Pular para o conteúdo principal

Inscrições para 2ª edição do projeto ‘Aldeia Cultural’ encerram neste domingo, 26/1

Contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), a 2ª edição do projeto "Aldeia Cultural" acontece nos dias 1º e 2/2, na Aldeia Indígena Inhaã-bé, localizada no Tarumã-Açu, região metropolitana de Manaus. Para participarem, os interessados precisam ser maiores de idade, a partir de 18 anos, e deverão preencher corretamente o formulário, pelo link bit.ly/40wDFOH. As inscrições encerram às 23h59 do domingo, 26/1. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas.

Idealizado pela artista indígena Thaís Kokama, o projeto visa promover conhecimento e aprendizado sobre os povos indígenas. Os inscritos terão dois dias de imersão cultural na aldeia, onde, dentre as atividades ofertadas, estão: oficinas de pintura corporal, apresentações culturais incluindo música, moda, dança, entre outras.

O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, ressalta que os editais de cultura do município são uma forma de exaltar a cultura e artistas locais. 

“Os projetos que vêm sendo executados pelos editais, como a Pnab - Manaus, mostram o comprometimento da atual gestão em valorizar a identidade cultural do nosso povo. Dessa maneira, nossos artistas podem desenvolver seus trabalhos e alcançar mais pessoas com as suas artes”, destacou o presidente.

Segundo Thaís Kokama, as expectativas para essa edição do projeto "Aldeia Cultural" são as melhores. 

"A primeira edição do Aldeia Cultural foi incrível e queremos continuar levando essa experiência para todos, de modo que as pessoas possam ter mais conhecimento sobre os povos originários e entendam a importância de zelar e aprender sobre a nossa cultura. Mais do que um projeto, essa é uma forma de mostrar  nossas raízes e o quanto elas significam para nós", ressalta a artista.

Projeto

Os participantes selecionados terão acesso a uma experiência de imersão única e completa, de forma gratuita, incluindo translado, alimentação, participação em todas as atividades, banho de rio e demais experiências. O resultado dos selecionados será divulgado na próxima quarta-feira, 29/1, por meio do Instagram da aldeia Inhaã-bé, no link instagram.com/aldeiainhaabe. 

No dia 1º/2, o translado sairá da Praça da Saudade, localizada na rua Simão Bolívar, Centro, às 7h, e seguirá até o porto da Prainha, no Tarumã-Açu, onde fará a travessia às 8h, com o retorno às 10h do dia 2/2. Os que não puderem dormir na aldeia poderão retornar ao porto às 18h ainda no dia 1º.

O projeto “Aldeia Cultural” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 - Cultura Étnica, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.


Fotos - Hugo Coelho e Lorena Furtado / Divulgação

Comentários

TCE-AM realizará primeira sessão plenária de 2025 nesta terça-feira, 4 de fevereiro

  O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook. Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos , sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia. Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Pre...

A força de uma mulher no comando: Yara Amazônia Lins consolida liderança histórica no TCE-AM

Primeira presidente reeleita da Corte, Yara reafirma o protagonismo feminino na fiscalização dos recursos públicos e marca 50 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Amazonas. Manaus(AM) - A posse da conselheira Yara Amazônia Lins para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou um momento histórico para a instituição e reforçou o peso da presença feminina no controle dos recursos públicos. Em cerimônia prestigiada por autoridades dos três poderes, Yara foi reconduzida com a confiança do colegiado, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito. Sua liderança, reconhecida como firme, sensível e tecnicamente qualificada, simboliza o avanço da representatividade feminina em um dos órgãos mais importantes na fiscalização dos atos públicos do Estado. Em seu discurso, a presidente destacou a missão de preservar um Tribunal íntegro, moderno e comprometido com a população do Amazonas. A solenidade também oficializou o novo corpo diretivo para o biêni...

UGPE reforça medidas de prevenção de acidentes no Prosai Parintins

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e eficiente, com adoção de medidas para minimizar riscos e promover a conscientização   A prevenção de acidentes e a garantia da segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos nas obras quanto da população, são prioridades no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).   Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente, diversas medidas têm sido tomadas para minimizar riscos e promover a conscientização. De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prevenção é fundamental para evitar acidentes e garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado e com qualidade.   Entre as medidas de segurança adotadas ele destaca o treinamento e a conscientização de todos os colaboradores, a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a sinaliza...