capital paraense.

O maestro e regente da ópera, Marcelo de Jesus, destaca que a apresentação da ópera no Teatro Amazonas tem um valor especial para todos os artistas.

"É muita felicidade, a gente está superfeliz. A orquestra, o coro, os solistas. Estávamos precisando disso, porque é o que a gente sabe fazer, a música, a arte. Nós fizemos um festival on-line, que foi um sucesso, mas nada tira o prazer de ter o contato direto com o público. Sentimos falta do público e, com certeza, o público estava sentindo falta da gente", disse o maestro.

A soprano Amanda Aparicio, 30, também integra a montagem de ‘Il Tabarro’. Nascida no Amazonas e ex-aluna do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, Amanda não esconde a emoção de se apresentar no maior palco do Amazonas, e deixa uma mensagem ao público.

"A mensagem é, principalmente, para os amazonenses, porque eu sou amazonense. É para conhecer o teatro. Sei que muita gente não conhece o teatro e é importante que venham. Esse teatro é nosso e nós temos que estar aqui. Venham assistir, essa obra é feita para os amazonenses", enfatiza a soprano.

Programação- A programação do FAO conta com atrações gratuitas e pagas, com ingressos à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas. As estreias das óperas serão transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

A 24ª edição do festival traz desde a obra “Peter Grimes", de Benjamin Britten, inédita no Brasil, até composições nacionais que atraem os pequeninos para a ópera, como o “O Menino Maluquinho”, de Ernani Aguiar. Além dessas, serão apresentadas as óperas “Il Trovatore”, de Giuseppe Verdi, e “O Caixeiro da Taverna”, de Guilherme Bernstein. 


FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Prefeitura oferece 15 pontos de vacinação contra Covid-19 neste sábado em Manaus

Dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus disponibiliza, neste sábado, 30/4, um total de 15 pontos de atendimento na capital. A oferta das doses dos imunizantes aos sábados vem sendo operacionalizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para que as pessoas que não podem ir às estações de vacinação nos dias úteis, tenham a oportunidade de se proteger das formas graves da doença, com a vacina.

Dos 11 locais de vacinação para o público de 12 anos e mais, o shopping Phelippe Daou, na zona Leste; o Studio 5, na zona Sul; e o sambódromo, na zona Centro-Oeste da cidade, são pontos estratégicos que funcionarão das 9h às 16h. As demais estações de vacinação funcionarão nas Unidades Básicas de Saúde da Semsa, cujos endereços podem ser conferidos pelo link  http://bit.ly/localvacinacovid19 e também nas redes sociais da Semsa, irão atender o público das 8h às 12h.

Para as crianças de 5 a 11 anos, a Semsa estruturou pontos de vacinação nos cinco pontos estratégicos já tradicionais que funcionarão em todas as zonas geográficas da cidade. Na zona Norte, o shopping Via Norte, no Monte das Oliveiras, funcionará das 10h às 16h. Todos os outros, funcionarão das 9h às 16h: Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industria, e Parque Cidade da Criança, no Aleixo (zona Sul); Sesi Clube do Trabalhador, no bairro Coroado, na zona Leste, e sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, na zona Oeste.

Os endereços de todos os pontos, com os horários de funcionamento e as vacinas disponíveis, podem ser verificados pelo link http://bit.ly/vacinacovid-criancas. 

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, reforça que a vacinação contra a Covid-19 é fundamental para controlar a infecção pelo novo coronavírus e faz um alerta direcionado aos pais e responsáveis.

Dados do vacinômetro de Manaus desta sexta-feira, 29, indicam que 116.202 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina, enquanto apenas 38.654 receberam a segunda. Esse segmento está dentro do prazo para receber a segunda dose do esquema vacinal, que é de dois meses para crianças de 5 a 11 anos que foram vacinadas com a Pfizer pediátrica, e de 28 dias para as que têm entre 6 a 11 anos vacinadas com o imunizante Coronavac.

“Analisando a cobertura vacinal das crianças, nos preocupamos com a discrepância entre as que receberam a primeira dose em relação às que completaram o esquema vacinal. Apelamos aos pais que as levem amanhã em um dos cinco pontos para que se vacinem. É importante assinalar que apesar de o cenário epidemiológico ser favorável no momento, não podemos baixar a guarda”, alertou.

As crianças e os adolescentes devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis, que precisam apresentar a caderneta ou o cartão de vacinação, documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Para os adolescentes imunossuprimidos, que podem receber a terceira dose dois meses após a segunda, devem apresentar laudo que comprove sua condição de saúde.

A população na faixa etária dos 18 aos 59 anos, pode receber, além da primeira dose, a terceira, depois de quatro após receber a segunda. Já os idosos com mais de 60 anos podem tomar a terceira dose depois de três meses após a segunda dose e o de imunossuprimidos pode tomar a terceira dose do imunobiológico após 28 dias da segunda dose da vacina.

O Ministério da Saúde também orienta que a quarta dose seja administrada para imunossuprimidos e idosos com 70 anos ou mais, que são mais vulneráveis às formas graves da Covid-19, se estes tiverem tomado a terceira dose há quatro meses.


Fotos:  Camila Batista / Arquivo Semsa

Wilson Lima anuncia ações da Operação Enchente 2022 com Auxílio Estadual para 100 mil famílias afetadas pela cheia

Estão previstos investimentos de R$ 100 milhões em toda a operação

O governador Wilson Lima apresentou, nesta sexta-feira (29/04), as ações do Governo do Estado para auxiliar famílias afetadas pela cheia deste ano. Com a previsão inicial de investimentos de R$ 100 milhões, a Operação Enchente 2022 contempla a entrega do cartão Auxílio Estadual no valor de R$300, em parcela única, para 100 mil famílias e o repasse de recursos para os municípios por meio de convênios. 

Atualmente, 12 municípios estão em situação de emergência, 37 em alerta e sete em situação de atenção. Também estão previstos o envio de ajuda humanitária, ações de saúde e a adoção de medidas para reforçar o abastecimento de água potável nos municípios. O plano inclui, ainda, a liberação de crédito e o perdão de dívidas com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) para empreendedores que tiverem prejuízos por conta da cheia.

“Nos adiantamos em algumas situações, adquirimos 19 lanchas rápidas que vamos receber agora em maio, para dar apoio a esses municípios. O Auxílio Estadual Enchente, para que as famílias possam comprar o que mais precisam, seja mantimentos, medicamentos, fraldas, roupas. A gente já entregou para as famílias dos 12 municípios em situação de emergência 30 mil cestas básicas e vamos continuar com a distribuição do pescado do Peixe no Prato Solidário”, pontuou Wilson Lima.

Além do envio de cestas básicas, kit higiene e kit dormitório, a Operação Enchente 2022 vai reforçar o abastecimento de água potável com o envio de Estações de Tratamento de Água Móvel e Estações do Projeto Água Boa. 

“Vamos instalar mais 300 filtros de água no interior, são equipamentos que duram de 10 a 15 anos. Estamos também entregando para essas famílias hipoclorito de sódio para ajudar na purificação da água, levando mais medicamentos, vacinas para doenças que são comuns a essas áreas que acabam sendo alagadas”, acrescentou o governador.

Planejamento – As ações seguem o planejamento da Operação Enchente 2022 lançada pelo governador em dezembro do ano passado. Naquela época, os dados de monitoramento hidro-climatológico apontavam risco de enchente dos rios do estado, acima da normalidade, para este ano nos 62 municípios do estado. 

Agora, a previsão é que entre 45 e 50 cidades enfrentem os prejuízos. As situações mais preocupantes são os municípios de Anamã, que fica 100% inundado, e Careiro da Várzea, com 90%. Este ano, a estimativa é que 385 mil pessoas sejam atingidas; em 2021 foram mais de 500 mil pessoas.

“Nós temos algumas calhas muito próximas às marcas históricas, diferentemente da previsão de dezembro, que todas elas estavam com seus níveis acima da última marca histórica. Mas não tira, ainda, a condição de afetamento, porque grande parte desses municípios vão atingir a sua cota de transbordamento”, observou o coronel Francisco Máximo, titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec).

Os 12 municípios em emergência são: Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Juruá, Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Benjamin Constant, Manacapuru e Careiro da Várzea.

Ações– Serão beneficiadas pelo Auxílio Estadual do Governo do Amazonas as famílias que forem cadastradas pelos órgãos de Defesa Civil dos municípios por terem suas casas invadidas pela subida dos rios.

Já o aporte financeiro para os municípios será via convênio e será exigido um plano de trabalho a ser apresentado e executado pelas prefeituras.  O plano de trabalho poderá contemplar, por exemplo, ações de ajuda humanitária e aquisição de madeira. O repasse será por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Procon-AM notifica McDonald's por propaganda enganosa do sanduíche McPicanha

Órgão pediu esclarecimentos e recomendou a suspensão da venda do produto

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou a rede de lanchonetes McDonald's por conta da publicidade do produto McPicanha. O Ministério da Justiça e Procons de outros estados, como São Paulo e Goiânia, também notificaram a empresa, e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) deve investigar a campanha. 

No documento, o Procon-AM pede que a rede de fast-food apresente esclarecimentos em até dez dias sobre o produto, que não teria a carne em sua composição, apesar de o nome indicar o contrário. 

O órgão recomenda, ainda, que a empresa suspenda imediatamente a venda dos produtos da linha McPicanha em todas as suas lojas em Manaus, sob pena de infração ao Código de Defesa do Consumidor.

“Essa recomendação vem com objetivo de minimizar prejuízos aos consumidores. E reiteramos a necessidade de que todos os estabelecimentos que comercializam produtos dessa natureza cumpram a legislação. A propaganda enganosa leva o cliente a adquirir um produto diferente do que o que ele espera. O Procon-AM está vigilante de maneira firme para coibir esses abusos”, afirma o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.


FOTO: Divulgação/Procon-AM


Moradores da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ganham novas pontes para acessibilidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta sexta-feira, 29/4, na obra de construção de uma ponte em madeira, com aproximadamente 20 metros de extensão, na rua Delmar Brás, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cidade  Nova, zona Norte da cidade. 

Um efetivo de 10 servidores atua na obra que, pela primeira vez, traz segurança e trafegabilidade ao local. Os moradores, que vivem às margens de um igarapé, não tinham acesso às avenidas principais do bairro, porque a antiga ponte desmoronou durante as fortes chuvas. 

A dona de casa Marlúcia Amaral, 37, diz que os moradores já esperam há muito tempo pela nova ponte.  “Como que a gente ia para o outro lado da rua, se não tinha como passar? Só mesmo se fosse por dentro do igarapé. A outra ponte estava muito ruim, toda quebrada e foi arrastada durante a chuva. Agora sim a gente ganha uma ponte segura. Agradeço ao prefeito David Almeida por ter olhado por nós”, afirmou.  

De acordo com o engenheiro Rômulo Guedes, fiscal da obra, o cuidado com as pessoas e o trabalho em prol de melhores condições de vida à população são prioridades na gestão do prefeito David Almeida. 

“Assim que recebemos essa demanda viemos imediatamente verificar a situação, fizemos o levantamento do material necessário e iniciamos a construção da ponte aqui na rua Delmar Brás, que vai beneficiar mais de 20 famílias. A determinação do prefeito David Almeida é sempre levar serviços de qualidade, como merece a nossa população”, afirmou Guedes.

O engenheiro ressalta que o material utilizado atende a todas as normas ambientais, respeitando as características naturais das edificações e garantindo uma maior durabilidade. 

Simultaneamente, uma outra ponte na comunidade Nossa Senhora  do Perpétuo Socorro, na rua 38, no bairro Cidade Nova,  também é construída nesta sexta-feira, com um total de 40 metros de extensão, para levar acessibilidade a mais de 40 famílias no local. 

Fotos: Márcio Melo / Seminf

Projetos do Governo do Estado, por meio da UGPE, impulsionam geração de empregos no Amazonas

Em três anos, foram gerados cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, a maioria na construção civil

As obras e ações sob a responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas permitiram a geração de cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, nos últimos três anos. A estimativa é feita de acordo com a norma de instrução normativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), usada para calcular a mão de obra aplicada em obras e serviços de engenharia.

“Gerar empregos é uma das nossas prioridades, principalmente para recuperarmos as perdas que tivemos com a pandemia da Covid-19. E com mais investimentos em obras de infraestrutura estamos conseguindo também aquecer a construção civil e abrir novos postos de trabalho”, ressaltou o governador Wilson Lima.

A maioria dos postos de trabalho foi gerada no setor da construção civil, impulsionada pelos investimentos do Governo do Estado para melhorias na infraestrutura de Manaus. Os postos de trabalho foram criados, principalmente, no canteiro de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), no Igarapé do Quarenta e Mestre Chico, em Manaus.

Também foram criados postos em obras importantes, como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro Educandos, que  faz parte do programa.

Além disso, reformas de parques urbanos e a manutenção dos residenciais já construídos pelo Prosamin+ possibilitaram a criação e/ou manutenção de empregos na cidade. Houve ainda contratações para obras no interior, a exemplo do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) e para a implantação de iluminação de LED, em Tefé e Parintins.

Mão de obra local – Na construção da maior estação de tratamento de esgoto da região Norte, a ETE que fica no bairro Educandos, foram contratados 146 profissionais para trabalhar diretamente na execução da obra, inaugurada em 2021. O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, assinala que a mão de obra, preferencialmente, é contratada na área onde o trabalho é realizado.

“O Prosamin preconiza a capacitação da comunidade, e parte dessas pessoas qualificadas ingressa no quadro de colaboradores e dá andamento às obras. Isso é exigido, contratualmente, das empresas que vencem a licitação. Nossa prioridade, conforme determinação do governador Wilson Lima, é contratar sempre pessoas que residem próximas aos canteiros de obra”, destacou.

Nos últimos três anos, a UGPE também efetivou a contratação por processo seletivo de 87 profissionais, por meio da parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental (Aadesam) e a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), para colaborar com novas fases do Prosamin+. As obras, segundo Marcellus Campêlo, devem impulsionar a economia e gerar cerca de 11 mil novos empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos.

“O Prosamin+ é um programa de múltiplas obras, na maioria grandes, que precisam de muita mão de obra. Com esses canteiros, o Governo do Amazonas espera impulsionar a economia do estado, com a arrecadação de impostos, vindos das empresas que executam os trabalhos e também da compra de materiais para construção. Mas a gente comemora, principalmente, a criação de novos postos de trabalho”, destaca o coordenador.

Capacitação– Para incentivar a geração de emprego e o empreendedorismo na comunidade atendida pelo Prosamin, a UGPE vem cada vez mais investindo na capacitação das pessoas alcançadas pelo programa. Desde 2019, 1.969 pessoas já foram beneficiadas em cursos de qualificação profissional nas áreas gestão, administração, informática, comércio e serviços.

De acordo com Campêlo, a capacitação estimula o empreendedorismo e a geração de renda nas áreas alcançadas pelo Prosamin+. “Os cursos que oferecemos preparam a mão de obra local para o mercado de trabalho e aumentam as oportunidades de emprego para quem estava, até pouco tempo, em situação de vulnerabilidade social”, diz Marcellus.

Os cursos são ofertados junto com parceiros de sustentabilidade, dentre os quais o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com quem a UGPE acaba de renovar convênio.

 

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

 

Policlínica da FUnATI oferece terapia da pele para idosos, a partir da segunda-feira (02/05)

Serviço é voltado para orientação, tratamento e acompanhamento estético da pessoa idosa

A Policlínica Gerontológica da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) irá oferecer, a partir da segunda-feira (02/05), o Espaço Pele-Terapia, destinado ao público a partir de 60 anos que queira cuidar da saúde da pele do rosto e do corpo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do serviço de cuidados para a pele e cabelo, serão ofertados os serviços de massagem terapêutica, drenagem linfática manual, spa dos pés e hidratação para a revitalização da pele. O Espaço Pele-Terapia também irá oferecer aos idosos procedimentos de acupuntura, ultrassom e reabilitação facial para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O agendamento para realizar a consulta pode ser feito por qualquer pessoa acima de 60 anos, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados e ponto facultativo), das 8h ao meio-dia. Para agendar, é necessário apresentar na Policlínica um documento oficial com foto, CPF e o Cartão do SUS.

“Esse cuidado com a aparência é muito importante para a pessoa idosa, e ter essa iniciativa de cuidar da aparência reafirma o nosso compromisso de acompanhar o processo de envelhecimento levando todos os cuidados necessários para proporcionar a saúde física e mental do idoso. Os pacientes do SUS terão uma nova opção de tratamento para pele na rede pública de saúde de Manaus”, destaca Vanusa Nascimento, coordenadora da Policlínica e doutora em Gerontologia

Com o processo natural do envelhecimento, a pele é prejudicada por diversos fatores que contribuem para o aparecimento de manchas, cicatrizes e a perda da qualidade do tecido, como explica a especialista em Medicina Estética e doutora em Gerontologia e Saúde do Idoso, Ednéa Ribeiro.

“A importância desse tratamento é dar conhecimento de cuidados simples que melhoram a pele e elevam a autoestima do idoso”, acrescentou a Doutora.

A Policlínica Gerontológica está localizada na sede da FUnATI, na avenida Brasil, 11.430, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, ao lado do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Policlínica, pelo número (92) 98276-8159.

 

FOTO:Divulgação/FUnATI

 

Governo Presente leva mutirão de serviços de cidadania e saúde ao bairro da Compensa

Ações serão na Escola Estadual Pedro Câmara (Quarentão), bairro Compensa 2

O Governo do Amazonas realiza, neste sábado (30/04), a terceira edição do programa Governo Presente, que chega à zona oeste de Manaus com atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, fomento e segurança pública. O pacote de ações e serviços gratuitos será ofertado na Escola Estadual Pedro Câmara, localizada na rua T-8, bairro Compensa 2, das 8h às 14h.

O programa contempla atividades antes realizadas pelos programas Muda Manaus e Amazonas Presente em bairros da capital e no interior, aproximando o Governo do Estado da população. Em Manaus, o Governo Presente já foi realizado nas zonas leste e norte; e no interior, alcançou a população dos municípios de Careiro da Várzea, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Benjamin Constant e Tabatinga.

Cidadania, social e fomento– Nesta edição serão emitidos mil RGs, além de Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteiras da Pessoa com Transtorno do Espectro Artista e unidades do Passe Legal, por meio da parceria entre as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); e de Segurança Pública (SSP-AM).

A Secretaria de Assistência Social (Seas) atenderá mulheres empreendedoras que desejam obter financiamento por meio do Crédito Rosa. Além disso, a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) levará profissionais para informar e tirar dúvidas da população sobre o programa Mais Crédito Amazonas, detalhando as características e as formas de acesso.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) oferece serviços gratuitos de massoterapia, tranças e penteados, corte de cabelo, barbearia, esmaltação e design de sobrancelhas.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa compõe o evento com o projeto Mania de Ler, grupos de animação com escultura de balões e pintura facial e atração musical.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto tem um espaço para os serviços do Seduc Atende, com atualização de documentação e emissão da 1ª via do Passe Livre Estudantil.

Saúde – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), reúne profissionais para a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19. Também será aplicada a vacina pediátrica em menores de 12 anos.

Serão realizados ainda atendimentos na área da saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e IMC, orientação nutricional, saúde da mulher e saúde mental.

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) vai disponibilizar servidores do RespirAR para divulgação do projeto e orientação de fisioterapia, com exercícios cardiorrespiratórios, e educação física, com alongamento e ginástica laboral. Também está presente no estande da Faar o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), com orientação das modalidades esportivas disponíveis no projeto.

Consumidor – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) vai apresentar as atividades desenvolvidas pelo órgão, além de registrar reclamações e denúncias referentes a medidores de energia elétrica, e instrumentos e produtos fiscalizados pelo Ipem.

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) disponibiliza equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da zona oeste.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Secretaria das Cidades e Territórios (Sect), a população pode obter informações sobre regularização fundiária e habitação

Segurança e Detran-AM – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), levará ao evento a escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, além de palestras educativas sobre violência, bullying e saúde.

A Ouvidoria Geral da SSP-AM realiza uma pesquisa de satisfação, no âmbito da Segurança Pública, com a população presente.

A Polícia Militar comanda uma exposição dos grupamentos Marte (antibombas), Rocam Motos, Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil e Cavalaria. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil terão stands de visitação no evento.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também serão dadas orientações sobre os projetos do Programa Detran Cidadão, como o CNH Social e o Motociclista Legal, entre outros serviços.

 

FOTOS: Bruno Zanardo e Lucas Silva/Secom; e Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Artesanato indígena: conheça o trabalho dos empreendedores apoiados pela Fundação Estadual do Índio

Trabalho desenvolvido por artesãos indígenas contribui para diversificar produtos artesanais oferecidos no Amazonas

Com roupas, peças decorativas, acessórios e até medicamentos naturais, o trabalho dos artesãos indígenas vem contribuindo para diversificar e enriquecer os produtos artesanais oferecidos no Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), apoia o Centro Empreendedor Indígena Yandé Muraki, criado com o objetivo de proporcionar aos artesãos um local para produção, exposição e comercialização de seus produtos.

Em Manaus, o Centro conta com 27 empreendedores indígenas de todas as regiões do estado e de várias etnias, que produzem diariamente uma variedade de materiais artísticos. O espaço vem impulsionando a venda do empreendedor, visando fortalecer a arte e a cultura indígena amazonense, conforme explica o coordenador do local, Yuri Magno.


“O artesão indígena vem se reinventando a cada dia, produzindo produtos de boa qualidade, com detalhes ricos em suas peças artesanais. Aqui cada artesão cria a sua própria marca e comercializa vestimentas, acessórios e remédios à base de extração natural da floresta”, ressaltou Yuri.

Para minimizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19, os artesãos também tiveram que se reinventar para manter as vendas.

“O Centro não parou, então tivemos que buscar um meio para suprir as nossas perdas. Usamos as ferramentas tecnológicas diante da queda na comercialização. A internet foi uma grande aliada para a retirada dos produtos. Atualmente, enviamos os nossos produtos para todo o Brasil”, enfatizou Yuri.

Ecoturismo – Neste mês, foi realizada a 1ª Feira do Artesanato Indígena, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), que possibilitou alavancar as vendas para os artesãos, dando engajamento ao progresso na ampliação da cultura.

“O bom dessa oportunidade é que a FEI está sempre buscando apoiar o empreendedor indígena. Eles promovem eventos, organizam feiras, exposições, sempre visando expor os nossos produtos. Além de ajudarem com a manutenção do nosso espaço de trabalho”, disse o coordenador do espaço.

O Centro Empreendedor Indígena Yandé Muraki é mantido pela FEI e fica na rua Monsenhor Coutinho, 259, Centro, zona sul da capital. O espaço abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para os que desejarem adquirir os produtos. O espaço também conta com uma cachaçaria, além de espaços culturais para receber os visitantes.

 

FOTOS:Amaury Moraes/FEI