Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2024

Advogado de "Lucas Picolé" pede revogação da prisão preventiva do digital influencer

O digital influencer, João Lucas da Silva Alves, conhecido como "Lucas Picolé" ainda permanece preso  no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPMI), desde o dia 23 de janeiro, quando foi preso pela equipe de policiais civis e levado ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). 

Na manhã desta quarta-feira, 31/1, o advogado de defesa Vilson Benayon deu entrada no pedido de revogação da prisão preventiva com o objetivo de restabelecer a liberdade de "Picolé". Segundo a defesa o pedido não havia sido feito antes porque o processo estava em segredo absoluto de justiça, mesmo ele tendo procuração nos autos.

Vilson Benayon afirma que desde o dia da prisão de Lucas, 23/1, o mesmo estava  impedido de saber e ter acesso ao pedido que fundamentou o decreto prisional. 

"Somente hoje pela manhã protocolamos o pedido da revogação da prisão preventiva com o objetivo de restabelecer a liberdade de Lucas, por reconhecermos que foi uma prisão extremamente desnecessária que contraria o artigo 282 paragrafo 4º do CPP. Do que a prisão do réu é mais gravosa do que a própria pena em abstrato da contravenção penal que é o crime de rifa", explicou Benayon.

"Demos entrada no pedido de acesso aos autos considerando que o mandado de prisão estava em segredo de justiça e mesmo  tendo  juntado a procuração no processo, a juíza decretou a prisão de ofício do Lucas Picolé. Somente depois do cumprimento da prisão, ela enviou os autos ao Ministério Público que analisou os outros pedidos feitos na representação do delegado, porque não tinha. Quando voltou do Ministério Público, a juíza negou o pedido de bloqueio total das redes sociais por ser instrumento de trabalho dele", explicou Vilson Benayon. 

A decisão  da juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, da 4ª Vara Criminal de Manaus, de negar o bloqueio de redes sociais de 'Lucas Picolé' foi proferida no dia ,26/1, porém somente nessa terça, 30/1, o advogado de defesa tomou conhecimento e nesta quarta protocolou o pedido de liberdade do cliente.  

O pedido de bloqueio e a proibição das redes sociais de Picolé, a quebra de sigilo telemático, busca e apreensão havia sido feito pela Polícia Civil, após o influencer descumprir medidas cautelares. 

A audiência de Lucas Picolé está marcada para o dia 1º de março.


Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação


SSP-AM quer aumentar cadastro de pessoas no Banco de Perfis Genéticos do Amazonas

A inclusão visa buscar familiares para a identificação de mais de 887 cadáveres cadastrados junto ao Banco

O Banco de Perfis Genéticos do Amazonas, gerenciado pelo Instituto de Criminalística (IC), possui material genético de 887 cadáveres ainda não identificados cadastrados. Mas de acordo com a gestora do Banco, Daniela Koshikene, desde a criação, em 2011, apenas 315 familiares de pessoas desaparecidas foram à unidade para coletar amostras para a realização do confronto pericial. De acordo com a perita, o aumento de cadastro poderá ajudar na identificação dos perfis catalogados. 

A perita criminal Daniela Koshikene explica que quanto mais perfis genéticos estiverem nos bancos, que é interligado a uma rede nacional, mais célere pode ocorrer a identificação. Mas a perita ressalta que para que isso ocorra, é necessário que uma pessoa que esteja com um familiar desaparecido compareça ao laboratório de Genética Forense, onde seu material será coletado e inserido no Banco.

Os dados inseridos no Banco de Perfis Genéticos, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), permite a identificação, por meio do confronto de material genético. O sistema é operado por meio do Laboratório de Genética Forense, da SSP-AM, e todas as informações estão incorporadas ao Banco Nacional de Perfis Genéticos.

O compartilhamento de informações com outros estados, através do Banco Nacional, permite que materiais genéticos coletados fora do Amazonas também sejam confrontados para a identificação. Ao todo, o Estado tem amostras armazenadas de 315 familiares de pessoas que desapareceram desde a criação do banco de dados pelo Amazonas, em 2011.

Procedimentos

Os familiares de desaparecidos no Amazonas devem comparecer inicialmente à Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), ou à unidade policial mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência (BO).

Após os procedimentos, eles irão receber uma solicitação de perícia para a identificação de pessoas desaparecidas. Em seguida, devem comparecer ao Laboratório de Genética Forense para coletar o material que será utilizado durante o procedimento de buscas.

A gerente do Laboratório de Genética Forense, perita criminal Daniela Koshikene, explica que a identificação pode ser realizada de duas formas. A recomendação é que o material de mais de um familiar seja colhido para os procedimentos de confronto com registros de pessoas mortas que constam no banco de dados.

“A identificação pode ser feita confrontando material genético de familiares com um corpo específico que exista alguma suspeita que pode ser a pessoa desaparecida, mas também pode ser feita por meio de busca no Banco de Perfis Genéticos do Estado do Amazonas”, destaca Koshikene.

Ainda conforme a perita criminal, a busca também pode ocorrer em análises a partir de dados inseridos no banco nacional de perfis genéticos, confrontando o material coletado dos familiares.

Integração 

O banco estadual faz parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, resultado de iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das Secretarias de Segurança Pública Estaduais, que tem por objetivo propiciar o intercâmbio de perfis genéticos.

 

FOTOS: Erickson Andrade/SSP-AM

CMM realiza reunião de alinhamento com assessores de comunicação dos vereadores para 2024

Promovido a cada seis meses durante o ano, encontro foi realizado na Sala de Cinema com assessorias e Diretoria de Comunicação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), representada pela Diretoria de Comunicação (Dicom), realizou na manhã desta quarta-feira (31/01) uma reunião de alinhamento com os assessores de comunicação dos 41 vereadores da Casa legislativa.

Promovido a cada seis meses durante o ano, o encontro foi realizado na Sala de Cinema e teve como objetivo alinhar os procedimentos de trabalho das assessorias com a Diretoria de Comunicação.

Na ocasião, os assessores foram informados sobre o quantitativo de programas veiculados na TV e Rádio Câmara em 2023. Em seguida, foi anunciado o quadro de programas novos e repaginados da grade de programação para o ano de 2024.

Por fim, foram divulgadas as mudanças na identidade visual das redes sociais da Câmara Municipal, a nova estrutura da Dicom e como funcionará a abertura das atividades legislativas da CMM, no dia 6 de fevereiro.

O diretor de comunicação da CMM, jornalista Mário Marinho, avaliou a reunião como positiva e afirmou que espera cooperação entre a Dicom e os assessores.

“A gente espera que esse ano, que será um ano intenso, ele venha com muita cooperação. Nesse primeiro momento, tiramos todas as dúvidas dos assessores a respeito da dinâmica que será feita este ano. Eu espero que com o apoio dos assessores, possamos cada vez mais alavancar todas as ações parlamentares de Manaus”, ressaltou Mário Marinho.

A jornalista Beatriz Araújo exaltou a parceria do gabinete parlamentar com a Dicom, e que espera mais um ano positivo.

“A gente espera que o que foi feito em 2023, possa se repetir em 2024. Tive uma ótima parceria com a Dicom no quesito de visibilidade para o meu assessorado. Esse papel é fundamental e que essa parceria saudável continue”, contou.

O assessor de comunicação, Fred Novaes, classificou como fantástica a reunião de alinhamento, e ponderou que esses encontros trarão resultados satisfatórios ao longo de 2024.

“Esse alinhamento feito pela Diretoria de Comunicação é fantástico. O trabalho realizado busca facilitar o trabalho de nós, assessores. E isso potencializa as ações feitas pelos parlamentares. Esperamos um ótimo ano”, finalizou.



Foto: Divulgação 

Prefeito inaugura unidade de saúde na região com maior concentração indígena da área urbana de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quarta-feira, 31/1, a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, localizada na zona Oeste da cidade. A nova estrutura vai ampliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde da população dos bairros Tarumã e Tarumã-Açu, região que concentra 34,5 mil pessoas e tem a maior população indígena da área urbana da capital, abrigando 35 etnias.

Segundo o prefeito, a estrutura, com 1,2 mil metros de área construída e capacidade para realizar até 24 mil procedimentos por mês, muda a realidade da comunidade.

“A zona Oeste, o Tarumã, era um dos grandes vazios assistenciais que nós tínhamos na cidade de Manaus. Hoje, as comunidades dessa área têm uma grande UBS, porte 4, com quatro equipes de saúde básica para atender a população e, assim, dar dignidade aos nossos irmãos. Hoje, essas pessoas têm uma unidade básica com 1,2 mil metros quadrados, que vai atender até mil pessoas por dia, com 49 ambientes diferentes, isso é dignidade”, assegurou Almeida.

Construída no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos de R$ 6,1 milhões, a USF foi desenhada para oferecer acessibilidade, conforto e segurança a servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O prédio conta com dois pisos e 54 ambientes equipados para os atendimentos básicos de saúde.

A estrutura é a segunda de porte 4 totalmente construída na atual gestão, que já entregou outras 67 obras, entre reformas, revitalizações e ampliações, para fortalecer a rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na unidade, serão oferecidas consultas médicas em clínica geral, de enfermagem e odontológicas, exames laboratoriais, ultrassonografia, exames específicos como o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, e dispensação de medicamentos, inclusive antibióticos e outros de controle especial, como informou a secretária de Semsa, Shádia Fraxe. 

“Aqui era uma grande área de vazio assistencial, onde as pessoas tinham que se deslocar para muito longe para ter um atendimento. Então, pensando nisso, o prefeito nos determinou que fizéssemos um estudo de georreferenciamento e foi possível iniciar o projeto para a construção de uma unidade de saúde porte 4. Essa região tem cerca de 36 mil habitantes que serão beneficiados com atendimentos clínicos, odontológicos, toda a carteira de serviço da atenção básica e ampliação do serviço de medicamentos”, afirmou Fraxe

A solenidade de inauguração contou também com a presença das assessoras técnicas Aline Gonçalves Pereira e Maykeline dos Santos Leite, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, da diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane-ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, além de lideranças indígenas e comunitárias.

Outros serviços

Além disso, serão realizados planejamento reprodutivo, pré-natal, imunização, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes e desenvolvidos os programas de controle da tuberculose, da hanseníase e do tabagismo. Com ações de atenção à saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, a USF vai realizar também o acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais. 

Oitos equipes profissionais serão responsáveis pela assistência, sendo quatro de Estratégia de Saúde da Família (e-SF) e quatro de Saúde Bucal (e-SB). As equipes incluem médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além de servidores da área administrativa. Por sua localização em território de grande concentração indígena, a unidade terá ainda agentes indígenas de saúde. 

A USF vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e o acesso dos usuários aos serviços oferecidos será por meio de agendamento realizado presencialmente. Além dos atendimentos na própria unidade, as equipes farão visitas domiciliares para acompanhamento dos que residem naquele território 

Grande Porte

Os dois pisos do prédio incluem oito consultórios clínicos, quatro consultórios odontológicos, consultório farmacêutico, recepção, duas salas de espera, farmácia e salas para estoque de medicamentos, coleta para exames laboratoriais, inalação, observação, preparo, vacina, curativo, procedimentos e escuta qualificada. A unidade também conta com escovódromo, ambientes para lavagem e esterilização de materiais e ambientes para procedimentos administrativos, como sala multiprofissional, almoxarifado, copa e vestiários.

A USF Parque das Tribos segue o mesmo padrão da USF Prefeito Amazonino Mendes, inaugurada em outubro do ano passado no bairro Lago Azul, zona Norte. As duas fazem parte do conjunto de 13 unidades de grande porte previstas pela gestão municipal. Sete dessas unidades já estão em andamento. Além dessas, o município trabalha na reforma e ampliação de 11 unidades, incluindo quatro de grande porte, e deverá iniciar mais 20 obras, garantindo o incremento da rede de assistência e mais qualidade no acolhimento e na prestação dos serviços de saúde à população de Manaus.

 

Fotos: – Valdo Leão/Semcom e Gian Silva/Semcom

 


Polícia Civil prende indivíduo que desferiu cerca de cinco facadas em jovem no bairro Tarumã

 

A vítima sobreviveu aos ferimentos. Crime foi motivado por ciúmes da ex-namorada

Policiais civis do 20° Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, na terça-feira (30/01), Weslen Salomão Oliveira Silva, 23, por tentativa de homicídio contra um jovem de 20 anos. O crime ocorreu no dia 27 de novembro de 2023, na comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

De acordo com o delegado Fabiano Pignata, titular do 20° DIP, na ocasião do crime, Weslen desferiu cerca de cinco facadas na vítima, que sobreviveu aos ferimentos. A motivação seria ciúmes da ex-namorada dele, que estaria com o jovem.

“Desde a data do fato estávamos em diligências em busca do paradeiro do indivíduo. Na noite de ontem, recebemos denúncias anônimas informando que Weslen estava em uma casa no bairro São José Operário, zona leste da cidade. Fomos ao endereço e cumprimos o mandado de prisão em seu desfavor”, disse o delegado.

Weslen Salomão Oliveira Silva responderá por tentativa de homicídio. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

 

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.

TRE-AM cassa mandato de Silas Câmara

A votação no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aconteceu nesta quarta-feira (31/01), após pedido de vistas do juiz Marcelo Vieira.

O Deputado Federal Silas Câmara do partido Republicanos teve o mandato cassado por quatro votos a dois, por gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2022.Apesar da decisão do TRE-AM, o político informou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Silas Câmara estava sendo julgado por gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral no ano de 2022. A representação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Em caso de cassação, o relator do caso solicitou que os votos do deputado federal não fossem computados para fim de quociente eleitoral. Com os votos a favor, além de Silas, o deputado Adail Filho também do partido Republicanos, perde a vaga.

Por meio de nota, a Assessoria Jurídica de Câmara informou que o parlamentar recorrerá da decisão.

"A decisão foi formada por pequena maioria de votos e contrariou a posição anterior do próprio TRE-AM, que aprovou as contas do Deputado. A confiança na reversão do julgamento é total e o Deputado continuará no exercício pleno de suas responsabilidades enquanto aguarda a apreciação do caso em definitivo pela Justiça Eleitoral", diz a nota.

 Alfredo Nascimento do PL e Pablo Oliva do União Brasil podem assumir as vagas, caso o recurso impetrado no Tribunal Superior Eleitoral TSE, seja rejeitado pela corte eleitoral.


Fonte: TRE-AM

Foto: Divulgação

Em uma semana, PC-AM prende homem que tentou matar a ex-companheira em Iranduba

O crime ocorreu no dia 24 de janeiro deste ano e a vítima foi encontrada agonizando em uma área de mata próximo a sua casa

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), cumpriu, nesta quarta-feira (31/01), mandado de prisão preventiva de um homem, 32, por feminicídio tentado contra sua ex-companheira, 28. O crime ocorreu no dia 24 de janeiro deste ano, no bairro Dom Lopes, naquele município.

Conforme o delegado Raul Augusto Neto, titular da unidade policial, a vítima foi encontrada agonizando em uma área de mata próximo a sua residência, devido a um golpe de faca que levou na região da costela. Ela foi conduzida a uma unidade hospitalar da cidade para receber os cuidados necessários.

“Em depoimento na delegacia, a vítima contou que estava separada do autor há cerca de um mês. E contou, ainda, que ele era muito ciumento e passou a ameaçá-la após a separação. No dia do fato criminoso, ele foi até à residência dela para tentar reatar o relacionamento de quatro anos. Diante da recusa da mulher, ele desferiu uma facada em suas costas”, contou.

Segundo o titular, o homem é contumaz na prática de violência doméstica contra ex-companheiras. Ele tem um histórico de 13 Boletins de Ocorrência (BOs) em seu nome, registrados entre 2015 a 2020.

O homem responderá por feminicídio tentado e será encaminhado à audiência de custódia, onde ficará à disposição da Justiça.

 

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Com apresentação de Daniel Munduruku, livro do escritor indígena Jaime Diakara chega às livrarias nesta semana

 A obra é a primeira a ser publicada dos 20 escolhidos pela Valer – do Concurso Frauta de Barro – 2023

O livro 'Um conto nunca contado', do escritor indígena e antropólogo Jaime Diakara, chegou no catálogo da Valer e nas livrarias que vendem os títulos da editora amazonense nesta semana. A obra conta com a apresentação do escritor, ativista e ator indígena Daniel Munduruku. O livro é o primeiro a ser publicado, dos 20 escolhidos pela Valer, do Concurso Frauta de Barro – 2023, sem custo para autores.

'Um conto nunca contado' traz uma história provinda dos tempos ancestrais, tempos que se perdem, rodopiam e retornam, cumprindo o eterno retorno do mesmo. Com a obra, ouvimos a voz de outro povo, o Dessana; de um mundo no qual o homem escuta e busca conselhos com a Natureza, no qual os vivos não se distanciam dos seus Deuses e dos seus ensinamentos. Além disso, o livro tem ilustrações produzidas pelo autor.  

De acordo com Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer e autora do livro 'Para aquém ou para além de nós’, ao ler o livro, não é preciso ser um profundo conhecedor dos povos indígenas brasileiros para adentrar no universo que colide com a sabedoria dessana. 

"Diakara é um autor comprometido com o seu povo. Autor de obras como “Gaapi”, por exemplo, ele traz até nós o conhecimento e sabedoria indígenas, contribuindo para a formação de um pensamento para o futuro", explicou Neiza. 

Daniel Munduruku confessou que ao ler a obra de Jaime Diakara se sentiu completo, trafegando pelo mundo inominável do mistério e adentrando nele com a inocência de quem precisa contemplar o Todo para sentir-se completo

"Foram todos esses sentimentos que eclodiram em mim quando tive a oportunidade de conhecer a obra deste grande antropólogo Jaime Diakara[...] Ele consegue ser este contador de histórias, sábio, profeta que nos remete ao princípio sem precisar explicar absolutamente nada porque a história basta a si mesma."

Na apresentação, Daniel Munduruku ainda explica que ao ler esta obra, é justamente mergulhar na completude, porque só se pode ser completo quando a gente se percebe parte do inexplicável e inominável. "É, de fato, um mestre falando de si, de mim, de nós, num único movimento. Nesse mundo, não há inimigos ou subalternos; não há patrão e empregados; não há sábio e ignorante. Tudo faz parte de um mesmo processo que nos conduz ao seu início que é, também, seu fim.", escreveu.

E continuou: "Esta é a magia das histórias. Este é o método pedagógico criado pela ancestralidade para não nos permitir perder o caminho e esquecer a identidade que nos guia. Jaime faz isso com coragem e sensibilidade. Não será preciso entender todos os processos que regem a cultura de seu povo, os Dessana, para mergulhar na narrativa que ele nos propõe. Não se necessita conhecer os povos indígenas brasileiros para adentrar no universo que colide com a sabedoria dessana.". 

Munduruku ainda finalizou explicando que as histórias permitem lembrar quem somos, de onde viemos, o que fazemos neste mundo e para onde iremos quando a hora de nossa passagem chegar. Elas dão sentido ao existir e mesmo ao não existir, pois nos permitem entender que somos partes de um todo que não começou em nós e não terminará em nós. 

Confira um trecho do livro:

Sabia que na aldeia existia o telão?

É, a história começa assim: no universo, na boca da noite bem estrelada, na porta da maloca, saindo fumaça de cigarro, o rito do canto peculiar dos grilos da noite, o coaxar dos sapos, meus gritos e o ressoar do som da minha flauta de ossos, compunham uma noite de festa. Em meio à agitação, abria-se um telão no universo com uma imagem de um kumu, Dihputiro Porü, grande especialista e conhecedor de ritos.

Admirados, as indagações começaram a ganhar vida por ali:

- O que está acontecendo?

Sobre Jaime Diakara

Indígena do povo Dessana, do Grupo Wari Diputiro Porã. É graduado em Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), agente cultural, escritor, professor indígena, conhecedor sobre cosmologia Dessana, contador de história e ilustrador.

Para quem se interessou pelo livro, basta acessar o site editoravaler.com.br ou entrar em contato pelo nosso whatsapp 92 99613-1113.


Fotos:Divulgação ascom

Escola Pública de Trânsito deve ampliar capacitação profissional e abrir novas oportunidades

Escola vai ofertar cursos de capacitação, ações e projetos educativos

A Escola Pública de Trânsito (Eptran), inaugurada na terça-feira (30/01), deve trazer benefícios à população ao oferecer espaços dedicados ao ensino teórico e prático, formando condutores conscientes e capacitando profissionais para contribuir com um trânsito mais seguro. A unidade, criada pelo Governo do Amazonas e coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), está situada no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

A iniciativa despertou o interesse de Jean Wan Damme, técnico de enfermagem que atua em moto resgate, com a prestação pré-hospitalar a vítimas de trauma, principalmente em acidentes de trânsito. Jean busca a qualificação para aprimorar seu currículo e prática profissional.

“Aqui é para compartilhar conhecimento depois de formado, algo essencial para a sociedade e para discutir questões de leis de trânsito. É um upgrade para trabalhar nas motos com mais segurança e compartilhar com colegas de trabalho. Tem oportunidade para vários cursos como direção defensiva e transporte de produtos perigosos”, disse o jovem.

A Eptran, com aproximadamente 1.250 metros quadrados e capacidade para 180 alunos, apresenta quatro salas de aula, uma sala de prova de Legislação de Trânsito, estúdio de gravação para ampliar o alcance institucional, um auditório flexível para 100 pessoas (divisível em dois) e uma biblioteca equipada com simulador de trânsito.

A pedagoga Márcia Veloso participou da aula inaugural de formação de instrutores e acredita que a escola será um espaço de muitas oportunidades para a população.

“A população tem mais um instrumento de conhecimento. Isso é de suma importância, principalmente quando se trata de trânsito, de educação. Eu quero, além de trazer mais conhecimento para mim, trazer também para as pessoas que eu conheço. É uma excelente iniciativa e com certeza isso vai entrar para a história e ser exemplo para outros estados”, afirmou Márcia.

Inscrições Abertas

A Eptran está com inscrições para cursos como Instrutor de Autoescola, Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, Atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Instrutor e de Transporte Escolar, além de Direção Defensiva, Condutores Especializados de Veículo de Emergência e Transporte de Coletivo de Passageiros.

Os interessados podem se inscrever presencialmente na secretaria da Escola Pública de Trânsito do Amazonas. Para mais informações, contate a secretaria da Eptran pelos telefones: (92) 3643-0092 / 3643-0057. Mais informações também disponíveis no site www.detran.am.gov.br.

 

Fotos: Alex Pazuello/Secom

Imóveis, praças e armazéns do Centro passam por vistoria e monitoramento sobre conservação

Para atualizar o Decreto Municipal 7.176/2004, a Prefeitura de Manaus está realizando trabalhos de vistoria técnica e monitoramento de unidades históricas do Centro, incluindo 1.656 imóveis e terrenos, dez praças e 11 armazéns de porto. As ações são realizadas todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde.

O conjunto está listado no decreto que estabelece o setor especial das unidades de interesse de preservação no centro histórico, e as edificações e lotes passam por inventário realizado pela equipe da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


Os trabalhos iniciaram pelas avenidas 7 de Setembro e Joaquim Nabuco, incluindo verificação in loco dos imóveis; situação e condição do bem, se está em uso, abandonado ou em depredação; adequação de publicidade; e atualização da ficha de cadastro. Também em campo, os arquitetos e técnicos do Implurb vão verificar possíveis danos aos prédios, casarões e similares, assim como se ocorreram alterações no patrimônio ou obras irregulares.

A ficha de cadastro serve para identificação, catalogação e proteção dos bens de valor significativo, apresentando informações como condições estruturais; níveis de umidade e condições ambientais; segurança contra incêndios; mudanças de uso e riscos de vandalismo; manutenção e reparos, com registro de obras e intervenções realizadas; e acessibilidade. Durante a vistoria e monitoramento ainda serão feitas novas fotos.

“O monitoramento é importante para atualizar os cadastros e fazer verificação de como esses imóveis e bens se encontram ao longo dos anos, incluindo a identificação dos prédios abandonados. E nos abandonados se confirma o estágio, se vem sofrendo vandalismo e depredação de terceiros, ou invasão para serem usados de forma inadequada, como moradia insalubre, por exemplo”, explicou a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Landa Bernardo.

A arquiteta ressalta a importância dos moradores do Centro de manterem seus imóveis bens conservados e com manutenção, especialmente os que fazem parte da listagem do Centro Antigo. “As unidades particulares são de responsabilidade de seus proprietários. E esse trabalho vai ajudar a prefeitura a ter essa visão da conservação, mas também a população pode auxiliar informando e denunciando se tem algum patrimônio sendo depredado. A salvaguarda e a manutenção destes imóveis são de responsabilidade dos seus donos e os proprietários precisam começar, realmente, a conservar, manter, proteger, evitando o abandono, o vandalismo e a ocupação indevida, garantindo a preservação da edificação e a segurança do entorno”, comentou Landa.

É na vistoria que se realiza o registro fotográfico do local e seu entorno imediato, o qual passa a integrar o histórico do estoque de bens protegidos. Nas vistorias, os dados e imagens das unidades de interesse de preservação servem para abastecer o banco de dados no Implurb, no sistema ArcGis.

Com a ação em campo, é possível incluir ou até mesmo excluir unidades, de acordo com as respectivas informações coletadas de preservação até descaracterização completa.

A Gerência de Patrimônio (GPH) tem atendimento presencial às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h, mas denúncias e informações podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.

Território

A revitalização, requalificação e regeneração do Centro Histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento da região central, local que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. A Prefeitura de Manaus lançou, em 2021, o programa “Nosso Centro”, que visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

 

Fotos:Valdo Leão/Semcom



UEA abre submissões para 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

Com o tema "Os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos", o evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas ao turismo

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou a abertura das submissões de trabalhos para o 8º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), que será realizado no período de 27 a 30 de maio de 2024, em Manaus. Em paralelo, acontecerá a II Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 10 de fevereiro.

Com o tema "Os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos", o evento tem como objetivo principal compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas ao tratamento de dados da atividade turística. A iniciativa visa subsidiar o planejamento e a tomada de decisões com foco na governança dos destinos turísticos, visando o desenvolvimento econômico do setor.

Representantes de mais de 60 Observatórios de Turismo do Brasil que integram a Rbot e de outros países convidados estarão presentes no evento. Além disso, a II Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica promoverá exposições de trabalhos sobre a atividade turística, compartilhando o conhecimento científico e ampliando a reflexão sobre o tema.

Os trabalhos devem estar relacionados à área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, incluindo Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, e podem abordar uma variedade de temas, desde análise de mercado até práticas sustentáveis e inovação.

Os participantes podem escolher entre duas modalidades de apresentação: banner com exposição oral ou slides com exposição oral. Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores relacionados aos Grupos Temáticos.

As submissões de trabalhos podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/viii-encontro-da-rede-brasileira-de-observatorios-de-turismo/ 

Para mais informações, acesse o edital abaixo:

https://www.even3.com.br/viii-encontro-da-rede-brasileira-de-observatorios-de-turismo/



Fotos: Arquivo/UEA

Carnaval na Floresta: campanha contra o assédio e violência terá postos de acolhimento e orientação para brincantes

Ações integram planejamento para evitar violações de direitos humanos

Para prevenir violações de direitos humanos e conscientizar a população, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vai levar para as ruas a campanha "Carnaval na Floresta - Livre de Assédio e Preconceito". Durante todo o período carnavalesco, serão realizadas ações nas principais bandas e blocos de rua, além do Desfile das Escolas de Samba de Manaus e o Carnaboi 2024.  

As atividades são para garantir os direitos das mulheres, idosos, crianças e adolescentes, e pessoas com deficiências (PcD). Além das tradicionais abordagens, o executivo estadual vai ampliar a sua atuação para a campanha abrindo postos de atendimento para vítimas e garantir uma ação de cidadania.   

Para 2024, uma das novidades é o Posto de Acolhimento da Sejusc, o espaço será montado no Desfile das Escolas de Samba de Manaus e no Carnaboi, para receber vítimas de violência e assédio. Uma equipe técnica psicossocial irá atuar no local, com o apoio das equipes de saúde e segurança, acolhendo a população, direcionando os casos e tomando as medidas cabíveis em cada denúncia ou abordagem.  

Outra novidade para os dois eventos é a Central de Achados & Perdidos, que vai funcionar com foco em recolher documentos encontrados durante os desfiles. O público poderá fazer a retirada dos documentos no posto da Sejusc durante o evento ou posteriormente, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Parque 10 de Novembro. 

Abordagens orientativas 

As ações preventivas ao público com informações acerca das violações de direitos humanos e apresentação de canais de denúncias continuam neste Carnaval. Este ano, mais de 200 profissionais estarão envolvidos no período carnavalesco.

As equipes estarão distribuídas estrategicamente entre os eventos,  tanto para ações de prevenção, quanto para orientar pais e responsáveis sobre a presença de crianças e adolescentes, conforme a Portaria de Grandes Eventos, da Justiça do Amazonas.

Campanha 

A campanha “Carnaval na Floresta - Livre de Assédio e Preconceito” será reforçada com os organizadores das festas, através da disponibilização de vídeos orientativos e material gráfico. Uma cartilha digital com os principais canais de denúncia e formas de identificar uma violência está disponível no site www.sejusc.am.gov.br, na aba Cartilhas e Informativos e pode ser acessada pelos brincantes.

Caso os organizadores tenham interesse em aderir o material, eles podem ser solicitados via e-mail ascom.sejusc@gmail.com 

 

 

Fotos: Ygson França/Sejusc

Casa de Praia Zezinho Corrêa sedia ‘1º Carnaval Kids’ neste domingo, 4/2

Administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), a Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai sediar, neste domingo, 4/2, o primeiro Carnaval Kids que contará com duas atrações locais: o grupo Calçada e a banda Di Bubuia. Aos interessados em prestigiar, o espaço está localizado no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da capital.

Os shows vão começar a partir das 17h, com entrada franca para todas as idades. Entre os destaques do dia, está o grupo Calçada, trazendo o samba raiz que atualmente é composta por Vanjo (repique e voz); Sidney Braga (cavaco, sax e voz); Eliezer (pandeiro e voz); Marcondes (bateria) e Marlon (percussão em geral).

“A Casa de Praia é um ambiente destinado ao desfrute do lazer, empreendedorismo e à promoção da nossa rica cultura. É importante ressaltar que estamos adentrando o mês do Carnaval, portanto, convidamos todos a aproveitarem esse espaço. Convide sua família para apreciar o show especialmente preparado para as crianças”, afirmou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Na sequência de shows, as apresentações vão continuar com a banda Di Bubuia fazendo um WorkShow durante a “Tardezinha” na Casa de Praia. Considerada a primeira banda do Amazonas a fazer música exclusivamente para crianças, o grupo iniciou seus trabalhos em 2000, tocando na noite MPB e música alternativa, sempre apresentando as composições de seus músicos.

O espaço também dispõe de restaurantes, playground para crianças e uma bela vista à beira-rio.


Fotos – Arquivo/Semcom

Chegada do navio Viking Sea nesta terça-feira abre a temporada 2023/2024 de cruzeiros em Manaus

O navio norueguês MS Viking Sea chegou a Manaus nesta terça-feira, 30/1. O cruzeiro, que saiu de San Juan (capital de Porto Rico), é o segundo a ancorar no Porto de Manaus, após a liberação das ancoragens para embarcações deste porte, trazendo 928 turistas e 465 tripulantes. Pelo menos 95% são turistas norte-americanos.

A Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está nos CATs do Porto de Manaus e do Pavilhão Universal, localizado em frente à Praça Tenreiro Aranha, recebendo os turistas, além de realizar pesquisa de satisfação e entrega de informativos sobre a cidade de Manaus

O diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, destacou a movimentação financeira para Manaus, por meio desses turistas, e a importância de aumentar o fluxo turístico na capital amazonense

“Manaus se torna cada vez mais um dos destinos turísticos mais procurados e os turistas de outros países geram um fluxo financeiro muito grande para a cidade. Então, estamos preparados para receber esses turistas que geram muita receita e, consequentemente, fomentam o turismo na Amazônia”, explica Rodrigues.

Os passageiros do Viking Sea permanecem na cidade até esta quarta-feira, 31/01, quando sairão de Manaus em voo charter; no mesmo dia, chegarão em terras manauaras, também em voo charter, mais 800 turistas vindos de Miami. Eles embarcarão no navio, com previsão de saída às 14h de quinta-feira, 1º de fevereiro, seguindo para Parintins

A passagem do navio por Manaus vai gerar uma receita estimada em R$ 8 milhões. A temporada de cruzeiros 2023/2024 se estenderá até o mês de abril.


-

Fotos: Cadu Castro / Manauscult



Detran-AM abre inscrições para nove cursos na Escola Pública de Trânsito

Instrutor de Autoescola e Direção Defensiva são alguns dos cursos que serão oferecidos em fevereiro

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que estão abertas as inscrições para os cursos de Instrutor de Autoescola, de Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, Atualização de CNH, Instrutor  de Transporte Escolar, além de Direção Defensiva, Condutor Especializado de Veículo de Emergência e Condutor Especializado em Transporte de Coletivo de Passageiros. Todos irão iniciar em fevereiro, e ocorrerão na sede da Escola Pública de Trânsito (Eptran).

Os candidatos interessados devem procurar, de forma presencial, a secretaria da Eptran-AM, localizada no posto da instituição, no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Para mais informações, basta entrar em contato por meio dos números (92) 3643-0092 ou 3643-0057.

Para os interessados no curso de Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, um dos requisitos é ser maior de 21 anos, ter comprovação de escolaridade de Ensino Médio, apresentar o certificado de conclusão do curso específico de capacitação para instrutor de trânsito realizado pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou por entidade credenciada.

Já para o curso especializado para Condutor de Transporte de Coletivo de Passageiro, os critérios são: ser habilitado na categoria “D” e “E”, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Para o curso especializado para Condutor de Veículo de Emergência, os critérios são: ser habilitado nas categorias “A”, “B”, “AB”, “C”, “D” ou “E”, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Já os interessados no curso de Instrutor de Autoescola, os critérios adotados são: estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria “B” ou “AB” ou já possuir categorias “C”, “D” ou “E”, Ensino Médio completo, não possuir Pendência Administrativa (infrações que geram suspensão do direito de dirigir).

Aqueles interessados em realizar o curso de Direção Defensiva, devem  atentar aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) ou declaração escolar, caso ainda esteja cursando; ser habilitado em qualquer categoria.

Digital

Já os interessados nos cursos de atualização para Condutor de Transporte Escolar, Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podem realizar a inscrição por meio do site digital do Detran (digital.detran.am.gov.br) ou o usuário poderá procurar um posto de atendimento do Detran-AM. A oferta estará disponível até completar o número total de vagas oferecidas.


Fotos: Divulgação/Detran-AM

Arte: Detran-AM

 

TCE-AM determina que ex-presidente da Câmara de Rio Preto da Eva devolva R$ 1,1 milhão aos cofres públicos

Em decisão unânime, os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgaram irregulares as contas do ano de 2022 da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, e determinaram que o então presidente, Francisco Aurelio Felix Nogueira, devolva aos cofres públicos o total de R$ 1,1 milhão entre multas, glosa e alcance. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (30), durante a 2ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno.

Conforme o relator do processo, conselheiro Josué Cláudio Neto, entre as irregularidades identificadas no processo estão contratos que não foram disponibilizados para a comissão de inspeção presencial do Tribunal de Contas e que também não foram encaminhados mesmo após o gestor ter sido notificado, caracterizando omissão por parte do ex-gestor.

Ainda conforme o voto, o ex-gestor abriu mão do seu direito de apresentar defesa sobre as irregularidades apontadas pelo corpo técnico do TCE-AM e foi julgado à revelia. Ele possui 30 dias para devolver os valores devidos aos cofres públicos ou para recorrer da decisão do Tribunal Pleno.

Outra reprovação

Ainda durante a sessão, os conselheiros desaprovaram por unanimidade as contas do ano de 2022 da Câmara Municipal de Fonte Boa, com aplicação de multa no valor de R$ 18,4 mil ao gestor responsável, Arthur Lisboa da Silva, e determinação para que a atual gestão do órgão promova o efetivo controle de entrada e saída dos materiais adquiridos.

Ao todo, os conselheiros julgaram 56 processos durante a 2ª Pauta Ordinária do Pleno,que foi conduzida pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

A 3ª Sessão Ordinária foi convocada para o dia 5 de fevereiro, próxima segunda-feira, a partir das 10h.

Relatorias definidas

Também durante a sessão, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins divulgou a relatoria das contas do Governo do Amazonas referentes ao exercício de 2024, que ficará

a cargo do conselheiro Fabian Barbosa. A relatoria das contas da Prefeitura de Manaus deverá ser definida na próxima sessão.


Foto: Joel Arthus

Wilson Lima inaugura Escola Pública de Trânsito para capacitações com inscrições já abertas

Destinado a cursos, ações e projetos educativos e de formação para o trânsito, o espaço funciona no posto do Detran-AM no Shopping Manaus Via Norte

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (30/01), o espaço físico da Escola Pública de Trânsito (Eptran). Criada em 2021, pelo Governo do Amazonas, a unidade de formação coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) funciona no posto da instituição localizado no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

O Amazonas é o primeiro estado brasileiro a implementar a Escola Pública de Trânsito com um programa voltado para crianças e adolescentes, o CNH na Escola, conforme preconiza a recente mudança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Segundo o governador do Amazonas, o novo espaço passa a ficar à disposição para oferta de formações e parcerias ligadas ao trânsito, oportunizando, principalmente, uma melhor educação para o trânsito, a fim de reduzir cada vez mais acidentes graves e fatais.


“A gente está entregando hoje mais uma estrutura importante para o trânsito, com dois objetivos: de educar para reduzir o número de acidentes, o número de óbitos no trânsito; e, segundo, para a geração de emprego e renda para dar oportunidade para as pessoas, sobretudo aquelas de baixa renda”, destacou o governador Wilson Lima.

Estiveram com o governador o vice Tadeu de Souza; o secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo de Lima Catão; os deputados estaduais Joana Darc e Ednailson Rozenha; além do diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá; entre outros representantes de órgãos e instituições ligados ao trânsito.

A unidade possui, aproximadamente, 1.250 metros quadrados e capacidade para até 600 alunos em três turnos, contando com quatro salas de aula e uma sala de prova de Legislação de Trânsito, além de estúdio de gravação para ampliar o alcance da instituição para o interior do estado, um auditório com capacidade para 100 pessoas (podendo ser dividido em dois) e uma biblioteca com simulador de trânsito

“Eu queria elogiar essa iniciativa do Governo do Estado e do Detran do Amazonas. É realmente uma iniciativa pioneira e ela vai ao encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões. A gente vai fazer visitas em todo o Brasil, em todo o país, e aqui o exemplo do Amazonas, com essa iniciativa da Escola Pública de Trânsito, que vai ao encontro de tudo que a gente precisa”, avaliou o gestor do Senatran, Adrualdo Catão.

Serviços

Com inscrições já abertas nesta terça-feira (30/01), a escola vai oferecer cursos, ações e projetos educativos e de formação do Detran-AM, incluindo capacitação, especialização e atualização de servidores, de profissionais envolvidos no sistema de trânsito e do condutor infrator, além dos três projetos do programa “Detran Cidadão”: “CNH na Escola”, “Motociclista Legal” e “CNH Social”, que beneficiam amazonenses com a gratuidade no processo de formação de condutores e na emissão da carteira de habilitação.

“A escola pública tem dupla função: não apenas formar profissionais, mas transformá-los em condutores melhores no dia a dia e preparar as novas gerações, como o governador enfatizou no discurso dele. É uma determinação do Código de Trânsito e da Senatram que a gente consiga formar os condutores para o futuro”, informou o diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá.

Pioneirismo

A Escola Pública de Trânsito do Amazonas foi criada em cumprimento artigo 74, §2º, do CTB, que estabelece que órgãos e entidades executivas de trânsito devem promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento do espaço nos moldes e padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ainda em 2021, o Detran Amazonas assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar para o projeto “CNH na Escola”. 

Também já estão em tratativas a possibilidade de parcerias com outros órgãos estaduais, a exemplo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Administração (Sead) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Cursos na Eptran

Atualmente, a Eptran está com inscrições abertas para os cursos de Instrutor de Autoescola, de Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, Atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Instrutor e de Transporte Escolar, além de Direção Defensiva, Condutores Especializado de Veículo de Emergência e Condutores Especializado em Transporte de Coletivo de Passageiros.

“Fazer parte da primeira escola de trânsito daqui do Detran é uma honra. Participando desse curso, eu almejo cargos maiores na empresa que eu trabalho, futuramente também trabalhar como instrutor, poder formar novos condutores de trânsito", disse o motorista Thiago Noronha, que participou da aula inaugural de Formação de Instrutores.

Os candidatos interessados devem procurar, de forma presencial, a secretaria da Escola Pública de Trânsito do Amazonas. Para mais informações podem entrar em contato com a secretaria do Eptran por meio telefone: (92) 3643-0092 / 3643-0057. Mais informações podem ser obtidas no site www.detran.am.gov.br.


FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom


Prefeitura apresenta esquema de trânsito e transporte para desfiles das escolas de samba e bandas da Bica e Difusora

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa, nesta terça-feira, 30/1, o planejamento das ações de trânsito e transporte que vão monitorar as áreas próximas ao Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, para os desfiles das escolas de samba neste Carnaval 2024. As ações incluem o perímetro de interdição viária, efetivo de servidores e linhas de ônibus do transporte coletivo que estarão disponíveis até o término do evento.
 
Para o desfile das escolas dos grupos de acesso, especial e bandas e blocos de Carnaval deste ano, aproximadamente 260 agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e fluidez nas vias.
 
Desfiles das escolas de samba no sambódromo, 1º/2 e 2/2
Nos dias 1º e 2/2 – Quinta e Sexta-Feira, das 16h às 5h (grupos de acesso) – Haverá interdição total da avenida Flaviano Limongi (ao lado do sambódromo). O fechamento da via seguirá até o final dos desfiles do grupo especial.
 
-A avenida Pedro Teixeira terá duas faixas interditadas em frente ao sambódromo para a segurança dos pedestres.

 
-A rua Lóris Cordovil, atrás do sambódromo, terá duas faixas da esquerda interditada, ficando as demais faixas para a circulação de veículos.
 
Desfile Grupo Especial - 3/2, Sábado
 – A partir das 7h, interdição da avenida do Samba, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.
 - Avenida Pedro Teixeira – Trecho da rua Francisco Orellana até a Constantino Nery.
 
- Interdição da avenida Lóris Cordovil, no trecho entre a alameda do Samba e rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada).
 
- Avenida Belmiro Vianez, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.
 
- Rua Flaviano Limongi, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.
 
BANDA DA DIFUSORA E BANDA DA BICA – 3/2, Sábado
 
Interdições: Avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a rua Saldanha Marinho e Monsenhor Coutinho.
- Rua 10 de Julho – entre a rua Ferreira Pena e a avenida Getúlio Vargas.
- Rua Tapajós – entre as ruas 10 de Julho e Monsenhor Coutinho.
- Rua José Clemente – entre a avenida Eduardo Ribeiro e a rua Joaquim Sarmento.
- Rua Barroso – entre a rua 24 de Maio e a praça São Sebastião.
 
BANDA DO BOULEVARD – 4/2, Domingo
Veja abaixo as interdições que irão afetar a avenida Álvaro Maia, na zona Centro-Sul, entre 7h e 24h:
- Subida do viaduto - próximo à Pemaza: Divisão Centro-Sul: 3 Agentes;
- Avenida Constantino Nery x Avenida Álvaro Maia (sob o viaduto): Centro-Sul: 3 Agentes;
- Avenida Ayrão x Rua Tapajós x Rua Silva Ramos: Divisão Centro-Sul: 4 Agentes.
 
Entre 12h e 24h
- Avenida Álvaro Maia x Rua Joaquim G. Pinheiro: Divisão Centro-Sul: 4 Agentes;
- Avenida Álvaro Maia x Avenida Djalma Batista: Divisão Centro-Sul: 2 Agentes;
- Avenida Álvaro Maia com rua João Alfredo: Divisão Centro-Sul: 2 Agentes;
- Agentes Motociclistas para apoio ao Chefe de Divisão no perímetro: 2 Agentes - Centro-Sul.
 
Há opções de circulação aos condutores nas imediações da avenida Álvaro Maia:
- Os veículos que trafegam na avenida Álvaro Maia, sentido praça 14/Compensa podem fazer a conversão à direita ou à esquerda na avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro
- Os veículos que trafegam na avenida Álvaro Maia, sentido Compensa /Praça 14 não podem acessar o viaduto. Devem seguir em frente e fazer a conversão à direita na avenida Constantino Nery, em direção ao Centro, podendo retornar para o sentido Centro/Bairro, próximo à avenida Ayrão.
- Os veículos que trafegam na rua Ferreira Pena podem fazer a conversão à esquerda na avenida Ayrão para acessar a avenida Constantino Nery ou à direita para acessar a rua Comendador Clementino.
 
BANDA LGBT – 4/2, Domingo

Para a banda LGBT, no domingo, 4/2, a avenida Eduardo Ribeiro será interditada no trecho entre a rua 24 de Maio e 10 de Julho. Outro trecho interditado será a rua José Clemente entre a Joaquim Sarmento e a Eduardo Ribeiro. Os veículos que seguem pela Eduardo Ribeiro podem entrar à direita na rua 24 de Maio. As interdições iniciam às 8h e seguem até as 24h do domingo.
 
CARNAVAL DA BAIXA DA HÉGUA - 4/2, Domingo
Ainda no próximo domingo, 4/2, no bairro Educandos, ocorre o Carnaval da Baixa da Hégua entre 14h até 1h de segunda-feira, 5. Durante o evento, a avenida Rio Negro (conhecida como Amarelinho) será interditada entre a rua Amâncio de Miranda até entroncamento com rua Vista Alegre. Outra via interditada será a rua Inocêncio de Araújo, entre rua Manoel Urbano e avenida Rio Negro.
 
Os condutores terão como opção de circulação:
- Os veículos que trafegam da avenida Leopoldo Peres e da rua Vista Alegre em direção ao Amarelinho ou à ponte de Educandos devem acessar a rua Manoel Urbano, ao lado da Usina Americana, converter à esquerda e, ao lado da igreja, converter à direita para a rua Inocêncio de Araújo em direção à ponte de Educandos.
- Os veículos que trafegam da rua Amâncio de Miranda em direção à avenida Leopoldo Peres ou à rua Vista Alegre, devem acessar a rua Inocêncio de Araújo à esquerda (Sorveteria), seguir para a ponte de Educandos, converter à direita para a rua Isabel, à direita para a rua José Paranaguá e à esquerda para a avenida Lourenço da Silva Braga em direção ao bairro Educandos.
 
Os agentes estarão realizando fiscalização e monitorando as vias ao redor do local do evento para coibir estacionamentos irregulares e auxiliando na travessia de pedestres.
 
Transporte
Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota reforçada dos coletivos que atendem as imediações do sambódromo no próximo sábado, 3/2.
 
As linhas, A222, A225 – No sentido bairro/Centro, seguem normalmente até avenida Lóris Cordovil, rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, avenida Desembargador João Machado, avenida Djalma Batista, avenida Pedro Teixeira, avenida Constantino Nery, normal.
 
A linha 219 – Sentido Centro, segue normalmente até a avenida Lóris Cordovil, rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, Desembargador João Machado, avenida Constantino Nery, segue itinerário.
 
Linhas A222, A225, 219 – Sentido bairro: seguem normal até avenida Constantino Nery, avenida Desembargador João Machado, avenida D, rua Criciúma (R.8), seguem para o bairro.
 
Linha 678 – Sentido Centro, segue até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto da Costa, avenida Jacira Reis, avenida Rita Gama Barros, avenida Pedro Teixeira e retorna para o bairro.
 
Linhas 207, 214, 223 – Sentido Centro, seguem normal até a avenida Dom Pedro, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Djalma Batista, seguem para o bairro.
 
No sentido bairro, as linhas 207, 214, 223, vão seguir pela avenida Djalma Batista, acesso à Alça da UEA, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Dom Pedro e seguem itinerário normal.
 
As linhas 213,227 no sentido Centro, vão seguir até a avenida Lóris Cordovil, R. Vivaldo Lima travessa dos Franceses, Desdor. João Machado, avenida Mario Ypiranga, e seguem para o bairro.
 
As linhas 213, 227 no sentido bairro, vão seguir até a avenida Mário Ypiranga Monteiro, avenida Desembargador João Machado, avenida D, rua Criciúma (R.8), rua Professora Rosa Gomes, rua Professor Abílio Alencar, e seguem o itinerário normalmente.
 
 
Reforço de ônibus – 3/2, Sábado
Para facilitar o acesso dos brincantes ao Sambódromo, o IMMU irá estender as linhas que trafegam nas imediações do local até às 24h de sábado, 3. O órgão identificou que os brincantes optam por deixar o local por meio de táxis ou veículos de aplicativos de transporte.
Terão reforço até as 24h as linhas:

010   NORTE / SUL / ESTAÇÃO 2/ TERMINAL 2
207   REDENÇÃO / CENTRO
213   AUGUSTO MONTENEGRO / CEASA
214   CONJUNTO HILÉIA / CENTRO
215   BAIRRO DA PAZ / ESTAÇÃO 2/ MÁRIO YPIRANGA / CEASA
219   AUGUSTO MONTENEGRO / ESTAÇÃO 1 / TERMINAL 1 / CENTRO 
223   AUGUSTO MONTENEGRO/ NOVA ESPERANÇA / CENTRO
306   AEROPORTO / ESTAÇÃO 3-2 / TERMINAL 1 / CENTRO
321   COMUNIDADE SÃO JOÃO / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
324   COM. SÃO PEDRO / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
330   LAGO AZUL / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
356   VIVER MELHOR / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
448   CIDADE DEUS/ ESTAÇÃO 4-3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
500   NOVO ISRAEL / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
654   TERMINAL 4 / NATHAN XAVIER / NILTON LINS / PARQUE 10 / ESTAÇÃO 2-ARENA
A222 PROMORAR/ ALVORADA / ESTAÇÃO.2-ARENA
A225 NOVA ESPERANÇA / ESTAÇÃO 2 - ARENA
A206 REDENÇÃO / ESTAÇÃO 2 - ARENA
A407 JARDIM PRIMAVERA / PARQUE 10 / ESTAÇÃO 2-ARENA
640   TERMINAL 4-TERMINAL 3 / CIDADE NOVA / CENTRO
540   OURO VERDE / TERMINAL 1 / CENTRO
560   TERMINAL 4 / CIDADE DE DEUS / CENTRO
652   TERMINAL 4 – TERMINAL 5 – EPHIGÊNIO SALLES / SAMBÓDROMO
 

 fotos – Divulgação/IMMU
 

Sine Amazonas divulga 220 vagas de emprego para esta quarta-Feira

Distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h
 
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga a oferta de 220 vagas de emprego para esta quarta-feira (31/01).
 
Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h.
 
Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.

Agências do Sine Amazonas

 
O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste.
 
 
03 VAGAS: AJUDANTE DE PEDREIRO
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Primeiro Emprego ou Com experiência na área.
Primeiro Emprego candidatos interessados em trabalhar com serviço braçal.
OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado.
 
03 VAGAS: PEDREIRO
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado.
 
04 VAGAS: CONSULTOR (A) DE ATENDIMENTO
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência em vendas externas em qualquer segmento.
Atuar na rua para prospectar clientes que desejam adquirir serviço da operadora de telefone.
Ter curso de Pacote Office, informática e Atendimento ao Cliente.
OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado.
 
01 VAGA: AUXILIAR DE SOCIAL MÍDIA
Escolaridade: Ensino Superior Cursando ou Completo em Designer, Marketing ou Jornalismo.
Com experiência na área.
Possuir portfólio será um diferencial, ter conhecimento em corel draw, illustrator, photoshop e marketing digital.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
100 VAGAS: CONSULTOR(A) DE VENDAS
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com e sem experiência na área.
Desejável cursos de informática básica e técnicas de vendas.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
50 VAGAS: CONSULTOR(A) DE CONSÓRCIO
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência em vendas de consórcio em geral.
Desejável cursos de informática básica e técnicas de vendas.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: MOTORISTA CARRETEIRO - CAT E
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Com experiência na área.
Condução de veículos manual e automático, manobra, entrega e disponibilidade total de horário.
Cursos desejáveis na área mencionada.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
03 VAGAS: MONTADOR DE BAÚ
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área de estruturas de alumínio, caminhão Baú e Carretas.
Conhecimento com chapa corrugada, lisa, perfil porta e outros.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
06 VAGAS: OPERADOR DE MÁQUINA DE PODA E CORTE
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
Experiência em serviços de poda e corte de árvores com máquinas podas.
É obrigatório possuir cursos de NR 12 E NR 35.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
03 VAGAS: AJUDANTE GERAL (PODA E CORTE DE ÁRVORES)
Escolaridade: Ensino Médio Completo.

Com experiência na área.
Experiência em atividades e conservação em geral, auxiliar nos processos de corte e poda de árvores.
É obrigatório possuir cursos de NR 12 E NR 35.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: JARDINEIRO
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Com experiência na área.
Experiência em serviços de jardinagem em geral, conservação e manutenção de áreas verdes.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: RECEPCIONISTA BILÍNGUE
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
Obrigatório inglês Fluente e desejável curso de atendimento ao cliente.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: COSTUREIRO(A)
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
Curso desejável na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: SUPERVISOR OPERACIONAL
Escolaridade: Ensino Técnico Completo.
Com experiência na área.
Cursos obrigatórios em Mecânica, eletromecânica, eletrônica e/ou mecatrônica.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: VENDEDOR EXTERNO
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: AJUDANTE CONFEITEIRO
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Com experiência na área.
Curso desejável de Panificação e Confeitaria.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: COZINHEIRO (A) II
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
Experiência em culinária regional e nacional em geral e ter conhecimento em processos em geral.
Diferencial cursos de gastronomia e residir no Bairro Santo Antônio.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
03 VAGAS: SUQUEIRO (A)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Com experiência em CTPS ou avulsa
Experiência em preparo de sucos em geral.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA II
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
Experiência geral em cozinha, preparos de alimentos em grande quantidade e ter disponibilidade de horário.
Curso desejável de manipulação de alimentos.
Residir na Zona leste de Manaus
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO BILÍNGUE
Escolaridade: Ensino Licenciatura em Pedagogia e/ou Letras.
Com experiência na área.
Experiência em sala de aula, inglês fluente, experiência na coordenação pedagógica em escola de ensino infantil e/ou fundamental 1, em ensino bilíngue, pacote office.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
03 VAGAS: SOLDADOR TIG (entrevista online)
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Com experiência na área.
Experiência em soldagem industrial (processo TIG); Obrigatório cursos de NR 35 E 33.
Disponibilidade para residir em Presidente Figueiredo
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
04 VAGAS: SOLDADOR INDUSTRIAL (entrevista online)
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Com experiência na área.
Experiência em soldagem industrial, solda MIG/MAG, eletrodo revestido; Obrigatório cursos de NR 35 E 33.
Disponibilidade para residir em Presidente Figueiredo
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: INSPETOR DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (entrevista online)
Escolaridade: Técnico em Mecânica
Com experiência na área.
Conhecimento com AutoCad.
Disponibilidade para residir em Presidente Figueiredo
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
04 VAGAS: CALDEIRA SENIOR (entrevista online)
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Com experiência na área.
Experiência em caldeiraria pesada, traçar peças em chapa, tubulação de inox e aço carbono; interpretar desenhos técnicos; Habilidade para desenvolver peças e reparos de manutenção corretiva.

Disponibilidade para residir em Presidente Figueiredo
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS
 
 
02 VAGAS:  AUXILIAR ADMINISTRATIVO – (PCD) E REABILITADOS INSS
Escolaridade: Ensino Médio Completo, Técnico em Administração, Contabilidade ou Superior Cursando em Administração ( a partir do 2 semestre).
Com experiência na área.
Desejável cursos de Excel, Pacote Office e Power BI.
OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
02 VAGAS:  AUXILIAR DE DEPÓSITO – (PCD) E REABILITADOS INSS
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Sem experiência na área.
OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
11 VAGAS:  AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – (PCD) E REABILITADOS INSS
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Com experiência na área.
Ter cursos na área administrativa, pacote office e desejável conhecimento na área de compras.
OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
01 VAGA: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO – (PCD) E REABILITADOS INSS
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Com experiência na área.
Ter cursos na área administrativa, pacote office e desejável conhecimento na área de compras.
OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
02 VAGAS:  OPERADORA DE CAIXA – (PCD) E REABILITADOS INSS
Escolaridade: Ensino Médio Cursando.
Primeiro Emprego ou Com experiência na área.
OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
02 VAGAS:  ESTOQUISTA – (PCD) E REABILITADOS INSS
Escolaridade: Ensino Médio Cursando.
Primeiro Emprego ou Com experiência na área.
OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
 
FOTO: Henrique Miranda/Setemp