Pular para o conteúdo principal

David Almeida acompanha abertura da vacinação das crianças e destaca importância do ciclo vacinal completo no combate à Covid-19

Na manhã desta segunda-feira, 17/1, o prefeito de Manaus, David Almeida, participou da abertura da nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, que contempla crianças com deficiências ou comorbidades de 5 a 11 anos, realizada no Parque Cidade da Criança, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Sul. Acompanhado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, o chefe do Executivo municipal destacou a importância da população completar o seu ciclo vacinal com a dose de reforço, para minimizar os sintomas causados pela Ômicron, nova variante do vírus.

"É mais um momento importante no combate à Covid-19. Vale a pena ressaltar que Manaus tem uma das maiores coberturas vacinais do mundo.  Temos 94% da população vacinada com a primeira dose e 82% com a segunda dose. Agora, precisamos concluir com a dose de reforço. Estamos avançando e ampliamos a vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. Nossa primeira criança é a Ângela, de forma simbólica. Neste local aqui, vai funcionar um ponto de vacinação. Teremos outros três pela cidade para iniciar a imunização dos nossos pequenos e, assim, seguir forte no combate à doença que assola o nosso planeta", afirmou Almeida.

Além do ponto instalado no Parque Cidade da Criança, outros três locais estratégicos foram abertos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). São eles: o Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Acre Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9 às 16 horas; e no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16 horas.

A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).

David Almeida ainda destacou que a vacina contra a Covid-19 serve como um escudo protetor à população, diminuindo a gravidade dos sintomas, transformando a realidade da pandemia em Manaus, se comparada com o mesmo período do ano passado. 

"Vivemos um momento muito diferente na cidade de Manaus e no Estado do Amazonas com referência à pandemia. Todas aquelas pessoas que estão imunizadas, que estão com o ciclo vacinal completo, elas criam uma proteção contra a doença. Prova disso são os dados de pessoas internadas nos hospitais da cidade. Mais de 78% não completaram o seu ciclo vacinal. Muitos desses, nem a primeira dose tomaram. Apesar disso, não se repetiu as trágicas cenas do ano passado. Isso é resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, pelos governos do Estado e Federal", citou o prefeito.

Presente no evento, o governador Wilson Lima informou que foram repassadas cerca de 17 mil doses da vacina infantil para a Prefeitura de Manaus e que nos próximos dias, uma nova remessa irá desembarcar na capital.

"Hoje é um dia simbólico em que está sendo iniciada a vacinação pra crianças. A gente precisa ampliar essa parceria com a prefeitura para que possamos dar esse atendimento a todas aquelas pessoas que procuram uma Unidade Básica de Saúde nesse momento. Inicialmente, repassamos para Manaus algo em torno de 17 mil doses. 

Nos próximos dias, vamos receber um quantificativo maior dessas vacinas da Pfizer para que a gente possa ampliar e atingir o máximo possível de crianças a serem vacinadas contra a Covid-19. Aproveito para fazer um apelo para que todos tomem a vacina. Mais uma vez, ressalto que já está provado que a vacina é a arma mais poderosa que temos contra essa doença", finalizou Lima.

Posto de testagem

Visando ampliar o controle de novos casos da doença, David Almeida anunciou a abertura nesta terça-feira, 18/1, de um novo posto de testagem da Prefeitura de Manaus, instalado no Centro de Convenções Vasco Vasquez. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado que irá ceder profissionais para auxiliarem no atendimento à população.

Fotos: Ruan Souza / Semcom


Comentários

TCE-AM realizará primeira sessão plenária de 2025 nesta terça-feira, 4 de fevereiro

  O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook. Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos , sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia. Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Pre...

A força de uma mulher no comando: Yara Amazônia Lins consolida liderança histórica no TCE-AM

Primeira presidente reeleita da Corte, Yara reafirma o protagonismo feminino na fiscalização dos recursos públicos e marca 50 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Amazonas. Manaus(AM) - A posse da conselheira Yara Amazônia Lins para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou um momento histórico para a instituição e reforçou o peso da presença feminina no controle dos recursos públicos. Em cerimônia prestigiada por autoridades dos três poderes, Yara foi reconduzida com a confiança do colegiado, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito. Sua liderança, reconhecida como firme, sensível e tecnicamente qualificada, simboliza o avanço da representatividade feminina em um dos órgãos mais importantes na fiscalização dos atos públicos do Estado. Em seu discurso, a presidente destacou a missão de preservar um Tribunal íntegro, moderno e comprometido com a população do Amazonas. A solenidade também oficializou o novo corpo diretivo para o biêni...

UGPE reforça medidas de prevenção de acidentes no Prosai Parintins

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e eficiente, com adoção de medidas para minimizar riscos e promover a conscientização   A prevenção de acidentes e a garantia da segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos nas obras quanto da população, são prioridades no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).   Com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente, diversas medidas têm sido tomadas para minimizar riscos e promover a conscientização. De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prevenção é fundamental para evitar acidentes e garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado e com qualidade.   Entre as medidas de segurança adotadas ele destaca o treinamento e a conscientização de todos os colaboradores, a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a sinaliza...