Postagens

Mostrando postagens de maio, 2024

Aeroporto de Manaus terá voo direto para Miami a partir de junho



·  Manaus Airport tem trabalhado em conjunto com empresas aéreas, turísticas e governo para ampliação da malha aérea;
·         Companhia Gol é responsável por operar o novo voo;
·         Voos atenderão à demanda durante a alta temporada.
 
O Manaus Airport, integrante da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia e membro da rede VINCI Airports, terá mais uma opção de voo comercial para o exterior a partir de junho. A nova rota, direto de Manaus para Miami, na Flórida, Estados Unidos, partirá do Manaus Airport, entre os dias 29 de junho e 10 de agosto, e tem como objetivo atender à demanda durante a alta temporada.
Miami está entre os destinos internacionais consagrados para os brasileiros, e a oferta da rota internacional representa mais opções, rapidez e comodidade para os clientes de lazer que aproveitarão a alta temporada, contribuindo para a conectividade entre Manaus e roteiros internacionais. A novidade também favorece o turismo local, e reforça o compromisso da VINCI Airports em proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem de alta qualidade, com opções de voos nacionais e internacionais que atendam às suas necessidades e preferências.
 
A ampliação das rotas aéreas contribui para um aumento significativo no movimento de passageiros. Mais de 620 mil pessoas circularam pelo aeroporto de Manaus no segundo trimestre de 2023, representando um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do relatório global de tráfego da VINCI Airports. O terminal contabilizou mais de 6,8 mil pousos e decolagens entre 1º de abril e 31 de junho de 2023, um número 4,4% superior ao mesmo período do ano passado.

 
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca que uma das prioridades é contribuir para a ampliação das rotas aéreas. “Hoje, conectamos a capital amazonense a 29 destinos domésticos no país, contra 21 em 2019. Esses números traduzem a mobilidade positiva da rede VINCI Airports, buscando conectar mais destinos e pessoas, gerando mais desenvolvimento nas cidades onde opera”, declarou.
 
Sobre o Aeroporto de Manaus
O Aeroporto de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do país.
 Sobre a VINCI Airports
Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constroi e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental. A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050.
 
 
Para mais informações:
www.vinci-airports.com
@VINCIAirports
https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/

Fotos:Will Racarey

Prefeito David denuncia roubo de cabos no parque Gigantes da Floresta


O prefeito David Almeida denuncia que os cabos de alimentação do parque Gigantes da Floresta, entre as zonas Norte e Leste de Manaus, foram roubados na noite de ontem, 30/5, após assaltantes renderem o segurança do local. 

Ele alerta para que a população não compre esse material roubado e ainda anuncia uma recompensa em dinheiro para quem informar sobre o paradeiro dos assaltantes à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio do disque-denúncia 153.

"Esse roubo de cabos é um grande prejuízo ao parque. Faço um apelo a você, que porventura for visitado para comprar cabos de 185 milímetros, não faça isso porque é roubado. Vou dar um prêmio de r$ 2 mil para quem denunciar esses assaltantes. Vamos chegar até essa quadrilha", declarou o prefeito de Manaus.

Veja o vídeo:


Fonte: Semcom

Foto e vídeo: Divulgação 

Operação Mandrágora: PC-AM prende membros de seita religiosa por promover, fornecer e incentivar o uso de ketamina

As investigações em torno da morte de Djidja Cardoso seguem em andamento
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou na quinta-feira (30/05), a Operação Mandrágora, que culminou nas prisões preventivas de quatro membros de uma seita religiosa, responsáveis por fornecer e distribuir a substância ketamina, além de incentivar e promover o uso da droga de forma recreativa. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
As investigações sobre a morte de Dilemar Cardoso Carlos da Silva, 32 anos, conhecida como “Djidja Cardoso”, estão sendo conduzidas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). 
Os presos foram identificados como Ademar Farias Cardoso Neto, 29, e sua mãe Cleusimar Cardoso Rodrigues, 53, que são os fundadores da seita intitulada “Pai, Mãe, Vida”, além de serem proprietários de uma rede de salões de beleza em Manaus.



Também foram presas Verônica da Costa Seixas, 30, e Claudiele Santos da Silva, 33, funcionárias do estabelecimento. Elas eram responsáveis por induzir outros colaboradores e pessoas próximas à família a se associarem à seita, onde drogas de uso veterinário eram utilizadas.
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular do 1° DIP, os investigados foram interceptados no momento em que tentavam fugir, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital. As investigações presididas pelo 1º DIP iniciaram há aproximadamente 40 dias, tendo sido identificado que o grupo coletava a droga ketamina em clínicas veterinárias e realizava a distribuição do fármaco entre os funcionários da rede de salões de beleza da família Cardoso.
“Ao longo das investigações, tomamos conhecimento de que Ademar também foi responsável pelo aborto de uma ex-companheira sua, que era obrigada a usar a droga e sofria abuso sexual quando estava fora de si. A partir desse ponto, as diligências se intensificaram e identificamos uma clínica veterinária que fornecia medicamentos altamente perigosos para o grupo da seita”, disse Cícero Túlio.



Apreensão
Durante buscas realizadas na tarde de quinta-feira (30/05) e na manhã desta sexta-feira (31/05), foram apreendidas centenas de seringas, produtos destinados a acesso venoso, agulhas e ketamina foram apreendidos, além de aparelhos celulares, documentos e computadores na residência da família e no salão de beleza e em uma clínica veterinária. 
Investigação DEHS
As investigações sobre a morte de Dilemar Cardoso Carlos da Silva, 32 anos, conhecida como “Djidja Cardoso”, estão sendo conduzidas pela DEHS. Djidja foi encontrada sem vida na manhã de terça-feira (28/05), em sua residência no bairro Cidade Nova. 
Ademar e Cleusimar são, respectivamente, irmão e mãe da vítima. A suspeita é que Djidja possa ter sofrido uma overdose devido ao uso indiscriminado da ketamina durante um dos rituais da seita religiosa liderada pela família.


“Eles induziam os seguidores a acreditar que, com a utilização compulsória da ketamina iriam transcender a outra dimensão e alcançar um plano superior e a salvação”, explicou o delegado.
Segundo o delegado Danniel Antony, adjunto da DEHS, a morte dela está envolta na possibilidade do uso de medicamentos fármacos narcolépticos e psicotrópicos, havendo também a possibilidade de ter ocorrido um excesso da droga que possa tê-la levado à morte em relação à seita da família. 
“Estamos investigando a situação, mas a questão da autoria de alguém que possa tê-la medicado ainda está sob investigação na DEHS. Estamos em uma fase preliminar em relação à coleta de depoimentos e informações, incluindo áudios e mídias que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens, para verificar sua veracidade”, detalhou Antony.



Procurado
A Polícia Civil segue as diligências, a fim de localizar e prender Marlisson Vasconcelos Dantas, que era funcionário do estabelecimento e também possui envolvimento nos crimes.  
“Quem tiver informações sobre o paradeiro de Marlisson, deve entrar em contato pelos números (92) 98116-9099, do 1º DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)”, informou Túlio. 
Procedimentos
O grupo responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, colocação em perigo da saúde ou da vida de outrem, falsificação, corrupção, adulteração de produtos destinados a fins terapêuticos e medicinais, aborto provocado sem consentimento da gestante, estupro de vulnerável, charlatanismo, curandeirismo, sequestro, cárcere privado e constrangimento ilegal. Eles serão submetidos a audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Vereadora Brena Dianná solicita Carreta da Saúde à SES/AM

A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Parintins, Brena Dianná, enviou no  dia 1º de maio, ofício à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES/AM), aos cuidados da titular da pasta, a secretária Nayara de Oliveira Maksoud Moraes, solicitando a Carreta da Saúde tanto para a sede do município de Parintins quanto para a zona rural, começando o atendimento pela Vila Amazônia.

"Solicitei a disponibilização da Carreta da Saúde para nossa cidade. É de conhecimento público que esse serviço é uma ferramenta valiosa em diversas localidades do estado do Amazonas. As carretas proporcionam atendimento médico de qualidade e acesso a serviços essenciais de saúde", ressalta a vereadora.

Segundo Brena Dianná, infelizmente observa-se que  Parintins ainda não foi contemplada com a presença dessa importante iniciativa. "Nossa cidade, assim como outras comunidades do município, enfrentam desafios significativos de acesso à saúde, especialmente considerando a vasta extensão territorial e as limitações de infraestrutura."

Para a vereadora, a presença da Carreta da Saúde em Parintins seria um passo crucial para ampliar o acesso aos cuidados de saúde básicos e especializados, beneficiando diretamente a população local.

"Portanto, enfatizo a urgência e a importância de incluir Parintins na rota da Carreta da Saúde. Acreditamos que essa iniciativa será fundamental para melhorar os indicadores de saúde em nossa região e garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços que necessitam", reforçou no pedido feito à SES/AM, agradecendo antecipadamente e colocando-se à disposição para colaborar e fornecer qualquer informação necessária para avançar com essa e outras iniciativas.

Brena Dianná parabeniza ações de revitalização do Aeroporto Júlio Belém que serão realizadas pelo Governo do AM

A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Parintins, Brena Dianná, celebrou a iniciativa do governador do Amazonas, Wilson Lima, que determinou a realização de reformas e melhorias no Aeroporto Regional Júlio Belém a fim de atender a grande demanda de visitantes esperada para o 57º Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. 

“Neste ano, é grande a expectativa de aumento no número de visitantes na nossa cidade. O intenso fluxo requer uma atenção especial quanto à estrutura da nossa principal porta de entrada para os visitantes de outros estados e do exterior. A sensibilidade do governador Wilson Lima em agilizar os serviços necessários no aeroporto permitirá receber bem o turista”, celebrou Brena.

A unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) vai promover aprimoramentos na infraestrutura do Júlio Belém, com a revitalização do estacionamento, sinalizações horizontal e vertical do aeroporto e, também, melhorias na pista por indicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e pela empresa Azul Linhas Aéreas, que opera na linha até Parintins.

Na sala de embarque, será instalado totem contendo tomadas para carregadores. O aeroporto passará a disponibilizar Wi-Fi para os passageiros e os banheiros serão adequados para oferecer acessibilidade às Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs).

“Oferecer bom atendimento e estruturas adequadas agrada aos usuários do aeroporto, além de ser uma excelente recepção. Queremos que todos sintam o quanto nossa cidade é hospitaleira e que os parintinenses estão de braços abertos para receber os visitantes tanto no festival quanto em qualquer época do ano’, afirmou Dianná.

Em 2023, foram realizadas mais de 800 operações de voos no Aeroporto Regional Júlio Belém.



Fotos: Divulgação 

Seletiva Miss Borba 2024 terá oito candidatas na etapa final

Evento de beleza acontecerá dia 11 de junho, no balneário do Lira com atrações musicais

Oito meninas borbenses, com idade entre 16 e 21 anos, irão participar da última etapa da seletiva Miss Borba 2024, que acontecerá dia 11 de junho, no balneário do Lira. As candidatas foram selecionadas na primeira etapa da Seletiva Miss Borba, que aconteceu na última terça-feira, dia 28, na quadra Daia Muniz, com a participação de mais de duas mil pessoas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Borba, por meio da Secretaria de Cultura do município. 

“O Miss Borba é um concurso de beleza que já se tornou tradição em nossa sociedade  e visa valorizar a beleza das mulheres borbenses. O evento celebra a tradição dos desfiles onde as candidatas são vistas com padrão de glamour”, ressaltou Simão Peixoto, prefeito de Borba.

Todas as participantes da seletiva Miss Borba 2024 são meninas nascidas no município de Borba, solteiras, sem filhos, e que não tenham participado de outros concursos no município. De acordo com Rodson Sá, secretário de cultura de Borba, a primeira etapa do evento da seletiva do Miss Borba 2024 contou com a participação de 12 candidatas usando o traje de maiô e um vestido de Gala, a qual foi uma preliminar para a etapa final.

“O concurso Miss Borba acontece desde a década de 90 e a cada ano vem crescendo com a participação das candidatas e de público que acompanha e torce pelas meninas borbenses. As oito meninas selecionadas seguem para a etapa final com total acompanhamento de uma comissão preparada para instruí-las e mostrarem o melhor no dia do grande evento”, ressaltou Rodson Sá.

As oito meninas selecionadas que irão disputar a vaga de Miss Borba 2024 são: Ana Luiza Colares de Sena, 16 anos; Carla Manoela Cidade Monteiro, 17 anos; 

Emília Prado Peixoto, 21 anos; Fernanda Luiza Filgueira da Fonseca, 18 anos; Gessimara Tavares Pinheiro, 18 anos; Kaliria Batista da Silva, 17 anos; Rayssa Correia Marques, 16 anos; Thayane Muller Furtado, 17 anos.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Borba https://www.youtube.com/@borbaplay), a partir das 16h, no próximo dia 11 de junho, no balneário do Lira, onde a programação contará com atrações musicais de bandas locais e regionais.




Fotos: Divulgação 

'Semana do Regulado' da Visa Manaus acontece de 4 a 7 de junho

Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza entre os dias 4 e 7 de junho, a Semana do Regulado, evento anual que tem o objetivo de fortalecer o trabalho de divulgação e orientação sobre as boas práticas sanitárias para o setor de comércio e serviços da capital amazonense.
 
Este ano a programação será realizada em dois auditórios da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital. O evento de abertura, no dia 4/6, será realizado no auditório Nina Lins, próximo à estátua (principal auditório da instituição), enquanto os eventos dos dias 5, 6 e 7/6, acontecerão no auditório Vânia Pimentel, localizado no prédio da UniCenter.
 
“Nosso objetivo foi criar uma oportunidade de diálogo com as empresas sujeitas à regulação da Visa Manaus, daí o nome ‘Semana do Regulado’. Em cada dia da programação, uma gerência da Visa Manaus recebe os representantes do seu respectivo segmento para esclarecer dúvidas, atualizar sobre as mudanças na legislação sanitária e, principalmente, reforçar recomendações que contribuam para a proteção da saúde e bem-estar da população”, explica o diretor da Vigilância, Ewerton Wanderley.
 
Após os resultados positivos da primeira edição, em 2023, o prefeito David Almeida editou um decreto que tornou a Semana do Regulado um evento anual no calendário da Visa Manaus, a ser realizado sempre na primeira semana de junho. A medida foi um reconhecimento ao esforço da Vigilância municipal em disseminar as boas práticas sanitárias junto ao empresariado do município.
 
“A Semana é uma oportunidade especial de levar o conhecimento em boas práticas sanitárias ao setor empresarial”, afirma Ewerton, destacando que é importante reforçar as ações de educação e prevenção, superando o entendimento de que o trabalho da Vigilância Sanitária se baseia em atividades unicamente punitivas.
 
Programação diversificada
Para este ano, as quatro gerências da Visa Manaus (Medicamentos, Alimentos, Engenharia Sanitária e Serviços) planejaram uma programação diversificada, com várias apresentações dentro de uma temática norteadora.
 
No primeiro dia, 4/6, a Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed), da Visa Manaus, irá abordar o tema “Medicamento Controlado: da Regulação à Prática”. Especialistas da área farmacêutica, incluindo um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), irão abordar aspectos dessa temática para um público-alvo formado por empresários, representantes de empresas e instituições e farmacêuticos que trabalham com medicamentos sujeitos a controle especial em Manaus.
 
O segundo dia, 5/6, fica a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), com o tema “Pontos Críticos de Controle no Setor de Panificação na Cidade de Manaus: Realidade e Expectativas”, que será levado a representantes de empresas e estabelecimentos que atuam no ramo de panificação no município.
 
No terceiro, 6/6, a programação da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) traz apresentações sobre o tema “Projeto Básico de Arquitetura: da Apresentação dos Documentos à Análise” para representantes de empresas e instituições que trabalham com projetos de Engenharia em estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária na capital amazonense.
 
Já no último dia, 7/6, a Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) e seus convidados abordam o tema “Boas Práticas de Funcionamento dos Serviços de Saúde e o Termo de Compromisso para o Licenciamento Sanitário”, para um público formado por  representantes de empresas e instituições que trabalham com serviços de saúde e de interesse à saúde em Manaus (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros).

 As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 2/6, pelos links abaixo. As vagas são limitadas, então é necessário realizá-las com rapidez.
1º dia - 4/6 (terça-feira):
https://l1nk.dev/1diasemanadoregulado
 
2º dia - 5/6 (quarta-feira):
https://l1nk.dev/2diasemanadoregulado
 
3º dia - 6/6 (quinta-feira):
https://acesse.one/3diasemanadoregulado
 
4º dia - 7/6 (sexta-feira):
https://acesse.one/4diasemanadoregulado
 
Confira as datas e horários de cada dia da Semana do Regulado 2024:
 
1º dia - 4/6 (terça-feira)
Programação a cargo da Gerência de Vigilância de Medicamentos (GEVMED) da Visa Manaus
Horário: 12h às 19h
Local: Auditório Nina Lins da UniNilton Lins
 
2º dia - 5/6 (quarta-feira)
Programação da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali)
Horário: 8h às 13h
Local: Auditório Vânia Pimentel da UniNilton Lins
 
3º dia - 6/6 (quinta-feira)
Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs)
Horário: 8h às 13h
Local: Auditório Vânia Pimentel da UniNilton Lins
 
4º dia - 7/6 (sexta-feira)
Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser)
Horário: 8h às 13h
Local: Auditório Vânia Pimentel da UniNilton Lins 

Fotos - Divulgação/Semsa 
 

Prefeitura lança edital inédito com valores nivelados para os bois-bumbás de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), lança o Edital de Chamamento Público nº 005/2024, que nivela os valores dos repasses financeiros para os grupos de bois-bumbás de Manaus. O 66º Festival Folclórico do Amazonas acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2024, no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, nº 2.565, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.
 
“Esse edital marca um momento histórico para a cultura dos bois-bumbás de Manaus. Após seis décadas de existência do Festival Folclórico do Amazonas, a prefeitura iguala, pela primeira vez, os recursos financeiros destinados aos bois-bumbás de Manaus”,  informou o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues.
 
Com um investimento total de R$ 780 mil, distribuídos entre os sete grupos selecionados, incluindo Corre-Campo, Garanhão, Brilhante, Galante de Manaus, Tira-Prosa, Clamor de um Povo e Boi Estrela, cada grupo poderá receber até R$ 130 mil para suas apresentações.
 
Prazos
 
As inscrições para participar do processo devem ser realizadas por meio do formulário disponível no seguinte link: Formulário de Inscrição. O prazo para envio das propostas vai de 27 de maio de 2024 até 25 de junho de 2024.
 
Após o encerramento das inscrições, a etapa de avaliação das propostas será conduzida pela Comissão de Seleção, com divulgação do resultado preliminar prevista para 27 de junho de 2024. Os participantes terão até 1º de julho de 2024 para interpor recursos contra o resultado preliminar.
 
História dos bumbás
 
O Festival Folclórico do Amazonas começou em 21 de junho de 1957, no Campo do Quartel 27 B.C., estádio General Osório, em Manaus. Desde então, reúne diversas danças folclóricas dos bairros da cidade, promovendo a cultura popular do Amazonas. A festa inclui atrações como cirandas, danças nordestinas, quadrilhas e apresentações de tribos.
 
Esse novo modelo, com categorias Ouro, Prata, Bronze e Bumbás de Manaus, trouxe competições mais acirradas e apresentações mais elaboradas, revitalizando o festival.
 
“A Manauscult apoia e estimula o folclore e a cultura dos bumbás, permitindo que os grupos tenham autonomia para definir suas próprias metas culturais, enquanto o poder público municipal facilita essas ações a partir do repasse financeiro. Para consolidar uma política pública eficaz em cultura popular e folclore em Manaus, é necessário fomentar esses grupos”, pontuou o diretor de Cultura da pasta, Wallace Almeida.
 
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), com apoio financeiro da Prefeitura de Manaus aos grupos de bumbás.
 
Fomento e participação
 
A participação no processo implica a aceitação das normas do edital. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) definidas pela Lei nº 13.019/2014, que são entidades privadas sem fins lucrativos.
 
As OSCs devem estar sediadas em Manaus e participar do Folclore de Manaus, conforme o regulamento oficial da categoria e os resultados do Festival de 2023.
 
Os créditos orçamentários necessários para o custeio das despesas do edital provêm do orçamento público previsto na Lei n° 3.253/2023, que institui a Lei Orçamentária Anual de 2024.
 
EDITAL EM ANEXO
 
Fotos – Arquivo/Semcom
 

Junho Violeta’: Governo do Amazonas lança programação para o combate à violência contra pessoas idosas



Mês de junho é dedicado à causa e envolve a rede de proteção
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove, a partir de terça-feira (04/06), uma série de atividades para conscientização sobre a campanha ‘Junho Violeta’, a fim de reforçar os direitos e combater a violência contra as pessoas idosas. A campanha tem como base a Lei 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso. 
O tema da campanha de 2024 da Sejusc será ‘Sensibilizar para Proteger’. Ao longo do mês, serão tratados temas como canais de denúncia, identificação de violência, humanização do atendimento,  cuidados necessários com a pessoa idosa e direitos de quem tem 60 anos ou mais, entre outros temas importantes. 


As atividades do mês são coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi),  que realiza todos os anos mobilizações públicas. A pasta é uma das integrantes da rede de proteção. 
O combate à violência aos idosos abrange todas os tipos de agressão, que vão desde a violência física como a psicológica, negligência, abandono, violência institucional, patrimonial, sexual e discriminação.
Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a campanha tem a função de levar informação para a população. “Um movimento como o Junho Violeta é um meio de levar mais informação, reduzir preconceitos e proteger as pessoas idosas”, destacou. 
Em 2023, a Sejusc registrou, por meio dos Centro Integrado De Proteção E Defesa Da Pessoa Idosa (Cipdi),  1.361 casos de violência. As principais violações de direitos são: negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e maus tratos. 
Os números apontam que foram registrados uma média de  3 casos de violência por dia. Dentre os agressores, os filhos são os principais algozes e, quanto às vítimas, as mulheres idosas constituem a maior parte.


Principais atividades 
Abertura Junho Violeta -  04/06 (terça feira), das 8h-12h, com o tema ‘Sensibilizar para proteger’; 
Jornada pelos Direitos no projeto EnvelheSer 60+ - 06 a 20 de junho, sempre de 8h às 17h, com grupos de idosos da cidade; 
Conversa com estudantes da Escola Estadual Elisa Bessa com o grupo Longevidade Ativa - 07 de junho, de 15h às 17h; 
Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares,da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho; 
Visita à fábrica Componel, com palestra sobre envelhecimento - 13 de junho, das 7h30 às 08h30; 
 Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho,  das 13h às 17h.
Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho. 



FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc
 

Junho Ambiental: Ipaam tem extensa programação aberta ao público, na quarta-feira (05/06)

A programação se estende até 28 de junho, incluindo podcasts, seminário, oficinas e expo-feira
 
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, promoverá o ‘Junho Ambiental’, com uma extensa programação em torno do tema ‘Homem e Consciência Ambiental’, que contará com expo-feira, seminário, palestras e oficinas, a ser realizada no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), de 05 a 28 de junho. O CMAAP está localizado no Ipaam, na avenida Mário Ypiranga, bairro de Flores, zona centro-sul de Manaus.

Também acontecerá uma ação de sensibilização quanto à preservação dos recursos naturais no Porto de Manaus e no posto de fiscalização da Marinha no meio do Rio Negro para turistas e população em geral que viajará por meios fluviais para o Festival de Parintins.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressalta a importância do diálogo ambiental não apenas com os servidores do órgão, que já vivenciam essa rotina, mas com a sociedade interessada na pauta. “Essa é uma grande oportunidade de estar mais perto da sociedade e abrir nossas portas para que haja uma compreensão de nossas funcionalidades e trazer os cidadãos para serem nossos aliados na defesa do Meio Ambiente”, salientou Juliano.


 
Na ocasião, acontecerá a inauguração da nova galeria de presidentes do órgão, além de uma caminhada simbólica que sairá da sede do Instituto até o Bosque do Ipaam, que está em fase de construção, onde será enterrada uma cápsula do tempo e uma árvore será plantada, simbolizando a esperança na preservação do Meio Ambiente.

A programação contará, ainda, com uma série com cinco podcasts em parceria com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), que será transmitida ao vivo para os municípios distantes da capital. O bate-papo terá variados temas de interesse público e ambiental.
Seminário
 
O seminário “Áreas Reconhecidas Internacionalmente para Conservação da Biodiversidade no Estado do Amazonas” é uma realização em parceria com a Unesco e conta com o apoio da Wildlife Conservation Society (WCS Brasil). Serão apresentadas e discutidas questões ambientais pertinentes. O evento será aberto ao público, que poderá se inscrever no link https://forms.gle/sgE4ohuU1C2DWe8F7 .
 
Entre os palestrantes há nomes como o chefe de gabinete e Secretário Nacional Substituto de Biodiversidade, Florestas e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima – SBio/MMA, Carlos Eduardo Marinello, e o Coordenador de Cooperação internacional da RBMA e RBRB/Ponto Focal Projeto MIDAs (Multi-Internationally Designated Areas) no Brasil, Clayton Lino. 

Fotos: Divulgação Ipaam

Radson vem com força total para disputar a Prefeitura de Tonantins

População festejou ao saber que o filho mais querido está com a situação jurídica prestes a ser regularizada e assim poder participar das eleições de 2024 

Vereador por dois mandatos em Tonantins (distante a 865 quilômetros de Manaus), o empresário Radson Alves de Souza, o Radson, 41, prepara-se para voltar à corrida eleitoral na cidade. No último fim de semana a população festejou no município ao saber que Radson vai disputar, pelo partido MDB, as eleições de 2024 para a Prefeitura de Tonantins. 

Em 2020, Radson disputou o cargo de vice-prefeito na chapa com Curica (PP). O ex-vereador Radson diz que chega a mais um pleito para agregar e lutar pela melhoria do município que tem 19.247 pessoas, de acordo com o último Censo de 2022. 

“Quem conhece o nosso trabalho, sabe que sempre lutei pelo melhor ao meu povo. Minha vida sempre foi pautada em uma conduta séria em benefício dos meus irmãos tonantinenses, sobretudo os que mais necessitam do nosso apoio. Por isso, meu povo me deu duas vezes a oportunidade de representá-lo na Câmara Municipal. Vou continuar na caminhada ao lado do povo”, afirmou o pré-candidato.

Ao saber que Radson irá disputar o pleito, o povo tonantinense realizou uma queima de fogos dando boas-vindas ao pré-candidato emedebista. 

Escritório

Depois de alcançar feitos na Justiça Federal, em que o Tribunal Regional Federal (TRF 1) inocentou o ex-vereador de acusações infundadas, Radson está agora representado pelos advogados Gina Moraes e Sanderson Mafra que são muito experientes e bastante respeitados pelas vitórias alcançadas no Judiciário. A assessoria jurídica está de olho nas eleições municipais e deixará Radson pronto para enfrentar o pleito Municipal.

Perfil

Radson tem 14 anos de vida pública. Ele nasceu no dia 18 de setembro de 1982. É filho de Vivaldo Gonçalves de Souza e Dolores Orosco Alce. É natural de Tabatinga, mas chegou muito novo em Tonantins, onde atua com empreendimento na área de navegação. Foi vereador por dois mandatos, nos anos de 2008 e 2016.



Foto: Divulgação 

Prefeitura de Manaus certifica 5ª turma do curso ‘Técnico de Celular’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), certificou, na tarde desta quinta-feira, 30/5, a turma extra do curso “Técnico de Celular”, promovido em parceria com as empresas Acesso Celular e Dell Otny Cell, que aconteceu no auditório da Central do Empreendedor, localizada nas dependências do shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, zona Norte.

Formada por quase 30 alunos da lista de espera, a quinta e última turma também recebeu uma semana de conteúdo teórico e prático sobre assistência técnica em celular. Apesar de ser nível básico, o curso teve a carga horária de 20 horas semanais com a mesma abordagem das outras turmas, trazendo técnicas, manuseio de placas e pontos importantes para se obter uma boa gestão empresarial.

“Todo o esforço desses alunos, que dedicaram seu tempo para investir em conhecimento e buscar qualificação, será recompensado. Nosso papel, como gestão pública, é trazer essas inovações à população e qualificar as pessoas conforme as necessidades do mercado de trabalho. Portanto, essa oportunidade não pode ser desperdiçada”, destacou o secretário da Semtepi, Wagno Oliveira.


Durante a certificação, os alunos puderam registrar o momento com fotos ao lado de seus mentores. As aulas foram ministradas por meio do Centro de Treinamento Acesso Celular (Cetac), fundado há quatro anos e desenvolvido para aplicar diversas metodologias que podem aprimorar ou conceder novas habilidades aos participantes do curso.

“Essa parceria com a Prefeitura de Manaus é, realmente, uma grande oportunidade para nós, como empresa, e para os participantes que vieram em busca de uma vida melhor por intermédio da qualificação nessa área que é tão rica e inovadora no mercado”, frisou o professor e fundador da Acesso Celular, Alessandro Aguiar.

Para a aluna Gabriela Menezes, o curso foi essencial para aprimorar suas habilidades no ramo. “Quero agradecer a oportunidade que me foi concedida, porque não foi fácil, vim em todas as aulas, mesmo com muita chuva na nossa cidade, mas isso não me parou. Consegui terminar o curso, que com toda a certeza vai me ajudar a fidelizar clientes e melhorar os rendimentos das minhas vendas”, comentou a participante.

 

Fotos:- Divulgação / Semtepi

 



Dupla é presa pela PC-AM por roubo majorado a órgão público municipal e corrupção de menores em Coari

Dois adolescentes, que estavam em posse de cinco celulares roubados, foram apreendidos pela PMAM e conduzidos para Manaus

 
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), cumpriu, na quarta-feira (29/05), mandado de prisão preventiva de Anderson Freire Pereira, 18, e Carlos Neves Moreira, 23, conhecido como "Carlinhos", por roubo majorado e corrupção de menores. A prisão ocorreu no bairro da União, naquele município.
 
Segundo o delegado José Barradas, da DIP de Coari, a ação criminosa aconteceu no dia 22 de maio deste ano. Na ocasião, Anderson e um adolescente de 17 anos foram até o local, anunciaram o roubo e subtraíram em torno de seis aparelhos celulares das pessoas que se encontravam no recinto. Além disso, eles também levaram um notebook pertencente ao órgão.
 
"Toda a ação criminosa foi registrada por câmeras de vigilância do Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops). Foi possível constatar nas filmagens que Carlos esperava pelos autores do roubo ao lado de fora da secretaria para cometerem fuga do local. As vítimas compareceram à delegacia e registraram Boletim de Ocorrência (BO)", disse Barradas.
                        
Segundo o delegado, após a confirmação do ocorrido, foi representada à Justiça pela prisão dos autores, e a ordem judicial foi decretada. Dois adolescentes que estavam em posse de cinco celulares do roubo foram apreendidos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Eles foram conduzidos para a capital, para cumprir medidas socioeducativas, e seguem à disposição do juizado infracional.
 
Procedimentos
Anderson e Carlos responderão por roubo majorado e corrupção de menores. Eles ficarão à disposição da Justiça.
 
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM


Famíliares de Djidja funcionários de salão são presos pela PC

Manaus/AM - Polícias civis cumpriram, na tarde desta quinta feira (30/05), mandados de prisão preventiva contra famíliares de Djidja Cardoso. A ordem de prisão preventiva, foi expedida, na última quarta-feira (29), pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). 

A mãe, o irmão da ex-Sinhazinha, além de funcionários do salão Belle Femme foram presos.

O laudo médico, feito pelo Instituto Médico Legal (IML), informa que Djidja morreu em decorrência de uma “depressão dos centros cardiorrespiratórios centrais bulbares; congestão e edema cerebral de causa indeterminada”.

A tia de Djidja veio a público na manhã desta quarta-feira (29/05) para acusar a irmã, mãe da ex-Sinhazinha, por “omissão de socorro”. Segundo Cleomar Cardoso, a mãe da ex-Sinhá impedia que integrantes da família interviessem na condição da filha.

Em uma publicação no Facebook, a tia da empreendedora disse que a casa da irmã, em Manaus, “se tornou uma Cracolândia”. Além disso, Cleomar disse que a “família original” não teve autorização para comparecer ao velório.

No mesmo dia da morte da ex-Sinhazinha, Marlisson Vasconcelos apareceu em suas redes sociais para rebater as acusações levantadas por “parentes distantes” de Djidja. As alegações aconteceram durante um conflito, documentado em video na frente da casa da ex-dançarina.

O amigo da empresária, e também maquiador do Belle Femme, declarou, em nota, que não estava na casa da dançarina durante a sua morte, descoberta pela parte da manhã.

Além de Cleusimar Cardoso e Ademar Farias, o documento ainda menciona Verônica da Costa Seixas, Marlisson Vasconcelos Dantas e Claudiele Santos da Silva. O mandado de prisão preventiva descreve crimes de “estupro”, “associação para o tráfico de drogas” e “venda de drogas”.



Foto: Divulgação internet 

Tuberculose gestacional e congênita: Saúde treina Humaitá para implantação de teste da doença na triagem neonatal

Equipe segue na cidade até quinta-feira (30/05)
 
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza, até esta quinta-feira (30/05), um treinamento para profissionais de saúde do município de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus). A capacitação foi realizada sobre o teste do pezinho com ênfase em toxoplasmose gestacional e congênita.
 
O treinamento visa atualizar e capacitar os profissionais de saúde da cidade sobre a inclusão do exame de triagem para toxoplasmose no teste do pezinho que é realizado em recém-nascidos.
 
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a inclusão do exame é estratégica para a detecção precoce desta infecção congênita, que pode ter consequências graves para o recém-nascido, incluindo problemas neurológicos e visuais.
 
“A triagem permite identificar bebês infectados assintomáticos ao nascimento, possibilitando intervenções imediatas e tratamento adequado que podem prevenir ou minimizar as complicações a longo prazo. A implantação desse exame no teste de pezinho, portanto, melhora significativamente as chances de um desenvolvimento saudável”, destaca a diretora Tatyana.
 
Na FVS-RCP, o acompanhamento da tuberculose congênita é de responsabilidade da Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis (GVDT) no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE). Diego Queiroz, técnico responsável pelo monitoramento da doença no estado, destaca que o treinamento busca qualificar o processo de identificação da doença em tempo oportuno, após a triagem neonatal.
 
“O objetivo é fortalecer a assistência local e a vigilância epidemiológica, onde será realizado o teste do pezinho. Caso haja resultado positivo para toxoplasmose, será realizada uma segunda coleta sanguínea para o diagnóstico no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas”, ressalta Diego.
 
A coordenadora de triagem neonatal da SES-AM, Jessica Areque, acrescentou que a capacitação será multiplicada no município. “Além de melhorar o fluxo de atendimento, todos os profissionais que estão sendo capacitados também serão multiplicadores do conhecimento”, disse.
 
Toxoplasmose congênita
A toxoplasmose congênita (TC) é uma doença infecciosa que resulta da transferência do protozoário Toxoplasma gondii, presente por infecção primária da mãe durante a gestação, para o bebê. Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida.
 
Teste do pezinho
O Teste do pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos para a identificação em tempo apropriado de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. É coletado na rede pública, obedecendo a procedimentos desde a triagem, confirmação, diagnóstico e tratamento para uma série de condições.
 
FOTOS: Divulgação/FVS-RCP
Legenda: Ação ocorre em parceria com a SES-AM.
 

Prefeitura de Borba recebe medicamentos para atender população da zona urbana e rural

Mais de dois mil volumes de medicamentos chegaram para abastecer a rede de saúde

A Prefeitura de Borba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com foco em abastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural, o Hospital Vó Mundoca, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF), recebeu mais de dois mil volumes de medicamentos na última terça-feira, 28.

“Investir em saúde da nossa população, tanto da zona urbana quanto da zona rural, é uma das prioridades do nosso plano de governo. Esses medicamentos servirão para deixar as unidades de saúde de Borba bem abastecidas para que a nossa população tenha acesso a medicamentos essenciais, principalmente, aquelas que já tem algum tipo de comorbidade e dependem desses remédios diariamente. Com isso, reafirmamos o compromisso de manter a saúde como pauta prioritária para que possamos cumprir a meta de elevar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, declarou Simão Peixoto, prefeito de Borba.

Entre os medicamentos recebidos, destacam-se os remédios controlados, fundamentais para o controle de hipertensão e diabetes, anti-inflamatórios, antibióticos, bem como materiais odontológicos e laboratoriais para atenção básica. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, cerca de sete mil  pacientes precisam desses medicamentos e são atendidos mensalmente nas dez unidades de saúde da sede do município.

“Com o recebimento desse quantitativo de medicamentos, o município de Borba estará abastecido por cerca de seis meses, o que irá garantir o atendimento periódico de pacientes que precisam desses remédios, como hipertensos e diabéticos, bem como aquelas pessoas que fazem tratamento acompanhado pelo Centro de Atendimento Psicossocial”, afirmou Albert Antunes, Secretário de Saúde de Borba.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do município, para a zona rural, a qual compreende os distritos de Axinim e Foz de Canumã, também serão enviados medicamentos para tratamento de hipertensão, diabetes, antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.


Fotos: Divulgação 

Base Arpão 2: Quase uma tonelada de pedra do mineral vivianita é apreendida em embarcação no Rio Negro

O mineral foi encontrado escondido dentro de um saco com latas para reciclagem
 
Cerca de uma tonelada do mineral vivianita em pedras foi apreendida nesta quarta-feira (29/05) pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) dentro de uma embarcação, durante fiscalização na Base Fluvial Arpão 2, no Rio Negro, nas proximidades de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). Todo o material estava escondido dentro de sacos camuflados entre latas para reciclagem.
 
A fiscalização foi iniciada por volta das 16h30, no ferry boat Raul Araújo. Durante a inspeção, os policiais militares, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), detectaram objetos suspeitos dentro dos sacos de lona preenchidos com as latas amassadas.
 
A polícia solicitou à tripulação que abrisse um dos sacos para verificação. Após a abertura, os policiais constataram a presença de pedras de vivianita, cuja origem foi comprovada pela perícia realizada pela equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). O minério é considerado raro e de alto valor comercial.

 
Todos os sacos com as mesmas características foram abertos, dentro dos quais foram apreendidos ao todo 936 quilos do mineral. Toda a apreensão foi avaliada em R$ 1.872.000,00.
 
Procedimento
Todo o mineral apreendido foi encaminhado para a equipe da Polícia Civil (PC-AM), onde o comandante da embarcação foi responsabilizado. As investigações seguirão em curso para identificar os responsáveis pela extração.


 
Outra apreensão
No final do mês de abril (28/04), cerca de 20 kg do mesmo mineral, vivianita, foram apreendidos pelas equipes da Base Arpão 2. O mineral estava escondido dentro de caixas de papelão.
 
FOTOS: Divulgação/SSP-AM
 

Edilson Santana faz show com as toadas dos Bumbás neste feriado em Manaus

Toadas do Caprichoso e Garantido estão no repertório do artista que promete animar o feriado na Zona Leste

A temporada bovina segue aquecida para os torcedores do Caprichoso e Garantido. Para animar ainda mais, o Shopping Grande Circular promove neste feriado de Corpus Christi, 30/05, um show com o cantor Edilson Santana a partir das 19h30 na praça de alimentação do shopping – piso L3. A entrada é gratuita.

O levantador de toadas é querido pelas nações bovinas devido a sua animação e atuação em ambos os Bois. Em 2002 defendeu o item amo do Boi Garantido. De 2005 a 2013 o artista foi item do Caprichoso onde travou duelos históricos com Tony Medeiros. Já em 2022 defendeu o item 2 do Garantido, entretanto atualmente segue no Caprichoso.

Durante o show, toadas de sucesso levarão os torcedores e simpatizantes do Bumbás a fortes emoções. Além disso, os participantes têm a oportunidade de adquirir chopps e alimentos comercializados no local.

Júlio Kitzinger afirma que a noite promete ser inesquecível, tendo em vista que o artista é um dos mais queridos pelo público. A ideia é não deixar ninguém parado faltando pelo menos um mês para a festa na Ilha Tupinambarana.

“A proposta é trazer para o público da Zona Leste shows musicais que valorizem a nossa cultura amazônica, por isso durante esse mês demos destaque aos artistas que cantam no Festival de Parintins”, afirma Júlio.


Fotos: Divulgação 

”Políticas públicas consistentes resolvem grande parte dos problema sociais”

Dr. Rainer orientou alunos de uma escola pública sobre os mecanismos mais eficientes para obter melhorias em áreas básicas

Numa palestra realizada na escola estadual professor Francisco das Chagas de Souza, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, no centro de Manaus, dr. Rainer Figueiredo, fisioterapeuta e ex-diretor da Policlínica Codajás (PAM Codajás), explicou para os alunos finalistas do ensino médio que a sociedade não deve ser passiva quanto a aplicação dos recursos públicos. Segundo o gestor da área da saúde, as redes sociais potencializaram as vozes das comunidades e, que se bem empregadas, podem trazer as melhorias coletivas. 

“É muito importante que a gente possa trazer isso para o âmbito escolar para que os alunos possam compreender qual o papel deles na sociedade. De que forma eles podem buscar uma mudança, conhecer e fazer valer seus direitos, Para que eles possam obter resoluções paras as suas dores“, disse Rainer. 

Durante a palestra, Dr. Rainer explicou que as políticas públicas são ações direcionadas para a solução de problemas que afetam uma coletividade e que os recursos, arrecadados por meio dos impostos, financiam os projetos nas áreas de saúde, educação, social...

O gestor público enfatizou que a verdadeira força está na união de esforços em torno do mesmo fim. “Se vocês se juntarem agora para fazer um mutirão pedindo melhorias para a educação, eu tenho absoluta certeza de que vocês serão ouvidos, vocês serão notados, principalmente, agora com as redes sociais. Marca o prefeito, marca o governador nas redes sociais. Vocês irão obter uma resposta às suas demandas”, disse o fisioterapeuta.

Rainer destacou ainda que a organização confere legitimidade aos que reivindicam seus direitos. “Se vocês formarem ONGs (Organização Não Governamental), OSCs (Organização da Sociedade Civil) terão mais chances de obter sucesso. Se vocês se juntarem para ir à sala do diretor, para pedir para colocarem mais aparelhos de ar-condicionado porque estão enfrentando muito calor, vocês terão mais força do que se apenas um de vocês for lá sozinho”, afirmou.

Política

O fisioterapeuta também explicou que são a sociedade elege os políticos para que eles a represente. E, como representantes da sociedade, eles são responsáveis por identificar as demandas, criar agendas de discussões e implementar as políticas públicas. “Escolher bem nossos representantes no Legislativo e no Executivo é determinante para termos, por exemplo, serviços públicos que atendam às nossas necessidades”, finalizou.



Foto: Divulgação 

Agendão Cultural agita feriado e final de semana nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

Entre os destaques estão espetáculos teatrais e musicais, música clássica, roda de capoeira e muito mais

Desta quinta-feira (30/05) até domingo (02/06), o cenário cultural de Manaus estará repleto de atrações para todas as idades, promovidas pelos espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Confira a programação completa para curtir esse feriadão:

Teatro Amazonas

Quinta-feira (30/05), às 20h: A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) retorna ao palco com o espetáculo "Série em Concerto III". O repertório inclui arranjos especiais para violões e obras de compositores alemães e austríacos, proporcionando uma experiência sonora única.

Sexta-feira (31/05), às 18h e às 20h: "Disney in Concert", com o Coro Cênico Akalanto, traz músicas de clássicos e atuais filmes da Disney, sob a produção executiva de Bia Bass Produções.


Sábado (01/06), às 20h: A Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas apresentam os sucessos de Villa-Lobos. Classificação: 10 anos.

Domingo (02/06), às 19h: O teatro recebe o espetáculo "O Teatro Mágico Voz e Violão" com Fernando Anitelli. Classificação: Livre.

Os ingressos para as apresentações pagas estão disponíveis em www.shopingressos.com e/ou na bilheteria do Teatro Amazonas, com taxa administrativa de R$ 5,00.

Galeria do Largo e Casa das Artes

Ambos os espaços recebem oito exposições abertas ao público e com entrada gratuita. O funcionamento segue normalmente de quinta-feira até domingo, sempre das 15h às 20h.

Salão Rio Solimões

No sábado (01/06), às 14h, o Salão Rio Solimões será palco para o espetáculo "Folguedos - 10 Anos", com o Balé Folclórico do Amazonas. O evento possui classificação livre e a entrada é gratuita.

Cineteatro Guarany

Para os amantes da sétima arte, no sábado (01/06), o Cineclube de Arte apresenta “Sol, Pipoca e Magia”, de Rod Castro e Emerson Medina. A entrada é franca, e a projeção da websérie tem início marcado para às 18h30.

Teatro da Instalação

O Teatro da Instalação recebe mais uma apresentação do espetáculo “Helena” neste sábado (01/06), às 19h. Os ingressos estão disponíveis no site atelie23.com e no Instagram (@atelie23). A classificação é de 16 anos.

Palácio da Justiça

Em homenagem à escritora Neide Silva, o Palácio da Justiça irá receber, às 19h do sábado (01/06), o sarau “O Caminho das Estrelas”. Entrada gratuita. Classificação: Livre.

Sambódromo

Sábado (01/06), às 21h: Os torcedores do boi-bumbá Garantido poderão curtir o Ensaio dos Bumbás - Último Curral do Boi Garantido. A entrada é gratuita e o ensaio tem classificação para maiores de 12 anos.

Na Calçada da Igreja da Matriz, próximo ao Relógio Municipal

Domingo (02/06), às 09h: A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro promove a oficina "Confecção de Berimbau: da construção à afinação", com o Mestre Camaleão, fundador do Projeto e Escola Educando Com Ginga e Conselheiro Estadual de Cultura. A oficina inclui demonstração dos diversos toques da capoeiragem e tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Aproveite a rica programação dos espaços culturais do Governo do Amazonas, recheados de diversidade cultural neste feriado prolongado e final de semana!


FOTOS:Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa


Preparação de novos promotores do interior tem curso de vitaliciamento de 18 meses a partir de julho

  

Para o promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, o órgão auxiliar tem o dever de ir além do conhecimento jurídico da academia

Após um bem-sucedido curso de ingresso de 40 dias, os 22 novos promotores de Justiça de comarcas no interior do Amazonas têm pela frente um curso de vitaliciamento de 18 meses, cujo início está agendado para julho. A atividade será promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

Nesse período, os novatos retornarão regularmente à sala de aula para uma experiência profunda e imersiva, mas sem prejuízo ao funcionamento das comarcas, de acordo com o promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, chefe do CEAF. “Promotor não entra pronto e acabado, eles são formatados de acordo com a filosofia institucional existente. Não é só o conhecimento jurídico ou a aplicação da lei que vão resolver problemas. Por exemplo, pessoas em situação de rua: não é a canetada de um juiz que vai resolver o problema desse grupo vulnerável. É preciso uma política pública em que vários profissionais com diversos saberes diferentes se sentem para traçar um programa de enfrentamento a essa questão estrutural”, afirma.

Além do curso de vitaliciamento, o CEAF, por orientação do procurador-geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, também planeja a inserção de temáticas relevantes e atuais em sua grade curricular, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o código de ética do órgão e a importância da saúde mental. 

No caso da LGPD, o chefe do centro adianta que os estudos visam reforçar o papel do MPAM na defesa dessa lei, seja de forma passiva — enquanto órgão público que deve obedecê-la — ou ativa — como defensor da democracia que deve atuar pelo seu cumprimento. 

O código de ética é outro tema a ser abordado nas próximas atividades de formação, contando ainda com reforço do novíssimo Comitê de Integridade e Compliance, cuja instalação foi oficializada na última terça-feira (28/05). 

Já o tópico saúde mental, exigência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), será desenvolvido, primeiramente, como módulo no curso de vitaliciamento, para depois ser estendido a todos os servidores do MPAM. “No interior, os promotores vão se deparar com uma realidade difícil e precisam estar preparados, psicologicamente, para dar o melhor de si às comunidades locais”, argumenta o promotor de Justiça.

Sobre o CEAF

Instituído pela Lei Complementar n.º 011, de 17 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Amazonas, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) supera três décadas de existência em constante aprimoramento, mas ancorado em seu principal objetivo: complementar o conhecimento jurídico adquirido na academia. Além do curso de ingresso realizado recentemente, o órgão auxiliar promoveu, nesta semana, um workshop com foco nas eleições.

Foto: Hirailton Gomes

Prefeitura registra aumento de mais de 600% no número de artesãos cadastrados na Semtepi

Em pouco mais de três anos, a Prefeitura de Manaus registrou uma elevação de 616% no número de artesãos cadastrados no banco de dados do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). Nesse período, as ações da gestão municipal de incentivo a essa categoria de trabalhadores resultaram em um salto de 236 artesãos inscritos em dezembro de 2020, para 1.691 participantes nos programas de fomento à economia solidária e criativa no município. 

A quantidade de feiras itinerantes, nas quais os artesãos podem expor, comercializar e receber encomendas de seus produtos, subiu de 31, em 2021, para 189 até abril deste ano, um aumento de 509%. Esse resultado também reflete no faturamento registrado nessas oportunidades. No primeiro ano da gestão do prefeito David Almeida, o faturamento total registrado foi de R$ 136.161,62. Até o mês de abril deste ano, o acumulado do arrecadado nas feiras de artesanato alcança a soma de R$ 2.862.009,00

“Sabemos que nos últimos anos, em especial no período pós-pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho formal não tem conseguido dar conta da demanda de mão de obra disponível. E a economia solidária e criativa tem se mostrado uma alternativa significativa na geração de renda. Por essa razão, nossa gestão vem investindo na valorização do trabalho manual, na produção sustentável e na promoção da inclusão social. E os resultados têm sido muito positivos”, aponta o prefeito de Manaus, David Almeida.  


Por meio da Semtepi, empreendedores locais, grupos de cooperativas, artesãos e profissionais da área criativa recebem o apoio necessário ao desenvolvimento de suas atividades, por meio de oportunidades de capacitação, qualificação ou aprimoramento, além da organização de feiras itinerantes e exposições em diferentes pontos da cidade, contribuindo para a ampla divulgação e comercialização do que é produzido pelos artesãos cadastrados. 

Só no ano de 2023, a Semtepi, por meio do Departamento de Economia Solidária e Criativa/Desc, apoiou ações de geração de trabalho e renda por meio de processos de formação, produção, exposição e comercialização de produtos e serviços da cadeia produtiva nos moldes de economia solidária e criativa.

Dentre os resultados, destacam-se 1.691 apoios aos empreendedores da rede de economia solidária e criativa; 59 para a realização de feiras, exposições e eventos; 175 artesões qualificados; e faturamento total de R$ 940.995,99.

Na gestão do prefeito David Almeida, foram criados dois pontos fixos de artesanato em Manaus, ambos situados em espaços turísticos: calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste, e mirante Lúcia Almeida, na zona Sul. A ação beneficia diretamente mais de 80 empreendedores semanalmente, garantindo renda e visibilidade aos empreendedores.



Fotos:Arquivo / Semcom