Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2021

Prefeitura mantém 36 pontos de vacinação nesta quarta-feira, 1º/9

A Prefeitura de Manaus mantém, nesta quarta-feira, 1º/9, 36 pontos de vacinação abertos para atender o público que vai receber a segunda dose contra a Covid-19 e para as pessoas de 12 anos ou mais que ainda irão tomar a primeira dose. Do total de pontos de atendimento, cinco são pontos estratégicos de grande fluxo (Centro de Convenções de Manaus, o "sambódromo"; Studio 5 Centro de Convenções; Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola; Clube do Trabalhador do Sesi-AM; e shopping Phelippe Daou e) e 31 são unidades de saúde da rede municipal. Todos funcionam das 9h às 16 h.

Nos pontos estratégicos e em outros nove locais (unidades de saúde Carmen Nicolau, Balbina Mestrinho, Sálvio Belota, Morro da Liberdade, Alfredo Campos, Amazonas Palhano, Leonor Brilhante, Leonor de Freitas e Deodato de Miranda Leão), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai disponibilizar primeiras e segundas doses (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer). Nas demais unidades será oferecida exclusivamente a segunda dose de AstraZeneca. A relação completa dos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa, diretamente pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.

Quem for tomar a segunda dose deve ficar atento aos prazos entre doses, que permanecem os mesmos para os imunizantes da Pfizer (84 dias) e CoronaVac (28 dias), e foi reduzido para a vacina AstraZeneca, de 84 para 56 dias, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Os documentos necessários para os que vão completar o esquema vacinal são apenas um documento de identificação original, com foto, CPF e carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Já quem tem 12 anos ou mais e ainda não se vacinou deve ir a um dos pontos de oferta da primeira dose, levando documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento, o CPF ou o Cartão Nacional do SUS, além do comprovante de residência que ateste moradia em Manaus. Os menores de idade só poderão ser vacinados se estiverem acompanhados de um responsável maior de 18 anos que, caso este não seja o pai ou a mãe, deve assinar uma declaração de responsabilidade.

A Semsa reforça a importância do cadastro prévio no Imuniza Manaus, que pode ser feito a partir do endereço https://imuniza.manaus.am.gov.br), na opção “Cadastro de Cidadão”. Não é obrigatório que o cadastro seja realizado previamente, mas a inclusão antecipada de todos os dados do usuário no sistema evita que o registrador precise fazer isso na hora do atendimento, levando mais tempo que o necessário para a vacinação.

Além disso, a Semsa orienta o cidadão a consultar o “Filômetro”  (bit.ly/filometrovacina), por meio do qual é possível identificar o movimento (gigante, grande, médio e pequeno) em todas as unidades, facilitando a escolha pelo ponto com menor volume de pessoas e, portanto, com menor tempo de espera.

Marca

A Prefeitura de Manaus superou nesta terça-feira, 31, a marca de dois milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas na capital, desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro. O número, simbólico, rendeu comemoração oficial em um dos pontos de vacinação, o shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, zona Leste.

Dados do vacinômetro, congelados temporariamente, mostravam, no fim da tarde, que o município havia vacinado 1.449.720 com a primeira dose, alcançando 82% da população acima de 12 anos e 516.923 segundas doses, além, de 25.035 doses únicas, chegando a 31% da população com o esquema completo de imunização.


Foto: João Viana / Semcom

Hospital Platão Araújo concorre como case de sucesso do Hospital Sírio Libanês no Prêmio Kaizen


A experiência exitosa do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo com o projeto Lean nas Emergências participa como um dos cases de sucesso do Hospital Sírio Libanês, no Prêmio Kaizen Brasil.  O Lean nas Emergências foi implementado ano passado pelo Governo do Estado, em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, e, entre outros resultados, pôs fim às macas em corredores do Platão Araújo, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência. Além do Platão, receberam o projeto, os HPSs João Lúcio Machado e 28 de Agosto.

Na apresentação virtual que fez na noite de segunda-feira (30/08), a diretora do Platão Araújo, Aída Cristina Tapajós, explicou como utilizou as ferramentas de gestão do Lean nas Emergências para "desafogar" o pronto atendimento, dando celeridade nos serviços oferecidos pelo HPS a partir das ferramentas apresentadas pelo projeto e implantadas na unidade, com o auxílio de profissionais do  Sírio Libanês.

A diretora estava acompanhada na videoconferência pela secretária Executiva Adjunta de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mônica Melo, que ressaltou a importância do reconhecimento da unidade para a saúde amazonense.

"Isso mostra que os nossos profissionais sabem trabalhar, sabem fazer bem. Diante do improvável que foi a pandemia de coronavírus, eles mostraram que sabem como salvar vidas. E, a partir da utilização das ferramentas e da metodologia Lean, que são metodologias que trabalham a agilidade de processos, eles conseguiram girar leitos, dando garantias de atendimento mais ágil. A sinergia dos profissionais foi crucial para que a rapidez no atendimento acontecesse”, disse a secretária.

Para a diretora Aída Cristina, ser escolhido pelo Sírio Libanês para representar um de seus projetos inscritos no Kaizen Brasil, só confirma a melhoria dos processos de gestão do Platão Araújo, que tem como único foco ofertar um atendimento de qualidade aos pacientes. “Dedicamos esse sucesso e visibilidade aos nossos profissionais que abraçaram essa causa. Os resultados estão sendo colhidos com visibilidade para o hospital e também para nós que estamos envolvidos nesse processo”, disse.

Além do Platão, o Sírio Libanês inscreveu outros dois projetos no Prêmio Kaizen, dedicado ao reconhecimento das melhores práticas em gestão.

Lean nas Emergências – O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos.

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

 

FOTO: Rodrigo Santos e Sephora Melo/SES-AM

 

David Almeida destaca atenção à zona rural ao anunciar entrega de obras em comunidade

 

O prefeito David Almeida vistoriou as obras realizadas na comunidade São João, localizada no bairro Lago Azul, zona Norte, onde a Prefeitura de Manaus recupera todas as 17 ruas da localidade, com recomposição do asfalto, drenagem e limpeza das vias, por meio das secretarias municipais de infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp). A ida ao local aconteceu nesta terça-feira, 31/8. 

"Todas as ruas laterais e paralelas à principal já foram recuperadas. Agora nós estamos aqui na avenida São João, em fase de finalização das obras, para poder entregar de volta à comunidade todas as ruas recapeadas, até sexta-feira. Esse é o modelo que queremos para Manaus, assim como as outras 10 mil ruas que iremos recuperar", salientou Almeida. 

O gestor municipal relembrou a situação que a comunidade estava no início do ano, quando sérios problemas de infraestrutura, ampliados durante o período das chuvas e agravados devido ao descaso das últimas gestões municipais, dificultavam a vida dos mais de cinco mil moradores do local, e destacou a interligação da comunidade São João com a 23 de Setembro, conectando a BR-174 com a AM-010. 

"Aqui a realidade era lama, poeira e buraco, hoje a realidade é asfalto, dignidade e urbanismo. Fizemos também a interligação dessa comunidade com a 23 de Setembro, que interliga a AM-010. Asfaltamos todo o ramal, garantindo uma qualidade de vida diferente aos moradores da cidade de Manaus", enfatizou o prefeito. 

Infraestrutura

Além da recuperação das vias, ampliação de redes de drenagem profunda e superficial, recapeamento completo, aplicação de aproximadamente seis mil toneladas de asfalto de qualidade, a comunidade São João também já recebeu, em sua totalidade, iluminação a LED, garantindo segurança aos cidadãos. David Almeida finalizou a vistoria deixando uma mensagem sobre o foco de sua gestão, o trabalho, e destacou que um dos objetivos é a qualidade de vida da população. 

"Há mais de 20 anos que a comunidade esperava por uma resposta da prefeitura. Geralmente as respostas vinham no ano de eleição, durante a campanha política. Eu não sou candidato, estou no início do meu mandato, e já estou começando a transformar a vida das pessoas e essa é minha missão, é meu dever. Cumpro com meu papel de gestor desta cidade, dando melhor qualidade de vida para o povo de Manaus, inclusive ao que mora na zona rural", destacou David.


Foto:- Ruan Souza / Semcom 


Família realiza o sonho da casa própria no Residencial Manauara 2, após 16 anos de espera

Com a chave nas mãos, a família Fernandes Barroso começa uma nova etapa com a realização do sonho da casa própria após 16 anos de espera. A matriarca Raimunda Janilva Batista Fernandes foi uma das contempladas com a moradia popular do residencial multifamiliar Cidadão Manauara 2, módulo B, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Ao todo, 500 apartamentos foram entregues a famílias manauaras em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa habitacional da Prefeitura de Manaus, que integra o programa federal “Casa Verde e Amarela”, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

“É uma coisa magnífica quando você se depara com o seu nome na lista de sorteados. Eu e minha família ficamos muito alegres, porque depois de anos e anos vamos poder mudar nossa realidade. Nós estamos satisfeitos com o novo empreendimento, não tem nem como comparar com a antiga casa onde morávamos alugados. Eu sabia que em algum momento nossa estrela iria brilhar, e esse momento chegou. Eu só tenho a agradecer por tudo”, destaca a dona de casa.

Desempregados, Raimunda e o esposo Erick Barroso passaram a manter o sustento das filhas, as despesas e o aluguel da casa com a venda de artesanato. A antiga moradia é insalubre e está com a estrutura totalmente comprometida, oferecendo grandes riscos a toda família.

“Nós estamos mantendo a casa com a venda de artesanato, através da pintura de quadros que eu produzo. Antes, nós vendíamos churrasco, mas roubaram nossos equipamentos e ficamos sem esse material de trabalho. A casa que morávamos está deteriorada, com diversos problemas estruturais, desde o telhado até o piso. Quando chove a casa é invadida por lama, destruindo os poucos móveis que temos. É uma situação complicada, porque como a casa não era nossa, não podíamos fazer nada”, relatou Erick.

Com o apoio da prefeitura, a família recebeu o auxílio do caminhão de mudança para se deslocarem da antiga casa situada no bairro São Lázaro, zona Sul, para o novo endereço. “Graças a Deus a gente foi contemplado. Agradeço ao nosso prefeito David Almeida que assumiu o município com a missão de olhar por nós. Esse plano de dar as casas, melhorar Manaus, vai fazer a diferença na vida de todos os manauaras que precisam de ajuda. Eu nunca perdi a fé e estou pedindo a Deus que eu e minha família sejamos muito felizes”, disse o artesão.

Contemplados

Os contemplados terão o financiamento do imóvel parcelado em 120 meses (10 anos), com mensalidades fixas, entre R$ 80 a R$ 270, dependendo da renda familiar (até R$ 1.800, faixa 1); e o imóvel adquirido é usado no contrato como garantia do financiamento. Após a quitação, o imóvel passa para o nome do beneficiário, e aqueles que integram a faixa 1 não podem vender, alugar ou ceder o bem. 

Os moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão David Almeida, por lei municipal

Residencial

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para Pessoas com deficiência (PcDs), inclusive nas áreas comuns.


*Foto:Marinho Ramos e Marcely Gomes / Semcom

Empresários do Booth Line e equipes da Prefeitura de Manaus e TCE visitam local do futuro Mercado de Origem

No lugar que abrigará um grande projeto que tem como objetivo resgatar o conceito milenar dos mercados existentes em todo o mundo, com sabores, conhecimentos, cheiros, gostos e a cultura popular, a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) estarão presentes com o lançamento da “Casa do TCE – Século 22”, dentro do amplo projeto de revitalização “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida. Nesta terça-feira, 31/8, equipes da prefeitura, do TCE e da empresa proprietária do complexo da Booth Line, UAI Shopping, estiveram reunidos no espaço no Centro Histórico, conhecendo mais detalhes dos projetos e trocando experiências e informações para a construção de uma proposta inédita para a capital.

O “Nosso Centro” faz parte do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, que prevê investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos.

Para o empresário Wollder Souza, responsável pelo complexo do Booth Line, a parceria é bem-vinda, especialmente por acrescentar mais história ao sonho de construir o shopping de mercado, numa área que tem um legado para o Amazonas e para o Brasil. “Ao projeto se agregam as parcerias com o TCE e a Prefeitura de Manaus, e quem ganha é a população”, disse Souza.

O chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do Tribunal, Joselito Lindoso, acredita que a visita de hoje é mais um passo na construção desse grande espaço que será entregue para a cidade, prevendo a restauração de um prédio que tem muito da história do TCE, juntando passado, presente e futuro.

“A ‘Casa do TCE’ tem como objetivo traçar estratégias, pesquisa, conhecimento, investigação e estudos a respeito do funcionamento da corte no próximo século, visando a temas como tecnologia, comunicação, meio ambiente e sociedade, para que as gerações futuras possam ter na mão o conhecimento do que hoje estamos produzindo”, explicou Lindoso.

Com previsão de ter 15 mil metros quadrados e sinalizando positivamente o potencial que o Estado e a capital amazonense têm para negócios, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, disse que a visita in loco é uma continuação dos trabalhos da Comissão Técnica de Revitalização do Centro.

“Toda essa área é um empreendimento privado, mas estamos em tratativas públicas para o resgate histórico da cidade e do Tribunal de Contas. O prefeito David Almeida lançou a primeira etapa do ‘Nosso Centro’, com previsão de investimentos da ordem de R$ 150 milhões. Todo o trabalho agrega valor e mostra, de forma clara e efetiva, que o Centro vai receber um tratamento diferenciado, terá uma nova realidade para atrair negócios, turistas, empreendedores, visitantes e ser pujante e belo para o nosso povo”, disse Valente.

Projeto

O projeto privado do complexo Booth Line prevê restauro e requalificação de espaços urbanos com foco na infraestrutura de varejo e empreendedorismo. Instalado onde existia a antiga Bolsa da Borracha, o edifício é datado de 1890. O espaço receberá um modelo do Mercado de Origem, que tem instalações hoje de Belo Horizonte a São Paulo, incluindo propostas para Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Amazonas.

O Mercado de Origem tem conceito de arquitetura sustentável, oferecendo mix de gastronomia regional e do Brasil, versátil para reunir família e amigos, para almoços de negócios e turistas, em espaços abertos, terraços e áreas de convivência, lembrando mercados mais antigos, como o Central de Belo Horizonte, mas também com o foco na modernidade, como dos novos mercados como o Little Spain, no Hudson Yards, em Nova Iorque, e o Chelsea Market, na mesma cidade.

Casa do TCE

Em outubro, no dia 14, o TCE-AM comemora 71 anos de existência, data na qual se pretende lançar oficialmente o projeto da casa com a Prefeitura de Manaus.

A busca pelo resgate histórico com o toque da modernidade, pensando uma Corte de Contas para o futuro, é pensamento compartilhado entre o presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, e equipe técnica da prefeitura, durante tratativas sobre a área onde funcionou a primeira sede do órgão, um prédio histórico localizado no complexo do Booth Line.

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) vai atuar de forma simbiótica, concebendo a parte artística, visual e de apresentações para o lançamento em produção. “Vamos poder contemplar o passado, presente e futuro, dentro dessa orquestra de parcerias que envolve o Centro, a cultura e a nossa história”, comentou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Grupo Técnico

No grupo de estudo e desenvolvimento também estão o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan-AM) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). O plano “Nosso Centro” tem o suporte de uma Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada através do Decreto 5.034, de 11 de março de 2021, pelo prefeito David Almeida.

 

Foto: Oliveira Júnior / Manauscult


Prefeito David Almeida determina que não haverá ponto facultativo no dia 6 de setembro


O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta terça-feira, 31/8, que a gestão municipal não irá decretar ponto facultativo na segunda-feira, 6/9. Somente no feriado nacional da Independência do Brasil, dia 7 de setembro, o funcionamento das áreas não-essenciais da prefeitura estará suspenso.

"Quando você fecha os órgãos públicos com ponto facultativo, você deixa de dar alimentação para 240 mil crianças que dependem dessa merenda escolar, além dos atendimentos que ficam comprometidos nas unidades de saúde e nos diversos pontos”, ressaltou David Almeida.

O prefeito mostrou como exemplo as fábricas do Distrito Industrial, que não param na véspera de feriado, assim como o comércio. “Esses setores da economia continuam abertos, e nós vamos trabalhar também. Nossos servidores da limpeza e infraestrutura estarão nas ruas trabalhando, e eu também, assim como os que estarão em suas secretarias e órgãos, porque o trabalho não pode parar”, enfatizou. 

 

Foto:Marcely Gomes e Ruan Souza / Semcom  

Defensoria do Amazonas obtém liminar que liberou atleta para seguir competindo em busca do sonho olímpico

Jovem nadador amazonense tem excelentes índices e estava em clube de SP onde não recebia patrocínio. Agora pode competir por clube baiano, onde será remunerado

“Vou correr atrás do meu sonho, que é chegar a uma Olimpíada”. É o que mais deseja o nadador João Pedro de Lima Afonso, 16, após a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente (Nudeca), obter liminar que o liberou para seguir competindo. O atleta estava contratado por um clube paulista onde não recebia remuneração e foi convidado por outro, desta vez da Bahia, onde receberá patrocínio. O clube paulista não estava disposto à liberação. Ao recorrer à Defensoria, o jovem obteve decisão favorável no dia 21 de agosto e está treinando pelo clube baiano.

Por ser adolescente e ainda não ter maioridade, o atleta foi representado por seus pais em Ação de Obrigação de Fazer com pedido de Tutela de Urgência contra o clube do Estado de São Paulo. O pedido foi feito no plantão porque o atleta tinha urgência em ser liberado para se inscrever em um campeonato já pelo novo clube. 

“Relatam os genitores, em síntese, que o filho é atleta de natação e que, por determinado tempo, treinava no clube paulista, sendo que retornou a Manaus por não receber patrocínio. Como o autor foi convidado para representar o Clube de Empregados da Petrobrás (Cepe) na Bahia, requereu a transferência para poder ser inscrito e competir no campeonato Walter Figueiredo, sendo que a ré [clube paulista] nega entregar a carta de transferência”, diz trecho da decisão que resume o caso.

Com base em documentos apresentados pelo atleta no processo, o juiz plantonista Cássio André Borges dos Santos concedeu a liminar. “Resta demonstrado, mesmo em cognição sumária, que o atleta pretende representar outra agremiação em competição que está prestes a acontecer, além do que as inscrições se encerram na semana vindoura. Friso que a não concessão ensejará em prejuízos ao atleta que possui o segundo melhor índice a nível nacional e, portanto, não poderá ficar vinculado por uma equipe que sequer lhe dá apoio financeiro”, disse o magistrado na decisão.

“Estou muito feliz por voltar a competir, vou ganhar bolsa também no final do ano e vou correr atrás do meu sonho, que é chegar a uma Olimpíada. O patrocínio ajudou muito na minha transferência. Vou receber em torno de R$ 5 mil. Também me ajuda nas minhas provas e com o treinamento. Hoje sou um nadador versátil, nado 1.500 metros e 400 metros medley, 200 metros medley, 400 metros livres e também 200 metros peito e 200 metros costas”, afirma João Pedro.

O pai do atleta, Josimar da Silva Afonso, 42, é motorista de caminhão e está desempregado. No momento trabalha como motorista de aplicativo para sustentar a família, o que dificultaria o apoio à carreira de nadador do filho. 

Josimar conta que, por causa do problema com o clube paulista, João Pedro ficou seis meses sem poder competir, porque ele e o filho tiveram que voltar para Manaus. A mãe de Josimar está com problemas de saúde e ele retornou para cuidar dela. A falta de apoio financeiro do clube paulista também pesou para o retorno ao Amazonas. O clube não concordou, mesmo o nadador mantendo o treinamento, e o impediu de competir. João Pedro ficou seis meses sem disputar campeonatos como o Brasileiro, o que prejudica a classificação para eventos importantes, como o campeonato Sul Americano. 

Agora, após a liminar obtida pela Defensoria, Josimar comemora. “Para nós é algo inacreditável. A gente não esperava mais ele competir nesse ano. Ele ficou um pouco desanimado por conta desse problema e agora já está novamente animado. É complicado treinar, treinar e não poder competir. E a gente está muito feliz, eu, minha esposa, a família inteira, porque assim ele pode até concorrer a uma bolsa federal”, concluiu o pai do atleta.

A defensora pública Juliana Lopes, coordenadora do Nudeca, ressalta que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante todos os direitos, inclusive o acesso aos esportes, o que estava sendo vedado pelo clube paulista que estava proibindo o atleta, tanto de se vincular ao clube como também de seguir a carreira de nadador. 

“A Defensoria Pública atuou de forma essencial para viabilizar que o sonho desse adolescente se concretize. O sonho dele é ir para a Olimpíada de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. E a Defensoria está aqui para ajudá-lo nessa conquista. Esse pedido, essa decisão judicial, foi essencial para fazer com que ele fosse para o clube da Bahia, conseguisse essa contratação e receber uma remuneração. Sabemos que no Brasil existe uma grande dificuldade de incentivo aos atletas e, agora, ele fica um passo mais próximo do sonho dele, que é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2028”, disse a defensora.

Em sua decisão, o juiz determinou prazo de um dia para que o clube paulista entregasse ao atleta a carta de liberação e estabeleceu que, caso a decisão não fosse cumprida, seria aplicada multa no valor de R$ 20 mil. O magistrado ainda definiu que a decisão serviria como mandado, em razão do tempo exíguo para a expedição de carta ao clube, localizado em outro Estado, e que o atleta e a família deveriam encontrar meios para que a decisão fosse entregue no setor competente do clube em São Paulo. Com a liberação da transferência, o atleta já está liberado para competir pelo novo clube. 


Foto: Divulgação/DPE-AM

Prefeitura participa de diálogo público sobre educação com o TCU

Com o intuito de potencializar as práticas educacionais da Prefeitura de Manaus, o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, participou, nesta segunda-feira, 30/8, do diálogo público “TCU+Cidades: Transformação Digital na Educação Municipal”. O encontro ocorreu de modo virtual, por meio do canal YouTube Tribunal de Contas da União, no qual teve o objetivo de discutir as oportunidades e desafios da oferta de infraestrutura e tecnologias no âmbito de retorno às aulas presenciais ou adoção de modelo híbrido.

O evento envolveu gestores municipais, onde foram discutidos os principais desafios e boas práticas da gestão municipal em educação. A ação faz parte da série de webinários realizados no âmbito do programa TCU+Cidades, que busca estimular a entrega de serviços públicos de qualidade por meio de uma maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão dos aparatos públicos.

O secretário Pauderney Avelino destacou os avanços da rede municipal de ensino no decorrer das aulas remotas. “Os alunos e professores da nossa rede foram beneficiados com a aquisição de 3 mil computadores e acesso ao Diário Digital. Outro avanço foi a instituição do Proesc (Programa Orçamento na Escola) e a aprovação do programa “auxílio conectividade”, além da criação do Centro de Mídias e Tecnologia Educacional, desse modo a Prefeitura de Manaus garantiu a excelência na rede de ensino de Manaus”, declarou.

O ministro do TCU Augusto Nardes mencionou como o diálogo contribui para os avanços do ensino e aprendizagem. “É importante esse diálogo técnico para o uso das tecnologias educacionais, porque temos muitos desafios e precisamos implantar mecanismos de governança político-pedagógicos das escolas que nos dará a base para mudança da nossa educação”, destacou.

Além do secretário Pauderney, também compartilharam suas experiências educacionais de retorno às aulas no modelo híbrido e os desafios de tecnologia o secretário de educação do Estado do Pará, Renato Feder, e o secretário municipal de educação do município de Pilar (AL), Clewerton Afonso.

Palestras

Na perspectiva de refletir sobre a gestão em educação e os principais desafios na oferta de infraestrutura e tecnologias face à retomada das aulas presenciais ou modelo híbrido, os temas abordados nas palestras foram: “Conectividade nas escolas”, conduzido por Cristieni Castilhos, head (cabeça) de conectividade da Fundação Lemann; “Programas de acesso à internet”, conduzido por Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo, diretor do Departamento de Inovações e Investimentos do Ministérios das Comunicações.

Além, da explanação da Lei 14.172/2021 “recursos para conectividade - desafios na implementação”, por Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; por fim, a temática “Acompanhamento e Prestação de Contas dos recursos (para conectividade) via Plataforma + Brasil”, explanado por Regina Lemos, diretora do departamento de Transferência da União do Ministério da Economia.

 

Foto:Alex Pazuello/Semed

 

Força Tática: batalhão da Polícia Militar vem batendo recordes na apreensão de drogas

 

Patrulhamento tático e estratégico em combate à criminalidade, suplementando o policiamento desenvolvido pelas Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) nos bairros. Esta é a missão do 1º Batalhão de Força Tática da Polícia Militar do Amazonas. A unidade vem batendo recordes na apreensão de armas e drogas na capital amazonense. Até meados de agosto, foram 1,3 toneladas de entorpecentes interceptados com grupos criminosos em Manaus.

A Força Tática age em ocorrências de alto risco, como também nas apreensões de armas de fogo, entorpecentes e no combate ao crime organizado. O batalhão também apoia outros órgãos do Sistema de Segurança Pública, como nos casos de cumprimento de mandados de prisão, operações policiais na região metropolitana e agora na operação Hórus da Secretaria de Segurança Pública e Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos municípios fronteiriços.

O batalhão de Força Tática foi reativado em 2008, após a primeira experiência de criação em 2002. “A Força Tática deu lugar à extinta Força Especial Comunitária (FEC) e retornou com suas atividades no ano de 2008, perfazendo um total de 13 anos servindo e protegendo à sociedade amazonense”, orgulha-se o comandante, major Victor Melo.

Ao todo, 120 policiais militares integram essa tropa. O time é formado e treinado fora do Amazonas, em estados como Amapá, Goiás, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.

Preparação – Para preparar o policial, são realizados cursos e treinamentos de diferentes direcionamentos e duração. Um destes é o Curso de Força Tática (CFT), que tem duração de 50 dias.

Já o Estágio Boina Preta (EBP), outro treinamento que capacita o militar que opera na Força Tática, tem a duração de 21 dias. Em ambos, o policial recebe instruções práticas e teóricas. Estas técnicas são realizadas no próprio batalhão ou em outras unidades da PM.

No batalhão há ainda oficiais que possuem treinamentos aplicados por outras unidades especializadas da polícia do estado. Um exemplo disto são os policiais militares capacitados com cursos do Batalhão de Choque, das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Companhia de Operações Especiais (COE).


FOTO: Arquivo SSP-AM



Pleno do TCE-AM se reúne para o julgamento de 32 processos nesta quarta-feira (1º)

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apreciará, nesta quarta-feira (1), às 10h, 32 processos de gestores do estado. Os julgamentos acontecerão durante a 30ª Sessão Ordinária.

Dentre os processos a serem apreciados, constam em pauta seis prestações de contas de gestores e ex-gestores do Amazonas.

A reunião plenária será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais do TCE-AM no YouTube, Facebook e Instagram, além da transmissão, em áudio, pela Rádio Web da Corte de Contas, disponível em www.tce.am.gov.br.

Serão julgadas as contas do ex-prefeito de Barcelos em 2017, Edson de Paula Mendes; do então diretor do Fundo de Previdência Social de Beruri em 2018, Francisco Videira; da então diretora do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas em 2019, Jacinta Moreira Coelho; do ex-diretor do Serviço de Água e Esgoto de Iranduba em 2019, Jorge Venicio Braga, e da diretora do Fundo Municipal de Habitação em 2020, Michele Martins de Mattos.

O Pleno apreciará, ainda, 18 representações, cinco recursos, uma consulta, uma transmissão de cargo e uma auditoria operacional.

A sessão será conduzida pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

Participarão os conselheiros Julio Cabral, Júlio Pinheiro, Érico Desterro, Ari Moutinho Júnior, Yara Lins dos Santos e Josué Cláudio. Estarão presentes, também, os auditores Alípio Reis Firmo Filho, Luiz Henrique Mendes e Alber Furtado.


Foto: Divulgação TCE -AM

Vacina contra a Covid-19 está disponível em 36 pontos estratégicos nesta terça-feira em Manaus

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue, nesta terça-feira, 31/8, na capital amazonense, em 36 pontos de atendimento coordenados pela Pre-feitura de Manaus, espalhados em todas as zonas geográficas, que estarão prontos para receber o público que vai tomar a segunda dose da vacina e também as pessoas que têm 12 anos de idade ou mais, e ainda não iniciaram o esquema vacinal.

Cinco pontos estratégicos de grande fluxo (Shopping Phelippe Daou, sam-bódromo, Studio 5, Sesi-Clube do Trabalhador e Centro de Convivência Padre Pedro Vignola) estarão abertos das 9h às 18h, e mais 31 unidades de saúde da rede municipal, das 9h às 16h. Nos pontos estratégicos, a Secretaria Mu-nicipal de Saúde (Semsa) vai disponibilizar primeira e segunda doses (Astra-Zeneca, CoronaVac e Pfizer), enquanto nas unidades de saúde será oferecida exclusivamente a segunda dose de AstraZeneca.

Devem procurar qualquer um dos 36 pontos de vacinação os que estiverem no intervalo entre as duas doses recomendado atualmente, ou seja, os que tomaram a primeira dose do imunizante CoronaVac há 28 dias ou mais; os que se vacinaram com AstraZenca há 56 dias ou mais; e os que receberam a primeira dose de Pfizer há 84 dias ou mais. Seguindo orientação do Ministério da Saúde,  o prazo para a segunda dose de AstraZeneca foi reduzido de 84 para 56 dias, período de referência que passou a ser adotado pelo município no último sábado, 28.

Para se vacinar é necessário apresentar apenas um documento de identifi-cação original, com foto, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem for tomar a segunda dose de AstraZeneca e preferir, pode optar pela unidade de saúde mais próxima de casa, são oito unidades na zona Norte, oito na zona Sul, onze na zona Leste, e quatro na Oeste.

Também deve ir a um dos locais de vacinação quem tem mais de 12 anos e, por algum motivo, ainda não foi se vacinar com a primeira dose. Os menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável com mais 18 anos e precisam apresentar três documentos obrigatórios: identidade original com foto ou certidão de nascimento; CPF ou Cartão Nacional do SUS; e com-provante de residência com cópia.

Ferramentas

É importante fazer o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), acessando a opção “Cadastro de Cidadão”. O cadastramento não é obrigatório, mas reduz o tempo de espera no posto de vacinação.

Para que o cidadão ganhe tempo, a Semsa também disponibiliza o “filômet-ro”  (bit.ly/filometrovacina), plataforma que permite visualizar as unidades com o menor fluxo de pessoas. A ferramenta é atualizada pelas próprias uni-dades de atendimento dia acordo com as mudanças no volume de usuários no local.

Cobertura

A Prefeitura de Manaus já se prepara para comemorar a marca de 2 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas na capital, desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro. Até esta segunda-feira, 30, foi aplicado o total de 1.991.679 doses. Dessas, 1.449.720 foram de primeiras doses, o que corresponde a 82% da população vacinável (acima de 12 anos), e 516.923 segundas doses, além de 25.035 doses únicas, o que significa que 31% da população maior de 12 anos já está com o esquema completo de imunização.

Apenas no último fim de semana, foram vacinados, conforme dados atualiza-dos nesta manhã de segunda-feira, pelo vacinômetro, 85.092 doses, durante a ação de intensificação realizada das 9h do sábado, 28, às 18h de domingo, 29.

A campanha segue com foco na aplicação de segunda dose, respeitando os intervalos entre doses recomendados. O município também já estuda estra-tégias para adotar a terceira dose em públicos específicos e a partir dos crité-rios de cobertura da imunização dos grupos populacionais, conforme sinaliza-do pelo Ministério da Saúde.

Locais de vacinação - 31/8

Pontos Estratégicos

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 - Cidade de Deus

Somente para pedestre

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 - Cidade Nova

Somente para pedestre

Studio - Centro de Convenções

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 - Distrito Industrial I

Somente para pedestre

Sesi - Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 - São José Operário

Ponto para pedestre e drive-thru

Sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565  - Dom Pedro

Ponto para pedestre e drive-thru

Unidades Básicas de Saúde

Zona Norte

Clínica da Família Carlson Grace

Avenida Curaçao, s/nº, conjunto Cidadão V - Nova Cidade

Clínica da Família Carmen Nicolau

Rua Santa Tereza D'Ávila, s/nº - Lago Azul

UBS Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério J. Nery, 170, núcleo 3 - Cidade Nova

UBS Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério Nery, 170 - núcleo 3 - Cidade Nova

UBS Sálvio Belota

Rua Samambaia, 786 - Santa Etelvina

UBS Frei Valério

Rua Rufino de Elizalde (antiga rua Bom Jesus), s/nº - Novo Israel

UBS Armando Mendes

Rua das Aragarças, 786, conjunto. Manoa – Cidade Nova

UBS Arthur Virgílio

Travessa 10, 3.015 - Amazonino Mendes

Policlínica José Antônio da Silva

Travessa Aroeira do Campo, 55 – Monte das Oliveiras

Zona Sul

Clínica da Família Dr. Antônio Reis

Rua São Lázaro, s/nº - São Lázaro

USF Morro da Liberdade

Rua São Benedito, s/nº - Morro da Liberdade

UBS Vicente Pallotti

Rua Apurinã, 279 - Praça 14 de Janeiro

UBS Petrópolis

Rua Delfim de Souza, s/nº - Petrópolis

Zona Centro-Sul

Policlínica Castelo Branco

Rua do Comércio, s/nº - Parque 10 de Novembro

UBS São Francisco

Rua Rodolfo Valle, s/nº - São Francisco

UBS Luiz Montenegro

Rua Pico das Águas, 527- Nossa Senhora das Graças

UBS Theomário Pinto da Costa

Travessa 2 de Agosto, s/nº - Bairro da União

Zona Leste

USF Alfredo Campos

Avenida Cosme Ferreira, s/nº - Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano

Rua Antônio Matias, s/nº - São José Operário

USF Leonor Brilhante

Avenida Autaz Mirim, s/nº - Tancredo Neves

USF Silas Santos

Rua Guaporé, s/nº, conjunto Castanheiras - Gilberto Mestrinho

USF Gebes Medeiros

Rua Pirarucu, 100 - Jorge Teixeira

UBS Geraldo Magela

Rua Rio Envira, 442 - Armando Mendes

UBS Guilherme Alexandre

Rua Nova República, 575 - Colônia Antônio Aleixo

UBS Platão Araújo

Rua Barroso, s/nº - Puraquequara

USF Ivone Lima

Rua Luís Corrente, s/nº, conjunto Ouro Verde - Coroado

UBS Lago do Aleixo

Rua Raoul Follereau, 112 - Colônia Antônio Aleixo

UBS Nova Esperança

Rua Nova Esperança, s/nº - Colônia Antônio Aleixo

Zona Oeste

Policlínica Dr. Djalma Batista

Rua Teotônio Vilela, s/nº - Compensa II

Clínica da Família Dr. Raimundo Franco de Sá

Rua Virgílio Ferreira, 112-120 - Alvorada

UBS Leonor de Freitas

Avenida Brasil, s/nº - Compensa II

UBS Deodato de Miranda Leão

Avenida Presidente Dutra, s/nº - Glória

Foto: Marcely Gomes / Semcom

Adolescente conta expectativa de mudança para novo lar, dentro do programa habitacional da Prefeitura de Manaus

Mais de 40% dos novos beneficiários do residencial Cidadão Manauara 2, etapa B, bairro Santa Etelvina, zona Norte, já completaram suas mudanças para o novo lar. Um dos dias mais movimentados de mudança foi no último sábado, 28/8, quando 49 famílias passaram a ocupar o conjunto, que integra o programa habitacional da Prefeitura de Manaus dentro do programa federal "Casa Verde e Amarela", do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Algumas das mudanças contaram com apoio da prefeitura, com caminhões cedidos pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Pública (Semulsp), especialmente para as famílias que estão desempregadas e sem recursos para arcar com os custos de um frete.

Até a tarde desta segunda-feira, 30/8, 230 novos moradores da etapa B concluíram suas mudanças para o novo lar. Quem está fazendo as malas e contando os dias para se mudar no dia 19 de setembro, é a auxiliar de limpeza Ione Raimunda Lima da Silva, com seus dois filhos adolescentes.

A jovem Mikaela Tayane, 17 anos, conta que hoje ela, a mãe e o irmão de 14 anos vivem no apartamento da avó, no conjunto Viver Melhor, zona Norte, desde 2014.

“No dia do sorteio, eu estava acompanhando e meu irmão dormindo. Quando vi o nome da minha mãe, dei um grito, sai pulando pela casa. É uma sensação maravilhosa, uma felicidade enorme”, conta a jovem, que faz planos para o futuro, onde pretende cursar a faculdade de Direito.

Aluna do 3º ano do ensino médio, Mikaela é bastante espontânea e conta que a sua pequena família passou a vida toda se mudando e o local onde passaram mais tempo até então é o Viver Melhor. Com a mudança, um lar para chamar de seu, que sua mãe vai poder pagar, a adolescente torce para que novas rotinas se criem no residencial Manauara 2.

“Eu e meu irmão não somos os mais festeiros, mas tenho certeza que minha mãe vai querer conhecer todos os vizinhos do bloco”, fala de forma divertida, Mikaela.

Mutuários

As mudanças dos novos mutuários, que vão pagar o apartamento em financiamento com a Caixa Econômica Federal, em 10 anos, iniciaram no domingo passado, 29/8. Em razão das medidas de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19, os beneficiários foram divididos em grupos, tendo prazo de até 30 dias para realizar suas mudanças.

Para as famílias que não têm condições de arcar com os custos de transporte de um frete, a prefeitura montou uma força-tarefa colocando à disposição caminhões para realizar o serviço.

Programa

O prefeito David Almeida já lançou o programa "Casa para Todos", cuja meta é a construção de mais de cinco mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital.

"Nós temos essa entrega de 500 casas e a perspectiva é de fazer cinco mil habitações na cidade de Manaus, em parceria com o Governo federal", comentou Almeida.

O objetivo do programa é a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. Conforme o prefeito, o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.

Residencial Manauara 2

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para Pessoas com Deficiência (PcDs), inclusive nas áreas comuns.

Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão do prefeito David Almeida, por lei municipal.


Foto: Altemar Alcântara / Semcom

Detran-AM realiza ações em Urucará e Rio Preto da Eva

Continuando as ações no interior do estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou atendimentos nos municípios de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus) e Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) no último final de semana.

Em Urucará, aproximadamente 35 pessoas foram atendidas na sexta-feira (27/08). A cidade não possui Posto de Atendimento do Detran, mas a equipe do Posto de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) foi para a cidade realizar atendimentos nas áreas de veículos e de habilitação.

O atendimento foi realizado na sede da prefeitura do município, onde foram feitos serviços de renovação de CNH, vistoria veicular, transferência de propriedade e licenciamento anual.

No mês de setembro, a equipe do Posto de Itapiranga já tem destino definido. “No dia 3 de setembro nós vamos até o município de Silves, e no dia 17, São Sebastião do Uatumã”, afirmou a gerente de atendimento do Detran em Itapiranga, Vanessa Carvalho.

Rio Preto da Eva – Na quinta (26/08) e na sexta-feira (27/08) os moradores de Rio Preto da Eva receberam ações de educação e de fiscalização de trânsito, a pedido da prefeitura do município.

Agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito do Detran-AM (Neot) e do município realizaram abordagens educativas com o foco em motociclistas que estavam pilotando motos de forma irregular. Quem era flagrado cometendo infração era encaminhado para o auditório da Guarda Civil Metropolitana para assistir a uma palestra de 15 minutos com a equipe de educação do Detran Amazonas.

A fiscalização do Detran-AM na cidade foi solicitada pelo secretário municipal de segurança pública, coronel Orleilson Guimarães, na tentativa de conscientizar os condutores para as boas práticas no trânsito e, dessa maneira, tentar reduzir os acidentes de trânsito no município.

Além das ações de fiscalização, as equipes do Detran-AM também realizaram palestras educativas em escolas municipais de ensino fundamental.

FOTOS: Divulgação/Detran-AM

Morro da Liberdade irá receber 270 metros de rede de drenagem da prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), vem realizando os serviços de infraestrutura da rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul da capital, para a implantação de 270 metros de extensão de uma rede de drenagem profunda, além de 13 caixas coletoras de efluentes pluviais, que resolverá em definitivo o problema dos alagamentos na área. Os trabalhos se intensificaram nesta segunda-feira, 30/8.

Para solucionar de vez o problema que se arrastava há mais de 10 anos, dez servidores da Seminf realizam a abertura da via, que recebe os tubos de concreto por onde as águas terão o destino correto. Na sequência a rua receberá aproximadamente, 100 metros de drenagem superficial, além da recuperação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura do local.

Conforme o engenheiro da Seminf, Railton Monteiro, fiscal da obra, a via sofria com acúmulo de água represada, alagando em torno de 50 residências. Os trabalhos foram intensificados para solucionar o problema, com a implantação da rede de drenagem da área.

“É uma determinação do prefeito David Almeida que tenhamos sensibilidade e atuemos de imediato nesses casos, minimizando o sofrimento da população. Aqui a situação exigia a implantação de uma nova rede de drenagem, para dar vazão à grande quantidade de água que vinha se acumulando na via, solucionando em definitivo o problema dos alagamentos”, explicou o engenheiro.    

    

Foto:Márcio Melo / Seminf


Governo do Amazonas recebe nova remessa com 17.550 doses de vacinas contra Covid-19

 

O Governo do Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (30/08), uma nova remessa trazendo 17.550 doses de vacinas contra a Covid-19, do tipo Pfizer/BioNtech. Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), para dar continuidade à campanha de vacinação no Amazonas.

O lote foi desembarcado por volta de 14h35 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em voo comercial da Latam Linhas Aéreas, dividido em três volumes. A remessa foi conduzida, sob escolta da Polícia Federal, para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico, com temperaturas a -86ºC.

Vacina Amazonas – No fim de semana (28 e 29/08), o Governo do Amazonas realizou a 19ª edição do mutirão Vacina Amazonas em Manaus. Mais de 85 mil pessoas foram vacinadas em 33 horas de ação na Arena da Amazônia, Centro de Convenções Vasco Vasques e Sambódromo.

O objetivo da campanha, do fim de semana, foi prioritariamente completar o esquema vacinal da população acima dos 40 anos, que tomou a 1ª dose da vacina AstraZeneca até o dia 28 de junho. Durante a ação, a vacinação foi estendida para todas as pessoas que receberam a primeira dose de AstraZeneca até o dia 28 de junho; de CoronaVac até o dia 31 de julho; e de Pfizer até o dia 28 de maio. Também foi aplicada a 1ª dose na população a partir de 12 anos.

Vacinômetro – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI), divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), apontam que 3.222.937 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o estado até domingo (29/08), sendo 2.281.346 de primeira dose, 897.347 de segunda dose e 44.244 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

 

FOTO: Lucas Silva/Secom

Prefeitura convoca 85 professores classificados em PSS de Ciências e de Matemática para atuarem em escolas da Semed


A Prefeitura de Manaus convocou 85 professores classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) 001/2021 para Ciências e Matemática, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A lista com os nomes está disponível na página 31, da edição 5.171, do Diário Oficial do Município (DOM). Os educadores vão atuar em escolas das zonas Leste, Norte, ribeirinha e rodoviária da capital amazonense.

Os candidatos devem entrar em contato via e-mail:comissao.posse@semed.manaus.am.gov.br até o dia 10/9, no horário de 8h às 12h, para ter acesso às orientações sobre os procedimentos pré-admissionais e checagem dos documentos elencados no item 15.4 do edital 001/2021 da Semed, publicado no DOM nº 5.126, de 24/6.

No total, foram classificados 1.431 professores: 735 de Ciências e 696 de Matemática. Com o preenchimento das 85 vagas, os classificados podem compor o cadastro reserva. O certame tem validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano. A realização do processo seletivo foi iniciada após a convocação de todos os aprovados no concurso de 2018, nas áreas de Matemática e Ciências.

Os 85 educadores serão contratados por tempo determinado, para suprir a necessidade do quadro de pessoal, porque não havia outros candidatos aprovados no concurso nessas especialidades para atuar em sala de aula.

De acordo com o presidente da Comissão do PSS, Thiago Correia, o meio de comunicação entre a Semed e o candidato é o e-mail.

“Os candidatos terão 15 dias, a contar da data da convocação, para enviar de forma remota a documentação para contratação, pois ainda estamos seguindo todos os protocolos de segurança por conta da Covid-19, ou seja, não teremos atendimento presencial. Cada candidato vai receber um e-mail com orientações, o mesmo que foi cadastrado pelo candidato e terá que seguir essas orientações até a sua contratação”, explicou Correia, que também ressaltou que os candidatos que não foram contemplados nessa primeira convocação deverão aguardar.

“Os demais candidatos classificados no certame permanecerão no cadastro de reserva e na medida que for preciso chamar mais profissionais, a Semed irá fazer novas convocações. Lembrando que o PSS tem validade de um ano e pode ser prorrogado por igual período”, comentou. 

 

Foto: João Viana / Semcom e Altemar Alcântara / Semcom

 

Prefeitura de Manaus anuncia mudanças em linhas de ônibus na capital

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que, a partir desta quarta-feira, 1º/9, a linha 330-Lago Azul passará a operar até a estação E3 – Santos Dumont.

Os passageiros terão como opções para o Centro, a partir do E3, as linhas 300, 306, 315, 324, 443, 444, 454, 356, 357, 448, 455, 500, 560 e 640. O IMMU salienta ainda que, com a alteração do itinerário das linhas 029 e 038 para atendimento ao Terminal 6, no conjunto Viver Melhor, os usuários do bairro também têm como opção para o Centro as linhas 356 e 357, a partir do T6.

Outra mudança que inicia nesta quarta-feira envolve a linha 323 - União da Vitória/ T2/ Cachoeirinha, que passará a ser atendida pelas linhas 320 - União da Vitória/ T1/ Centro e 029 – T6/ Lago Azul /União da Vitória, e os usuários que se deslocam ao Terminal da Cachoeirinha (T2) terão como opção fazer a integração na estação E3-Santos Dumont com as linhas 358, 415 e 550, bem como no terminal T6 – Viver Melhor com a linha 358.

 

Foto:Divulgação / Arquivo IMMU

PF apreende armas, drogas e medicamentos vencidos durante operação em Japurá no Amazonas


MANAUS/AM – Entre os dias 11 a 28 de agosto de 2021, a Polícia Federal deflagrou a Operação Alóctonas no município de Japurá/AM, no intuito de combater organizações criminosas dedicadas a prática de crimes de usurpação de bens da União, extração de recursos minerais (ouro) sem autorização do órgão competente, uso de substância (mercúrio) nociva à saúde humana e ao meio ambiente em desacordo com as exigências legais, tráfico de armas, lavagem de capitais, receptação qualificada e tráfico internacional de entorpecentes. A ação contou com o apoio das

 Forças Armadas e logrou a prisão em flagrante de 9 (nove) pessoas, sendo dois dissidentes de grupo guerrilheiro estrangeiro, além da apreensão de mais de 1 kg de ouro, de aproximadamente 200 mil reais em espécie, jóias, pedras preciosas, relógios, porção de mercúrio, 2 pistolas, 1 revolver, 1 espingarda, 2.137 munições cal. 22, 164 cartuchos cal. 28, 343 cartuchos cal. 32, 4 kg de pasta base de cocaína, uma lancha, apetrechos para garimpo e medicamentos vencidos.  O nome da operação, Alóctonas, palavra de origem hispânica, faz alusão a seres vivos invasores, que se proliferam provocando severos danos ao meio ambiente, a outras espécies e até mesmo às atividades do homem, podendo provocar a extinção de espécies.

Foto: Divulgação PF

.

Prefeitura encerra maratona ‘Manaus Visão Hack 2021’, após três dias de evento

 

Após três dias de intensas atividades, a 1ª edição da maratona “Manaus Visão Hack 2021” chegou ao fim neste domingo, 29/8, com o anúncio dos projetos finalistas de seu Hackathon, que este ano teve como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para áreas estratégicas da administração pública municipal da capital, com três temas nas áreas prioritárias da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), a fim de otimizar os serviços prestado à população. O prefeito David Almeida esteve no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico, para participar do encerramento da disputa das oito equipes selecionadas.

“Esse é um local de transformação. Manaus depende de vocês. Aqui nessa cidade, podemos ter tudo que há de melhor no mundo em termos de tecnologia e inovação, mas nós não temos essas ideias, e quem tem são vocês. Nós queremos utilizar essa parceria, com a expertise que vocês têm para trazer para nossa cidade soluções e assim possamos apresentar ao mundo. Já estamos mudando esse local. Vamos criar o Instituto Municipal de Tecnologia, que nos dará oportunidade de acessar recursos. Temos uma capacidade de captar, por ano, algo em torno de R$ 40 milhões ou R$ 50 milhões para desenvolver aquilo que vocês sabem”, disse David Almeida.

O prefeito ainda citou alguns profissionais que chegaram a sair de Manaus e foram destaque no exterior com o trabalho na área de games. “Essas pessoas foram premiadas em Los Angeles, Nova Iorque, Paris, e da ideia deles surgiu o projeto ‘Gigantes da Floresta’. Tive essa ideia, e vamos fazer um parque aqui em Manaus. Manaus precisa de vocês, nos ajudem em soluções para o trânsito, mobilidade urbana, saúde. E nós temos pessoas qualificadas. Não queremos mais nivelar Manaus por baixo. Minha meta como prefeito é transformar Manaus como um dos melhores lugares do mundo para se viver. Eu não vou me conformar com menos”, completou.

O evento da Prefeitura de Manaus ocorreu em parceria com o Instituto Instituto Visão Amazônica e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). Na maratona, 40 competidores divididos em equipes passaram sexta, sábado e domingo no Casarão da Inovação Cassina, empenhados em criar soluções inovadoras.

De acordo com o secretário municipal da Semtepi, Radyr Júnior, o evento apresentou estratégias para melhorar a relação com o contribuinte. “As equipes muito motivadas, em uma estrutura muito boa. Uma relação muito boa do Executivo com o Legislativo, pois os recursos usados vêm de emenda parlamentar. Isso é necessário ser dito. Que mais ações como essas precisam ser ditas. Esse foi o primeiro nesse modelo. Em outubro, vamos ter um outro parecido como esse, mas em 2022 a nossa ideia é que não seja só mais um, mas que possamos fomentar e realizar muito mais eventos como esse”, disse.

Para o diretor financeiro do Instituto Visão Amazônica, Erandir Júnior, a Manaus Visão Hack 2021 superou todas as expectativas. “Um evento que traz soluções para a cidade de Manaus,que transforma vidas. Foi um evento para a Semef, mas a população toda será beneficiada, principalmente, porque todas as outras secretarias são capitaneadas pela Semef. O prefeito de Manaus foi muito feliz quando propôs esse evento pela Semtepi. Para nós, é uma alegria muito grande poder executar o evento”, comemorou.

Vencedores

A grande vencedora foi a equipe Eureca Tech. O segundo foi ocupado pela equipe Ustech – UNN e o terceiro lugar, o grupo Medellín.

Além dos vencedores, outras seis equipes se reuniram no Casarão da Inovação Cassina em busca de soluções para a Semef, sendo a equipe Ocellatus; Ágora –UNN; Tecnocody; Betas Tech e Manateam.

O acadêmico de Ciência da Computação e representante da equipe vencedora Eureca Tech, Rhuam Medim, explicou como foi a preparação do grupo. "Foi o primeiro hackaton que a equipe participou e viemos com muita expectativa. Vimos um problema e pensamos em um aplicativo. Foi muito bom ver os setores se combinando e conversando. Toda a equipe procurou uma solução nova e moderna", disse.

Infraestrutura

Para que o evento ocorresse de forma segura, toda a estrutura do Casarão da Inovação Cassina precisou ser modificada, conforme informou o gestor do local, Fábio Araújo. “O Casarão foi feito para isso, colocamos um telão no espaço de coworking, transformamos nossa sala de treinamentos em um mini-auditório, o terraço virou área de lazer com vídeo game e tudo mais. Queremos trazer os hackers, desenvolvedores, empreendedores e soluções tecnológicas para a cidade de Manaus”, disse.

Segundo o integrante do júri técnico do Manaus Visão Hack 2021 Francisco Almeida, o trabalho do júri também foi bastante desafiador. Ele ressaltou, ainda, que evento foi dividido em oito critérios, sendo quatro de responsabilidade do júri geral e quatro para o júri técnico.

Durante a programação, os participantes tiveram o suporte de mentores especializados em várias temáticas, como negócios, desenvolvimento, e código, que estavam disponíveis para orientá-los. “Houve auxílio do pessoal da Semef, sobre o sistema, dificuldades encontradas e ainda convidaram pessoas de fora para trabalhar essa questão de designer, desenvolvimento e negócios”, explicou a professora Camila Falabella.

Soluções

De acordo com o secretário da Semef, Clécio Freire, todos os participantes integram um ativo intelectual de Manaus e irão fazer a diferença na vida e no cotidiano da população manauara. " Quando você passar e ver um buraco, ou um trânsito engarrafado, uma pessoa em situação de rua, tudo isso demanda soluções tecnológicas. Sabemos que tributar, cobrar impostos não é uma tarefa fácil e o prefeito David Almeida tem tido uma missão espinhosa, mas gratificante, pois quando ele leva asfalto, saúde, educação, ele está levando os serviços da prefeitura, que são possíveis graças ao tributo recolhido. Queria agradecer a disposição de todos os integrantes das equipes", disse.

Visão Hack 2021

O projeto “Manaus Visão Hack 2021” prevê a realização de um conjunto de ações, que possuem a finalidade de prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para algumas áreas estratégicas da administração pública municipal, além de colaborar com a formação de lideranças e de profissionais das áreas de tecnologia e inovação na cidade de Manaus.


Fotos: João Viana / Semcom

TCE-AM lança na quinta (2) a edição de 10 anos de programa de aposentadoria

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) será retomado, de forma remota, a partir desta quinta-feira (2). Realizado há dez anos pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o programa já beneficiou mais de 600 servidores públicos em fase de pré-aposentadoria e agora expande as atividades para servidores de todas as idades.

“Ficamos muito felizes de poder retornar com o PPA, que é um programa fundamental para os servidores do Tribunal de Contas e também para os servidores dos demais órgãos parceiros. A chegada da aposentadoria é um momento crucial na vida das pessoas, e poder encarar esse momento com todo um preparativo prévio faz toda diferença para esses servidores”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, que participará da abertura do programa.

O programa apoia e orienta os participantes a encarar essa nova fase da vida por meio de palestras e oficinas que abordam módulos emocionais, sociais, organizacionais, legais, de saúde e cidadania. Durante o programa, os participantes formam alternativas para serem desenvolvidas na aposentadoria.

Além dos servidores da Corte de Contas, o programa também é aberto para servidores e funcionários das instituições parceiras, entre elas a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati); Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); Sebrae; Amazonprev; Manausprev; INSS; Semed; Seduc; FDT e Semsa.

As inscrições já podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas Públicas (ECP), pelo endereço virtual https://moodle.tce.am.gov.br/enrol/index.php?id=484. O evento de abertura será transmitido ao vivo pela plataforma Google Meet.

Conforme a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas da Corte de Contas (Degesp/TCE-AM), Merisa Mendes, que coordena o PPA, essa edição possui o diferencial de não ter restrição de idade para participação.

“Antes, o programa era voltado para servidores que faltavam ao menos três anos para a aposentadoria, no entanto, resolvemos abrir as inscrições para participação de servidores de todas as idades”, revelou. “Estamos em um processo de envelhecimento desde o dia que nascemos, portanto quanto antes nos prepararmos para momentos de grandes mudanças, como é a aposentadoria, melhor”, destacou a coordenadora.  

Palestras

O evento de lançamento terá palestras sobre autoconhecimento; processo de envelhecimento e velhice; saúde física, mental, emocional e espiritual; projeto social como ferramenta de engajamento; empreendedorismo e inovação; planejamento financeiro; gestão de carreiras, além de roda de conversa sobre a legislação da previdência.

Entre os palestrantes dessa edição de lançamento estarão a psicóloga Micaela Regina, especialista em neuropsicologia; a gerontóloga Kennya Mota, atual presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI); a médica psiquiatra do TCE-AM, dra. Loren; o psicólogo da Fundação Dr. Thomas (FDT), Joel Cabral de Abreu; a deputada estadual Terezinha Ruiz, entre outros.

Também participarão do lançamento do programa a conselheira-coordenadora da Escola de Contas Públicas, Yara Lins dos Santos, além do diretor da Funati, dr. Euler Ribeiro.

O evento de abertura será finalizado com palestra de auto-gestão com a coach e consultora organizacional Verra Larrat.


Foto: Divulgação TCE AM

Órgãos ligados aos Tribunais de Contas realizam evento sobre Gestão de Pessoas

 

Com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizam o II Encontro Virtual de Gestão de Pessoais. O evento será nos dias 2 e 3 de setembro, das 8 às 17h (horário Manaus).

No evento será apresentado, também, o trabalho realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas do TCE-AM no Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), voltado aos servidores próximos à aposentadoria.

“Sabemos da responsabilidade que temos em manter uma boa qualidade mental de nossos colaboradores, e isso vem sendo feito de forma exemplar, há algum tempo, com o auxílio da gestão de pessoas. Esse evento pode enriquecer ainda mais a experiência do TCE-AM”, frisou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

As inscrições podem ser feitas no site do TCU, disponível no link https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=ISCNET2_PAR:106:::NO:106:P106_COD:203408. Para o evento, que ocorre exclusivamente na modalidade virtual, foram disponibilizadas 400 vagas.

O evento virtual faz parte de uma série de encontros técnicos realizados pelos órgãos, e terá como enfoque, nesta edição, as relações próximas em um mundo de conexões remotas, discutindo as mudanças trazidas com a pandemia na gestão de pessoas pelos órgãos públicos

Programação do evento

A abertura do evento será feita pelos presidentes do TCU, Ministra Ana Arraes, do IRB, conselheiro Ivan Bonilha, do CNPTC, conselheiro Joaquim Alves de Castro, e da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, às 8h de Manaus.

Às 9h, a atriz Denise Fraga fará a palestra magna com a temática “Conexões humanas em tempos digitais”. Na abordagem será debatida a urgência da presença plena e da convivência, com base na escuta e empatia com o próximo. Às 11h, o Instituto Rui Barbosa apresentará as principais ações e resultados alcançados no biênio 2020-2021.

Pela parte da tarde serão feitas duas palestras. Às 13h será tratada a temática “Officeless – A nova arquitetura e cultura organizacional da equipe”, e às 14h30, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina falará sobre a experiência da Corte em aplicar os modelos de teletrabalho.

No segundo dia de evento a professora Solange de Castro abordará “Motivação e Engajamento” com base na neurociência e boa prática. O Tribunal de Contas de Rondônia apresentará a sistemática feita pela gestão no desempenho por competências e resultados, e, às 11h, a diretora executiva do People In Government Lab, da Universidade de Oxford, Margarita Gomez Garcia, apresentará a experiência do teletrabalho em uma visão global.

O evento se encerra com uma palestra da diretora de comunicação do TCU, Simone Bicalho, que falará sobre “Liderança Comunicadora”, e com uma discussão técnica dos membros de gestão sobre os assuntos tratados no evento.


Foto: Divulgação TCE AM

Governador Wilson Lima participa de caravana da Sudam, que discute desenvolvimento dos estados da Amazônia Legal

Representantes da Sudam estão ouvindo demandas e divulgando incentivos oferecidos pela autarquia

O governador Wilson Lima participou, nesta segunda-feira (30/08), da caravana “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal”. Representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) estão percorrendo as nove capitais da região para ouvir demandas e divulgar os instrumentos de incentivo da autarquia. O Amazonas é o terceiro estado a receber a caravana.

A Sudam está reunindo informações para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros segmentos aos recursos federais, por meio dos instrumentos da autarquia.

“Essa é uma oportunidade para que a Sudam possa entender melhor essa nossa realidade e a gente também possa encontrar caminhos de acessar recursos e de apresentar esses projetos ao Governo Federal e fazer com que efetivamente eles possam caminhar”, disse o governador Wilson Lima.

A superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, e técnicos da autarquia participam de rodas de conversas com secretários de estado, assessores, e representantes da indústria, comércio e demais setores produtivos regionais.

Segundo a superintendência, os dados vão subsidiar a elaboração das diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento regional.

Na rodada com os gestores estaduais, a caravana apresentou informações sobre a execução de convênios e projetos e incentivos fiscais - benefícios tributários como isenção de impostos a empresas instaladas no Amazonas.

“Nós temos instrumentos como o FDA, o FNO, as emendas parlamentares, incentivos fiscais que podem fomentar a geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da população”, explicou Louise Löw.

Parcerias - Instrumento de planejamento do desenvolvimento regional que norteia as ações da Sudam e cujo principal objetivo é promover a redução das desigualdades regionais, o Amazonas tem 40 projetos incluídos no Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA). Esses projetos estão aptos a receber recursos do Governo Federal e de emendas parlamentares.

“O estado do Amazonas é um estado muito extenso e realmente ele tem bastante projetos com a Sudam.  A gente tem, cada vez mais, tentado performar melhor e fazer uma articulação junto aos parlamentares, para que eles possam fazer a destinação dos recursos das emendas, que são recursos do Governo Federal, do orçamento geral da União, via Sudam, para que a gente possa fazer a celebração de novos convênios, de acordo com o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia”, disse superintendente.

Entre os projetos está a BR-319, a Zona de Zoneamento Ecológico Econômico e o Distrito de Desenvolvimento Regional Manacapuru Iranduba. Além desses 40 projetos, o Amazonas conta com a isenção de imposto de renda, benefício concedido às empresas instaladas no estado.

“Infraestrutura, como a questão da BR-319, que é algo que a gente precisa avançar; a questão do desenvolvimento sustentável, que é algo que a gente persegue há muito tempo; a gente tem outros projetos, como por exemplo o Parque Científico e Tecnológico lá do Alto Solimões, que também tem uma participação da Sudam. Então todos esses projetos são importantes para que a gente possa avançar e trazer melhoria na qualidade de vida de quem mora aqui”, ressaltou o governador Wilson Lima.

Amacro - Há, ainda, por meio da Sudam, o Projeto da Zona de Desenvolvimento Sustentável dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia (Amacro). O projeto está mudando o nome para Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã Madeira.

A Zona Amacro foi elaborada como um conjunto de ações multisetoriais que visam promover a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico. O projeto abrange uma área de 32 municípios espalhados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. Engloba um total de 465,8 mil km² e população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.


Fotos: Diego Peres/Secom

Vice-prefeito Marcos Rotta fiscaliza obras de drenagem no conjunto João Paulo 2 no final de semana

Durante o final de semana, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, acompanhou a implantação de aproximadamente 1,2 quilômetro de rede de drenagem superficial, que engloba a confecção de meio-fio e sarjeta, na avenida 7 de Maio, no conjunto João Paulo 2, bairro Nova Cidade, zona Norte.

A importante via dá acesso às comunidades Buriti e Itaporanga e, no começo do ano, estava praticamente intrafegável, já tendo recebido recapeamento asfáltico em toda a sua extensão pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) ainda nos primeiros meses de 2021. O trabalho segue para garantir a durabilidade do asfalto aplicado.

“Esta é uma das muitas vias importantes da cidade que eu e o prefeito David Almeida encontramos em situação caótica. Por aqui, a falta de infraestrutura já gerava prejuízos e transtornos aos moradores. Agora, depois de já termos recuperado a pista, estamos garantindo o escoamento correto das águas com a aplicação dessa drenagem superficial, o que vai fazer com que essa intervenção dure muitos anos ainda”, explicou Rotta.

No sábado, 28/8, um mutirão com quase 100 servidores da Seminf foi realizado para acelerar ainda mais a obra, que já supera os 600 metros e será finalizada o mais rápido possível.

De acordo com o vice-prefeito, só nos primeiros sete meses de administração, a Seminf intensificou a implantação e a restauração de quase 15 quilômetros de drenagem superficial, além de 10,5 quilômetros de calçadas. Entre os locais que receberam melhorias, estão a rua João Valério, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, que concentra intenso fluxo comercial, e a avenida Torquato Tapajós, duas das vias mais movimentadas da cidade.

 

Foto:Osmar Neto/Seminf

Amazonas registra 33 casos notificados de rabdomiólise e Vigilância em Saúde intensifica investigação epidemiológica

FVS-RCP recebeu sete novas notificações neste domingo (29/08)

A Vigilância em Saúde do Amazonas recebeu mais sete notificações de casos de rabdomiólise, neste domingo (29/08). Ao todo, são 33 casos da síndrome notificados no estado, 29 em Itacoatiara (sendo um óbito), dois em Manaus, um em Caapiranga e um em Autazes. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue realizando a investigação epidemiológica do surto.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, está sendo reforçada a investigação epidemiológica dos casos. “Todos os casos notificados podem estar associados à ingestão de peixes. Ainda não há consenso no meio científico sobre a toxina que contamina os pescados. A Vigilância está se concentrando em detectar precocemente os casos e monitorar para que haja o manejo clínico adequado para os pacientes”, explica o diretor-presidente da FVS-RCP.

Das sete novas notificações registradas, cinco são de Itacoatiara, uma de Manaus e uma de Autazes. Neste domingo (29/08), seguem internadas 18 pessoas, sendo duas pessoas de Manaus, uma de Caapiranga, uma de Autazes e 14 pessoas de Itacoatiara (12 adultos e duas crianças). Os demais pacientes receberam alta hospitalar.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/FVS-RCP), Liane Souza, os pacientes internados estão clinicamente estáveis. “Todo o monitoramento periódico do estado de saúde e a atenção dada aos pacientes está sendo realizada sob o olhar da vigilância”, acrescenta a técnica.

Rabdomiólise – A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados, que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

 

Prefeito David Almeida destaca avanço de Manaus na campanha de vacinação contra a Covid-19

 


O prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou, neste domingo, 29/8, as mais de 84 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas durante o mutirão de vacinação realizado neste final de semana. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contou com o apoio do Governo do Amazonas.

O chefe do Executivo municipal fez questão de agradecer todo o empenho dos servidores da prefeitura que participaram da ação e destacou o avanço obtido na “Campanha de Imunização contra o Novo Coronavírus”.

"É uma campanha importante. Mais de 33 horas de mutirão, sendo que conseguimos aplicar mais de 84 mil doses. Manaus certamente está avançando na vacinação da primeira e segunda dose, e a Prefeitura de Manaus está de parabéns com seus servidores na parceria também com o Governo do Estado. Agradecemos a ajuda e o empenho também na cessão dos espaços e a prefeitura está trabalhando exatamente para isso, para dar a cidade de Manaus uma segurança a mais em relação a pandemia, evoluindo na campanha de vacinação", enfatizou Almeida.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe,  mencionou ser emocionante ver tantas pessoas comparecendo aos pontos de vacinação em busca da imunização contra a Covid-19. "É uma explosão de vários sentimentos. É complexo, porque a gente vê as pessoas que estão felizes por estarem tomando essa segunda dose. Pessoas que perderam entes queridos, outras que fazem dessa vinda aqui uma festa, porque acreditam na ciência, acreditam que essa é a única forma da gente sair dessa pandemia, e o nosso coração fica aqui cheio de gratidão por toda a população manauara", afirmou Shádia.



Foto – Camila Batista/Semsa

Mutirão de vacinação supera 84 mil doses aplicadas em dois dias


 Mais de 84 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 durante a intensificação da vacinação de segunda dose, promovida pela Prefeitura de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas, durante este fim de semana. Foram dois dias de atendimento ao público em 39 pontos, sendo que em três deles (sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques) o funcionamento se estendeu por 33 horas, sem intervalo, das 9h de sábado, 28/8, às 18h deste domingo, 29/8. 

Do total de 84.386 doses aplicadas, 65.368 foram segundas doses e 19.468, primeiras doses. Foram vacinados os que já se encontravam no prazo para completar o esquema vacinal e as pessoas de 12 anos ou mais que, até então, não haviam recebido a primeira dose da vacina. Apenas no sábado, foram vacinadas 60.618 mil pessoas e, neste domingo, outras 24.218, conforme registros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atualizados às 18h15. 

O prefeito David Almeida esteve na Arena da Amazônia no encerramento das atividades e avaliou que a intensificação da vacinação foi um sucesso. “Por isso, vim agradecer pessoalmente aos gestores e a cada servidor que trabalha com empenho e que está engajado na missão de manter Manaus como uma das cidades mais imunizadas do Brasil”, destacou. David garantiu que outras etapas virão e que a prefeitura estará sempre com a estrutura necessária para vacinar a população. 

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a ação cumpriu o objetivo de sensibilizar e levar a um ponto de vacinação àqueles que podiam ser vacinados. "Temos adotado as estratégias possíveis para facilitar o acesso da população às vacinas contra a Covid-19, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como locais rotineiros de vacinação e mantendo pontos estratégicos de grande fluxo em ações mais pontuais. Nossa meta é alcançar, no mínimo, 90% da população vacinável (acima dos 12 anos) e garantir que todas completem seu esquema vacinal. E para isso, não temos poupado esforços”, ressaltou.

Com as doses do fim de semana, chega a 1.976.845 o número total de doses aplicadas pela Prefeitura de Manaus desde o dia 19 de janeiro, quando foi aberta a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19. Com isso, 1,4 milhão de pessoas estão vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 81% da população vacinável, e 505 mil, ou seja, 31%, já estão com o esquema vacinal completo por terem recebido as duas doses ou a dose única. 

A ampliação do esquema de imunização já é uma realidade, como afirmou a secretária, e por isso, segundo ela, novas estratégias para a campanha municipal estão sendo discutidas pela equipe técnica da Semsa, que considera as últimas orientações do Ministério da Saúde quando à aplicação de mais uma dose da vacina para públicos específicos e dentro de critérios mínimos de cobertura com as duas doses. 

“Por enquanto, estamos trabalhando fortemente para vacinar com a segunda dose todos os que forem chegando aos prazos atualmente recomendados: 84 dias para quem recebeu na primeira dose o imunizante da Pfizer, 56 para os que tomaram AstraZeneca e 28 para quem tomou CoronaVac”, observou Shádia Fraxe, durante o encerramento do “mutirão” de vacinação, no início da noite deste domingo, 29/8. 

A secretária agradeceu o empenho dos quase 1 mil servidores da Saúde envolvidos e de todos os órgãos da gestão pública e das Forças Armadas, que têm auxiliado a Semsa na organização e operacionalização da campanha durante os últimos oito meses. “Nossa gratidão a cada um dos que colaboram conosco de forma incansável. Todos fazem parte dessa história de desafios e superações na busca de dias melhores”, disse.

Shádia também agradeceu à população, que tem respondido aos chamados da Semsa para a vacinação. “Essa é uma luta de muitos e cada um é responsável pela parte que lhe cabe”, ressaltou, e apelou aos que ainda estão em falta com a primeira ou a segunda dose para que procurem, ao longo da semana, um dos 34 pontos que seguirão abertos para a vacinação. 

Esquema completo

O instrutor de autoescola Pedro Soares Cavalcante e mais quatro familiares - o pai, a mãe, a irmã e o cunhado - foram juntos se vacinar no sambódromo, no início da tarde deste domingo. Ele relatou que a família está sensibilizada e unida em torno da imunização. Com a perda de um avô e a internação de uma das irmãs, por Covid, todos aproveitaram a antecipação do prazo da AstraZeneca para tomarem a segunda dose juntos. "Eu faço um apelo aos que ainda não se vacinaram para que se vacinem”. Depois que todos da família foram atendidos, Pedro completou: "agora estamos todos vacinados e felizes, e isso é uma esperança”.

A diarista Regina Costa, que tomou a segunda dose de AstraZeneca no Centro de Convenções Vasco Vasques, juntamente com o esposo, concordou com Pedro. “Tomamos as duas doses juntos e juntos nós somos mais fortes e podemos vencer”, disse, emocionada, aproveitando para agradecer pela oportunidade de estarem bem de saúde enquanto tantos adoeceram e morreram. “Para nós é uma vitória e vamos lembrar deste momento para o resto das nossas vidas", garantiu. 

A administradora Vanessa Oliveira da Silva foi à Arena da Amazônia por volta das 17h30 deste domingo. Ela descobriu que já podia receber a segunda dose de AstraZeneca, inicialmente marcada para o final de setembro, quando estava no sítio, em Iranduba, mas conseguiu chegar ao posto meia hora antes do encerramento. “Deu tempo e deu tudo certo”, comemorou.  

Pontos da semana

A campanha de vacinação segue normalmente ao longo da semana e para esta segunda-feira, 30/8, está confirmado o funcionamento de 34 pontos de atendimento no horário tradicional, das 9h às 16h. Desses locais, quatro são pontos estratégicos - Shopping Phelippe Daou e Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona Norte; Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul; e Sesi Clube do Trabalhador, na zona Leste, que estarão oferecendo primeira e segunda dose. 

Já as 30 UBSs (sete na zona Norte; sete na zona Sul, doze na zona Leste e quatro na zona Oeste) estarão oferecendo apenas a segunda dose do imunizante AstraZeneca. A relação completa dos pontos de vacinação está disponível nas redes sociais oficiais da Semsa Manaus e da Prefeitura de Manaus, além do site da Semsa, podendo ser acessada diretamente pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/, a partir das 18 horas deste domingo.

 

Foto:Marcely Gomes/Semcom, João Viana/Semcom e Camila Batista/Semsa