Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2024

No Ministério da Agricultura e Pecuária, Wilson Lima recebe sinalização de que Amazonas está próximo de se tornar estado livre de febre aftosa sem vacinação

Hoje, 14 cidades amazonenses já estão na zona livre de febre aftosa sem vacinação. Meta é que Brasil se torne totalmente livre até 2026

Em reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quinta-feira (29/02), em Brasília, o governador Wilson Lima recebeu a sinalização de que o Amazonas está próximo de se tornar um estado totalmente livre de febre aftosa sem vacinação. 

Atualmente, 14 municípios já possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Segundo o Wilson Lima, o Governo do Estado vem trabalhando para atender a meta do Brasil de se tornar totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. No encontro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que, após análises técnicas, o Amazonas está no caminho certo para suspender integralmente a vacinação da febre aftosa.

“Acabamos de receber uma notícia muito importante do ministro Fávaro e também de toda sua equipe que, depois da análise feita, da análise técnica, já há uma sinalização positiva de que isso aconteça em todo o estado e que o Amazonas esteja livre de vacinação de febre aftosa, garantindo aos nossos pecuaristas o trânsito livre e que o Amazonas não fique isolado do restante dos estados da região e também do Brasil”, destacou Wilson Lima.

O governador foi recebido pelo ministro Carlos Fávaro, pelo secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga, e Bruno Cotta, da coordenação-geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal.

Participaram do encontro os secretários estaduais de Produção Rural, Daniel Borges; e de Relações Federativas e Internacionais, Inês Carolina Simonetti; e o vice presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Munir Lourenço.

“Foram mais de cinco décadas de intensos esforços técnicos e de investimentos por parte do Governo Federal, Governo do Estado, e por nós do setor privado. Com certeza, é um grande passo e que abre um horizonte, inclusive, para todo o setor primário, para a pecuária do estado e com o esforço do governador para a interiorização da economia”, afirmou Munir Lourenço.

Atualmente, possuem o status sanitário Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, obtido em 2021, os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá. Portanto, os produtores dessas cidades não precisam mais vacinar o rebanho.

O pleito para reconhecimento internacional de zona livre sem vacinação está previsto para ser apresentado pelo governo brasileiro à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em agosto de 2024. Para que seja feito o reconhecimento, a Organização exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses.

Potássio

O governador Wilson Lima reforçou o compromisso do Governo do Estado com o licenciamento para a exploração do potássio no município de Autazes (a 112 quilômetros da capital), cumprindo as condicionantes para a preservação ambiental. A partir da produção, o Brasil reduzirá sua dependência da importação de cloreto de potássio, usado principalmente na agricultura.


FOTOS: Diego Peres / Secom

Campanha "Descarte Inteligente" é relançada pela Tumpex para melhorar a qualidade na coleta do lixo

Empresa utilizará as redes sociais para mostrar que hábitos simples contribuem para o bem-estar de todos

A campanha permanente de conscientização “Descarte Inteligente”, desenvolvida pela Tumpex, empresa de coleta de lixo em Manaus, expandirá o alcance das informações sobre a forma correta de tratar os diferentes tipos de resíduos com a divulgação nas redes sociais e site da empresa a partir deste mês de março. O relançamento virtual tem como foco a conscientização de que o esforço coletivo contribui para eliminar os riscos de doenças, mau cheiro, além de afugentar mosquitos e roedores.  

O gerente administrativo da Tumpex, Marcus Melo, explica que a empresa promove constantes capacitações, orientando seus colaboradores sobre as formas mais eficientes de armazenamento. Também participa de atividades educacionais em escolas, centro comunitários, dentre outros, cujo o retorno ainda é pequeno. “O trabalho da Tumpex nesta área é constante, mas se encontrava restrito a pequenos grupos. Com a divulgação nas redes sociais, esperamos chegar a uma maior parcela da população, disponibilizando material que poderá ser acessado a qualquer tempo. Os vídeos e cards de orientação foram montados com base nas perguntas mais frequentes da população e também nas situações relatadas por nossas equipes de rua”, explicou Marcus Melo.

O tipo de saco plástico adequado para o descarte é uma das dúvidas enviadas à empresa pelos canais digitais. Um internauta chegou, inclusive, a questionar se haveria algum tipo de restrição a sacolas de supermercado.  “No vídeo, destacamos que a empresa coletora não faz exigência, mas ressaltamos que sacolas muitos finas precisam de um reforço. Dependendo do produto e do peso, é recomendado colocar o lixo dentro de duas sacolas para evitar o rompimento”, esclareceu o gerente.

Alguns produtos são perigosos tanto para a pessoa que está descartando, quanto para os garis da Tumpex, que mesmo utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) podem se machucar em situações atípicas. Por isso, a empresa orienta que latas, louças, vidros quebrados e outros materiais cortantes devem ser depositados em caixas de papelão ou embrulhados em jornais e lacrados com fita antes de serem depositados em sacolas plásticas. Agulhas de uso doméstico (aplicação de insulina), lâminas e espetos podem ser armazenados dentro de garrafas PET para evitar acidentes. 

A ação de limpeza na cidade de Manaus acontece diariamente, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Para consultar o horário que os caminhões de coleta passarão nos bairros para fazer o recolhimento do lixo, acesse: https://www.tumpex.com.br/index.php/coleta/

Descarte especial

A empresa também orienta a população sobre a destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias. Na política de logística reversa, pela qual compartilha-se a responsabilidade do consumo sustentável entre geradores de resíduos, fabricantes e comerciantes, a Tumpex estabelece que o consumidor final deve realizar o descarte adequado de forma gratuita, procurando os locais cadastrados.

“As lâmpadas, pilhas e baterias não podem ser descartados no lixo comum. Existem diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) pela cidade, distribuídos em lojas, supermercados, shoppings centers, entre outros. Todos estão aptos para receber esses tipos de resíduos, que devem ser reciclados de forma cuidadosa por empresas especializadas. Caso contrário, há risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana”, alertou Marcus Melo, gerente administrativo da empresa.

Os lixos eletrônicos composto por computadores, notebooks e televisores que estão com avarias ou em desuso também não podem ser levados pelos carros coletores tradicionais. Pelo grande potencial de contaminação do meio ambiente, este tipo de produto precisa ser entregue a empresas especializadas, habilitadas para fazer a gestão de resíduos tecnológicos.

Agendamento

No caso de grandes objetos como móveis e eletrodomésticos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza agendamentos para recolher esses itens. O agendamento da coleta é realizado pelo Whatsapp ou ligação para os números (92) 98415-9563 ou 98459-5618, das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. 

Para a coleta de detritos oriundos de podas de árvores, coleta de galhos, madeira e telhas, a população pode entrar em contato com o Disk Limpeza da Semulsp por meio do Whatsapp, pelos números (92) 98842-4738 ou 98401-2542. O serviço funciona 24 horas.




Foto: Divulgação 

David Almeida anuncia primeiro hospital municipal de Manaus

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Manaus anunciará a construção do primeiro hospital municipal. Além de ampliar o alcance da saúde com as Unidades Básicas (UBSs), uma das metas do inédito hospital é zerar a fila por cirurgias de baixa complexidade.

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida nesta quinta-feira, 29/2, durante assinatura da ordem de serviço para o início das obras de mais um viaduto na cidade. O novo complexo viário será construído na Rua Rio Preto, interligando as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Avenida das Torres). 

“Muito em breve vamos anunciar a construção do primeiro hospital municipal dia (internações de tempo reduzido), o primeiro hospital de Manaus, onde vamos zerar as cirurgias de baixa complexidade”, destacou o prefeito.

Na atenção à saúde básica, Manaus é referência nacional. Foi eleita sete vezes seguidas como a melhor entre as capitais, segundo o ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Segundo o 19º Anuário Multicidades, publicado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), é também a cidade que mais investe em saúde na região Norte (R$ 1,3 bilhão em 2022).



Fotos: Divulgação 

Prefeitura de Manaus retira mais de 5 toneladas de lixo durante ação em comunidade na zona Oeste

Mais de cinco toneladas de lixo foram retiradas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Limpeza (Semulsp) em dois dias de trabalho na comunidade Meu Bem, Meu Mal, localizada no bairro Compensa, zona Oeste. Os serviços foram executados por 100 homens e teve como objetivo principal recolher o lixo que estava acumulado debaixo dos casebres e na orla do rio. Begs foram instalados no local para evitar que os moradores joguem lixo no espaço.

A iniciativa faz parte de um esforço da prefeitura para melhorar as condições de higiene e saúde na região, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Equipes de conscientização estiveram presentes no local e conversaram com os moradores sobre a importância de manter o espaço limpo e livre de lixo

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, destacou a importância dessas ações para a qualidade de vida dos moradores da comunidade Meu Bem, Meu Mal e de toda a cidade de Manaus. Ele enfatizou que a prefeitura está empenhada em promover ações de limpeza e manutenção em todas as áreas da cidade, visando garantir um ambiente mais saudável e agradável para todos. 

“Todos os dias nossas equipes estão nas ruas trabalhando para melhorar a vida das pessoas. A população precisa colaborar evitando jogar lixo nas ruas, pois essa prática faz com que nossos rios e igarapés fiquem doentes”, afirmou Sabá.

A comunidade Meu Bem, Meu Mal é uma das muitas áreas que têm sido beneficiadas por iniciativas de limpeza e manutenção promovidas pela Prefeitura de Manaus. A população local tem demonstrado satisfação com os resultados dessas ações e se comprometeu a colaborar para manter o espaço limpo e livre de lixo.

A Prefeitura de Manaus reiterou seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população e com a preservação do meio ambiente, e anunciou que novas ações de limpeza e manutenção serão realizadas em outras áreas da cidade nos próximos dias.


Foto: Divulgação / Semulsp



TCE-AM promove coquetel de lançamento da edição 2024 do Programa de Preparação para Aposentadoria na terça-feira (5)


O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) em parceria com a Divisão de Assistência Social (Dias), promove, na próxima terça-feira (05), o coquetel de lançamento da edição do ano de 2024 do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). A fim de oferecer orientação e direcionamento sobre a etapa da aposentadoria, a solenidade de abertura do PPA será realizada, a partir das 15h, no auditório Franco de Sá localizado no prédio da Corte de Contas.
Direcionado aos servidores aposentados e servidores em abono permanência, o Programa tem o intuito de possibilitar uma nova perspectiva de vida aos pré-aposentados e aposentados através de módulos que abordam temáticas como: saúde física, saúde emocional, aspectos legais e previdenciários, aspectos financeiros e projeto de vida.
Conforme a chefe do Degesp, Jeane Benoliel, a programação da edição deste ano pretende ser mais dinâmica, de modo a envolver os servidores que se encontram nesta fase da transição.
"Nesta edição, iremos reforçar o compromisso de estarmos juntos descobrindo e proporcionando alternativas para servidores em fase de aposentadoria e aposentados para que esse ciclo seja vivenciado de forma mais leve, consciente, confortável e feliz. Nossa aposta será em atividades práticas, descontraídas e que, de fato, sejam interessantes e atrativas para mostrar que existem diversas possibilidades a serem desfrutadas após a aposentadoria", afirmou a chefe do Departamento.
Com o apoio da Escola de Contas Públicas (ECP), os interessados devem realizar a inscrição no site ecpvirtual.tce.am.gov.br para garantir o certificado de participação.
Sobre o PPA
Instituída em 2012, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) é uma ação anual que visa atender a política de bem-estar, acessibilidade e clima organizacional do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (QATC/Atricon), assim como o desenvolvimento de projetos na área. Além disso, o PPA também atende às políticas de gestão de pessoas estabelecidas no âmbito da Corte de Contas amazonense, seguindo as diretrizes propostas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Foto: Joel Arthus

Abertura do ano letivo da Escola de Contas do TCE-AM terá conferencistas nacionais



A abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) será no dia 11 de março de 2024, às 9h, no auditório do TCE-AM. Três conferencistas nacionais foram convidados para o evento. 
A presidente do TCE conselheira Yara Lins e o coordenador geral da Escola de Contas conselheiro Júlio Pinheiro vão receber os convidados.
Dentre eles, o governador do Amazonas, Wilson Lima, o ministro do TCU Benjamin Zymler, o ambientalista Fábio Feldman, e a Coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade da Consultoria-Geral da União, Tereza Villac Pinheiro.
“Será um momento especial por estarem presentes convidados de grande representatividade nacional, que vão abrilhantar o início das atividades da Escola de Contas com palestras de perfil master class", explica o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador geral da Escola de Contas. 


Programação

A abertura dos trabalhos será feita pela presidente Yara Lins e, na sequência, o conselheiro Júlio Pinheiro e o governador Wilson Lima darão continuidade ao evento.
Às 10h Teresa Villac falará sobre governança pública e sustentabilidade: a atuação da Advocacia Pública Consultiva.
Fábio Feldman fará uma palestra às 10h30 sobre Gestão pública, desenvolvimento e conservação ambiental na Amazônia. Já o ministro Benjamin Zymler fará uma conferência às 11h sobre sustentabilidade das compras públicas e ações do TCU na área do meio ambiente.

Treinamentos

Nesta direção, no dia 12, às 8h30, a presidente do TCE, Yara  Amazônia Lins, vai participar do lançamento do curso prestação de contas anual para os jurisdicionados, no auditório central do TCE Francisco de Sá. 
Ainda em março serão realizados os cursos de sistema de integridade; nova lei de licitação com noções gerais; aperfeiçoamento didático para instrutores do TCE; entre outros.

Inscrições para o evento

O evento de início das atividades do ano letivo da Escola de Contas Públicas do TCE é aberto ao público, e as  inscrições para a participação devem ser feitas no endereço eletrônico ecpvirtual.tce.am.gov.br




Foto: Joel Arthus e Filipe Jazz

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas aponta alternativa econômica no controle de parasitas em tambaquis

O estudo é fomentado pelo Programa Universal Amazonas, da Fapeam

 
O tambaqui (Colossoma macropomum) é um dos peixes de água doce mais populares da Região Amazônica. Devido à sua importância, uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (Fapeam), comprovou que o sorgo de alto tanino (tipo de cereal) pode ser incluído nas rações como forma eficiente de tratamento de parasitas, do tipo helmintos, sendo um ingrediente mais econômico que o milho.

Amparado via Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas,  o estudo intitulado “Avaliação de taninos em dietas para juvenis de tambaqui no controle de helmintos e desempenho zootécnico” constatou que as rações com tanino hidrolisado (ácido tânico) e tanino condensado (sorgo alto tanino) não afetam o crescimento dos peixes. Esses elementos podem ser empregados pelas fábricas estaduais, no intuito de propiciar o controle dos parasitas e reduzir o custo de produção da ração.

A coordenadora do estudo, bióloga e doutora em Ciências Fisiológicas, Cheila de Lima Boijink, da Embrapa Amazônia Ocidental, afirmou que a adição de até 0,3 % de ácido tânico na dieta de tambaqui não foi eficiente para o controle de acantocéfalos (endoparasitas, encontrados em espécies de peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos) responsável pela oclusão parcial e total do trato intestinal, que afeta diretamente o seu crescimento. Estudos futuros serão necessários para o estabelecimento de uma concentração eficiente.

E ainda que o sorgo de alto tanino reduziu significativamente a quantidade de parasitas em tambaquis, em todas as concentrações testadas, com uma eficácia de até 38% nos acantocéfalos e 80% nos monogeneas, que são parasitas encontrados no intestino e nas brânquias dos peixes, respectivamente.

“Os taninos são compostos naturais encontrados em inúmeras espécies de plantas, podem estar nas folhas, frutos, sementes, nos talos e nas raízes. Os seus efeitos na dieta animal são devido a capacidade de complexação com macromoléculas, em especial proteínas, que se combinam”, explicou a coordenadora da pesquisa.

Ela afirmou ainda sobre a importância do manejo dos tambaquis de forma adequada, contribui não só para uma produção de peixes em ambiente controlado, mas também para melhorias econômicas e ambientais. As rações precisam ser bem balanceadas, conforme exigência da espécie e da fase de desenvolvimento.

Testes nas rações do tambaqui

Todos os testes foram realizados no Laboratório de Nutrição e Saúde de Peixes, da Embrapa Amazônia Ocidental, sendo dois experimentos com três diferentes concentrações de duas fontes taníferas, utilizadas no controle dos parasitas e no desempenho zootécnico do tambaqui.

No primeiro teste, com o ácido tânico, foram utilizados 12 tanques-rede de 1 m³ com lotes de cinco adultos com infestação de acantocéfalos, que receberam quatro níveis de inclusão do tanino hidrolisado. Os animais foram alimentados por 45 dias, com base na biomassa, em duas refeições.


A conclusão foi que não houve controle dos parasitas nas porcentagens testadas, sendo assim, faz-se necessária a utilização de doses maiores do ácido.

Já no segundo teste, com o sorgo alto tanino, foram utilizadas 12 caixas de 1.000L com lotes de cinco peixes, com infestação de acantocéfalos e monogeneas. Os animais foram alimentados por 60 dias, duas vezes ao dia.

O estudo comprovou que o sorgo foi eficiente no controle de ambos os parasitas avaliados neste experimento, o que abre uma perspectiva relevante para propiciar o controle, por meio dos taninos.

Apoio da Fapeam

“O apoio da Fapeam foi imprescindível para a realização desta pesquisa, com a aquisição de insumos e equipamentos que irão contribuir na geração de resultados não só desta pesquisa, mas como de outras que irão contribuir para resolver os problemas sanitários na produção de pescado da região. E também contribuiu para formação de estudantes”, disse Cheila Boijink.

 
Universal Amazonas

O Programa da Fapeam visa financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas em instituição de ensino e pesquisa do Amazonas.

 
Fotos: Acervo da coordenadora do estudo, Cheila de Lima Boijink
 

Prefeito assina ordem de serviço para construção de viaduto que vai interligar avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta quinta-feira, 29/2, a ordem de serviço para início das obras de construção do novo viaduto na rua Rio Preto, que vai interligar as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Torres), entre as zonas Leste e Centro-Sul da capital.

O projeto do novo viaduto prevê investimento de R$ 58 milhões, com recursos próprios da prefeitura, integrando um plano de ordenamento do fluxo nos principais corredores viários da cidade. O prefeito informou que a obra tem previsão inicial para ser entregue em um ano e seis meses, mas disse que já pediu para que esse prazo seja encurtado, para que o viaduto seja entregue ainda neste ano.

"Eu acredito que a mesma expertise utilizada na construção do viaduto das Torres com a rua Rio Branco, ela vai ser usada aqui. Ainda este ano, quem sabe, um presente de Natal para a população, onde a gente possa estar entregando essa obra tão importante para o tráfego aqui na zona Norte da cidade de Manaus”, informou o Almeida.


O secretário de Obras, Renato Junior, disse que os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) vão trabalhar para cumprir com o prazo determinado pelo prefeito, para que o novo viaduto fique pronto em menos de um ano.

“Cabe a gente, da secretaria de obras, usar e abusar de tecnologia, esforço, horários alternados de trabalho, para entregar essa determinação do prefeito no ar e ao vivo, para que as pessoas possam realmente ter esse benefício. O prefeito David visa a qualidade de vida das pessoas, e para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o trânsito precisa ser melhorado na cidade de Manaus”, destacou o secretário Renato Junior.

O trecho é apontado por condutores como um dos de maior retenção de veículos em horários de pico do tráfego. O projeto da prefeitura prevê a construção de um equipamento viário que tornará obsoleto os dois semáforos instalados no cruzamento da rua Rio Preto e da avenida Governador José Lindoso.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, explica que o trânsito no local é resultado do entroncamento de diversas vias de três zonas da capital, por isso foi priorizada a construção de um viaduto que vai dar maior fluidez ao tráfego naquela área.


"Essa solução vai tirar um dos movimentos do cruzamento e a gente vai conseguir que, tanto quem vem da zona Norte como quem vem aqui da zona Oeste, e quem vem da Ephigênio Salles, passe por esse lugar muito mais rápido. Assim a gente consegue dar mais velocidade, mais fluidez. As pessoas que passam por aqui vão perder menos tempo do seu trajeto diário, de casa para o trabalho e do trabalho para casa", explicou.

Os condutores já estão na expectativa pelo novo viaduto, pois o tempo de espera chega a ser de superior a 40 minutos para sair do cruzamento entre as avenidas.

“Vai ser muito bom, muito bom mesmo. Hoje a gente leva em média 30, 40 minutos para sair daqui, para passar por aqui. Então, vai ser muito bom. Está de parabéns a prefeitura", disse o militar Francisco Alderí.

O motoqueiro Lucivaldo Lima, que atua como entregador de aplicativo, conta que o viaduto vai reduzir o número de congestionamentos. "Vai facilitar muito, né? Para o cidadão que vai trabalhar de manhã cedo, às 5h, 6h. Vai facilitar muito o trajeto", disse o entregador.

A obra, inicialmente, não causará paralisação no trânsito. A previsão é que algumas intervenções sejam feitas apenas na fase de concretagem do viaduto às vigas de sustentação.

 


Fotos:Clóvis Miranda / Semcom e Márcio Melo / Seminf


Sepror entrega 90 mil alevinos em Rio Preto da Eva e chega a 379 mil alevinos entregues em todo o estado

Mais 48 piscicultores foram beneficiados, somando 220 produtores em 2024

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, nesta quinta-feira (29/02), mais uma entrega de 90 mil alevinos a 48 piscicultores do município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), somando 379 mil alevinos de tambaqui entregues a 220 piscicultores de todo o Amazonas, desde janeiro de 2024. 

A entrega aconteceu com a presença do secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, e representantes da Prefeitura e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam).

Alessandro Cohen destacou que as ações da Sepror junto aos piscicultores amazonenses continuam intensas e atendem a uma programação elaborada sob a coordenação do titular da secretaria, Daniel Borges, em cumprimento a orientações do governador Wilson Lima, no sentido de manter o setor em permanentes condições de produzir

“Estamos nos aproximando dos 400 mil alevinos entregues só este ano, e já temos agendadas entregas para março, beneficiando inicialmente os municípios de Barreirinha, Borba, Coari, Amaturá e Itacoatiara, com uma meta inicial de 100 mil alevinos”, disse Cohen.

Somente em 2024 a Sepror já fez a distribuição de alevinos em 14 municípios: Boa Vista do Ramos, Codajás, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Manaus, Iranduba, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá, Maués, Autazes, Careiro Castanho, Itacoatiara e Benjamim Constant.


Segundo projeção realizada pela Sepror, o total de alevinos entregues, 379 mil, deverá resultar na produção de 850 mil quilos de tambaqui após um ano, já descartado o percentual de perdas.


FOTOS: Divulgação/Sepror


Manausprev representa as capitais da região Norte em encontro nacional sobre Previdência Social

A Manaus Previdência, integrante da administração indireta da Prefeitura de Manaus, participou da 78ª reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), nesta terça e quarta-feira, 27 e 28/2, em Campo Grande (MS), juntamente com outros representantes estaduais e municipais. O intuito do encontro é de promover o diálogo entre os entes, e compartilhar as atualizações das questões previdenciárias do país, além de propor novas diretrizes.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, compõe o conselho como membro titular representante das capitais da região Norte, além de ser a segunda vice-presidente da diretoria executiva do Conaprev. Ela explica que os debates são relevantes e impactam diretamente na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e, consequentemente, nos serviços ofertados aos segurados e beneficiários.

“Nesses dois dias de reuniões e debates intensos discutimos temas relevantes que impactam diretamente no dia a dia e na gestão dos RPPS, como compensação previdenciária, acesso ao sistema de registro de óbitos, pró-gestão, certificação profissional de dirigentes e conselheiros, previdência complementar e indicador de situação previdenciária”, aponta.

Além dos temas em pauta, foram eleitos os novos membros para compor as comissões internas do Conaprev, bem como para o Conselho Nacional de RPPS e Conselho da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Houve, ainda, nomeação para novo exercício de alguns colegiados, e Manaus, por meio da gestora da Manausprev, Daniela Benayon, foi reconduzida como membro titular da Comissão do Pró-Gestão; e também como titular da Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes (Copajure), na pessoa do procurador-chefe da Manausprev, Rafael Lauria.

“É importante continuarmos com representatividade na Copajure, considerando que nessa comissão acompanhamos e discutimos as principais decisões judiciais que podem afetar os RPPS”, explica Lauria.

Conaprev

O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Ministério da Previdência Social, responsável por formular e propor diretrizes para as políticas públicas previdenciárias no Brasil.

É composto por RPPS de todos os Estados, 12 capitais, três municípios de médio e pequeno portes, por representantes do Ministério da Previdência Social, além da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), que representam os demais RPPS municipais, dentre outras entidades.

As reuniões são sediadas em diferentes locais, sendo que Campo Grande foi escolhida para sediar a 78ª reunião, organizada pelo Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG).

 


Fotos:- Divulgação / Manaus Previdência



Alvará 2024 está disponível para consulta e pagamento via internet

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), avisa aos contribuintes que os dados de lançamento e guias da Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF), o Alvará, exercício de 2024, já estão disponíveis no portal de serviços tributários Manaus Atende -manausatende.manaus.am.gov.br.

As regras de lançamento da taxa foram regulamentadas por meio do Decreto nº 5.831, publicado na terça-feira, 27/2, no Diário Oficial do Município (DOM).

Na página principal do portal é só clicar na logo da Semef e, em seguida, no menu “empresa”. Na página seguinte, no menu “Alvará”, basta escolher as opções disponíveis, entre elas: “Consulta de Dados Cadastrais Mercantil” e “Pagamento de Alvará”. É necessário ter em mãos o número de inscrição municipal da empresa.

“Enviaremos correspondências com as notificações de lançamento e guias aos contribuintes mercantis, mas lembramos sempre que o contribuinte pode acessar seus dados a qualquer momento em nosso portal de serviços”, alertou o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes. 

Pontes também informou que o pagamento em cota única da taxa, até o dia de vencimento, no dia 5/4, dará ao contribuinte direito a desconto de 10% sobre o valor lançado. Outra opção é o pagar em até quatro parcelas subsequentes, mas sem o desconto.

Para este exercício, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semef, contabilizou mais de 244 mil empresas lançadas em sua base de dados do Alvará, somando um lançamento de R$ 83,5 milhões.



Foto: Divulgação Semef


Amazonense lança obra inédita sobre Direito Processual em Manaus

Aniello Aufiero é um dos poucos juristas amazonenses a produzir um “Código de Processo Penal Comentado”. O lançamento será neste sábado, 02_

O Advogado Criminalista e Professor Aniello Aufiero lança no próximo sábado, 02/03, o livro Código de Processo Penal Comentado. A primeira edição da obra visa auxiliar o dia a dia dos operadores do Direito que atuam na área criminal no Brasil. O lançamento ocorre a partir das 09h no auditório do Centro Preparatório Aufiero, localizado na Rua Belo Horizonte, 1050, Adrianópolis.

O Código de Processo Penal é responsável por estabelecer as regras e os procedimentos a serem seguidos durante a investigação, julgamento e punição de crimes, regula a maneira como os casos criminais são processados. Desde a fase inicial da investigação policial até a execução da sentença penal.

A obra apresenta comentários dos 811 artigos do Código de Processo Penal brasileiro, utilizando-se da doutrina saudosa, da doutrina contemporânea e dos entendimentos jurisprudenciais. A edição, aborda a decisão do STF quanto ao juiz das garantias, o capítulo de provas na visão do STJ e posicionamentos doutrinários

De acordo com o Profº Aniello Aufiero, a obra literária desta magnitude é inédita no Amazonas e levou 10 anos para ser elaborada, escrita, produzida e por fim publicada. A proposta é oferecer uma interpretação detalhada das disposições legais, ajudando os operadores do Direito a entender o significado e o propósito de cada artigo do código

“Os comentários ajudam a esclarecer termos jurídicos complexos e a linguagem técnica utilizada no código, tornando o texto legal mais acessível para estudantes de direito, advogados e outros profissionais do campo jurídico”, afirma o autor Aufiero

O livro estará à venda no local, com um momento em que o autor vai autografar os exemplares. Mais informações sobre a programação e valores podem ser obtidas pelo Whatsapp (92) 98644-7889 ou no instagram @preparatorioaufiero.

O autor

Aniello Aufiero é advogado militante há quase 40 anos na advocacia criminal. Professor de Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB. Leciona aulas de Direito Penal no Preparatório Aufiero preparando os bacharéis em Direito para a realização do Exame de Ordem da OAB.


Foto: Divulgação 

Governo do Amazonas intensifica intercâmbio com Peru para desenvolvimento de projetos sustentáveis

Vice-governador Tadeu de Souza troca experiências sobre projetos agroflorestais no segundo dia da I Reunião do Comitê de Fronteira Norte Peru-Brasil

O Governo do Amazonas está intensificando as ações de intercâmbio com o Peru como parte das medidas de cooperação discutidas durante a I Reunião do Comitê de Fronteira Norte Peru-Brasil. O evento, promovido pelos ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Peru, terminou na tarde desta quarta-feira (28/02) na cidade peruana de Iquitos.

A delegação do Amazonas foi liderada pelo vice-governador Tadeu de Souza, que apresentou aos participantes as ações sustentáveis realizadas pelo governo Wilson Lima e reforçou o diálogo de cooperação para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas para uma economia verde na região amazônica.

”A finalidade de a gente estar hoje, aqui no Peru, é exatamente fazer esse intercâmbio, fazer essa troca de conhecimento e esse sistema de cooperação. É um pontapé inicial de um relacionamento em que a gente consegue compreender como o Peru tem desenvolvido suas cadeias produtivas ligadas a produtos da floresta”, ressaltou o vice-governador, ao visitar um projeto agroflorestal na cidade de Iquitos

Tadeu de Souza também conheceu o CITEproductivo Maynas, um centro de pesquisa e inovação, mantido pelo governo do Peru, voltado a fomentar a competitividade dos setores agroindustrial, de pesca e aquicultura da região, além de promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos e tecnologias. A instituição é voltada a atender micro, pequeno e médio empresários e empreendedores.

Do lado brasileiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atua em um projeto em 12 propriedades que visa a restauração de 50 hectares de áreas degradadas no município de Canutama (a 620 quilômetros de Manaus). A iniciativa visa incentivar as atividades de agricultores familiares da região, de forma sustentável, com regularização ambiental e enfoque na geração de emprego e renda.

Sobre o evento

O l Encontro do Comitê de Fronteira Norte Brasil-Peru marcou o primeiro encontro oficial entre autoridades amazonenses e peruanas para discutir a criação da Zona de Integração Fronteiriça (ZIF) Brasil-Peru. A meta é estimular a integração e o crescimento econômico entre os dois países, em temas como comércio e turismo, meio ambiente, assuntos sociais e facilitação fronteiriça.

Em seu discurso de abertura no primeiro dia de evento, no campus da Universidade Nacional Amazónica Peruana (Unap), Tadeu de Souza reiterou o compromisso da gestão Wilson Lima com a conservação ambiental aliada ao combate à pobreza e reforçou o compromisso do Amazonas em colaborar para o desenvolvimento regional sustentável entre as nações vizinhas.

Além do vice-governador, a delegação do Amazonas foi composta pelo coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Guilherme Vilagelim, e pela diretora de Turismo da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Emmanuelle Pampolha.



FOTOS:Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria


Prefeito vistoria obras da segunda etapa do parque Amazonino Mendes

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quarta-feira, 28/2, mais uma visita técnica para acompanhar de perto o andamento das obras da segunda etapa do parque Amazonino Mendes, localizado entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas zonas Leste e Norte da cidade.

Durante a visita, o prefeito foi acompanhado pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, para inspeção minuciosa do progresso da obra. Este espaço de lazer pioneiro será o primeiro parque linear urbano e temático do Amazonas, um marco significativo na capital.

“A obra está a todo vapor. As equipes estão a postos. A nossa estimativa de entrega é no mês de maio. Acredito que, dentro do cronograma que fizemos, em maio possamos entregar esse parque. Venho aqui pelo menos duas vezes durante o mês e assim vejo o andamento das obras, faço as cobranças, e a gente consegue cumprir os cronogramas”, disse o prefeito.

As obras estão avançando em ritmo acelerado, com equipes dedicadas e prontas para sua execução. A presença ativa do prefeito vistoriando as obras é crucial para alinhar o cronograma e ajustar os planejamentos conforme necessário, garantindo que o projeto seja entregue dentro dos prazos estabelecidos.

O prefeito e o diretor-presidente do Implurb observaram o progresso das obras da praça molhada, que abrange uma área de 3.500 metros quadrados. Ele também explorou as áreas dedicadas aos primatas, répteis, aves e orquídeas, em uma jornada pelos diversos ecossistemas que compõem a Amazônia.

“Essas visitações são muito importantes, porque a gente interage com os trabalhadores da obra, a gente percebe a empolgação deles, o comprometimento deles, faz alguns ajustes necessários de cronograma, de planejamento. O prefeito é uma pessoa muito presente nessas obras e a gente já tem como um ponto final, maio, entregar isso para a população de Manaus, que como carinhosamente o pessoal já está chamando, é a Disney Leste”, comentou o diretor-presidente do Implurb

O parque Amazonino Mendes não é apenas um espaço de lazer, mas uma expressão do compromisso da gestão do prefeito David Almeida com o desenvolvimento urbano sustentável e a preservação ambiental.

Com suas diversas áreas temáticas, o parque linear será um refúgio para a biodiversidade e um ponto de encontro para a comunidade, promovendo saúde, bem-estar e conexão com a natureza.

 

Fotos:  Dhyeizo Lemos / Semcom

 


Sine Manaus oferta 307 vagas de emprego nesta quinta-feira, 29/2

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 307 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 29/2, de 8h às 16h. O candidato precisa validar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro.

Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste

Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. 

A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas

Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de trajes como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada.


Vagas Novas – 76


1 vaga – Auxiliar de Expedição

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – auxiliar na carga e descarga de veículos, verificando os itens conforme são carregados e descarregados; auxiliar na organização das rotas de entrega, garantindo que os produtos sejam entregues de forma eficiente e no prazo.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar Administrativo – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – receber e responder chamadas telefônicas; organizar e arquivar documentos e correspondências; fazer planilhas e registros no sistema; prestar atendimento ao público; captar alunos; realizar matriculas e rematrículas.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Repositor de Mercadorias – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade - ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Atividades - realizar reposição de mercadorias nas gôndolas; verificar validade dos produtos; manter a organização e limpeza nas gôndolas; dar suporte no atendimento ao cliente.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Serviços Gerais

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter veículo próprio;

Atividades – realizar serviços de limpeza em departamentos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Churrasqueiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em cortes, pontos de assar carnes, segurança e manuseio de alimentos;

Atividades – preparar, cortar e assar carnes bovinas e suínas; realizar manutenção da churrasqueira; organizar o local de trabalho.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar Administrativo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Informática básica;

Atividades – garantir suporte administrativo e operacional às demais áreas da empresa, como atendimento telefônico, organização de arquivos, envio de documentos e gestão de planilhas.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Eletricista

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter experiência anterior com baixa e alta tensão, comando, força e controle; ter cursos, especializações e NR's relacionados à área;

Atividades – montar, ajustar, instalar, manter e reparar aparelhos e equipamentos elétricos, como motores, dínamos, instrumentos, aparelhos transmissores e receptores de sinais, aparelhos eletrodoméstico, computadores e equipamentos auxiliares e aparelhos de controle e regulagem de corrente.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Vendedor de Comércio Varejista

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência em venda de tintas;

Atividades – vender mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha; registrar entrada e saída de mercadorias; promover a venda de mercadorias e demonstrar seu funcionamento; informar sobre as qualidades e vantagens dos produtos; expor mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas; prestar serviços aos clientes (troca de mercadorias e abastecimento de veículos); fazer inventário de mercadorias para reposição; elaborar relatórios de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços; realizar outros serviços correlatos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Assistente Técnico de Processos

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter experiência em fábrica de eletroeletrônico;

Atividades – prestar assistência ao setor de produção, garantindo manutenções e reparos de produtos; conduzir treinamentos aos colaboradores da linha de produção; tratar inconsistências na linha de produção, assegurando a eficiência e continuidade da produção; realizar análise e reparo em produtos não conformes; auxiliar no processo de setup e manutenção de linha de montagem e teste, garantindo as condições necessárias para a realização; prestar suporte à linha de produção em relação às necessidades de alteração no sistema, testando após a implantação; conduzir treinamentos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente Administrativo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência prévia operacional, Excel intermediário/avançado e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – executar serviços de apoio nas áreas de administração, finanças e logística; atender fornecedores e clientes; prestar e receber informações sobre produtos e serviços; gerenciar documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário; atuar na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Limpeza

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – realizar serviços de limpeza; substituir, trocar, limpar, reparar e instalar peças, componentes e equipamentos; conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Extrusora

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Operador de Extrusora atualizado e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – operar máquina extrusora; fazer alinhamento de materiais; organizar matéria-prima; repor os insumos necessários para o processo; controlar a qualidade dos produtos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Auxiliar de Produção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Leitura de Componentes Eletrônicos ou TBO; ter disponibilidade para trabalho braçal; residir nos bairros: Alvorada, Amazonino Mendes, Aparecida, Armando Mendes, Betânia, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Machado, Colônia Santo Antônio, Compensa, Crespo, Distrito Industrial, Educandos, Glória, Japiim, Jorge Teixeira, Lírio do Vale, Morro da Liberdade, Nova Cidade, Novo Aleixo, Paz, Petrópolis, Raiz, Redenção, Santa Luzia, Santo Antônio, São Francisco, São Jorge, São José, São Lázaro, São Raimundo, Tancredo Neves, Vila da Prata ou Zumbi ;

Atividades – executar atividades relacionadas à montagem de produtos nas linhas de produção, como corte de pré-formas dos componentes a serem utilizados na montagem e na inserção em geral, revisão geral de componentes e de solda, parafusos, montagem de gabinetes e montagem manual de componentes.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Auxiliar de Produção

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência no ramo de eletrônicos; curso de Leitura de Componentes Eletrônicos ou TBO; disponibilidade para trabalho braçal; residir nos bairros: Alvorada, Amazonino Mendes, Aparecida, Armando Mendes, Betânia, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Machado, Colônia Santo Antônio, Compensa, Crespo, Distrito Industrial, Educandos, Glória, Japiim, Jorge Teixeira, Lírio do Vale, Morro da Liberdade, Nova Cidade, Novo Aleixo, Paz, Petrópolis, Raiz, Redenção, Santa Luzia, Santo Antônio, São Francisco, São Jorge, São José, São Lázaro, São Raimundo, Tancredo Neves, Vila da Prata ou Zumbi ;

Atividades – executar atividades relacionadas à montagem de produtos nas linhas de produção, como corte de pré-formas dos componentes a serem utilizados na montagem e na inserção em geral, revisão geral de componentes e de solda, parafusos, montagem de gabinetes e montagem manual de componentes.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Saladeiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Atividades – atuar na higienização de alimentos, no preparo, na elaboração de saladas e organização da cozinha.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Técnico em Sonorização

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo de validade; cursos na área de Sonorização e Sincronização, NR-10 e NR-35 atualizados; disponibilidade para viagens e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar manutenção, instalação e vistoria preventiva em equipamentos de sonorização; levantamento de material para manutenção, reparo e requisição de som completo; pequenos consertos de equipamentos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


10 vagas – Vendedor Externo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade e veículo próprio;

Atividades – planejar e discutir metas e estratégias de vendas; contatar, visitar e entrevistar clientes; demonstrar produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas; orientar, informar e visitar clientes no pós-venda; acompanhar entrega de produtos; requisitar manutenção de produtos; relacionar-se com setores da empresa.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Estoquista

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Informática básica e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar no recebimento, conferência, verificação de validade e estoque de produtos; realizar balanços, inventários e relatórios; fiscalizar a entrada, saída e a armazenagem correta das mercadorias.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Fiscal de Loja

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de formação de vigilante ou reciclagem atualizada e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – fiscalizar a entrada e saída de clientes, funcionários e mercadorias em lojas; identificar movimentos de pessoas suspeitas; fiscalizar e cumprir as normas de segurança e procedimentos administrativos, a fim de zelar pelo patrimônio físico e pessoal.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Promotor de Vendas

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter veículo próprio; Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; conhecimento em Merchandising;

Atividades – desenvolver ações para garantir a visibilidade da companhia, definir metas e indicadores, coordenar a equipe de vendas, acompanhar o processo comercial junto aos clientes, participar de eventos e realizar alinhamentos constantes com a liderança da equipe.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Mecânico de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Mecânico de Refrigeração;

Atividades – realizar instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização comercial, respeitando legislações, normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Auxiliar de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – auxiliar na instalação, manutenção preventiva e corretiva de sistemas de refrigeração e ventilação.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas no Comércio – 58


2 vagas – Gerente de Loja

Escolaridade – ensino superior completo ou cursando;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência na área comercial e como gerente de atividades exercidas com gestão de pessoas e vendas;

Atividades – realizar abertura e fechamento de loja e caixa, recrutamento e seleção de colaboradores.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Líder de Cozinha

Escolaridade – ensino superior completo ou cursando gastronomia;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade;

Atividades – supervisionar o preparo e montagem de pratos em restaurantes; orientar e verificar a elaboração de receitas; controlar o estoque de alimentos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Churrasqueiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em cortes, pontos de assar carnes, segurança e manuseio de alimentos;

Atividades – preparar, cortar e assar carnes bovinas e suínas, realizar a manutenção da churrasqueira e organizar o local de trabalho.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Confeiteiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – supervisionar e executar produção de bolos, tortas, biscoitos, salgados e outros; criar e testar novas receitas para diversificar o cardápio. 

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


12 vagas – Pedreiro 

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


25 vagas – Servente de Obras

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – preparar canteiro de obras e massa de concreto; limpar e compactar solos; verificar máquinas e equipamentos de construção civil; participar na demolição de edificações.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.



1 vaga – Analista de Recebimento

Escolaridade – ensino superior cursando administração ou logística;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – analisar e registrar o recebimento de notas fiscais de entrada de mercadorias e serviços, para conferir informações e garantir a correta aplicação da legislação fiscal.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Vendedor Externo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Informática básica;

Atividades – realizar vendas externas e em estandes dentro de condomínios.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Supervisor de Vendas Externo

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de Informática básica e experiência no ramo de telefonia;

Atividades – realizar planejamento de vendas externas; determinar metas para vendedores; gerenciar e distribuir carteiras de clientes entre os vendedores; determinar rotas de visitas; gerenciar conflitos; acompanhar o desempenho da equipe.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Artífice

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável pelos serviços de manutenção geral e pequenos reparos; contribuir com a limpeza, conservação e organização; oferecer suporte técnico e operacional para as tarefas rotineiras.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Caixa

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Atividades – receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores; atender o público na recepção; prestar informações ao público, sobre itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos e promoções; preencher formulários e relatórios administrativos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Chapeiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – atuar na produção de sanduíches, na limpeza, organização e levantamento de matéria prima necessária para produção.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Motorista de Caminhão Leve

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de Direção Defensiva e Transporte de Passageiros; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – transportar veículos com cargas ou pessoas, para itinerários definidos; elaborar rotas de transporte. Cumprir fielmente durante o trajeto, as leis do trânsito e as normas de segurança de transporte da empresa.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas na Indústria – 50


50 vagas – Auxiliar Operacional

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – vaga direcionada a candidatos que buscam novos desafios, com atuação no município de Várzea Grande (MT); ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável por executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga. 


Vagas em Serviços – 94


2 vagas – Mecânico de Autos

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade; ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – dirigir e manobrar veículos; transportar pessoas, cargas ou valores; realizar verificações e manutenções básicas do veículo.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Escrituração Fiscal

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Atividades – realizar apuração e declaração de impostos diretos e indiretos e escrituração fiscal; atender fiscalizações e participar na análise dos procedimentos tributários da empresa.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Motofretista

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – presta serviços de transporte de pequenas cargas.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga


1 vaga – Dedetizador

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade; ter disponibilidade de horário e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – dedetizar terrenos baldios, residências, prédios comerciais e órgãos públicos, para eliminar e controlar pragas.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Artífice

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – auxiliar na manutenção preventiva e corretiva de pintura, carpintaria e outras atividades inerentes à função; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes; realizar a manutenção preventiva e corretiva de rede elétrica, hidráulica, hidro sanitária, de pintura e alvenaria.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Mecânico de Manutenção de Autos

Escolaridade – ensino técnico completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso técnico de Eletricista; Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar serviços de manutenção mecânica preventiva e corretiva em equipamentos e acessórios; substituir peças, reparar e testar o desempenho; realizar testes operacionais e verificar o adequado funcionamento dos equipamentos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Operador de Empilhadeira

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter curso de NR-11 e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – manusear, transportar, movimentar e armazenar cargas de 2,5 - 16 toneladas, por meio da condução de empilhadeira.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


6 vagas – Motorista de Caminhão

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de MOPP e Direção Defensiva; Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – transportar produtos acabados e matérias-primas entre fábricas, centros de varejo e distribuição.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.



5 vagas – Motorista Carreteiro

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “E” dentro do prazo de validade;

Atividades – transportar produtos acabados e matérias-primas entre fábricas, centros de varejo e distribuição.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Mecânico de Máquinas Pesadas

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Atividades – montar, manter e reparar equipamentos mecânicos; executar manutenção preventiva e corretiva de maquinários.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Analista Fiscal

Escolaridade – ensino superior completo em ciências contábeis;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter experiência na área fiscal;

Atividades – realizar conciliações contábeis; registrar lançamentos e auxiliar na apuração de impostos; elaborar balancetes e preencher guias de recolhimento entregues aos órgãos do governo.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Limpeza

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – zelar pela guarda, conservação, manutenção, higiene e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais utilizados, bem como do local de trabalho.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


22 vagas – Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – primeiro emprego;

Atividades – limpar e conservar áreas públicas.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


20 vagas – Auxiliar de Limpeza 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atuar na limpeza do local de trabalho, controle de materiais, organização dos ambientes, atendimento e diferentes tipos de serviços de manutenção.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Artífice de Manutenção 

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-10 e NR-35; conhecimento em inspeção e diagnóstico, manutenção preventiva, segurança em reparação e resolução; documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – responsável pelos serviços de manutenção geral e pequenos reparos; prestar suporte técnico e operacional nas tarefas rotineiras.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Ajudante de Obras

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – carregar e descarregar materiais de construção, preparar canteiros de obras e limpar áreas de trabalho.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Ajudante de Obras

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – carregar e descarregar materiais de construção, preparar canteiros de obras e limpar áreas de trabalho.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.



5 vagas – Ajudante de Açougueiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho ou avulsa;

Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar desossa e limpeza de carnes vermelhas e brancas; preparar as peças de acordo com instruções recebidas da cozinha; examinar as peças de carnes recebidas, verificando se está de acordo com a aquisição, para comprovar a qualidade e a quantidade.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


5 vagas – Motorista de Micro-ônibus

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter cursos de Direção Defensiva e Transporte Coletivo de Passageiros; Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – conduzir o embarque e desembarque de passageiros; prestar orientação referentes aos procedimentos internos do veículo; executar procedimento para garantir a segurança e conforto dos passageiros; seguir as normas internas da empresa e de trânsito.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


8 vagas – Pedreiro de Fachada

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar serviços em alvenaria, concreto e demais materiais, seguindo orientações de desenhos, esquemas e especificações; utilizar técnicas, instrumentos apropriados e processos específicos da área, com o objetivo de construir, reformar ou realizar reparos em edifícios e estruturas similares.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Técnico de Refrigeração de Autos

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter conhecimento nos sistemas Denso, Termoking e Valeo; experiência com veículos de linha pesada; documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – instalar equipamentos de refrigeração e ventilação em ônibus e micro-ônibus, entre outras atividades correlatas.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.



Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) – 29


15 vagas – Repositor de Mercadorias – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Atividades – organizar, repor, conservar e precificar os produtos do estabelecimento; controlar os níveis de estoque, solicitando a compra dos materiais necessários.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Serviços Gerais – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – realizar limpeza nas dependências da empresa; remover o pó dos móveis, fazer a varredura do piso, aspirar detritos, limpar ou lavar vidros e janelas, remover o lixo das lixeiras materiais. 

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Repositor de Mercadorias – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar reposição de produtos e mercadorias nas prateleiras e gôndolas, mantendo os corredores organizados e abastecidos, observando a validade dos produtos e mantendo o superior imediato informado.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Atividades – realizar serviços de limpeza e conservação das áreas internas e externas, entre outras atividades correlatas à função.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Agente de Portaria – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – seis meses na Carteira de trabalho;             

Requisitos obrigatórios – ter curso de formação de Agente de Portaria ou vigilante; documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar controle de portaria e fluxo de pessoas; orientar visitantes, clientes e prestadores de serviço a respeito de regimento interno, normas e procedimentos nas dependências da empresa; realizar rondas; inspecionar veículos no estacionamento; ligar e desligar as luzes do campus.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


2 vagas – Auxiliar de Limpeza – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação das instalações da instituição, removendo pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – zelar pela guarda, conservação, manutenção, higiene e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais utilizados, bem como do local de trabalho; separar materiais recicláveis para descarte; executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do local de trabalho.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino fundamental completo;

Experiência – não é necessário;

Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar);

Atividades – realizar limpeza de áreas comuns, higienização de banheiros, remoção de lixo, limpeza de pisos e manuseio de equipamentos de limpeza.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


1 vaga – Assistente de Loja – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Atividades – prestar atendimento na área de vendas; auxiliar no recebimento de caminhão e arrumação de estoque.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


3 vagas – Auxiliar de Produção – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;

Experiência – não é necessário;

Atividades – controlar o estoque de matéria-prima, separar as peças para a montagem, conferir o funcionamento das máquinas, embalar os produtos, realizar a limpeza e manutenção das instalações e atender a outras demandas de produção.

Disponível até 29/02/2024 ou encerramento da vaga.


-

Fotos:Arquivo / Semcom