Postagens

Mostrando postagens de junho, 2024

Mateus Assayag destaca importância econômica do Festival de Parintins para o povo da ilha

O pré-candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), é um dos grandes entusiastas do Festival Folclórico, que acontece anualmente no último fim de semana de junho, na arena do Bumbódromo. A disputa entre os bois bumbás Caprichoso e Garantido é o maior evento cultural do Norte do Brasil e a principal força da economia local. 

Mateus Assayag enfatiza, que neste período milhares de pessoas são beneficiadas de forma direta e indireta, como costureiras, artesãos, vendedores autônomos, tricicleiros e diversos segmentos da cadeia turística e serviços.  

Todos os anos, o festival atrai uma grande quantidade de turistas. Em 2023, movimentou R$ 146 milhões e atraiu mais de 110 mil pessoas para a Ilha Tupinambarana. Neste ano, a estimativa é que o evento ultrapasse a marca de mais 120 mil visitantes, mostrando o crescimento constante do festival ao longo dos anos. Mateus Assayag destaca a importância da festa para os trabalhadores locais e ressalta o impacto positivo na economia do município. 

"O Festival de Parintins é realmente incrível e eu fico muito feliz em ver a nossa cultura e tradição sendo celebradas de forma tão grandiosa, é algo que nos enche de orgulho. Estou ansioso para ver os resultados deste ano. Com certeza, a expectativa é de que o festival movimente ainda mais recursos e atraia um número maior de visitantes. Fico mais feliz ainda em testemunhar nossa economia fortalecida com a geração de emprego e renda." destacou. 

Em suas redes sociais (@mateusassayag), Mateus produziu uma série chamada “O Festival para o Povo da Ilha”, que é protagonizada por trabalhadores informais da cidade, para mostrar, em quatro episódios, o impacto positivo da festa para economia da cidade. O material está publicada no Facebook, Instagram e X. 

A cidade se preparou

A capital nacional do boi-bumbá, como é conhecida Parintins, se preparou estruturalmente para receber este que tem tudo para ser o maior festival de todos os tempos. 

Com o trabalho da Prefeitura de Parintins, novos espaços turísticos foram inaugurados, como o complexo da Praça Eduardo Ribeiro, onde está situado o Museu de Parintins, a Praça Judith Prestes, na famosa orla do Comunas, o anfieteatro Sila Marçal, onde ocorreu as disputas de quadrilhas, danças e bois mirins e ainda a Arena Olímpica Rubem dos Santos.  


*Foto Mateus, Bi e Mayra:* Aguilar Abecassis

Fotos orla do Comunas: Éder Repolho 

Foto aérea: Júnior Preto

Amazonas conquista três medalhas no concurso da ExpoQueijo 2024 em Minas Gerais


Um dos municípios premiados foi Parintins, que se consolida na produção de queijo para exportação em território nacional

O Amazonas conquistou três medalhas no concurso da ExpoQueijo 2024 - Araxá International Cheese Awards, realizado em Minas Gerais. Foram premiadas duas queijarias do município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) e uma de Parintins (a 369 quilômetros da capital). O evento teve início na quinta-feira (27/06), e se encerra neste domingo (30/06). 

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), uma das queijarias que foram premiadas é a Leiteria Macurany, de Parintins, dos produtores rurais Isandrey Azêdo e Michelle Carvalho, com medalha de prata no quesito “Queijo de Manteiga de Búfala”.

De acordo com Isandrey, a premiação na ExpoQueijo é uma conquista junto ao Governo do Amazonas, que proporcionou, através do Selo Arte, colocar os produtos para comercialização em todo território nacional.

“É um sentimento indescritível, porque consolida todo um trabalho, ter esse reconhecimento. Isso faz parte de um trabalho que começou lá atrás pelo meu pai. E nós damos continuidade produzindo queijo. Ano passado, nós fomos ouro no melhor queijo de manteiga. E neste ano, nós conseguimos ganhar a medalha de prata, mas com outro tipo de leite, o leite de búfala. Isso mostra que estamos no caminho certo”, ressalta o parintinense.

Outras queijarias premiadas foram a Queijaria Fazenda Água Verde Queijaria Original, com medalha de prata no quesito “Queijo Coalho de Búfala”; e a Queijaria D’Lourdes, com medalha de bronze, com a “Ricota de Búfala”; ambas queijarias situadas em Autazes. 

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o Estado vem investindo para desenvolver a produção de laticínios nos municípios que possuem potencial produtivo na atividade, por meio de novas tecnologias, como a inseminação artificial em bovinos e bubalinos, e a certificação do Selo Arte de produtos das queijarias do Amazonas.

“É fundamental investir nessa atividade que vem crescendo em nosso estado. Pois esses produtos são vistos e apreciados por pessoas de todo o Brasil, e durante a ExpoQueijo, por pessoas de todo mundo. Valorizando nosso produto regional e gerando renda para aquele produtor de laticínios”, diz Daniel. 

ExpoQueijo 2024

O Evento, que teve início na quinta-feira (27), e se encerra neste domingo (30/06), é uma vitrine para o mundo queijeiro artesanal. Empresários, estudantes, pesquisadores, produtores rurais e o público geral podem prestigiar a produção de queijo das regiões de todo o Brasil. 

O movimento visa fortalecer a marca do queijo brasileiro e potencializar a agricultura familiar para a geração de riqueza, emprego e renda em todo o território nacional.

Selo Arte 

Concedido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), o Selo Arte atesta a comercialização de produtos de origem animal em todo o país. A certificação garante a qualidade do produto, produzido de acordo com as normas sanitárias.

Vitrine do Agro

Em Parintins, os produtos da Leiteira Macurany estiveram em exposição no Turistódromo, localizado na avenida Amazonas, ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, entre os dias 26 a 30 de junho.

Além dos produtos da Macurany, também tiveram mais de 60 itens da agricultura familiar e do extrativismo sustentável que foram parte da amostra do agro amazonense.

 

FOTOS: Divulgação e Emerson Martins/Sepror

Festival de Parintins 2024: SSP-AM realiza Central Integrada de Fiscalização para coibir presença de crianças e adolescentes em eventos durante a madrugada


A ação contou com a integração de órgãos estaduais, municipais e do Poder Judiciário

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) desencadeou, na madrugada deste domingo (30/06), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação teve como objetivo coibir a presença de crianças e adolescentes em bares e locais com a venda de bebidas alcoólicas. Em duas horas de atividade mais de 20 jovens foram abordados, orientados e uma encaminhada ao hospital da cidade.

A CIF reuniu órgãos estaduais, municipais e do Poder Judiciário de Parintins, por meio do Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI). As ações foram realizadas em todo o entorno da Catedral Nossa Senhora do Carmo e nas proximidades do Mercado Municipal de Parintins.

A secretária adjunta de Crianças e Adolescentes da Sejusc, Andreza Souza, ressaltou a importância da ação para a segurança da festa. “A Sejusc, em parceria com os órgãos de segurança, entendeu essa necessidade para assegurar que a festa nas ruas após o Bumbódromo fosse segura”, afirmou. 

Toda a operação foi acompanhada pelas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM). Durante as fiscalizações, as equipes das secretarias que integram à rede de proteção à criança e ao adolescente localizaram uma jovem acompanhada por dois homens, um deles se apresentou como tio da jovem, que foi atendida pelos oficiais médicos do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e encaminhada para o hospital da cidade.

Ao todo 20 crianças e adolescentes foram encontradas em meio aos eventos durante a madrugada. As acompanhadas pelos pais foram orientadas pela Rede de Proteção a evitar a permanência dos menores em ambientes insalubres. Os desacompanhados foram resgatados e levados para as respectivas residências pelas equipes da Sejus e Conselho Tutelar. 

Toda a ação foi acompanhada pelo Subcomandante da Operação Parintins da PMAM, tenente-coronel Wener Vieira. Ele ressaltou que a ação foi exitosa e que não foi registrada nenhuma intercorrência que comprometesse a ação.

Efetivo

Além dos órgãos de Segurança Pública, a CIF contou com a integração das equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JiJi) da Comarca de Parintins, do Ministério Público do Amazonas (MPE), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Conselho Tutelar parintinense.

 

FOTOS: Carla Albuquerque/SSP-AM

NIB realiza último dia do Caipira Fest 2024




A Nova Igreja Batista, realiza neste domingo, 30 de junho, o último dia Caipira Fest 2024, o culto caipira com arraial mais animado da cidade de Manaus. Recheado de alegria, música, comidas típicas e muita palavra de Deus, o evento é aberto para todas as idades e o estacionamento é gratuito.

 

Realizado há mais de duas décadas, o Caipira Fest visa apresentar de uma maneira divertida os ensinamentos cristãos para os presentes no auditório da NIB, localizada na avenida Torquato Tapajós, 4444



 

Fundada em 1960, a Nova Igreja Batista tem se destacado pela forma criativa de espalhar a palavra de Deus. Conhecida pelo espetáculo “Um Sonho de Natal”, presente no calendário de eventos da cidade de Manaus, a Nib também conta com outros eventos especiais como o culto de Páscoa, o teatro de fantoches e o espetáculo do meio do ano, que em 2024, será o Mundo de Oz, uma releitura do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll, de 1865.

 

Além disso, todos os finais de semana, a igreja conta com programações para crianças, adolescentes, jovens e adultos. 



No sábado, acontece o culto para jovens solteiros de 15 à 29 anos, e para adultos solteiros com mais de 30 anos, às 19h.

 

Já no domingo, o culto da família acontece em quatro horários: às 8h, 10h30, 16h e 18h30.

 


fotos: Divulgação/ 

Prefeitura de Manaus assina Termo de Convênio para a construção de mais quatro Casas de Farinha

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou, na manhã deste domingo, 30/6, a assinatura do Termo de Convênio para a construção de quatro novas Casas de Farinha, que serão implantadas em comunidades do ramal do Brasileirinho, zona Leste de Manaus.

As comunidades Brasileirinho, Terra Nostra, Jatuarana e São Sebastião do Rio Cuieiras são beneficiadas. Compostas por mais de 500 pequenos agricultores familiares, as comunidades foram contempladas no edital de chamamento público da Semacc, para a cessão de uso de equipamentos de casa de farinha.

De acordo com Wanderson Costa, secretário da Semacc, as casas serão entregues em até 120 dias. “Todos os lugares que estamos assinando o termo neste domingo, serão entregues às comunidades em até 120 dias. São locais que não têm estrutura e necessitam receber uma área para que todos os equipamentos sejam colocados de forma segura. O prefeito David Almeida nos determinou essa missão”, explicou Costa.

 

Ainda de acordo com Costa, a preocupação é oferecer um lugar adequado para trabalhar de forma segura. “As comunidades não possuem um ambiente adequado para acomodar os equipamentos e processar a mandioca. Sensibilizada com a situação, a prefeitura mobilizou recursos para a construção das Casas de Farinha, que oferecerá segurança alimentar e proporcionará condições dignas de trabalho para os produtores rurais”.

Esse projeto é um modelo de arranjo produtivo local, resultante da parceria entre a Semacc, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a Associação Comunitária do Brasileirinho, visando promover o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, vital para a população manauara.

O secretário da Seminf, Heliatan Botelho, explicou como será o trabalho da secretaria. “Nosso serviço é no apoio da construção, na fiscalização da obra e vamos também melhorar a trafegabilidade do ramal, facilitando o escoamento da produção rural”, concluiu Botelho.



Fotos: João Viana / Semcom


Sine Manaus oferta 273 vagas de emprego nesta segunda-feira, 1º/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 273 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, 1º/7, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro.

Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste.

Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. 


A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas.


Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada.

Vagas Novas – 19


1 vaga – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – transportar, coletar e entregar cargas em geral; movimentar cargas volumosas e pesadas; definir rotas e assegurar a regularidade do transporte. 

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Repositor em Supermercado

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar na reposição de produtos, verificação de validade e precificação dos produtos nas prateleiras, organização e limpeza das prateleiras, controle de estoque e verificação de produtos danificados.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Nutricionista

Escolaridade – ensino superior completo ou cursando;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – planejar e elaborar cardápios, de acordo com as necessidades da clientela; orientar o trabalho do pessoal auxiliar, supervisionando o preparo, distribuição das refeições, recebimento dos gêneros alimentícios, armazenagem e distribuição.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Cozinheiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência na área de produção de proteínas e guarnições em cozinha industrial e manipulação de alimentos; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – preparar alimentos sob supervisão de nutricionista, de modo que assegure a qualidade, higiene, sabor, aroma e apresentação da refeição; inspecionar a higienização de equipamentos e utensílios; auxiliar na requisição do material necessário para a preparação dos alimentos; coordenar atividades da cozinha.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Auxiliar de Cozinha

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – lavar vasilhas e panelas; manter os pisos limpos; higienizar as áreas de preparação de alimentos e ocasionalmente ajudar no trabalho de preparação de alimentos.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


4 vagas – Atendente de Lanchonete

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário; residir nas proximidades dos shoppings Millenium e Amazonas; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – prestar atendimento a clientes; recepcionar, apresentar os produtos, realizar estocagem, organização de prateleiras e do local; fazer a recepção de mercadorias e esclarecimento de dúvidas; zelar pelo bom atendimento, eficiência e produtividade.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Costureira Geral

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – confeccionar ternos, terninhos, calças, camisas e outras peças de roupas similares; alinhavar e coser as entretelas das diferentes peças, utilizando instrumentos comuns de costura e máquinas de costura, para armar as peças.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.






Vagas no Comércio – 12


1 vaga – Cobrador Interno

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário (inclusive aos sábados); e documentação completa;

Atividades – notificar débitos; registrar informações de negociações com o devedor; elaborar relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança; atualizar cadastro e identificar cobranças indevidas, entre outras atividades correlatas.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Confeiteiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – preparar e criar receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Cozinha

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – preparar receitas para almoço, jantar, lanches e cafés; varrer o chão e administrar o estoque de alimentos; manter os móveis e objetos da cozinha limpos; criar lista de mercado; realizar atividades de apoio, como servir lanches e cafés.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Vendedor Interno

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – prestar atendimento a clientes; negociar preços, prazos, condições de pagamento e descontos de vendas; orientar quanto às especificações dos produtos e serviços; controlar os pedidos dos clientes, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega estabelecido.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Fiscal de Loja

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – monitorar a loja; prestar suporte aos demais colaboradores e no atendimento ao cliente; fiscalizar a entrada e saída de funcionários, terceirizados e clientes da loja; realizar auditorias no recebimento de mercadorias dos fornecedores. 

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Repositor de Mercadorias

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – organizar, repor, conservar e precificar os produtos do estabelecimento.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Motorista Entregador

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – carregar, descarregar, preparar, inspecionar, zelar e operar os veículos de entrega.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas na Indústria – 207


50 vagas – Auxiliar de Linha de Produção

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – vaga direcionada a candidatos que buscam novos desafios, com atuação no município de Várzea Grande (MT); ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável por executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga. 


5 vagas – Auxiliar de Cozinha

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – preparar alimentos; realizar limpeza e conservação das dependências do restaurante, lanchonete e equipamentos; auxiliar no preparo das refeições, sobremesas e lanches; manter a ordem e a limpeza da cozinha; realizar lavagem de bandejas, talheres e utensílios.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Cozinheiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – preparar alimentos sob supervisão de nutricionista, de modo que assegure a qualidade, higiene, sabor, aroma e apresentação da refeição a ser servida; inspecionar a higienização de equipamentos e utensílios; auxiliar na requisição do material necessário para a preparação dos alimentos; coordenar atividades da cozinha.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Supervisor de Cozinha

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – liderar a equipe, proporcionando um ambiente de trabalho agradável; supervisionar o recebimento de mercadorias; negociar e contratar fornecedores; controlar o estoque.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Operador de Máquina Sacoleira

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – quatro meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – operar máquina sacoleira; verificar o balão, solda, alça e ajuste de tamanho.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


60 vagas – Operador de Produção

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade para residir no município de Dourados (MS); ter documentação completa;

Atividades – realizar as atividades iniciais do processo produtivo, dentro das áreas de corte, abate, refile e desossa de suínos.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


50 vagas – Desossador 

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade para residir no município de Dourados (MS); ter documentação completa;

Atividades – atuar na linha de desossa, atendendo os padrões de qualidade e operacional exigidos pela empresa.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Inspetor de Qualidade

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego ou primeira vez na indústria;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-12, Informática básica, Matemática básica, Metrologia, Leitura e Interpretação de Desenhos Técnicos; disponibilidade de horário; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – garantir que os produtos ou serviços da empresa estejam em conformidade com os padrões estabelecidos. 

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Almoxarife I

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-11, Operador de Empilhadeira, Informática básica, Controle de Estoque, Recebimento e Técnicas de Inventários; e documentação completa;

Atividades – auxiliar na realização de tarefas operacionais e relacionadas ao processo de produção. 

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas em Serviços – 29


2 vagas – Motorista de Micro-Ônibus

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de Direção Defensiva e Transporte Coletivo de Passageiros; Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – conduzir o embarque e desembarque de passageiros; prestar orientação quanto aos procedimentos internos do veículo; executar procedimento para garantir a segurança e conforto dos passageiros.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Lanterneiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – restaurar a carroceria de veículos, removendo ou reparando danos estéticos e estruturais, como amassados, riscos, desalinhamentos, deformações e outras imperfeições que afetam a aparência e a integridade do veículo.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Lanterneiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – remodelar, alinhar e reconstruir as partes danificadas da carroceria, fazendo com que o veículo recupere sua forma e aparência originais.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Técnico Químico

Escolaridade – ensino técnico completo em química;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter CRQ ativo; conhecimento em pacote Office; e documentação completa;

Atividades – controlar a qualidade dos produtos químicos; elaborar relatórios técnicos; executar tarefas com segurança, seguindo normas e procedimentos; operar equipamentos e instrumentos de medição; preparar e analisar soluções químicas; realizar testes e ensaios laboratoriais.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Coordenador de Operações Turísticas

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter inglês avançado; disponibilidade de horário para pernoitar no hotel; e documentação completa;

Atividades – coordenar a área operacional, serviços, restaurantes, alimentos e bebidas; promover vendas de produtos e serviços; administrar pessoal, recursos financeiros e gerenciar compras.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Supervisor de Vendas

Escolaridade – ensino superior completo em administração;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência no mercado de bebidas e documentação completa;

Atividades – supervisionar e liderar equipe de vendedores, incluindo a definição de metas e acompanhamento de desempenho; realizar treinamento e desenvolvimento, definição de metas e estratégias, monitoramento de resultados, gestão de estoques, relatórios e documentação; estar atualizado com o mercado.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Pedreiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares. Rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Auxiliar Técnico de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – avaliar e dimensionar locais para instalação de equipamentos de refrigeração, calefação e ar-condicionado; instalar equipamentos de refrigeração e ventilação; instalar ramais de dutos, montar tubulações de refrigeração; aplicar vácuo em sistemas de refrigeração.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Chapeiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – preparar refeições em lanchonetes, padarias e restaurantes; realizar a produção e fritura de alimentos (carnes, frangos, peixes e sanduíches), utilizando chapas metálicas de cozinha, churrasqueiras e grelhas.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Limpeza

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – zelar pela guarda, conservação, manutenção, higiene e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais utilizados, bem como do local de trabalho. 

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Jardineiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência com manuseio de equipamentos, como roçadeira, podeira e motoserra; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar serviço de roçagem, rastelagem, paisagismo e poda de plantas. 

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Líder de Manutenção Mecânica

Escolaridade – ensino técnico completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-35 e NR-10; conhecimento de Plano de Manutenção e Operação e Controle (PMOC); e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – liderar equipes na instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração, tipos: splitão, splits e fan coil.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Mecânico

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência com instalação de sensores e câmeras de ré em carros leve; disponibilidade para regime de trabalho 12x8 em área remota; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar na manutenção corretiva e preventiva de instalações, aparelhos e equipamentos mecânicos; prestar suporte na troca de peças e componentes, acompanhando plantas, esquemas e instruções de trabalho.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Servente de Obras

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – auxiliar trabalhos em alvenaria, concretos e outros materiais, utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício para construir, reformar ou reparar prédios e obras similares, seguindo normas de segurança do trabalho; auxiliar nas demais atividades do setor.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Pedreiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Programador de Internet

Escolaridade – ensino superior completo em engenharia ou ciência da computação;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência com banco de dados (MYSOL/MICROSOFT SQL-SERVER); disponibilidade de horário; e documentação completa;

Atividades – responsável pelo desenvolvimento técnico e visual de websites e páginas na web, além de cuidar da manutenção de sites.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Motoboy

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; residir nas proximidades do bairro Cidade de Deus; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – coletar e entregar documentos, valores, mercadorias e encomendas; realizar serviços de pagamento e cobrança; roteirizar entregas e coletas; localizar e conferir destinatários e endereços; emitir e coletar recibos do material transportado; preencher protocolos, conduzir e consertar veículos.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Chapeiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar a produção e fritura de alimentos, como carnes, frangos, peixes e sanduíches, utilizando chapas metálicas de cozinha, churrasqueiras e grelhas.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente de Compras

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – controlar estoque; realizar cadastro de fornecedores, prazo de entrega, negociação, emissão, pedidos, acompanhamento, materiais e serviços.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – realizar abertura e fechamento de caixa; processar e receber pagamentos, e emitir notas fiscais.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) – 6


1 vaga – Assistente de Manutenção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em solda elétrica de ferragens; cursos de eletricidade de baixa tensão e NR-35 atualizados; e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – executar serviços ligados à área civil (trabalho em altura), cumprindo normas de segurança na conservação e recuperação de telhados, calhas, fachadas, de edifícios e interiores de marcenaria, mecânica, hidráulica, elétrica e serviços gerais.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Merendeira – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa;

Atividades – colaborar no processo de produção dos alimentos; atuar como agente condutora de técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre hábitos alimentares saudáveis.

Disponível até 01/07/2024 ou encerramento da vaga.



Fotos: Arquivo / Semcom


Festival de Parintins 2024: Garantido encerra a segunda noite levando o Bumbódromo ao delírio

O legado de Lindolfo Monteverde, fundador do boi vermelho e branco, conduziu a segunda noite, emocionando a galera encarnada
 
Na segunda noite de apresentações do 57º Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, o Boi Garantido encerrou a festa levando o tema ‘A Cidade de Lindolfo’, como parte do projeto ‘Segredos do Coração’. Este ano, as apresentações acontecem nos dias 28, 29 e 30 de junho. 
 
Dentro do Bumbódromo, o boi vermelho e branco levou a materialização do sonho do criador. No conjunto do espetáculo, o cultivo da dança, do canto e da brincadeira de boi-bumbá foram apresentados para a galera, que foi ao delírio com os módulos alegóricos e itens. 

Para membro da Comissão de Artes do Garantido, Rivaldo Ferreira, a primeira noite foi um momento de resgate da identidade do boi vermelho e branco. Neste segundo dia, o tema leva a todos para dentro da casa do fundador do bumbá: Lindolfo Monteverde.
 
“O Garantido é isso, o Garantido é emoção. Hoje, a apresentação nos remete a grande emoções, porque vamos contar a história de Lindolfo Monteverde e mostrar a cidade de Lindolfo, que é o berço sagrado de toda uma nação campeã”, destacou o membro da Comissão de Artes do Garantido, Rivaldo Ferreira.

 
Um dos grandes momentos da noite foi a aparição do icônico ‘Belezão’, um Boi Garantido gigante, que solta uma essência de patchouli pela arena. O apelido surgiu na sua primeira aparição, em 1985, quando o bumbá apareceu majestoso na arena e fez a galera o apelidar de ‘Belezão’. A última aparição dele foi em 2018. 
 
Outro esperado momento foi a aparição da sinhazinha do Boi Garantido, que surgiu de dentro de uma alegoria representando o coração, símbolo do bumbá vermelho e branco. Valentina Coimbra, representante do item 7 do Festival de Parintins, falou sobre a preparação para este ano.

“É uma apresentação linda. A gente se dedica o ano todo para chegar nesse momento e executar um bom trabalho. Ontem foi o primeiro dia, aquela quebra de gelo, então a segunda e a terceira noite é mais para brincar, mas também com muita seriedade. A noite do ano passado tivemos surpresas na apresentação e esse ano também", disse a sinhazinha do Boi Garantido, Valentina Coimbra.
 
No meio da galera, representante do item 19 do Festival de Parintins, estava a Elisângela Sena, 48, que é perreché desde criança, mas só conseguiu vir ao festival este ano. Para ela, ver de pertinho o seu bumbá representou uma grande emoção.

 
“É algo genial e espetacular, não tem como explicar. Era um sonho muito antigo, que eu tinha há mais de 10 anos, mas eu não conseguia conciliar as férias. Esse ano deu tudo certo. Tem que pular muito, cantar, dançar, vibrar mesmo!”, disse a torcedora do Boi Garantido, Elisângela Sena.
 
57º Festival de Parintins
 
O Festival de Parintins é realizado no último final de semana de junho. Neste ano, o evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho. As ações do Governo visam fortalecer a promoção cultural, o turismo, a sustentabilidade, além de ações na segurança, fiscalização de embarcações e o combate à violação de direitos humanos.
 

FOTOS: Mauro Neto/Secom e Euzivaldo Queiroz/Secretária de Educação e Desporto Escolar

 

Festival de Parintins 2024: Boi Caprichoso abre a segunda noite exaltando indígenas e ribeirinhos

O espetáculo retratou a pluralidade das comunidades tradicionais da Amazônia com o tema Tradições: O Flamejar da Resistência Popular
 
O Boi-bumbá Caprichoso abriu a segunda noite do 57º Festival de Parintins, neste sábado (29/06), exaltando os povos indígenas e ribeirinhos com o tema Tradições: O Flamejar da Resistência Popular. O Touro Negro encantou o público com alegorias surpreendentes, mesclando toadas novas e antigas. O Festival de Parintins é organizado pelo Governo do Amazonas e ocorre até domingo (30/06).

 
Neste ano, o bumbá azul busca o título de tricampeão. O presidente da agremiação, Rossy Amoedo, está otimista e destacou que as duas noites de apresentação seguiram conforme planejado por toda a equipe, reforçando o trabalho dos últimos meses.
 
“Abrir o festival é uma responsabilidade muito grande, mesmo assim conseguimos dar um tom legal à festa, o Caprichoso se superou”, disse o presidente.
 
O boi azulado levou para a arena três alegorias que deixaram o público encantado. A Figura Típica homenageou o Pescador da Amazônia, com cores e movimentos cheios de detalhes, criação dos artistas Márcio Gonçalves e Marlucio Pereira.

 
A apresentação, conduzida por Edmundo Oran, foi animada e empolgante. O item 1 se diz satisfeito e enfatizou a preparação envolvida no festival.
 
“Trabalhamos há oito meses junto com o Conselho de Arte. Preparação vocal, preparação mental para suportar, vamos dizer assim, as três noites de festa”, destacou Edmundo.


O Levantador de Toadas Patrick Araújo também se destacou ao cantar “Feito de Pano e Espuma” ao lado do pianista João Gustavo Kienen, emocionando o público.
 
O espetáculo do Boi Caprichoso foi finalizado com o Ritual Indígena, Rito de Transcendência Marubo. A alegoria do artista Kennedy Prata trouxe a apresentação do Pajé Erick Beltrão.


A animação do item 19, formado pela galera, contou com a participação da paulista Marina Marins, que veio com um grupo de amigos para ver de perto o Touro Negro. É a segunda vez da jovem no festival.

 
“Até agora eu estou encantada. Acho que ontem o Caprichoso arrasou. A galera deu de 10 e acho que hoje vai ser ainda melhor”, disse Marina.

 
FOTOS: Alex Pazuello/ Secom

 

Festival de Parintins 2024: pessoas com deficiência celebram boi-bumbá em Espaço Acessível do Governo do Amazonas

Trinta PcD puderam assistir às apresentações com um acompanhante, por noite
 
 
“A gente pode viver nossa cultura”. Assim a psicóloga Maria Eduarda Souza define a importância do Espaço Acessível no 57º Festival de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Pelo segundo ano, ela acompanha a tia Liliane Souza no espetáculo, e neste ano ainda teve o benefício do translado oferecido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) às pessoas com mobilidade reduzida. 
 
Moradora do bairro Itaúna II, elas demorariam cerca de 45 minutos a pé para chegar ao Bumbódromo, devido às interdições nas proximidades do festival. Entretanto, elas indicaram que precisavam do translado de casa ao festival e do festival para casa, e fizeram uso da van adaptada ofertada pela Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD). 
 
Maria Eduarda disse estar satisfeita em saber que as políticas públicas para as PcD são levadas a sério e que está sempre atenta aos eventos do Governo do Amazonas, por saber que a tia poderá usufruir com segurança. 


“Ela já veio ano passado, aí quando abriu, imediatamente eu fiz a inscrição dela. Eu acho muito importante, porque a Liliane é amante do festival, ela torce pelo Caprichoso, mas trocou de boi por causa da Isabelle [Nogueira] e ter acessibilidade faz com que a gente sinta ainda mais orgulho em ser parintinense,”, afirma a acompanhante. 

 
Liliane, que faz questão de pegar um lugar centralizado, fica atenta a todos os movimentos na arena e diz que agora não perde mais nenhum festival. “Eu estou feliz porque vou ver o Garantido e o Caprichoso, estou muito emocionada”, entrega a estudante.
 
Acessibilidade 
 
O Espaço Acessível é assegurado por lei e está presente em todos os eventos do Governo do Amazonas. Para o Festival de Parintins foram abertas as inscrições há cerca de um mês, com oferta de 30 vagas por noite e cada PcD tem direito a um acompanhante. A Festa dos Visitantes também contou com o benefício, que ainda tem hidratação e banheiro adaptado. 
 
Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pessoas cegas ou com baixa visão contam com audiodescrição, e pessoas surdas têm Libras em telões, durante toda a noite, tornando o espetáculo inclusivo a todos. 
 
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou que a inclusão deve estar no cotidiano de todos e durante o Festival de Parintins não seria diferente.
 
“Mais um ano de Espaço Acessível aqui em Parintins, ano de muito sucesso, temos 30 PcD com um acompanhante, temos intérprete de Libras, banheiro totalmente acessível. O credenciamento foi feito previamente, há um mês. A Sejusc sempre promovendo a inclusão, afinal o boi-bumbá é para todos”, finalizou a secretária. 
 
 
FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc 
 

Festival de Parintins 2024: Polícia Militar do Amazonas prende quarteto e recupera 20 celulares provenientes de furto

A equipe de Policiamento Motorizado da Operação Parintins 2024 da PMAM foi acionada após denúncia de uma das vítimas
 
A Polícia Militar do Amazonas, por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG) Motorizado da Operação Parintins 2024, prendeu quatro pessoas, de idades entre 27 e 38 anos, e recuperou 20 aparelhos celulares provenientes de roubo ou furto, na tarde deste sábado (29/06), no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
 
De acordo com o capitão PM Alcolumbre, subcomandante do Policiamento Motorizado, a equipe policial foi acionada após denúncia de uma das vítimas, que relatou ter tido o aparelho celular roubado, e que acompanhava a localização do eletrônico por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
 
"A localização do celular estava dando no bairro Palmares. A Polícia Militar realizou diligências até o local, onde constatou que era uma pousada onde abrigava suspeitos, que já respondem pelos crimes de furto (de celular) e receptação", explicou.
 
Ainda segundo o capitão PM Alcolumbre, foi solicitado aos moradores permissão para entrar no imóvel. E, durante buscas, foram encontrados em um dos apartamentos quatro celulares e em outro 16 aparelhos.
 
Também foram apreendidos um carro usado nas ações criminosas e transporte dos materiais roubados ou furtados, um notebook que auxiliava no desbloqueio dos celulares, cartões de crédito, alguns documentos e dois relógios.
 
O quarteto foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o material apreendido, para a 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) em Parintins.
 
Recuperação de celulares
 
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) orienta que pessoas que tiveram seus celulares furtados ou roubados, em caso de recuperação dos aparelhos pelas Forças de Segurança, que se dirijam à 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, localizada na rua Irmã Cristine, bairro Itauna II. A unidade policial funciona 24 horas.
 
Reforço no policiamento e monitoramento com drones
 
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressalta que a atuação da corporação nas ações do 57º Festival de Parintins foi reforçada pelo emprego do efetivo nas modalidades de policiamento a pé, motorizado, ciclístico, de trânsito, fluvial, turístico e o monitoramento com drones, usado pela primeira vez pela PMAM na Operação Parintins. A tecnologia amplia as ações de segurança pública por conta da transmissão de imagens em tempo real, que auxiliam na pronta-resposta em pequenos delitos, como furto de celulares, e início de brigas.
 
“Este ano estamos com esse procedimento inovador que tem nos auxiliado a monitorar áreas com maior concentração de pessoas, situações de crises e a mapear locais onde o reforço policial se faz necessário. Com o auxílio dos drones, nossas equipes conseguem identificar, de forma mais eficiente, casos de ilícitos e realizar intervenções mais rápidas para garantir a segurança do cidadão parintinense e dos turistas”, ressaltou o coronel Klinger.
 
Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins
 
A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554, do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM); (92) 98842-1769, da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur); e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.
 
FOTOS: Samara Aires / PMAM
 

Unidades de saúde realizaram 176 atendimentos no primeiro dia do Festival de Parintins 2024, informa SES-AM

O Governo do Amazonas está com 90 profissionais de assistência e vigilância, no município, e uma estrutura especial para atender a população
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que 176 pacientes foram atendidos, na sexta-feira (28/06), primeiro dia do Festival de Parintins 2024, balanço que já inclui a noite do evento. Durante o dia, 82 pacientes deram entrada nas unidades de saúde. A partir das 18h, foram atendidas 94 pessoas. Na quinta-feira (27/06), dia da Festa dos Visitantes, 92 pacientes receberam atendimento.
 
Os dados são do monitoramento que está sendo realizado, no município (a 369 quilômetros de Manaus), pela Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade da SES-AM. A FVS-RCP está com equipe atuando na Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, recentemente implantada pelo Governo do Amazonas em Parintins.
 
Os números, na avaliação da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, estão dentro da normalidade, levando-se em conta o fato de ser um evento de grande porte. “O número de notificações está dentro do previsto”, reforça a secretária.
 
Segundo Nayara Maksoud, entre os casos registrados na sexta-feira, a maioria apresentava dor de cabeça, mal-estar, diarreia ou dor no corpo. “Tivemos uma primeira noite movimentada nos dois ambulatórios localizados no Bumbódromo, mas não registramos casos graves, no local. Todos foram atendidos e liberados”, destacou.
 
Dos 176 pacientes atendidos na sexta-feira, 91 deram entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bumbódromo, 45 nos hospitais da cidade, 23 no Ambulatório de Pronto-Atendimento instalado no lado do Garantido e 17 no Ambulatório do lado do Caprichoso.
 
Os sinais e sintomas apresentados pelos pacientes incluíram dor de cabeça (23%), mal-estar (22%), diarreia (16%), dor no corpo (16%), dor de garganta (15%), febre (14%), vômitos (13%), ferimentos (12%), náuseas (11%), coriza (11%), tosse (10%), queda (7%) e falta de ar (7%). 
 
As principais hipóteses diagnósticas do perfil clínico das notificações, conforme explica a diretora da FVS, Tatyana Amorim, incluem mal-estar (22%), trauma (21%), gastroenterocolite aguda (17%), síndrome gripal (16%).
 
Reforço na estrutura
 
Ao todo, a SES-AM está com 90 profissionais em Parintins, sendo 40 da FVS-RCP. As unidades de saúde do município, inclusive os ambulatórios montados pelo Governo do Amazonas dentro do Bumbódromo, disse a secretária Nayara Maksoud, estão preparados para atender casos de baixa, média e alta complexidades.
 
“O Governo do Amazonas reforçou as equipes de saúde nas unidades, inclusive com médicos especialistas, e os estoques de medicamentos e insumos, além da estrutura especial montada no Bumbódromo, nos dois ambulatórios. Também colocou três ambulâncias disponíveis em pontos estratégicos da cidade”, pontuou a secretária.
 
Ela observa que também faz parte da estrutura da SES-AM no Festival de Parintins o uso de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, para casos de remoções de pacientes graves.
 
FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM
 

Festival de Parintins 2024: Tecnologia de identificação facial da SSP-AM localiza quatro foragidos da Justiça

Entre os presos estão procurados pelo crime de homicídio, dois por pensão alimentícia e outro por roubo
 
Câmeras de identificação facial instaladas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), durante o 57º Festival de Parintins, auxiliaram na localização e prisão de quatro homens, que estavam foragidos da Justiça. Todos os presos estavam com mandados de prisão em aberto, sendo um por homicídio e um por roubo e dois por pensão alimentícia. Das quatro prisões, três foram registradas no Bumbódromo e outra na área central.
 
"Trouxemos várias câmeras de leitura facial, algumas estão aqui no Bumbódromo e outras instaladas pelo restante da cidade. Todas elas estão lincadas ao Banco Nacional de mandados de prisão. Apenas nesta primeira noite, tivemos a identificação facial de quatro foragidos. É desta forma, utilizando tecnologia voltada para a segurança pública que a gente vai levar mais segurança para o povo do Amazonas", afirmou o secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida.
 
Todos os monitoramentos são realizados pelas equipes da SSP-AM, a partir das agências de inteligência, dentre elas a Secretaria Adjunta de Inteligência (Seai). Após a identificação, a Polícia Militar do Amazonas, com auxílio do efetivo dos alunos oficiais, realiza a abordagem e detenção.
 
Prisões
 
Entre os presos está um homem, 51, com dois mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio. Outros dois homens, sendo um de 27 anos e outro de 53 anos, tiveram os mandados de prisão cível cumpridos. Um outro suspeito, de idade ainda não informada, que estava sendo procurado pelo crime de roubo, também foi preso.
 
Todos os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Interativa de Parintins (DIP), onde de acordo com o delegado Torquato Mozer, após verificação documental, a identificação dos foragidos foi confirmada.
 
“Chegando na delegacia, foram feitas todas as verificações possíveis e de fato com todo trabalho de inteligência, com todo trabalho empregado na estrutura do Festival, foi confirmado que estes tinham mandados de prisão em aberto", informou Mozer.
 
FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM
 

Galera do Garantido sai na frente e lidera disputa de reciclagem no Bumbódromo

Torcedores encarnados destinaram corretamente 236 quilos de materiais recicláveis, contra 180 quilos da galera azulada
 
A galera item 19 do boi-bumbá Garantido conseguiu destinar corretamente a maior quantidade de materiais recicláveis, na primeira noite do Festival de Parintins 2024, na sexta-feira (28/06). Ao todo, a nação encarnada destinou 236 quilos de materiais recicláveis ao ecoponto do “Recicla, Galera”. A torcida do Caprichoso conseguiu coletar 180 quilos.
 
A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. O objetivo da disputa é mobilizar e incentivar os torcedores na arena a destinarem corretamente a maior quantidade de resíduos recicláveis durante a festa. 
 
O bumbá da galera que mais enviar materiais para reciclagem garante o prêmio de R$ 20 mil em ações de sustentabilidade, além do título de Campeão Sustentável do Festival de Parintins 2024. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destaca a importância do envolvimento dos torcedores.
 
“A mobilização das galeras é parte fundamental do ‘Recicla, Galera’, a maior ação de sustentabilidade de Parintins. Vale lembrar que esse é o resultado apenas da primeira noite e nada está decidido. Ainda há mais dois dias de disputa no Bumbódromo e no total destinado pelos torcedores nas máquinas coletoras. Então, a gente convoca todas as galeras para se engajar nesse duelo e fazer um festival mais sustentável”, disse.
 
Do Bumbódromo, o material foi recolhido e levado para ser triado e pesado no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, situado na Praça da Liberdade, por profissionais da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), com supervisão da Sema.
 
“Vale destacar que as duas galeras destinaram muitos rejeitos, que não são contabilizados na disputa e não devem ser colocados nos ecopontos. TNT e papéis laminados, por exemplo, não entram no cômputo. Os materiais passam por uma triagem prévia dos catadores, antes de ser pesado, então é importante facilitar o trabalho feito por eles”, finalizou Taveira.

 
Duelo de reciclagem
 
A disputa continua até domingo (30/06). Os torcedores das galeras recebem, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, papelão e outros materiais recicláveis gerados durante as apresentações.

Com a sacola cheia, o torcedor item 19 deverá levar seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A estrutura está localizada no local de entrada e saída de cada galera.
 
Sobre o Recicla, Galera 
 
O projeto 'Recicla, Galera' é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.
 
O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.
 
A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.
 
FOTO: Mauro Neto/Secom