Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2022

Ageman acompanha vistoria da Controladoria no serviço Zona Azul

Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) acompanharam na manhã desta sexta-feira, 30/9, uma vistoria externa realizada pela Controladoria-Geral do Município (CGM) na operação do serviço Zona Azul, no Centro, e também no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Durante a inspeção, foram observados os tamanhos das vagas comuns destinadas aos veículos e nas áreas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência. A identificação das vagas foi outro ponto analisado pela equipe de controle interno da Ageman e da Controladoria.

No Centro, as técnicas estiveram nas ruas Monsenhor Coutinho, 10 de Julho e Rocha dos Santos. No Vieiralves, a equipe inspecionou o funcionamento do serviço nas ruas Rio Jutaí, Rio Purus, Rio Madeira e Rio Mar.

Além do Zona Azul, a equipe da CGM também fará inspeção no serviço de iluminação pública e no saneamento básico.

As inspeções externas da CGM passaram a integrar a auditoria de acompanhamento de gestão em todas as áreas da Prefeitura de Manaus a pedido do prefeito David Almeida. Na Ageman, as inspeções ocorrem semestralmente.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, acompanhou a vistoria e ressaltou a importância do trabalho da Controladoria. “Essas auditorias de acompanhamento da gestão são de extrema importância, pois, além de estarem previstas legalmente, têm o intuito de manter um acompanhamento contínuo e sistemático dos atos da nossa gestão”, afirmou.

Além das inspeções externas, a Controladoria também promove o acompanhamento das rotinas referentes as áreas orçamentária e financeira, gestão de pessoas, gestão patrimonial, gestão de suprimentos de bens e serviços e gestão de transferências voluntárias.

Ao final das inspeções, a CGM irá elaborar um relatório de auditoria, o qual reunirá constatações que deverão ser sanadas pelo gestor, caso haja alguma não conformidade.

 

Fotos:Divulgação / Ageman

Prefeito David Almeida determina serviço de manutenção em ponte

Por determinação do prefeito David Almeida, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizará obras de manutenção da ponte de acesso do boulevard Álvaro Maia ao bairro Compensa, zona Oeste, que não recebia nenhum tipo de serviço desde da sua fundação, há mais de dez anos. A Seminf assegura que a estrutura não corre risco de desabamento

O secretário de Obras, Renato Júnior, que esteve presente no local acompanhado dos engenheiros, explicou o problema e anunciou a solução com o início das obras determinadas pelo prefeito. 

“Não há risco iminente de desabamento. É uma ponte que tem mais de dez anos, e necessita de reparos. São estacas-raiz, ou seja, elas estão ancoradas nas rochas dando sustentação às pontes, precisando de manutenção. O prefeito David Almeida esteve in loco, lá embaixo, em uma canoa com os técnicos da Seminf e já determinou que na segunda-feira comece o jateamento dessas estacas, para fazer o gabião que por atos de marginalidade foi descoberto e totalmente desarmado e essas britas que estavam formando gabião foram despedaçadas”, afirmou o secretário.

De acordo com um dos engenheiros fiscais, Madson Rodrigues, o tráfego de veículos não será prejudicado durante a obra, que tem previsão de durar 90 dias.  “Todo o serviço será executado no local sem qualquer interdição no tráfego de veículos, nossa equipe está realizando um estudo em todas as pontes e viadutos, conforme determina o nosso prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Júnior, para que possamos escalonar das mais debilitadas às melhores, indo nessa pegada de trás para frente, com a meta de entregar para a população mais segurança e trafegabilidade”.

A Prefeitura de Manaus trabalha de Norte a Sul, vistoriando e acompanhando cada frente de trabalho, atendendo simultaneamente as necessidades da população manauara, com o objetivo de reescrever todos os dias uma nova história na infraestrutura, beneficiando muitas famílias, que por tanto tempo foram esquecidas pelo poder público nas gestões passadas, mas que agora são assistidas pela nova gestão.

Fotos; Márcio Melo / Seminf, Ruan Souza e João Viana / Semcom





Em 20 meses, Prefeitura de Manaus aprovou 2,4 milhões de metros quadrados em alvarás de construção

Em 20 meses de gestão David Almeida, a Prefeitura de Manaus aprovou mais de 2,4 milhões de metros quadrados em novos alvarás de construção, impactando na geração de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos, de janeiro a agosto de 2022.

Os dados do setor seguem parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). No Brasil, a construção civil gerou 35.156 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2022. No Amazonas, no período, foram feitas 1.371 admissões formais no setor e há um estoque de 23.988 empregos diretos.

“De acordo com a Cbic, a cada R$ 1 milhão de investimento, são gerados 7,64 empregos diretos. A construção movimenta os setores de serviço e comércio, com mais transporte, mais alimentação, mais contratação de mão de obra especializada e outros profissionais”, disse o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Os números da gestão David Almeida são reflexo da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população.

Dados consolidados

Foram exatos 2.414.866,99 metros quadrados em alvarás de construção emitidos de janeiro de 2021 a agosto de 2022. No acumulado de 2022, de janeiro a agosto, foram 822.881,08 metros quadrados.

Durante os 20 meses, o Implurb expediu 1.790 alvarás de construção, sendo que este ano, de janeiro a agosto, foram 596 documentos licenciados pela autarquia.

Conforme a Cbic, os bons números apresentados até aqui pela construção vão provocar uma nova revisão na estimativa do crescimento do setor em 2022. Em outubro, a Cbic deverá revisar a sua projeção de alta para o PIB setorial, que deverá continuar a crescer bem mais do que a economia nacional, pelo segundo ano consecutivo.

 

Fotos: Divulgação/Implurb

Prefeitura de Manaus recupera redes de drenagem no bairro Lírio do Vale

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou mais uma obra no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da cidade, com o intuito de levar melhorias e segurança para a população. Na manhã desta sexta-feira, 30/9, as equipes trabalharam na recuperação da rede de drenagem profunda que comporta as águas pluviais do beco São  Miguel, que estava com problemas de vazão.

Uma equipe com 12 trabalhadores fez a intervenção imediata para solucionar o problema e minimizar os impactos à população. Na área, o trabalho é delicado e minucioso, por conta da via estreita e da proximidade das casas.

A falta de manutenção das antigas gestões, associada às construções irregulares sob a rede de drenagem, provocaram o rompimento da tubulação. O trabalho consiste na troca dos tubos danificados da rede de drenagem profunda para viabilizar o escoamento correto da água da chuva que inundava as residências.

De acordo com a engenheira responsável pela obra, Socorro Diniz, esse serviço tem uma particularidade e conta com um desafio maior. "Como a via é estreita e as casas muito próximas umas das outras, o trabalho está sendo realizado de forma manual, para não comprometer a estrutura das residências. Ao identificarmos o rompimento da drenagem, atuamos de imediato como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Júnior", explicou Socorro.

Simultaneamente, outra equipe do Distrito de Obras atua emergencialmente na recuperação da rede de drenagem profunda da rua 29, também no bairro Lírio do Vale.

As equipes do Distrito de Obras da área, além das drenagens, realizam obras de recuperação asfáltica, meio-fio, sarjetas, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura da comunidade. A Prefeitura de Manaus conta sempre com a ajuda dos moradores em toda a cidade, na identificação de áreas mais afetadas, para que as obras emergenciais sejam realizadas de forma célere.

 


Fotos: Márcio Melo / Seminf

Abandonado há anos, Parque Riachuelo começa a receber obras do ‘Asfalta Manaus’ da prefeitura


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta sexta-feira, 30/9, os trabalhos de recomposição asfáltica no bairro Parque Riachuelo, zona Oeste da capital. O local estava abandonado há anos, com problemas na infraestrutura, e começa a ser atendido por meio do programa “Asfalta Manaus”. Nessa primeira etapa, cerca de 18 ruas receberão obras. 

Os trabalhos beneficiam moradores da travessa Auroça, onde uma equipe com 30 trabalhadores executa a terraplanagem em alguns trechos, nivelando a pista para receber a massa asfáltica. Na ação, máquinas retroescavadeiras, rolo compressor, caçambas e tratores são usados para dar celeridade ao serviço. Na sequência, as ruas José Gabriel, Colina Oliveira e Princesa Sama estão na programação.

De acordo com o engenheiro da Seminf, Raidel Pereira, a comunidade está há muitos anos sem obras de recapeamento asfáltico, e com o programa “Asfalta Manaus” avançando, chegou a vez do local receber as equipes da prefeitura.

“Nessa primeira etapa das obras, vamos realizar a recomposição asfáltica em aproximadamente dez ruas. As equipes vão trabalhar com fresagens, trechos com terraplanagem e massa asfáltica, devolvendo a trafegabilidade para dezenas de famílias. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é que a cada semana avancemos nas comunidades, e estamos cumprindo”, garantiu Pereira. 

A dona de casa Maria Conceição Olímpio está ansiosa com os trabalhos na comunidade, pois mora há 10 anos no bairro e nunca tinha visto o movimento de máquinas e servidores, e disse que vai aguardar os serviços chegarem na sua rua, que já está na programação para receber asfalto. 

“Já tinha visto em outros anos serviços ‘meia-boca’ de tapa-buracos, mas assim, com máquinas, é a primeira vez. Eu sei que o asfalto é um serviço básico e estávamos aguardando a chegada dessas melhorias para nossa área. Com esse novo pavimento, a comunidade toda vai ficar satisfeita, pois melhora a coleta de lixo e a entrada do ônibus, que é o nosso maior desejo”, salientou a moradora.

 

Fotos:Márcio Melo / Seminf


Prefeitura oferta cem vagas gratuitas para palestra sobre ‘Cultura e Inovação’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), oferta, nesta sexta-feira, 30/9, cem vagas para mais uma atividade on-line e gratuita do projeto “Conexão de Aprendizagem”. A palestra “Cultura e Inovação” será ministrada pelo empreendedor Victor Gonzales, na segunda-feira, 3/10, das 14h às 15h30 (horário Manaus), pela plataforma Microsoft Teams.

Os interessados devem acessar o link disponível em semtepi.manaus.am.gov.br e realizar a inscrição nesta sexta-feira, 30/9, a partir das 10h. É de inteira responsabilidade do candidato ter um celular, notebook ou tablet com sinal de internet, para acessar a programação. Os certificados serão enviados em até 48 horas após a palestra.

“Na primeira edição do 'Conexão de Aprendizagem' de outubro, vamos abordar o tema ‘Cultura e Inovação’, e de que forma a inovação impulsiona as empresas e os profissionais a se manterem em um posicionamento competitivo no mercado. Convidamos os estudantes e profissionais a participar e agregar conhecimento e técnicas ao currículo”, destacou o assessor técnico do departamento de Qualificação Profissional da Semtepi, André Maia.

Palestrante

 Victor Gonzales é proprietário do Mindu Burger e coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem Amazonas. Já realizou mentorias para mais de cem empreendedores e empresas ao redor do país.

Projeto

O projeto “Conexão de Aprendizagem: Visando Oportunidades”, executado na gestão do prefeito David Almeida, tem o objetivo de abordar temas atuais, relacionados a assuntos que estão em pauta nas respectivas áreas de conhecimento no mercado de trabalho e empreendedorismo.

As atividades são voltadas a jovens a partir dos 16 anos em busca do primeiro emprego, universitários, candidatos cadastrados no Sine Manaus, profissionais em busca de qualificação e empreendedores em busca de capacitação.

 


foto: Divulgação / Semtepi

Evento esportivo marca encerramento da programação da Semana de Valorização dos Estagiários da Prefeitura de Manaus


Um campeonato esportivo promovido pela Prefeitura de Manaus na manhã desta quinta-feira, 29/9, na MiniVila Olímpica do Coroado, na avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado, zona Leste da cidade, marcou o encerramento da programação de valorização dos estagiários. Coordenado pela equipe da Supervisão Geral de Estágio (SGE) da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o evento reuniu mais de 100 estagiários de todos os órgãos da gestão municipal. 

Representando o prefeito David Almeida, o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, lembrou que por dois anos consecutivos a prefeitura não pode realizar as atividades da Semana Municipal de Valorização dos Estagiários por causa da pandemia de Covid-19. Segundo ele, essa atividade é importante para promover a socialização dos estagiários.

“Esse campeonato é uma forma de trabalhar o espírito de equipe desses futuros profissionais. É um momento de aprendizado e integração. Como sempre diz o prefeito David Almeida, ninguém faz nada sozinho e, a partir dessas atividades, a prefeitura estimula uma maior participação, um sentimento de colaboração. Todos os estagiários que estão na prefeitura, ingressaram por mérito, com base no desempenho acadêmico, razão pela qual merecem ser valorizados”, destacou Ebenezer.

Também estiveram presentes, na abertura do campeonato esportivo, os subsecretários da Semad, Fábio Alho, de Gestão de Pessoas, e César Marques, do Manausmed, além do diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira

“Essa é uma ação integrada, que reúne a Semad, a Fundação Manaus Esporte e toda a estrutura da gestão, por meio dos estagiários, como é a marca da administração do prefeito David Almeida. É uma atividade social e esportiva, mas que não tem o objetivo de mostrar quem é melhor, mas de estimular a participação, a socialização e esse processo, que é educativo, vai somar na vida de cada um dos estagiários, como seres humanos, não só profissionais”, ressaltou Aurilex.  

Os estagiários disputaram modalidades como jiu-jítsu, dominó, tênis de mesa, vôlei de areia, queimada e futsal.


Foto: Thelson Souza / Semad


Prefeitura de Manaus torna pública a seleção para vendas de alimentos na Feirinha do Tururi 2022

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), torna pública a seleção para operação de venda de alimentos pela iniciativa privada, de forma onerosa, na Feirinha do Tururi 2022, que acontecerá no período de 12 a 20 de outubro, das 18h à meia-noite, na avenida do Samba, Flores, zona Centro-Sul.

O Edital de Chamamento Público n° 018/2022, que foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.432, está disponível no site http://manauscult.manaus.am.gov.br, na aba “Editais”. Os interessados, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, deverão protocolar sua inscrição até o dia 5/10/2022, no Protocolo da própria sede da Manauscult, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A praça de alimentação da Gastronomia Criativa da Feirinha do Tururi, que disponibilizará até 15 vagas, vai selecionar proponentes das seguintes categorias: “Food Bike”, “Carrinhos Ambulantes” e “Barracas”. Todos os pratos de comida, salgados e doces comercializados deverão ter o valor mínimo de R$ 5 e máximo de R$ 17.

Gastronomia Criativa

Como forma de manter aquecido o setor da economia criativa, especificamente, a parte da gastronomia criativa local, a Manauscult, tem disponibilizado em seus eventos, por meio de chamadas públicas, espaços temporários: as praças de alimentação montadas com estrutura de food bike, carrinhos ambulantes e barracas, com equipamentos culinários para o preparo e comercialização de comidas criativas, ou seja, alimentos servidos em pequena quantidade, para consumo individual, sem que haja a necessidade de pratos e talheres, de modo prático.

 

Para um melhor ordenamento e fortalecimento da identidade gastronômica local, a Manauscult tem estabelecido critérios à concessão, utilização e funcionamento desses espaços para a operação de venda de alimentos criativos, como: churros gourmet, pipoca express, crepes, pizzas, tapiocas, farofas, sorvete na chapa, sorvetes, dindim, rala-rala, caldos e sopas, doces e salgados, sanduíches, cachorro-quente, paletas, açaí frozen e suco natural.

 

Foto:Oliveira Jr. / Manauscult

Prefeitura de Manaus destaca incentivo à adoção de hábitos saudáveis no Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração, celebrado nesta quinta-feira, 29/9, busca lembrar a sociedade sobre a importância de cuidar desse órgão, tão vital para uma vida longeva e de qualidade. A Prefeitura de Manaus destaca que vem empreendendo esforços para incentivar que a população manauara adote hábitos saudáveis que preservam a atividade cardíaca.

O objetivo da ação é estimular a prática de atividades físicas, medida que ajuda diretamente o bom funcionamento do coração. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, lembra do sucesso que foi a 1ª Corrida Manaus em Movimento, no último sábado, 24/9, com mais de cinco mil participantes. 

“A atividade física é uma das principais formas de valorização da vida, porque estimula que o corpo funcione da maneira correta, e as pessoas precisam se esforçar para incluir esses exercícios na rotina diária. Dessa forma, o usuário irá promover a sua saúde e evitar o adoecimento, e todos os nossos profissionais estão à disposição para dar a melhor orientação possível sobre esses cuidados”, destacou a secretária.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima, ressalta que uma alimentação saudável e balanceada deve ser aliada às atividades físicas, para fortalecer ainda mais o cuidado com o coração. Tais medidas podem prevenir o surgimento de doenças circulatórias ou cardíacas, como a hipertensão.

“A principal função do nosso coração é bombear o sangue para todo o corpo. No caso de um paciente com hipertensão, por exemplo, ocorre uma elevação da pressão na circulação sanguínea, e essa pressão pode ocasionar complicações para os demais órgãos vitais, como insuficiência cardíaca ou renal, derrame neurológico e infarto”, detalha Lilian.

A enfermeira alerta ainda que o sedentarismo e uma má alimentação, com excesso de sal e gordura, estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão. O usuário que já foi diagnosticado com a doença precisa manter um acompanhamento semestral na Atenção Primária para evitar o agravamento de seu estado de saúde.

“O usuário cadastrado na rede tem esse acompanhamento garantido pela Semsa, com dispensação dos medicamentos e avaliações periódicas para verificar se ele está respondendo bem ao tratamento. Essa assistência de qualidade busca justamente impedir que ele venha a ter complicações”, afirma Lilian.

Os usuários que não possuem diagnóstico de doenças circulatórias ou cardíacas também podem buscar as unidades básicas da Semsa para realização de exames preventivos, como de aferição de pressão. Basta se dirigir à UBS mais próxima, portando RG, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fotos:Divulgação / Semsa


Prefeito David Almeida se emociona com amigo de infância e anuncia ajuda à Fazenda da Esperança

Com uma fala marcada pela emoção, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que a Prefeitura ajudará a Fazenda da Esperança no desenvolvimento do trabalho social que a Instituição realiza, há 21 anos, de acolhida e reabilitação de dependentes químicos.

David Almeida antecipou a iniciativa nesta quinta-feira (29/9), durante ordem de serviço que deu para a reforma da feira da Banana, localizada na avenida às margens do rio Negro, a Manaus Moderna, no Centro de Manaus. Há 27 anos o local não recebe melhorias. E, desta vez, será completamente revitalizado.

Enquanto discursava, o prefeito viu na plateia do evento, amigos de infância, do bairro onde se criou; e do trabalho nas feiras, atividade exercida pelo pai e por ele desde muito jovem. E entre esses amigos que reencontrou, um que é dependente químico, o Binho. 

“Sabe aquele teu vizinho de frente da tua casa, que andava contigo todo dia, que brincava contigo? Eu acabei de encontrar ele aqui. Já tirei ele disso e vou tirar de novo”. Logo em seguida, o prefeito chamou Binho para a frente do palco, onde se abraçaram.

David Almeida se referia à dependência química do amigo com quem conviveu no bairro Morro da Liberdade, que já o levou a morar em um cemitério, como ele contou aos presentes. Ao dizer que estenderia a mão ao amigo mais uma vez, ele ressaltou: “Precisou um evangélico (na Prefeitura) para ajudar um projeto social da igreja católica”. 

Por diversas vezes em público, o prefeito já demonstrou a forte ligação com as próprias origens, na periferia de Manaus, o orgulho que ele tem desse passado, e a lealdade aos amigos. E Binho não foi o primeiro a ser lembrado e acolhido por David Almeida.


FOTO: Divulgação 

Prefeito David Almeida entrega mais 45 novos ônibus para renovar frota manauara

Como parte do plano de renovação da frota de coletivos urbanos, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã desta quinta-feira, 29/9, mais 45 novos ônibus, para compor a frota de transporte da cidade. Os novos ônibus já serão incorporados à frota em circulação, oferecendo mais comodidade aos usuários.

“Serão 45 novos ônibus que ainda hoje estarão na garagem, para, a partir de amanhã, estarem à disposição da população. Dessa forma, nós chegamos até esse momento a 191 ônibus e nós temos mais 25 sendo fabricados e ao final do ano serão mais de 220 ônibus entregues na nossa gestão, no transporte coletivo da cidade de Manaus. Nossa meta é ultrapassar, nos quatro anos, mais de 400 ônibus, tornando essa frota uma das mais novas no Brasil. Estamos fazendo os investimentos necessários no transporte coletivo e continuaremos modernizando as frotas”, disse Almeida.

Desde o início desta gestão, já foram entregues 147 novos ônibus à população, um compromisso do prefeito David Almeida que garantiu renovar ao menos a metade da frota até o final de sua gestão. Com a medida, a Prefeitura de Manaus passa a oferecer mais comodidade e segurança aos usuários do sistema.

“Nós estamos investindo e modificando a vida da nossa cidade. Esses ônibus com ar-condicionado têm manutenção diária, são ônibus modernos, a idade média da frota da nossa cidade hoje é 5, 6 anos. Nós temos uma das melhores frotas do Brasil hoje na cidade de Manaus”, pontuou o prefeito.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os veículos entregues são do modelo Padron, convencionais, com ar-condicionado, e outros Padron com dois eixos, além de veículos do modelo Micrão. O diretor- presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou que os novos veículos irão atender todas as zonas da cidade.


“Esses ônibus são de quatro empresas que atendem todas as zonas da cidade, então todas as zonas recebem esses veículos, de modo que toda a população da cidade será beneficiada. Esses ônibus que estão vindo, eles já são de uma geração com ar-condicionado, modelos diferentes, nova tecnologia, desde a direção, o tipo de freio, enfim, todo o sistema do veículo, muito mais moderno e nós vamos continuar avançando”, afirmou.

Os novos ônibus irão compor as frotas das empresas Expresso Coroado, Vega, Líder e São Pedro, que atendem diversas zonas da cidade de Manaus.


Fotos: João Viana / Semcom


Técnicos compartilham experiências de intercâmbio internacional com grupo da Prefeitura de Manaus

A agenda urbana sustentável para o Centro Histórico de Manaus foi tema de apresentação de equipe de arquitetos e engenheiros do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), na sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste, nesta terça, 27/9 e quarta-feira, 28, com base nas experiências e vivências do intercâmbio internacional realizado com apoio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc), da União Europeia.

A Prefeitura de Manaus, via Implurb, assinou, no ano passado, acordo de cooperação, tendo como cidade-parceira a italiana Nápoles, que recebeu visita de técnicos da capital como parte do termo de intercâmbio, vivência compartilhada agora com toda a equipe da autarquia.

Manaus e Nápoles têm uma grande oportunidade de trabalhar juntas na regeneração urbana e recuperação de seus centros históricos por meio de projetos urbanos. A vacância e a deterioração de edifícios é um problema comum para ambas as cidades – guardadas as proporções históricas e de patrimônio –, além de atrair turistas e visitantes. A recuperação do Centro, da área portuária e da orla são temas-chave para a cooperação.

“Temos muitos projetos elaboradores e em andamento, incluindo licitação em curso, para o ‘Nosso Centro’, programa lançado pelo prefeito David Almeida. Em Nápoles há um universo de experiências de patrimônio tombado pela Unesco, da era romana. E estamos recebendo e trocando contribuições técnicas e de gestão do patrimônio de forma culturalmente enriquecida. Outro viés dos estudos são as áreas portuárias, comuns entre Nápoles e Manaus, de como usar a melhor relação cidade e água e vice-versa”, explicou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Um dos pontos de conversão para promover a regeneração urbana no centro histórico é a busca de mecanismos para levar habitação para o território, que hoje tem um perfil comercial e de serviços intenso, mas que sofre com esvaziamento após as 18h.

“Em vários imóveis e até mesmo quadras do centro histórico tombado de Nápoles encontramos diversos usos e tipologias diferenciadas, com restaurantes, lanchonetes, hotéis, residências, escritórios, num só lugar. Um imóvel não recebe uma única atividade, mas apresenta um mix, promovendo uma ambiência rica e maior movimento de pessoas, reduzindo, inclusive, deslocamentos”, comentou Andrade. 

Para a arquiteta Eloisa Serrão, que participou do intercâmbio internacional, é possível trazer experiências da cidade italiana para a reativação do porto e do centro histórico, adaptando as proporções e especificidades.

“Um ponto forte e que existe no planejamento da Prefeitura de Manaus é reativar o convívio de serviço, comércio e moradia. Se tudo estiver ativado, os serviços podem ir além do horário padrão comercial, com os térreos de prédios funcionando e os demais andares ocupados por moradores. É preciso desenvolver nos bens o consórcio de usos, compartilhados, dando uma dinâmica diferente para a ocupação urbana”, comentou.

Para Andrade, o material riquíssimo encontrado ajuda a refletir sobre a importância social e do patrimônio para a cidade. “Não adianta ter um patrimônio que ninguém tenha acesso. É preferível fazer algumas intervenções para que a sociedade conheça também a história das cidades”, comentou.

Agenda

A apresentação feita pelo Implurb faz parte do intercâmbio, compartilhando experiências do intercâmbio presencial e troca de vivências com a cidade-membro italiana. A capital amazonense assinou termo de cooperação com o Iurc e os trabalhos são realizados desde o ano passado.

 

Fotos: Antonio Pereira/Semcom


UBS móvel da prefeitura irá ampliar serviços do ‘Outubro Rosa’ no Centro Histórico de Manaus

Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) móvel, da Prefeitura de Manaus, será instalada no centro histórico da capital, para ampliar o acesso da população aos serviços ofertados na campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama. A UBS Móvel iniciará os atendimentos na sexta-feira, 30/9, na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (paço da Liberdade), onde será feita a abertura da campanha, às 8h30.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, informa que a unidade móvel permanecerá no local por 14 dias e que, ao longo do mês, todas as unidades da Semsa irão intensificar as ações voltadas para o controle do câncer de mama no município.

“O câncer de mama é o mais comum entre a população feminina no mundo e, infelizmente, ainda causa a morte de muitas mulheres na nossa cidade. Todos os anos realizamos essa grande mobilização para lembrar a sociedade que quanto mais cedo a mulher for diagnosticada, mais chances de cura ela terá, e nossa rede assistencial está preparada para auxiliá-la nesse processo”, diz.

Shádia orienta que as mulheres poderão buscar a UBS Móvel mesmo sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, portando RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, as usuárias poderão realizar consulta médica e de enfermagem, exame clínico das mamas, coleta do exame preventivo (para mulheres de 25 a 64 anos) e solicitação do exame de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos).

Além disso, a UBS Móvel ofertará testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, além da vacinação contra a Covid-19, hepatite B e vacina dT (antitetânica). As ações do “Outubro Rosa” no entorno do paço da Liberdade contarão com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

No local, uma unidade móvel da Semasc disponibilizará orientação psicológica e social às mulheres, além de rodas de conversa sobre os direitos da mulher e oficinas com o objetivo de contribuir para a autonomia econômica e geração de renda desse público.

Prevenção

Shádia reforça que a mamografia no SUS é indicada para mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais de sintomas de câncer de mama, uma vez a cada dois anos. Todas as UBSs ofertam consultas médicas ou de enfermagem e as orientações para os exames necessários.

“Precisamos lembrar que a mamografia também é indicada para avaliar alterações mamárias suspeitas em qualquer idade, em mulheres e homens. Ao sentir qualquer sintoma indicativo de câncer de mama, procure a UBS mais próxima de você”, orienta a secretária.

Os sintomas de câncer de mama incluem nódulo endurecido, dor na mama ou no mamilo, vermelhidão na pele, pele com aspecto “casca de laranja”, inchaço, secreções, inversão do mamilo, pequenos nódulos na axila ou pescoço, entre outros.

“Em meio a esse movimento, a Semsa também intensifica as ações de prevenção ao câncer do colo do útero, que também pode afetar mulheres e homens trans. A orientação é que o exame preventivo (Papanicolau) seja feito na faixa etária de 25 a 64 anos, a cada três anos, se os dois resultados anteriores tiverem sido normais”, acrescenta.

 

Fotos:Divulgação / Semsa

Prefeitura de Manaus garante gratuidade da tarifa de ônibus para o dia da eleição e tem plano especial de trânsito

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), assegurou a gratuidade da tarifa do transporte coletivo público urbano para o próximo domingo, 2/10, dia do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. A medida está prevista pela Lei nº 2.959, regulamentada pelo Decreto 5.399, publicados no Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira, 28/9.

As viagens com gratuidade de passagens estão previstas das 4h às 18h. Para o trânsito, também foi montado esquema especial para o dia das eleições.

A gratuidade do transporte durante a votação foi matéria do Executivo municipal, aprovada na última terça-feira, 27/9, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A medida também se aplica ao segundo turno do pleito, caso houver, previsto para 30 de outubro.

Segundo a administração municipal, 1.149 ônibus deverão circular por Manaus, neste domingo de primeiro turno das eleições municipais.

Trânsito

Além da garantia da gratuidade do transporte coletivo, a Prefeitura de Manaus vai assegurar uma operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação do primeiro turno das eleições. Aproximadamente 300 agentes do IMMU estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres.

Segundo o IMMU, não haverá interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.

Em caso de obstrução de vias, os agentes de trânsito podem ser solicitados pelo telefone 0800 092 1188 Plantão do IMMU Trânsito, que funciona 24 horas.

Caso os usuários de transporte público tenham dúvidas sobre quais linhas passam nos locais de votação, podem fazer a consulta pelo Disk Transporte 118, ou pelo aplicativo Cadê meu Ônibus.


Foto:Marinho Ramos / Semcom


Prefeitura de Manaus comemora semana do envelhecimento saudável com atividades lúdicas


Quer envelhecer bem? Então, mexa-se”. Com este tema, a Prefeitura de Manaus vem provendo, ao longo da semana, uma programação especial voltada aos idosos assistidos pelos distritos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com foco na prática de exercícios físicos e atividades lúdicas. A proposta é reforçar que a porta de entrada para ter qualidade de vida na terceira idade é a atividade física. 

A programação, que contempla rodas de conversa, dança circular, exercícios físicos, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, faz parte da Semana Envelhecer com Saúde, evento realizado pela Semsa, para marcar o Dia do Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, com o intuito de promover o protagonismo da pessoa idosa valorizando sua experiência e respeitando sua contribuição social.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Ajuricaba, localizada no conjunto Ajuricaba, no bairro Alvorada, na zona Oeste, foi contemplada nesta quarta-feira com a apresentação do Grupo Bom Viver, que reúne 30 idosos que utilizam o espaço do estabelecimento de saúde para realizar suas atividades.  

A diretora da unidade, Nair Costa, explicou que o grupo existe há 22 anos e se reúne na unidade três vezes por semana para fazer atividades físicas e outras dinâmicas que tem o objetivo de trabalhar a saúde física e mental da pessoa idosa.

As atividades realizadas pelo Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa contaram com palestras, rodas de conversa, atividades físicas, música e dança.

“Estamos na Semana Envelhecer com Saúde e hoje foi um dia especial com apresentação dos idosos que mostraram muita alegria e participaram de uma extensa programação especialmente elaborada para eles. Ficamos muito felizes com essa apresentação”, acentuou Nair.  

A idosa Anita de Souza Abreu, de 91 anos, era uma das mais animadas do grupo, dançando e cantando. Ela disse que frequenta o grupo desde o início das atividades e que sua rotina é muito boa, porque participa ativamente de todas as ações. 

“Gosto de fazer educação física com os professores. É muito importante para gente participar desse grupo. Eu me considero muito feliz. Venho aqui na segunda, quarta e sexta-feira e me sinto muito bem”, ressaltou a idosa.

Já a idosa Claudete Gomes, que completou 85 anos no último sábado, dia 24, gostou tanto da programação, que fez um show à parte cantando a música “Dez anos”, conhecida pela voz de Gal Costa, ganhando muitos aplausos dos servidores da unidade e dos demais participantes do grupo Bom Viver. 

“Eu gosto muito daqui do grupo, porque brinco, danço e canto. Todo mundo precisa fazer exercício para poder ter saúde e viver bem”, comentou Claudete.


Fotos:Elienai Emanuel / Semsa 


Prefeito David Almeida entrega escola municipal Izabel Angarita revitalizada à população

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pelo vice-prefeito Marcos Rotta, reinaugurou, nesta quarta-feira, 28/9, a escola municipal Izabel Angarita, localizada na rua Canumã, Japiim 2, zona Sul da capital amazonense, que estava abandonada pelo poder público há quase 15 anos e atende aproximadamente 400 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

"Nós estamos fazendo a reformulação total das escolas municipais. Quando assumimos, nós tínhamos 199 escolas fechadas. Estamos, desde o ano passado, reformando e a nossa meta é entregarmos, até o final deste ano, 214 unidades reformadas. Além dessas, nós determinamos que não se feche mais escola no período letivo. Por isso, já no dia 1º de dezembro, vamos iniciar um mutirão de reforma em mais 50 unidades de ensino. Até o final do meu mandato, a nossa missão é reformar todas as escolas com prédios próprios da prefeitura. Não é só dar uma ‘pintada’, é uma reformulação total. É como se estivesse construindo do zero as escolas", afirmou Almeida.

A escola possui dez salas de aula e recebeu a reforma total na estrutura física, elétrica e hidráulica. Além disso, ocorreu a ampliação de ambientes, como o refeitório, cozinha, depósitos, banheiros, área administrativa e área de serviço, garantindo, assim, mais segurança e acessibilidade aos alunos, professores e a toda comunidade escolar.

Na estrutura administrativa de pessoal, a unidade vai contar com 20 professores, dois auxiliares administrativos, dois manipuladoras de alimentos, dois serviços gerais e dois pedagogos. A unidade funcionará em dois turnos, pela manhã e tarde.

Para Marcos Rotta, o novo padrão adotado pela Prefeitura de Manaus nas escolas municipais irá possibilitar que a cidade alcance os melhores índices de Educação do Brasil. Tudo isso, de acordo com o vice-prefeito, é fruto do trabalho desenvolvido pelo prefeito David Almeida.

"O David acorda quatro, cinco horas da manhã e começa a disparar as mensagens para os seus secretários, subsecretários, para os servidores da prefeitura. E isso tem se traduzido em ganho real. Hoje temos algo nunca visto na nossa cidade, que se chama agilidade nas questões da Prefeitura de Manaus. Essa, talvez, seja a grande diferença dessa gestão para as anteriores. As pessoas gostam de ver o prefeito nas ruas conversando, dialogando e vendo as necessidades das pessoas", enfatizou Rotta.

Titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, não conseguiu esconder a emoção de voltar à escola municipal Izabel Angarita, onde atuou como professora, e entregar a unidade totalmente revitalizada para a população de Manaus. Segundo a gestora, essa ação contribuirá para que a pasta consiga alcançar o objetivo de melhorar os índices da Educação em Manaus.

"Voltar nesta escola é muito emocionante, porque, em 2000, eu fui professora da escola Izabel Angarita. Deixei a minha marca aqui. Hoje, podemos transformar a vida dessa comunidade. Na Semed, estamos valorizando os profissionais da Educação e todos juntos vamos lutar para erradicar o analfabetismo em Manaus. Eu sei que, dando condições para os professores, nós vamos alcançar os nossos objetivos", concluiu.

Esther Moreira, 10, do 4º ano, estuda na escola  desde o 1º ano. A menina disse que a escola está linda, mas que, agora, a responsabilidade de mantê-la organizada é de todos os alunos. “A escola está muito linda. A nossa quadra não era assim, nossos banheiros, refeitório, está tudo muito bonito, estou muito feliz com essa reforma e, agora, nós devemos cuidar de tudo e não deixar ninguém quebrar ou riscar”, disse Esther.

Com três gerações estudando na Izabel Angarita, a dona de casa Terezinha de Fátima Pereira agradeceu a reforma da escola, que só foi possível na gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida. “Meus filhos, netos e, agora, bisnetos estudam nessa escola e é um sonho para todos nós receber uma escola tão bonita. Todos os prefeitos que passaram por Manaus prometiam uma reforma, mas nunca saiu do papel, mas o prefeito David e a secretária Dulce fizeram diferente e meus bisnetos vão estudar em local digno”, agradeceu a dona de casa.


Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom


Conselheiro do TCE-AM suspende shows de Joelma e Barões da Pisadinha em Eirunepé

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Fabian Barbosa, deferiu pedido de medida cautelar suspendendo o contrato da Prefeitura de Eirunepé junto aos artistas musicais Joelma e Barões da Pisadinha para a realização de shows artísticos na municipalidade.

 A decisão do conselheiro foi divulgada durante a 35ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, na manhã desta quarta-feira (28).

Formulada pela Secretaria de Controle Externo (Secex/TCE-AM), a representação identificou suposto procedimento ilegítimo e antieconômico no ato da contratação, que utilizou o modelo de inexigibilidade de licitação para a contratação dos artistas, formando um montante total de R$ 740 mil a serem gastos, contrastando com o baixo investimento da Prefeitura de Eirunepé em atividades essenciais da cidade.

Conforme o relator do processo, conselheiro Fabian Barbosa, a ação da prefeitura de Eirunepé, de responsabilidade do prefeito Raylan Barroso de Alencar, entra em contradição com a realidade municipal.

“Áreas como educação, saúde e saneamento básico não contam com o mesmo empenho da prefeitura para investimentos. A título de exemplo, a cidade está em 47º lugar no ranking de desenvolvimento humano (IDH) no estado do Amazonas.

O índice de desenvolvimento da educação básica em 2019 foi de 3.8 de 10, sendo que a meta prevista era 5.7. Além disso, o município não proporciona acesso a água potável, nem a sistema de coletas de esgoto sanitário e de lixo de maneira equânime a seus munícipes”, destacou o relator.

“Diante do entendimento desta corte, reiterada em diversas decisões monocráticas devidamente manifestadas por decisões deste plenário, reconheci o preenchimento dos requisitos de plausibilidade do direito invocado e de fundado receio de grave lesão ao erário e interesse público, razões pelas quais concedi a medida cautelar pleiteada ao mesmo tempo em que determinei comunicação do responsável para apresentação de documentos e justificativas no prazo legal”, concluiu o relator.


Foto: Divulgação TCE -AM 

Asfalta Manaus’ recupera mais de 40 ruas no bairro Coroado


O programa “Asfalta Manaus”, da Prefeitura de Manaus, a cada dia tem ganhado mais ruas nos quatro cantos da cidade, e continua a todo o vapor com as diferentes frentes de obras. No bairro Coroado, zona Leste, ao todo 42 ruas já foram contempladas com os serviços de infraestrutura, e as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) continuam no local até que outras vias sejam atendidas. 

Nesta quarta-feira, 28/9, está sendo realizado serviços de fresagem na rua Manaus. A via tem aproximadamente 300 metros de extensão, e 25 servidores estão trabalhando nesta ação, empregando um serviço de qualidade com a meta de devolver uma trafegabilidade segura e tranquila, beneficiando em torno de 500 famílias no local. 

O fiscal responsável pela obra, engenheiro Railton Monteiro, trabalha junto com sua equipe promovendo o melhor nas ruas do Coroado, mas descreve a situação crítica que as vias se encontravam.  “Estavam intrafegáveis, era buraqueira por todo o lado, asfalto antigo, muito velho, deixando as vias bem deterioradas e dificultando o tráfego. Com a determinação do prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Júnior, nossa equipe já concluiu mais de 42 ruas aqui, e hoje estamos fazendo a fresagem para amanhã já partimos para o próximo passo, a aplicação de massa”, afirmou Monteiro. 

As equipes da Prefeitura de Manaus trabalham por todas as zonas do município, asfaltando vias que nunca receberam pavimentação, e recuperando outras que foram negligenciadas durante anos nas gestões passadas.

Os trabalhos acontecem de forma paralela por meio do programa “Asfalta Manaus“ que até o momento recuperou mais de 1.500 ruas e pelos distritos de obras, seguindo a meta de transformar a história da infraestrutura viária na nossa cidade.


Fotos:- Márcio Melo/ Seminf


Prefeitura de Manaus promove workshop sobre ‘Mercado Digital para o Setor de Turismo’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), promoveu, nesta terça-feira, 27/9, como parte da programação de abertura oficial da “Semana do Turismo”, o workshop “Mercado Digital para o Setor do Turismo”, no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico da cidade. 

“O ecossistema do turismo é muito importante para economia e crescimento da nossa cidade. Entendemos que os empresários desse ramo têm um papel fundamental nisso tudo. Por isso desenvolvemos ações que possam, de uma certa forma, pulverizar esse segmento e o esse workshop vem nos trazer uma nova perspectiva”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

O workshop é destinado para empresários do setor do turismo e tem como propósito impactar o negócio de empresários desse segmento na cidade de Manaus. A ideia é ensinar como se posicionar, se comunicar e se conectar a partir do digital, atraindo o cliente ideal para um bom faturamento. 

Semana do Turismo

A “Semana do Turismo” segue até esta sexta-feira, 30/9. A expectativa é atender aproximadamente 660 pessoas ao longo de todas as atividades. 


Os públicos envolvidos estão empresários do setor de turístico, alunos das escolas públicas municipais, comunitários do Tupé e Colônia Antônio Aleixo, servidores da Manauscult, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho Municipal do Turismo, parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM), acadêmicos de quatro universidades de Turismo e História. 

Dentre a programação estão testes vocacionais para o turismo em escolas municipais; workshop sobre o “Mercado Digital para o setor do Turismo”; palestra com enfoque no empreendedorismo nas comunidades do Tupé e Colônia Antônio Aleixo; um dia de imersão no parque de Aventuras, além da experiência no Turismo Cultural no Centro Histórico de Manaus.

 

Foto: João Viana/ Semcom

Projeto Defensores Mirins realiza ação em escola ribeirinha, em Manaus

Durante dois dias, estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o papel da DPE-AM e conhecer a instituição de perto

Crianças e adolescentes, alunos da escola municipal São Sebastião 2, localizada na comunidade São Sebastião, na Zona Rural de Manaus, participaram do projeto Defensores Mirins nesta segunda (26) e terça-feira (27). Durante os dois dias, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), aprender noções básicas de direitos, além visitar as instalações da instituição. Esta é a terceira escola a participar do programa e a primeira da Zona Rural ribeirinha.  

“Nós estamos muito felizes, porque os resultados são sempre positivos, apesar dos desafios tanto para chegar na comunidade, como para os alunos virem até a Defensoria, principalmente por causa da logística, de transporte. Por isso, ficamos mais engajados para fortalecer essa iniciativa e proporcionar momentos como este”, afirmou a coordenadora, defensora Carolina Carvalho.  

Na segunda-feira, a equipe dos Defensores Mirins esteve na comunidade para conhecer o dia a dia dos alunos e levar a eles, de forma lúdica, noções básicas sobre direitos e deveres. Cartilhas educativas com informações sobre o trabalho da DPE-AM também foram distribuídas na localidade. Já na terça-feira, foi a vez do grupo de aproximadamente 40 alunos, entre 5 a 22 anos, visitar a sede da DPE-AM. Eles conheceram os locais de atendimento ao público, a sala do defensor público geral, conversaram com defensores e receberam certificados pela participação no projeto. 

“Eu gostei de andar de elevador, conhecer o defensor geral, e de vir pra cá. Aprendi bastante com o projeto e quando eu crescer, quero ser defensor também”, garantiu o pequeno Darlan da Silva, de apenas 8 anos.  

Empolgação 

Assim como Darlan, outros alunos também ficaram empolgados com a proposta de ter uma aula fora das quatro paredes do colégio. A estudante Danila Silvano, 19, é indígena da etnia Baré e mora na comunidade há um ano. Ela disse que o projeto a ajudou a voltar a sonhar.  

“Quando a equipe foi na escola, eles falaram muito sobre ter sonhos, defender as pessoas, as famílias, os idosos e isso me ajudou a sonhar de novo. Quando terminar os estudos, quero fazer faculdade, ser professora e voltar para o meu povo e ajudar as crianças de lá”, disse. 

“Eu sonho em ver um Amazonas mais feliz. E aprendendo a defender as pessoas, acho que podemos conseguir. O projeto foi muito bacana”, completou a aluna Kézia Peixoto, 12.  

O diretor da escola, professor Robson Melo, elogiou a iniciativa da Defensoria e destacou que a troca de experiências foi significativa para todos os alunos. “Temos crianças que saíram pela primeira vez da comunidade, hoje. E isso é prazeroso, porque mostramos que fora da sala de aula a criança também aprende. Então foi um momento ímpar para a comunidade, para a escola, e os alunos aproveitaram cada momento”, contou.  

“O papel do Defensores Mirins é muito importante, porque é uma forma da gente se aproximar dessas crianças e adolescentes e mostrar para eles o papel da Defensoria, e que tem uma instituição que está olhando para eles. Receber essas crianças aqui é sempre uma alegria, eles se divertem e é gratificante porque podemos, de alguma formar, estimular o sonho deles”, concluiu o defensor geral, Ricardo Paiva.  

Para participar do Defensores Mirins, os diretores ou professores de escolas públicas podem fazer a inscrição no site da defensoria.am.def.br.  

  

Fotos: Evandro Seixas – DPE/AM

Prefeito David Almeida anuncia apoio e pede voto para o Senador Omar

Prefeito de Manaus destacou o trabalho desenvolvido por Omar Aziz para trazer recursos para a capital do Amazonas

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), declarou seu apoio ao candidato Omar Aziz (PSD), que concorre à reeleição para o Senado Federal. Em transmissão ao vivo nas suas redes sociais, o chefe do executivo municipal deixou claro seu posicionamento na eleição de representantes que irão lutar pela liberação de recursos para melhorias da cidade. 

Para David Almeida, o apoio à reeleição de Omar Aziz passa principalmente pela manutenção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), se mostrando preocupado com os recentes ataques do Governo Federal à indústria amazonense. Almeida contextualizou que a Zona Franca é responsável por 45% de toda a arrecadação de tributos federais no Norte do País, além de gerar 400 mil empregos diretos e indiretos na região. 

David Almeida destacou que o desrespeito ao direito constitucional da Zona Franca faz necessário escolher representantes que vão lutar de maneira técnica contra os ataques, independente de sua visão política. Para o prefeito, quem não tem coragem de enfrentar seu líder para defender os empregos da ZFM não tem direito de representar o povo amazonense.

"Por gratidão e apoio, vou apoiar e quero pedir a todos aqueles que gostam de Manaus que escolham candidatos que ajudam a cidade. Além de sua defesa intransigente da Zona Franca, o senador Omar tem destinado recursos para Manaus, por isso vou votar em Omar Aziz. O Omar é quem está ajudando Manaus e é Omar que vai ajudar ainda mais a nossa cidade", ressaltou David Almeida, afirmando que o senador já se comprometeu a enviar recursos para importantes projetos para fomentar o turismo local. 

Omar Aziz agradeceu o apoio do Prefeito e reafirmou seu compromisso com os amazonenses. "Manaus e o Amazonas sempre serão minha prioridade na busca por recursos para trazer mais desenvolvimento econômico", assegurou Omar.


Foto: Divulgação 

Presidente e vice do TCE-AM são homenageados em evento do Conselho Federal de Contabilidade



O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, e a vice-presidente, conselheira Yara Lins dos Santos, foram homenageados pelo Conselho Federal de Contabilidade, na tarde desta terça-feira (27), durante o evento Conexão - Edição Norte, realizado no auditório Franco de Sá, na sede da Corte de Contas.

Os conselheiros foram homenageados com placas alusivas à contribuição e o fortalecimento da profissão contábil no Estado do Amazonas. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, contadora Joseny Gusmão, entregou as placas de homenagem.

O Conexão Contábil  vai até esta quarta-feira em Manaus  (28) e reúne contadores de várias partes do Brasil.

“Fico muito feliz e agradecido pelo reconhecimento. Na realidade, os Tribunais de Contas têm entre seus profissionais uma área de atuação muito forte da contabilidade, portanto, é um prazer receber este encontro no TCE-AM, ainda mais recebendo esta homenagem”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

“Agradeço, muito emocionada, por também ser formada em contabilidade, faculdade que fiz antes do Direito. É mais um motivo que me faz ficar alegre em receber essa homenagem do conselho de contabilidade do nosso estado”, afirmou a vice-presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

“É o primeiro evento nacional da classe contábil, e está sendo realizado no TCE-AM justamente fruto de uma cooperação técnica com a Corte de Contas. A conselheira Yara foi ativa neste acordo, e o presidente deu todo o apoio para realização do evento”, explicou a presidente do CRC-AM, Joseny Gusmão.

Organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), o Conexão Contábil Norte é um evento que busca promover o conhecimento entre profissionais da área, abordando temáticas relevantes por meio de palestrantes renomados da área contábil.

Na edição deste ano, estão sendo discutidas temáticas relacionadas à agenda da sustentabilidade em organizações públicas e privadas, a gestão empresarial e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.


Foto: Divulgação TCE -AM 

Prefeitura de Manaus realiza mais de 5 mil atendimentos do programa de profilaxia e controle da raiva humana em 2022

O programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana, da Prefeitura de Manaus, realizou este ano 5.061 atendimentos. O número é referente às pessoas que procuraram uma unidade de saúde em caso de agressão por animais domésticos (cães e gatos) ou silvestres, que são potenciais transmissores do vírus da raiva para o ser humano, além de atendimento de profilaxia de pré-exposição para alunos e profissionais da área de veterinária. Entre o total de casos, 4.011 foram por agressão de cães e 784 por gatos.

Para reforçar as ações de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou uma série de atividades educativas por meio dos Distritos de Saúde (Disa), com o apoio das equipes de 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que executam as ações do Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Raiva, 28 de setembro.

Na UBS Carmem Nicolau, localizada no bairro Lago Azul, zona Norte, uma programação foi realizada na manhã desta terça-feira, 27/9, com palestra e distribuição de material informativo para servidores e usuários dos serviços de saúde.

“Durante esta semana, o Disa Norte organizou atividades nas UBSs que integram o programa de controle da raiva humana na zona Norte de Manaus. É uma oportunidade de sensibilizar a comunidade sobre a importância das medidas de prevenção e de divulgar os serviços disponíveis na rede municipal para o controle da doença”, explicou a diretora do Disa Norte, Paola Oliveira Santos.

A zona Norte conta com seis UBSs que atuam como referência para atendimento de pessoas que sofrem algum tipo de agressão por animais silvestres ou cães e gatos: Carmem Nicolau (Lago Azul), Armando Mendes (conjunto Manoa), Balbina Mestrinho (Cidade Nova 2), José Figliuolo (Residencial Viver Melhor – Lago Azul), Áugias Gadelha (Cidade Nova) e Sálvio Belota (Santa Etelvina).

Segundo a enfermeira Renata Moreira Pereira, técnica referência do Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana do Disa Norte, as seis UBSs realizam entre 100 a 150 atendimentos por mês.

“As atividades educativas estão sendo promovidas nas seis UBSs justamente para fortalecer o vínculo da população com o serviço e para que as pessoas saibam onde procurar atendimento. Também estamos destacando a importância do cuidado com os animais e da vacinação antirrábica para cães e gatos, lembrando que a campanha de vacinação deste ano já foi iniciada nos bairros de Manaus”, informou Renata.

As medidas de profilaxia após a agressão por um animal têm como objetivo evitar que a pessoa desenvolva a doença, caso o animal esteja contaminado pelo vírus da raiva, e incluem a vacinação antirrábica e/ou indicação do soro antirrábico para a pessoa agredida pelo animal, dependendo da avaliação do profissional de saúde.

Na UBS Carmem Nicolau o atendimento é realizado diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. De segunda a sexta-feira, a UBS atende das 8h às 19h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 18h.

A enfermeira Agadielen Rocha de Souza, técnica do programa na unidade de saúde, informou que, quando o paciente chega procurando atendimento, a primeira medida é lavar o ferimento com água e sabão, e depois é feito o curativo.

Em seguida, o paciente é atendido pelo médico ou enfermeiro para avaliação do tratamento adequado para o caso. Quando o animal é passível de observação, a orientação é observar o animal por 10 dias para identificar qualquer tipo de alteração no comportamento.

“No 11º dia, entramos em contato com o paciente para saber se o animal apresentou alguma alteração e também monitoramos a cicatrização do ferimento. Se nesse período de 10 dias, o animal não fugiu, não adoeceu e não morreu, não há indicação de vacina. Mas quando não é possível observar o animal agressor ou em casos de agressão por animais silvestres, como morcegos, há indicação para vacina e soro para o paciente agredido”, explica Agadielen Souza.

Acompanhando a esposa para atendimento na UBS Carmen Nicolau, Fernando Gomes Rodrigues, morador do bairro Santa Etelvina, participou da atividade educativa e disse que é muito importante obter mais conhecimento sobre a doença e o serviço. “Não sabia que essa UBS oferecia esse atendimento, mas agora posso divulgar para a minha vizinhança”, afirmou Fernando Rodrigues.

Raiva

A raiva é uma zoonose, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos, geralmente letal. É caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, podendo ser transmitida dos animais para o ser humano por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura de mamíferos contaminados pelo vírus.

Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores. A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim, ressalta que o mais importante é que as pessoas procurem uma Unidade de Saúde de forma mais precoce possível, para avaliação dos casos de forma individual, garantindo o tratamento adequado e em tempo oportuno.

“A Semsa tem feito um esforço para qualificar cada vez mais os serviços e ampliar o atendimento. A vigilância é fundamental na identificação de casos suspeitos, o que vai reduzir risco de surtos da doença”, ressaltou Cláudia Rolim.

Segundo a gerente, os últimos registros de casos de raiva animal em Manaus ocorreram em 2003 e de raiva humana em 1985, mas o Brasil registrou 26 casos de raiva humana entre 2017 e julho de 2022.

“O registro desses casos no país mostra que o risco para a doença existe e a população deve manter atenção para sempre procurar atendimento no caso de acidentes com animais que podem transmitir a raiva. Além disso, os tutores devem vacinar anualmente os cães e gatos, que são os animais que convivem de forma mais próxima com o ser humano e por isso há maior risco de transmissão da doença”, alertou a gerente.

Mais informações sobre o Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana podem ser obtidas no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/vigilancia-epidemiologica/ ).

Fotos: Divulgação / Semsa

Prefeitura de Manaus faz ações de prevenção ao suicídio com servidores do IMMU

Em meio às ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 27/9, uma ação alusiva à campanha deste mês de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-sul da capital. As atividades continuam até quinta-feira, 29.

No local, o Serviço Social do IMMU conversou com servidores do CCC e ofereceu triagem de enfermagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além de ter uma conversa sobre saúde com os servidores que tiveram acesso aos serviços. Ainda participaram da ação, trabalhadores da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre outros. As atividades ainda contam com apoio do curso de Enfermagem, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Durante o mês de setembro, o setor de Serviço Social levou a campanha para todas as bases do IMMU. A chefe do setor de Serviço Social do órgão, Eneyde Oliveira, falou sobre a campanha de prevenção ao suicídio. “Trata-se de uma campanha de prevenção ao suicídio, que iniciou em 1994, e no Brasil, começou a ser divulgada em 2014. Temos realizado ações junto às equipes de enfermagem, psicólogos, entre outros profissionais, para falarmos sobre o assunto, além de indícios de alertas para que os profissionais fiquem atentos uns com os outros para poder ajudar os colegas”, frisou Eneyde.

Nesta quarta-feira, 28, as equipes estarão atuando na Base Leste do IMMU, no Terminal de Integração 5, na avenida Autaz Mirim, bairro São José 1, oferecendo os serviços da campanha “Setembro Amarelo”. 


Fotos: Divulgação / IMMU

David Almeida anuncia live com “importante recado aos eleitores”

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fará uma live no Facebook e no Instagram dele, no fim da tarde desta terça-feira (27/9), às 17h15, para tratar de eleições. Nas redes sociais, o prefeito avisa que tem um “importante recado aos eleitores”, mensagem que agita o meio político a cinco dias das eleições.

O prefeito é presidente do Avante no Amazonas e, durante a campanha eleitoral, se tornou o principal cabo eleitoral dos candidatos da legenda a deputado estadual e federal. Além disso, Almeida indicou o vice na chapa do governador Wilson Lima (União Brasil), o procurador Tadeu de Souza.

Em recente pesquisa do Instituto Perspectiva, o Avante figura como um dos principais partidos nas eleições deste ano. Tem possibilidade de fazer, segundo o Instituto, de três a quatro deputados estaduais e pelo menos um deputado federal. São candidatos experientes, que recebem apoio do prefeito, cuja gestão goza de elevada aprovação popular, na casa dos 80%.


FOTO: Divulgação 

Prefeito David Almeida anuncia programa ‘Alfabetiza Manaus’ e reforma de mais 50 escolas

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta terça-feira, 27/9, o lançamento do programa “Alfabetiza  Manaus”, que visa beneficiar cerca de 8 mil alunos e elevar a condição educacional da cidade de Manaus. O anúncio foi feito durante a reinauguração da escola municipal Antônia Alexandrina Monteverde Bentes, localizada na rua Rogério Magalhães, no bairro Cidade Nova 2, zona Norte.

“Nós herdamos quase 8 mil alunos analfabetos na quarta série. Nossa equipe pedagógica está trabalhando no programa, lembrando que nós somos a terceira maior rede educacional do Brasil, com 200 mil alunos, só ficamos atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Nós pagamos o terceiro melhor salário e eu estou desafiando nossos gestores e professores para que a gente possa alcançar esses índices e elevar a condição educacional da nossa cidade”, afirmou David Almeida.

Durante o evento, o prefeito reforçou que mais de 200 escolas, administradas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão em reforma ou em processo final de obra, para serem entregues até o final deste ano.

“Quando nós entramos na prefeitura, nós tínhamos 199 escolas fechadas para reforma, e a gente fez um mutirão ano passado, e entregaremos ao final do ano 214 escolas reformadas. No mês de dezembro, nós vamos iniciar um outro mutirão de reforma de escolas. Nós não vamos mais fechar escolas durante o ano letivo, nós vamos esperar o mês de dezembro e reformar mais 50 escolas ao mesmo tempo, e, ao final do próximo ano, teremos 264 escolas reformadas. Nós estamos estruturando a educação municipal para que a gente possa obter os melhores resultados índices possíveis no Brasil, e assim a prefeitura tem trabalhado para melhorar a vida do povo da nossa cidade”, pontuou.

A escola municipal Antônia Alexandrina Monteverde Bentes, que não passava por uma reforma completa há mais de 30 anos, vai atender 380 estudantes do ensino fundamental anos iniciais, e recebeu a ampliação de refeitório, cozinha, depósito de merenda, paneleiro, depósito de freezers, área de serviço e também ganhou acessibilidade. A unidade de ensino passa a contar também com um Centro de Tecnologia Educacional (CTE), nova biblioteca e quadra esportiva.

“Ser educador é missão, é compromisso, é do coração, nós sabemos a nossa luta, damos aqui a melhor valorização que nós podemos para os nossos servidores e também para as crianças, um prédio novo, um espaço com dignidade, com respeito, professores com muita vontade de ensinar, e crianças maravilhosas querendo aprender, vamos fazer mais e melhor sempre por Manaus”, acrescentou a titular da Semed, professora Dulce Almeida

Agradecimento

O aluno Lucas Oliveira, 9, do 3º ano agradeceu ao prefeito David Almeida e a secretária Dulce pela reforma da escola e que agora poderá estudar em um espaço bonito e adequado para os estudantes. “Hoje, nós recebemos uma escola linda, nova, toda reformada, para que eu e os meus amigos possamos estudar e aprender melhor. Todos nós agradecemos muito ao empenho do prefeito David e da secretária Dulce, pelo excelente trabalho com a educação de Manaus”, disse o aluno.

Já a dona de casa, Maria de Fátima Moraes, teve seis filhos que estudaram na escola, na época em que ainda era um barracão e hoje os netos podem desfrutar de um prédio novo.

“Estou muito emocionada com essa reforma, meus seis filhos estudaram aqui, na época em que ainda era só um barracão. Receber hoje essa escola reformada, eu só posso agradecer ao prefeito David, à secretária Dulce e à equipe da prefeitura. Agora meus netos poderão desfrutar desse prédio novo, que eu nunca imaginei que fosse ficar tão lindo como esta”, comentou a dona de casa.

 

Fotos:Dhyeizo Lemos / Semcom