David Almeida acompanha abertura da vacinação das crianças e destaca importância do ciclo vacinal completo no combate à Covid-19

Na manhã desta segunda-feira, 17/1, o prefeito de Manaus, David Almeida, participou da abertura da nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, que contempla crianças com deficiências ou comorbidades de 5 a 11 anos, realizada no Parque Cidade da Criança, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Sul. Acompanhado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, o chefe do Executivo municipal destacou a importância da população completar o seu ciclo vacinal com a dose de reforço, para minimizar os sintomas causados pela Ômicron, nova variante do vírus.

"É mais um momento importante no combate à Covid-19. Vale a pena ressaltar que Manaus tem uma das maiores coberturas vacinais do mundo.  Temos 94% da população vacinada com a primeira dose e 82% com a segunda dose. Agora, precisamos concluir com a dose de reforço. Estamos avançando e ampliamos a vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. Nossa primeira criança é a Ângela, de forma simbólica. Neste local aqui, vai funcionar um ponto de vacinação. Teremos outros três pela cidade para iniciar a imunização dos nossos pequenos e, assim, seguir forte no combate à doença que assola o nosso planeta", afirmou Almeida.

Além do ponto instalado no Parque Cidade da Criança, outros três locais estratégicos foram abertos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). São eles: o Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Acre Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9 às 16 horas; e no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16 horas.

A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).

David Almeida ainda destacou que a vacina contra a Covid-19 serve como um escudo protetor à população, diminuindo a gravidade dos sintomas, transformando a realidade da pandemia em Manaus, se comparada com o mesmo período do ano passado. 

"Vivemos um momento muito diferente na cidade de Manaus e no Estado do Amazonas com referência à pandemia. Todas aquelas pessoas que estão imunizadas, que estão com o ciclo vacinal completo, elas criam uma proteção contra a doença. Prova disso são os dados de pessoas internadas nos hospitais da cidade. Mais de 78% não completaram o seu ciclo vacinal. Muitos desses, nem a primeira dose tomaram. Apesar disso, não se repetiu as trágicas cenas do ano passado. Isso é resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, pelos governos do Estado e Federal", citou o prefeito.

Presente no evento, o governador Wilson Lima informou que foram repassadas cerca de 17 mil doses da vacina infantil para a Prefeitura de Manaus e que nos próximos dias, uma nova remessa irá desembarcar na capital.

"Hoje é um dia simbólico em que está sendo iniciada a vacinação pra crianças. A gente precisa ampliar essa parceria com a prefeitura para que possamos dar esse atendimento a todas aquelas pessoas que procuram uma Unidade Básica de Saúde nesse momento. Inicialmente, repassamos para Manaus algo em torno de 17 mil doses. 

Nos próximos dias, vamos receber um quantificativo maior dessas vacinas da Pfizer para que a gente possa ampliar e atingir o máximo possível de crianças a serem vacinadas contra a Covid-19. Aproveito para fazer um apelo para que todos tomem a vacina. Mais uma vez, ressalto que já está provado que a vacina é a arma mais poderosa que temos contra essa doença", finalizou Lima.

Posto de testagem

Visando ampliar o controle de novos casos da doença, David Almeida anunciou a abertura nesta terça-feira, 18/1, de um novo posto de testagem da Prefeitura de Manaus, instalado no Centro de Convenções Vasco Vasquez. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado que irá ceder profissionais para auxiliarem no atendimento à população.

Fotos: Ruan Souza / Semcom


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem