Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2025

IML busca por familiares de Eldo Henrique de Oliveira Santos, natural de Barcelos

Prazo para o reconhecimento e liberação do corpo é de 30 dias
O Instituto Médico Legal do Amazonas (IML) solicita que familiares de Eldo  Henrique de Oliveira Santos, de 70 anos, natural do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) compareçam à unidade do Instituto para o reconhecimento e liberação do corpo, que deu entrada no IML na segunda-feira (29/09) após ser vítima de agressão física.

Conforme o relatório, o idoso morava no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) e foi identificado por meio do procedimento de necropapiloscopia, que compara as digitais com registros civis. A identificação foi conduzida por peritos do IML em conjunto com especialistas do Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM).

O IML reforça que os corpos aguardam reconhecimento por familiares por até 30 dias. Após esse prazo, são sepultados como não identificados na capital.

A liberação do corpo só pode ser feita por familiares, que devem procurar o setor de  Coordenação Operacional da instituição da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3216-6040.
O Instituto Médico Legal está localizado na Avenida Noel Nutels, nº 300, bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Prefeito David Almeida anuncia 2º Megafeirão de Empregabilidade em comemoração aos 50 anos do Sine

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai realizar no dia 10 de outubro, no shopping Phelippe Daou, zona Norte, a 2ª edição do Megafeirão de Empregabilidade, em celebração aos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 30/9, pelo prefeito David Almeida, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

O prefeito destacou a importância da iniciativa como parte das políticas de inclusão produtiva da gestão municipal. “Você está procurando por uma oportunidade de emprego? Eu tenho um convite para você. Dia 10 de outubro, no shopping Phelippe Daou, mais de 2 mil oportunidades de empregos para você. É o segundo megafeirão de empregabilidade do Sine Manaus, da Semtepi, comandada pelo secretário Alonso Oliveira. Nós temos 2 mil oportunidades de emprego por meio do Sine Manaus”, afirmou o prefeito.

O titular da Semtepi, Alonso Oliveira, reforçou que a ação é um marco para fortalecer a empregabilidade na capital. “O Sine Manaus está ofertando mais de 2 mil vagas de empregos a partir do dia 10 de outubro, das 8h às 15h, no shopping Phelippe Daou. Você que ainda não teve essa oportunidade, procure o Sine Manaus ou compareça diretamente no evento. Basta trazer seus documentos pessoais, carteira de trabalho e um bom currículo. Inclusive, um bom currículo adianta a seleção e o recrutamento pelos nossos parceiros. O comércio de Manaus, principalmente neste fim de ano, precisa de mão de obra qualificada”, destacou o secretário.

Sucesso da primeira edição

Realizada em maio de 2025, a 1ª edição do Megafeirão superou as expectativas, com mais de 2,6 mil pessoas atendidas, 9,4 mil serviços realizados e 2.136 vagas ofertadas por mais de 30 empresas. Muitos candidatos saíram contratados no mesmo dia ou com encaminhamentos para entrevistas, consolidando a iniciativa como uma das maiores ações de empregabilidade da Prefeitura de Manaus.



Fotos : Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito



Comissão de Infraestrutura do Senado aprova redução de contas de luz e água em calamidades públicas


Um projeto de lei que reduz as contas de luz, água e esgoto em situações de calamidade pública foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura (CI) nesta terça-feira (30). O PL 124/2022, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). A matéria segue agora para as Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE), que terá a decisão final.

A proposta altera a Lei 12.608, de 2012, para determinar a suspensão das parcelas da tarifa de energia elétrica referentes à antecipação do custo da energia (a exemplo das bandeiras tarifárias) para consumidores diretamente atingidos por calamidade pública. O texto também suspende qualquer corte do fornecimento por atraso ou falta de pagamento nesse período. Não serão cobradas multas ou juros correspondentes ao período de suspensão.  

O custeio das medidas será coberto pelo Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) — para tanto, o projeto também altera a Lei 12.340, de 2010. O PL 124/2022 muda ainda a Lei 11.445, de 2007, para determinar que as concessionárias reduzam tarifas de água e esgoto em situações de calamidade pública.

Heinze é favorável à proposta, pelo fato de o projeto reconhecer a necessidade de manutenção de serviços essenciais como água, luz e esgoto sobretudo em situações de calamidade pública. O relator elogia o custeio pelo Funcap — e não, por exemplo, pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o que evita a transferência dos custos para o restante dos consumidores.

Para ele, a medida é necessária para um modelo regulatório que “busca equilibrar solidariedade, sustentabilidade e proteção da dignidade humana”:
“A proposição reafirma o compromisso do Estado com a justiça social e com a eficiência regulatória. A modicidade tarifária é preservada ao impedir a socialização indiscriminada dos custos; as empresas são resguardadas mediante ressarcimento adequado; e as populações afetadas encontram no ordenamento jurídico uma rede de proteção que lhes garante a continuidade do acesso a serviços indispensáveis à vida”, diz o relator.

Energia eólica e solar

A CI aprovou nesta terça dois requerimentos apresentados pelo presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO).
O REQ 74/2025 solicita informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre os impactos tarifários que podem recair sobre consumidores de energia, caso sejam aceitos pedidos de ressarcimento de geradores eólicos e solares devido a cortes de produção.
Marcos Rogério pede detalhes sobre os efeitos nas contas de luz, caso os pleitos das empresas avancem na Justiça ou por meio de emendas a medidas provisórias que tratam do tema e estão em tramitação no Congresso. O senador solicita ainda avaliação sobre os riscos de mercado assumidos pelos empreendedores na “rápida expansão” da geração renovável que, segundo ele, contribuiu para o aumento dos cortes de energia.

“É fundamental que a Aneel, como órgão regulador, garanta a proteção dos interesses dos consumidores, evitando que sejam onerados por situações que, em grande parte, derivam de um descompasso entre a expansão da capacidade de geração pautada por subsídios e a evolução da demanda por energia elétrica”, argumenta. 
O segundo requerimento (REQ 73/2025) do presidente da CI também pede informações à Aneel e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre os resultados do Plano de Operação Energética de 2025 e dados relacionados aos avanços regulatórios recentes em prol da segurança do abastecimento do Sistema Elétrico Nacional.

Caminhoneiros autônomos

Outro requerimento aprovado pela CI (REQ 78/2025), de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), sugere audiência pública para apresentação de dados e análises do mais novo levantamento sobre a situação dos caminhoneiros autônomos no país.

O estudo foi elaborado pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos. Segundo Amin, para a realização da pesquisa, foram entrevistados mais de 2 mil profissionais da categoria em 12 estados, em todas as regiões. 
A data do debate ainda será agendada.

Fonte: Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Suframa visita fábrica da Livoltek Power Brasil

 

A Suframa realizou, na tarde desta terça-feira (30), visita institucional à fábrica da Livoltek Power Brasil, instalada desde julho de 2024 na avenida Guaruba, no Distrito Industrial 1, zona Sul de Manaus. A empresa atua na fabricação de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica e já projeta a ampliação de sua unidade, com destaque para novos produtos voltados ao setor de energia renovável e à eletromobilidade.

A equipe da Suframa foi recepcionada pelo gerente industrial, Márcio Sousa, e pela especialista Hseq (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), Evelyn Silva, que apresentaram o portfólio atual e os planos de crescimento da unidade. Hoje, a fábrica opera com cerca de 80 colaboradores em um turno, produzindo inversores e carregadores de energia.

Segundo o gerente industrial, a empresa já está se adaptando para a produção de baterias e estuda, em médio prazo, a fabricação de motores elétricos para barcos, inovação que pode abrir novas frentes de negócios no Polo Industrial de Manaus. “Nosso planejamento prevê ampliar a planta para três novos galpões até 2026, alcançando cerca de 300 empregos diretos e 700 indiretos. Isso representa um salto significativo de geração de renda e capacitação tecnológica para a região”, afirmou.



A comitiva da Autarquia foi composta pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado dos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração), além do auditor-chefe, Damon Castro. Também participaram a coordenadora-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, substituta, Camilla Abitbol; o coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior; e o gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.

“A chegada de empresas como a Livoltek, com foco em energias renováveis e soluções inovadoras como motores elétricos para barcos, fortalece a diversificação produtiva do Polo Industrial de Manaus e projeta nossa região para um futuro sustentável e competitivo”, salienta Bosco 

Fotos: Suframa/Divulgação



PC-AM divulga imagem de homem procurado por vários crimes contra a ex-namorada

As denúncias podem ser feitas pelos números (92) 98545-0808, da DECCM centro sul; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; ou 181, da SSP-AM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, divulga a imagem de Felipe Bessa de Abreu, de 33 anos, procurado pelos crimes de sequestro, cárcere privado, lesão corporal, injúria e ameaça contra a sua ex-namorada. O crime foi praticado no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
De acordo com a delegada Priscilla Orberg, o crime ocorreu no dia 24 de setembro deste ano, quando o suspeito foi ao local de trabalho da vítima e ficou esperando chegar. Quando ela apareceu, o homem a enforcou, a obrigou a entrar no carro e a sequestrou.
“Felipe percorreu a avenida Djalma Batista em alta velocidade afirmando que iriam ambos morrer. A vítima conseguiu sair do veículo quando duas pessoas se aproximaram e fugiu para dentro de um shopping center, onde pediu socorro e ainda foi perseguida pelo autor no interior do estabelecimento”, disse a delegada.

Denúncias

A PC-AM solicita a quem tiver informações sobre o paradeiro de Felipe Bessa de Abreu que entre em contato pelos números (92) 98545-0808, da DECCM/Centro-Sul, 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil; ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “A identidade do informante ficará em sigilo”, afirmou a delegada.

FOTOS: Divulgação/PC-AM.

TCE-AM reprova contas e multa gestor do SAAE de São Sebastião do Uatumã em R$ 32,4 mil

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgou irregulares as contas de 2023 do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Sebastião do Uatumã, de responsabilidade do diretor-presidente Artur Monteiro Barroso. A decisão foi proferida de forma unânime pelos conselheiros do Pleno na manhã desta terça-feira (30), durante a 29ª Sessão Ordinária, e teve como base a proposta de voto do auditor-relator Luiz Henrique Mendes, que apontou uma série de falhas graves na gestão e aplicou multas que somam R$ 32,4 mil ao responsável.

Entre as principais irregularidades estão a ausência de documentos obrigatórios, como a certidão com os nomes dos dirigentes do SAAE, demonstrativos financeiros, informações sobre os sistemas de controle interno, o ato de fixação da remuneração dos gestores, além das despesas liquidadas e dos auxílios recebidos. Também foi constatada a falta de alimentação do Portal da Transparência com informações sobre licitações e contratos, em descumprimento à Lei de Acesso à Informação.

O relatório técnico apontou ainda que o gestor não apresentou documentos solicitados pela Comissão de Inspeção do TCE-AM, o que impediu a análise detalhada das despesas de pessoal, configurando violação ao dever constitucional de prestar contas. Outro ponto destacado foi o envio fora do prazo de onze prestações de contas mensais via Sistema e-Contas, o que comprometeu o acompanhamento contínuo da execução orçamentária pelo Tribunal, entre outros.

Pelo atraso no envio das prestações de contas mensais, foi aplicada uma multa de R$ 18,7 mil, enquanto as demais irregularidades resultaram em uma multa adicional de R$ 13,6 mil. O gestor tem 30 dias para pagar ou recorrer.

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins convocou a próxima sessão para o dia 7 de outubro, próxima terça-feira, no horário regimental, a partir das 10h.


Foto: Joel Arthus
DICOM TCE-AM


Setembro Amarelo no TCE-AM destaca prevenção e valorização da vida

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Diretoria de Saúde (Disau), realizou nesta terça-feira (30) o evento “Setembro Amarelo 2025: Lute pela vida! Se precisar, peça ajuda!”.

A ação segue as diretrizes da gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, que tem priorizado iniciativas voltadas ao bem-estar dos servidores, valorizando também o cuidado com seus familiares. “Cuidar da saúde mental é um compromisso que ultrapassa o ambiente profissional. Quando oferecemos apoio e escuta aos nossos servidores, também estamos protegendo as famílias e fortalecendo a nossa instituição”, afirmou a conselheira-presidente.

Coordenado pela psiquiatra do TCE-AM, Dra. Loren Rodrigues Cavalcante, e com palestra da psicóloga Ana Lúcia Mitouso, o encontro contou com uma dinâmica de relato de casos, apresentação musical e a discussão de estratégias de enfrentamento voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.

“O evento deste ano foi super especial. Nós tivemos palestrantes convidados e o tema deste ano é ‘Lute pela vida’, então nós trouxemos uma temática mais alegre, mais animada para falarmos como vale a pena viver”, explicou a Dra. Loren.

A programação reforçou ainda a importância da saúde mental no bem-estar coletivo e destacou a necessidade de estimular o diálogo, combater estigmas e incentivar a busca por apoio.

Durante a palestra, Ana Lúcia ressaltou a importância do acolhimento assertivo nas esferas de convivência, principalmente no ambiente de trabalho.

“Nosso encontro foi totalmente dedicado à questão do acolhimento. A questão do Setembro Amarelo é algo que impacta e acontece diariamente. Várias pessoas acabam tirando suas vidas. E muitas vezes, um acolhimento de forma assertiva muda a vida das pessoas. Eu sempre digo que nós precisamos ‘amorizar’ o espaço onde nós estamos. E aqui, no nosso trabalho, é como se fosse a nossa casa também. […] A gente precisa fazer com que as pessoas se voltem para a luz e não para a escuridão.”

Mara Carla, do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), destacou a relevância da iniciativa para o cotidiano profissional.

“Essas palestras nos ajudam no dia a dia e nos dão equilíbrio para enfrentar momentos difíceis. É uma forma de tornar a rotina mais leve e saudável.”


Foto: Joel Arthus
DICOM TCE-AM


Sine Manaus oferta 394 vagas de emprego nesta quarta–feira, 1º/10

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 394 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quarta–feira, 1º/10, das 8h às 14h. O candidato pode validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho.

Para participar da pré–seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro–desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro–Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte

Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid–19), currículo, certificados de cursos e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais.

É importante que os candidatos mantenham seus cadastros atualizados, especialmente ao finalizarem novas qualificações. Para vagas específicas, podem ser solicitados documentos adicionais, como cursos ou certificações, por isso, é essencial estar atento aos "Requisitos Obrigatórios" de cada vaga

A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373–A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas

Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada.

VAGAS NOVAS – 132

2 vagas – Auxiliar de Operador Logístico

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar na carga e descarga de materiais de caminhões, verificar produtos recebidos, triagem de lotes, organização do estoque, manutenção do estoque através de relatórios diários; contagem do material estocado; preenchimento de controle de estoque e outras atividades pertinentes ao cargo.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Operador de Empilhadeira

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”, curso de NR 11 e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – operar empilhadeira, retirando os paletes com material de produção e transportando para o estoque; manter as empilhadeiras em boas condições mecânicas de funcionamento, solicitar manutenção e abastecimento, quando necessário.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D”, curso de Direção Defensiva, MOPP e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – manobras dentro da empresa, cumprir as ordens de coletas, realizar list, acompanhar, conferir e organizar o embarque e desembarque dos materiais e outras atividades pertinentes ao cargo.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Motorista de Carreta

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “E”, curso MOPP e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – manobras dentro da empresa, cumprir as ordens de coletas, realizar list, acompanhar, conferir e organizar o embarque e desembarque dos materiais e outras atividades pertinentes ao cargo.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Produção – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PCD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – preparar materiais para alimentação de linhas de produção; organizar a área de serviço; abastecer linhas de produção; alimentar máquinas e separar materiais para reaproveitamento.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


6 vagas – Ajudante de Caminhão

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – preparar cargas e descargas de mercadorias; movimentar e fixar mercadorias e cargas em caminhões e vagões; entregar e coletar encomendas; manusear cargas especiais; reparar embalagens danificadas e controlar a qualidade dos serviços prestados; operar equipamentos de carga e descarga; conectar tubulações às instalações de embarque de cargas; estabelecer comunicação, emitir, receber e verificar mensagens, notificando e solicitando informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Administrativo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – cinco meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – emitir notas fiscais, emitir etiquetas e análise de tratativas.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” ou “E” e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – transporte seguro de mercadorias em curtas e longas distâncias, planejamento de rotas, inspeção e pequena manutenção do veículo, conferência de documentos e carga, comunicação com a central em tempo real, auxílio na carga e descarga, e o cumprimento de todas as normas de trânsito e segurança.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Auxiliar de Logística

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – dois meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – executar serviços de carga e descarga, realizar a conferência das cargas recebidas na doca, armazenagem e separação de produtos e materiais, organizar e manter o estoque da empresa dentro das políticas internas, entre demais atividades pertinentes a função.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Repositor de Mercadorias 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar reposição de mercadorias nas gôndolas; verificar validade dos produtos; manter a organização e limpeza nas gôndolas; suporte no atendimento ao cliente. 

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Ajudante de Açougueiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – fazer atendimento ao cliente e fornecer orientação sobre carnes, adquirindo habilidade no preparo; ajudar o açougueiro no corte de carne, separação e desossa; reportar–se ao líder de açougue. 

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Auxiliar de Peixaria

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atender clientes em lojas e mercados, para venda de mercadorias; prepara–se para realizar as atividades, informando–se sobre novos produtos e promoções. 

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Recepcionista de Consultório Médico

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – agendamento de consultas; cuidar da agenda de pacientes da clínica; follow up de clientes; prospectar clientes; receber pagamentos on–line; emitir nota fiscal dentro do sistema da clínica; cuidar da parte administrativa e financeira da clínica, contas a pagar e receber conciliação bancária.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Bombeiro Hidráulico

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de NR 33, NR 35 e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – instalação e manutenção de sistemas hidráulicos, que incluem tubulações de água, esgoto, gás e drenagem; garantir o funcionamento adequado e seguro desses sistemas, realizando reparos em vazamentos, desobstruindo canos, instalando equipamentos como bombas e válvulas, e assegurando a distribuição correta de líquidos em edificações.  

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Motorista Operador de Betoneira 

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – local de Trabalho: Mineração Taboca (Vila Pitinga) – Presidente Figueiredo, disponibilidade para trabalhar em escala 12X8 (embarcado) e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – programar a produção e o fornecimento de concreto e misturam seus agregados; preparar o ambiente, os equipamentos de trabalho e os insumos do concreto; descarregar e bombear o concreto.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Motorista Operador de Bomba de Concreto

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – local de Trabalho: Mineração Taboca (Vila Pitinga) – Presidente Figueiredo, disponibilidade para trabalhar em escala 12X8 (embarcado) e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – programar a produção e o fornecimento de concreto e misturam seus agregados; preparar o ambiente, os equipamentos de trabalho e os insumos do concreto; descarregar e bombear o concreto.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


30 vagas – Servente

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – local de Trabalho: Mineração Taboca (Vila Pitinga) – Presidente Figueiredo, disponibilidade para trabalhar em escala 12X8 (embarcado) e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar pedreiros, carpinteiros e outros profissionais da obra; preparar materiais, ferramentas e equipamentos para o trabalho; apoiar em outras atividades operacionais conforme necessário.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.



VAGAS NO COMÉRCIO – 13



10 vagas – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – registrar vendas através de leitores de código de barras, receber pagamentos em diversas formas, emitir notas fiscais e recibos, abrir e fechar o caixa, além de proporcionar atendimento e resolver dúvidas dos clientes durante o processo de compra. 

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Compras de Material de Construção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – 

registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência em materiais de construção e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atender fornecedores e clientes, fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritórios.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Estoque de Material de Construção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência em materiais de construção e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – receber, conferir e armazenar mercadorias, separar produtos para expedição, realizar contagens de estoque e manter o local de trabalho limpo e organizado.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.



VAGAS NA INDÚSTRIA – 158



50 vagas – Auxiliar de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – a vaga é destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; o candidato vai precisar morar em: Várzea Grande – MT e ter documentação completa (com dispensa militar); 

Atividades – executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


25 vagas – Alimentador de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – a vaga é destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; o candidato vai precisar morar em: Promissão – SP e ter documentação completa (com dispensa militar); 

Atividades – auxiliar a indústria de abate bovino.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


30 vagas – Auxiliar de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – a vaga é destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; o candidato vai precisar morar em: Estrela d'Oeste – SP, ter disponibilidade de horário e ter documentação completa;

Atividades – executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


50 vagas – Operador de Produção II

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – a vaga é destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; o candidato vai precisar morar em: Lajeado – Rio Grande do Sul e ter documentação completa; 

Atividades – trabalhar com processamento de carne de frango, em setores diversos, com utilização de facas, ambiente climatizado; atividades como corte, coleta, pesagem e embalagem de alimentos; desossar, embalar, pesar, processar alimentos, derivados de carne de frango e suínos.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática Básica e documentação completa;

Atividades – responsável por processar vendas, receber pagamentos em diversas formas, emitir notas fiscais e comprovantes, e prestar atendimento ao cliente, assegurando a precisão das transações e uma experiência positiva na finalização da compra.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente de Vendas

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática Básica e ter documentação completa;

Atividades – prestar suporte direto ao cliente, seja em loja física, por telefone ou online, auxiliando na escolha e compra de produtos ou serviços, negociando condições, resolvendo dúvidas e problemas, registrando pedidos e mantendo o bom relacionamento entre cliente e empresa.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Técnico Segurança do Trabalho

Escolaridade – ensino técnico completo em Segurança do Trabalho;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Registro ativo, conhecimento nas normas regulamentadoras, Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar no processamento de extrusão, garantindo que todas as etapas sejam realizadas conforme as especificações; monitorar o funcionamento das máquinas e equipamentos, reportando qualquer anomalia aos superiores. auxiliar na produção de embalagens plásticas

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.



VAGAS EM SERVIÇO – 85



1 vaga – Fonoaudiólogo

Escolaridade – ensino superior completo em Fonoaudiologia;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter conhecimento em software winaudio e audiômetro AVS 500 e ter documentação completa;

Atividades – realizar exame de audiometria tonal.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Mecânico de Refrigeração 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Mecânico de Refrigeração, conhecimento em manutenção de Self, Splits piso de teto e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização comercial, respeitando legislações, normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Analista de Departamento Pessoal

Escolaridade – ensino superior completo em Gestão de Recursos Humanos ou Ciências Contábeis;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar administração de folha de pagamento, conferência e processamento da folha, cálculo de encargos trabalhistas, controle de ponto eletrônico, gestão de admissões e desligamentos, preparar e registrar contratos de trabalho, processar rescisões contratuais, cálculos de verbas rescisórias e homologações, entre outras atividades correlatas à função.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Oficial de Manutenção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar manutenção predial em telhado; hidráulica; alvenaria; assentamento de cerâmicas; pintura.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Mecânico de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”, curso de NR 10, NR 35, disponibilidade para viagens, Técnico em Refrigeração e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – instalar, montar e comissionar equipamentos de refrigeração e climatização; realizar manutenção preventiva e corretiva, incluindo reparos e troca de peças; atuar com diversos tipos de equipamentos, como ar condicionado split, inverter, chiller, entre outras atividades pertinentes à função.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Auxiliar de Refrigeração 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – apoiar a instalação, manutenção preventiva e corretiva de sistemas de ar condicionado e refrigeração, montando tubulações, realizando limpeza de equipamentos, substituindo peças e componentes sob supervisão, além de executar testes e manter o local de trabalho organizado e seguro.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


15 vagas – Montador de Móveis

Escolaridade – ensino Médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – montagem de móveis como roupeiros, armários de cozinha, nichos e outros. 

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Mecânico de Equipamento Pesado

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência com máquinas pesadas (escavadeiras, retroescavadeira, pás carregadeiras, tratores) e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar manutenções, inspecionar e testar o funcionamento de máquinas e equipamentos; planejar as atividades de manutenção e registrar informações técnicas.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


25 vagas – Auxiliar de Cozinha

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – vaga destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; O candidato precisará morar em MG | RJ | ES | PA | Nordeste; disponibilidade para trabalhar em escala 6X1 e ter documentação completa;

Atividades – auxiliar nos serviços de pré–preparo, preparo, processamento de alimentos, montagem de pratos e embalagens; realizar a manutenção, organização e limpeza do ambiente.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


25 vagas – Atendente

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – vaga destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; O candidato precisará morar em MG | RJ | ES | PA | Nordeste; disponibilidade para trabalhar em escala 6X1 e ter documentação completa;

Atividades – recepcionar os clientes de forma cordial e atenciosa; realizar o atendimento e auxiliar na escolha do cardápio; registrar os pedidos e encaminhá–los à cozinha; Auxiliar na montagem e organização das mesas; realizar a manutenção, organização e limpeza do ambiente.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Técnico de Manutenção de Impressoras

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar manutenção preventiva e corretiva, diagnosticar e solucionar defeitos mecânicos e eletrônicos, testar os equipamentos após os reparos, instalar e configurar impressoras, prestar suporte técnico aos usuários e manter registros dos serviços.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Jardineiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável pela criação, manutenção e conservação de jardins, parques e áreas verdes. 

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Limpeza

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – residir nos bairros Armando Mendes, Zumbi, São José 1, São José 2, Coroado (próx a bola ou beira–rio), Japiim, Petrópolis, Japiim, Compensa, Alvorada e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – fazer a limpeza das dependências da empresa, utilizando–se de material e equipamento específico: remover o pó dos móveis, fazer a varredura do piso, aspirar detritos, limpar ou lavar vidros e janelas, remover o lixo das lixeiras, higienizar os banheiros e repor materiais.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Balanceiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência em controle de estoque e fornecedores, conhecimento em balanças industriais e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – fazer pesagem de produtos que entram e saem da empresa, receber e controlar materiais, produtos, embalagens, gerenciar estoque e preencher planilhas de controle, enviar relatórios e informar ocorrências, organização e atenção aos detalhes.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.



VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD’s) – 6



1 vaga – Auxiliar de Serviços Gerais – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PCD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação das instalações da instituição, removendo pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Ajudante de Depósito – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PCD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – embarque e desembarque de mercadorias, etiquetagem, organização do ambiente de trabalho.

Disponível até 1º/10/2025 ou encerramento da vaga.


Fotos: Arquivo/Semcom


PF investiga ligação de intoxicação por metanol com crime organizado

Corporação fará trabalho integrado com Polícia Civil paulista


O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, informou nesta terça-feira (30) que já foi instaurado inquérito policial para investigar as circunstâncias envolvendo os casos de intoxicação por metanol identificados no estado de São Paulo. Segundo ele, a corporação investiga, inclusive, a ligação da adulteração de bebidas alcoólicas com o crime organizado.

“Dentre as razões, a questão da interestadualidade [há indícios de distribuição fora do estado de São Paulo] e a possível conexão com investigações recentes que fizemos, especialmente no estado do Paraná, com outras duas de São Paulo, em razão de toda a cadeia de combustível, onde parte disso passa pela importação de metanol pelo Porto de Paranaguá”, explicou.

O diretor da PF disse que a investigação dirá se há conexão com o crime organizado baseado em operações anteriores, e que o trabalho será integrado com a Polícia Civil de São Paulo. 

“A gente vai buscar trabalhar de maneira integrada. São investigações que se complementam com investigações na parte administrativa, com investigação a cargo também da Polícia Civil de São Paulo”, disse.

Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

Fonte: Agência Brasil 
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Novo porto de Envira e modernização do porto de Eirunepé têm articulação federal de Eduardo Braga



Senador e ministro Silvio Costa Filho também firmaram compromisso para reestruturar aeroporto regional e lutar por preços mais justos de passagens aéreas às cidades do Juruá

Distantes mais de 1 mil quilômetros de Manaus, os municípios vizinhos de Envira e Eirunepé, na calha do Rio Juruá, onde o transporte fluvial é o mais utilizado, estão recebendo mais infraestrutura portuária e compromisso para melhorar o transporte aéreo a partir da articulação do senador Eduardo Braga (MDB-AM) em Brasília. Nesta segunda-feira (29/9), uma comitiva com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez entregas e anúncios na região.

Em Envira, o novo porto inaugurado deve melhorar a vida de passageiros e dar mais agilidade no embarque e desembarque de mercadorias, fundamentais para o abastecimento e serviços essenciais ao município. É uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), construída pelo DNIT ao custo de R$ 37 milhões.

“É a maior obra pública do município de Envira. Um novo porto moderno e adaptado para o transporte de pessoas e mercadorias. É assim que nós queremos ajudar o povo de Envira e fazer com que Envira realize seus sonhos”, disse Eduardo Braga.


Já na cidade de Eirunepé, o projeto de modernização do porto foi apresentado à população local. Além do novo IP4, a cidade também anseia pela retomada do transporte aéreo com melhorias no aeroporto regional e oferecimento de voos comerciais a preços mais justos.

O ministro Silvio Costa Filho e o senador Eduardo Braga firmaram mais este compromisso com o povo de Eirunepé.

“Nós vamos requalificar a pista do aeroporto e lutar para a gente poder voltar os voos regionais. Já que a Azul, que é quem operava voos aqui, está num momento de muita dificuldade”, disse Silvio Costa Filho.

“Eirunepé não pode ficar isolada. Hoje Eirunepé não tem porto para atender as pequenas e médias embarcações, ser ponto turístico na cidade, gerar emprego e renda, fazer a vida melhorar. Nós vamos ter aeroporto porque o governo federal vai fazer, e nós vamos ter passagem com preço justo porque o governo federal vai garantir”, finalizou Eduardo Braga.

Ipaam orienta que serrarias devem ter licenciamento ambiental para funcionar

Documentos, análise técnica e vistoria são etapas obrigatórias no processo de autorização

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), está orientando empreendedores que pretendem atuar em áreas de serraria no estado. A ação tem o objetivo de esclarecer procedimentos, requisitos legais e técnicos do licenciamento ambiental, garantindo que a exploração ocorra de forma regular e sustentável.

Para obter a licença, é necessário apresentar documentos como título ou posse regular do imóvel, georreferenciamento da área, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e estudos ambientais, de acordo com o porte da atividade. Após a análise técnica, o processo inclui vistoria para confirmar a localização e verificar se as informações declaradas correspondem à realidade.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, reforçou que a orientação busca aproximar o órgão dos empreendedores e dar mais transparência ao processo.

“Nosso papel é esclarecer os requisitos e garantir que todos tenham acesso às informações necessárias. Assim, o empreendedor pode planejar melhor sua atividade, evitar atrasos e atuar dentro da legalidade, enquanto o estado assegura o uso sustentável dos recursos florestais”, destacou.

O engenheiro florestal Gustavo Maia, da Gerência de Controle Florestal (GECF), destacou que o licenciamento é fundamental para conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

“Por meio do licenciamento, o empreendedor garante conformidade com a legislação, evita multas e sanções, além de fortalecer a imagem da empresa junto à comunidade. Por isso, orientamos a população a adquirir madeira apenas de empreendimentos devidamente licenciados, para não aderirem à madeira ilegal”, ressaltou.

Quando uma serraria funciona de forma irregular, sem o devido licenciamento, está sujeita a autuações, interdição das atividades e multas que podem variar de R$ 50 a R$ 50 milhões, conforme prevê o Decreto Federal nº 6.514/2008. Além das penalidades administrativas, os responsáveis podem responder por crimes ambientais, com a apreensão dos produtos e equipamentos utilizados.

Transparência

As licenças concedidas, responsáveis técnicos, vigência e demais dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Ipaam. Para consultar, basta acessar o site www.ipaam.am.gov.br, clicar na seção “Transparência” e, em seguida, na aba “Técnica”.

No espaço, é possível encontrar informações sobre Licenças de Operação (LO), Ambientais Únicas (LAU), Instalação (LI) e autorizações. Os documentos ficam disponíveis em PDF e em planilhas com dados do responsável técnico do projeto e do técnico do Ipaam que concedeu a licença.

Atendimento e denúncias

Em caso de denúncia, a Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) atende pelo WhatsApp (92) 98557-9454. E a GECF oferece os canais (92) 2123-6708, (92) 98448-0384 e o e-mail floresta@ipaam.am.gov.br.

O atendimento presencial é na sede do Ipaam, localizada na rua Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.280, bairro Flores, em Manaus, das 8h às 14h.


FOTOS:Arquivo/Ipaam



Prefeitura de Manaus reforça frentes de trabalho em igarapés urbanos para minimizar impacto das fortes chuvas

Após quatro dias com fortes chuvas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ampliou as frentes de trabalho nos igarapés urbanos da capital. As equipes estão atuando em diferentes zonas da cidade, especialmente em áreas de grande concentração de moradias, onde o aumento do nível da água exige atenção redobrada.

Segundo o secretário da Semulsp, Sabá Reis, o trabalho ganha ainda mais relevância neste período. “Estamos intensificando as frentes de trabalho, porque as chuvas aumentam o volume de resíduos que chegam aos igarapés. É uma ação preventiva que protege o meio ambiente e a população de Manaus”, destacou.

Nesta terça-feira, 30/9, o trabalho se concentrou nos igarapés da rua Carpina, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste; da rua Ovídio Gomes, no bairro Alvorada, zona Centro-oeste; e na avenida Tenente Roxana Bonessi, no igarapé do Passarinho. O objetivo é garantir o escoamento adequado e reduzir o risco de alagamentos que atingem diretamente as famílias que vivem no entorno.

Dezenas de garis participam da operação, que envolve retirada de lixo, capinação das margens e remoção de entulho acumulado. Entre os resíduos mais comuns estão plásticos, sacolas, garrafas PET, embalagens diversas e até móveis descartados irregularmente.

 

Com as chuvas, a situação se agrava: a água carrega para os igarapés o lixo acumulado nas chamadas lixeiras viciadas, pontos de descarte irregular espalhados pela cidade. Esse material acaba represado nos cursos d’água, aumentando os riscos de alagamentos e trazendo prejuízos ambientais e de saúde pública.

Ecobarreiras

Além da limpeza direta dos igarapés, a Semulsp vem reforçando a manutenção das 12 ecobarreiras instaladas em pontos estratégicos da cidade. O coordenador das equipes, Mazinho da Carbrás, explica que o trabalho, que em períodos menos chuvosos é feito de forma periódica, passa a ser quase diário com a intensificação das chuvas.

“Com o aumento do volume de água, a frequência da limpeza das ecobarreiras cresce de forma significativa. Nosso esforço é para evitar que os resíduos sigam adiante e causem ainda mais danos ao meio ambiente e à população”, explicou Mazinho.



Desde a segunda-feira, 29/9, já foram limpas ecobarreiras nos igarapés do Coroado (zona Leste), no trecho do Mindu que corta o parque Gigante da Floresta, na avenida Alphaville (entre Novo Aleixo e Tancredo Neves), no igarapé do Passarinho (avenida Tenente Roxana Bonessi, Monte das Oliveiras, zona Norte) e no igarapé da Marques da Silveira, no bairro São Francisco, zona Sul.

Nesta terça-feira, a limpeza alcançou as ecobarreiras do igarapé da avenida do Samba, no Dom Pedro, zona Oeste, e do Passeio do Mindu, na zona Centro-Sul. Apenas nesses dois primeiros dias de reforço, foram retiradas cerca de 10 toneladas de resíduos.

Prevenção e conscientização

Parte do material recolhido, como garrafas PET, alumínios e plásticos, mesmo quando encontrados nos igarapés, segue para cooperativas de catadores credenciadas, fortalecendo a cadeia da reciclagem.

A Semulsp reforça que a colaboração da população é fundamental para evitar o descarte irregular de resíduos e garantir que Manaus continue avançando no cuidado com seus igarapés e na melhoria da qualidade de vida dos manauaras.


Fotos:Ascom / Semulsp

Manaus sedia 1ª edição do Ada Conecta para fortalecer presença feminina na tecnologia


No dia 11 de outubro, Manaus será palco da primeira edição do Ada Conecta, evento gratuito promovido pela comunidade Manas Tech, que busca ampliar a representatividade feminina no ecossistema de inovação e tecnologia da região amazônica. A atividade acontece das 9h30 às 13h30, no campus Djalma Batista da Uninorte, e deve reunir estudantes, profissionais e entusiastas interessados em compartilhar experiências e fomentar novas iniciativas no setor.

Com uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, workshops e exposição de projetos, o Ada Conecta se diferencia por reunir diversas comunidades femininas de tecnologia em um mesmo espaço, algo inédito em Manaus. Essa união fortalece o protagonismo das mulheres e reforça a importância da diversidade em um mercado ainda marcado pela predominância masculina.

Além do conteúdo formativo e inspirador, o evento oferecerá sorteios de brindes, sorteio de bolsa de estudos, coffee break e momentos dedicados ao networking. A proposta é que as participantes tenham não apenas acesso a conhecimento e inspiração, mas também oportunidades reais de conexão, troca de experiências e novas parcerias.

A organização do evento ressalta que o Ada Conecta não se resume a um encontro pontual, mas reflete o esforço coletivo de diferentes comunidades de tecnologia em Manaus para criar um ambiente de pertencimento. O objetivo é valorizar o protagonismo feminino, reconhecer a contribuição das mulheres que já estão transformando o setor e incentivar outras a ocuparem esse espaço.

O nome do evento faz referência à matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852), considerada a primeira pessoa programadora da história. A escolha resgata esse legado e o coloca como inspiração para novas gerações de mulheres interessadas em ciência, inovação e tecnologia.

A participação é gratuita, mas os ingressos são limitados. As inscrições podem ser realizadas diretamente com a comunidade organizadora pelo link https://www.sympla.com.br/evento/ada-conecta/3104384

PC-AM divulga imagem de homem procurado por homicídio praticado no bairro Educandos

As denúncias podem ser realizadas pelo número (92) 98118-9535, da DEHS; 197 e (92) 3667-7575 da Polícia Civil ou pelo 181, da SSP-AM
 
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), divulga a imagem de Charles Nunes Cabral, de 36 anos, procurado pelo homicídio de Pedro Levy Sevalho da Silva, que tinha 21 anos, praticado no dia 22 de julho de 2024, no terminal pesqueiro na avenida Rio Negro, bairro Educandos, zona sul.
 
De acordo com o delegado Antônio Claudio, na ocasião do crime, a vítima estava trabalhando com a venda de peixes e, no momento em que atendia um cliente, percebeu que Charles Nunes furtou alguns peixes. Então a vítima se dirigiu até o homem para questioná-lo e eles iniciaram uma discussão.
 
“O autor sacou um revólver e efetuou um disparo no peito da vítima, a qual foi socorrida por populares que estavam presentes no local e encaminhada a uma unidade hospitalar, porém não resistiu aos ferimentos e foi a óbito”, relatou o delegado.
 
Disque-denúncia
 
A PC-AM solicita que qualquer informação sobre o paradeiro de Charles Nunes Cabral seja repassada pelos números (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS; 197 e (92) 3667-7575 da Polícia Civil; ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em absoluto sigilo.
 
FOTOS: Divulgação/PC-AM.
 

Desfile dá visibilidade a moda feita nas comunidades ribeirinhas

Jovens de comunidades da Amazônia se tornam protagonistas em um desfile que transforma vidas

O maior desfile de moda autoral da Amazônia chega à sua 4ª edição com um forte apelo social. No dia 5 de outubro, às 18h, o Manaus Plaza Shopping recebe o “Origens Moda Amazônica” , iniciativa do Instituto Amazonic Trend. O evento transforma as passarelas em uma plataforma de inclusão e valorização de jovens talentos de comunidades vulneráveis.

Cerca de 200 modelos locais participam da programação que contará com exposições artísticas, bazar de moda circular, feira de artesanato e apresentações de dança e música, celebrando a ancestralidade e a força da moda como uma expressão cultural e social. A entrada é gratuita.

Mais do que apresentar as coleções de mais de 20 marcas locais, o evento é um movimento de impacto social. A iniciativa visa mudar realidades ao longo do ano, oferecendo formação e capacitação a jovens de bairros periféricos, comunidades indígenas e ribeirinhas.


“Missão Moda pela Amazônia”

A relevância social do evento foi reforçada recentemente com a ação “Missão Moda pela Amazônia”, que levou oficinas de corte e costura e cursos de capacitação à comunidade ribeirinha de São Pedro de Iracema. A iniciativa revelou novos talentos, que terão a oportunidade de desfilar na capital, mostrando ao mundo o potencial criativo da juventude amazônica.

“O Origens é muito mais que um desfile. É uma ferramenta social que transforma realidades ao longo do ano. Não se trata apenas de uma ação anual, mas de um movimento contínuo de assistência, formação e valorização,” destaca Lucas Melquids, diretor criativo do evento.


Instituto Kodigos de Tecnologia abre 8 vagas de emprego em Manaus

Oportunidades são para 5 Desenvolvedores Fullstack e 3 Desenvolvedores Pleno, em modelo híbrido de trabalho

Manaus, setembro de 2025 – O Instituto Kodigos de Tecnologia (IKT), referência em inovação digital e pesquisa aplicada na Amazônia, anuncia a abertura de oito vagas de emprego para profissionais de tecnologia: cinco para Desenvolvedor Fullstack e três para Desenvolvedor Pleno.

As oportunidades são voltadas a profissionais com formação concluída ou em andamento em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação ou áreas afins, além de experiência mínima de dois anos em desenvolvimento.

Perfil e atividades

Entre as principais atribuições estão o desenvolvimento de interfaces a partir de mockups, criação de APIs RESTful, integração entre front-end e back-end, suporte a sistemas em produção, elaboração de documentações técnicas e colaboração em revisões de código e testes unitários.

O IKT busca profissionais com perfil colaborativo, organização, comunicação eficaz, proatividade e pensamento crítico.

Requisitos técnicos desejáveis

Desenvolvimento de APIs com .NET Core C#

Front-end em JavaScript

Experiência em resolução de problemas em produção

Code First e criação de migrations

GIT intermediário (merge, pull, push, clone)

SQL intermediário (select, procedures, views, joins)

Modelo de trabalho e benefícios

As vagas são para atuação em modelo híbrido, com base em Manaus (AM). A contratação será realizada sob o regime CLT, incluindo benefícios como plano de saúde e vale-alimentação.

Interessados devem enviar currículo e portfólio (quando disponível) para o e-mail: contato@kodigos.com.br.

Sobre o IKT – Instituto Kódigos de Tecnologia

O Instituto Kodigos de Tecnologia (IKT) é uma instituição de inovação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de soluções digitais, formação de talentos e promoção da transformação tecnológica na Amazônia. Atuando em parceria com empresas, academia e sociedade, o IKT contribui para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia regional, consolidando-se como referência na região Norte.

Suframa participa de missão internacional a Shenzhen, na China

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participará, no período de 24 de outubro a 2 de novembro, de missão internacional à cidade de Shenzhen, na China, a convite da Fundação para o Intercâmbio Internacional e Cooperação de Shenzhen (SFIEC). O município, localizado na província de Guangdong, é considerado o “Vale do Silício” chinês, reunindo algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, com destaque para setores de semicondutores, eletroeletrônicos, telecomunicações, energias renováveis e internet das coisas (IoT).

A delegação da Suframa será composta pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, pela engenheira de Operações, Camilla Carneiro, e pela procuradora-chefe, Diana Azin. A programação prevê reuniões com autoridades locais e visitas a empresas estratégicas dos segmentos de tecnologia, informática, compressores de ar-condicionado e eletrônicos em geral.

O coordenador-geral Arthur Lisboa destacou o interesse da Suframa em atrair investimentos para segmentos estratégicos. “O Polo Industrial de Manaus (PIM) é altamente competitivo na área de eletroeletrônicos e vemos grande potencial em aproximar empresas de Shenzhen. Há, por exemplo, uma oportunidade concreta de visitar empresas de compressores de ar-condicionado, atendendo a uma demanda do próprio Polo pela diversificação produtiva e busca por novos fornecedores”, afirmou.

O superintendente Bosco Saraiva ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus. “A China é um parceiro estratégico do PIM, que já abriga diversas empresas com origem naquele país. Essa missão é uma oportunidade de ampliar a cooperação internacional e de mostrar às companhias chinesas as vantagens de investir na Zona Franca de Manaus”, declarou.


Fotos: Divulgação/Charlie Fong

Pedala Livre promove Pedala Setembro Amarelo em Manaus nesta terça-feira (30)

Evento com mais de 200 ciclistas leva mensagem de valorização da vida e prevenção ao suicídio pelas ruas da capital

Manaus receberá nesta terça-feira (30/09) o evento “Pedala Setembro Amarelo”, organizado pelo projeto social Pedala Livre, que reúne ciclistas em prol da conscientização sobre a importância da vida e da prevenção ao suicídio. A pedalada terá como tema “Decida Viver” e encerra as ações do mês de setembro voltadas à campanha nacional.

A concentração será às 19h, na Rua Rafael Assayag, nº 82, bairro Alvorada 1 (próximo à Feira Coberta), com saída às 20h. O trajeto inclui a Avenida do Samba, Avenida Constantino Nery, Parque dos Bilhares, Dom Pedro, Bola das Letras, Prosamim do Alvorada e retorno à base do Pedala Livre.  

Durante o percurso, os ciclistas farão uma parada para um ato simbólico entre a Avenida Constantino Nery e a Avenida Pedro Teixeira, em frente ao Centro de Convenções Vasco Vasques, reforçando a mensagem da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com os organizadores, o evento deve reunir mais de 200 ciclistas, além de participantes de outros grupos ciclísticos e pessoas com bicicleta própria. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (92) 9183-6847.

Na véspera do evento, nesta segunda-feira (29/09), foi lançado um vídeo da campanha destacando a mensagem: “Falar é preciso, ouvir é essencial e viver vale a pena”. O conteúdo pode ser conferido no Instagram oficial do projeto: https://www.instagram.com/reel/DPMbFHTjmU4/.

O Pedala Livre é um projeto social idealizado por Fernando Barroso, o Fernando do Pedala, que promove passeios ciclísticos semanais em Manaus. A iniciativa oferece bicicletas gratuitamente nas terças e sextas-feiras, incentivando o uso do ciclismo como lazer, prática esportiva e transporte sustentável. Às quartas-feiras, ocorre a versão Pedala Livre Premium, com aluguel de bicicletas a preços acessíveis para rotas de nível mediano, voltadas a iniciantes.

O objetivo do projeto é promover saúde, bem-estar e integração social por meio do pedal, mostrando que a bicicleta pode ser ferramenta de transformação pessoal e coletiva.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Agência Brasil
Brasília
As seis dezenas do concurso 2.921 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
>>Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp  
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Fonte: Agência Brasil 

Prefeito David Almeida assina decreto que amplia autorizações de táxis em Manaus e beneficia mais de 6 mil motoristas auxiliares



O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na tarde desta segunda-feira, 29/9, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), o decreto que regulamenta a Lei nº 3.378, de setembro de 2024, responsável por modernizar e ampliar o serviço de táxi e táxi-frete na capital amazonense. A medida integra o eixo de Mobilidade Urbana da gestão municipal e representa um marco histórico para a categoria.

Durante a reunião, que contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, do diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores, do presidente do Sindicato dos Taxistas de Manaus, Márcio Fleury e do vereador Rodinei Ramos, o prefeito anunciou a ampliação de 4 mil para 10 mil autorizações do serviço de táxi, o que vai permitir que mais de 6 mil motoristas auxiliares passem a ter sua própria autorização para atuar.

“Uma boa novidade para você, taxista e táxi-frete. É a nova regulamentação do serviço de táxis e táxi-fretes na cidade de Manaus, que eu estou assinando neste momento. Nós vamos aumentar de 4 para 10 mil autorizações a categoria de táxis na cidade, e com isso, nós vamos beneficiar quase 6 mil taxistas auxiliares, vamos dar oportunidade para que você também possa ter a sua autorização para trabalhar. Essa é a boa notícia do dia”, afirmou o prefeito David Almeida.

O secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou o alcance social da medida. “É uma conquista histórica, sobretudo para aquelas pessoas que viviam um pouco marginalizadas no processo, que são os auxiliares. A gente está permitindo que mais ou menos 6 mil pessoas possam estar hoje amparadas pelo decreto do prefeito”.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, reforçou a simplicidade do novo sistema. “Vamos sair de 4 mil para 10 mil, ou seja, 6 mil. Isso vai trazer para dentro os motoristas auxiliares que hoje não têm autorização. Não é concessão, é autorização. O sistema é extremamente simplificado para conceder essa autorização, sem burocracia. Vamos fazer o recadastramento de todos”, informou.

Já o presidente do Sindicato dos Taxistas de Manaus, Márcio Fleury, celebrou a assinatura do decreto como um marco aguardado há décadas pela categoria.

“Hoje estou muito feliz. Temos duas grandes conquistas de décadas, que eram sonhos principalmente dos auxiliares, que há mais de 20 anos vêm brigando por esse direito. Agora, todos poderão ter sua placa de táxi, deixar de ser auxiliar e se tornar autorizatário, com garantias e benefícios da prefeitura e do governo federal. Além disso, abrimos um novo mercado de trabalho para os profissionais do táxi-frete. É um marco histórico para nossa categoria, só temos a agradecer ao prefeito David Almeida pela visão futurística e à equipe que conduziu esse processo”.

O vereador Rodinei Ramos, que intermediou a negociação com os taxistas, também ressaltou a importância da conquista para a categoria.

“Esse é um momento histórico para os taxistas de Manaus, especialmente para os auxiliares que esperaram por décadas esse reconhecimento. A assinatura desse decreto pelo prefeito David Almeida mostra sensibilidade e compromisso com a categoria. Como vereador, tive a honra de contribuir nesse processo ao lado do sindicato e da prefeitura, e fico muito feliz em ver que milhares de pais de família terão agora dignidade e oportunidade garantida”, completou o vereador. 

O decreto nº 6.242/2025 regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel, denominado táxi, no município de Manaus, estabelecendo critérios para autorizações, recadastramento, padronização de veículos, procedimentos de transferência e penalidades. Ele também traz inovações ao contemplar a modalidade táxi-frete, ampliando oportunidades para trabalhadores que atuam no transporte de cargas leves.


Fotos :Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito