Postagens

Mostrando postagens de abril, 2024

Resultado da articulação de Saullo Vianna, DNIT entrega Porto de Boa Vista do Ramos para operação após reparos em sua estrutura

Assim que soube da interdição da unidade portuária, em função do rompimento de um cabo, parlamentar do AM conseguiu, após audiência com direção do órgão, que obras de recuperação iniciassem imediatamente

Após ação do deputado federal Saullo Vianna (União-AM) junto ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, foram entregues à operação as instalações do Porto de Boa Vista do Ramos. A unidade portuária estava com interrupção temporária das atividades em razão do rompimento de um cabo de aço que segurava o flutuante principal, devido ao desgaste natural, segundo técnicos do DNIT. 

Logo que houve o incidente no porto, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) pediu imediatamente uma audiência com o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Carlos Barros, no final de fevereiro, para pedir agilidade nos reparos. 

“Na ocasião, destacamos que era preciso, primeiro, priorizar a segurança dos moradores e dos trabalhadores da região para só então iniciar os reparos necessários. Isso devido ao risco de deslizamentos de terra, um fenômeno comum nas margens dos rios amazônicos”, afirmou Vianna. 

Segundo Saullo Vianna, que ficou em contato diário com o DNIT e a Defesa Civil para avaliar os riscos e implementar medidas de intervenção, o porto é uma importante plataforma de escoamento da produção local. Com uma população aproximada de 20 mil habitantes, Boa Vista do Ramos é reconhecido como o maior produtor de mel de abelhas sem ferrão do Brasil. 

A restauração da linha de fundeio e a regularização do sistema naval desempenham um papel crucial na retomada das operações, assegurando a continuidade das atividades comerciais e de transporte na região. 

Intervenção imediata- A interdição parcial do porto resultou no comprometimento da linha de fundeio do flutuante principal, afetando diretamente a segurança das operações de embarque e desembarque de cargas e passageiros. Tal situação exigiu uma intervenção imediata para o restabelecimento completo das condições adequadas de funcionamento do porto.  Técnicos do DNIT também informaram que a área de retroporto, devido ao desmoronamento da parede de contenção, continua com algumas restrições do estacionamento por questão de segurança, não afetando, no entanto, a sua operação.

Samu 192 Manaus já foi alvo de mais de 5,2 mil trotes neste ano

A Prefeitura de Manaus alerta a população para o prejuízo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), ocasionado pelas chamadas falsas, ou trotes. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável por gerenciar o serviço, a Central de Regulação do Samu contabiliza mais de 5.290 trotes recebidos nos primeiros meses deste ano, numa média de mais de 44 por dia.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatiza que as ligações falsas para o Samu 192 podem acarretar prejuízos sérios à população que utiliza o serviço, na medida em que podem sobrecarregar as linhas de atendimento a usuários, bem como levar ao despacho de equipes e unidades de suporte à vida para atender ocorrências inexistentes.

“Enquanto isso, pessoas que realmente necessitam do Samu 192 têm de esperar mais, correndo risco de morte. Não são apenas brincadeiras de mau gosto, são crimes que prejudicam o atendimento a usuários que de fato podem estar precisando de socorro”, reprova a secretária.

Shádia salienta que, no ano passado, a Central de Regulação do Samu Manaus recebeu um total de 28.217 trotes, numa média de quase 78 ligações falsas a cada dia, sobrecarregando e ocupando as linhas de atendimento. “É um número absurdo. As pessoas que passam trotes precisam se dar conta da gravidade desse crime, que pode custar a vida de um filho, um pai, uma mãe ou o amor de alguém”, pondera.

A secretária realça que passar trotes para os serviços de emergência é um crime previsto no artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com penas que vão de um a três anos de detenção, e multa. Em situações de calamidade pública, as penas são dobradas. “Todas as chamadas para o Samu são gravadas e os números de origem registrados, portanto essas pessoas podem até vir a ser responsabilizadas”.

Em atuação há 18 anos em Manaus, o Samu 192 tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. A cada mês, o serviço realiza quase 5 mil atendimentos de urgência e emergência, que podem ser solicitados pelos usuários por meio da Central de Regulação das Urgências (CRU), pelo número 192.

 

Fotos:Divulgação / Semsa


TRE-AM desaprova contas partidárias do União Brasil


As contas partidárias referentes ao exercício de 2019 do diretório estadual do Partido Democratas (DEM), atualmente União Brasil (UB), foram desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), conforme decisão publicada na edição desta terça-feira (30), do Diário Oficial Eletrônico do órgão estadual.

O parecer do relator do caso, o juiz Marcelo Pires Soares, destacou que o órgão técnico identificou diversos débitos lançados na conta FP-Mulher desacompanhados dos respectivos comprovantes para prestação de contas dessas despesas, que corresponde a 21,99% do total de recursos movimentados.
“Embora regularmente intimado, o partido não sanou a falha, que corresponde a 21,99% do total de recursos movimentados Como já sedimentado por esta Corte, somente se admite a aprovação das contas com ressalvas com fundamento nos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade quando presentes, cumulativamente, os seguintes requisitos: (1) ausência de irregularidades graves; (2) não seja comprometida a confiabilidade das contas; (3) irrelevância do percentual, assim consideradas as irregularidades que não contaminem percentual superior a 10% dos recursos movimentados, e; (4) ausência de má-fé”, diz o documento.




O TRE-AM aplicou uma multa de até 20% sobre os recursos movimentados apontados como irregulares, o que inviabilizou a aprovação das contas com ressalvas, a incidir sob a forma de desconto nos futuros repasses de quotas do Fundo Partidário pelo prazo de até 12 meses. Na decisão, não foi publicada a quantia que o partido deve devolver ao Tesouro Nacional.
“No caso em comento, as despesas sem comprovação contaminaram percentual superior a 20% dos recursos movimentados, circunstância que, por si só, inviabiliza a aprovação das contas com ressalvas”, ressalta.
A equipe de jornalismo do portal Amazônia Press entrou em contato com a assessoria do partido mas, até o presente momento, não obtivemos respostas.

Fonte: Amazonia Press
Foto: Divulgação 

Operação conjunta ‘Cavalo de Aço’ fiscaliza mais de 400 motocicletas na zona Leste

Mais de 400 motocicletas foram abordadas em uma operação conjunta, realizada nesta terça-feira, 30/4, na avenida Cosme Ferreira, zona Leste, pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar.

A operação “Cavalo de Aço” visa coibir irregularidades de trânsito, assim como apreender veículos irregulares em circulação na capital. Foram realizadas 453 abordagens, 83 autuações e 12 remoções ao parqueamento do IMMU.

Entre as irregularidades verificadas, estão condução de motos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) obrigatória, uso de calçados inapropriados, motocicletas com licenciamento atrasado, além de transporte de mais de duas pessoas nas motocicletas.


O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, ressaltou a importância da ação voltada para motocicletas. “Quando a gente junta as forças de segurança do trânsito, inibe o uso incorreto das vias. Importante é demonstrar para a população que estamos presentes para dar segurança às pessoas. Os condutores que passam por esse tipo de operação, devem ter consciência que essa operação visa retirar das ruas os condutores irregulares, que não estão habilitados, para aumentar a segurança a todos”, destacou.

Martins reforçou que a ação desta terça-feira foi voltada às motocicletas, uma vez que são os veículos que mais se envolvem em acidentes e, por isso, o IMMU está focado em melhorar as condições de segurança a esse tipo de veículo.

A ação faz parte de um esforço contínuo da gestão do prefeito David Almeida, para melhorar a mobilidade urbana e garantir que as normas de trânsito sejam respeitadas, contribuindo para uma cidade mais segura e organizada.


Fotos: Valdo Leão/Semcom e Giancarlo Silva/Semcom

 

Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo e empreendedorismo em Manaus

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, sob gestão da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), comemora, nesta quarta-feira, 1º de maio, o aniversário de um ano de inauguração. O espaço já realizou mais de 200 shows de artistas regionais, nacionais e internacionais, entre outros eventos sociais de vários setores da cidade, fomentando a cultura, turismo e empreendedorismo da capital amazonense. 

Durante um ano, o palco Murilo Rayol recebeu 192 shows regionais, 14 artistas de renome nacional e quatro artistas internacionais, sendo Nick French, Double You, Adrian Bachata e Elkim Robson. 

Além das apresentações musicais, o espaço já sediou mais de 80 eventos sociais, abrangendo uma ampla variedade de categorias, como gospel, militar, infantil, feminino, boi-bumbá, zumba, esportivo, Carnaval, ioga, além de eventos de datas comemorativas, lutas e competições.

“Para nós, é uma honra muito grande poder comemorar um ano da Casa de Praia Zezinho Corrêa, um local que esteve abandonado por 20 anos e que foi revitalizado somente na gestão do prefeito David Almeida. A importância dessa casa está nos números positivos, pois tivemos mais de 200 atrações, com artistas que se apresentaram no palco Murilo Rayol e tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos”’ destacou o secretário da Semtepi, Wagno Oliveira.

Localizada no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, a Casa de Praia foi o primeiro equipamento público construído de frente para o rio Negro. Com atrações confirmadas em todos os finais de semana, o espaço proporcionou visibilidade para artistas de Manaus e do interior do Amazonas. 

“Como artista, posso falar da importância desse espaço para a nossa categoria, que sempre foi muito beneficiada nessa gestão. A casa oferece um ambiente para que os artistas possam exibir suas produções e talentos, resultando em benefícios para toda a comunidade. Quero parabenizar a Prefeitura de Manaus por esse grande presente, que é a Casa de Praia Zezinho Corrêa”, frisou o cantor e compositor amazonense Cileno, que já se apresentou mais de duas vezes no espaço.

Erguida durante a principal revitalização do complexo turístico Ponta Negra, a antiga casa de festas era bem frequentada pelos amantes de celebrações noturnas, do início dos anos 90 até o final dos anos 2000, quando abrigou alguns clubes como “Papagaio Show Clube” e o “El Mosquiton”. Vinte anos depois, o espaço foi revitalizado pela Prefeitura de Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, retomando o funcionamento, com foco no turismo, cultura, negócios, artesanato e gastronomia regional. O projeto arquitetônico foi criado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e as obras conduzidas entre 2022 e 2023 pela Semtepi.

Murilo Rayol, dono da construtora que edificou o primeiro prédio da Ponta Negra, chamado de Aruba, deu nome ao palco da Casa de Praia Zezinho Corrêa. Ocupando uma extensão de 1.650 metros quadrados, as construções de todo o espaço seguiram o plano de obras da prefeitura, na consolidação de grandes entregas à população manauara.

“Eu poderia ficar aqui horas curtindo esse lugar. É uma sensação de paz e gratidão que não dá para explicar. Só sei que sou muito grato à Prefeitura de Manaus por ter entregue esse espaço à população. Essa obra transcende o mero conceito de vista, pois ela atende a todos os gostos e fortalece o empreendedorismo na região”, descreveu o visitante Adriel Oliveira, que também esteve presente no dia da inauguração.

O espaço foi considerado um dos melhores points de Manaus e, atualmente, continua mantendo a reputação e o objetivo de fortalecer a cultura, o lazer familiar, o empreendedorismo e o turismo local. Em 2023, a Casa de Praia Zezinho Corrêa foi entregue em 1º de maio, Dia do Trabalhador, com uma extensa programação em homenagem à categoria. 


Fotos: Arquivo/Semcom



Forças de Segurança reforçam policiamento nas rotas de empresas do Distrito Industrial e de transportes coletivos em Manaus com tropas especializadas

 No primeiro trimestre de 2024, a SSP-AM registrou uma redução de 21% no número de roubos a ônibus em relação ao mesmo período de 2023

Com redução de 21% no número de roubos a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, em relação ao mesmo período do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), segue com as ações da Operação Rota Segura, que reforça o policiamento das rotas de empresas do Distrito Industrial e de transportes coletivos. Os trabalhos são coordenados pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Miliar do Amazonas (PMAM).

O Rota Segura consiste na parada das rotas para que os policiais militares orientem os motoristas e os passageiros. Durante os procedimentos de abordagens, os policiais militares conversam com os ocupantes dos ônibus e orientam os motoristas, além de realizarem a revista.

“O foco é justamente na abordagem, prevenção e repressão ao crime de forma qualificada pelo policialmente especializado. A montagem da operação é realizada todos os dias, e é empenhado todo o efetivo que estiver no serviço naquele dia em pontos específicos que foram levantados, de acordo com os dados da estatística, referente às ocorrências que estamos tratando”, afirmou o 1º tenente da PM, Wilkens Diego Feitosa.

Além dessa ação, outras unidades policiais da instituição realizam ações específicas para o enfrentamento aos crimes de roubos a coletivos, como a Operação Catraca, em que são realizadas em pontos estratégicos de diferentes zonas de Manaus, onde há grande fluxo de passageiros.

De acordo com os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, o Governo do Estado registrou uma redução de 21%, no primeiro trimestre de 2024, no número de roubos a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, em relação ao mesmo período de 2023.

Mais reforço

Uma das áreas mais populosas de Manaus é a zona norte. Por essa razão, o Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte demanda grande parte da atuação. De segunda a sexta-feira, da meia-noite às 8h, as viaturas da Serviço Extra Gratificado (SEG) atuam na área da 27ª Cicom, no Novo Aleixo, para fortalecer essas ações. As duas Cicoms que são mais demandadas para a Operação Rota Segura são as 6ª e 27ª Cicoms, devido à maior incidência desse tipo de crime.

Policiamento especializado

O Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), também atua no Rota Segura. O policiamento e as abordagens são realizados nos corredores viários e pontos estratégicos na área do Distrito Industrial, nas manhãs de segunda a sábado.

Integração

A SSP-AM anunciou, no dia 23 de abril, a instalação do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus. O anúncio foi feito pelo secretário da SSP-AM, coronel PM Vinícius Almeida, durante apresentação do índice de redução dos crimes de roubos ao transporte público na capital.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.


 


FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Shopping Grande Circular divulga o horário de funcionamento para o Dia do Trabalhador

O Shopping Grande Circular informa que no feriado do Dia do Trabalhador comemorado na próxima quarta-feira, 01/05, irá funcionar com horário diferenciado. As lojas e quiosques irão operar das 12h às 21h, bem como os espaços de lazer, entretenimento e a praça de alimentação. O cinema acompanha a programação normal de filmes da rede Centerplex.

Show do Prince do Caprichoso

Em alusão ao Dia do Trabalhador, o Prince do Caprichoso se apresenta nesta quarta-feira,01/05, a partir das 19h, na praça de alimentação do shopping. O evento visa celebrar os trabalhadores e valorizar a cultura local. A entrada é gratuita.

Promoção do Dia das Mães

A Campanha “Minha Mãe tá ligada” segue no Shopping Grande Circular sorteando cinco TVs de 55 polegadas. Para participar é preciso realizar R$ 200 em compras e cadastrar as notas fiscais no balcão promocional, situado no piso L2, próximo à loja Studio Z, durante o

horário de funcionamento do shopping.


Não há restrição quanto ao número de participações permitidas para cada CPF. O sorteio será dia 12 de maio de 2024, e poderá ser acompanhado pelas redes sociais

@shoppinggrandecircular.


Foto: Divulgação 

Prefeitura de Manaus amplia cronograma de sinalização viária

Em um esforço contínuo para aprimorar a segurança nas vias e organizar melhor o trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu continuidade na noite desta segunda-feira, 29/4, ao cronograma de sinalização viária, que inclui a implementação de uma série de atualizações significativas nas avenidas principais da cidade.

O plano inclui a aplicação de novas pinturas horizontais, linhas de bordo, faixas de pedestres e a instalação de tachas refletivas em pontos estratégicos para aumentar a visibilidade e a segurança durante a noite e em condições adversas de tempo.

Entre os locais beneficiados está a avenida Rodrigo Otávio, na zona Sul, por onde passam cerca de seis mil veículos na hora pico. Essa avenida receberá uma revitalização completa de sinalização horizontal, incluindo a finalização de áreas zebradas. Similarmente, a avenida Ephigênio Salles, localizada na zona Centro-Sul, por onde transitam mais de sete mil veículos na hora pico, também passará por melhorias com a conclusão da sinalização horizontal e instalação de tachas refletivas que visam melhorar a visibilidade noturna.

As atualizações continuam na avenida Torquato Tapajós, outra área vital da zona Centro-Sul, onde ajustes finos no zebrado estão sendo realizados como parte do complexo viário Santos Dumont. O termoplástico, material escolhido para as marcações, é conhecido por sua durabilidade e capacidade de refletir a luz, características que são cruciais para aumentar a segurança durante períodos chuvosos e à noite.

“Estas melhorias são essenciais para a segurança de todos que circulam nas nossas vias. Estamos trabalhando para garantir que a mobilidade urbana em Manaus seja não só eficiente, mas principalmente segura”, explicou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.

O motorista Antônio Flávio, que frequentemente transita por estas vias, também percebe os benefícios das melhorias. “Uma via bem sinalizada oferece melhor fluidez e proporciona mais segurança. Isso faz uma grande diferença no dia a dia de quem dirige pela cidade”, afirmou.

O IMMU reforça que essas melhorias não apenas contribuem para a redução dos índices de acidentes de trânsito, mas também promovem um fluxo de veículos mais eficiente. A iniciativa é parte de um esforço maior da administração municipal para enfatizar a importância da obediência às normas de trânsito, visando uma circulação mais segura e ordenada pelas vias urbanas de Manaus.



Fotos:Clóvis Miranda / Semcom


UEA divulga vagas remanescentes para especialização em Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 13 de maio

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga vagas remanescentes para especialização em Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos. As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 13 de maio.

Poderão inscrever-se ao processo seletivo profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, Meteorologia, Geologia, Agronomia, Administração, Economia e áreas afins. Somente serão considerados os diplomas, declarações de conclusão e certificados conferidos na forma da legislação vigente, devidamente reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Se oriundo de universidades estrangeiras, somente serão aceitos diplomas de graduação expedidos nos termos dos § 2º e 3º do art. 48 da Lei nº 9.394/96.

Inscrição

A inscrição do candidato deverá ser realizada exclusivamente via e-mail, para cursos.pos.est@uea.edu.br, conforme disposto no item 5 do Edital. Não serão aceitas inscrições presenciais, por via postal, condicionais e/ou extemporâneas, apenas serão aceitas as inscrições recebidas no e-mail citado no item 5.2 do edital e enviadas pelo próprio candidato, no prazo estabelecido para as inscrições, constante do item 5.1 do edital.

Sobre o curso

A especialização em Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos terá a carga horária de 450 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas e terá a duração de 16 meses. As aulas serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 21h20, com oferta média de uma disciplina por mês. O curso será realizado nas dependências da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada na Av. Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.




FOTOS: Arquivo/UEA

Governo do Amazonas participa da 7ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades)

Durante o encontro, foram aprovadas duas minutas de resolução para reativação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS)

O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, participou, nesta segunda-feira (29/04), da 7ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), que aconteceu de maneira virtual. Durante o encontro, foram aprovadas duas minutas de resolução para reativação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Marcellus Campêlo é o representante do Governo do Amazonas no Comitê de Saneamento do ConCidades, que reúne representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, de movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada e da área empresarial, para tratar de temas como saneamento básico e desenvolvimento urbano.

Durante a reunião, foram aprovadas duas minutas de resolução. A primeira, cria o Grupo de Trabalho (GT) para revisão do decreto nº 5.796, de 6 de junho de 2006, que trata do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em parceria com a Secretaria-Executiva do Ministério das Cidades. O prazo para conclusão dos trabalhos é de quatro meses.

A segunda minuta indica as entidades que irão compor o Conselho Gestor do FNHIS, com mandato de dois anos, contados a partir da data de publicação da resolução. Entre os membros estarão quatro representantes de entidades ligadas aos movimentos populares, três da área empresarial, três do segmento de trabalhadores, um representante da área profissional, acadêmica ou de pesquisa e um representante de organização não-governamental.

Na sua fala durante o encontro virtual, Marcellus Campêlo destacou que a reativação do FNHIS é importante para que os estados possam acessar mais recursos na área habitacional. “Precisamos da participação dos estados, porque temos a oportunidade de ter apoio técnico para que os projetos acelerem e consigam sair do papel, a fim de ampliar o acesso à moradia para as pessoas que mais precisam”, disse.

Marcellus Campêlo observou que as novas regras do Minha Casa Minha Vida (MCMV) para a região Norte, anunciadas pelo Governo Federal, irão facilitar o acesso da população de baixa renda ao financiamento de imóveis populares. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, no último dia 15 de abril, em evento realizado em Belém, no Pará.

O secretário afirmou, ainda, que o Amazonas está avançando nos preparativos para a realização da Conferência Estadual das Cidades, a fim de levar os delegados e contribuições para a conferência nacional. “Nós já instituímos a comissão organizadora, que está elaborando o regimento interno do evento”, completou.

Sobre o ConCidades

O Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. É presidido pelo ministro das Cidades, Jader Filho,

O ConCidades tem como função principal tratar de temas como habitação, periferia, saneamento básico, mobilidade urbana, drenagem, resíduos sólidos e planos diretores, visando ao desenvolvimento das cidades brasileiras.

Desempenha um papel importante como instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e viabiliza a discussão contínua em torno das políticas urbanas, levando em consideração a autonomia e as particularidades dos diferentes setores envolvidos.


FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

 

Wilson Lima entrega novas licenças para avanço do projeto de exploração do potássio no estado

As licenças autorizam a instalação de um porto com capacidade de escoar 2,4 milhões de toneladas por ano do fertilizante extraído de Autazes

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira(29/04), três novas licenças ambientais para avanço do Projeto Potássio Autazes, no município (a 112 quilômetros de Manaus). Entre as quais, a autorização para obra de instalação de um porto fluvial na Vila de Urucurituba, naquele município, na margem esquerda do rio Madeira, nos próximos dois anos, com capacidade de escoamento de até 2,4 milhões de toneladas de Cloreto de Potássio por ano.

As outras duas autorizações concedidas são para a perfuração de dois poços de água potável, que vão complementar a infraestrutura do complexo. No dia 8 de abril, o governador entregou a primeira licença de instalação para realizar a chamada lavra subterrânea, que consiste na retirada do minério abaixo do solo.

“Esse vai ser o maior porto ou um dos maiores do mundo em termos de tonelagem para embarque e desembarque de mineração. É importante essa atividade porque estamos tratando do potássio que é uma outra matriz econômica do estado do Amazonas, um investimento inicial de aproximadamente R$13 bilhões e vai ser fundamental para garantir o preço dos fertilizantes no Brasil e também a segurança alimentar do planeta”, destacou o governador Wilson Lima.

As licenças são emitidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) à Potássio do Brasil. Além de autorizar a expansão do projeto, as licenças seguem a legislação ambiental vigente e determinam que a empresa responsável pelo projeto cumpra todas as condicionantes ambientais previstas e necessárias.

O porto que será construído terá uma área de aproximadamente 20,5 hectares (equivalentes a 21 campos de futebol). Sua capacidade será 40% superior à dos portos do chamado Arco Norte, que abrangem as cidades de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Santarém e Vila do Conde (ambas no Pará). Esses locais são usados para a entrada de fertilizantes e recebem 1,7 milhões de toneladas.

Segundo a empresa, com a autorização, os trabalhos administrativos que antecedem o início das obras já começam imediatamente. Na atual fase, o Ipaam emite as licenças de instalação, ou seja, para o preparo da montagem da estrutura que vai permitir a futura fase de operação, a exemplo maquinários e construções para os trabalhos. O órgão segue em análise de outras atividades e serviços que deverão ser desenvolvidos.

Economia, emprego e renda

Com as emissões das licenças, o governo Wilson Lima destrava o processo de quase 15 anos e estabelece um novo marco na economia do Amazonas. Somente na fase de preparo e construção do complexo, a previsão é gerar de 2,6 mil empregos diretos a 4,2 mil no pico da obra nos próximos quatro anos, além de outros 16 mil  empregos indiretos. A Potássio do Brasil já iniciou o processo de contratação do pessoal de campo com o recebimento de currículos e, em breve, com a seleção de pessoal.

Ainda conforme expectativas da empresa, os investimentos previstos são de US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões, aproximadamente, que serão somados aos mais de R$ 1 bilhão já investidos). Quando estiver em funcionamento, essa nova matriz econômica do estado deverá gerar 1,3 mil postos de trabalho diretos na fase de operação da Mina de Silvinita, sendo que o uso de mão de obra local será de até 80%. Ao todo, serão gerados mais de 17 mil empregos no Amazonas nos próximos anos.

Mercado de potássio

O Cloreto de Potássio é um dos minerais mais importantes para a indústria de fertilizantes agrícolas do mundo. O minério é matéria-prima para produzir fertilizantes. 

Com a fase de operação prevista para durar mais de 23 anos, o Projeto Potássio Autazes permitirá maior competitividade do produto feito na região em relação ao produto importado. A produção do Amazonas passará a ser a maior do país atendendo 20% da demanda nacional e vai reduzir a importação do potássio. 

Atualmente, 95% do potássio usado no Brasil vem do exterior. Países como Canadá, Rússia, Bielorrússia, Alemanha e Israel são alguns dos que atendem a demanda do Brasil. O volume de 20% de cloreto de potássio que a produção do Amazonas vai atender corresponde a média de 2,2 milhões de toneladas de cloreto de potássio por ano. 

Entre as vantagens para o agricultor brasileiro, como dos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia, estará o acesso a um produto de alta qualidade, de forma mais rápida e com menores custos. Ao agricultor do Amazonas os preços serão mais baixos em relação aos praticados atualmente na região em função da proximidade.



Fotos: Mauro Neto

Corpo de Dança do Amazonas celebra o Dia Internacional da Dança com aulas gratuitas no Teatro da Instalação

O projeto “CDA de Portas Abertas” chega à 9ª edição oferecendo aulas de dança contemporânea gratuitas durante uma semana

Em comemoração ao Dia internacional da Dança no dia 29 de abril, instituído pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) retorna a 9° edição do "CDA de Portas Abertas". O projeto consiste em oferecer aulas gratuitas de dança contemporânea aos estudantes e bailarinos profissionais. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

O projeto de sucesso está com as vagas esgotadas, e assume o compromisso de aproximar a companhia da comunidade, exercitar a profissão de bailarino, de artista da dança e dar fluidez à mensagem que a dança transmite. As aulas são ministradas pelo diretor do CDA, Mário Nascimento. A abertura foi nesta segunda (29/04) e a turma segue com aulas até sexta-feira (03/05), no Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, no Centro. 

“Quando falamos em memória do Dia Internacional da Dança, falamos de possibilidades, você abre a possibilidade para qualquer pessoa dançar, dançar está em nós, é o primeiro movimento, na verdade, a primeira manifestação que a gente tem como ser humano é dançando, é através do movimento, o movimento antecede a fala” declara o diretor.

De acordo com Mário Nascimento, o projeto é uma oportunidade de mostrar como o CDA trabalha e como pode ser feito um processo de aula, com foco no aprimoramento da técnica, conhecimento e fundamentos da dança. “A aula é exatamente para este lugar, para essas pessoas que estão aqui na cidade de Manaus, que são de outros lugares, para elas poderem ver, se situar e ver o que pode ser melhorado e também que eu possa conhecê-los, que em um futuro possam ser incorporados no elenco do CDA”, conclui o diretor.

A bailarina e integrante do Corpo de Dança do Amazonas desde 2018, Cleia Santos, comenta que já participou das edições anteriores, muito antes de entrar para o elenco. “É muito bom estar aqui trocando experiências com novos corpos, novas pessoas e isso é grandioso tanto para os bailarinos, como para os participantes adquirirem a referência de artistas da cena que estão aqui na companhia”, comenta a bailarina.

Para os bailarinos de outras instituições, como é o caso de Vivian Maria, graduanda de dança da UEA, as aulas do projeto representam uma grande oportunidade para carreira artística. “É a minha primeira vez aqui participando de uma aula do CDA, eu tinha uma expectativa muito grande e está sendo muito mais do que eu esperava, foi uma aula muito incrível, abrangeu muito o conhecimento e expande a sua mente na área da dança” comenta Vivian que conheceu o corpo artísticos em um festival e, desde então, começou a acompanhar a companhia pelas redes sociais. 

As aulas de dança contemporânea acontecerão entre os dias 29 de abril e seguirá até 03 de maio, das 10h às 12h, no Teatro da Instalação.


 


FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa



Informe epidemiológico da Prefeitura de Manaus atualiza números de casos de arboviroses

A Prefeitura de Manaus atualiza os números de casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro registrados na capital, por meio do Informe Epidemiológico das Arboviroses, nesta segunda-feira, 29/4. A nova edição do relatório, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reúne dados referentes à Semana Epidemiológica 17, de 21 a 27 de abril deste ano.

Em sua edição nº 17, o informe da Semsa Manaus registra 12 novos casos de dengue, confirmados dentre 91 casos notificados (suspeitos) na última semana. O município contabiliza, no acumulado deste ano, 1.992 casos confirmados da doença, dentre 8.313 casos notificados, dos quais 518 continuam sendo investigados. Permanece o total de um óbito pela arbovirose, e um outro óbito segue em investigação.

Não constam do informe novos casos confirmados ou suspeitos de zika. Os números da doença registrados neste ano se mantêm nos mesmos patamares da publicação anterior, com 20 casos confirmados e 62 notificados, dois dos quais permanecem em investigação. Não há óbitos confirmados ou suspeitos em decorrência da arbovirose.

Também não houve notificação nem confirmação de novos casos de chikungunya na última semana epidemiológica, segundo o relatório da Semsa. Cinco casos da arbovirose foram confirmados neste ano, de um total de 91 casos notificados; dentre estes, 25 seguem em análise. Não constam óbitos suspeitos ou confirmados pela doença.

Sem novos registros na última semana, permanece em 866 o total de casos de oropouche contabilizados neste ano, na capital, mantendo-se ainda o total de um óbito causado pela doença. O cenário de mayaro também se manteve inalterado, com o total de três casos em 2024, sem registro de óbitos

Todos os casos e óbitos de oropouche e mayaro relatados no informe são confirmados por critério laboratorial, não havendo casos ou óbitos em investigação por essas arboviroses. O relatório não traz dados de casos notificados das doenças, por não se tratar de agravos de notificação obrigatória.

O Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa reúne dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sujeitos à atualização. A publicação é elaborada pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Todas as edições do informe podem ser consultadas no site da Semsa, com acesso pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/vigilancia-epidemiologica/boletim-arboviroses/  .

Vigilância, controle e imunização

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que as estratégias da Semsa para o combate à dengue e outras arboviroses incluem o manejo ambiental e as inspeções de agentes de vigilância nas casas, entre outras medidas de prevenção e controle. As ações são realizadas em caráter permanente, com reforço no período das chuvas da região, quando a umidade e o calor criam condições propícias à infestação de mosquitos vetores das doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Mas, para um resultado efetivo, precisamos que a população colabore, vistoriando seus imóveis para eliminar focos de água parada, onde o mosquito se cria. É um inimigo que mora ‘ao lado’, literalmente, pois a maior parte desses criadouros fica nas casas e quintais”, diz Shádia.

A secretária orienta os moradores a seguir, semanalmente, o Checklist 10 Minutos contra a Dengue, com medidas simples para combater as infestações. Entre elas, está o descarte correto de entulhos e dejetos nos quintais, a limpeza de calhas e ralos, e a vedação adequada das caixas d’água, para citar algumas.

Em complemento às ações de vigilância e controle, a Semsa também está vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. A secretária pontua que a faixa etária da ação foi ampliada para pessoas de 4 a 59 anos, de forma temporária, no último dia 19 de abril, por orientação do Ministério da Saúde, para evitar a perda de 3.700 doses da vacina, não aplicadas na população prioritária e que tinham validade até o fim deste mês.

“As doses se esgotaram num único dia, e com isso a vacinação voltou a ter como foco os jovens de 10 a 14 anos. Essa parcela da população é mais suscetível à hospitalização por dengue, por isso os pais devem se esforçar e levar esses jovens para se vacinar nos postos de saúde”, recomenda Shádia.

Mais de 70 unidades de saúde da Semsa ofertam a aplicação de doses contra a dengue. A lista completa de estabelecimentos, com endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida em https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Após receber a dose, segundo recomendação do Ministério da Saúde, a criança ou adolescente deve permanecer de 15 a 30 minutos no posto de saúde, para observação. A vacina deve ainda ser aplicada de forma isolada, com intervalo de 30 dias de outras vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral) e de 24 horas para as demais do calendário básico.



Fotos: Divulgação / Semsa


Operações Pacificador e Lei Seca: Detran-AM remove 81 motos e autua 66 veículos

Também foram flagrados 14 motoristas sob efeito de álcool, além de 17 recusas ao teste do bafômetro

A equipe de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), durante a Operação Pacificador, coordenada pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), removeu entre a última sexta-feira (26/04) e a madrugada desta segunda-feira (29/04), 81 motocicletas em decorrência de uma série de irregularidades.

No âmbito da Operação Lei Seca, 66 veículos foram autuados por ultrapassar o sinal vermelho, 14 motoristas foram flagrados sob efeito de álcool e mais 17 se recusaram a fazer o teste do bafômetro, totalizando 33 procedimentos administrativos. Durante os três dias de ação, foram realizadas 539 autuações e removidos 83 veículos.

A Operação Pacificador, coordenada pelo Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste, teve como alvo integrantes dos chamados “rolezinhos”, quando o condutor da motocicleta faz manobras arriscadas e perigosas em vias públicas da capital.

Entre as principais infrações estavam participar na via como condutor em evento organizado sem permissão, conduzir motocicleta sem capacete de segurança, descarga livre, veículo sem quaisquer uma das placas de identificação e transportar passageiro sem capacete de segurança.

Durante a Pacificador, o efetivo da fiscalização do Detran-AM, das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), os comandantes que compõem o CPA Leste e a Rocam foram mobilizados.

As equipes precisaram, ainda, adentrar em uma área de mata, localizada nas proximidades da rua Uirapuru, na zona leste de Manaus, para recuperar mais de 20 motocicletas que foram abandonadas pelos integrantes do “rolezinho” que tentaram escapar ao perceber o cerco realizado pela Polícia Militar e Detran Amazonas.



FOTOS:Divulgação/Detran-AM



Sine Manaus oferta 256 vagas de emprego nesta terça-feira, 30/4

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 256 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 30/4, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro.

Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste.

Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. 

A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas.

Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada.

Vagas Novas – 52

2 vagas – Técnico em Instalação

Escolaridade – ensino técnico completo em eletrônica ou eletrotécnica;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo de validade; conhecimento em sistemas de controle de acesso; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar instalação de sistemas de câmeras de segurança e alarmes, infraestrutura e passagem de cabos, cercas elétricas e reparos diversos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Ajudante de Carga e Descarga

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar na carga e descarga de materiais de caminhões; verificar produtos recebidos; realizar triagem de lotes, organização e manutenção do estoque através de relatórios diários; realizar contagem do material estocado e preenchimento diário de planilhas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.

 

1 vaga – Auxiliar de Limpeza

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – residir na zona Oeste de Manaus; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – zelar pela guarda, conservação, manutenção, higiene e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais utilizados, bem como do local de trabalho; separar materiais recicláveis para descarte; executar tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do local de trabalho.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Estoque

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – residir na zona Oeste de Manaus; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar o estoquista, gerente ou coordenador de estoque responsável; prestar auxílio em vários fluxos existentes no estoque, desde o recebimento de mercadorias até a expedição para atender a pedidos; receber mercadorias e realizar a conferência dos lotes para verificar se a entrega está correta.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas - Pedreiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar serviços em alvenaria, concreto e demais materiais, seguindo orientações de desenhos, esquemas e especificações; utilizar técnicas, instrumentos apropriados e processos específicos da área, com o objetivo de construir, reformar ou realizar reparos em edifícios e estruturas similares.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Azulejista

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar revestimentos em paredes, pisos, muros e outras partes de construções, com ladrilhos, pastilhas, cerâmicas ou material similar.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Vendedor Interno

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência em vendas por telefone e aplicativo WhatsApp; e documentação completa;

Atividades – prestar atendimento a clientes; negociar preços, prazos, condições de pagamento e descontos das vendas; orientar quanto às especificações dos produtos e serviços.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.



5 vagas – Auxiliar de Produção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego;

Requisitos obrigatórios – ter curso de NR-12; residir na zona Norte de Manaus; ter documentação completa;

Atividades – preparar materiais para alimentação de linhas de produção; organizar a área de serviço; abastecer linhas de produção; alimentar máquinas e separar materiais para reaproveitamento.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores; atender o público na recepção; prestar informações ao público, sobre itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos e promoções; preencher formulários e relatórios administrativos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Jardineiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – colher policulturas; plantar culturas diversas, introduzir sementes e mudas em solo, forrando e adubando com cobertura vegetal; cuidar de propriedades rurais; realizar preparo de mudas e sementes; construir viveiros e canteiros; realizar tratos culturais e preparar o solo para plantio.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Assistente de Vendas – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar processos administrativos e comerciais que acontecem antes, durante e depois da venda dos produtos; prestar atendimento ao cliente e realizar serviços administrativos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Servente de Obras

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade para trabalhar no noturno; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar em projetos de construção, obras ou reparos, auxiliando as demais pessoas envolvidas no processo, principalmente pedreiros.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Motorista

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo e documentação completa;

Atividades – realizar transporte de pessoas ou materiais para o destino estabelecido; dirigir veículo de pequeno porte.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Auxiliar de Limpeza – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais; manter a limpeza e a organização dos ambientes e do local de trabalho.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar Administrativo – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – receber e responder chamadas telefônicas; fazer e receber correspondências; organizar e arquivar documentos; fazer planilhas e registro no sistema; prestar atendimento ao público.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Operador de Empilhadeira

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – descarregar materiais e mercadorias dos veículos que chegam à instalação e empilhá-los nos locais designados; localizar e transferir lotes de produtos para paletes ou caixotes de armazenamento ou remessa.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


8 vagas – Auxiliar de Produção – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa;

Atividades – realizar as atividades de ourivesaria nos setores do processo produtivo; realizar conferência de materiais recebidos de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos; cumprir procedimentos de trabalho em conformidade com o sistema integrado de gestão;

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Administrativo – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter informática básica e documentação completa;

Atividades – prestar apoio à área de departamento pessoal, com controle de ponto, formulários de portaria e escalas, preenchimento de formulário e planilhas e recebimento de notas fiscais.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas no Comércio – 43


5 vagas – Vendedor de Comércio Varejista

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário; experiência em atendimento ao cliente e na área de vendas de varejo e atacado; e documentação completa;

Atividades – recepcionar clientes na entrada da loja; realizar venda cruzada de produtos; auxiliar e informar clientes sobre preços e ofertas especiais; identificar as necessidades do cliente; garantir a apresentação adequada dos produtos nas prateleiras.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Açougueiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar desossa e limpeza de carnes vermelhas e brancas; examinar as peças de carnes recebidas, verificando se está de acordo com a aquisição para comprovar a qualidade e a quantidade e atendimento ao cliente.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Repositor de Hortifruti

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – realizar escala 6x1 e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar reposição de frutas, legumes e verduras nas gôndolas; verificar a validade dos produtos; manter a organização e limpeza nas gôndolas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Padeiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – limpar equipamentos e ferramentas de cozinha; pesar ingredientes para preparar massa; produzir diferentes tipos de pães, como pretzels, baguetes e pães multigrãos; ajustar as temperaturas do forno para garantir cozimento adequado; criar recheios de bolos e tortas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Gerente de Loja

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – atuar na gestão de pessoas, vendas e metas; abertura e fechamento de loja e caixa; recrutamento e seleção de colaboradores.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Repositor de Hortifruti

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – manter as prateleiras/gôndolas de FLV limpas e organizadas; organizar e limpar câmara fria e espaços utilizados para manipulação de produtos; ajudar nos procedimentos de embalagens e balanças.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


8 vagas – Repositor de Mercadorias

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – organizar, repor, conservar e precificar produtos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Supervisor de Vendas Comercial

Escolaridade – ensino superior completo ou cursando;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – planejar vendas, atender clientes e coletar indicadores do mercado consumidor; supervisionar a rotina de equipe de vendas; recrutar, treinar e avaliar profissionais de vendas de produtos e serviços; apresentar à gerência os resultados das metas de vendas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Fiscal de Loja

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar na fiscalização da loja.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Açougueiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – prestar atendimento a clientes; realizar desossa e corte especial de carnes; montar balcão de carnes; manter em ordem e higiene do local; zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


7 vagas – Vendedor Externo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – dois meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; veículo próprio; e documentação completa;

Atividades – vender produtos e serviços em residências e escritórios; planejar e discutir metas e estratégias de venda; contatar, visitar e entrevistar clientes; demonstrar produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas; orientar, informar e visitar clientes no pós-venda; acompanhar entrega de produtos; requisitar manutenção de produtos. 

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas na Indústria – 84


50 vagas – Auxiliar de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – vaga direcionada a candidatos que buscam novos desafios, com atuação no município de Várzea Grande (MT); ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável por executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga. 


2 vagas – Mecânico Industrial

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de SEP e NR-10; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar manutenção de máquinas (chiller, compressor de ar e outros), lubrificação e manutenção preventiva e corretiva.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Direção Defensiva; Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – dirigir e manobrar veículos; transportar pessoas, cargas ou valores; realizar verificações e manutenções básicas do veículo.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Operador de Empilhadeira

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de Operador de Empilhadeira e NR-11; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – manusear empilhadeira, retirando os paletes com material de produção e transportando para o estoque.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Corte e Solda Plástico

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – unir e cortar peças de ligas metálicas usando processos de soldagem e corte, como eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Máquina Injetora

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – residir em bairros próximos ao Distrito Industrial; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – operar máquinas injetoras nas indústrias de processo de transformação, identificando as principais unidades de máquinas, verificando o processo de produção e as condições do produto.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Auxiliar de Produção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de TBO e Metrologia básica; e documentação completa;

Atividades – auxiliar o operador de máquinas e equipamentos da fábrica; efetuar os registros da produção de acordo com as especificações da linha e dos produtos a serem produzidos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas em Serviços – 63


5 vagas – Peixeiro 

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – dois meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter experiência em amanhar peixes e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – escolher, preparar e conservar peixes.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Jardineiro 

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – residir na zona Leste ou bairros adjacentes ao Distrito Industrial; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – cortar grama, podar arbustos e árvores; operar equipamentos como roçadeira e assoprador de folhas, para manter todas as calçadas e entradas do edifício limpas e seguras; executar a manutenção regular e pequenos reparos nos equipamentos e ferramentas, entre outras atividades correlatas à função.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Coordenador de Operações Turísticas 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter inglês avançado; disponibilidade de horário para dormir no local; e documentação completa;

Atividades – coordenar a área operacional, serviços, restaurantes, alimentos e bebidas; promover vendas de produtos e serviços; administrar pessoal e recursos financeiros e gerenciar compras.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Técnico Controlador de Praga

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar o controle de pragas e vetores; fazer limpeza de caixas d'água conforme cronograma de serviços; verificar e conferir documentações de clientes emitidas, preencher os laudos de execução de serviços realizados; fazer checklist de veículos e preencher planilhas de controle de manutenção; cuidar e zelar pela limpeza e organização de veículos e EPI’s no final do expediente; observar a correta utilização dos equipamentos e produtos a serem utilizados, observando os critérios e cuidados na manipulação e demais atividades do cargo; realizar trabalho em altura e espaço confinado.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Técnico de Refrigeração

Escolaridade – ensino técnico completo em refrigeração;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – auxiliar na instalação, manutenção preventiva e corretiva de sistemas de refrigeração e ventilação; montar tubulações, avaliar o dimensionamento de locais para instalação de equipamento e realizar testes finais nos equipamentos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Costureira

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – operar máquinas, overloque, interloque, elastiqueira e reta.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Carpinteiro de Obras

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – instalar e ajustar esquadrias de madeira e outras peças, como janelas, portas, escadas, rodapés, divisórias, forros e guardições; construir formas de madeira para concretagem; reparar elementos de madeira, substituir total ou parcialmente, peças desajustadas ou deterioradas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Gerente de Restaurante

Escolaridade – ensino superior completo ou cursando administração;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – supervisionar as rotinas do restaurante; acompanhar abertura e fechamento de caixa; realizar inventário; controlar equipamentos, utensílios e mercadorias.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Promotor de Vendas

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter condução própria (moto); Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; e documentação completa;

Atividades – projetar e desenvolver estratégias de vendas, com o intuito de expandir a visibilidade da marca, trabalhando sua popularidade e publicidade.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Vendedor Externo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter condução própria (moto); Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; e documentação completa;

Atividades – prestar atendimento a clientes; realizar negociações e auxiliar com possíveis dúvidas; auxiliar na organização, no controle de mercadorias e na emissão de notas fiscais do estabelecimento.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Vendas

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – projetar e desenvolver estratégias de vendas, com o intuito de expandir a visibilidade da marca, trabalhando sua popularidade e publicidade; definir metas de vendas, administrar contratos com clientes e fechar negócios.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Supervisor de Merchandising

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – atuar na análise de ações de empresas concorrentes; planejamento de vendas; contratação do setor de logística para a programação de entregas; incentivo da equipe.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Manutenção Predial

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar nos serviços de manutenção predial, elétrica, hidráulica e marcenaria nas dependências das unidades, conforme demanda e orientação da supervisão imediata; executar, montar e assentar no local, estruturas e elementos de madeira ou produtos afins; conservar e reparar aparelhos de distribuição, acessórios, condutas e canalizações de água e de gás.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Engenheiro Civil

Escolaridade – ensino superior completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter no mínimo 1 ano de certificado de Acervo Técnico - CAT ou Registro de Responsabilidade Técnica - RRT de prestação de serviços na área de supervisão e/ou apoio técnico; Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” ou “AB” dentro do prazo de validade; registro no CREA; e documentação completa;

Atividades – atuar em diferentes esferas, desde a construção civil até projetos de infraestrutura, trabalhando em áreas residenciais, comerciais e industriais; orientar e liderar projetos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – transportar materiais e produtos para diversos itinerários; elaborar relatórios de viagens e rotas; efetuar a prestação de contas das despesas realizadas com o veículo.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Mecânico de Autos

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – montar, manter e reparar equipamentos mecânicos; realizar manutenção preventiva e corretiva de maquinário.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Eletricista de Autos

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – montar, ajustar, instalar, manter e reparar aparelhos e equipamentos elétricos (motores, dínamos, instrumentos, aparelhos transmissores e receptores de sinais, equipamentos auxiliares e aparelhos de controle e regulagem de corrente).

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Analista de Marketing

Escolaridade – ensino superior cursando;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter pacote Office avançado; conhecimento das atividades; e documentação completa;

Atividades – elaborar estratégias para desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídias online e offline; realizar pesquisas de mercado e analisar comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços; prestar suporte na organização de feiras, eventos e exposições.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


15 vagas – Motorista Entregador

Escolaridade - ensino médio completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; veículo próprio (moto); disponibilidade de horário; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – entregar uma ampla variedade de itens; cumprir rotas e cronogramas de entrega; carregar, descarregar, preparar, inspecionar e operar o veículo de entrega.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Roçador

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – executar serviços de roçagem, utilizando roçadeira à combustão.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Supervisor de Restaurante

Escolaridade – ensino superior completo em administração ou gastronomia;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – supervisionar rotinas de restaurante; acompanhar abertura e fechamento de caixa; realizar inventário e controlar equipamentos, utensílios e mercadorias; liderar equipes, controlar folgas e escalas dos funcionários.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Estoquista

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – residir em bairros próximos ao Tarumã; ter experiência em separação de materiais, conferência de itens, estocagem e organização de documentos; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar no recebimento, conferência, verificação de validade e estoque de produtos; realizar balanços, inventários e relatórios; fiscalizar entrada, saída e armazenagem correta das mercadorias.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Conferente de Logística

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – residir em bairros próximos ao Tarumã; ter experiência em verificação, recebimento, conferência e separação de produtos em estoque; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – verificar, receber, separar e embalar produtos e materiais dentro do estoque; lançar produtos no sistema, colocar os dados em planilhas e preparar relatórios para diversos setores; realizar inventários.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Conferente de Carga e Descarga

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – acompanhar atividades de produção; conferir cargas e verificar documentação; preencher relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos; controlar movimentação de carga e descarga nos portos, terminais portuários e embarcações; liderar equipes de trabalho.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Expedidor

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos; controlar os estoques, distribuir produtos a serem expedidos e organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Consultor Comercial

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – oferecer produtos para clientes e fechar negócios; identificar necessidades; pesquisar o mercado; explicar o funcionamento do produto ou serviço; prestar atendimento a clientes.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Borracheiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar na troca, reposição, conserto, montagem e desmontagem de pneus, câmaras e similares; realizar lubrificação de veículos e equipamentos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Técnico de Refrigeração

Escolaridade – ensino técnico completo em refrigeração;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo de validade; e documentação completa;

Atividades – atuar na inspeção, manutenção e reparo de sistemas de refrigeração; realizar reparos e substituições de peças conforme necessário; garantir que os sistemas de refrigeração estejam operando de forma segura e eficiente; realizar injeção de gás e soldagem em peças e equipamentos; realizar diagnósticos em domicílio; inspecionar e testar sistemas de refrigeração.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente Técnico de Engenharia

Escolaridade – cursando ensino técnico em edificações ou ensino superior em engenharia;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter pacote Office avançado; conhecimento básico em MSProject e AutoCAD; experiência no ramo de construção; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar o engenheiro na coordenação dos trabalhos, fazendo levantamento do material em projetos, medições de empreiteiros e recebimentos de serviços; elaborar propostas técnicas e comerciais, a fim de definir o preço técnico e relatórios de acompanhamento dos projetos contratados.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Artífice de Manutenção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-10 e NR-35; conhecimento em elétrica e hidráulica; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar em atividades de manutenção preventiva e corretiva em sistemas hidráulicos, elétricos, telefonia, móveis, portas e janelas, pisos, revestimentos, divisórias e outros itens nas unidades e estruturas já edificadas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Mecânico de Automóveis

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos voltados para a função; experiência com veículos de linha pesada; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – instalar equipamentos de refrigeração e ventilação em ônibus e micro-ônibus, entre outras atividades correlatas.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Limpeza

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – varrer, aspirar, lavar e secar pisos; remover pó e sujeiras de superfícies; limpar banheiros e sanitários; retirar o lixo e manter a organização dos ambientes.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Monitoramento CFTV

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de CFTV e documentação completa;

Atividades – monitorar as câmeras de CFTV e lidar com a mesa controladora; manter o monitoramento constante durante todo o período de trabalho; manter o controle de acesso e segurança, dentre outros critérios estabelecidos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) – 14 


1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – zelar pela guarda, conservação, manutenção, higiene e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais utilizados, bem como do local de trabalho; separar materiais recicláveis para descarte; executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do local de trabalho.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Limpeza – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar serviços de limpeza em geral; executar limpeza de áreas administrativas, áreas de passagem e áreas externas; realizar outras tarefas compatíveis com a natureza da função.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Montador – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – executar montagens de componentes e conexão de fiação, soldando e encaixando as peças nos gabinetes.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente de Manutenção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em solda elétrica de ferragens; cursos de eletricidade de baixa tensão e NR-35 atualizados; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – executar serviços ligados à área civil (trabalho em altura), cumprindo normas de segurança na conservação e recuperação de telhados, calhas, fachadas, de edifícios e interiores de marcenaria, mecânica, hidráulica, elétrica e serviços gerais.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.



1 vaga – Assistente de Estoque – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência no processo de controle de entrega e roteirização; e documentação completa;

Atividades – distribuir pastas com documentação aos entregadores de acordo com as rotas ideias dos fretes diários; realizar devoluções, inventários cíclicos, acompanhamento de fechamento de cargas, entre outros.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – executar serviços de limpeza; substituir, trocar, limpar, reparar e instalar peças, componentes e equipamentos; conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Caixa – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter informática básica e documentação completa;

Atividades – receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores; atender o público na recepção; prestar informações ao público, sobre itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos e promoções; preencher formulários e relatórios administrativos.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Operador de Caixa – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário para atuar no 1° e/ou 2°turno; e documentação completa;

Atividades – registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico; recolher o pagamento das compras; emitir cupom fiscal e entregar ao cliente; embalar os produtos do cliente; realizar o fechamento do caixa no fim do turno.

Disponível até 30/04/2024 ou encerramento da vaga.


-- -- --


*Texto* – Divulgação / Semtepi

*Fotos* – Arquivo / Semcom


SEMTEPI - Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação

Assessora Responsável: Luiza Maria - (92) - 98842-7260

E-mail: comunicacao.semtepi@gmail.com


*Publicado em* - https://www.manaus.am.gov.br/noticias/emprego/sine-oferta-vagas/