Postagens

Mostrando postagens de julho, 2025

TCE-AM prorroga inscrições do Profac 2025, que terá módulo inédito sobre meio ambiente

 

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), prorrogou até o dia 7 de agosto as inscrições para a edição 2025 do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac).

Gratuito e realizado totalmente de forma online, o curso é voltado à capacitação de cidadãos interessados em acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Os interessados podem se inscrever pelo endereço eletrônico https://forms.gle/vyqoTBmgT47QGMWLA.

“Com a formação on-line e prorrogação das inscrições, ampliamos o acesso e permitimos que cidadãos do interior e de outros estados também participem”, disse o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador da ECP.

A principal novidade desta edição é o módulo Controle Social e Meio Ambiente, que abordará temas como sustentabilidade, fiscalização de políticas ambientais e a atuação do cidadão frente aos desafios climáticos e socioambientais da região amazônica.

“Esse módulo foi criado já pensando em nossa realidade atual, pois é um tema que vem sendo bastante debatido por conta das mudanças climáticas e, logo mais, a COP-30”, explicou a coordenadora do programa, Izabel dos Anjos.

Para quem já participou do programa, como Alexandra Saraiva, o curso representa uma transformação pessoal e comunitária. Ela destaca que o Profac também ampliou seu conhecimento sobre mecanismos de participação popular.

“Aprendi a consultar o portal da transparência, a participar de audiências públicas e a buscar soluções para pequenos problemas nos bairros. Foi uma experiência que ampliou meu conhecimento e me deu mais segurança para ajudar minha cidade.”

A formação tem carga horária total de 120 horas.

Cronograma

Os aprovados terão seus nomes divulgados até o dia 12 de agosto, no Diário Oficial Eletrônico (DOE) e no site do TCE-AM.

Para saber mais detalhes, como a programação, horários de estudo e tutores, veja a tabela abaixo:


Foto: Joel Arthus

DICOM TCE-AM

Documentário “Inquilinos das Ruas” narra 23 anos da vida de Raimundo, famoso morador de rua de Manaus


Manaus se prepara para receber, no próximo dia 25 de agosto de 2025, a estreia do documentário Inquilinos das Ruas, obra do cineasta Z Leão, que há mais de duas décadas acompanha e registra as histórias de pessoas em situação de rua na capital amazonense. A exibição será gratuita, às 19h, no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.

O longa tem como personagem central Raimundo, figura icônica de Manaus, conhecido por suas construções improvisadas que se tornaram pontos de curiosidade turística. Sua primeira casa, erguida sobre a ponte da Avenida 7 de Setembro, em frente ao histórico Palácio Rio Negro, foi amplamente fotografada por visitantes estrangeiros, que muitas vezes se encantavam mais com o improvisado “palacete” do que com o próprio prédio histórico.

Ao longo dos anos, Raimundo construiu cinco casas diferentes em pontos marcantes da cidade: na Av. 7 de Setembro, atrás da Penitenciária Raimundo Vidal Pessoa, na Av. Getúlio Vargas, às margens do Igarapé do 40 e, por último, no Igarapé do Mestre Chico. Em todas elas, manteve a mesma “assinatura arquitetônica”: estruturas feitas com lonas, plásticos e fios coletados do lixo, sempre adaptados com engenhosidade.


Além de Raimundo, o documentário também retrata as trajetórias de outros seis personagens que viveram nas ruas de Manaus. O filme não apenas registra a vida desses moradores, mas também acompanha as transformações urbanas do centro histórico ao longo das últimas duas décadas, incluindo a retirada das palafitas e a construção do Prosamim.

Com um olhar sensível, Z Leão propõe ao público refletir sobre uma provocação recorrente na cultura brasileira: “O brasileiro precisa ser estudado?”.

Natural de Anori, com 42 anos de carreira, Z Leão é considerado um dos maiores incentivadores do audiovisual no Brasil. Foi idealizador dos festivais UM Amazonas, Curta 4, Cabocão Cine Festival, DEUS - Luz, Câmera e Ação, além das mostras 10.10.10, 11.11.11 e Cinema Além da Imagem, que promoveu produções acessíveis a cegos e surdos de todo o país.

Como oficineiro, já realizou mais de 200 oficinas e cursos de cinema em 30 municípios do Amazonas e também nos estados de Rondônia, Roraima, Ceará e Rio Grande do Sul, além de ministrar no Uruguai e Venezuela, democratizando o conhecimento audiovisual para mais de 9 mil pessoas. Sua trajetória soma a impressionante marca de 1.200 filmes de um minuto, 300 curtas de quatro minutos, além de dezenas de curtas-metragens e documentários.

Em 2019, lançou seu primeiro longa, “Pirôco”, e desde então já dirigiu 20 curtas autorais e oito longas documentários. Sua atuação firme em formação e produção o consolidou como um dos maiores incentivadores de novos e futuros cineastas do país.

O projeto foi contemplado no Edital 004/2023 - Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural, da Lei Paulo Gustavo, e é uma realização do Concultura, Manauscult, Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Prefeito David Almeida dá ordem de serviço para asfaltamento de quatro ramais e reforça compromisso com a zona rural de Manaus

A Prefeitura de Manaus deu ordem de serviço com início imediato para a pavimentação de quatro importantes ramais da zona rural, nas rodovias BR-174 e AM-010. A ação, conduzida pelo prefeito David Almeida, nesta quinta-feira, 31/7, integra o maior programa de asfaltamento rural da história da capital e é viabilizada por emenda parlamentar do senador Eduardo Braga.

“Você muda a vida das pessoas, quando transforma a lama no inverno e a poeira no verão em asfalto. Isso é dignidade, é saúde pública, é qualidade de vida”, afirmou David Almeida, durante visita técnica ao ramal Cuieiras, um dos primeiros a receber as frentes de trabalho.


As obras iniciadas ainda nesta quinta-feira, se somam a uma série de intervenções viárias que a Prefeitura de Manaus já executa na zona rural. O novo pacote contempla mais de 14 quilômetros de pavimentação nos ramais Pedro Dias (1,3 km), Vicinal Três Galhos (3,3 km), Cuieiras (3,22 km), na BR-174, e o ramal São Francisco (6,22 km), na AM-010.

“A zona rural também é Manaus. Quem mora nesses ramais sabe a diferença que faz um asfalto de qualidade no dia a dia. É acesso à cidade, à escola e aos hospitais. Estamos levando dignidade para quem mais precisa e isso é compromisso da gestão do prefeito David firmado com o povo da zona rural e que estamos cumprindo com responsabilidade e seriedade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Mais de 10 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) serão aplicadas, garantindo durabilidade e segurança no tráfego local. Com a chegada do verão amazônico, os serviços foram acelerados para assegurar a trafegabilidade de veículos escolares, o escoamento da produção rural e o acesso de famílias a serviços essenciais. Cerca de 4 mil famílias serão diretamente beneficiadas nesta etapa.

Morador do ramal São Francisco há mais de 20 anos, o agricultor Osmo Balieiro, de 58 anos, expressou entusiasmo com o início das obras. “Essa iniciativa é muito boa. Grandiosa mesmo, da gestão pública, que está proporcionando aos pequenos produtores da zona rural melhorias concretas. Isso vai trazer um desenvolvimento melhor para uma área que antes era esquecida. Hoje, a zona rural está sendo bem-vista e temos acesso a políticas públicas. É bom saber que tem autoridades comprometidas em ajudar nossa zona rural”, afirmou.

Segundo o chefe do Executivo municipal, essa é apenas a primeira de quatro ordens de serviço previstas para as próximas semanas. “Já na próxima semana, começamos o ramal Arthur Virgílio, seguido do Mat Marcha. Toda semana vamos iniciar uma nova frente de trabalho. A zona rural entrou no nosso radar e não sairá mais”, afirmou o prefeito.

Durante a coletiva, ele também reforçou o apoio da bancada federal nas obras estruturantes da cidade. “Se não fosse a ajuda do senador Eduardo Braga, nós certamente não estaríamos aqui transformando a vida das pessoas. Nosso agradecimento é em nome de cada família beneficiada”, concluiu.

Obras

Desde 2021, a gestão municipal já levou pavimentação a 13 ramais, rompendo um ciclo histórico de abandono. Entre as áreas já atendidas estão: Baiano, Água Branca, Matrinxã, Bom Jesus, Cachoeira do Leão, Cristo Rei, Ipiranga, Paraíso Verde, Areal, São Francisco, Acará, ramal do km 45 da AM-010 e Rio Branquinho.

As frentes de trabalho são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com uso de maquinário pesado, planejamento estratégico e acompanhamento técnico, assegurando qualidade e celeridade na execução dos serviços.


Fotos : Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito


Suframa, Idesam e CBA realizam evento 'ESG na Amazônia'

Foto: Suframa/Divulgação

A Suframa, em parceira com o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), coordenado pelo Idesam, e com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) sedia, nesta sexta-feira (1º), no auditório da Autarquia, o evento “ESG na Amazônia”, iniciativa que integra esforços voltados à promoção de práticas sustentáveis e ao fortalecimento da inovação na região. O evento é gratuito e voltado as empresas do ecossistema de bioeconomia e inovação da região. 

O evento ocorrerá das 9h às 11h30, reunindo especialistas e gestores com atuação nas áreas de inovação, bioeconomia e responsabilidade socioambiental. 

Na sequência, o técnico da Coordenação-Geral de Assuntos Estratégicos, Leonardo Perdiz, apresentará a iniciativa ZFM + ESG, que visa promover uma cultura empresarial sustentável com as empresas do Polo Industrial de Manaus por meio do Termo de Adesão Voluntária, documento que formaliza o compromisso das empresas em implementar, dentro de suas possibilidades, ao menos uma ação nas áreas ambiental, social e de governança.

O diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, será o responsável pela palestra “Oportunidades de Investimento via PPBio para ESG”, na qual explicará como o Programa Prioritário de Bioeconomia pode ser uma alternativa para fomentar negócios sustentáveis na região.

Em seguida, o diretor de Novos Negócios do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Carlos Henrique Carvalho, apresentará a palestra “Oportunidades de Investimento via CBA”. 

Encerrando a programação, a consultora ESG, Fernanda Rios, fará a apresentação “Oportunidades ESG para o PIM”, na qual tratará das possibilidades de integração de práticas sustentáveis ao modelo industrial vigente no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Para o superintendente Bosco Saraiva, o evento reforça o compromisso da Autarquia com a consolidação de uma política ESG para a Zona Franca de Manaus. “Estamos unindo esforços com instituições sérias e comprometidas com a bioeconomia e a inovação para mostrar que é possível aliar produção, meio ambiente e responsabilidade social. O Polo Industrial de Manaus precisa estar cada vez mais conectado com práticas que agreguem valor à região e gerem impacto positivo para a sociedade”, afirmou.




Polícia Civil intercepta carga com dois mil comprimidos de ecstasy oriundos de São Paulo


O material apreendido está avaliado em R$ 160 mil
 
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB), apreendeu, na quarta-feira (31/07), dois mil comprimidos de ecstasy, avaliados em R$ 160 mil. A ação foi realizada no bairro Flores, zona centro-sul da capital.
 
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, a apreensão é um desdobramento de uma operação realizada no dia 18 de julho deste ano, focada no combate ao tráfico interestadual, que envolveu os estados do Amazonas, São Paulo e Espírito Santo, e resultou na prisão de quatro pessoas.
 
“Nas primeiras investigações, foi possível identificar quatro envolvidos no esquema de tráfico, os quais já se encontram presos pelo crime de tráfico de drogas. A apreensão desses comprimidos é um desdobramento dessas ações. Durante o curso da investigação, soubemos que essa quantia de ecstasy já havia sido enviada para Manaus”, explicou Rodrigo Torres.
 


Segundo o delegado, a equipe, juntamente com a Receita Federal, deslocou-se até o local. Um cão farejador sinalizou rapidamente para a carga, e os agentes confirmaram que se tratava de comprimidos de ecstasy, que foram interceptados e levados para a sede do Denarc.
 
“Embora essa droga não seja muito comum de ser apreendida no Estado, vale ressaltar que essa é a segunda apreensão que o Denarc realiza em menos de um mês. Reforço que as investigações continuam, pois já temos todo o grupo identificado e nosso objetivo é localizar e prender todos envolvidos”, concluiu o delegado.
 
 
FOTO: Lyandra/PC-AM
 

Prefeitura leva emissão do cartão ‘PassaFácil’ para terminais, paradas de ônibus e transportes coletivos com nova ação itinerante

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), dá início, nesta sexta-feira, 1º/8, à operação do serviço itinerante para emissão do cartão “PassaFácil” e venda de créditos eletrônicos dentro do sistema de transporte coletivo. 

A ação conta com agentes identificados por uniformes amarelos, que passam a atender diretamente usuários nos terminais de ônibus, estações de integração, pontos de parada estratégicos e até mesmo dentro de ônibus de linhas com alto volume de pagamento em dinheiro

Chamada de “Super Express”, a iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de bilhetagem eletrônica, reduzindo filas, tempo de espera e necessidade de deslocamento até os postos fixos.


De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, a ação é parte do plano de modernização do transporte coletivo da cidade. “Queremos eliminar barreiras de acesso e oferecer um atendimento direto, ágil e mais próximo da população, incentivando o uso do cartão como meio seguro e eficiente”, afirmou.

O cartão “PassaFácil” permite embarque mais rápido, garante integração tarifária e ajuda a reduzir o uso de dinheiro nos coletivos, fator importante para a segurança de motoristas e passageiros. Em caso de perda ou roubo, o saldo do cartão pode ser recuperado.

Além do atendimento itinerante, o serviço continua disponível na sede do Sinetram, no shopping Phelippe Daou, no Terminal de Integração (T7) e em todos os postos dos terminais e estações. A solicitação também pode ser feita pelo Telegram (@sindy_sinetram_bot), com opção de retirada no terminal escolhido ou entrega em domicílio mediante taxa.

A ação integra os esforços da Prefeitura de Manaus para ampliar a inclusão no sistema de transporte urbano e oferecer mais comodidade aos usuários.


Texto e fotos:Divulgação/IMMU 


Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta–feira, 1º/8

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 285 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta–feira, 1º/8, das 8h às 14h. O candidato pode validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho.

Para participar da pré–seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro–desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro–Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte.

Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid–19), currículo, certificados de cursos e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. 

É importante que os candidatos mantenham seus cadastros atualizados, especialmente ao finalizarem novas qualificações. Para vagas específicas, podem ser solicitados documentos adicionais, como cursos ou certificações, por isso, é essencial estar atento aos "Requisitos Obrigatórios" de cada vaga.

A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373–A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas.

Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada.

Vagas Novas – 37

1 vaga – Motorista Entregador

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar entrega dos produtos conforme rota, preencher os protocolos de entrega de mercadoria, check list diário do veículo e entregar produtos para os clientes.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Vigilante – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Vigilante e ter documentação completa;

Atividades – zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio; efetuar ações preventivas para manter a segurança do local.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Ajudante de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar a movimentação de mercadorias do depósito/centro de distribuição para o veículo, participando da descarga dos produtos no local de entrega, garantindo a integridade das mercadorias, certificando–se de que a carga está devidamente arrumada e segura para o transporte, evitando danos e avarias.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Administrativo – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática básica e ter documentação completa;

Atividades – auxiliar nos serviços do escritório, planilhas, arquivos de documentos, conferências, recibos e demais serviços.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Marceneiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – trabalhar com MDF, interpretar projetos, montagem e instalação de móveis.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Técnico em Segurança do Trabalho  

Escolaridade – ensino técnico completo em Segurança do Trabalho;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter registro no MTE válido, registro no conselho da categoria ativo e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – identificar, analisar e controlar riscos de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho;

inspecionar locais, máquinas, equipamentos e processos, garantindo o cumprimento das normas regulamentadoras; elaborar e implementar políticas, planos e programas de prevenção e segurança; promover treinamentos e campanhas de segurança, como uso de epi, combate a incêndios e primeiros socorros; investigar acidentes e incidentes, elaborando relatórios e propondo medidas preventivas; acompanhar e fiscalizar o uso correto dos equipamentos de proteção individual (epi); participar da elaboração e aplicação do ppra, ltcat, mapa de risco, entre outros documentos legais; atuar em parceria com a cipa e o sesmt na promoção da saúde e segurança do trabalho; realizar auditorias e emitir pareceres técnicos sobre condições de segurança; controlar e organizar registros e estatísticas de acidentes e ações corretivas.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Servente de Obras

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar pedreiros, carpinteiros, armadores e outros profissionais da construção civil no preparo de materiais, limpeza e organização do canteiro de obras. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Bombeiro Hidráulico

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável pela instalação, manutenção e reparo de tubulações de água, esgoto, gás e outros sistemas relacionados nos prédios.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Motorista Entregador

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar entrega dos produtos conforme rota, preencher os protocolos de entrega de mercadoria, check list diário do veículo e entregar produtos para os clientes.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Gerente de Loja

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – responsável por supervisionar operações, gerenciar equipe, controlar estoque e implementar estratégias de vendas para alcançar objetivos.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – registro de compras, recebimento de pagamentos, emissão de comprovantes e atendimento ao cliente.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Administrativo – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática básica, Atendimento ao Cliente e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – checklists de veículos documentação da frota; relatórios gerenciais; suporte no controle de despesas;

atualização de sistemas.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Técnico

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática básica, Atendimento ao Cliente, disponibilidade para viagens, ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” e ter documentação completa;

Atividades – realizar as demandas de instalação de novos clientes; manutenção de clientes que já se encontram na base realizar os lançamentos de fibra; seguir cronograma de atividades estipuladas pelo líder.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Auxiliar de Serviços Gerais

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar higienização e limpeza da UPR em geral diariamente; higienizar panelas em geral e utensílios utilizados em preparações de alimentos; higienizar louças do desjejum, almoço, lanches, jantar.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Departamento Pessoal – RH

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência em cálculos trabalhista, férias, folha de pagamento, 13°, demais cálculos pertinentes a área e ter documentação completa;

Atividades – realizar relatórios, operar o sistema interno, receber documentos, auxiliar na folha de pagamento, arquivo e demais atividades do setor.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – receber pagamentos, emitir notas fiscais/recibos, atender clientes e realizar a manutenção do caixa.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.



Vagas no Comércio – 10



1 vaga – Vendedor Interno

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar atendimento ao cliente, vendas e faturamento.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Ajudante de Carga e Descarga

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar carga e descarga; organização do estoque; entrega de mercadorias.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Motorista Entregador

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – cumprir plano de roteirização de entrega de produtos, garantindo a entrega no prazo com qualidade e segurança; conferir boletos e nf's de pagamento referentes a cada pedido; preencher protocolos de entrega de mercadoria, recolher nos clientes os produtos com avarias; realizar check list diário do veículo, mantendo– os em condições adequadas de trabalho.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente Financeiro (Autopeças)

Escolaridade – ensino superior completo em Administração ou Contabilidade;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática avançada e ter documentação completa;

Atividades – preparar relatórios e planilhas; emitir notas fiscais; auxiliar na execução de atividades financeiras; atividades administrativas em geral.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Vendedor de Autopeças

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Informática básica, conhecimento em autopeças e ter documentação completa;

Atividades – atendimento ao cliente; indicação e recomendação de peças adequadas; emissão de pedidos e orçamentos; organização do ambiente de trabalho.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Vendedor Interno 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter conhecimento em smartphones; residir na zona Norte ou leste e ter documentação completa;

Atividades – prospecção de clientes, venda de smartphones e acessórios, atendimento ao cliente, atendimento online.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.



Vagas na Indústria – 168



50 vagas – Auxiliar de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – a vaga é destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; o candidato vai precisar morar em: Várzea Grande (MT) e ter documentação completa (com dispensa militar); 

Atividades – executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


25 vagas – Alimentador de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – a vaga é destinada para candidatos que estão em busca de novos desafios; o candidato vai precisar morar em: Promissão – SP e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar a indústria de abate bovino.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Cozinheiro 

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – preparo dos alimentos de acordo com a programação do cardápio, corte das proteínas, acompanhar a manipulação, acompanhar a manipulação do alimento e a reposição do alimento nas cubas; fazer a manutenção da higienização e organização da sua área de trabalho; auxiliar na elaboração de pedidos de materiais e solicitar utensílios de cozinha na falta desses; solicitar manutenção de equipamentos de cozinha.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Ajudante de Cozinha 

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – ajudar os cozinheiros em suas obrigações, auxiliar na separação dos materiais alimentícios de acordo com o cardápio programado, lavar e higienizar hortifruti e estavas; cortar verduras, legumes e proteínas; auxiliar na preparação dos alimentos; acondicionar as refeições nas cubas, refratários, para atendimento; auxiliar na manutenção da limpeza, higienização e organização da sua área de trabalho. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Supervisor de Unidade de Alimentação

Escolaridade – ensino médio completo ou ensino técnico em Nutrição ou Gastronomia;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência na área de cozinha industrial e documentação completa;

Atividades – supervisionar atividades da equipe de produção, acompanhando, controlando e buscando todos os recursos disponíveis e necessários para o perfeito atendimento do cliente; distribuir, supervisionar e controlar as atividades de limpeza, higienização, organização, executar pedidos de materiais, executar, controlar, pedidos de utensílios e equipamentos, monitorando a satisfação, verificando ocorrências/reclamações e sugestões, propor melhorias, visando a satisfação dos clientes, autonomia para contratar e desligar pessoal, acompanhar equipe operacional, nos aspectos comportamentais, avaliar desempenho de pessoal, conscientizar, acompanhar, dar suporte para colaboradores em todos os aspectos de desempenho no atendimento do cliente, executar eventos, utilizando todos os recursos disponíveis para satisfação dos colaboradores, agir proativamente para soluções de problemas no atendimento.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Nutricionista

Escolaridade – ensino superior completo em Nutrição;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter CRN ativo, experiência em cozinha industrial, supervisão de franquias de alimentação ou restaurantes, disponibilidade de horário e ter documentação completa;

Atividades – supervisionar atividades da equipe de produção, acompanhando, controlando e buscando todos os recursos disponíveis e necessários para o perfeito atendimento do cliente; distribuir, supervisionar e controlar as atividades de limpeza, higienização, organização; executar pedidos de materiais; executar, controlar pedidos de utensílios e equipamentos; monitorando a satisfação, verificando ocorrências/reclamações e sugestões; propor melhorias, visando a satisfação dos clientes; acompanhar equipe operacional, nos aspectos comportamentais, avaliar desempenho de pessoal, levando o feedback ao superior imediato para tomada de decisão; conscientizar, acompanhar e dar suporte para colaboradores em todos os aspectos de desempenho no atendimento do cliente; executar eventos, utilizando todos os recursos disponíveis para a satisfação dos colaboradores; agir pró–ativamente para soluções de problemas no atendimento.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.

2 vagas – Caldeireiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável pela leitura de projetos, desenho técnico, corte, montagem e solda, inspeção de qualidade.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Soldador

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter conhecimento em técnicas de soldagem, precisão aos detalhes, leitura de desenho técnico, solda eletrodo revestido, mig e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – unir e cortar peças de ligas metálicas usando processos de soldagem e corte; preparar equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem e corte e peças a serem soldadas.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Meio Oficial de Solda

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter conhecimento em soldagem, curso de Soldador e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável pela leitura de projetos, desenho técnico, corte, montagem e solda, inspeção de qualidade.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Serralheiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência em solda mig, eletrodo revestido, corte e montagem de peças metálicas, interpretação de desenho técnico e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realiza cortes, furos e soldas em materiais metálicos, e produz peças com esses materiais, como tubos, grades, chapas.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Operador de Máquina SMD

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de TBO, Leitura de Componentes Eletrônicos, NR 12, conhecimento sólidos na operação de máquinas SMD e PTH, máquinas Fuji, Next, Simens e ter documentação completa;

Atividades – preparação da máquina, ajuste de parâmetros, carregamento de componentes, monitoramento da produção e inspeção da qualidade das placas montadas. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente Operacional

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter curso de Gestão de Transporte e Frota, Pacote Office, Planilhas Excel e ter documentação completa;

Atividades – liberar caminhões, verificar check list com os motoristas, controlar os abastecimentos de veículos, preparar relatórios de abastecimento, fazer agendamentos no porto, receber e entregar documentos dos motoristas.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Produção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar na montagem em estrutura metálicas, verificar a máquina de solda, além de verificar os materiais antes do início dos trabalhos, sempre zelando pela organização e limpeza da linha de produção, limpar o setor todos os dias.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – conduzir os veículos automotivos da instituição, seguindo as solicitações, mantendo–se informado sobre a agenda de entregas, respeitando as leis nacionais de trânsito e promovendo direção defensiva, transporte da equipe de eventos, transporte de equipamentos.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.



Vagas em Serviços – 58



10 vagas – Encanador Industrial

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – operacionalizar projetos de instalações de tubulações, definir traçados e dimensionar tubulações; especificar, quantificar e inspecionar materiais; preparar locais para instalações, realizar pré–montagem e instalar tubulações; realizar testes operacionais de pressão de fluidos e testes de estanqueidade; proteger instalações e fazem manutenções em equipamentos e acessórios.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Manicure

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar procedimentos de embelezamento nas mãos do cliente, cuidando de suas unhas; executar procedimentos de relaxamento, higienização, esfoliação e hidratação nas mãos.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Cabeleireiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar processos de tratamento e embelezamento nos cabelos; executar lavagem, hidratação, corte, penteado, coloração ou descoloração, ondulação ou alisamento; preparar o espaço de trabalho e selecionar produtos, equipamentos e instrumentos de trabalho; realizar ou orientar a realização dos procedimentos de higienização e assepsia nas instalações, equipamentos e instrumentos.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Auxiliar de Estoque

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência com Matrin, residir nos bairros: Grande Vitória, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Santa Inês ou proximidades e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – receber, conferir, armazenar e distribuir produtos, além de realizar contagens e registros de estoque.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Ajudante de Carga e Descarga

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – residir nos bairros: Grande Vitória, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Santa Inês ou proximidades e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – carregar e descarregar produtos em veículos de transporte, como caminhões, bem como organizar a área de trabalho e manter a ordem no armazém ou depósito. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar na instalação, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de refrigeração, como máquinas de ar–condicionado, geladeiras, freezers, auxiliar na identificação e correção de problemas nos equipamentos, sob supervisão de um técnico.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Auxiliar de Logística

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – movimentar mercadorias entre veículos de transporte e áreas de armazenamento.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Pintor

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – preparar e aplicar tintas, vernizes e outros revestimentos em superfícies, tanto em áreas internas quanto externas de edifícios e outras obras civis.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Bombeiro Hidráulico

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – instalação, manutenção e reparo de sistemas de água, esgoto e gás em edifícios.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Produção em Padaria

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego ou seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter disponibilidade de horário e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – preparar e pesar ingredientes para produção de pães, bolos e outros produtos de padaria; operar máquinas e equipamentos utilizados na produção de alimentos: realizar a limpeza e manutenção de equipamentos e utensílios utilizados na produção; manter a área de produção limpa e organizada; realizar outras tarefas relacionadas à produção de alimentos, conforme necessário.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Cozinha

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter experiência em cozinha quente e fria, com sobremesas, disponibilidade de horário e ter documentação completa;

Atividades – auxiliar nos serviços de alimentação, ajudar outros profissionais da área no pré–preparo, preparo e processamento de alimentos, na montagem de pratos; verificar a qualidade dos gêneros alimentícios, minimizar os riscos de contaminação. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Garçom

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter disponibilidade de horário e ter documentação completa;

Atividades – acomodar e atender os clientes com cortesia; servir alimentos e bebidas; gerenciar pedidos dos clientes; realizar atividades conforme demanda. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Estágio de Gastronomia

Escolaridade – cursando ensino superior em Gastronomia ou áreas relacionadas;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter disponibilidade de horário e ter documentação completa;

Atividades – dar suporte ao chefe de cozinha; realizar atividades relacionadas a área de gastronomia; apoio na higiene e segurança alimentar.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Açougueiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos Obrigatórios – ter noções de corte e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – manusear e armazenar carne de forma segura e higiênica; cumprir normas de segurança e higiene alimentar.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Estágio de Atendimento

Escolaridade – cursando ensino superior em Marketing, Administração ou áreas relacionadas;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter disponibilidade de horário e ter documentação completa;

Atividades – recepcionar clientes; atendimento online; realizar reservas; criar postagens para engajamento do restaurante.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Conferente de Carga e Descarga

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – conferir a entrada de materiais, comparando com as ordens e notas fiscais; organizar e controlar o estoque e inspecionar o estado das mercadorias; preparar a documentação de saída e separar os lotes conforme os clientes ou ordem de retirada, interna e retirar as cargas; aferir peso e medida das cargas, separar e etiquetar as cargas; movimentar as cargas no depósito, cliente e veículos; receber e solicitar informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias junto aos clientes e cias aéreas.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Motorista de Carreta

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “E”, experiência no transporte de cargas e ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – transportar materiais e produtos para diversos itinerários de acordo com as leis de trânsito e normas de segurança, em um conjunto de veículos, composto por um cavalo mecânico e um ou mais trailers ou carretas; responsável pela permanência da documentação do veículo e pelo acondicionamento e amarração das cargas nos veículos; elaborar relatórios de viagem e rota e fazer conferência dos materiais para assegurar a correta entrega e coleta; efetuar a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo, abastecimentos, pedágios, taxas de cargas e descargas e demais despesas inerentes a operação; zelar pela conservação e segurança dos veículos, providenciando limpeza, ajustes e pequenos reparos.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Vendedor Porta a Porta 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – vender produtos e serviços em residências e escritórios; planejar e discutir metas e estratégias de venda; contatar, visitar e entrevistar clientes; demonstrar produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas. 

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Arquivista

Escolaridade – ensino superior completo em Arquivologia;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – residir nas proximidades do Distrito e ter documentação completa;

Atividades – responsável pela gestão, organização, conservação e disseminação da informação contida em documentos, tanto físicos quanto digitais, de uma organização, instituição ou indivíduo.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.



Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) – 12



10 vagas – Auxiliar de Limpeza – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar a limpeza geral de ambientes, remoção de lixo, lavagem de superfícies, reposição de materiais de higiene e manutenção da ordem e higiene do local de trabalho, entre outras atividades correlatas à função.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Loja – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – primeiro emprego ou seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atendimento ao cliente, organização da área dos produtos, organização de estoque.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Depósito – Vagas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos Obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – embarque e desembarque de mercadorias, etiquetagem, organização do ambiente de trabalho.

Disponível até 01/8/2025 ou encerramento da vaga.


Fotos: Arquivo / Semcom


Polícia Civil prende homem por abuso sexual e tortura contra a própria neta

O autor também foi indiciado por ameaça e estupro de vulnerável contra a própria filha

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), cumpriu, na quarta-feira (30/07), mandado de prisão temporária um homem, 48, investigado por estupro de vulnerável e tortura contra a própria neta, de 6 anos. A prisão foi efetuada na residência do autor, bairro São José Operário, zona leste, onde também foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Além disso, o autor foi indiciado pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul por ameaça e estupro de vulnerável contra a própria filha, de 23 anos.

Conforme a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, as investigações iniciaram após o Conselho Tutelar receber uma denúncia anônima enviada ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do disque 180, a qual informava que a criança estaria sendo abusada sexualmente pelo avô.





“O crime foi descoberto pela mãe da vítima, uma jovem de 23 anos, quando ela verificou que a vagina da criança estava machucada e com vermelhidão, após ela se queixar de dores nas partes intimas. Inclusive, tinha vídeos nos quais mostravam a criança com as partes íntimas completamente machucadas”, disse a delegada.

Segundo a delegada, diante da gravidade de todos os fatos apresentados, foi representada pela prisão temporária em nome do indivíduo e pelo mandado de busca e apreensão para a residência da família.

“Os trabalhos investigativos constataram que a criança tinha os seus cabelos cortados pelo autor como forma de tortura quando reagia em negativa aos abusos sexuais, e emaranhados de fios foram encontrados dentro de tijolos nas paredes da residência”, contou a delegada.

De acordo com a delegada, o homem sempre tentava atribuir a autoria do crime ao seu filho, um adolescente que reside no mesmo imóvel. No entanto, em depoimento especial, a criança confirmou que os abusos sexuais eram praticados pelo avô.

“A criança também contou que já presenciou o indivíduo dando sedativos para a sua mãe dormir, a fim de abusá-la sexualmente também. Em relatos, tanto a criança quanto a mãe dela e a conselheira tutelar que acompanhou o caso, disseram que a menina era colocada dentro de uma máquina de lavar pelo avô como uma forma de punição ou para que ela não presenciasse os abusos em relação à sua mãe”, explicou a delegada.

Ainda conforme a titular da Depca, a equipe policial encontrou a máquina de lavar durante a busca e apreensão na residência, onde também encontraram três medicamentos, sendo um analgésico anal e dois estimulantes.

“Quanto aos sedativos que eram supostamente administrados na mãe da criança, não foi possível encontrá-los na ocasião. Acreditamos que ele suspeitou que a filha o denunciou e se livrou dos medicamentos. Porém a menção aos sedativos também aparece nos relatos da criança, da mãe dela e da conselheira tutelar

Em relação à vitimização da mãe da criança, a investigação ficou a cargo da DECCM centro-sul. Segundo a delegada Priscilla Orberg, adjunta da unidade especializada, assim que a delegacia foi informada pela Depca que a mãe da criança poderia ser uma vítima do autor, os procedimentos já foram iniciados.

“Esse indivíduo já foi indiciado pelos crimes de ameaça e estupro de vulnerável contra a própria filha. A investigação apontou que a vítima era abusada sexualmente quando estava dormindo, possivelmente com o uso de sedativos ou de algum tipo de medicamento. Em depoimento, ela contou que acordava com marcas pelo corpo e com dores na região das pernas e nas partes intimas”, relatou a delegada 

De acordo com a delegada, todos os procedimentos de acolhimento foram feitos para com as vítimas, fruto de um trabalho integrado entre a Depca e a DECCM centro-sul. Elas estão com medidas protetivas decretadas pela Justiça, elas receberam atendimento no Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) e foram acolhidas em um abrigo, graças ao pronto atendimento feito pelas unidades especializadas”, explicou a delegada.

O homem está respondendo por estupro de vulnerável e tortura contra a neta e ameaça e estupro de vulnerável contra a filha e está à disposição da Justiça.

 

FOTOS: Lyandra Peres e Divulgação/PC-AM

Manaus Plaza Shopping celebra o Dia dos Pais com campanha especial “Meu Pai merece tudo!”

A ação será do dia 01 à 10 de agosto, em todas as lojas

O Dia dos Pais está chegando, é uma data marcante para os filhos homenagearem e garantir um bom presente para os pais, o Manaus Plaza Shopping preparou uma campanha especial para celebrar aqueles que são sinônimo de carinho, proteção e parceria. Com a ação promocional Compre e Ganhe, os clientes poderão demonstrar todo o amor por seus pais e ainda levar um presente extra para casa, porque “Meu Pai merece tudo!”.

A campanha é feita pelo Manaus Plaza Shopping juntamente a Cervejaria Louvada. Começa no dia 1 de agosto e tem validade até o dia 10 de agosto. A cada R$ 380 em compras nas lojas shopping os clientes ganham um Kit Cerveja Louvada, para presentear os pais.

Para o Adriano Aguiar, gerente de Marketing do Manaus Plaza Shopping, a campanha é uma ótima alternativa para presentar e movimentar o fluxo de visitantes na data comemorativa. 

“O Dia dos Pais é uma data muito especial para todos nós, e queremos proporcionar uma experiência completa para os nossos clientes. Além das opções de presentes que nossas lojas oferecem”, destaca Adriano.

Intenção de compras

A valorização dos vínculos familiares e o fortalecimento das conexões emocionais são parte essencial dessa campanha, que vai além do ato de presentear.

Neste período, a intensão de compra cresce 30% segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), e o centro comercial se prepara através de campanha “Compre e Ganhe”. 


PC-AM prende homem condenado a 5 anos por estupro de vulnerável contra vizinha

O crime foi praticado em 2016, quando a vítima tinha 5 anos
 
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, na quarta-feira (30/07), mandado de prisão em razão de sentença condenatória de um homem, de 40 anos, por estupro de vulnerável contra a sua vizinha, de 14 anos. O crime foi praticado em abril de 2016, quando a vítima tinha 5 anos.
 
De acordo com o delegado Ivo Martins, titular da unidade policial, na ocasião do crime, o autor invadiu a residência da vítima e foi ao quarto dela, onde aproveitou-se que ela estava dormindo e praticou os atos libidinosos.
 
“Após uma denúncia anônima, tivemos conhecimento que havia um mandado em aberto no nome do indivíduo, por este caso. De imediato, iniciamos as diligências, localizando e efetuando sua prisão em sua residência na rua Cinco, bairro Alvorada, zona centro-oeste”, contou o delegado.
 
O homem foi condenado por estupro de vulnerável a 5 anos e 4 meses em regime fechado e ficará à disposição da Justiça.
 
FOTO: Divulgação/PC-AM. 
 

Ipaam cria Gerência de Controle de Resíduos para ampliar fiscalização e incentivar economia circular no Amazonas

Nova gerência fortalece licenciamento e logística reversa, sem gerar custos adicionais para o órgão

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) criou a Gerência de Controle de Resíduos (GECR) para fortalecer o licenciamento e a fiscalização das atividades de manejo, transporte, coleta, tratamento e destinação final de resíduos no estado. Entre os principais desafios da nova gerência está a eliminação dos lixões, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e à legislação estadual (Lei nº 4.457/2017).

Antes da criação da GECR, o tema resíduos já era tratado pelo Ipaam, mas estava incluído entre as atribuições da Gerência de Licenciamento Industrial (Geli) e a Gerência de Recursos Minerais (GERM). Com a nova estrutura, o Instituto passa a contar com uma gerência exclusiva para tratar de forma mais ampla o licenciamento e a fiscalização dessas atividades.

A criação da GECR não gera custos adicionais para o órgão. A equipe foi formada por servidores de outras gerências do próprio Instituto, realocados para atender essa nova demanda. Atualmente, a gerência conta com uma engenheira química, uma engenheira ambiental e sanitarista, dois engenheiros civis, uma geóloga, uma bióloga e uma tecnóloga em petróleo e gás.


Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a atuação da GECR reforça o compromisso do Instituto com a logística reversa, prevista no Decreto Estadual nº 50.890/2024, e fortalece a economia circular no Estado, modelo que busca reduzir resíduos e reaproveitar materiais, mantendo-os pelo maior tempo possível na cadeia produtiva.

“A medida determina exigências legais para fabricantes, distribuidores e comerciantes quanto ao cumprimento de metas ambientais, sendo também condicionante para a emissão ou renovação de licenças ambientais no Amazonas”, destacou.

Com a nova estrutura, o Ipaam busca garantir mais eficiência na execução da política ambiental, promovendo fiscalizações periódicas em todo o Amazonas. O objetivo é assegurar o cumprimento da legislação ambiental e organizar o processo de licenciamento, atendendo tanto ao poder público quanto à iniciativa privada.

O gerente da GECR, Edson Pinheiro, explica que a separação adequada de materiais recicláveis como papel, papelão, metais e plásticos representa uma importante fonte de renda, além de reduzir impactos ambientais. “A reciclagem hoje agrega valor a praticamente todo material que é triado e reutilizado. Alguns tipos de plástico, por exemplo, exigem destinação final como a incineração, mas a maioria pode retornar à cadeia produtiva, chegando a recuperar quase 100% de seu valor original”, afirmou.

Com essa atuação integrada, o Instituto pretende contribuir para a eliminação gradual dos lixões, incentivar o reaproveitamento de materiais e consolidar práticas sustentáveis em todo o estado.

Licenciamento e denúncia

Empreendedores e empresas podem consultar os requisitos administrativos e técnicos para solicitação do licenciamento ambiental no site do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br), acessando a aba “Serviços” e, em seguida, “Requisitos administrativos/técnicos”. É possível identificar o código correspondente conforme a atividade desenvolvida.

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Instituto, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3280, Parque 10 de Novembro, Manaus (AM), CEP 69050-030.

O Ipaam disponibiliza canais diretos para atender a população. Para informações, dúvidas ou orientações relacionadas ao gerenciamento de resíduos, o contato da Gerência de Controle de Resíduos é pelo telefone (92) 2123-6742. Em casos de denúncia de irregularidades ambientais, o contato pode ser feito com a Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp (92) 98557-9454.


FOTOS:Moisés Henrique/Ipaam e Arquivo/Ipaam


Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável

Nota do presidente é publicada após taxação e sanção a Moraes
Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil

Brasília
Ricardo Stuckert / PR
Versão em áudio
presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota oficial, na noite desta quarta-feira (30), em que defende a democracia e a soberania do país frente as iniciativas dos Estados Unidos (EUA) contra a economia e a Justiça brasileiras.
"O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes. Um país que defende o multilateralismo e a convivência harmoniosa entre as Nações, o que tem garantido a força da nossa economia e a autonomia da nossa política externa. É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira", afirmou Lula.  
Esta foi a primeira reação pública de Lula após o governo dos EUA anunciar uma sanção punitiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e, horas mais tarde, oficializar, por meio de uma ordem executiva do presidente Donald Trump, a taxação de 50% sobre produtos vendidos pelo Brasil, que contém, entretanto, uma lista de quase 700 exceções.  
Na nota, o presidente brasileiro manifesta solidariedade do governo federal a Moraes e diz que o magistrado é "alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses".

"Um dos fundamentos da democracia e do respeito aos direitos humanos no Brasil é a independência do Poder Judiciário e qualquer tentativa de enfraquecê-lo constitui ameaça ao próprio regime democrático. Justiça não se negocia", prossegue Lula.
O presidente lembra que a a lei no Brasil abrange cidadãos e todas as empresas e que atividades que afetem a vida da população e da democracia estão sujeitas a normas, incluindo plataformas digitais.
"A sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a democracia".
A nota assinada pelo presidente ainda considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras
.
"O Brasil tem acumulado nas últimas décadas um significativo déficit comercial em bens e serviços com os Estados Unidos. A motivação política das medidas contra o Brasil atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países", observa
.
Por fim, o governo aponta disposição a negociar apenas aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, sem abrir mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação, como é o caso da Lei de Reciprocidade Comercial, além de um plano de contingência para minorar os impactos econômicos das tarifas.
"Nossa economia está cada vez mais integrada aos principais mercados e parceiros internacionais. Já iniciamos a avaliação dos impactos das medidas e a elaboração das ações para apoiar e proteger os trabalhadores, as empresas e as famílias brasileiras", conclui a nota oficial de Lula.
>> Confira a íntegra da nota oficial do presidente Lula:
O Brasil é um país soberano e democrático
O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes. Um país que defende o multilateralismo e a convivência harmoniosa entre as Nações, o que tem garantido a força da nossa economia e a autonomia da nossa política externa.

É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira.  
O governo brasileiro se solidariza com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses.
Um dos fundamentos da democracia e do respeito aos direitos humanos no Brasil é a independência do Poder Judiciário e qualquer tentativa de enfraquecê-lo constitui ameaça ao próprio regime democrático. Justiça não se negocia.
No Brasil, a lei é para todos os cidadãos e todas as empresas. Qualquer atividade que afete a vida da população e da democracia brasileira está sujeita a normas. Não é diferente para as plataformas digitais.
A sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a democracia.
O governo brasileiro considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras. O Brasil tem acumulado nas últimas décadas um significativo déficit comercial em bens e serviços com os Estados Unidos. A motivação política das medidas contra o Brasil atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países.
O Brasil segue disposto a negociar aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, mas não abrirá mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação. Nossa economia está cada vez mais integrada aos principais mercados e parceiros internacionais.

Já iniciamos a avaliação dos impactos das medidas e a elaboração das ações para apoiar e proteger os trabalhadores, as empresas e as famílias brasileiras.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República


Fonte: Agência Brasil 

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura no bairro Cidade de Deus com o ‘Plano de Verão’

A Prefeitura de Manaus segue avançando com as obras de infraestrutura na zona Norte da capital, por meio do programa “Plano de Verão”. Nesta quarta-feira, 30/7, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuam no bairro Cidade de Deus, onde diversas frentes de trabalho realizam a recuperação asfáltica de ruas da comunidade Alfredo Nascimento.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destaca que o verão amazônico é um período estratégico para acelerar os serviços viários.

“Esse é o melhor momento para intensificarmos o ritmo das obras. O ‘Plano de Verão’ dá continuidade ao trabalho diário que já realizamos nas ruas. Agora, com mais frentes de serviço na zona Norte, conseguimos avançar ainda mais, seguindo a orientação do prefeito David Almeida de oferecer vias mais seguras e trafegáveis para a população”, afirma Renato Junior.


Morador da rua Açucena do Cabo e trabalhador das obras, Sidelmar Araújo, de 46 anos, comenta a transformação no bairro. “Os buracos dificultavam tudo por aqui, era ruim para os carros e para quem anda a pé. A gente sofria. Agora, com esse asfalto novo, a gente vê que as coisas estão melhorando”, relata Sidelmar.

Com planejamento e dedicação, as equipes da Seminf seguem recuperando a malha viária da capital, promovendo mais mobilidade e qualidade de vida para os moradores das zonas mais afetadas.

 



Fotos:Gian Silva/Semcom 



Programação do Amazonas Green Jazz Festival oferece workshops e masterclasses gratuitos com artistas renomados

 Certificação de horas e acesso ao conhecimento musical de ponta estão entre os destaques da programação educativa do evento

A programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025 oferecerá gratuitamente workshops e masterclasses, a partir de sexta-feira (1º/08), com artistas renomados a nível nacional e internacional, no Teatro Gebes Medeiros e no Palácio da Justiça, ambos localizados no bairro Centro, zona su lde Manaus. As inscrições estão abertas neste link: www.sympla.com.br/produtor/amgreenjazzfestival. Todas as atividades garantem certificado de horas pela participação.

 

 O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, ressaltou que o Green Jazz vai além das apresentações musicais, destacando o caráter formativo e inclusivo da iniciativa.

 

“A proposta do Green Jazz vai muito além dos shows. Essa é uma oportunidade ímpar de formação e intercâmbio para estudantes, músicos e profissionais da cultura do Amazonas. Estamos oferecendo acesso direto ao conhecimento de grandes nomes da música e das artes técnicas, com programação gratuita e voltada à formação”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André.

 

Programação - Teatro Gebes Medeiros

 

A primeira atividade no Teatro Gebes Mdeiros acontece nesta sexta-feira (1º/08), a partir das 10h, com o baterista Robby Ameen e o baixista Ruben Rodriguez, apresentando um pouco de suas técnicas, principalmente sobre o jazz afro-cubano.

 

No sábado (02/08), às 10h, o músico Airton Silva dará dicas para quem busca o melhor uso da bateria em diferentes estilos musicais. Pela tarde, às 15h, o público acompanha “A arte do pandeiro”, oficina apresentada pelo percussionista Léo Rodrigues.

 

Na segunda-feira (04/08), às 10h, o engenheiro de gravação Clement Zular, referência nacional no assunto, promove uma masterclass sobre os processos de gravação, mixagem e masterização do álbum “A onça e o pajé”, que será lançado na edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival.

 

No dia 8 de agosto, a partir das 10h, a artista Fernanda Mattos apresentará os principais conceitos e procedimentos que envolvem o processo criativo de iluminação cênica. O objetivo é abordar escolhas de posicionamento, tipos de equipamentos e princípios estéticos que influenciam a construção da cena.

 

Programação - Palácio da Justiça

 

No Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), as palestras começam na sexta-feira (1º/08), às 15h, com o pianista Fábio Torres, que abordará questões técnicas relacionadas aos instrumentos e ao processo de composição.

 

Na segunda (04/08), às 14h, acontece a atividade: “5 Anos de Harmonia em 3 Horas: Workshop de Improvisação para Músicos de Sopro”, com o saxofonista Elias Coutinho, que apresentará dicas práticas para quem toca instrumento de sopro e quer entender como aplicar conceitos na improvisação.

 

No dia 6 de agosto, às 14h, haverá a masterclass “Desenvolvendo a Criatividade”, com o músico e educador Johan Quadros, explorando o uso dos elementos musicais para estimular e desenvolver a criatividade, por meio de ferramentas práticas e objetivas.

 

A programação do dia 8 de agosto inicia às 10h com Rui Carvalho, diretor artístico do festival, abordando tópicos sobre arranjo e fazendo uma análise da canção “O Morro Não Tem Vez”, um clássico gravado pela Amazonas Band em 2010.

 

No mesmo local, às 14h, o multi-instrumentista brasileiro radicado nos EUA, Jovino Santos Neto, apresenta uma masterclass sobre piano e composição.

 

Para saber mais sobre as palestras gratuitas, basta acessar: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

 

 

Foto: Divulgação