Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2024

Prefeitura de Manaus amplia pontos fixos de vacinação antirrábica

Com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação antirrábica de cães e gatos na capital, que até a última quinta-feira registrou um total de 169 mil animais vacinados, a Prefeitura de Manaus adotará uma nova estratégia para elevar o número de animais imunizados contra a raiva. Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no horário das 8h às 12h, equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estarão em dez unidades da rede de supermercados Nova Era ofertando o imunizante para animais saudáveis a partir de 5 meses de idade.
 
A expectativa do gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), veterinário Rodrigo Araújo, é que esta ação, somada à vacinação casa a casa, e à oferta da vacina na sede do CCZ e na base montada no Centro de Convivência da Família Prefeito José Fernandes, na zona Leste, incremente a proteção vacinal de caninos e felinos domésticos em Manaus.


 
“Nossa estratégia está levando em consideração a grande circulação de pessoas nesses supermercados. Ao fazer suas compras, os tutores podem aproveitar a oportunidade para imunizar seus animais e, assim, cumprir sua parte para mantermos o cenário de controle dessa doença em Manaus, que não registra casos tanto de raiva humana quanto animal há 39 anos”, ressalta Rodrigo.
 
Os pontos fixos da vacinação irão funcionar nas unidades do Nova Era localizadas nas avenidas das Torres, Torquato Tapajós, Grande Circular, Silves e também nos bairros Alvorada, Cidade Nova, Viver Melhor, Cidade de Deus e próximo ao posto de fiscalização (Barreira), no bairro Santa Etelvina, na zona Norte. 
 
Vacinação

Iniciada em 1º de outubro em Manaus, a vacinação antirrábica tem a meta de imunizar 215 mil cães e 80 mil gatos, até o dia 20 de dezembro.
 
Além das equipes volantes que percorrem os bairros de Manaus vacinando os animais, de segunda a sábado, das 8h às 12h, o imunobiológico também é ofertado na sede do CCZ, localizada na avenida Brasil, bairro da Compensa, na zona Oeste, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h, durante todo o ano.
 
Outro ponto fixo de vacinação está funcionando no Centro de Convivência da Família Prefeito José Fernandes, localizado na rua Barreirinha, 14 - quadra 45 – no bairro São José Operário, zona Leste da capital, das 8 às 12h.
 
A vacina é a medida mais segura para prevenir a raiva que, ao acometer os animais, coloca em risco a saúde dos seres humanos, visto que cães e gatos domésticos, além de outros mamíferos, como macacos e morcegos, podem transmitir a infecção por meio de mordidas, arranhaduras e mordeduras. A infecção não tem cura e em quase 100% dos casos leva à morte.
A população pode obter mais informações e orientações sobre a vacinação antirrábica pelos canais de comunicação do CCZ: 98842-8359 e 98842-8484.
 
Pontos fixos em funcionamento no período de 5 a 7/12, das 8h às 12h
 
Nova Era Torres: Av. Gov. José Lindoso, 230 - Novo Aleixo, Manaus - AM, 69098-129
Nova Era Flores: Av. Torquato Tapajós, 2.871 – Flores
Nova Era Alvorada- Av. Des. João Machado, 1.500 - Alvorada
Nova Era Cidade Nova- Avenida Max Teixeira, 4.000, Cidade Nova
Nova Era Ponta Negra- Av. Coronel Teixeira, 7.849 - Nova Esperança
Nova Era Grande Circular- Av. Autaz Mirim, 8.900- Jorge Teixeira
Nova Era Silves- Av. Silves, 1783 - Crespo
Nova Era Viver melhor- Av. Comendador José Cruz, 244 - Lago Azul
Nova Era Torquato Barreira: Avenida Torquato Tapajós, 11.558 Tarumã
Nova Cidade de Deus:  R. Francisca Mendes, 2.360 - Cidade de Deus.

Fotos - Divulgação / Semsa
 

Advogada detida com cocaína e liberada pela polícia é presa preventivamente a pedido de promotores de Justiça

Após apuração de circunstâncias da soltura de advogada durante flagrante, MPAM solicitou prisão preventiva de suspeita de tráfico de drogas e teve pedido deferido pela Justiça_

Uma semana após ser liberada pela Polícia Civil, mesmo tendo sido flagrada com 10 quilos de cocaína em um veículo, a advogada detida e solta após flagrante foi presa preventivamente nesta sexta-feira (29/11). A decisão foi tomada pela juíza Careen Aguiar, da Vara de Garantias Penais e de Inquéritos Policiais, a pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 76ª Promotoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute) e da 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp).

Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra a advogada foram efetuados pela Polícia Civil com o apoio operacional do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo). As medidas são desdobramentos de um caso ocorrido em 21 de novembro, quando a advogada foi abordada por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) em posse de drogas no interior de um veículo. Apesar da gravidade da situação, ela foi liberada na delegacia, enquanto o seu companheiro teve sua prisão em flagrante mantida.

Irregularidades motivaram investigação.

A liberação da advogada gerou ampla repercussão e motivou a abertura de três procedimentos investigativos pelo MPAM, entre eles irregularidades no flagrante, a conduta do delegado responsável. 

De acordo com as promotorias responsáveis, a advogada não estava exercendo a profissão no momento do flagrante, mas, sim, atuando como parte do crime, ao guardar e transportar a droga. Para o MPAM, a soltura da suspeita representou uma possível falha no cumprimento da lei e na garantia da ordem pública.

Agravantes da prisão

Em coletiva de imprensa realizada na sede do MP do Amazonas, no final da tarde desta sexta-feira, os promotores de Justiça Armando Gurgel, titular da 60ª Proceap, e Yara Albuquerque Marinho, titular da 76ª  Vecute,  detalharam o caso e o pedido de prisão preventiva. 

“Esse procedimento foi distribuído para uma das varas de combate ao tráfico de substâncias entorpecentes da capital, com a minha atuação na 76ª Promotoria de Justiça. Ao analisar o inquérito para fins de denúncia, chamou atenção o fato de a advogada não ter sido indiciada, mesmo em flagrante delito. Ela estava no veículo onde foi encontrada uma grande quantidade de drogas com odor muito forte, mas não foi indiciada”, explicou a promotora Yara Albuquerque Marinho.

A promotora destacou que, diante dessa falha, um procedimento investigativo foi instaurado em conjunto com a Proceap para apurar as irregularidades. “Identificamos riscos que justificaram o pedido de prisão preventiva. Basta a presença de alguns dos requisitos previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal para fundamentar a medida, e neste caso, havia elementos suficientes tanto para a prisão preventiva quanto para a denúncia”, acrescentou. 

O promotor Armando Gurgel reforçou a gravidade da situação e apontou falhas estruturais no funcionamento das delegacias. “O procedimento foi analisado pela Proceap, que identificou irregularidades na atuação do delegado. Atualmente, delegacias em Manaus operam de forma remota durante a noite, com delegados acessíveis apenas por videoconferência. Isso compromete a análise direta das provas e a tomada de decisões importantes, como a realização de perícias específicas”, explicou.


A presença de representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) na delegacia também é alvo de análise e apuração do Proceapsp, segundo reforçou o promotor Armando Gurguel durante a coletiva.

“Respeitamos o papel dos advogados, mas é fundamental que a aplicação da lei seja feita de forma equilibrada, sem pressões externas. Em situações como esta, onde não houve qualquer violação de direitos, não cabe a presença massiva da OAB, que tem agido quase como uma patrulha preventiva”, afirmou.

O promotor ainda destacou que a versão apresentada pela advogada e pelo condutor do veículo não condiz com as provas obtidas. “Eles alegaram que haviam se encontrado aleatoriamente na academia e que ela apenas pediu uma carona para receber honorários. No entanto, imagens mostram que ela não esteve na academia no horário alegado. Além disso, as redes sociais apontam que eles mantinham um relacionamento e há provas de que ela utilizava o veículo como condutora desde 2023, contradizendo a declaração de que ele seria o proprietário”, afirmou.

Com base nas investigações, o MPAM já denunciou a advogada e o condutor pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ambos tiveram a prisão preventiva decretada. “Ainda estamos reunindo mais elementos, mas o que já foi apurado demonstra que esta não é uma situação isolada. As provas indicam que ambos estavam diretamente envolvidos na distribuição da droga, o que justifica as medidas adotadas”, finalizou o promotor.

A advogada presa está à disposição da Justiça do Amazonas.


Foto: Hirailton Gomes

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza no cemitério São João Batista

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), está promovendo uma ampla ação de limpeza no cemitério São João Batista, localizado no boulevard Álvaro Maia, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da cidade. O objetivo é preparar o espaço para as visitas dos entes queridos, garantindo um ambiente limpo, seguro e acolhedor para os visitantes.
De acordo com o titular da Semulsp, Sabá Reis, as ações incluem varrição, capina, poda, recolhimento de resíduos e higienização de túmulos e áreas comuns. “Cuidar desses espaços é um gesto de respeito com as famílias que vêm prestar homenagens aos seus entes queridos. Um ambiente limpo traz dignidade e conforto, além de valorizar nossa história e cultura”, destacou Sabá Reis.
A iniciativa não se limita ao cemitério São João Batista. A Semulsp também vai realizar serviços similares em todos os campos-santos da cidade. A meta é garantir que esses locais estejam prontos para receber os visitantes com a qualidade e cuidado que merecem.


Mais ações 
Paralelamente, equipes da secretaria atuam em diversos pontos da capital. No Centro, os trabalhos envolvem a manutenção de calçadas e meio-fios, limpeza de bueiros, higienização de ruas e avenidas e a instalação de lixeiras ambientais. Na Compensa, zona oeste, ocorre a limpeza do igarapé do Franco, enquanto na orla da Panair, ações de limpeza e conservação estão sendo intensificadas. Já na Praça 14, os moradores podem observar a realização de serviços de capina e poda.
As iniciativas refletem o compromisso da Prefeitura de Manaus em manter a cidade limpa e bem cuidada, atendendo às demandas da população e promovendo bem-estar coletivo.



Fotos – Divulgação / Semulsp



O Mundo Encantado do Natal do Governo do Estado e da Cultura do Amazonas está chegando!

O espírito e valores do Natal trazem sentimentos como a fraternidade, o amor, a compaixão, a solidariedade e a simplicidade a todos

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. A celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere ao nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu.

O Natal é mais do que uma simples data no calendário, a data revela-se como um convite profundo à reflexão, despertando em nós a necessidade urgente de repensar nossas ações e SER, verdadeiramente, melhores uns para os outros da forma como Jesus nos ensinou.

Como parte das comemorações natalinas, o Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares da Fundação Aberta da Terceira Idade - Funati vai fazer uma apresentação especial e aberta ao público. 

A apresentação acontece no próximo dia 3 de dezembro, às 10h no Cine Teatro Estadual de Convivência do Idoso - Ceci Aparecida, R. Wilkens de Matos, S/N - bairro - Nossa Sra. Aparecida em Manaus.

Você vai se emocionar, não perca, o evento é gratuito. Vá e leve toda a sua família, vai ser lindo encontrar com você em mais esta apresentação, destaca a professora e diretora - Lilian Machado. 



Amazonas Meu Lar impulsiona construção civil com previsão de 22 mil novas unidades habitacionais e geração de 55 mil empregos

O programa habitacional do Governo do Estado tem investimento estimado em R$ 4,7 bilhões, entre recursos estaduais e federais

O Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional da história do estado, ajuda a impulsionar a construção civil com a previsão de beneficiar 22 mil famílias com unidades habitacionais, 13 mil delas com subsídio estadual, além da geração de 55 mil empregos. O investimento estimado é de R$ 4,7 bilhões, entre recursos estaduais e federais.

Os dados foram destacados pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, durante a abertura da Contrunorte 2024, a maior feira de negócios da construção civil da Região Norte. O evento começou nesta sexta-feira (29/11) e segue até domingo (01/12), das 14h às 21h, no Studio 5 Centro de Convenções.

“O Amazonas Meu Lar tem o objetivo de entregar 22 mil novas unidades habitacionais, 13 mil delas adquiridas com o subsídio estadual na entrada. Esse conjunto de obras vai impulsionar o mercado da construção civil aqui na capital e também no interior, gerando cerca de 55 mil empregos até o final de 2026”, afirmou o secretário.

Para viabilizar o Subsídio Entrada do Meu Lar, o Governo do Amazonas vai repassar R$ 446 milhões à Caixa Econômica Federal até 2027. A linha de atendimento auxilia as famílias na entrada do financiamento de unidade habitacional pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O valor do subsídio estadual é de R$ 35 mil para famílias da Faixa 1, que tenham renda mensal bruta de até R$ 2.850,00; de R$ 30 mil para a Faixa 2, com renda mensal bruta de R$ 2.850,01 até R$ 4.700,00; e de R$ 20 mil para a Faixa 3, com renda mensal bruta de R$ 4.700,01 até R$ 8.000,00.

Maquete gigante

No estande do Amazonas Meu Lar, o público pode conferir a maquete gigante do Programa Social e Ambiental de Manaus (Prosamin+) da comunidade da Sharp, onde cerca de 600 das 700 unidades habitacionais projetadas pelo programa estão sendo construídas. Também é possível obter informações sobre o Subsídio Entrada do Meu Lar, que auxilia as famílias dentro da faixa de renda do programa, na entrada do financiamento de unidade habitacional.

 “É importante que a população tenha acesso às informações sobre o programa habitacional do Governo do Estado e que, também, possam tirar todas as dúvidas e conhecer mais sobre as linhas de atendimento, tendo em vista que são várias, como o subsídio estadual Entrada do Meu Lar de até R$ 35 mil para o financiamento do primeiro imóvel, assim como as unidades habitacionais em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, que contará com os novos residenciais em várias zonas de Manaus”, afirma o secretário da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Jivago Castro.

Sobre o programa

O Amazonas Meu Lar é executado pela Sedurb, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). Atuando em parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida, tem como meta atender 24 mil famílias com soluções de moradia e 33 mil com regularização fundiária.

O programa alcançou, até o momento, 23.132 famílias. Dessas, 5.827 foram atendidas com soluções de moradia e 17.305 com regularização fundiária. Ao todo, foram pagas mais de 135 mil soluções em forma de bolsa moradia transitória, auxílio aluguel, bônus moradia, indenizações, auxílio moradia e subsídios emergenciais.


FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

 

SES-AM orienta sobre prevenção e cuidados com a Síndrome Mão-Pé-Boca

Altamente contagiosa, a infecção afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos
 A Síndrome Mão-Pé-Boca, transmitida pelo vírus Coxsackie, é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode acometer adultos. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) alerta para os cuidados necessários, a fim de prevenir e tratar a doença, que se caracteriza por lesões na boca e erupções nas mãos e pés.
Geralmente, a doença não é grave, como explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, entretanto, se espalha rapidamente, transmitindo de pessoa a pessoa, direta ou indiretamente, por meio das fezes e secreções respiratórias, como saliva ou muco nasal.    
“Embora possa afetar também os adultos, a Síndrome Mão-Pé-Boca é mais comum em bebês que estão amamentando e crianças menores de cinco anos de idade. Por isso, a importância dos pais estarem atentos aos sintomas e procurar atendimento o mais rápido possível”, reforça.

Sintomas
O pediatra Thiago Paiva, que atua no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Dr. Edson Melo, explica que as principais manifestações da doença são febre, erupções maculopapulares ou papulovesiculares em mãos, pés e nádegas, além de úlceras na mucosa oral e ao redor da boca. Em alguns casos, as erupções podem progredir para lesões bolhosas, amplamente distribuídas pelo corpo.


“Após a contaminação, os sintomas podem surgir entre três e seis dias. Os mais comuns são febre, que pode alcançar 39 graus, aftas na boca, além de lesões avermelhadas e vesículas acinzentadas nas mãos e pés. Estas lesões, ao se romperem, podem causar muita dor”, explica o pediatra.
Outro sintoma frequente é a dor na garganta, que pode dificultar a alimentação, especialmente em crianças. “Isso pode ser perigoso, porque a dificuldade de se alimentar pode levar à desidratação e, em casos mais graves, à necessidade de internação”, alerta.
Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes, durante aproximadamente quatro a oito semanas. O período de maior transmissibilidade é a primeira semana após o início dos sintomas.
“É fundamental lavar as mãos frequentemente e evitar contato próximo com outras pessoas, especialmente crianças, durante o período de recuperação. Esses cuidados são importantes para controlar a propagação do vírus”, pontuou o médico.
Tratamento
Atualmente, não há tratamento específico ou vacina disponíveis para prevenir a doença. Em casos de suspeita, os pais devem buscar
 atendimento em qualquer CAIC ou Unidade Básica de Saúde (UBS), onde pediatras e clínicos gerais estão aptos a oferecer o suporte necessário.
“Por não haver tratamento direcionado à doença, controlamos os sintomas, como febre e dor, com analgésicos e antitérmicos. Em alguns casos, utilizamos antialérgicos para diminuir a irritação causada pelas lesões. Além disso, o paciente precisa repousar, beber bastante água e se alimentar adequadamente para auxiliar na recuperação”, orienta o médico.
 
FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM

Alunos aprendem regras de trânsito em ação da Prefeitura de Manaus

Os alunos da escola municipal Doutor Vicente de Mendonça Júnior, localizada no bairro Grande Circular, zona Leste, tiveram momentos de descontração e conhecimento sobre trânsito, nesta sexta-feira, 29/11, durante a realização do programa “Oca vai à Escola”, da Prefeitura de Manaus. A ação contou com a participação da equipe de Educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e de Limpeza Urbana (Semulsp) e demais parceiros. 

Durante a ação, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os educadores e de participarem de atividades lúdicas sobre regras e legislação de trânsito. Entre os jogos que mais chamaram atenção, estavam o tapete pedagógico e o jogo da memória.


“Este é um trabalho que traz muita satisfação, pois percebemos que as crianças aprendem brincando e que ainda levam os conhecimentos a seus familiares, amigos e pessoas com quem interagem em seu cotidiano. Destacamos que a educação de trânsito é uma forma muito eficaz de educar futuros condutores, assim como evitar acidentes e, consequente, mortes no trânsito da nossa cidade”, frisou a chefe do setor de Educação do IMMU, Hanara Souza. 

O coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental, Renato Bezerro Lima Júnior, elogiou a iniciativa de trazer o assunto trânsito aos estudantes. “Esta ação enriquece o capital de conhecimento dos alunos, uma vez que não é tratado diariamente com os alunos. Muitas vezes esse conteúdo só vem quando nós vamos tirar a nossa carteira de habilitação e tratar desse assunto é importante não só para o motorista, mas para os pedestres também. Para que os estudantes saibam como se locomover no trânsito, evitar acidentes, contribuir com o fluxo de veículos, ajudar pessoas na travessia, então tem uma série de coisas que vai trazer um conhecimento muito enriquecedor para os alunos”, destacou.

Nas duas atividades, os participantes eram desafiados a mostrar seus conhecimentos básicos sobre trânsito, assim como tiveram oportunidade de assimilar noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fotos :Karol Silva / IMMU


Ufam apresenta pesquisas em evento internacional sobre Gestão Empresarial e Sustentabilidade

Serão apresentados três trabalhos com ênfase em Bioeconomia e Economia Verde

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, ocorrerá na Fea/Usp (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) a 26ª edição do Engema (Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente), com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração. O evento contará com a participação da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), que apresentará três trabalhos aprovados na modalidade defesa oral da professora doutora Michele Aracaty, do Departamento de Economia e Análise da Ufam (DEA/Ufam), juntamente com os coautores Alinny Gonçalves Pereira, Ana Carolina Neves Tavares, Georgia Costa Grijo da Silva e Silvio Cezar Arend.

As três pesquisas autorizadas para apresentação no Engema analisam as Cadeias Produtivas Amazônicas com foco no Desenvolvimento Regional Endógeno. Os outros dois artigos científicos discutem temas como a Bioeconomia na região amazônica e a Economia Verde, que procura equilibrar o Crescimento Econômico, Social e a Responsabilidade Ambiental.

Além de estar entre os eventos mais importantes do país, Aracaty destaca que o Engema possui um papel importante dentro da discussão que envolve a temática,  que busca essa conexão no contexto internacional. A primeira edição do encontro surge em função da Rio eco 92 e desde então tem se consagrado um espaço de discussões relevantes sobre o meio ambiente. “Tenho acompanhado o evento ao longo dos últimos anos sempre levando para a pauta as discussões sobre a Amazônia dada a relevância no âmbito da sustentabilidade. É um evento internacional que possibilita muitas parcerias futuras. Neste ano mais uma vez representaremos a Ufam e o Amazonas no evento”. 

Outro destaque é o grupo da Amazônia que foi criado para receber os trabalhos da região. “Sou uma das avaliadoras e coordeno as mesas de debate. Ao longo dos anos temos recebido um volume maior de trabalhos, o que ajuda a fortalecer a discussão”, ressaltou

Segundo a coordenadora,  o tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na Amazônia. Abrange tópicos como: empreendedorismo social, gestão e planejamento de negócios sustentáveis, gestão territorial, governança, inovação, mudanças climáticas, políticas públicas e ações institucionais, cadeias produtivas e tecnologias sustentáveis, todos focados na realidade da região Amazônica.

O evento faz parte do calendário de divulgação das pesquisas e os pesquisadores do Amazonas já participaram do evento em edições anteriores.

Sobre o evento

Em 2024, o evento tem 26 anos e será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e online. O tema deste ano é sobre a Crise Mundial Global e a Vocação Brasileira para a Sustentabilidade, mostrando os desafios e oportunidades do Brasil nesse contexto. Haverá debates e compartilhamento de conhecimento científico-tecnológico sobre práticas sustentáveis, com especialistas do Brasil e do exterior. O evento foca na Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, atraindo pesquisadores, acadêmicos, profissionais e até iniciantes interessados nessa relevante temática. A inclusão é priorizada, permitindo a participação de diversas pessoas interessadas em discutir as tendências da gestão da sustentabilidade.


Foto:Divulgação 

Solidão no Natal e Ano Novo: Como encontrar conexão e significado na época mais emocional do ano

Psicóloga aborda as emoções humanas durante as celebrações de fim de ano e propõe estratégias para aqueles que vão celebrar sozinhos

Festas de final de ano remetem a imagens de família reunida, alegria compartilhada, presentes e mesa farta. Em todo caso, para algumas pessoas, essa época também pode trazer emoções negativas como solidão, desconexão com as pessoas e ausência de propósito e falta de realização. Como psicóloga clínica e especialista em psicologia positiva e bem-estar, é notório o impacto emocional que o Natal e o Ano Novo podem ter sobre aqueles que se sentem isolados.

“A solidão é um sentimento que todos os seres humanos têm em comum. No final do ano, esse sentimento é potencializado, já que "as expectativas sociais, em relação à felicidade, tornam-se um elemento oposto diante da realidade emocional de cada pessoa", afirma Luanna Cunha, diretora técnica da PERMAH Consultoria e Psicologia. "É claro que isso não significa que não se possa encontrar significado e bem-estar, mesmo em momentos de solidão.

A importância da rede de apoio

Estudos científicos em psicologia e neurociências destacam o papel fundamental das conexões sociais na saúde mental. Ainda que familiares ou amigos não estejam fisicamente presentes, buscar redes de apoio, como grupos comunitários, redes online ou até mesmo participações em atividades solidárias, pode ser transformador.

“A troca de experiências e o sentimento de pertencimento são fundamentais para reduzir a solidão. Hoje, existem muitas formas de buscar conexões, mesmo que virtuais, que podem aquecer o coração e oferecer suporte emocional”, aponta Luanna.

Estratégias para momentos significativos

Para aqueles que passarão essas datas sozinhos, criar momentos significativos pode ser uma ferramenta poderosa. Luanna sugere algumas abordagens simples e eficazes:

●        Planeje um dia especial para você: “Invista em um dia que celebre suas conquistas, seus gostos e sua jornada. Pode ser cozinhar sua refeição favorita, assistir àquele filme que você ama ou praticar atividades como yoga ou meditação”.

●        Cultive a gratidão: “Praticar a gratidão, mesmo por pequenos momentos ou conquistas, ajuda a reconfigurar nosso foco mental para o positivo e amplia nosso senso de bem-estar”.

●        Conecte-se consigo mesmo: “A solidão também pode ser uma oportunidade de autodescoberta. Momentos de reflexão, como escrever em um diário ou criar metas para o ano seguinte, podem trazer um profundo sentido de realização". 

PERMAH: Suporte para viver um Natal mais conectado

Como empresária e fundadora da PERMAH Consultoria e Psicologia, Luanna Cunha reforça que há ferramentas e soluções para atravessar esses momentos com mais leveza. “Na PERMAH, nosso foco é promover saúde mental e bem-estar, ajudando as pessoas a desenvolver resiliência emocional e criar uma vida mais plena e significativa, independentemente das circunstâncias externas”, explica.

A PERMAH oferece atendimentos psicológicos personalizados, incluindo opções online que permitem o acolhimento de pessoas em qualquer lugar do Brasil. “Para quem enfrenta desafios emocionais neste período, o suporte de um profissional pode fazer toda a diferença. Afinal, não precisamos enfrentar nossas batalhas sozinhos”, conclui.

“Como psicóloga, já acompanhei muitas histórias de superação durante o Natal e o Ano Novo. Como pessoa, também já vivi momentos em que precisei ressignificar essas datas para que fossem mais leves. Por isso, acredito no poder da autocompaixão e da busca ativa por bem-estar”, reflete Luanna.

O Natal e o Ano Novo são mais do que eventos no calendário: eles podem ser oportunidades para nos reconectarmos com o que realmente importa, seja com outras pessoas, seja com nós mesmos. E a PERMAH está aqui para ajudar nessa jornada de bem-estar e autodescoberta.




Workshop explora a transformação digital com IA para as empresas do PIM

Abordagem prática reforça importância da inteligência artificial para elevar a competitividade

Líderes, gestores e agentes de transformação têm uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre Indústria 4.0 e inteligência artificial (IA) no workshop “Transformação Digital com IA: Implementando uma jornada com sucesso” , promovido pelo Instituto Kodigos de Tecnologia (IKT). O evento acontecerá na quinta-feira (5/12), das 15h às 19h, no Novotel.

Voltado especialmente para o Polo Industrial de Manaus (PIM) , o workshop promete uma imersão de alto nível com foco em casos reais, desafios e boas práticas, apresentando estratégias para maximizar a competitividade no mercado atual, marcadas pela inovação tecnológica.

A diretora técnica do IKT, Erika Handa Nozawa, destaca que o principal objetivo do evento é provocar lideranças a se tornarem protagonistas da transformação digital, conectando empresas e profissionais às práticas consolidadas da Indústria 4.0. “Queremos engajar o ecossistema para uma jornada de sucesso. Vamos abordar desafios, casos de sucesso e insucessos, e explorar como diferentes atores são importantes para essa transformação”, explica.

Segundo Erika, o workshop foi idealizado para gestores que buscam implementar melhorias e inovação em seus processos, com foco em tecnologias habilitadas como inteligência artificial, robótica colaborativa e automação. Apesar de ser uma atração para o público do PIM, a diretora ressalta que a IA está presente em praticamente todos os setores da sociedade: “Hoje, ela permeia tudo em algum nível, e o evento será uma oportunidade para entender como integrar os processos produtivos e administrativos.”

Além disso, o evento será uma vitrine para parcerias e projetos desenvolvidos no PIM, em colaboração com o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), instituição referência na área da Indústria 4.0 no Brasil.

Palestra e depoimento

O evento terá como um dos destaques a palestra de Orlando Renato Brenner Lantmann, gerente de projetos estratégicos do CITS, profissional com mais de 20 anos de experiência em projetos tecnológicos e uma sólida atuação em transformação digital e robótica.

Orlando traz insights adquiridos em missões internacionais, como sua participação no Cluster de Robótica de Odense, na Dinamarca, e treinamentos especializados em Indústria 4.0 na Alemanha. Ele abordará como a IA poderá ser integrada a outras tecnologias habilitadas, como automação e análise de dados, e compartilhará experiências práticas de implementação em diferentes mercados.

“Muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios para adotar a IA. A descentralização de informações e a falta de digitalização de processos são entraves comuns, além da escassez de recursos financeiros e humanos para investimentos em tecnologia e capacitação. Vou explorar como superar esses desafios e como todos os atores – indústrias, governo e universidades devem – colaborar para o sucesso da transformação digital” , afirma o palestrante.

Outro momento de destaque será a apresentação do depoimento de João Paulo Apoliano Oliveira, gerente de operações da Inventus Power, que compartilhará um case de sucesso relacionado à transformação digital no Polo Industrial de Manaus. Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais, ele explicará como projetos apoiados por palavras de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são otimizados para a competitividade local.

“Meu objetivo é fomentar a importância e os ganhos da transformação digital, mostrando como soluções práticas e acessíveis podem impactar positivamente os negócios no PIM. Eventos como este promovem uma troca essencial de experiências e direcionamentos para que as empresas adotem a Indústria 4.0 de forma sustentável e estratégica”, ressalta João Paulo.

Cases e experiências compartilhadas 

O evento se diferencia de outros encontros sobre transformação digital por seu foco em cases reais do PIM e nas experiências compartilhadas por instituições como o CITS. Erika enfatiza que o objetivo é conectar líderes a soluções práticas que já estão transformando empresas locais e internacionais.

Além disso, o workshop oferecerá um networking de alto nível, reunindo profissionais, empresas e pesquisadores em um ambiente propício para parcerias e troca de experiências. 

A diretora técnica do IKT e os palestrantes destacam a importância de eventos como este para o fortalecimento do ecossistema industrial em Manaus e no Brasil. “O Polo Industrial de Manaus está dando passos importantes na adoção de tecnologias da Indústria 4.0, mas ainda há muito trabalho a ser feito para superar barreiras e maximizar o potencial competitivo das empresas locais”, comenta a executiva.

Orlando reforça que o alinhamento entre empresas, universidades e governo é fundamental para garantir o sucesso das iniciativas de transformação digital. “Estamos falando de algo que vai muito além de um modismo; é uma mudança estrutural e cultural que envolve todos os setores da sociedade.”

Já João Paulo acredita que os resultados de projetos bem-sucedidos no PIM servem como inspiração para outras indústrias brasileiras. “A troca de informações e o incentivo à colaboração são cruciais para que o Brasil aproveite ao máximo as oportunidades trazidas pela Indústria 4.0.”

Serviço

Evento fechado: Workshop “Transformação Digital com IA: Implementando uma jornada com sucesso”

Data : 5 de dezembro de 2024

Horário : 15h às 19h



Encerramento do ano letivo da ECP do TCE-AM destaca inovação, sustentabilidade e capacitação

Braço pedagógico do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a Escola de Contas Públicas (ECP) realizou, na manhã desta sexta-feira (29), o evento de encerramento do ano letivo de 2024 no auditório da Corte de Contas. A cerimônia reuniu servidores, estudantes, representantes do governo estadual, especialistas e membros do setor público e acadêmico.

O encontro marcou o fim do ciclo anual de atividades que contou com quase 7,5 mil inscritos distribuídos em 78 atividades pedagógicas tais como cursos, workshops, seminários, entre outros, além de 32 municípios do interior com participação ativa. 

Em seu discurso, a conselheira Yara Amazônia Lins ressaltou a importância do papel pedagógico da Escola de Contas no aprimoramento da gestão pública. “Nossa escola tornou-se indispensável ao desenvolvimento dos gestores e servidores públicos, fortalecendo o controle social e difundindo conhecimento essencial à administração pública”, afirmou.

O coordenador da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro, apresentou um balanço das realizações de 2024 e anunciou as iniciativas previstas para os próximos anos. Entre os destaques, ele ressaltou a ampliação do uso de inteligência artificial para expandir o alcance dos cursos à distância, incluindo populações indígenas. 

“Nosso objetivo é ampliar o acesso à capacitação, utilizando tecnologia para superar barreiras geográficas. Queremos alcançar todos os cantos do Amazonas, tornando o conhecimento disponível para toda a sociedade,” pontuou.

Ainda durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções entre o TCE-AM, a ECP e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para a implantação de um curso de mestrado em economia. O acordo fortalece a oferta de especializações voltadas ao controle externo e à administração pública.

O conselheiro-coordenador Júlio Pinheiro também mencionou a meta de transformar a ECP em uma Escola Superior de Contas Públicas, com a oferta de cursos credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Destaques de 2024

Ao longo do ano, a ECP ampliou sua presença digital em redes sociais e investiu em infraestrutura tecnológica, incluindo o uso de chatbots e inteligência artificial para facilitar o acesso a conteúdos pedagógicos. 


Além disso, a escola promoveu a interiorização de cursos, garantindo a cobertura de mais municípios no estado. Iniciativas como o concurso “Soluções Sustentáveis na Amazônia” envolveram estudantes do ensino fundamental em temas relacionados à sustentabilidade, reforçando a integração da educação ambiental como eixo estratégico.

Programação e participantes

O seminário de encerramento contou com a presença de autoridades como o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Marcos Valente, e a desembargadora Vânia Maria Marques Marinho, além de representantes de órgãos como o Ministério Público de Contas, a Defensoria Pública do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA).

A programação técnica iniciou com uma palestra magna do professor José Galizia Tundisi, da USP, intitulada “Amazônia: Um Território Hídrico”. Seguiram-se painéis sobre o papel dos Tribunais de Contas na proteção ambiental, avanços no saneamento básico e desafios do novo marco regulatório, além de uma apresentação sobre o programa de monitoramento ambiental do Amazonas.

Fotos: Joel Arthus

Com moção de repúdio à chamada “PEC do Estupro”, MPAM realiza ciclo de palestras sobre eliminação da violência contra a mulher

O evento discutiu sobre as necessidades de participação das mulheres em espaços da política e programas de perspectiva de gênero, além de mencionar ataques constantes aos direitos conquistados pelas mulheres

A atuação com perspectiva de gênero pelo sistema de justiça brasileiro norteou um ciclo de palestras organizado pela Ouvidoria da Mulher do Ministério Público do Estado do Amazonas (OM-MPAM), na manhã desta sexta-feira (29/11). Com a presença de vozes femininas de destaque, o encontro teve como objetivo estimular que as vítimas de violência de gênero, desigualdade ou discriminação se manifestem e possam ser ouvidas com o devido cuidado e respeito garantindo que os relatos recebidos não sejam minimizados pelos órgãos.

A conferência destacou os três anos do lançamento do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como um instrumento que regulariza, de maneira uniforme, a atuação dos investigadores e operadores de Justiça. O protocolo recomenda obrigatoriedade de diretrizes de processamento, investigação ou procedimentos preparatórios, além de padronizar os canais de atendimento, buscando alinhar o respeito à diversidade e o direito à antidiscriminação. 

A procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, na abertura da programação, citou o número de feminicídios no país, onde, somente em 2024, foram registrados 1.467 casos — maior resultado desde a criação da Lei Maria da Penha, em 2006, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ainda segundo ela, no Amazonas, o número de casos confirmados de violência contra a mulher aumentou 42,9% no período de 2021 a 2023, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

“Enganam-se aqueles que pensam que a luta pela igualdade de gênero no Brasil avançou o suficiente para que as propostas de igualdade entre homens e mulheres obtivessem igual evolução. Estes ainda são os nossos desafios, especialmente no sistema de Justiça, para que possamos comemorar resultados positivos, a despeito da positivação de gênero”, comentou a PGJ.

Em 2024, a OM-MPAM recebeu cerca de 350 denúncias de mulheres e meninas sobre violência doméstica e dificuldade de acesso a direitos fundamentais que lhes são conferidos. De acordo com a ouvidora-geral e da Mulher, a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, o compromisso com o protocolo é ético e institucional: trabalhar mudanças de uma realidade que, infelizmente, ainda marginaliza mulheres e grupos historicamente marginalizados.  

“Durante a nossa atuação, precisamos levar em conta os impactos da desigualdade de poder na descriminalização de gênero, o que inclui a capacitação contínua dos membros do Ministério Público, parlamentares que elaboram as leis, servidores da Justiça e das polícias, profissionais da psicologia e do serviço social, para ajudar na luta pela paridade de gênero”, afirmou a ouvidora da Mulher.  

Reflexões além das datas comemorativas

Ainda na programação, a ex-conselheira do CNJ, a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Ivana Farina Navarrete Pena, propôs uma reflexão coletiva sobre a necessidade de mudar o quadro atual no combate à violência contra a mulher. Segundo ela, as mobilizações das instituições jurídicas e classes da sociedade não devem resumir seu papel a cores, símbolos ou debates sobre o tema nas datas comemorativas. 

A procuradora de Justiça mencionou que o CNJ, na gestão do Ministro Dias Toffoli, assinou a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, em que, dentre os 17 objetivos gerais estabelecidos, o número 5 prevê a igualdade de gênero, para acabar com todas as formas de discriminação, além de eliminar todas as formas de violência contra as mulheres nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e a exploração sexual e outros tipos. 

Para ela, o objetivo ainda está distante de ser cumprido, pois “é notório saber que não existem mulheres em cargos de chefia, diretoria, nem comando nos locais, principalmente na administração pública”. Ela citou também o fato de o Estado do Amazonas e a cidade de Manaus nunca terem sido comandados por mulheres, além dos 200 anos de existência da Assembleia Legislativa, período em que apenas 20 deputadas mulheres foram eleitas.  

Moção de repúdio à PEC 164/12

Na oportunidade, foi aprovada uma moção de repúdio ao parlamento brasileiro — em sua maioria composto por homens —, por encaminhar o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 164/12, a chamada "PEC do Estupro", que proíbe que as mulheres tenham direito ao aborto, inclusive em situações que envolvam estupro. A autora da moção foi a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Ivana Farina Navarrete Pena, que obteve aprovação imediata da PGJ do Amazonas, Leda Mara, e da ouvidora-geral e da Mulher, Jussara Pordeus.

Segundo a procuradora de Justiça de Goiás, a atitude do legislativo vai na contramão dos acordos internacionais assinados pelo Brasil em 1979, na Convenção sobre Direitos Políticos da Mulher da Organização das Nações Unidas (CEDAW, em inglês) — equiparados à emenda constitucional em 1984 e incluídos na Constituição Federal de 1988.   

“A PEC 164/12 representa um retrocesso civilizatório inadmissível, em afronta direta aos direitos das mulheres, pois ignora a grave realidade de violência e sofrimento em que o aborto legal é buscado”, criticou a procuradora de Justiça goiana.

O ciclo de palestras contou ainda com a participação de Salise Monteiro Sanchotene, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e Alice Bianchini, conselheira de Notório Saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e vice-presidenta da Associação Brasileira de Carreiras Jurídicas (ABMCJ). Em razão de conflitos de agenda, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, não pôde comparecer ao evento de forma virtual, como previsto, mas enviou um mensagem singela aos participantes.

Sobre o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher

A Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 25 de novembro em prol da eliminação da violência contra a mulher, tendo como base uma homenagem às Irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), conhecidas como “las mariposas”. Ativistas, elas foram torturadas, espancadas e enforcadas por agentes da polícia secreta do regime do ditador Rafael Trujillo, da República Dominicana, em 25 de novembro de 1960. A morte das irmãs despertou a solidariedade de grande parte da sociedade dominicana da época e fortaleceu a resistência política contra o então ditador, que foi assassinado no ano seguinte.  

Foto: Yasmin Siqueira

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu na zona norte de Manaus

As informações podem ser repassadas pelos números (92) 3667-7713, da Deops, ou pelo 181, da SSP-AM 

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), solicita ajuda para localizar Silmara da Silva Pereira, de 34 anos, desaparecida desde a manhã de quinta-feira (28/11), por volta das 6h30. Silmara foi vista pela última vez ao sair de sua residência, localizada na travessa Senador Klieger, bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Deops, Silmara possui deficiência mental. Ela saiu de casa acompanhada pelo pai, e ambos embarcaram em um ônibus da linha 454 do transporte coletivo. No entanto, acabaram se desencontrando durante o trajeto. Desde então, Silmara não retornou à residência, e seus familiares desconhecem seu paradeiro.
A PC-AM reforça que, em casos de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar o BO. Os interessados devem comparecer à delegacia mais próxima munidos de documentos pessoais e informações sobre o desaparecido, como características físicas, o local onde foi visto pela última vez e, preferencialmente, uma foto atualizada.
Colaboração
A Polícia Civil solicita a colaboração de qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de Silmara. As informações podem ser feitas pelos números (92) 3667-7713, da Deops, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

FOTO: Divulgação/PC-AM.

Prefeitura de Manaus prepara campanha de luta contra o HIV/Aids

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia, neste domingo, 1º/12, as ações do “Dezembro Vermelho”, campanha nacional que pretende mobilizar a sociedade na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A programação de abertura da campanha será realizada na escola de samba Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Aparecida, na avenida Ramos Ferreira, nº 82, no bairro Aparecida, zona Sul, a partir das 20h, quando haverá a distribuição de autotestes de HIV, de gel lubrificante e de preservativos internos e externos, além de orientações sobre formas de prevenção e o atendimento na rede municipal de saúde.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), Marinélia Ferreira, explica que a campanha acontece anualmente e reforça as ações de prevenção e controle do HIV/Aids que são realizadas na rotina de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Durante todo o mês de dezembro, a ideia é estimular a mobilização da sociedade na luta contra o HIV/Aids. Serão realizadas ações dentro das UBSs, mas também em outras instituições, sempre chamando a atenção para as formas de prevenção, os serviços da rede de saúde e a proteção dos direitos das pessoas com HIV/Aids, combatendo o preconceito e o estigma que ainda envolve a doença”, afirmou Marinélia Ferreira.

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. 

Marinélia Ferreira destaca que o uso do preservativo, disponibilizado gratuitamente nas UBSs durante todo o ano, é uma das formas de prevenção, mas que a Semsa oferece também o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

 

“É um método de prevenção combinada contra a infecção pelo HIV, destinado a público específico, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e que consiste na tomada diária de medicação. A ideia é que o medicamento prepare o organismo para enfrentar o HIV no caso de um possível contato com o vírus durante a relação sexual, evitando a transmissão”, explicou Marinélia.

Além da PrEP, disponível em quatro UBSs da rede municipal, a Semsa oferece ainda a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência, com uso de medicamento, para reduzir o risco de infecção pelo HIV no caso de uma possível exposição ao vírus durante a relação sexual.

“No caso de relação sexual sem uso do preservativo ou com rompimento da camisinha, por exemplo, a pessoa pode procurar atendimento em uma das quatro UBSs que oferecem a PEP. E a recomendação é iniciar a PEP o mais possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas”, destacou Marinélia Ferreira.

A PrEP e a PEP estão disponíveis nas unidades de saúde: Carmen Nicolau, bairro Lago Azul, zona Norte; Fábio Couto, bairro Jorge Teixeira, zona Leste; Ajuricaba, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste; e Luiz Montenegro, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul. Outras dez unidades que ofertam a PEP podem ser consultadas por meio do link https://www.manaus.am.gov.br/semsa/prevencao-ao-hiv-ist-e-hepatites/profilaxia-pre-exposicao-ao-hiv-prep/.

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Souza Saraiva da Silva, informa que a campanha “Dezembro Vermelho” ainda pretende estimular a população para realizar o teste rápido para HIV, disponível em 193 UBSs e que pode ser realizado sem estrutura laboratorial, com o resultado disponível em 30 minutos.

“O teste rápido é importante para que se tenha um diagnóstico o mais precoce possível. A pessoa pode ter o HIV e não saber. E sem o diagnóstico, poderá ter relações sexuais sem preservativo, aumentando o risco de transmissão para o parceiro. O que também é grave é que essa pessoa, sem o diagnóstico, não inicie o tratamento e tenha maior risco de desenvolver a Aids ou outras infecções, o que pode levar ao óbito”, explicou Thayná Silva.

Neste ano, a Semsa realizou mais de 180 mil testes rápidos nas 193 UBSs que oferecem o exame, incluindo os testes para sífilis, hepatites B e C, e HIV.

Em relação ao atendimento às pessoas vivendo com HIV, Thayná Silva lembra que este ano houve ampliação na oferta do serviço na rede municipal de saúde. “A Semsa passou a oferecer o manejo clínico do HIV em mais cinco UBSs neste ano, finalizando o ano com um total de oito UBSs, além de manter quatro Serviços de Atendimento Especializado (SAE/HIV) para pessoas vivendo com HIV”, apontou Thayná.

Casos

No período de janeiro a novembro deste ano, Manaus registrou 1.294 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade. O sexo masculino apresenta maior número de casos, em uma razão de 3,4 casos em homens para cada caso em mulheres.

O maior número de casos está concentrado na população jovem com vida sexual/reprodutiva ativa, na faixa etária entre 10 a 39 anos com 78,9% dos casos.

Em relação aos casos novos de Aids registrados para o mesmo período, foram identificados 346, com predominância no sexo de nascimento masculino e na faixa etária de 20 a 39 anos em 57,9% dos casos.


Fotos:- Divulgação/Semsa 


Prefeitura de Manaus marca presença em encontro nacional de Institutos de Planejamento em Brasília

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), marca presença no 9º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontece em Brasília (DF), de 28 a 30/11. O Implurb, que é o vice-presidente da rede, participa do evento que conta com dinâmicas, como palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, atividades, entre outras ações com o grupo da InRede.

O encontro dá continuidade aos trabalhos do grupo, iniciado em 2022, com representantes de municípios de todas as regiões brasileiras buscando um planejamento integrado e sustentável de cidades para o fortalecimento dos institutos.

Na abertura dos trabalhos, nesta quinta-feira, 28/11, o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, se encontrou com o ministro das Cidades (MCID), Jader Barbalho Filho, e prestigiou a cerimônia de assinatura de parcerias formais. As mesas do dia tiveram como tema “Reflexões sobre Governança e Planejamento” e “O Futuro do Planejamento das Cidades – desafios e soluções”, ambas incluindo prefeitos e parlamentares, além de convidados internacionais. Na ocasião, foi lançado ainda o “Guia de Apoio à Criação e Fortalecimento de Institutos de Planejamento”.

Na manhã desta sexta-feira, 29/11, ocorreu a Assembleia Ordinária da InRede, e nesta tarde acontece uma mesa sobre “Parcerias e Oportunidades”. Já no sábado, 30/11, último dia do evento, haverá uma visita técnica no Eixo Monumental de Brasília.

“O encontro tem o objetivo de reunir tanto os institutos de planejamento ou as secretarias de planejamento, em conjunto com os parceiros, para colocar em pauta desafios e soluções para as cidades, visando justamente o futuro, alinhado com as agendas internacionais. Uma das pautas urgentes é a de mudanças climáticas, que está batendo na nossa porta diariamente. E aqui, na nossa região, vivemos os extremos de grandes cheias recordes e ainda maiores secas nunca antes vistas nos últimos cem anos”, comentou Carlos Valente.

Parceria

O encontro acontece em parceria com o Ministério das Cidades, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, além da plataforma Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS).

Objetivo

O encontro nacional busca engajar novos municípios, promover a troca de experiências e o fortalecimento da cultura do planejamento urbano, com o compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais.

A InRede fortalece a cultura do planejamento urbano nos municípios brasileiros, promovendo não só a criação de novos institutos, mas também o debate e o protagonismo do planejamento urbano para melhor alinhamento com agendas globais, como a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.

 

O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nessa missão.

 

Fotos:  Divulgação/Implurb 


Cerca de 90 mil pescadores do Amazonas vão receber o Seguro Defeso Extraordinário

Portaria do MPA, publicada ontem, informa que 12 municípios amazonenses estão na lista dos beneficiados com a concessão
 
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), informou, na quinta-feira (28/11), que o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), publicou a Medida provisória nº 1.277, que institui o Auxílio Extraordinário destinado a pescadoras e pescadores artesanais beneficiários do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal – Seguro-Defeso cadastrados em Municípios da Região Norte.
 
A informação é do titular da Sepa, Alessandro Cohen, na qual destacou 12 municípios amazonenses que estão inclusos no benefício que será pago pelas agências da Caixa Econômica Federal para o mês de dezembro.
 



“Serão beneficiados todos os pescadores que estiverem legalizados junto às suas respectivas entidades de classe nos diversos municípios beneficiados no Amazonas. São aproximadamente 90 mil pescadores e pescadoras que esperavam ansiosamente pela liberação desta ajuda extraordinária, no valor de R$ 2.824,00, a ser depositado em parcela única pela Caixa”, disse o secretário.

 
Os recursos foram direcionados pelo Governo Federal aos pescadores artesanais, que tiveram suas atividades gravemente afetadas pela seca e a estiagem no Amazonas. Serão contemplados pescadores dos municípios Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Codajás, Itapiranga, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença e São Sebastião do Uatumã.
 
Seguro Defeso Extraordinário
 
O Auxílio Extraordinário aos pescadores e pescadoras foi instituído pela Medida Provisória nº 1.263/2024, aos que recebem o Seguro-defeso do pescador artesanal e moram em municípios da Região Norte em situação de emergência, reconhecida pelo Poder Executivo Federal. São elegíveis para o recebimento do Auxílio Extraordinário a pessoa que teve o benefício do Seguro-Pescador concedido até o dia 8 de outubro de 2024, data de publicação da MP.
 
O pagamento do Auxílio Extraordinário será efetuado pela Caixa Econômica Federal por meio de conta poupança social digital, de abertura automática em nome do beneficiário, ou de outra conta em nome do beneficiário na mesma instituição financeira.
 
É vedado à Caixa Econômica Federal efetuar descontos ou qualquer espécie de compensação que implique a redução do valor recebido a pretexto de recompor saldo negativo ou de saldar dívidas preexistentes do beneficiário.
 
 
FOTOS: Divulgação/Sepror
 

Membro do MP do Amazonas assume comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da pessoa idosa do GNDH

Iniciativa nacional tem como principal papel efetivar direitos dessas pessoas, além de sugerir medidas extrajudiciais e judiciais para conferir resolutividade às demandas relacionadas a esses grupos vulneráveis_

O promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), foi eleito coordenador da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa (COPEDPDPI), iniciativa vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). A comissão reúne membros do MP brasileiro para efetivar os direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, além de sugerir medidas extrajudiciais e judiciais para conferir resolutividade às demandas desses grupos vulneráveis.

O GNDH é um órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) cuja finalidade é promover, proteger e defender os direitos fundamentais dos cidadãos. O grupo, composto por representantes dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, atua em âmbito nacional, e seu objetivo é a efetivação dos direitos humanos a partir da interlocução com a sociedade civil, da articulação entre os MPs, da promoção de convênios e de outros meios de atuação. Integram o GNDH sete comissões permanentes, que têm por finalidade a discussão de questões práticas e teóricas e o intercâmbio de experiências — o COPEDPDPI é uma delas.

“A coordenação da COPEDPDPI representa o reconhecimento do papel que o MP do Amazonas tem assumido na defesa dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. É uma vitória, acima de tudo, institucional", celebrou o promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid) do MPAM.

Vitor Fonsêca assume a coordenação da comissão no lugar de Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).


Foto: Divulgação

Mais de 900 vias da zona Norte de Manaus são beneficiadas com serviço de recapeamento da prefeitura

Considerada uma das áreas mais populosas da capital, a zona Norte foi contemplada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com diversos serviços de infraestrutura e passa a contar com 909 vias recapeadas. A região estava com bastantes ruas deterioradas devido aos inúmeros buracos formados pelo desgaste natural do asfalto, comprometendo a passagem de veículos e pedestres.

O secretário de Obras, Renato Junior, explica que as frentes de trabalho do programa “Asfalta Manaus” já beneficiaram mais de 3,5 mil vias e têm mudado a realidade das pessoas dentro de bairros e comunidades da cidade.


“O ‘Asfalta Manaus’ é o maior programa de pavimentação urbana da história, renovando a malha viária da capital e levando asfalto pela primeira vez a vias que existiam apenas no barro. A pavimentação tem a missão, não só de melhorar a trafegabilidade das vias, mas principalmente de melhorar a vida das pessoas. Uma rua pavimentada impacta, não só na valorização dos imóveis da área, mas também na saúde das pessoas que lá residem, além de diminuir consideravelmente a emissão de poeira e melhorar a qualidade do ar, contribuindo assim para prevenção de doenças respiratórias e para o bem-estar geral da comunidade”, afirmou Renato Junior. 

As equipes da Seminf já atuam no local com várias frentes de obras em todos os bairros da zona Norte. No bairro Cidade de Deus, 106 vias já foram atendidas; no bairro Cidade Nova, 242 vias receberam novo asfalto; no bairro Nova Cidade, 239 vias já foram beneficiadas; no Santa Etelvina, 143 vias foram recapeadas; e entre outros.

Para a execução dos serviços, as equipes fazem uso de retroescavadeira, vibroacabadora, rolo compressor e caminhões. Os trabalhos são iniciados pelo serviço de fresagem (remoção da camada antiga do pavimento), para posteriormente avançar para a aplicação de uma nova camada de asfalto. 

O aposentado Antônio Teixeira, de 48 anos, comemora o novo cenário das ruas asfaltadas. “Eu sou um dos fundadores do Campo Dourado e há muitos anos eu não via uma pavimentação nas ruas, era muito complicado andar pelos buracos e valas, ainda mais eu, que tenho uma deficiência física. Agora está muito melhor para a minha estabilidade, só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras pelo asfalto de primeiro mundo”, comemora o morador.

O maior programa de recuperação viária de Manaus, deixa a marca da qualidade na execução dos serviços que são iniciados pela fresagem, com a retirada do asfalto desgastado e velho, passando pela preparação da base, para finalizar o serviço de infraestrutura com a aplicação da massa asfáltica, com um padrão implantado pela prefeitura de cinco centímetros de espessura de camada, o mesmo padrão para todas as vias da capital.

“A determinação do prefeito David Almeida é de atendermos o maior número de vias possíveis, incluindo becos, vielas, ruas e avenidas com o mesmo serviço de excelência criado pela Prefeitura de Manaus, e não apenas as ruas principais. Todas as zonas da capital estão sendo beneficiadas”, concluiu Renato Junior.



Fotos: Márcio Melo/Seminf