Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2021

Grupo de Adail Pinheiro faz a maior motociata da história e mostra força na reta final


Coari (AM) - A situação em Coari está consolidada. Keitton Pinheiro (Progressistas) está eleito considerando o evento surpresa realizado no final da tarde desta terça-feira (30), no município de Coari. Foi a maior motociata do norte do Brasil.

O evento começou às 17h30 no estacionamento do Centro Cultural e tomou as ruas de Coari. O evento estimou a participação de mais de 11 mil motos durante o percurso. Nenhum outro evento no norte do Brasil registrou essa quantidade de motocicletas.

Na cidade não se fala outra coisa, senão da supremacia do movimento político organizado por Adail Pinheiro. Sua chegada ao município confirmou sua liderança, organização e capacidade real de mobilização.

Em pesquisas de consumo interno apontam que a tendência de Keitton continua no nível de crescimento aumentando a distância dos últimos colocados.



Prefeitura de Coari paga 14°, 15° e 16° como abono para professores

 


A prefeitura de Coari anunciou hoje(30), o pagamento de abono salarial referentes as sobras do Fundeb 2021. O pagamento será através do 14°,15° e 16° salários destes profissionais.

” Sou professora e como tal estou reafirmando meu compromisso com meus pares, isto só está sendo possível graças ao trabalho sério e comprometido de nossa gestão, só estamos colhendo os frutos de uma administração responsável”, destacou a prefeita interina Dulce Menezes.

Os valores de cada parcela são de R$ 1554,40 referentes aos vencimentos líquidos por cadeira de 20h aula.

O pagamento irá iniciar amanhã e segue o cronograma abaixo:

“Natal nos Cetis” apresenta espetáculos na capital no interior do Estado

Parceria das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Educação e Desporto tem produções do Liceu Claudio Santoro

O projeto “Natal nos Cetis”, com espetáculos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, está de volta na programação da campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, do Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Educação e Desporto. Na tarde desta terça-feira (30/11), o Centro de Educação de Tempo Integral Marcantonio Vilaça 2, na avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, recebeu a “Parada Natalina: Tonho e Paco”, com os alunos do curso de Teatro Musical.  

A iniciativa faz parte do programa +Cultura, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA). 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, contou que a primeira edição do “Natal nos Cetis” aconteceu em 2019 e, desta vez, foi ampliada para seis municípios, além de oito centros da capital. Ele explicou que, no total, vão ser apresentados quatro espetáculos: “Uma Carta de Natal”, “Tonho e Paco”, “Uma Árvore de Natal” e “Natal Caboclo”.  

“Começamos com dois municípios, Iranduba e Manacapuru, além da periferia de Manaus, e, nesta volta, seguimos para cidades como Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Envira e mais uma vez para Iranduba”, afirmou o titular da pasta. “Hoje temos 32 pessoas envolvidas nas ações”.  

A secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou o trabalho em conjunto das pastas. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência completa aos estudantes da rede estadual”, comentou a gestora.  

Abertura– Na segunda-feira (29/11), o projeto chegou a Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, para apresentação do espetáculo “Uma Carta de Natal”, com a Orquestra Jovem, Coral Adulto e Grupo Experimental de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.  

“’Uma Carta de Natal’ foi inspirada no sentimento de fraternidade, no amor, na reunião em família”, afirmou o coordenador artístico, Baldoíno Leite. “As mensagens foram escritas pelo Thiago Oliveira, dramaturgo e coordenador do Liceu Digital”, destacou. 

O diretor da escola, Fábio Pereira, avaliou que a iniciativa atende uma necessidade dos alunos, que, segundo ele, são carentes de atividades culturais. “Nós trabalhamos com um público em vulnerabilidade social, distante deste tipo de ação, então, essa experiência é importante”, comentou. 

Kelry Nascimento, aluna do segundo ano do Ensino Médio, reforçou a importância do “Natal nos Cetis” chegar no interior. “Foi excelente, necessitamos de mais ações assim. Eu sou fã de música e gostei bastante, queria que viesse mais vezes para a nossa escola”, disse a estudante.  

Programação – Para o diretor do Liceu Claudio Santoro, maestro Davi Nunes, o projeto também é uma porta de entrada para o Liceu Digital, que tem o propósito de ampliar a oferta de cursos e potencializar o que cada município tem e, a partir daí, desenvolver atividades artísticas e culturais.  

“Queremos deixar uma semente plantada para que, no futuro, possamos fortalecer ações culturais no interior do nosso Estado e despertar novos talentos”, comentou o regente. 

A programação do “Natal nos Cetis” segue nesta quarta-feira (1º/12), na Escola Estadual Dra. Zilda Arnes Neumann, na zona norte, com o espetáculo “Uma Árvore de Natal”; na quinta-feira (02/12), no Ceti Elisa Bessa Freire, na zona leste, com “Uma Carta de Natal”; e no Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins, com “Natal Caboclo”. 

Na sexta-feira (03/12), em Manaus, é a vez do Ceti Senador Petrônio Portella, na zona centro-oeste, com “Tonho e Paco”; enquanto, em Parintins, o “Natal Caboclo” vai ser encenado na Escola Estadual São José Operário.  


FOTOS: Michael Dantas/SEC


Prefeitura faz limpeza no anfiteatro e calçadão de pedras portuguesas tem recomposição

O cartão-postal natural de Manaus, o complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, está passando por uma ampla higienização e limpeza realizados pela Prefeitura de Manaus. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), nesta segunda, 29, e terça-feira, 30/11, realizaram uma lavagem completa da estrutura do anfiteatro e dos calçadões, além da recolocação de pedras portuguesas. 

Um dos palcos do “Natal das Águas, Luz da Esperança”, o complexo turístico, administrado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), se tornou cenário instagramável com as luzes e cores da magia da época natalina, com ornamentação especial.

Os serviços de manutenção se concentram na reposição e recomposição de trechos do calçadão inferior, no acesso à praia, nos mosaicos. As rochas de calcário e basalto portugueses fazem os desenhos do parque e são repostas uma a uma, em um trabalho bastante artesanal. 

“O trabalho de manutenção, determinado pelo prefeito David Almeida, é necessário e feito periodicamente no espaço, sendo intensificado neste período, após a retomada do funcionamento do complexo, para melhor atender ao público, mesmo no período intenso de chuvas”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Natal

Quem frequenta o espaço já encontra vários pontos chamados de instagramáveis, que dão às pessoas, experiências e interações com o ambiente decorado e artístico, para registrar o passeio, as luzes natalinas e a beleza do parque às margens do rio Negro.

Entre os ambientes está o chafariz principal, que foi revitalizado e voltou a funcionar no dia do aniversário de Manaus, com o lançamento do “Ballet das Águas”, pelo prefeito David Almeida. Agora, a população pode apreciar a atração, diariamente, das 18h até as 21h, quando as luzes e sons são ativados.

Além do chafariz, está prevista para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil e a já tradicional árvore de Natal.

Desenho

Com um traçado sinuoso, que lembra o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, o calçadão tem desenhos em pedras portuguesas, semelhante aos que foram usados pelo paisagista Burle Max, 

no calçadão de Copacabana (RJ). Desde 2011, a praia não desaparece mais sob as águas do rio Negro, durante a cheia. A técnica de praia perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

As pedras portuguesas apareceram primeiro em Manaus, no largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, em 1905. Na Ponta Negra, os desenhos são geométricos e em ondas sinuosas, conferindo ao espaço um piso antiderrapante, que tem mais absorção de águas pluviais e retém menos calor.

Segurança

A comissão que coordena a gestão do parque montou a estrutura para receber os frequentadores, reforçando a necessidade dos cuidados básicos à prevenção na pandemia, como o uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos esforços da prefeitura, para garantir o máximo de imunização à população. O complexo também recebe constantemente serviços de capinação, poda e limpeza pública.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo a Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. 


Fotos; Divulgação / Implurb

Valendo título, Brasil e Chile jogam às 20h desta quarta na Arena da Amazônia

O Torneio Internacional de Futebol Feminino é uma realização da parceria entre o Governo do Amazonas, CBF e FAF

A Arena da Amazônia Vivaldo Lima recebe na noite desta quarta-feira (1°/12) a rodada de encerramento do Torneio Internacional de Futebol Feminino. Na final da competição, Brasil e Chile jogam a partir das 20h. Antes, Índia e Venezuela se enfrentam às 17h, valendo a terceira colocação da competição.

Ambas as equipes superaram a Índia e a Venezuela e somaram seis pontos, mas o Brasil tem quatro gols a mais de saldo e, por isso, a vantagem do empate para ficar com o título.

"Nesta quarta, será encerrado mais um capítulo histórico do maior palco do esporte amazonense. A Arena da Amazônia tem recebido grandes eventos estaduais, nacionais e internacionais, isso é o resultado do trabalho do Governo do Amazonas, por meio da Faar, que tem investido no esporte", ressalta Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

O Torneio Internacional de Futebol é o último compromisso da Seleção Feminina no ano de 2021 e pode coroar a temporada com o primeiro título da bicampeã olímpica, Pia Sundhage, no comando da Canarinho.

A competição é uma parceria entre o Governo do Amazonas, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Ingressos - Os ingressos para rodada final do Torneio Internacional de Futebol Feminino podem ser adquiridos na bilheteria da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-sul de Manaus; e ainda de maneira virtual, pelo site da Ingresso de Vantagens (www.ingressodevantagens.com.br).

Os passaportes para as partidas da noite custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Aos que optarem por comprar a meia-entrada, deverá ser doado um quilo de alimento não perecível, ação promovida pelo Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Toda a arrecadação será direcionada a instituições socioassistenciais do Amazonas.

As crianças menores de 12 anos também poderão assistir ao jogo no estádio. A partir de 12 anos, a competição é aberta apenas para quem está completamente vacinado.

No dia do jogo, para a entrada na Arena da Amazônia, é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação, assim como o uso de máscara durante a partida.

Seleção em 2022 – O Brasil já tem seus primeiros adversários do ano que vem definidos. De olho na preparação para a disputa da Copa América Feminina, a Canarinho vai disputar o Torneio Internacional da França, na primeira Data FIFA do ano, entre 14 a 23 de fevereiro. Na competição, a equipe liderada por Pia Sundhage irá enfrentar a seleção francesa, além de Holanda e Finlândia.


FOTOS: Milly Barreto/Faar



Garis da Prefeitura de Manaus têm dia de cuidados com a saúde

Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e Mamute Conservação, realizou uma ação social para atender os servidores da Limpeza da capital. Exames de glicemia, aferição de pressão arterial, massoterapia, corte de cabelo, limpeza de pele e outros serviços foram oferecidos, nesta terça-feira, 30/11.

A ação ocorreu na sede da Mamute, localizada na avenida Dom Pedro, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. O subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, esteve na ação social e destacou a importância de um evento como este. “São importantes ações como esta para podermos fortalecer ainda mais a nossa saúde e lembrar em ter esse autocuidado”.

Segundo o diretor operacional da Mamute, Alberto Gonçalves, a ação partiu de uma sensibilização do presidente da empresa. “Hoje, alguns homens ainda têm esse tabu em falar sobre essa questão. Então queremos esclarecer para eles que não se trata da saúde apenas quando está com a doença avançada”, destaca.

Além de massagem relaxante, o gari Janderly Gonçalves, 42 anos, recebeu corte de cabelo, que segundo ele, estava precisando. “Fiquei muito satisfeito com os serviços. Estava precisando de uma manhã prazerosa como esta”, finaliza.

Outro gari que participou da ação social foi Bruno Queiroz, 29 anos. “Eu cortei meu cabelo e medi a minha glicose. Acho muito importante estas ações desta forma, isso faz nos lembrar que precisamos cuidar mais de nossa saúde”.


Fotos: Valdo Leão / Semulsp



Vigilância genômica: FVS-RCP já realizou 39 mil testagens para Covid-19 nas portas de entrada do Amazonas

Exames são realizados na rodoviária, porto e aeroporto em Manaus

O Amazonas já realizou 39.307 testagens de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nas três principais portas de entrada do Amazonas (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus) até 28 de novembro deste ano. Do total de testagens realizadas, foram detectados 109 passageiros com Covid-19. Os demais foram descartados para a infecção.

A estratégia faz parte da Vigilância Genômica para detecção e contenção de variantes do vírus e é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os exames de antígeno e RT-PCR estão disponíveis gratuitamente para os passageiros que desembarcam no aeroporto, porto e rodoviária, mediante apresentação de cartão de desembarque em Manaus. Dos 109 casos confirmados para Covid-19, sendo 51 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, 16 no Porto de Manaus e 42 na Rodoviária de Manaus.

O primeiro ponto de testagens foi montado no Aeroporto Internacional de Eduardo Gomes, com atividades iniciadas em 31 de maio de 2021. O segundo posto foi no Porto de Manaus, em 08 de junho de 2021. Já o terceiro ponto foi implantado na Rodoviária de Manaus, em 8 de julho de 2021.

As amostras dos pacientes, em que o vírus é detectado, são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) e encaminhadas para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas à sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus.

Variantes– Com o sequenciamento genético, o monitoramento epidemiológico da pandemia no Amazonas é concentrado no rastreio, isolamento de casos e contenção de novas variantes, incluindo a ômicron, recém descoberta no continente africano.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o Estado conta com a colaboração de todos os passageiros para que busquem a realização do exame assim que desembarcarem. “É por meio do RT-PCR que é possível realizar o sequenciamento genético, fundamental para identificação de variantes do vírus. As testagens identificaram as variantes Gama e Delta até então”, destaca.

Segundo Tatyana, é importante destacar que o tratamento de assistência em saúde para Covid-19 é o mesmo independente da linhagem com a qual a pessoa foi infectada. “São variantes de um mesmo vírus e é uma mesma doença. Por isso, é tão importante que as pessoas mantenham as medidas preventivas”, acrescenta. 

Prevenção– As medidas de prevenção à Covid-19, independente da variante do novo coronavírus são as divulgadas diariamente: uso de máscara de proteção respiratória, higienização das mãos (com álcool a 70% e/ou água e sabão), distanciamento social, evitar aglomerações de pessoas e adesão à campanha de vacinação contra Covid-19.


FOTOS: Herick Pereira/Secom | Roberto Carlos/Secom


Prefeitura de Manaus prepara campanha Dezembro Vermelho para prevenção e controle do HIV/Aids

Com foco nas ações de prevenção ao HIV/Aids, a Prefeitura de Manaus vai iniciar nesta quarta-feira, 1º/12, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a programação da campanha Dezembro Vermelho 2021. A ação, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorrerá em unidades de saúde e locais onde seja possível manter as recomendações de segurança na prevenção à Covid-19, evitando aglomeração, com o reforço das ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, assim como na mobilização da sociedade com o objetivo de reduzir o preconceito e promover o respeito e a garantia dos direitos à saúde de todas as pessoas vivendo com HIV.

Segundo a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a rede municipal vai atuar na ampliação da oferta de testagem rápida para o diagnóstico do HIV e de preservativos masculinos e femininos, e também na organização de atividades educativas para orientar a população sobre a importância da prevenção.

“Neste ano, a Semsa já registrou um aumento de 23% no número de testes de HIV (rápido e sorologia) realizados nas unidades de saúde, em comparação com o ano de 2020. Com a campanha Dezembro Vermelho, a meta é ampliar ainda mais a oferta do exame, essencial para a detecção precoce do HIV, o que leva ao início do tratamento. E é importante lembrar que com uma boa adesão ao tratamento, o paciente atinge um nível tão baixo de carga viral, que a chance de transmissão da doença é praticamente nula, evitando o registro de novos casos”, explica Shádia Fraxe.

A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, reforça que a campanha também tem como objetivo chamar atenção para a Prevenção Combinada, estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde e que reúne diferentes métodos de prevenção e controle do HIV/Aids, com foco na saúde integral das pessoas.

Os métodos da Prevenção Combinada incluem: a testagem regular para o HIV; a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; a profilaxia pré-exposição (PrEP); a profilaxia pós-exposição (PEP); distribuição de preservativos; e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV.

“São métodos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e que podem ser utilizados pela pessoa isoladamente ou combinados, buscando a prevenção, a detecção precoce e o atendimento em saúde adequado para as pessoas que vivem com o HIV, o que vai garantir melhor qualidade de vida”, afirma Rita de Cássia.

Estratégias

Além da oferta de teste rápido, que pode ser feito em 134 Unidades de Saúde da rede municipal, e da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, de gel lubrificante e das ações educativas, Manaus conta com a oferta de serviços testagem rápida por fluido oral (realizada por organizações não governamentais) e autoteste para HIV, Profilaxia Pós-Exposição, disponível na rede estadual, e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

“A profilaxia pré-exposição consiste no uso diário de uma medicação antirretroviral, que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV, e é indicada para um público específico de pessoas com maior chance de entrar em contato com o vírus. O primeiro serviço na rede municipal foi implantado em março deste ano na Clínica da Família Dr. Raimundo Franco de Sá, que até o momento conta com 494 usuários cadastrados e em acompanhamento. A intenção é ampliar esse serviço, com mais três unidades da Atenção Primária sendo preparadas em fase final para a implantação de PrEP”, informa Rita de Cássia.

No ano de 2020, a Semsa implantou o autoteste nos sete serviços municipais de saúde que ofertam o tratamento para pessoas vivendo com HIV. As pessoas com diagnóstico positivo para HIV podem ser acompanhadas em nove unidades da capital, sendo seis Serviços de Atenção Especializada (SAE), estaduais e municipais, e três Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No eixo de ação para o combate ao preconceito e discriminação contra pessoas vivendo com HIV, a Semsa estabeleceu parceria com a Unaids, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, e a Universidade do Rio Grande do Sul, que lançaram em Manaus, no mês de outubro deste ano, o curso “Zero Discriminação: HIV e Aids”.

“É um curso direcionado para profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais, visando à eliminação do preconceito e discriminação”, destaca Rita de Cássia.

Dados epidemiológicos

No período de janeiro a outubro de 2021, Manaus registrou 1.631 novos casos de HIV/AIDS em adultos residentes na cidade. Em comparação com os dados do mesmo período de 2020, é possível observar um aumento do número de casos em aproximadamente 19% (261 casos), mostrando um provável impacto do aumento de 23% na realização de testes.

Dos casos novos de 2021, o sexo masculino aparece com número maior (1.259), quando comparado ao feminino (372). Em relação à faixa etária, há predominância do número de casos entre indivíduos de 20 a 39 anos (1.108).

Para conhecer as Unidades de Saúde com Teste Rápido acesse o site: https://semsa.manaus.am.gov.br/teste-rapido-ists/

 

Foto– Divulgação / Arquivo Semcom

Em Manaus, entrega de cartões remanescentes do Auxílio Estadual inicia nesta quarta-feira (1º/12)

Benefício estará disponível até o dia 10 de dezembro, no Centro de Convivência Padre Vignola, para famílias que ainda não fizeram a retirada

A entrega dos cartões remanescentes do Auxílio Estadual permanente, para famílias beneficiadas da capital, inicia nesta quarta-feira (1°/12). Nesta nova etapa, a retirada ficará concentrada em um único ponto: o Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, que fica no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. 

O atendimento no CECF Padre Pedro Vignola será das 8h às 17h e se estenderá até o dia 10 de dezembro, quando a coordenação do programa espera ter atendido todas as 158.251 famílias que têm direito ao benefício em Manaus. Até a sexta-feira (26/11), um total de 130.692 cartões haviam sido entregues em Manaus, após 16 dias de atendimento nos nove pontos que estavam disponíveis na capital.

De acordo com a chefe do departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Selma Melo, as entregas estão organizadas por ordem alfabética, divididas ao longo dos próximos 10 dias.

“As pessoas podem acompanhar, no site do Auxílio Estadual (www.auxilioestadual.com.br), o dia previsto para o recebimento. Dessa forma evitamos aglomerações. Para receber, é necessário apresentar um documento oficial com foto e também o CPF”, informou Selma

No interior do estado, a entrega alcança 34 municípios, com 179.196 cartões já nas mãos das famílias beneficiadas, conforme atualização da noite da segunda-feira (29/11).

Além de Manaus, o Auxílio Estadual permanente já chegou a Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Manaquiri, Amaturá, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Tefé, Careiro da Várzea, Iranduba, Itapiranga, Silves, Alvarães, Maués, Parintins, Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás, Japurá, Maraã, Uarini, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba e Coari.

Auxílio Estadual– O programa, criado pelo governador Wilson Lima, é coordenado pela Seas e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), com a colaboração de outras secretarias estaduais.

O Auxílio Estadual é considerado o maior programa estadual de distribuição de renda do Brasil e vai atender 300 mil pessoas com uma ajuda financeira mensal de R$ 150 de forma permanente.

Todas as famílias a serem beneficiadas pelo Auxílio Estadual estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O CadÚnico é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, criado para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida das mesmas.

Para a entrega do cartão, está sendo utilizado o aplicativo Sasi. Serão inseridos dados da família beneficiada e será feito o registro fotográfico do beneficiário com o cartão Auxílio Estadual recebido e documentação em mãos.

 

FOTOS: Diego Peres | Lucas Silva | Tácio Melo / Secom

Com ‘viradão’, Governo do Amazonas retoma entrega do Auxílio Estadual permanente a famílias de Coari

Somente no município, cerca de 5.046 pessoas serão contempladas pelo benefício

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), retomou nesta terça-feira (30/11) a entrega dos cartões do Auxílio Estadual permanente às 5.046 famílias de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A distribuição do benefício havia sido suspensa, no último dia 20 de novembro, após determinação da Justiça. Na sexta-feira (26/11), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) revogou a decisão e liberou a retomada das entregas do auxílio mensal de R$ 150.

Em ação inédita e histórica, o Governo do Estado criou o Auxílio Estadual permanente, no valor de R$ 150 mensais. O benefício vai alcançar 300 mil pessoas, sendo 142 mil no interior do estado. 

Em Coari, a distribuição dos cartões acontece em regime de “viradão”, iniciando às 8h desta terça-feira e seguindo até quarta-feira (1°/12), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. Serão 24 horas de entrega do Auxílio Estadual Permanente, sem intervalo.

A titular da Seas, Alessandra Campêlo, conduziu a solenidade que marcou a retomada da distribuição do benefício. Para a ação em Coari, o Governo do Amazonas mobilizou cerca de 64 servidores do Estado. No município, a injeção de recursos com o auxílio será de mais de R$ 750 mil, mensalmente. A solenidade de entrega dos cartões contou com a participação dos deputados Dr. Gomes, Saullo Vianna e Felipe Souza, além de secretários estaduais.

“A gente está fazendo, aqui, um dever de ofício. É trabalho, é obrigação, mas é uma coisa que também mexe muito com o coração de todo mundo, e aí a gente passa a entender a necessidade que toda a população está passando nesse pós-pandemia. E o governador Wilson Lima, a partir disso, se sentiu mais do que na obrigação de recorrer, de garantir esse direito a essas famílias, mas, principalmente, de colocar a equipe do Governo do Estado aqui, que vai fazer um viradão, vai ficar 24, 48, 72 horas, o tempo que for, sem dormir, para garantir que essas mães possam colocar comida na mesa dos seus filhos”, reforçou a secretária

Ajuda bem-vinda– A agricultora Alzimara da Silva Amorim, de 26 anos, moradora da comunidade Divino Espírito Santo do Angelin, foi uma das contempladas pelo Auxílio Estadual permanente. Ela disse que vai usar o benefício para comprar, principalmente, comida para a família, formada pelo esposo e o filho pequeno.

“Esse auxílio representa bastante, porque a gente que mora no interior precisa e é muito necessitada. Aí, tudo o que vem é para ajudar o povo coariense. Eu agradeço muito a ele [Wilson Lima] e à equipe dele. Ele está fazendo um ótimo trabalho”, elogiou Alzimara.

A entrega do benefício é feita somente para o titular do cartão, mediante apresentação de documento de identificação com foto, coleta de assinatura na cautela e registro no aplicativo Sasi.

Para conferir se é beneficiário, é preciso acessar o site www.auxilioestadual.com.br. O site também informa quando e onde o cartão será entregue.

Sobre o auxílio– O Auxílio Estadual permanente já é considerado o maior programa estadual de transferência de renda do país, garantindo a segurança alimentar de milhares de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. A previsão de conclusão das entregas dos cartões é 15 de dezembro. Em seguida, será iniciado um trabalho de busca ativa dos beneficiários remanescentes.

Critérios de acesso– Todas as famílias contempladas com o Auxílio Estadual permanente estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O CadÚnico é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza criado para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida das mesmas.

 

FOTOS:Tácio Melo/Secom

Ceti inaugurado em Manaus gera novos empregos a comunitários do Viver Melhor

 

Novos contratados começaram a atuar na escola há um mês

Há dois anos desempregada, a agente de portaria Wandernilce Santos, de 44 anos, conseguiu a primeira oportunidade de atuar em sua área há um mês, quando foi contratada para trabalhar no Centro Educacional de Tempo de Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, inaugurado na segunda-feira (29/11), pelo governador Wilson Lima. “O ano vai terminar muito bom porque eu estou empregada, graças a Deus”, resume a agente. 

Wandernilce fez o curso de agente de portaria há três anos e ansiava para pôr em prática o que estudou. Ela, que é moradora do bairro Lago Azul, onde está situado o Ceti, foi uma das priorizadas com a oferta de empregos criada pelo Governo do Amazonas, que disponibilizou as vagas para comunitários das redondezas da escola.

“Foi um benefício muito bom para a comunidade, porque tem muita mãe e pai de família desempregados na área. O Estado e a empresa deram essa oportunidade, e estamos aí. Está me ajudando com a oportunidade de crescimento, de renda. O ano vai terminar muito bom porque eu estou empregada, graças a Deus. Primeiro a Deus e depois agradecer o governador pela oportunidade que me deu”, comemora a agente. 

A líder dos auxiliares de serviços gerais da escola, Alcilene Gonçalves, está feliz pelo novo emprego e por ser perto de onde mora. “Procurei a empresa que contrata, deixei meu currículo, e fui chamada por ser moradora da comunidade, ficou mais viável a vaga para mim. É uma oportunidade boa porque, além de gerar empregos, a gente pode servir a comunidade através da escola, com o nosso trabalho”, opina.

Oportunidade– A secretária adjunta de Gestão da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Rosalina Lôbo, explica que a escola é um território de inclusão, e a comunidade precisa participar desse processo, razão pela qual os moradores locais foram priorizados nas contratações.

No total, são 30 pessoas empregadas, sendo oito agentes de portaria, 12 auxiliares de serviços gerais e 10 manipuladores de alimentos, todos das proximidades da unidade escolar. 

“Essa escola é muito simbólica porque ela está em um local onde houve a retirada da invasão que havia no Monte Horebe, e isso passou por um processo de reordenamento daquele ambiente social. Como parte desse desenvolvimento da política do Governo do Estado, é necessário que haja o fomento de emprego e geração de renda para as famílias. Esse sentimento de pertencimento é importante nas escolas para o zelo pelo patrimônio público. É bem importante que a comunidade se sinta fazendo parte”, explana a secretária. 

Ceti – Este é o oitavo Ceti inaugurado pelo governador Wilson Lima desde o início de sua gestão, em 2019. A escola tem capacidade para mil alunos e conta com laboratórios de Informática, Química, espaço maker, salas de lutas, dança e música, além de piscina, quadra  coberta e campo de futebol. 

 

FOTOS:Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM


Moradores de Novo Airão participam de curso sobre Horta Caseira

Após a primeira fase com teoria e prática, os 20 alunos vão acompanhar desenvolvimento das hortaliças plantadas

Vinte moradores do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) participaram do curso “Horta Caseira”, promovido pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Departamento Pedagógico (Depe). O curso teve como objetivo transmitir técnicas de preparo do solo, plantio e transplantio, adubação, colheita e lavagem. O curso, que contou com a entrega de certificados, foi realizado na Secretaria Municipal de Produção do município.

Coordenado pela equipe do Depe da Sepror, com a participação da técnica em agropecuária, Raiceneide Silva e o representante da Prefeitura de Novo Airão, o curso ocorreu no período de 23 a 25 de novembro e teve carga horária de 24 horas/aula, incluindo aula teórica e prática.

O curso promovido pela Sepror é dividido em duas etapas, oportunizando aos alunos o aprendizado de como semear, do preparo do solo e da importância econômica da atividade, além do acompanhamento da plantação. 

Na ocasião, os participantes plantaram quatro tipos de hortaliças: alface, cebolinha, tomate e couve. Daqui a 45 dias, os moradores acompanharão, juntamente com os instrutores, o processo de germinação, desenvolvimento, produção e realizarão a  colheita das hortaliças plantadas.

A aluna Antônia Santana, que iniciou as atividades como agricultora familiar, se interessou pelo curso por entender que “é de rico aprendizado e grande ajuda para quem está começando as atividades em seu sítio”.

“Como eu, que acabei de receber todas as orientações sobre a melhor época para plantar, processo de irrigação, como acompanhar o crescimento e chegar à colheita com os melhores resultados possíveis”, destacou.

A técnica em agropecuária da Sepror, Raiceneide Silva, destaca que a horta caseira é uma alternativa de renda. “É muito importante que as comunidades adotem o sistema de horta caseira, uma prática que pode ajudar muito na renda familiar, reduzindo gastos na aquisição dos produtos e ao mesmo tempo criando condições de uma futura comercialização a partir do crescimento das áreas plantadas”, destacou.

Neste mês, a Sepror também realizou o curso de “Caseiro Rural”, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros da capital), com a participação de 18 alunos comunitários que já exercem a condição de caseiros rurais na região, e que agora são portadores de mais conhecimento para o melhor desempenho da profissão.

 

FOTOS:Divulgação/Sepror

 

Prefeito David Almeida age para que o reajuste de 42,41% no serviço de água e esgoto não impacte o orçamento da população

Após tomar conhecimento do novo pedido de reajuste que a concessionária Águas de Manaus deverá aplicar sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o prefeito de Manaus, David Almeida, determinou à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) que aponte alternativas para que os usuários, sobretudo a população de baixa renda, não sejam impactados com o aumento.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, declarou que o prefeito David Almeida tem se mostrado bastante preocupado com o reajuste sugerido pela empresa, mas compreende a necessidade de ser mantido o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão; e, diante do impasse, o prefeito solicitou à Ageman, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Casa Civil que busquem um índice justo a ser aplicado de forma escalonada, de modo que o orçamento das famílias, não fique comprometido, principalmente diante da continuidade do cenário de pandemia da Covid-19.

Fábio explicou que os 42,41% são referentes à soma dos dois reajustes pleiteados pela empresa para os anos de 2020 e 2021. O primeiro de 24,52% ainda está suspenso por decisão judicial e o segundo de 17,89% foi encaminhado pela Águas de Manaus nesta segunda-feira, 29/11, à Ageman com cópia para o prefeito.

“Por determinação do prefeito David Almeida estamos trabalhando para que o usuário não seja fortemente impactado pelos reajustes. Desde o começo de sua gestão, ele vem adotando várias providências em defesa dos usuários, uma delas é a proibição da concessionária de suspender o fornecimento de água por inadimplência para as famílias inscritas na Tarifa Social e ordenou inclusive que a empresa amplie para 100 mil o número de famílias beneficiadas com o desconto de 50% na conta de água, com a criação da Tarifa Manauara, o que deverá ocorrer até o fim do ano”, ressaltou Fábio.

Atualmente, a cidade de Manaus possui um índice de 98% de cobertura no serviço de abastecimento de água tratada e de 22% de cobertura de esgoto.

Auditoria

A Prefeitura de Manaus determinou a contratação de uma auditoria externa independente para analisar o cumprimento das metas e investimentos de 2020 da concessionária e designou à Ageman o recebimento e análise desta auditoria em curso, conforme o contrato de concessão, para sua manifestação em torno das exigências legais do novo marco do saneamento básico, o qual determina que até 2033 as concessionárias devem levar água potável a 99% da população e coleta de esgoto a 90%.


Fotos:João Viana / Arquivo Semcom

Campanha de Testagem dá início ao Dezembro Vermelho, mês de combate ao HIV/Aids

A FMT-HVD realizará um dia de testagens, palestras e aconselhamentos nesta quarta-feira (1º/12)

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realiza, nesta quarta-feira (1⁰/12), a abertura do “Dezembro Vermelho”, campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), duas lives sobre a transmissão vertical e para tirar dúvidas, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

A abertura da campanha será no primeiro dia do mês, com uma ação de Testagem rápida no auditório do ambulatório da FMT-HVD, das 9h às 14h. A campanha será aberta para toda pessoa que queria realizar o teste, bastando levar um documento oficial de identificação. 

No dia 3 de dezembro, será transmitida uma live pelo canal de Youtube da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com as médicas Aline Alencar, Renata Spener e Vanine Fragoso. Além de explicar um pouco sobre a infecção, a live estará aberta para perguntas sobre a doença e os tratamentos.

HIV/AIDS - O ministério da saúde estima que, no Brasil, 920 mil pessoas vivem com HIV/AIDS (2020), enquanto estima-se que em média 160 mil pessoas vivem com o vírus causador da doença e não sabem. O dado mostra a importância das ações que buscam informar sintomas, perigos e formas de prevenção contra o problema clínico.

De 2010 a 2020 foram notificados no Sinan, no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino. A maioria dos casos encontra-se nas faixas etárias de 20 a 34 anos.


FOTO/ARTE: Thiago Freire/FMT-HVD 

Governo divulga a lista com os primeiros contemplados do projeto CNH Social no Amazonas

As inscrições continuarão até o dia 31 de dezembro deste ano

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), divulgou, nesta segunda-feira (29/11), a lista dos primeiros mil contemplados na 1ª etapa do projeto “CNH Social”. O projeto faz parte do Programa Detran Cidadão, que vai beneficiar mais de 300 mil pessoas, nos próximos dois anos, com a emissão de CNH gratuita, isenção de taxas para curso de mototaxista e motofretistas, distribuição de capacete e colete, além de curso teórico de legislação para alunos da rede pública estadual de ensino médio.

Essa primeira lista, disponível no site www.detrancidadao.am.gov.br,  contempla apenas os inscritos na capital e pode ser acessada no site do programa, no detrancidadao.am.gov.br. As inscrições continuam até o dia 31 de dezembro deste ano. E, nas próximas semanas, uma nova lista será divulgada com os selecionados do interior.

O projeto “CNH Social” é voltado para pessoas de baixa renda e vai disponibilizar aproximadamente 20 mil vagas, por ano, para emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da primeira CNH, o projeto ainda prevê a adição e a mudança de categoria.

A economia para as pessoas beneficiadas no “CNH Social” pode ser de R$ 1.000 a R$ 1.600, a depender da categoria escolhida.

Inscritos - O projeto “CNH Social” recebeu, até a manhã desta segunda-feira (29/11), 146.948 inscrições. Desse total, 124.070 são de pessoas que moram em Manaus, e 22.878 do interior

"As inscrições estão abertas desde o dia 17 de novembro. Evidentemente que precisa haver uma maior procura no interior, por isso estamos deixando as vagas abertas até o dia 31 de dezembro. A gente percebe que há uma procura muito maior dos interessados aqui em Manaus, mas já temos feito um trabalho de divulgação importante para que a gente tenha um número maior de pessoas a serem contempladas nos municípios do interior do Estado", frisou o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá.

Além de Manaus, os municípios com mais inscritos no projeto “CNH Social” são Iranduba (3.599), Manacapuru (3.322), Itacoatiara (2.922), Coari (2.245) e Humaitá (1.280).

A maior procura foi pela primeira habilitação categoria B, que teve 86.868 inscritos, seguido da categoria A com 46.254 inscritos

Os demais inscritos optaram pela troca e adição de categoria. A procura pela troca ficou assim: para D (5.178 inscritos), para E (1.311 inscritos) e para C (422 inscritos). Já, as inscrições para a adição de categoria tiveram 3.283 inscritos para Cat A e 3.632 para Cat B.

Selecionados - As pessoas selecionadas nessa primeira etapa do projeto “CNH Social” devem comparecer na sede do Detran Amazonas, no dia e horário divulgado na lista com o resultado da seleção. As pessoas que faltarem ou chegarem atrasadas, terão que esperar uma nova lista de chamamento para dar continuidade ao processo.

No dia e hora marcado, a pessoa selecionada deve comparecer munida dos seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF, Título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de renda.

Em seguida, será realizada a coleta de foto e biometria e encaminhamento para a clínica médica credenciada e, por fim, para Centro de Formação de Condutores (CFC), conhecido popularmente como autoescola, para dar início às aulas teóricas, no caso de 1ª habilitação.

No caso de troca e adição de categoria, depois de vir ao Detran com a documentação solicitada, os candidatos serão direcionados para a clínica médica e, depois, para iniciarem as aulas práticas no CFC.

Nessa primeira etapa, o projeto “CNH Social” vai selecionar mil pessoas que moram em Manaus para iniciarem o processo de primeira habilitação para a categoria A e categoria B, adição de categoria A e categoria B, além de troca para as categorias C, D e E.

Aulas – A primeira turma do curso teórico de legislação para quem vai tirar a primeira CNH nas categorias A e B terá início no dia 2 de dezembro. Serão 30 alunos que vão cumprir a carga horária de 45 horas aulas.

As demais turmas para primeira CNH, mudança e adição de categoria serão iniciadas ao longo das próximas semanas.

Próxima seleção – A segunda lista de contemplados no projeto “CNH Social” deverá ser divulgada em janeiro do ano que vem. Nessa nova listagem serão selecionados candidatos tanto da capital, quanto do interior do estado.

As vagas para essa primeira fase ficaram divididas da seguinte maneira:

Primeira Habilitação:

Cat. A – 636 vagas;

Cat. B – 136 vagas;

Adição de Categoria:

Cat. A – 76 vagas;

Cat. B –76 vagas;

Mudança de categoria:

Cat. C – 8 vagas;

Cat. D -  49 vagas;

Cat. E – 19 vagas.

 

FOTOS: Divulgação/Detran-AM

Primeira Câmara Criminal nega pedidos relativos a processos do Caso Flávio

Trancamento de ação penal por prática de crime impossível e restituição de bens foram rejeitados pelo colegiado por unanimidade.

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas analisou nesta segunda-feira (29/11) um pedido de _Habeas Corpus_ feito pela paciente Paola Valeiko Molina visando ao trancamento da ação penal que ficou conhecida como “Caso Flávio”; o colegiado denegou a ordem, por unanimidade. A decisão foi no processo nº 4005959-61.2021.8.04.0000, de relatoria do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.

Durante a sessão da Câmara, na sustentação oral, foi alegado que o Ministério Público busca a punição da paciente pela prática de crime impossível, com a denúncia contra ela pela prática de fraude processual, por ter limpado manchas de sangue encontradas na residência, com papel toalha umedecido, antes da perícia.

Em sua manifestação, o relator apresentou a ementa do Acórdão, observando que “o trancamento prematuro seria cercear pretensão acusatória do Estado”. E destacou que a peça inicial acusatória apresenta conduta tipificada em lei embasada em provas na ação originária e declarações da acusada, com indícios de autoridade e materialidade, além de permitir a defesa da acusada.

Outra observação é quanto ao delito, consumado no momento em que o agente usa de artifício a fim de induzir a erro juiz ou perito, sendo irrelevante que ocorra ou não engano do juiz ou perito.

O relator afirmou que não há justificativa para trancar a ação penal originária em relação à paciente, tendo em vista que, para viabilizar a ordem, deveria haver prova inequívoca e pré-constituída da atipicidade da conduta ou ainda da incidência da causa de extinção de punibilidade ou ausência de indício de autoria ou de prova de materialidade do delito, o que não foi demonstrado nos autos.

Restituição de bens

Em outro processo, Apelação Criminal n.º 0687482-48.2020.8.04.0001, o colegiado também decidiu por unanimidade pelo improvimento do recurso de Igor Gomes Ferreira, esposo de Paola Valeiko, que pretendia a revogação de decisão interlocutória que autorizou a busca de bens seus e a consequente restituição dos objetos.

Segundo o relator, desembargador Hamilton Saraiva, a medida não foi decretada apenas pelo apelante ser cunhado do acusado, Alejandro Valeiko, e por ser um dos primeiros a chegar à residência após o ocorrido; a decisão foi fundamentada pela juíza do 1.º Tribunal do Júri em circunstância do caso concreto, especificando os elementos investigativos até o momento em que a decisão foi proferida e que apontavam a ligação direta com um dos suspeitos, afirmou o relator.

O magistrado acrescentou que alguns bens já foram devolvidos ao apelante, o que corrobora a ideia de que os bens remanescentes interessam à apuração do caso e inviabilizam sua restituição, pois podem auxiliar na elucidação dos fatos. “A decisão deve permanecer irretocada até juiz a quo não vislumbrar mais interesse ao deslinde da ação penal em curso ou até o trânsito em julgado da sentença penal”, afirmou o desembargador.


Foto: Divulgação

Prefeitura recebe embaixador da Irlanda no Brasil, no Museu da Cidade de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recebeu, na manhã desta segunda-feira, 29/11, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no Centro Histórico, a visita do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy.

O embaixador foi recepcionado pelo diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, e pelo diretor do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino, e fez a doação de um quadro com o retrato do cônsul britânico Roger Casement (1867-1916), poeta, revolucionário e nacionalista de origem irlandesa, ilustrado pelo artista David Rooney no livro “1916 Portraits and Lives”, publicado em 2015 pela Royal Irish Academy. O retrato é o de número 89 de apenas 100 unidades autografadas pelo artista.

No ano de 1910, Roger Casement, quando a Amazônia colombiana foi palco de uma série de violações aos direitos humanos, em um caso que acabou ganhando repercussão internacional, denunciou o genocídio indígena, em La Chorrera, na bacia do rio Putumayo, onde mais de 30 mil nativos foram submetidos a um regime de escravidão para manter em funcionamento um dos maiores centros de extração e produção de borracha da época.

Depois de quase dois anos fechado por causa da pandemia de Covid-19, o museu reabre de forma gradativa, seguindo todos os protocolos sanitários, a partir do mês de dezembro, e os visitantes do Muma, em breve, poderão apreciar a homenagem ao cônsul em uma exposição.

Segundo Alonso Oliveira, a doação da imagem vai despertar a curiosidade dos visitantes do museu e fazer com que conheçam a história de luta de Casement.

“A vida extraordinária de Roger Casement continua sendo fonte de inspiração para a criação de obras em prosa, poesia, teatro e ensaios críticos, estamos agradecidos pelo presente. Com a reabertura do museu, os visitantes, em especial, os jovens da nossa cidade, poderão conhecer mais sobre a luta insistente de Casement pelos direitos humanos dos povos indígenas, durante o período de extração da borracha no Brasil” disse o diretor.

Na ocasião, o embaixador foi recepcionado com uma exposição de imagens realizadas pelo fotógrafo e cineasta luso-brasileiro Silvino Santos.

“Através da sua câmera, Silvino registra os maus-tratos desses povos indígenas, e graças ao Roger Casement, grande humanista, essa situação mudou, agora o museu tem a alegria de ter uma imagem sua aqui conosco, no acervo”, afirmou o diretor do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino.

Pela terceira vez na capital amazonense e feliz com a receptividade e com a exposição, o embaixador Seán Hoy contou que a Prefeitura de Manaus e a embaixada da Irlanda trabalharão para futuramente trazer uma exposição, que está em Brasília sobre o trabalho de Roger Casement, para Manaus.    

“Eu e a minha equipe temos um grande prazer em participar dessa pequena cerimônia que marca a vida e trabalho do cidadão irlandês Roger Casement no Brasil.  Estou honrado em poder desenvolver o relacionamento com uma instituição cultural tão importante, e ficarei imensamente feliz em aprofundar o nosso diálogo sobre as oportunidades para desenvolver ainda mais as relações culturais entre o Brasil e a Irlanda, com a possibilidade de realização de palestras para contar essas histórias que ligam os dois países” explicou.

O embaixador falou ainda que a razão pela qual entregaram o quadro é a de que para o povo irlandês, quando pensam em Manaus, lembram de Roger Casement.

“Sempre pensei que a embaixada precisava trazer Roger Casement para casa, para Manaus, porque ele foi um dos primeiros humanistas internacionais, que contra toda a vontade do mundo corporativista, lutou pelos povos indígenas. Casement também se tornou um verdadeiro herói da nossa própria história, fez parte da nossa luta pela independência. Os jovens em Manaus gostam da cultura, gostam de celebrar, aprender e explorar. E eu gostaria de ver maneiras de trabalhar com a prefeitura para construir essa parceria. Temos muito mais para aprender com vocês do que vocês conosco, portanto voltaremos logo para aprender mais”, finalizou o embaixador.

Fotos: - Oliveira Júnior / Manauscult


Wilson Lima inaugura oitavo Ceti da gestão, no Viver Melhor, e abre mil vagas na educação de tempo integral

Até o primeiro semestre de 2022, mais cinco Cetis serão inaugurados no interior

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (29/11), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Este é o oitavo Ceti entregue na gestão. Até o primeiro semestre de 2022, mais cinco escolas do modelo serão inauguradas no interior.

 

“Estamos dando mais um passo importante para a pavimentação de um futuro seguro para nossas crianças. Não existe caminho mais seguro que a educação, e desde que assumi o governo, em 2019, trabalhamos para dar condições para que o aluno possa ter melhor aproveitamento na sala de aula, e que os professores tenham estrutura e condições de trabalho”, afirmou.

O novo Ceti é a maior estrutura física da educação básica do Amazonas, tendo sido construído com recursos do Governo do Estado e do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram cerca de R$ 20 milhões. A escola foi batizada com o nome da professora Dariana Correa Lopes, que faleceu em abril deste ano por complicações da Covid-19.

Iniciada em maio de 2020, a obra durou um ano e seis meses. A escola possui capacidade para mil alunos. São 7,7 mil metros quadrados, divididos entre salas de aula, laboratórios, salas de recreação, piscina, campo de futebol, quadra de esportes, subestação, estacionamento, refeitório, auditório, pátio coberto, pórtico, guarita e estação de tratamento de esgoto.

“Vou aproveitar muito. Para mim, vai melhorar porque eu gosto de jogar futebol e nem todas as escolas dão essa oportunidade para a mulher. Aqui também tem sala de informática, teatro. Na minha outra escola não tinha metade disso”, salientou a estudante Nayane da Silva, 17 anos, do primeiro ano.

O Ceti Dariana Lopes está situado na área do antigo Monte Horebe, reintegrado em fevereiro de 2020. “Esse Ceti faz parte de um total de 13 centros de educação de tempo integral construídos por meio do Padeam. Em 2022, no primeiro semestre, o governador entregará mais cinco, em Tabatinga, Eirunepé, Boca do Acre, Fonte Boa e Codajas”, antecipou Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.

‘Gol do Brasil’ – Em cerimônia durante a inauguração do Ceti, 40 professores receberam licenças S da CBF Academy, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São profissionais da  Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Prefeitura Municipal de Autazes, que atuarão no projeto “Gol do Brasil”, em duas escolas estaduais e no município de Autazes. A solenidade contou com a presença da atacante da Seleção Brasileira, Marta.

Em Manaus, o projeto terá a participação de 25 professores, no Ceti Dariana Correa Lopes. Outros sete profissionais da rede estadual vão atuar no Ceti Hélio Francisco Bessa, em Tefé. Autazes teve oito representantes.

Novos Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) inaugurados

Fonte: Secretaria de Estado de Educação e Desporto

2019

• Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant

• Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea

• Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte

2020

• Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo

2021

• Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho

• Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença

• Ceti Hélio Bessa, em Tefé

• Ceti Dariana Correa Lopes, em Manaus

 

FOTOS:Diego Peres/Secom

Prefeitura realiza melhorias em iluminação dos terminais de integração

Uma cooperação entre os órgãos da Prefeitura de Manaus, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Unidade Gestora de Projetos de Energia (UGPM-Energia) vai permitir a melhoria da iluminação em terminais de integração da capital. Nesta semana, estão previstos serviços no Terminal de Integração 4 (T4), no bairro Jorge Teixeira, e no Terminal de Integração 5 (T5), no São José 1, ambos na zona Leste. Nos dois locais serão instalados mais de 40 refletores nas passarelas e pontos de paradas de ônibus.  

A chefe da Divisão de Engenharia de Transporte do IMMU, Leida Sicsú Moreno, explicou que a iluminação trará mais comodidade e segurança aos usuários do transporte coletivo em Manaus.

“A cooperação será essencial para promover mais segurança às pessoas que utilizam o transporte público nos terminais de integração. Ao melhorar a iluminação, estamos promovendo a qualidade de vida da população e oferecendo mais comodidade aos usuários”, destacou.

As ações de engenharia do IMMU continuam com revitalizações e reformas em abrigos da capital, entre outras atividades.

 

Fotos: Sidney Mendonça / IMMU

Público prestigiou programação natalina do Circuito Largo de São Sebastião

Centro Cultural Palácio da Justiça abriu as portas como a Fábrica do Papai Noel

Neste domingo (28/11), o circuito Largo de São Sebastião recebeu a tão esperada decoração natalina, e o Centro Cultural Palácio da Justiça abriu as portas como a Fábrica do Papai Noel. Entre as atividades, que fazem parte da campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, o público contou com a iluminação da tradicional árvore, um grande presépio, show de fogos e luz no Teatro Amazonas, e várias atrações musicais ao longo da noite.

O projeto compõe o programa +Cultura, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

O secretário Marcos Apolo Muniz destacou que, a partir de agora, o espaço conta com uma programação diversa, com teatro de bonecos, contação de histórias com a Companhia Trilhares, e shows de artistas como Sinézio Rolim, Lucilene Castro, Fátima Silva, Angelo Márcio e Fátima Silva.

A estreia teve a participação de nomes como Lorenzo Fortes, Raylla Araújo, Davi Lucas e Izabelle Ribeiro, além da Orquestra de Repertório Popular do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. 

“Essa programação toda do Natal foi feita especialmente pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o objetivo é justamente encantar as pessoas, trazer as famílias para o Largo de São Sebastião”, afirma o titular da pasta. 

No Centro Cultural Palácio da Justiça, que vai funcionar até 23 de dezembro, das 17h às 21h, as crianças puderam tirar fotos com o Papai Noel e conhecer os setores da casa do bom velhinho. Conforme Marcos Apolo, a proposta é proporcionar uma experiência completa para as crianças. 

“Onde nós estamos agora é o nosso Palácio da Justiça, onde a gente vê a Fábrica do Papai Noel, então Papai Noel fica recebendo as crianças. E as crianças não vão só tirar fotos, elas na verdade vão viver uma experiência aqui dentro, esse é o objetivo”, comentou o secretário.

“E lá no Teatro, a partir do dia 10, teremos o espetáculo ‘Um presente para o Natal’, você que vier à noite, vai ver o Largo todo iluminado para tirar foto, passear com sua família. Temos também o Natal Itinerante, estaremos em 20 municípios do estado do Amazonas, tudo isso feito com muito carinho”.

Público – Daniele Santiago destacou o envolvimento de toda família no evento. “Estamos aqui em quatro, o mais importante é o envolvimento da família toda”, afirmou. “A equipe toda está de parabéns, bem lúdico, as crianças adoraram”.

As irmãs Lara e Layla também aprovaram a programação, que definiram como mágica. “Eu achei o evento bem mágico, eu gostei muito. A equipe está de parabéns porque achei o evento bem legal, as crianças se divertiram, eu e minha irmã a gente se divertiu e eu gostei muito”, disse Lara. 

“O evento foi muito mágico, achei muito bonito. Eu gostei de tirar foto com o Papai Noel”, reforçou Layla. 

Já Sara gostou mesmo foi da Fábrica do Papai Noel, onde conheceu o ateliê da Mamãe Noel. “Eu senti realmente que foi uma experiência mágica, foi incrível, eu amei. A gente foi na fábrica de brinquedos, fomos ver alguns brinquedos que já estavam prontos, depois a gente foi para o ateliê da Mamãe Noel, e separou alguns retalhos. Foi bem legal!”

E você pode conferir os detalhes, todas as informações sobre “O Mundo Encantado do Natal” no Portal da Cultura, cultura.am.gov.br

 

FOTOS: Michael Dantas

 

Vacina Premiada: Governo do Amazonas irá sortear 150 ingressos para a Corrida dos Imunizados

Competição terá largada e chegada no pódium da Arena da Amazônia

O Governo do Amazonas irá sortear 150 ingressos para a Corrida dos Imunizados por meio da campanha Vacina Premiada, que contempla pessoas que tenham tomado as duas doses ou dose única de imunizante contra a Covid-19 com entradas para eventos esportivos e shows. A competição é organizada por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e terá a Arena da Amazônia Vivaldo Lima como ponto de chegada e largada, no dia 8 de dezembro.

Os interessados em participar do sorteio podem se inscrever de hoje (29/12) até o sábado (04/12), no site oficial da campanha (www.vacinapremiada.am.gov.br). A Corrida dos Imunizados é mais uma ação do Governo Estado para incentivar a população amazonense a concluir o ciclo vacinal contra o novo coronavírus, além de estimular a doação de sangue.

“Com a Corrida dos Imunizados, o Governo do Amazonas, por meio da Faar, alia o incentivo à prática esportiva, vacinação e doação de sangue. A Arena da Amazônia representa muito bem esse objetivo por ter sido ponto de vários mutirões de imunização e por ser o maior palco do esporte amazonense”, afirma Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

O resultado dos sorteados na campanha Vacina Premiada será divulgado no domingo (05/12), por meio do site oficial da campanha e das redes sociais do Governo do Estado. No Instagram, o perfil oficial é o @governo_do_amazonas. No Facebook, os usuários devem acessar o @GovernodoAmazonas, e, no Twitter, o @AmazonasGoverno.

A retirada dos ingressos será feita nos dias 6 e 7 de dezembro, na Área VIP da Arena, com acesso pela rua Flaviano Limongi, localizada entre o estádio e o Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. O premiado ou premiada deverá apresentar documento oficial com foto e a comprovação de imunização com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.

A Corrida dos Imunizados será na distância de 5 km, com largada e chegada no pódium da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, no dia 8 de dezembro. A concentração será a partir das 6h e a largada às 6h30. As mil vagas disponibilizadas para a disputa – das quais 3% reservadas para doadores de sangue -  foram preenchidas em menos de uma hora e já estão encerradas.

 

FOTOS:Divulgação/Faar

 


ICMBio abre concurso público com 171 vagas e salários de até R$ 8 mil

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou hoje com 171 vagas para cargos de nível superior e nível médio. A remuneração é de R$ 3.605,34 para técnicos e 8.089,64 para analistas. A banca Cebraspe é a responsável pela seleção. 

Os aprovados poderão ser lotados nas unidades organizacionais de seis estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará ou Rondônia. A lotação dos candidatos aprovados no concurso nas unidades organizacionais da estrutura do ICMBio será determinada pela ordem de classificação dos candidatos em cada um dos cargos/localidades de vaga. As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC e São Luís/MA.

Confira a seguir as principais informações de cada cargo:

Analista ambiental: é preciso ter diploma de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração é de R$ 8.089,64 para uma carga horária de 40 horas semanais. São 61 vagas. A prova terá 100 itens, sendo 40 para conhecimentos básicos e 60 para conhecimentos específicos, além de uma prova discursiva.  A prova discursiva valerá 30 pontos e consistirá em um texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos e relacionados à Amazônia.

Técnico ambiental: é preciso ter concluído o ensino médio. A remuneração é de R$ 3.605,34 para  uma carga horária de 40 horas semanais. São 110 vagas. A prova terá 120 itens, sendo 50 para conhecimentos básicos e 70 para conhecimentos específicos, além de uma prova discursiva. A prova discursiva valerá 30 pontos e consistirá em uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente e à Amazônia.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 3 e 23 de dezembro, no site da banca organizadora. Para analista ambiental, o valor é de R$ 104,00; para técnico, R$ 72,80.


Fonte: Correio Braziliense 


Foto: Divulgação