Homem é preso por receptação de celular no Centro de Manaus
Fotos: Divulgação/SSP-AM
Site de notícias e mídia que aborda temas relevantes sobre a Amazônia e suas peculiaridades
A consolidação do Distrito de Inovação em Manaus deu um passo importante com a captação de recursos federais por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Idealizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), o projeto foi aprovado e garantiu um investimento superior a R$ 10 milhões. O montante será destinado à criação do Parque Tecnológico da ilha de São Vicente, um marco para o desenvolvimento tecnológico e econômico da capital.
Elaborado em colaboração com a Associação Polo Digital de Manaus, o projeto busca atrair empresas, startups e instituições, promovendo o ecossistema de inovação da região, com foco nos setores de eletroeletrônicos, TIC, biotecnologia e ciências da vida. Estruturado em três eixos, o plano prevê a adaptação do Casarão da Inovação Cassina e a revitalização do casarão São Vicente, oferecendo mais de 70 postos de coworking e salas empresariais.
Além disso, busca fortalecer a governança do parque com capacitação da equipe gestora e participação em eventos e associações, bem como fomentar a cultura empreendedora por meio de programas de qualificação e estímulo a novos negócios.
“Com planos estratégicos definidos, vamos fortalecer o ecossistema local e criar conexões entre startups, empresas e institutos de pesquisa. Nosso objetivo é diversificar a matriz econômica, fortalecendo o setor de eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus e reduzindo sua dependência, o que trará um impacto positivo no desenvolvimento tecnológico e econômico local, consolidando Manaus como um polo de ciência, tecnologia e inovação na região Norte”, destacou o secretário da Semtepi, Alonso Oliveira.
Intervenções
Com os recursos, o Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico, passará por adequações para otimizar o uso como centro de apoio ao empreendedorismo e inovação. As principais intervenções incluem a ampliação do espaço multiempresas no subsolo, com a adição de 20 posições para startups, e a adaptação de salas de reunião para instalação de empresas de até oito pessoas no térreo e no primeiro piso. Além disso, o auditório será realocado para o casarão São Vicente, permitindo a expansão do espaço para empresas. O projeto também prevê melhorias na infraestrutura, como a instalação de um gerador e a reorganização de áreas para atender melhor às necessidades dos empreendedores.
Já o casarão São Vicente, um edifício histórico do século 19 na ilha de São Vicente, será restaurado para abrigar iniciativas de inovação e empreendedorismo, como parte da implantação do Parque Tecnológico. Com a fachada preservada e a estrutura interna revitalizada, o prédio terá três pavimentos e será equipado para eventos, formações e programas de capacitação.
Junto ao casarão cassina, o espaço promoverá um ambiente integrado para o ecossistema de inovação de Manaus. Aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto visa revitalizar a área e apoiar empresas nas áreas de tecnologia digital e biotecnologia, contribuindo para uma economia mais sofisticada e sustentável.
A iniciativa criará um ecossistema dinâmico de inovação, com a adaptação de espaços históricos e a oferta de infraestrutura moderna para empresas e startups. O cronograma de execução e aplicação dos recursos será apresentado nas próximas semanas, detalhando as etapas e prazos para implementação.
Fotos:Divulgação/Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, fiscalizaram, nesta quarta-feira, 30/4, o andamento das obras do complexo viário Rei Pelé, localizado na antiga rotatória do Produtor, na zona Leste da capital. A obra está 95% concluída, com os serviços concentrados na fase final de concretagem, armações e acabamentos.
A estrutura da trincheira já recebeu a concretagem da maior laje do complexo, com 500 metros cúbicos de concreto e quase 60 toneladas de aço, o que permitirá a passagem de veículos leves, pesados e ônibus, tanto pela parte superior quanto pela trincheira. Conforme a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a estimativa é de concluir a execução da obra até o final de maio, respeitando o tempo de cura do concreto, para liberar o tráfego na sequência.
"Hoje é 30 de abril, a previsão é entregar a obra no dia 30 de maio. A obra está 95% executada, estamos na fase final, temos três lajes aqui, a maior já foi concretada. A nossa estimativa é que a gente possa entregar até a segunda semana do mês de abril. A gente finaliza a obra no mês de maio e vai fazer os ajustes finais para inaugurar até a segunda semana do mês de junho. São mais de 20 mil metros quadrados de obra executada, mais de 9 mil metros cúbicos de concreto projetados, uma grande obra que vai ajudar a mobilidade urbana aqui na zona Norte e na zona Leste de Manaus", informou o prefeito David Almeida.
O complexo viário Rei Pelé vai transformar o tráfego na zona Leste, principalmente nesta área que sempre enfrentou dificuldades devido ao grande fluxo de veículos. A entrega deste complexo à população oferecerá mais qualidade de vida, agilidade no trânsito e desenvolvimento urbano.
O projeto ainda contempla mais de 2.000 metros de nova drenagem profunda no entorno, fundamental para evitar alagamentos, além de cerca de 9.000 metros cúbicos de concreto utilizados em toda a construção.
“Estamos falando de uma intervenção pensada para os próximos 30, 40 anos. A prioridade aqui é a vida, é a segurança dos motoristas, dos motociclistas e dos pedestres”, explicou o vice-prefeito Renato Junior.
Segurança viária
Antes do início da obra, a área acumulava altos índices de acidentes. Um estudo do Instituto Cordial, de 2021, revelou que a avenida Autaz Mirim, ligada ao complexo, registrou mais de 500 ocorrências envolvendo motociclistas em apenas um ano, se consolidando como uma das vias mais perigosas de Manaus.
O viaduto Rei Pelé foi projetado não apenas para resolver o trânsito imediato, mas para atender ao crescimento da capital, respeitando a capacidade de escoamento da zona Leste e garantindo fluidez para cargas pesadas, ônibus e carros de passeio. “É uma obra que exigiu coragem, decisão política e muito trabalho. Agora, estamos na reta final. Manaus vai ganhar um novo marco na mobilidade urbana”, reforçou o vice-prefeito.
Fotos'Dhyeizo Lemos / Semcom e Carlos Oliveira/Vice-Prefeitura (em anexo)
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, realizou uma operação com foco na identificação de irregularidades na condução de motocicletas e na prevenção de acidentes de trânsito. A ação ocorreu entre a noite de terça-feira (29/04) e a madrugada desta quarta-feira (30/04), abrangendo as principais avenidas das zonas oeste, norte, centro-oeste, centro-sul e leste de Manaus. No total, foram registradas 258 autuações.
De acordo com a equipe de fiscalização de trânsito do Detran-AM, as principais irregularidades registradas foram condução sem uso de capacete (30), dirigir sem CNH (28), transporte de passageiro sem capacete (25), permitir condução do veículo a pessoa sem CNH (17), conduzir veículo sem equipamento obrigatório (16), CNH vencida (7), executar retorno por cima de canteiro (7), dirigir usando calçado inapropriado (6), veículo com descarga livre (5) e veículo em mau estado de conservação (4). Além disso, 34 motocicletas e 5 carros foram removidos pela equipe.
A operação contou com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e foi realizada na Rodovia AM-450, conhecida como Rapidão (zona oeste), Avenida Santos Dumont (zona centro-oeste) Avenida Efigênio Sales (zona centro-sul), Rua Beira Rio, Avenida Cosme Ferreira, Av. Autaz Mirim e avenida Margarita (zona leste) e avenida Atroaris (zona norte).
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes destacou a importância da fiscalização de intensificar as operações voltadas às motocicletas.
“O objetivo desta fiscalização é diminuir o número de acidentes de trânsito, uma vez que boa parte dos motociclistas estão conduzindo as motos sem habilitação, sem usar o capacete, com pneus em mau estado de conservação, nós estamos nas ruas para proteger a população”, pontua Fernandes.
Segundo diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, a atuação do órgão promove, além da segurança, uma maior mobilidade no trânsito.
“Nós estamos nas ruas intensificando as operações dentro dos bairros da cidade de Manaus, numa atividade itinerante, com diversos agentes para que possamos conseguir abordar o maior número de motociclistas, focando nas motocicletas com descargas livres, aqueles que insistem em andar sem os capacetes, e com crianças no colo”, conclui o diretor.
FOTOS:Divulgação/Detran-AM
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), destaca o trabalho contínuo da Guarda Municipal de Manaus (GMM), que, somente no mês de abril, atendeu 3.477 ocorrências, por meio da Central de Monitoramento 153. O número expressivo reflete o reforço nas ações preventivas em toda a cidade.
A atuação da Guarda Municipal de Manaus tem o foco em áreas de grande circulação, como terminais, praças, parques e repartições públicas. Ao todo, a corporação executou 980 patrulhamentos em praças e parques, 719 em terminais de transporte, 691 no centro da cidade, 250 em prédios públicos e 244 em vias urbanas.
As operações em ônibus também tiveram destaque. Sete abordagens foram realizadas em linhas de grande fluxo, totalizando 569 passageiros revistados. Durante uma dessas ações, 17 indivíduos foram detidos por infrações diversas, e uma arma branca foi apreendida.
“O mês de abril demonstrou um trabalho constante e abrangente, com atuação em todas as zonas da cidade. O número de ocorrências evidencia a necessidade de manter e ampliar as estratégias de patrulhamentos preventivos, garantindo mais segurança para a população”, afirmou o chefe da Central de Monitoramento da GMM, Glauber Mendes.
O trabalho da Guarda Municipal reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a segurança pública, por meio de uma presença cada vez mais efetiva nas ruas e da integração com as demais forças de segurança do município e do Estado.
Fotos: Clóvis Miranda/Semcom e Altemar Alcântara/Semseg
Evento reúne autoridades e especialistas para debater segurança viária
Com o tema “Desacelere. Seu bem é maior que a vida!”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizará, na próxima segunda-feira (05/05), o seminário “Redução de Sinistros de Trânsito e Impactos na Saúde Pública”, como parte da campanha Maio Amarelo 2025. O evento ocorrerá das 9h às 12h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, localizada na avenida Coronel Teixeira, nº 7995, Nova Esperança.
A iniciativa, que conta com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa do Patrimônio Público, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e Consumidor (CAO-PDC), tem como público-alvo membros e servidores do MPAM, autoridades de trânsito, profissionais da saúde e a sociedade em geral, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de adotar atitudes responsáveis no trânsito.
A programação inclui:
Cerimônia de abertura com a participação de representantes federais, estaduais e municipais, especialistas em segurança viária, autoridades do trânsito e membros da sociedade civil;
Ciclo de palestras com o tema “Desacelere: Seu Bem Maior é a Vida”, abordando estatísticas de acidentes e casos reais de vítimas de sinistros de trânsito;
Exibição de vídeos educativos, reforçando a importância de respeitar os limites de velocidade e as regras de circulação;
Distribuição de materiais informativos, como fôlderes, adesivos e faixas temáticas da campanha.
A promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP) e organizadora da programação, ressaltou que o objetivo do evento prioriza a busca por integração entre os órgãos. “É importante realizar ações voltadas a conscientizar, educar, fiscalizar e implementar políticas a respeito da redução dos acidentes de trânsito, mostrando seus impactos negativos no Sistema Único de Saúde”, comentou.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do seguinte link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=jiSphG8530SEqUN54RAHq0Gax7ORPhxHnFA6YZLnqlRUMjBZQkEzTThPV1dUSFlOVlNXVEJVNklJVS4u&route=shorturl.
Os participantes terão direito à certificação válida como quatro horas complementares.
Foto: Lennon Costa
Evento marca nova fase do shopping como espaço turístico e cultural, com vista privilegiada da cidade e da ponte Rio Negro
Manaus se prepara para viver uma noite histórica no próximo dia 10 de maio. Pela primeira vez, o terraço G9 do Manaus Plaza Shopping vai se transformar em pista de dança para uma festa eletrônica inédita, com DJs do cenário nacional. O evento, que começa às 22h e vai até às 6h da manhã, é fruto da parceria entre as labels locais Alive e Aurora, que são nomes consolidados na cena eletrônica manauara.
Com ingressos já à venda, a festa traz como destaques os DJs Roddy Lima e Mila Journée, conhecidos por apresentações no Brasil e no exterior. Roddy mistura Techno e House em apresentações que já passaram por clubs como Warung, D-Edge e Hï Ibiza. Mila Journée, DJ e produtora em ascensão, é reconhecida por lançamentos em selos renomados e pelo apoio de nomes como Solomun, Tale of Us e Vintage Culture.
EXPERIÊNCIA IMERSIVA E VISTA PANORÂMICA
A proposta vai além da música: o público poderá viver uma experiência imersiva de som e luz em um cenário panorâmico com vista para a cidade e a icônica ponte Rio Negro. "Essa iniciativa representa o que há de mais inovador em termos de entretenimento em Manaus. Estamos falando de uma experiência única, tanto pela qualidade artística quanto pelo espaço onde ela acontece", destacou Adriano Aguiar, gerente de marketing do Manaus Plaza Shopping.
A realização da festa eletrônica sinaliza também uma nova fase para o Manaus Plaza Shopping, que vem se consolidando como um dos novos pontos turísticos e culturais da cidade. As expectativas são altas para o evento, que promete reunir amantes da música eletrônica de toda a região. "É uma celebração da criatividade, da cultura e da potência da cena eletrônica local, que hoje se conecta com grandes nomes nacionais", concluiu o Adriano.
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta terça-feira, 29/4, o pagamento do 14° salário para 1.842 servidores de 62 escolas da rede municipal de ensino, infantil e fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A bonificação representa um investimento de R$ 6,5 milhões.
De acordo com o prefeito, o recurso estará na conta dos servidores nesta quarta-feira, 30/4. As 62 escolas selecionadas atingiram as metas estabelecidas pela Semed para recebimento do 14º salário, considerando desempenho nos âmbitos pedagógico e administrativo, conforme metas previstas em decreto assinado em março de 2024.
"Estou aqui junto do professor Junior Mar, secretário de Educação, e toda sua equipe, anunciando para os 1.842 servidores de 62 escolas da Semed, que vão receber o 14º salário. Já cai na conta amanhã. Esses servidores atingiram as metas e pelo mérito serão remunerados amanhã já com o 14º salário. É a boa notícia do dia", anunciou o chefe do Executivo municipal.
O secretário municipal de Educação, Junior Mar, manifestou felicidade por poder executar essa ação do pagamento do 14º salário para 1.842 servidores da Semed. "Nós temos crescido em nossos resultados e esses profissionais puderam ter o sucesso no alcance das metas. E, agora, o pagamento é o reconhecimento por todo esse esforço, por todo esse trabalho. Parabéns a esses servidores. Amanhã já estará na conta", comentou o secretário.
Além do 14º salário, a prefeitura também vai realizar nesta quarta-feira o pagamento do 15° salário para servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Santina Castro.
Os servidores contemplados na fase do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais desempenharam papel fundamental na elevação dos índices de desempenho educacional, notadamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Semed. Atualmente, Manaus ocupa a 6ª posição no ranking do Ideb, entre as capitais, nos Anos Iniciais, e a 5ª posição nos Anos Finais.
Além da evolução no Ideb, os servidores lotados nas fases de Creche e Pré-escola desempenharam um papel determinante na melhoria dos índices educacionais. Contribuíram significativamente para o alcance de metas previamente estabelecidas e foram reconhecidos por meio de premiações de projetos pedagógicos em eventos educacionais. Tais conquistas foram atestadas por certificações nos âmbitos municipal, estadual e federal, representando as respectivas unidades de ensino.
As metas e requisitos para pagamento do 14º e 15° salários aos profissionais da Semed foram estabelecidos no Decreto n° 5.855, de 22 de março de 2024, que representa uma forma de valorização aos servidores que contribuíram com a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes por meio do alcance ou superação das metas anuais definidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Municipal de Ensino/IDE - Manaus, conforme projetado pela Secretaria Municipal de Educação - Semed, na Aliança Pró-Saeb Avança Manaus.
Foto : Divulgação / Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta terça-feira, 29/4, a inauguração da "Farmácia Viva", em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para oferta de produtos naturais com ação terapêutica aos usuários da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), valorizando as práticas tradicionais e o conhecimento popular.
Programa criado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a “Farmácia Viva” é responsável pela produção de preparações de plantas medicinais e fitoterápicos, desde o cultivo, coleta, processamento e armazenamento, até a dispensação dos produtos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O prefeito explicou que a parceria da prefeitura com a Ufam visa aproveitar a matéria-prima natural abundante da nossa região, por conta da Floresta Amazônica, transformando a medicina natural e tradicional em produtos industrializados para colocá-los nas farmácias das unidades de saúde do município.
"Como nós já temos o conhecimento, a expertise, nós estamos implementando a primeira ‘Farmácia Viva’ do Estado do Amazonas, para que a gente possa produzir aqui esses medicamentos e enviá-los para a distribuição da população na nossa cidade. Nesse primeiro momento, cinco UBSs serão contempladas, muitas delas na zona rural, onde as pessoas se utilizam muito dessa opção terapêutica", informou Almeida.
Com o laboratório-sede funcionando nas dependências do campus universitário da Ufam, a “Farmácia Viva” de Manaus inicialmente irá desenvolver chás, tinturas e cápsulas utilizando como matéria-prima a _Justicia pectoralis_ (anador), que tem ação terapêutica no tratamento de gripes e resfriados; _Cymbopogon citratus_ (capim-santo), com ação ansiolítica leve; _Eleutherine plicata_ (marupazinho), usada no tratamento de doenças gastrointestinais; e cúrcuma longa (açafrão), com ação anti-inflamatória e antioxidante.
"São plantas medicinais com muitos estudos e agora saem do papel para serem produzidas na nossa ‘Farmácia Viva’. Vamos começar em pequena escala, mas todos esses medicamentos farão parte da nossa lista de medicamentos pelo SUS e a gente pretende, assim, ampliar em larga escala. No momento, a gente está produzindo quatro tipos de medicamentos: um anti-inflamatório, antidiarreico e para gastroenterites, o outro é para síndromes respiratórias e tem também ansiolíticos", explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, disse que para a Faculdade de Ciências Farmacêuticas é muito importante essa parceria com a prefeitura, para disponibilizar esses medicamentos naturais à população de Manaus e auxiliar na formação dos farmacêuticos da unidade de ensino federal.
"São produtos naturais que estão diretamente ligados ao conhecimento tradicional da nossa população. Então, é muito importante essa parceria, tanto para a prefeitura quanto para a Ufam, por intermédio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, pois vai permitir não só que a gente ensine, mas também que nós aprendamos com a população", destacou o reitor.
Além da Ufam, que dará apoio no desenvolvimento de formulações fitoterápicas e no controle de qualidade, considerando que a instituição conta com pesquisadores e professores que já desenvolvem projetos com plantas medicinais, o programa também conta com a parceria da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada no quilômetro 23, BR-174, que será responsável pela atividade de cultivo e beneficiamento das plantas medicinais.
A “Farmácia Viva” vai contar, ainda, com o apoio da Embrapa, no preparo de mudas; da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), no acompanhamento de todos os processos de produção; e das próprias unidades de saúde da Semsa, como a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Benjamin Matias, no bairro Parque 10 de Novembro, que manterão o cultivo de plantas medicinais em seus canteiros.
Dispensação
Após o início da produção no laboratório da “Farmácia Viva”, a dispensação dos fitoterápicos vai ocorrer inicialmente em cinco unidades de saúde de referência: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Benjamin Matias e USFs Carmen Nicolau, Fábio Couto, Parque das Tribos e na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Ephigênio Salles.
Para que os medicamentos sejam prescritos, a Semsa fará, a partir de agora, a capacitação de médicos da rede assistencial. Os profissionais ficarão informados sobre a disponibilidade e indicação dos produtos originados na “Farmácia Viva”, e poderão utilizá-los como alternativa terapêutica.
Política nacional
A “Farmácia Viva” de Manaus segue as políticas nacionais de Práticas Integrativas e Complementares e de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Em 2016, o município aderiu ao programa e, em 2022, a Semsa institucionalizou o Núcleo de Farmácia Viva como forma de mostrar o compromisso da gestão em fazer com que a fitoterapia, com produção local, seja uma realidade no município.
Apesar de ter como principal finalidade a produção de fitoterápicos e dispensação aos usuários do SUS, a “Farmácia Viva” também busca a valorização do uso tradicional de fitoterápicos e do conhecimento popular dos povos tradicionais, e também a educação em saúde para a utilização correta de plantas medicinais.
Apoio e recursos
Para que o laboratório-sede da “Farmácia Viva” fosse viabilizado, a Semsa e a Ufam contaram com o apoio de recursos financeiros oriundos de emendas parlamentares. José Ricardo, Serafim Corrêa e Marcelo Serafim destinaram ao programa local R$ 680 mil, R$ 300 mil e R$ 120 mil, respectivamente. O montante foi aplicado na reforma do prédio onde o laboratório foi instalado e na aquisição de equipamentos.
Fotos: Dhyeizo Lemos e João Viana/Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoria, nesta terça-feira, 29/4, o início da operação de revitalização e limpeza do igarapé do Passarinho, localizado na zona Norte da capital.
Os serviços são realizados por aproximadamente 200 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), atuando na capinação, limpeza, dragagem e desassoreamento do igarapé, com o objetivo de melhorar a fluidez das águas e prevenir alagamentos durante o período chuvoso.
"Nós vamos passar aqui acho que uma semana, porque estamos fazendo a limpeza geral no leito do igarapé, no entorno, da avenida José Henrique até a avenida das Torres, então é uma longa extensão do igarapé, e a prefeitura vai realizar toda essa dragagem", disse o chefe do Executivo Municipal.
Os trabalhos fazem parte de um esforço contínuo da prefeitura para revitalizar os igarapés da capital, promovendo a saúde pública e a preservação ambiental. O secretário de Limpeza Urbana, Sabá Reis, informou que os serviços também visam recuperar o passeio público, transformando em uma área de lazer.
"É desejo do prefeito David Almeida que a gente transforme esta área do Passarinho em uma área de lazer, pista para caminhada. Nós pretendemos recuperar a área toda da calçada", informou Sabá Reis.
O igarapé do Passarinho nasce na região do bairro Monte das Oliveiras e percorre diversos bairros da zona Norte de Manaus, incluindo Novo Israel, Colônia Terra Nova e Monte Pascoal, antes de desaguar no rio Negro. Ao longo dos anos, o igarapé tem enfrentado problemas de assoreamento e acúmulo de resíduos, o que compromete a vazão das águas pluviais e aumenta o risco de alagamentos.
"Estávamos precisando muito, porque o igarapé estava muito sujo e, quando chove, alaga tudo. Agora vai ficar tudo 10. Agradeço muito ao prefeito", contou a aposentada Zelaíde Mendonça, que acompanhava os serviços da prefeitura.
Com esta ação, a Semulsp reforça o compromisso com a melhoria das condições ambientais e urbanas da cidade, trabalhando para tornar Manaus mais limpa, segura e agradável para todos.
Fotos: Clóvis Miranda/Semcom e Juan Sullivan/Semcom
O Conselho Municipal do Idoso (CMI), com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), deu início, nesta segunda-feira, 28/4, à programação da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu mais de 500 participantes no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul.
A conferência tem como principal objetivo promover a reflexão, discussão e avaliação das políticas públicas destinadas às pessoas idosas em Manaus. No primeiro dia de atividades, representantes do poder público, estudantes, especialistas, conselheiros, membros da sociedade civil e a comunidade idosa participaram dos debates, fortalecendo a construção coletiva de propostas voltadas à cidadania, à equidade e ao respeito à dignidade da pessoa idosa.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, a realização da conferência reafirma o compromisso da gestão municipal com a população idosa e destaca a importância de ampliar os espaços democráticos de escuta e participação.
“Como determinado pelo prefeito David Almeida, oferecemos todo o suporte necessário para a realização desta conferência, que é um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para os idosos e idosas de Manaus. Trata-se de um espaço democrático e inclusivo, onde conseguimos ouvir diretamente as necessidades e os anseios dessa população, para construir ações cada vez mais eficazes e humanizadas”, destacou o diretor-presidente da FDT.
O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco, também participou da conferência. Durante a abertura, ele reforçou a importância da participação ativa da sociedade civil na formulação e fiscalização das políticas públicas.
"Em Manaus, o número de pessoas idosas cresceu dez vezes nos últimos 40 anos. O envelhecimento da população brasileira é rápido, mas na região Norte ele é ainda mais acelerado. Manaus possui centenas de pessoas centenárias, como é o caso da dona Catarina, residente da Instituição de Longa Permanência para Idosos mantida pela prefeitura. É por isso que estamos aqui reunidos na conferência, em prol de construir uma sociedade mais justa, fraterna, participativa e democrática, não só a pessoas idosas, mas para todas as pessoas de todas as idades”, destacou o presidente do CNDPI.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Ferreira, também enfatizou a urgência na ampliação dos direitos da pessoa idosa.
“É urgente que políticas públicas sejam elaboradas, de forma responsável, para garantir às pessoas idosas acesso a serviços de saúde de qualidade, uma vida digna e segura, além da oportunidade de participação social, direitos que muitos ainda não possuem plenamente. Por essa razão, esta conferência torna-se imprescindível, ao propiciar a reflexão, a discussão e a avaliação das ações voltadas para a promoção dos direitos da pessoa idosa”, explicou a presidente.
A programação do evento também contou com a participação de representantes da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (Decci), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI-AM).
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa continua nesta terça-feira, 29/4, com atividades distribuídas em cinco eixos temáticos, abordando temas como o financiamento de políticas públicas, saúde e cuidado integral, enfrentamento à violência, fortalecimento dos conselhos de direitos e a ampliação da participação social das pessoas idosas.
Fotos:Paula Pessoa/ FDT e João Viana/Semcom
A Smart Empreendimentos tem colocado a sustentabilidade no centro de seus projetos, unindo tecnologia, responsabilidade ambiental e urbanização consciente. A empresa vem se destacando por suas práticas responsáveis, que vão desde o planejamento urbano até a execução das obras
A empresa reforça o compromisso com o futuro ao integrar tecnologias limpas, como estações de carregamento para veículos elétricos, que estarão disponíveis em projetos como o Smart Itapuranga e o Smart Mosaico, e em futuros projetos que serão lançados ainda este ano.
Nos projetos de loteamento como o Smart Gran Park, a responsabilidade ambiental se torna ainda mais evidente. Por isso, seu loteamento foi planejado para preservar áreas verdes nativas e ecossistemas sensíveis, como igarapés e zonas de mata, que são mantidos e protegidos como parte do projeto. Essas áreas não apenas promovem equilíbrio ambiental, como também agregam valor à experiência dos moradores.
Além disso, os loteamentos contarão com a atuação de associações de moradores, que serão responsáveis pela gestão dos espaços comuns e pela continuidade das ações de preservação, reforçando a corresponsabilidade entre os futuros residentes. Soluções de engenharia sustentável também fazem parte da proposta, com destaque para sistemas de drenagem eficiente, e uso de materiais com menor impacto ambiental.
Com foco em criar espaços urbanos sustentáveis e responsáveis, a empresa prioriza a qualidade de vida dos moradores e a minimização do impacto ambiental, tornando seus projetos referência em desenvolvimento imobiliário sustentável.
"Nossa missão é criar empreendimentos que sejam não apenas bonitos e funcionais, mas também sustentáveis e responsáveis", aponta Alessandro Gonçalves, sócio e diretor de Engenharia e Planejamento da Smart Empreendimentos.
Sobre a Smart Empreendimentos
A Smart Empreendimentos é uma empresa que atua em mais de 10 estados do Brasil, tendo entregado mais de 22 mil lares, tendo como prioridade o bem-estar de seus colaboradores, parceiros e clientes.
A empresa acredita que o lucro deve ser consequência de práticas que beneficiem todas as partes envolvidas, sempre focando na criação de um futuro melhor para as próximas gerações.
Mais do que construir imóveis, a Smart constrói um ambiente de confiança e crescimento, buscando deixar um impacto duradouro tanto em suas comunidades locais quanto em uma possível atuação global
Foto: Divulgação
Ex-ministro Pazuello e general Gomes Freire estão na lista
ANDRÉ RICHTER - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL
Brasília
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas durante entrevista à imprensa©
O ex-presidente Jair Bolsonaro indicou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e mais 14 testemunhas de defesa na ação penal do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista.
Bolsonaro enviou nesta segunda-feira (28) ao Supremo a defesa prévia do processo após ser intimado na semana passada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia no intestino.
Além do governador paulista, Bolsonaro arrolou o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Ciro Nogueira (PP-PI) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O ex-presidente também indicou o general de Exército Gomes Freire, o brigadeiro Batista Júnior e o ex-diretor de tecnologia do TSE Giuseppe Janino, responsável pelas urnas eletrônicas.
No documento enviado ao STF, por meio de seus advogados, Bolsonaro também reclamou de ter sido intimado na UTI do hospital.
"A citação foi realizada de forma contrária ao quanto estipula o artigo 244 do CPC e ocorreu contra a orientação e apesar das advertências dos médicos responsáveis pelo tratamento e internação do peticionário, situação que, todavia, não foi registrada nos autos na certidão lavrada", afirmou a defesa.
No dia 11 deste mês, o ministro Alexandre de Moraes determinou a intimação de todos os denunciados do núcleo 1 que viraram réus após o julgamento da Primeira Turma da Corte. As intimações foram concluídas entre os dias 11 e 15 de abril, exceto no caso de Bolsonaro, que passou mal no dia 12 e foi submetido a cirurgia nos dias seguintes. Diante do estado de saúde do ex-presidente, o STF esperava uma data adequada para intimá-lo. Contudo, Bolsonaro realizou uma live na terça-feira (22) direto da UTI, e o Supremo determinou que um oficial de Justiça fosse ao hospital no dia seguinte.
Acusação
Em março deste ano, Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista viraram réus no STF e passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Conforme a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como "minuta do golpe".
Fonte:Agência Brasil
Nos primeiros quatro dias da operação, a atuação intensa dos agentes resultou na inutilização de 16 dragas de garimpo, quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação tipo recreio, anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros.
A Operação Nidaid Isquim é uma ofensiva decisiva contra o garimpo ilegal na região do rio Jandiatuba e seus afluentes, dentro do Vale do Javari, visando à proteção das comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e do ecossistema da Amazônia.
O órgão desempenha seu papel na estratégia de enfrentamento, conduzindo as ações de campo para inutilização de equipamentos, coleta de provas e análise dos impactos ambientais.
Durante a varredura realizada ao longo do rio Jandiatuba, de igarapés e lagos adjacentes, foram também apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares. Esse material será encaminhado à Polícia Federal para subsidiar investigações que visam desmantelar redes criminosas envolvidas na exploração ilegal.
"Seguimos executando nosso planejamento anual com diversas operações contra o garimpo ilegal. Desde o desmonte da cadeia de fomento ao Garimpo com apreensões de combustível e mercúrio ilegal, até o combate direto. Agora já são 1266 dragas e balsas inutilizadas pelo Ibama e seus parceiros desde 2023." destaca Joel Araújo, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas.
As operações no rio Jandiatuba constituem ação conjunta do Ibama, Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e seguirá sem previsão de término.
Fonte: Equipe de Comunicação do Ibama-Am.
Atuando de forma mais intensa para o controle urbano na capital, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio do Centro de Controle da Cidade (CCC), realizou nesta segunda-feira, 28/4, mais uma ação integrada para despoluição visual na zona Sul.
A ação faz parte de um amplo cronograma de operações que serão realizadas na cidade para garantir o melhor ordenamento público de espaços comuns e do visual em relação a engenhos e publicidades em geral, especialmente as que não são permitidas pelo Plano Diretor.
“Vamos intensificar as ações contra a poluição visual, retirando faixas, placas, cartazes e banners de locais proibidos e materiais que não podem ser instalados ou que também não tenham licenciamento. Há muito uso de viadutos, passarelas e árvores, tendo ainda a infração ambiental e estamos agindo. Estamos com uma poluição visual grande em Manaus e nossa paisagem urbana precisa ser melhorada para todos. Começamos hoje e serão ações recorrentes”, explicou o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto.
Além do combate à poluição visual, o Implurb estará notificando proprietários e empresas quanto a irregularidade de outdoors e placas de publicidade que não tem licenciamento ou que estão em áreas proibidas. Os mesmos estão sendo informados da situação, tomando ciência para fazer a retirada dos mobiliários. “Caso não ocorra a retirada, faremos as demolições administrativas. Sempre teremos ações integradas com as secretarias e órgãos necessários, em cooperação”, falou Peixoto.
Para o superintendente do CCC, Sandro Diz, a operação é fundamental para a capital, além de garantir o cumprimento das normas vigentes e do Plano Diretor. Ajuda a ter uma Manaus mais organizada, mais segura e agradável para todos. A retirada de engenhos publicitários irregulares não só melhora a estética das nossas ruas, mas também valoriza os espaços públicos e demonstra o compromisso da Prefeitura em cuidar do bem-estar da população.
É um trabalho que reforça o respeito à cidade, à mobilidade urbana e ao direito de todos de viver em um ambiente mais limpo e harmonioso”, completou Diz.
Ele afirmou ainda que todas as medidas administrativas e sanções previstas no Plano Diretor serão tomadas para combater infrações e o excesso de exposição de mídias publicitárias ilegais.
Em excesso, a mídia publicitária acaba formando poluição visual, deixando cidades mais feias, especialmente com o uso de material gráfico em papel e plástico, deteriorando a paisagem urbana.
Junto com as diretorias de Operações (Diop) e Divisão de Controle (Dicon), o objetivo é de realizar notificações para as empresas com engenhos de publicidade irregular e/ou que não podem ser regularizados, como é o caso de outdoors instalados em áreas verdes e áreas de preservação permanente (APPs).
Participaram da operação de hoje as secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp), de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (Creci-AM).
Engenhos
Empresas e pessoas físicas ou jurídicas que fazem publicidade irregular, em locais como postes, árvores, logradouros públicos, calçadas, sinalização de trânsito, pontes, viadutos, passarelas e outros espaços similares, estão sujeitas ainda a aplicação de multas pela infração, variando de 4 UFMs (Unidade Fiscal do Município), R$ 581,48, até 70 UFMs, R$ 10.175,90, conforme o Código de Posturas da cidade, a lei complementar 005/2014. A UFM está em R$ 145,37.
É proibido, por exemplo, instalar engenhos em leitos dos rios, igarapés, praias; postes de iluminação pública ou rede de telefonia, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito; obras públicas, como pontes, viadutos, passarelas, além de estátuas, esculturas, monumentos e bancos em logradouros e similares; no passeio público, salvo quando os mobiliários urbanos são regularizáveis e não prejudiquem a mobilidade urbana. A regulamentação dos engenhos é prevista no Plano Diretor, no Código de Posturas de Manaus (Lei 005/2014).
Fiscalização
Denúncias são atendidas pelo Disque Denúncia no telefone 3673-9305 e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e no disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br
Fotos:Clóvis Miranda/ Semcom
Projeto deve ser votado nesta terça-feira (29/04) na CAE do Senado. O Cadastro Positivo poderá ser utilizado em programas de crédito público como o Acredita, o FIES e o Minha Casa, Minha Vida
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) espera aprovar nesta terça-feira (28), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), o Projeto de Lei nº 1558/2022, de sua autoria, que propõe o uso do Cadastro Positivo para concessão de descontos e benefícios pecuniários para cidadãos que pagam em dia seus financiamentos públicos e já amortizaram mais de 75% da dívida.
Na prática, o Cadastro Positivo poderá ser utilizado para conceder descontos e benefícios a quem está em dia com financiamentos públicos, em transações financeiras considerados de risco. Encaixam-se nesta categoria financiamentos em programas de crédito público. As vantagens poderiam ser empregadas nos programas Acredita, que renegocia dívidas e oferece crédito a taxas de juros diferenciadas para pequenos negócios; no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e no Minha Casa, Minha Vida, voltado para aquisição de moradia.
A iniciativa de Braga já recebeu parecer favorável da senadora Dorinha Seabra (União-TO) na Comissão e está pronto para votação. “Entendemos que a proposição cria um equilíbrio, contribuindo para que os bons pagadores possam ser recompensados, o que é bom para estimular ainda mais a adimplência em financiamentos que utilizam recursos públicos. Como boa parte dos recursos já foram amortizados, entendemos que esta medida não deva trazer maiores dificuldades do ponto de vista fiscal”, salientou a relatora.
O senador do Amazonas defende que sejam dados tratamentos adequados tanto a quem está com dificuldades para sanar suas pendências quanto àqueles que lutam para se manter regulares. Enquanto o Congresso Nacional, em várias ocasiões, auxilia quem não estão conseguindo pagar em dia seus financiamentos, como no caso de estudantes inadimplentes com o Fies, na avaliação de Braga, também deveriam ser concedidos incentivos claros para bons pagadores.
“Embora a Lei do Cadastro Positivo tenha um efeito benéfico sobre a expansão do crédito, precisamos aprimorar o seu uso de forma a estabelecer um sistema que premie os bons pagadores. Especialmente quando falamos de programas de governo, como é o caso do FIES e outros”, argumentou o senador. E acrescentou: “Assim, estamos contribuindo para um Brasil mais justo e solidário”.
A reunião da CAE está prevista para esta terça-feira (29), a partir das 10h e o PL nº 1.558/2022, consta como item da pauta. Link Tramitação https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/153500
Dando continuidade ao avanço no fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde da capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta segunda-feira, 28/4, a Unidade de Saúde da Família (USF) Walid Abdel Aziz, localizada na avenida José Moacir Teberga de Toledo, s/n°, no Parque Mosaico, bairro Planalto, zona Oeste.
“Quando assumimos a Prefeitura de Manaus, a cobertura da atenção primária era de apenas 47%. Hoje, ultrapassamos a marca de 92,66%, com 101 unidades entregues entre construções, reformas e ampliações. Seguimos avançando para alcançar a cobertura plena da saúde básica em nossa cidade”, destacou David Almeida.
Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a nova unidade será referência para mais de 30 mil usuários dos bairros Planalto, Lírio do Vale e Ponta Negra, com capacidade de realizar mais de 33.900 procedimentos ao mês.
De grande porte, a USF Walid Abdel Aziz foi construída no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), ocupando 1.200 metros quadrados de área. A estrutura moderna reflete o novo padrão adotado pela prefeitura, substituindo os antigos modelos de unidades pequenas e ampliando significativamente a capacidade de atendimento.
“Esta nova unidade simboliza a transformação da rede básica de saúde de Manaus. Saímos de estruturas de 32 metros quadrados para prédios modernos com capacidade para atender até 35 mil procedimentos mensais. Estamos resgatando a dignidade no atendimento à nossa população”, acrescentou o prefeito.
Estrutura moderna e inclusiva
A USF Walid Abdel Aziz conta com 52 ambientes distribuídos em dois pavimentos, incluindo oito consultórios clínicos, quatro consultórios odontológicos, farmácia, auditório, salas de observação, vacinação, curativo, procedimentos, escuta qualificada, inalação, entre outros. O espaço foi planejado com total acessibilidade, com rampas, banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs) e recursos que garantem mobilidade e inclusão.
“Eu, que sou uma pessoa com deficiência física, fiquei surpresa com a estrutura de acessibilidade da unidade. É um exemplo para outras cidades brasileiras”, relatou a jornalista Jessica Paula, de 33 anos, durante a inauguração.
Ampliação histórica
Com essa entrega, a prefeitura atinge 101 obras realizadas na saúde, entre reformas, revitalizações e construções. Destas, 13 unidades foram construídas do zero, com destaque para dez UBSs de porte 4. Outras 15 obras seguem em andamento, reforçando o compromisso da atual gestão em modernizar e ampliar os serviços públicos.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, os resultados são fruto de um trabalho conjunto e comprometido. “Com planejamento, dedicação e o apoio irrestrito do prefeito David Almeida, conseguimos transformar a Atenção Primária de Manaus, que hoje é referência no Brasil. Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos serviços de saúde básica, graças a essa gestão comprometida e humana”, afirmou Shádia Fraxe.
Manaus é, atualmente, a capital brasileira com o maior percentual de cobertura da Atenção Primária entre as grandes cidades do país, liderando esse indicador por sete quadrimestres consecutivos.
Reconhecimento e homenagem
A nova unidade de saúde homenageia Walid Abdel Aziz, empresário e irmão do senador Omar Aziz, que destinou recursos por meio de emendas parlamentares para a saúde municipal. Durante o evento, Omar destacou a importância da memória das vítimas da pandemia e agradeceu a homenagem em nome de sua família.
“Eu sou grato ao prefeito David Almeida pelo carinho com a nossa família e pela transformação que ele está promovendo na saúde pública de Manaus. É um momento de emoção e de esperança para todos nós”, declarou o senador.
Atendimento
A USF Walid Abdel Aziz funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ofertando serviços essenciais da Atenção Primária como: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; vacinação; planejamento familiar; acompanhamento de hipertensão e diabetes; atendimento pré-natal; testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites e gravidez; exames laboratoriais; dispensação de medicamentos; e acompanhamento de programas sociais de saúde.
Ao todo, 76 profissionais atuarão na unidade, entre médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e equipe administrativa.
“Mais uma UBS de porte quatro estruturada para atender a população com qualidade, com médicos, enfermeiros e técnicos à disposição diariamente”, concluiu o médico Wagner Elisário, que atuará na unidade.
Fotos: João Viana/Semcom