Postagens

Mostrando postagens de abril, 2023

Prefeitura amplia prazo para inscrições do Edital Manaus Faz Cultura 2023

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por intermédio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), prorroga o prazo de inscrição do Edital Manaus Faz Cultura 2023 até a próxima sexta-feira, 7/5, para os proponentes de oficinas culturais da capital e entorno. 

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a prorrogação atende ao pedido da classe artística. Ele ressalta ainda que o fomento, além de ser um incremento à economia, é, também, um instrumento de captação de novos talentos, meta prioritária da gestão municipal.

“O prefeito David Almeida determinou que reuníssemos com todos os artistas e produtores culturais e é isso que estamos perseguindo. Nesses quinze dias à frente da pasta, conversei com vários movimentos e produtores, estamos com uma agenda positiva para esse segundo trimestre, onde vamos contemplar os novos talentos e os artistas com pouca expressão. Em breve, apresentaremos um projeto consolidado para aceleração de carreiras”, comentou.

Neste ano, o Edital Manaus Faz Cultura ampliou para 100 o número de projetos que serão contemplados com patrocínio de R$ 20 mil reais cada. O formato dos projetos deve ser de oficinas, cursos e seminários, que abordem os fazeres artísticos e culturais.

As inscrições são feitas de forma on-line, pelo site do Conselho de Cultura, na página de abertura do portal, no link: https://concultura.manaus.am.gov.br/.

Fotos:Divulgação / Manauscult

Durante CIF, seis estabelecimentos foram encerrados e onze adolescentes conduzidos pelo Conselho tutelar

Ações ocorreram na avenida Itaúba na zona leste de Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM),  por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), deflagrou, na noite deste sábado (29/04), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), em bares e similares da zona leste de Manaus, com objetivo de coibir e punir irregularidades e ilícitos nessas localidades. Seis locais foram encerrados, sendo três interditados por falta de alvará para funcionamento.

Os estabelecimentos foram fechados por falta de alvará para funcionamento, pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). Além disso, 11 adolescentes que estavam nos locais, sem a presença de um responsável legal, foram conduzidos pelo Conselho Tutelar.

De acordo com a Fiscal da Semef, Perpétua Basílio, foram três interdições realizadas por falta de alvará.

"A motivação dessas interdições na avenida itaúba foi a falta de alvará para funcionamento. Nós detectamos que esses locais estão funcionando há muito tempo sem o alvará, o que pode causar prejuízos para o município e para a população. Tudo ocorreu dentro da normalidade. Tivemos um grande apoio dos outros órgãos, sobretudo, da Polícia Militar durante a fiscalização", completou. 

A secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Gabriela Campezatto, afirmou que o órgão atuou conscientizando os menores de idade presentes no local para os perigos de estar nesse ambiente.

"Hoje nós estamos aqui com uma equipe diversificada, e estamos verificando a situação de crianças e adolescentes e menores em geral. Todas as famílias que abordamos, conscientizamos sobre a documentação dos menores e sobre os perigos do ambiente insalubre do qual eles estão frequentando", explicou a secretária.

Durante a ação, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), aplicou 19 autuações e apreendeu sete veículos por irregularidades.

Efetivo

Participaram da CIF, servidores da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), policiais da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM); militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Sejusc, Semasc, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude Infracional (Jiji), Implurb e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).


FOTOS: Lincoln Ferreira/ Sejusc

Jovem é executado em festa de aniversário na Colônia Terra Nova


Daniel da Silva Macedo, de 18 anos, foi morto a tiros, naadrugada deste domingo (30/04), quando participava de uma festa de aniversário, na Rua Francisco Paiva, bairro Colônia Terra Nova, zona
Norte de Manaus.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), registrado
às 03h24, na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o comunicante informou que Daniel foi
atingido por disparos de arma de fogo efetuados por homens desconhecidos, quando estava em um
aniversário naquela localidade.

Ainda conforme o Boletim de Ocorrência (B.O.), a vítima chegou a ser encaminhada ao Serviço de Pronto
Atendimento (SPA) Galileia, entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.

A Delegacia Especializada em Homicidios e Sequestros (DEHS) já solicitou imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades para identificar os autores do homicidio.

Fonte: PC-AM
Foto: Ilustrativa 

Justiça Federal concede guarda provisória de "Filó" a Agenor


A Justiça Federal no Amazonas concedeu, na noite desse sábado (29/04), a guarda provisória da capivara "Filó" ao influencer Agenor Tupinambá que havia entregado o animal ao Ibama.

Na decisão, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante citou que não há impedimento para Agenor cuidar do animal já que ele "vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes".

O magistrado diz ainda que  "Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil".

O juiz concedeu a "tutela provisória de urgência" do animal até que o caso tenha um desfecho. Ele determina ainda que o Ibama entregue o animal imediatamente.

Fonte: Justiça Federal 
Foto: Divulgação Redes Sociais 

Prefeito destaca ações da gestão municipal durante o 'Abril Azul'

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, neste domingo, 30/4, do evento de encerramento da campanha 'Abril Azul', que busca conscientizar e ensinar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação aconteceu no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da capital.

David Almeida destacou as ações realizadas pela Prefeitura de Manaus durante todo o mês, enfatizando assim, o compromisso de lutar pela causa e dar apoio às famílias que têm pessoas com o TEA.

“São várias secretarias envolvidas trabalhando nesse mês do autismo.  Hoje, estamos trabalhando com uma caminhada de conscientização, incentivando essas políticas para que a gente possa inserir os autistas no dia a dia e minimizar os efeitos que causam esse transtorno. Estamos dando todo amor e apoio necessário às famílias”, enfatizou Almeida.

Entre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Manaus está o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste da cidade.

"Nós começamos com o atendimento do Eamaar com 2,2 mil crianças. Agora, temos mais de 6,5 mil crianças e isso faz com que nós possamos continuar investindo. Estamos fazendo uma ação com a transversalidade da prefeitura para a conscientização da causa autista. Tenho certeza que esse trabalho tem agradado às famílias e estamos lutando para conseguir ampliar esse atendimento", destacou o prefeito.

A ação na Ponta Negra teve o apoio do Fundo Manaus Solidária (FMS), Fundação Manaus Esporte (FME), Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), Eamaar, e das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Limpeza Urbana (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Além da caminhada, a Prefeitura de Manaus realizou na Ponta Negra diversas atividade de interação, estimulando as atividades motoras e sociais das crianças. Para o presidente do FMS, Emerson Castro, essas ações são oportunidades importantes para que as famílias possam interagir e aprender mais sobre o transtorno.

“Essa é mais uma ação realizada a pedido do prefeito David Almeida, que está proporcionando para a população a oportunidade de aprender mais sobre o autismo, além de aproveitar o momento, se divertir e destacar essa pauta tão importante na nossa sociedade”, afirmou Castro.


Fotos: – Ruan Souza e Clóvis Miranda / Semcom


Vacinação contra Covid-19 ocorre em 75 pontos mantidos pela prefeitura de terça a sexta-feira

A campanha municipal contra a Covid-19 alcança nesta semana, a partir desta terça-feira, 2/5, até a sexta, 5/5, 75 pontos de vacinação mantidos pela Prefeitura de Manaus, distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela ação, não haverá vacinação nesta segunda-feira, 1º/5, em razão do feriado do Dia do Trabalhador.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a vacina bivalente está sendo ofertada na rede municipal desde sábado, 29/4, como dose de reforço para pessoas a partir de 18 anos, após liberação pelo Ministério da Saúde. O imunizante, que protege contra o vírus original e as subvariantes da Ômicron, estará disponível no horário regular de cada unidade.

“Quem pode receber a vacina bivalente são as pessoas que já têm o esquema vacinal completo, ou seja, as que receberam duas doses como esquema primário, ou qualquer dose de reforço, há pelo menos quatro meses. Quem estiver em dúvida pode conferir sua situação vacinal na plataforma on-line Imuniza Manaus, no endereço imuniza.manaus.am.gov.br”, orienta a gestora.

Shádia informa que os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina para receber o imunizante contra a Covid-19, seja ele de 1ª ou 2ª doses ou a bivalente.

Adolescentes a partir de 12 anos, adultos e idosos podem buscar qualquer um dos 75 pontos mantidos pela prefeitura para receber a vacina, conforme as normas definidas para cada público. Já os bebês a partir de seis meses até as crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, dentre as quais 14 voltadas à imunização de bebês de seis meses a quatro anos de idade, e 35 destinadas à aplicação das doses em crianças de cinco a 11 anos.

As unidades de saúde funcionam no horário regular das 8h às 17h, nos dias úteis, sendo que nove delas oferecem atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, de modo a facilitar o acesso à imunização para quem estuda ou trabalha no horário comercial.

A lista completa de pontos de vacinação em Manaus, com endereços, horários de atendimento e vacinas ofertadas, pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da Semsa, ou ainda diretamente pelo link bit.ly/localvacinacovid19.

Bivalente

A Prefeitura de Manaus ampliou, no último sábado, 29/4, a oferta da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos de idade, em atendimento à Nota Técnica nº 30/2023, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 24/4.

O imunizante reforça a proteção do organismo contra as cepas originais do coronavírus e as subvariantes da Ômicron, evitando as formas graves da doença e prevenindo desfechos como hospitalização e óbito.

 

Fotos: Divulgação / Semsa


Governo do Amazonas participa do World Disco Xepa Day, em Manaus

 O evento ocorreu no Mercado Adolfo Lisboa e, simultaneamente, em 34 países

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, neste sábado (29/04), da 6ª edição do World Disco Xepa Day. Um evento internacional, que foi promovido pela ONG Slow Food Youth Network (SFYN), no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro.

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA), participou pela primeira vez do evento. Nesta edição, o programa forneceu a logística e fez a coleta de 550 quilos de frutas, verduras e legumes (FVL), fez a triagem desses alimentos, que em seguida foram enviados para o laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para uma segunda triagem e a preparação dos alimentos aptos para o consumo.

Para Dionísia Nagahama, pesquisadora do Inpa, membro do Slow Food e coordenadora da ação em Manaus, a parceria com a Sepror, já era algo que há muito tempo era vislumbrado pela ONG.

“O Disco Xepa tem o mesmo objetivo que o programa de Desperdício da Sepror e, para nós, essa parceria é meio caminho andado, pois antes nós coletávamos os alimentos nas feiras e agora com a parceria, não precisamos mais fazer essa etapa, pois o programa tem os colaboradores e o transporte para essa parte tão importante”, afirmou a pesquisadora.

Para Felipe Miranda, coordenador do PCODEPA, a “unificação das ações entre a Sepror e a Ong Slow Food com o evento Xepa Day é de grande importância, pois além de sensibilizar as pessoas que passaram pelo evento com informações sobre como evitar o desperdício de alimentos, também ofereceu um produto de qualidade para o público presente”, destacou o coordenador.

O Slow Food é um movimento internacional que valoriza os alimentos regionais, a agroecologia, a biodiversidade e a cultura alimentar local, pois se baseiam na ideia de que o alimento significa contentamento, cultura e harmonia, com a participação de pessoas de diferentes faixas etárias, de crianças a adultos.

Os voluntários que em sua grande maioria são chefs, cozinheiros e outros profissionais da área da gastronomia, cozinharam pratos variados dos produtos que seriam descartados pelos feirantes por não se enquadrarem no padrão comercial e transformaram os alimentos em pratos para serem distribuídos gratuitamente entre o público.

Entre os parceiros do evento estavam o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e voluntários das faculdades e instituições públicas e privadas.

 

FOTOS: Tizziana Barbosa/Sepror


Dupla é presa com drogas e armamento pesado em Coari


Dois homens, de 29 e 41 anos, foram presos neste sábado (29/04), com 800 kg de maconha, além de espingardas, submetralhadoras, munições, carregadores e um veículo tipo ‘van’, no município de Coari, no interior do Amazonas.

De acordo com a Polícia, a equipe recebeu denúncia anônima relatando que vários indivíduos estariam fazendo um carregamento de drogas no Beco Bela Vista,  bairro Tauá Mirim, naquele município.

Os policiais se deslocaram ao endereço informado,  prenderam em flagrante a dupla e apreenderam o carregamento de droga e armas.

A Polícia Civil instarurou inquerito para averiguar a procedência das armas e da droga, além da participação de outros envolvidos nos crimes de tráfico de drogas e de armas.

A ocorrência foi registrada no 10º Delegacia Interativa de Polícia de Coari (DIP).

Fonte : Polícia Cívil-AM
Foto: PC-AM 

Indígenas no Esporte: Atletas mirins vencem o campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, em São Paulo

 As lutadoras da etnia Kokama levaram medalha de ouro para o Amazonas

O Amazonas conta com mais um importante título esportivo. As  indígenas Ana Izabele, de 11 anos, e Ana Isabel, de 8 anos, venceram neste sábado (29/04), o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), que aconteceu na cidade de São Paulo no primeiro dia do evento.

Izabele subiu no pódio ao ganhar medalha de ouro na categoria infantil, peso pluma. Ana Isabel conquistou o lugar na categoria mirim. 

Comemorando a vitória das lutadoras, o diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Trovão, falou sobre a importância de fortalecer a presença indígena no esporte brasileiro.

“Estou muito feliz por essa vitória nacional das nossas crianças indígenas. Pois, estamos alcançando cada vez mais espaço na sociedade e, principalmente, nas modalidades esportivas, tendo em vista que o Governo do Estado  prioriza a inclusão em prol do etnodesenvolvimento, valorizando o caráter educativo e comunitário entre os povos tradicionais”,  enfatizou Trovão.

Em ritmo de adrenalina e muita emoção, a mãe das crianças, Kamila Mafra, agradeceu o apoio da fundação e falou um pouco desse momento vitorioso e especial.

“Nós estamos muito felizes por essa vitória. Minhas filhas são atletas muito dedicadas e empenhadas. E levar esse título para o nosso estado e, principalmente, como indígena é bastante simbólico pois estamos rompendo barreiras e preconceitos. Eu e o pai das crianças estamos muito orgulhosos e claro, não poderíamos deixar de agradecer a Deus e o todo o apoio da FEI, que contribuiu para que esse sonho se tornasse realidade”, disse emocionada.

“Esse título é uma conquista coletiva e de grande relevância para minha família e para o meu povo, pois eu e a minha irmã alcançamos o nível nacional”, comemorou Ana Izabele.

Vitórias no esporte

Em 2022, elas ganharam medalha de ouro na categoria Mirim durante a Copa América de Jiu-Jitsu realizada em Manaus. E recentemente, Ana Izabele ganhou o Campeonato Amazon Grand Slam de Jiu-Jítsu na sua categoria.

 

FOTOS: Divulgação /FEI


Fundação Hospital Adriano Jorge alinha tratativas de rotinas para aprimorar atendimento ao paciente

A unidade atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, neste sábado (29/04), uma reunião do Núcleo Interno de Regulação (NIR) com vários setores da unidade para o alinhamento e tratativas de rotinas que visam aprimorar todos os serviços oferecidos ao paciente. O foco é melhorar ainda mais o atendimento prestado pela unidade e torná-lo cada vez mais humanizado. 

Também foram discutidas as diretrizes para o projeto de intensificação de cirurgias realizado pela SES-AM na Fundação. O diretor-presidente da unidade, médico Ayllon Menezes de Oliveira, destacou a importância da reunião. 

“Esse alinhamento é necessário para que possamos aprimorar rotinas e fazer com que o trabalho seja célere e cada vez mais humanizado. Isso é dar dignidade para as pessoas. Nossos pacientes são acompanhados desde a preparação para internação até a alta. A Fundação Hospital Adriano Jorge, com o apoio da Secretaria de Saúde e Governo do Amazonas, trabalha para melhorar sempre os serviços oferecidos”, ressaltou.

A gerente do NIR, Daniele Monassa, destacou que essa foi a primeira reunião para alinhar as rotinas e melhorar o atendimento ao usuário priorizando a segurança do paciente e qualidade da assistência. “Humanizar o atendimento é o caminho a ser trilhado”, ressaltou a gerente. 

O Hospital Adriano Jorge, que existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias ortopédicas.


FOTOS: Daniel Jordano/ Asscom FHAJ e Roberto Carlos/ SECOM


Público a partir de 18 anos começa a receber a vacina bivalente contra a Covid-19 em Manaus

A população com 18 anos de idade ou mais começou a receber a vacina bivalente contra a Contra-19 neste sábado, 29/4, nas salas de imunização da Prefeitura de Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou nove pontos de vacinação neste sábado, e irá ofertar a bivalente em 75 pontos durante a semana, a partir da próxima terça-feira, 2/5.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, acompanhou a abertura da vacinação para esse novo público na Unidade de Saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul. Ele lembra da importância do imunizante como dose de reforço contra as formas graves da doença.

“A evolução das vacinas é uma tendência natural nos estudos científicos, principalmente por conta das mutações que o vírus sofre, e a bivalente traz essa nova tecnologia que combate a cepa original do coronavírus e a variante ômicron. A secretaria já estava disponibilizando essas doses para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, e agora amplia para a população em geral, a partir de 18 anos”, informou.

O requisito para receber a bivalente é completar o intervalo de quatro meses ou mais desde o recebimento da segunda dose, ou de alguma dose de reforço. Os usuários devem buscar a unidade de saúde fazendo o uso de máscaras, e portando documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. 

O gerente de produção, Ivair Souza, buscou a USF José Rayol para receber a bivalente, e fez um alerta para que os integrantes dos grupos prioritários busquem receber a dose de reforço. 

“Nós observamos que a procura pela bivalente entre o grupo prioritário ainda precisa avançar mais. Então, peço que todos, principalmente do grupo prioritário, que são nossos pais, nossos tios, avós, trabalhadores da saúde, indígenas, que todos venham tomar a vacina. Não acredite em fake news, a vacina está aí disponível, já estou na quinta dose e nunca tive nenhum problema”, comentou.

A lista com os endereços dos pontos de vacinação está disponível no link bit.ly/localvacinacovid19. Mais informações sobre a campanha também podem ser obtidas no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).


Fotos: - Guilherme Silva / Semsa


Prefeitura alerta banhistas para cuidados na Ponta Negra durante a programação do Dia do Trabalhador

A programação do Dia do Trabalhador, comemorado nesta próxima segunda-feira, 1º/5, promete movimentar o complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, com a inauguração da Casa de Praia Zezinho Corrêa, que será entregue pela Prefeitura de Manaus à população. Mas, para garantir boas recordações e manter a segurança na praia, é bom estar ciente das recomendações e proibições para desfrutar o espaço com conforto e sem incidentes.

Na praia, a orientação para os frequentadores é a proibição do consumo de bebidas em garrafas de vidro; brincar de papagaio (pipa); assim como fazer acampamento. Também é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura. Para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.

Para o chefe do Pelotão de Guarda-Vidas, tenente do Corpo de Bombeiros Aluísio Cruz, quem for usar balneário deve atentar para o uso correto e seguro da praia e do banho. “Quem tem hábito de ingerir bebida alcoólica com mais intensidade deve atentar que seus sentidos são afetados, ficando menos aguçado, e a pessoa fica com a capacidade comprometida de flutuar, mergulhar e nadar”, reforçou.

E outro ponto de destaque é o cuidado com crianças, para que nunca fiquem sozinhas, nem por um instante. “Em razão do volume de frequentadores, a responsabilidade deve ser redobrada de pessoas com crianças, para não as perderem de vista”, disse o tenente.

Cruz comentou que as orientações do Corpo de Bombeiros são para evitar acidentes e incidentes e que os trabalhadores e usuários possam curtir a praia de forma segura e responsável.

Proibições

Com o aumento de frequentadores, a coordenação da Ponta Negra alerta para a segurança e o bom uso das instalações, lembrando os itens proibidos no parque. As garrafas de vidro são proibidas na praia por serem perfurocortantes. A orientação é que o público não leve para o espaço garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos. A recomendação é que façam uso de garrafas plásticas. 

O público é abordado e orientado sobre a apreensão de objetos proibidos. E, as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.

“Solicitamos ainda que pessoas com seus cães de estimação não entrem no rio com os animais. O espaço é público e muitos frequentadores ficam incomodados em tomar banho com cachorros ao lado. A segurança e o bem-estar de todos são nossas maiores preocupações”, afirmou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo.

Casa de Praia

O novo espaço a ser inaugurado é a primeira grande reabilitação de um antigo prédio abandonado e deteriorado há mais de 25 anos, transformado em uma obra de reconversão da atual gestão municipal, seguindo uma tendência no Brasil e no mundo. O projeto tem assinatura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o responsável pela obra e gestão da Casa de Praia Zezinho Corrêa é a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Convertido em um espaço multiuso, com foco no lazer, turismo, negócios, artesanato e gastronomia, o local tem área construída de 1.650 metros quadrados, incluindo um restaurante, quatro operações de lanchonetes, administração, banheiros, playgrounds, palco, áreas de convivência e área para exposição de artesanato, em um formato modernizado, onde o turista poderá apreciar e adquirir artigos regionais.

O projeto também foi pensado para dar total acessibilidade a qualquer pessoa, com rampas e plataformas elevatórias. Como parte do complexo, seu funcionamento será das 8h às 22h.

 

Fotos:Elton Viana e Dhyeizo Lemos / Semcom


Ossada humana é encontrada em área de mata Manaus


Uma ossada humana foi encontrada na tarde desta sexta-feira (28/04), na Alameda Cosme Ferreira, próximo ao Clube do Trabalhador SESI, no bairro Coroado, na zona Leste de Manaus.

De acordo com a Polícia, populares passavam pelo local quando encontraram o crânio e dois fêmur. Ainda não há informações se a ossada pertencia a um homem ou a uma mulher.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e fez a remoção dos restos mortais. O caso deve ser investigado pela Polícia.

Fonte: Polícia 24h
Foto: Divulgação 

"Loirinho é encontrado morto na Zona Leste de Manaus


Zaqueu Almeida da Silva, de  30 anos, conhecido como "Loirinho", foi assassinado a facadas e o corpo dele foi encontrado neste sábado (29/04), em um terreno baldio na Rua São Francisco, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste de Manaus. 

De acordo com informações repassadas aos policiais da 14ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a equipe recebeu a denúncia da população de que a vítima teria sido encontrada morta, e era um conhecido morador da área por praticar furtos e ser agressivo. Ao lado da vítima foi encontrada a faca usada no crime, e ainda segundo a polícia, ele levou duas facadas, uma no tórax e outra no pescoço

Após perícia ser realizada a pericia, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso segue sendo investigado.

Fonte: Polícia 24h
Foto: Divulgação 

SSP-AM prende dupla suspeita de tráfico e porte de arma no Parque São Pedro, em Manaus

Com  os suspeitos foram encontradas porções de oxi e maconha

Dois homens de 30 e 24 anos foram presos, na madrugada desta sábado (29/04), por policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) por suspeita de envolvimento em crimes de tráfico de drogas e porte de arma de fogo, na comunidade Parque São Pedro, no Tarumã, na zona oeste de Manaus. Durante a ação foram apreendidas porções de oxi e maconha, um revólver e duas balanças de precisão. 

A Seaop estava em cumprimento da operação Cidade Mais Segura, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), quando por volta de 1h30, viu na rua das Castanheiras, um dos suspeitos pular o muro de uma residência. O suspeito foi perseguido e ao ser alcançado, os policiais encontraram com ele entorpecentes. 

Durante revista no quintal, a equipe encontrou um revólver calibre 32 com cinco munições intactas. No mesmo local um outro suspeito foi detido ao tentar fugir da abordagem policial. 

No toal, foram apreendidos 12 porções de oxi, uma porção de maconha, a arma, munições e as duas balanças de precisão. 

Os dois suspeitos foram presos e encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).




FOTO - Divulgação SSP/AM

Especialista da ADS explica particularidades do solo para cultivo de alimentos no Amazonas

Os dois ecossistemas, terra firme e várzea, impactam a forma de cultivo

A conservação de solos e sua importância está ligada, também, ao produtor rural e a produção agrícola. No Amazonas há vários ecossistemas, dentre os quais, a terra firme, várzea e cerrados. Para cada um desses solos há um planejamento e uma aplicação correta das práticas de conservação.  

O técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Dr. Haroldo Cunha Diógenes, explica sobre a exploração dos ecossistemas Terra Firme e Várzea, explorados pela grande maioria dos produtores rurais, devido as características físico-químicas que ambos apresentam. 

“Os solos de terra firme são considerados de baixa fertilidade natural e, para se obter uma boa produtividade, é imprescindível que se faça a correção de acidez do solo, tão logo se tenha as informações da análise de solo para se definir o corretor de acidez e a dosagem, sistema de preparo de área, genótipos a serem utilizados, época de semeadura, fertilização com macro e micronutrientes, controle fitossanitário de pragas e enfermidades”, explicou 

Já os solos de várzeas são terras localizadas mais próximas dos rios, consideradas de alta fertilidade natural. Na várzea, não há necessidade de correção de acidez.  

Segundo ele, os solos de Várzea são considerados de alta fertilidade natural e, nesse sentido, não há necessidade de se fazer a correção de acidez do solo. “Os macro e nutrientes a serem utilizados são em quantidade pequenas e, nesse sentido o custo de produção é bem inferior ao de Terra Firme. A grande maioria dos produtores rurais utilizam os solos de várzea para a exploração agrícola de ciclo anual, ou seja, as hortaliças, melancia, feijão, arroz e milho, que se apresenta como matéria-prima para a fabricação de ração para aves, suínos e peixes”, disse. 

Haroldo ressalta também, que toda e qualquer exploração agrícola de pequeno, médio e grande produtor rural seja exercida através de uma assistência técnica de um profissional da área agronômica com experiencia e competência comprovada.  

“A assistência técnica em qualquer exploração agrícola, deve ser feita mediante acompanhamento de profissionais da área agronômica com experiência comprovada em campo. Isto é uma condição indispensável para a exploração agrícola exitosa”, informou. 

O produtor rural do Ramal Bons Amigos, Renato Ribeiro, da zona rural de Manaus, fala sobre a importância de todo produtor rural ser assistido por um técnico capacitado para fazer todas as recomendações necessárias, objetivando êxito na produtividade. 

“Sem acompanhamento técnico a gente acaba tendo muito mais desperdícios, porque não produzimos de maneira adequada. Nesse caso, o técnico ajuda na orientação, fazendo aquilo que é correto. Se você não tem experiência e nem conhecimento, você tem mais despesas e prejuízos. Ter um técnico responsável como o senhor Haroldo, por exemplo, é ótimo, pois ele nos direciona para o caminho certo”, conta.

O feirante José Luiz Damian, de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), é um dos produtores atendidos pela equipe técnica da ADS, com foto no aumento da produtividade para comercialização. Hoje ele trabalha com o cultivo de milho, mas no início não sabia que a prática era possível em solo de terra firme. Graças à orientação correta, além de alavancar a produção, ainda passou a economizar com a compra de insumos. “Agora eu economizo com a adubação. Dr Haroldo me ensinou como fazer a cobertura do solo e hoje tenho mais eficiência, mesmo nesse período de chuva, em que realizo o plantio manual do milho”, disse. 

Feiras da ADS

Nas Feiras da ADS, é possível encontrar os alimentos regionais de procedência comprovada durante toda a semana nas localidades a seguir: 

Terças-feiras, das 14h às 19h

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada; 

Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade Nova;  

*Quarta-feira, das 15h às 19h

Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra. 

Quintas-feiras, das 14h às 19h  

Praça de Alimentação do Dom Pedro, rua José Bonifácio.  

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada. 

Sábado, das 5h às 11h

Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, Petrópolis; 

Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo;  

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova;  

Rodovia AM 0-10, km 29 - sentido Rio Preto da Eva. 

Domingo, das 6h ao meio-dia

Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta Negra.

Rodovia AM 0-10, km 29 - sentido Rio Preto da Eva. 


FOTO: Divulgação/Secom


Prefeitura de Manaus autoriza execução do pagamento do edital Thiago de Mello

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), autorizou, nesta sexta-feira, 28/4, a execução do pagamento do edital “Concurso Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello”. Até o próximo dia 2/5, mais de cem projetos artístico-culturais receberão os prêmios que estão distribuídos em valores de R$ 3 mil a R$ 100 mil.

O anúncio do pagamento foi feito pelo diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso. Ele comentou que esses dois editais correspondem a um incremento de R$ 2 milhões na cadeia econômica da cultura da cidade.

“Foi uma determinação do prefeito David Almeida dar atenção total aos processos de pagamentos deste edital. Nessa última semana, com o apoio do meu corpo técnico, conseguimos liberar esse fomento que, tenho certeza, vai levar mais cultura para todas as zonas da cidade”, disse.

Os mais de cem projetos culturais habilitados estão entre as categorias e segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, música, teatro e tradições culturais, tanto em peças, apresentações, quanto em oficinas artísticas.

Os prêmios da categoria “Artistas e Profissionais da Cultura” estão distribuídos em valores de R$ 15 mil, R$ 30 mil, R$ 45 mil e R$ 100 mil. Na categoria “Novos Talentos”, os valores vão de R$ 3 mil a R$ 10 mil.

Homenagem

O nome do prêmio é uma homenagem ao poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello, que morreu no dia 14 de janeiro de 2022, em Manaus, aos 95 anos.


Foto: Aguilar Abecassis / Semcom



Prefeitura anuncia projeto de iluminação pública para o campo da comunidade indígena Nova Esperança

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia projeto de iluminação pública para a comunidade indígena Nova Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no rio Cuieiras. A ação contempla, principalmente, a instalação de 24 projetores no campo de futebol.

O serviço será executado pela concessionária Manaus Luz e coordenado pela Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM-Energia), da Seminf. Antes, os órgãos viabilizaram a iluminação em LED por toda a comunidade e, nesta sexta-feira, 28/4, reforçam a instalação de outros seis novos pontos, para proporcionar segurança aos moradores. 

“A Prefeitura de Manaus trouxe a modernização da iluminação pública para dentro dessa comunidade. Hoje, estamos mais uma vez aptos a atender a solicitação dos moradores por meio de um novo projeto para o campo de futebol recém-construído. Essa é a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, de levarmos qualidade de vida, modernização e segurança para dentro das comunidades”, explica o diretor de Abastecimento e Energia da Seminf, Helder Silveira. 

A equipe avaliou a área do campo e trabalha agora na elaboração do projeto de luminárias. O estudo prevê a implantação de quatro postes, e em cada um, serão instalados seis projetores, com o intuito de garantir a prática de esporte e lazer na comunidade. 

A Prefeitura de Manaus salienta que a população pode solicitar a manutenção da iluminação pública por meio do 0800 201 0001 ou pelo aplicativo Manaus+Luz, disponível para os sistemas Android e IOS.


Fotos: Divulgação / Seminf


Prefeitura de Manaus participa de mesa-redonda sobre prevenção de desastres

Buscando ampliar e qualificar a atuação da gestão municipal na execução de respostas a desastres ocorridos na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), participou, nesta sexta-feira, 28/4, da mesa-redonda "Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas", promovida pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). 

O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, contando ainda com a participação de representantes nacionais da Defesa Civil no debate. 

Representando o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, o assessor de comunicação da pasta, Leonardo Fierro, destacou que a participação da prefeitura na discussão tem fundamental importância não apenas para a segurança ambiental do município, mas para um melhor desenvolvimento de todo o atendimento socioassistencial prestado a famílias atingidas por tragédias ocasionadas por esses desastres - como o deslizamento de terra que vitimou oito pessoas no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, e que deixou outras centenas desabrigadas em março deste ano. 

“É fundamental a participação da assistência social nessas discussões, pois as famílias em situação de vulnerabilidade são uma das mais atingidas, quando esses fenômenos acontecem em larga escala. Por isso, seguindo também as determinações do prefeito David Almeida, é importante que a Semasc e todas as outras áreas envolvidas nesse atendimento estejam atuando e criando políticas públicas capazes de mitigar os impactos na vida das milhares de famílias atingidas", explicou Fierro.

Segundo o mediador da mesa, o procurador de Contas do MPC-AM, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, é necessário, por parte dos membros do poder público, entender que eventos climáticos, mesmo os sazonais, estão passando por um processo de intensificação que tende a piorar, e que o crescente perigo oriundo desse cenário deve ser reconhecido e debatido a fim de garantir a qualidade de vida do povo amazonense. 

"Na forma da Constituição e da Lei, compete ao poder público um grande sistema de prevenção de desastres, um sistema de proteção e defesa civil que envolva a União, os Estados e os municípios. É como o Sistema Único de Saúde, o SUS, uma responsabilidade, uma competência comum que deve ser articulada e sistematizada, é para isso que serve este evento", afirmou o procurador. 

Titular da Semseg, o secretário Sérgio Fontes também destacou a importância de discussões que visem a elaboração de políticas e sistemas que possam conciliar as necessidades humanas do município de Manaus, que atualmente possui 62 pontos classificados como "áreas de alto risco de impacto", com o desenvolvimento sustentável de uma cidade tão envolta por questões socioambientais. 

"Precisamos arrumar um jeito de conciliar as necessidades da população. Ninguém mora em área de risco porque quer, ninguém ocupa encostas porque gosta de viver perigosamente, mas sim porque é preciso. Precisamos começar hoje a discutir o nosso futuro e saber o que fazer nos próximos anos, saber o que nós queremos, o que nós esperamos e que resultados teremos se continuarmos nessa marcha que estamos hoje", concluiu Fontes.


Fotos: Marcely Gomes / Semasc 


Capivara Filó: Ibama e influenciador chegam a acordo e animal será reintegrado à natureza

O influenciador Agenor Tupinambá publicou carta aberta nas redes sociais com mensagem de despedida à Filó



A Superintendencia do Ibama no Amazonas afirmou que o órgão e o fazendeiro Agenor Tupinambá chegaram a um acordo sobre o destino da capivara Filó. O órgão havia notificado o fazendeiro para que o animal silvestre fosse apreendido e estabeleceu multa de R$ 17 mil, devido à criação do bicho considerado silvestre.

Nesta sexta-feira, 28/4, o Ibama informou que o animal ficará no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) até que seja encontrado um local seguro para devolver a capivara à natureza.

"Os veterinários, biólogos, família e assessoria do Senhor Agenor concordaram que seria melhor deixá-la no Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) do IBAMA onde ficará aos cuidados de Analistas e Técnicos habilitados e com os meios necessários para manutenção de sua saúde e bem-estar, podendo ser visitada por Agenor, até que se encontre um local adequado que já sendo estudado para sua devolução à natureza", diz nota.

Na noite dessa quinta-feira, 27/4, o fazendeiro e influenciador Agenor Tupinambá publicou uma carta aberta na sua conta no instagram com um texto de despedida à Filó.

"E depois desses dias de muito diálogo, incluindo com o IBAMA, o apoio de amigos incansáveis e de pensar em todas as possibilidades, eu e minha família nos despedimos da Filó. Em conciliação, o IBAMA deu a possibilidade para que a Filó ficasse próxima de mim e encontrasse um bando de capivaras para integração. Porém, aqui sabemos da dificuldade de encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr. Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca", escreveu.

Leia nota do Ibama na íntegra

Informamos que a equipe do IBAMA foi até o local onde o animal (capivara filó) estava e propôs a sua soltura nas proximidades de Autazes, no entanto a família do Senhor Agenor ponderou que o animal poderia se tornar alvo de caçadores da região.

Os veterinários, biólogos, família e assessoria do Senhor Agenor concordaram que seria melhor deixá-la no Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) do IBAMA onde ficará aos cuidados de Analistas e Técnicos habilitados e com os meios necessários para manutenção de sua saúde e bem-estar, podendo ser visitada por Agenor, até que se encontre um local adequado que já sendo estudado para sua devolução à natureza. Esta medida foi aprovada pelos veterinários e biólogos presentes na equipe.

A sugestão é que fique em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral com o mínimo de presença humana, gerida e cuidada pelo ICMBIO, na qual há a incidência da espécie, ficando assim em ambiente natural e verdadeiramente livre para cumprir suas funções ecológicas de alimentação, convivência em bando, dispersão de sementes, reprodução e outras.

As decisões ocorreram de forma pacífica e conjunta entre as partes (Técnicos e Família Tupinambá), visando sempre o bem estar do animal. 

Fonte: Band Amazonas
Foto: Reprodução 

Prefeitura reforma UBF para ampliar atendimento na zona Oeste e atingir meta histórica na atenção básica

O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou, nesta sexta-feira, 28/4, durante vistoria das obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde da Família (UBF) Lindalva Damasceno, localizada no bairro do Tarumã, zona Oeste da capital amazonense, que a atual gestão municipal está próxima de alcançar a cobertura plena na atenção básica de saúde.

O chefe do Executivo Municipal explicou que os investimentos realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para a revitalização e construção de novas unidades na zona Oeste vão elevar os índices de cobertura, atingindo assim uma marca histórica, uma vez que a marca sai de 52% para mais de 80% na sua gestão.

“Estamos fazendo uma grande obra na UBF Lindalva Damasceno, uma verdadeira transformação nesta unidade porte 3. Assim, nós encerramos o vazio assistencial da zona Oeste e ainda no segundo semestre deste ano estaremos entregando, tanto essa unidade, quanto a UBS do Parque das Tribos. Assim, nós teremos a atenção plena na cidade de Manaus, na cobertura da saúde básica. Quando assumimos, tínhamos 52% de cobertura. Hoje, nós já estamos com 73%. Com a entrega destas UBSs que estamos finalizando, nós teremos a cobertura e atenção na saúde básica na cidade de Manaus”, enfatizou Almeida.

A UBF Lindalva Damasceno possui 890 metros quadrados e está classificada como porte 3, assim, ela terá a capacidade para atender os moradores dos bairros Parque Riachuelo, Parque São Pedro e Campos Sales, e do conjunto Cidadão 10.

Só neste ano, o cronograma inclui a construção de 13 unidades de porte 4, de dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma base de apoio às unidades de saúde fluviais e as novas centrais do Programa Leite do Meu Filho e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom


UEA é homenageada na CMM pela formação de professores indígenas

 Propositura é do vereador Márcio Tavares e a universidade recebeu placa e diploma pela contribuição com a educação no Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu, nesta sexta-feira (28/04), homenagem na Câmara Municipal de Manaus (CMM) por oferecer formação superior a professores indígenas. A propositura foi do vereador Márcio José Maia Tavares (Republicanos) e a solenidade aconteceu no Plenário Adriano Jorge, Paço Municipal de Manaus, rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro de São Raimundo

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, esteve presente compondo a mesa como representante do Governo do Amazonas e da universidade. “Quero agradecer à CMM pela homenagem. E também às professoras e professores do nosso curso de Pedagogia Intercultural Indígena que fazem o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) ser tão exitoso no Amazonas, por meio da nossa universidade.”

O reitor aproveitou para parabenizar os 34 indígenas residentes na região do Vale do Javari que se formaram, em dezembro passado, no curso de Pedagogia Intercultural. A solenidade foi realizada no município de Atalaia do Norte (a 1.137 quilômetros de distância). “Os Matsés, Marubo, Kanamary e Matis realmente representaram muito aquilo que tem no hino do nosso estado, que é a força do nosso povo.”

Segundo Zogahib, todos os alunos foram muito aguerridos e conseguiram concluir o curso mesmo diante de tantas dificuldades. Uma delas foi o fato de o português não ser a primeira língua da turma. “Todo o processo de formação desse grupo, desde o início, foi extremamente dificultoso. Tanto é que houve muita desistência durante a fase de adaptação”, ressaltou o reitor.

Os professores da UEA, Ádria Simone Duarte de Souza, Célia Aparecida Bettiol, Jeiviane Justiniano e Ytanaje Cardoso Munduruku, estiveram na solenidade em homenagem à UEA e receberam um certificado como forma de agradecimento pela dedicação e comprometimento com um ensino de qualidade.

O evento na CMM também foi prestigiado pelos pró-reitores de Planejamento, Prof.ª Dra. Joésia Pacheco; de Pesquisa e Pós-graduação, Roberto Mubarac; de Ensino de Graduação, Fábio Carmo; e de Administração, Nilson Oliveira Jr.; além do chefe de Gabinete, Isaque Souza.

História do curso

Em 2014, A UEA iniciou duas turmas de Pedagogia Intercultural Indígena, no município de São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros de Manaus), oferecido por meio do Parfor, e atendeu aos povos Tikuna, Kambeba e Kokama.

Em 2016, a UEA iniciou a formação dos povos Marubo, Matis, Matsés e Kanamari, no Vale do Javari, também pelo Parfor. A formatura dos 34 professores indígenas no curso Pedagogia Intercultural, na região do Vale do Javari, ocorreu em 2022. 

A UEA é a primeira instituição do país a oferecer esse tipo de formação. A outorga de grau foi no município de Atalaia do Norte. O curso Pedagogia Intercultural Indígena é ofertado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e vinculado à Escola Normal Superior (ENS/UEA).

 

FOTOS: Jacqueline Nascimento/ UEA

Dia do Trabalhador: Migrantes integram equipes que levam dignidade à população de Manaus por meio do saneamento básico

(Da esquerda para a direita) Luiz Fernando e Christian Alexander

Christin, Christian e Luiz Fernando são alguns dos estrangeiros que fazem parte do quadro de colaboradores da Águas de Manaus.

Há 11 anos, o haitiano Christin Mardi saiu do país de origem para tentar uma nova vida em Manaus. Assim como para milhares de conterrâneos que migraram para as cidades brasileiras desde 2010, a busca por um recomeço era necessária. Em 2020, ele começou a escrever uma nova história em sua vida profissional, levando à população da capital amazonense dignidade e acesso a uma vida mais saudável com a chegada da água tratada. 

Christin iniciou na Águas de Manaus atuando na equipe do Vem Com a Gente, programa de relacionamento que realizou ligações de água e ajudou a cidade a avançar rumo à universalização do serviço, alcançada em 2022. Hoje, ele integra a equipe de Eficiência Operacional da concessionária, com foco no mapeamento da estrutura operacional da empresa, por meio do programa Infra Inteligente, e na medição da pressão da água. 

“Sempre trabalhei como guia turístico. Estava na República Dominicana, mas, depois do terremoto de 2010 no Haiti, ficou mais complicado conseguir emprego. Quando cheguei em Manaus, gostei do clima, do povo, da cultura. No meu primeiro emprego, cheguei sem saber falar nada de português, mas as pessoas tiveram muita paciência. Depois fui para o Sul, mas acabei voltando para cá e entrei na Águas de Manaus. Sou muito agradecido à empresa e estou aproveitando cada oportunidade”, conta Christin, que formou família em Manaus. 

Christin Mardi

“Tenho muita gratidão em saber que existe um projeto de melhoria da qualidade de vida das pessoas. Fazer bem para os outros é uma coisa que não tem preço. Tenho a oportunidade de entrar na vida das pessoas e fazer a diferença com algo tão importante, que é o saneamento básico”, sintetiza.

Equipes cada vez mais plurais

A busca por oportunidades em uma terra nova também motivou a vinda dos venezuelanos Luiz Fernando Ruiz e Christian Alexander Zambrano. Os dois integram a equipe de manutenção de água da concessionária. Na empresa há dois anos, Luiz Fernando lembra que se mudou para Manaus para acompanhar a irmã, que já morava na capital amazonense. 

“Na Venezuela, eu estudava Engenharia Informática, mas, devido a problemas financeiros, precisei parar o curso para trabalhar. Já trabalhei em uma construtora de apartamentos, com mecânica de carros, refrigeração, mas nunca tinha feito nada com saneamento básico. Aproveitei a oportunidade e, graças a Deus, com meu desempenho, fui crescendo. Vim para Manaus porque queria um futuro melhor para a minha família, para a minha esposa e a minha filha. Consegui trazer as duas. Praticamente me considero brasileiro já. Todo dia aprendo uma coisa nova”, diz. 

Assim como o colega, Christian também precisou interromper os estudos por questões financeiras, quando ainda morava na terra natal. “Eu era professor de matemática e também fazia Engenharia Civil, mas não consegui terminar. Tomei a iniciativa de sair do país, principalmente para tentar um salário digno, uma vida mais digna”, relata. 

Após começar trabalhando como terceirizado, ele foi contratado pela Águas de Manaus para atuar na fiscalização, e, com o surgimento de uma vaga na manutenção de água, resolveu se candidatar e acabou conseguindo o posto. Christian conta que o contato com a população nas ações do dia a dia tem lhe dado, cada vez mais, a sensação de pertencimento à cidade. 

"Oferecemos dignidade às pessoas e temos o contato pleno com o povo de Manaus, podemos conhecer a realidade da população. Na fiscalização, visitamos as casas, entendemos como cada família vive. Na área de manutenção, sabemos que nosso serviço tem um fim muito importante.  Cada obra que a gente faz na manutenção pesada toca muitas vidas direta e indiretamente, porque água toca todas as vidas possíveis”, acrescenta.

A integração de equipes cada vez mais plurais é uma realidade do grupo Aegea, que atua na capital amazonense por meio da Águas de Manaus. A concessionária atua com base na agenda ESG, sigla que significa “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e que rege o compromisso da concessionária em aumentar, cada vez mais, o seu quadro de mulheres, pessoas negras e indígenas. Isso rendeu à concessionária, por três anos seguidos (2020, 2021 e 2022), menções na lista de “Lugares Incríveis para Trabalhar 2022”, premiação organizada pelo portal UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA).

“Estamos de portas abertas para toda a população e queremos construir equipes com sensibilidade às necessidades e especificidades de cada região da cidade. Temos muito orgulho do trabalho desempenhado pelo Christian, pelo Luiz e pelo Christin, e esperamos vê-los com pleno crescimento, assim como todos os que buscam Manaus como uma terra de segundas chances”, aponta o Relações Institucionais da empresa, Semy Ferraz.


FOTO: Divulgação 

Arsepam promove ação de prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição do Programa +RespirAR da Faar contribuíram com a iniciativa

No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (28/04), servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) receberam orientações de profissionais da saúde, ressaltando a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

A ação contou com o apoio de profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, todos do Programa de Estado +RespirAR. As instruções foram repassadas por meio de vídeos, separados pelas temáticas “Saúde Física”, “Alimentação Saudável” e “Prevenção de Enfermidades Profissionais”.

O diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, destaca que a parceria entre os órgãos do estado é fundamental para o bem-estar dos servidores. “Essa iniciativa é importante para levar informação aos servidores e fiscais da Arsepam. Também é uma forma de ressaltar os cuidados com a saúde ocupacional que a Agência Reguladora, juntamente com a Faar, possui”, disse.

Segundo o coordenador de fisioterapia do +RespirAR, Erick Gadelha, ao receber esse suporte, o servidor conseguirá desenvolver com maior facilidade e mais vontade as suas atividades laborais. “O conteúdo passado pelos profissionais é um conjunto de práticas que enxergam a saúde do trabalhador além do físico, mas também o social e o mental”, frisou.

Exercícios de prevenção

Com o objetivo de evitar as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), o fisioterapeuta Yan de Albuquerque indica, para quem passa muito tempo sentado ou em pé desenvolvendo suas atividades, manter hábitos de vida saudáveis por meio de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Yan reforça ainda que as doenças ocupacionais também podem ocorrer em ambientes externos. “Para as pessoas que trabalham expostas à luz solar, aconselho o uso de protetor solar, utilizar roupas adequadas, boné ou chapéu e calçados confortáveis”, completou.

A profissional de Educação Física, Rosa  ngela Vargas preparou três exercícios para realizar em um dia de trabalho, como o agachamento na cadeira com elevação dos braços, prática que auxilia no fortalecimento do joelho, lombar e quadríceps. Os outros exercícios você tem acesso no Instagram @arsepamamazonas.

Boa alimentação

Com a rotina corrida de trabalho, a boa alimentação não deve ser esquecida, por isso a nutricionista Thayana Barbosa explica o benefício de levar frutas, pois são ricas em nutrientes e minerais. Entre as opções estão: uva, abacate, banana, maçã e laranja.

Outro fator destacado pela nutricionista foi a hidratação. Ingerir água com frequência protege os órgãos vitais e ajuda a absorver melhor os nutrientes. Thayana esclarece que para identificar uma boa hidratação, basta analisar a coloração da urina, quanto mais clara melhor.

Em relação à quantidade ideal para consumir, a especialista conta que existe um cálculo para isso. “Multiplique o seu peso por 35, o resultado é a média que você precisa tomar diariamente”, concluiu.

Sobre a data

Em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas (ONU) instituíram a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, foi estabelecida pela Lei Federal nº 11.121/2005, como forma de alertar a prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho.


FOTOS: Moisés Henrique/Arsepam

 

"Sonho de coca": francesa é presa tentando sair do Brasil com bombons recheados de cocaína


Polícia Federal prendeu em flagrante nessa terça feira (25/04) uma estrangeira de nacionalidade francesa que transportava cerca de 8 kg de cocaína oculta no recheio de bombons, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

A presa, uma jovem de 19 anos, pretendia embarcar em um voo comercial que faria escala em Paris, na França, antes de rumar para seu destino final em Nice, cidade localizada na Riviera Francesa, região do litoral Sul do país e que é considerada uma das áreas mais sofisticadas e luxuosas do mundo.

Após fiscalização de rotina, policiais federais identificaram a droga no interior da bagagem despachada pela estrangeira, misturada no recheio de bombons, e efetuaram a prisão em flagrante.

A presa foi conduzida à Polícia Federal para lavratura do auto de prisão em flagrante e posteriormente encaminhada para o sistema prisional do Estado. Ela responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.

Fonte: Polícia 24h
Foto: Divulgação PF

Suspeitos fogem de abordagem e ROCAM acerta três tiroteio; dois morrem

Três suspeitos de assalto foram baleados em um tiroteio ocorrido na madrugada desta quarta-feira (26/04), na rua Bacaba, bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM) trocaram tiros com um grupo de criminosos e dois indivíduos acabaram mortos. depois de tentarem fugir de uma abordagem.

De acordo com a Polícia Militar, os policiais da Rocam foram acionados para o local após uma denúncia anônima informar sobre assaltos que ocorriam com frequência na região . Ao chegarem na rua, os policiais avistaram um veículo com as mesmas características repassadas pelo denunciante e decidiram realizar uma abordagem para verificar os suspeitos.

O motorista não obedeceu a ordem de parada e tentou fugir. Teve início uma perseguição policial que terminou na troca de tiros entre os bandidos e os policiais da Rocam. Os três suspeitos baleados foram encaminhados para o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.

Apesar do socorro, dois deles não resistiram aos ferimentos e morreram ainda na unidade hospitalar. O terceiro baleado foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona Leste.

Com o trio, os PMs apreenderam duas armas de fogo, 12 munições, celulares e o carro usado para cometer os assaltos. Não há informações sobre o estado de saúde do terceiro envolvido.

Fonte: Polícia 24h
Foto: Divulgação PM