Pular para o conteúdo principal

Prato Cheio: refeições equilibradas promovem alimentação saudável à população

Refeições contém quantidades necessárias para o bom funcionamento do organismo e respeitam as particularidades dos usuários

Uma alimentação balanceada é essencial para que o corpo tenha os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. No programa Prato Cheio, do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), todas as refeições são elaboradas por nutricionistas e os pratos montados com sabor, variedade, qualidade e equilíbrio.

Considerado uma das refeições mais importantes do dia, o almoço fornece a energia necessária para a realização das atividades diárias. O nutricionista Rômulo Rodrigues, da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan/Seas), que atua no programa, explica que o prato ideal é aquele que supre as necessidades nutricionais e energéticas de uma pessoa.

“O almoço é um dos pilares da nossa alimentação diária. O prato ideal é o típico prato brasileiro, composto por arroz, feijão, proteína e salada”, disse. O profissional explica que a refeição deve ser composta por carboidratos, proteínas, gorduras e legumes em quantidades ideais, de forma equilibrada. Ele ensina, ainda, que uma boa forma de montar esse prato é seguindo uma divisão proporcional. 

“Divide-se o prato em quatro partes, uma para cada componente. Esses nutrientes são melhor absorvidos durante o dia, por isso a importância de uma refeição com boas quantidades de vegetais, proteína e carboidrato”, disse o nutricionista.

Nos restaurantes populares do programa Prato Cheio, a equipe nutricional pensou nas particularidades dos usuários. Além da quantidade, sal e condimentos também são utilizados de forma equilibrada, respeitando aqueles que têm, por exemplo, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, em que a alimentação é essencial para o controle.

“O Prato Cheio tem um modelo ideal para atender a população. Todas as porções são servidas na quantidade ideal. Como sabemos, pessoas com diabetes precisam de uma quantidade reduzida de arroz, por exemplo, de preferência acompanhada de uma salada. Então as porções são servidas respeitando essas particularidades, mas suprindo as necessidades dessas pessoas”, explicou. 

Além disso, os costumes regionais são levados em consideração ao pensarem no cardápio. “O Prato Cheio pensou em refeições que respeitam o cotidiano e a cultura do nosso estado. Então servimos peixe, por exemplo, que é muito comum na nossa culinária. É comida básica, do dia a dia, que já está no prato do amazonense. Ter esse olhar faz a diferença. A alimentação é um direito e comer bem, de forma saudável, não precisa ser chato e mais do mesmo”, acrescentou.

O nutricionista destacou a importância do programa Prato Cheio na vida de quem o utiliza, indo além de oferecer comida no prato, mas trabalhando, também, a educação e informação nutricional, por meio de palestras e oficinas, nas cozinhas e restaurantes da capital e interior. 

“É fundamental saber escolher o que está consumindo. O porquê do feijão, do arroz e da proteína. Hoje, a gente vive a correria do dia a dia, mas é muito importante entendermos o que estamos consumindo para manter uma rotina balanceada e evitar prejuízos à saúde a longo prazo”, pontuou.

Restaurantes e cozinhas

O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 8h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

 

Fotos: Jimmy Christian/Seas e Arthur Castro/Secom

Comentários

TCE-AM realizará primeira sessão plenária de 2025 nesta terça-feira, 4 de fevereiro

  O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook. Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos , sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia. Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Pre...

A força de uma mulher no comando: Yara Amazônia Lins consolida liderança histórica no TCE-AM

Primeira presidente reeleita da Corte, Yara reafirma o protagonismo feminino na fiscalização dos recursos públicos e marca 50 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Amazonas. Manaus(AM) - A posse da conselheira Yara Amazônia Lins para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou um momento histórico para a instituição e reforçou o peso da presença feminina no controle dos recursos públicos. Em cerimônia prestigiada por autoridades dos três poderes, Yara foi reconduzida com a confiança do colegiado, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito. Sua liderança, reconhecida como firme, sensível e tecnicamente qualificada, simboliza o avanço da representatividade feminina em um dos órgãos mais importantes na fiscalização dos atos públicos do Estado. Em seu discurso, a presidente destacou a missão de preservar um Tribunal íntegro, moderno e comprometido com a população do Amazonas. A solenidade também oficializou o novo corpo diretivo para o biêni...

UGPE reforça medidas de prevenção de acidentes no Prosai Parintins

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e eficiente, com adoção de medidas para minimizar riscos e promover a conscientização   A prevenção de acidentes e a garantia da segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos nas obras quanto da população, são prioridades no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).   Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente, diversas medidas têm sido tomadas para minimizar riscos e promover a conscientização. De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prevenção é fundamental para evitar acidentes e garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado e com qualidade.   Entre as medidas de segurança adotadas ele destaca o treinamento e a conscientização de todos os colaboradores, a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a sinaliza...