Postagens

Mostrando postagens de 2024

Guardadores de carro arrancam placas da Prefeitura de Manaus que regulamentam a proibição de estacionamento na Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), flagrou, na manhã desta terça-feira, 31/12, que as placas de proibição de estacionamento foram arrancadas por guardadores de carro, vulgos "flanelinhas", na alameda Alaska, via paralela à avenida Coronel Teixeira, no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da cidade.

De acordo com o IMMU, as placas de regulamentação de trânsito, R6A, que indicam a proibição de estacionamento, foram recuperadas e reinstaladas. O órgão acionou a Polícia Militar para reforçar o monitoramento na área e prevenir novas ações de vandalismo.

De acordo com o gerente de trânsito da zona Oeste, Ian Domingues, cerca de 40 agentes de trânsito estão mobilizados para monitorar as principais vias da região.

“Estamos com um efetivo reforçado para garantir o ordenamento do trânsito na avenida Coronel Teixeira, avenida do Turismo, alameda Alaska e nas vias do entorno. Nosso objetivo é coibir irregularidades, especialmente em períodos de alta movimentação, como as festas e eventos na Ponta Negra”, afirmou Domingues.

O IMMU destacou que toda a extensão da alameda Alaska é área de estacionamento proibido, uma vez que a via é prioritária durante festividades e eventos realizados na região. Agentes de trânsito estarão no local para garantir a fluidez e segurança, coibindo práticas de estacionamento irregular. Em caso de desrespeito, multas serão aplicadas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Fotos:Divulgação/IMMU 


IML busca por familiares de quatro pessoas falecidas em Manaus

O IML reforça que os corpos que aguardam familiares para liberação ficam na instituição pelo período de um mês
 
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) pede que familiares compareçam ao Instituto Médico Legal (IML) para o reconhecimento e liberação de quatro corpos.
 
Estão na sede da instituição os corpos de três homens, sendo que um aparenta a idade entre 30 e 35 anos, outro com idade entre 55 e 60 anos e o terceiro entre 50 e 55 anos. Além deles, encontra-se no IML o corpo de uma mulher com idade entre 45 e 50 anos.
 
As vítimas foram encaminhadas ao IML pré-identificadas como Marcos Farias dos Santos, Antônio Alves dos Santos, Adilson Araújo da Silva e Maria Elizabeth. Todos passarão por identificação necropapiloscopia, para comprovação da identidade, mas o Instituto solicita o imediato comparecimento dos familiares.
 
O IML reforça que os corpos que aguardam familiares para liberação ficam na instituição pelo período de um mês. Após esse prazo, os corpos são sepultados em Manaus.
 
A liberação do corpo somente poderá ser realizada por familiares, que devem procurar o setor de Serviço Social da Instituição, que funciona todos os dias. Eles devem comparecer ao IML das 8h às 20h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3216-6040.
 
O Instituto Médico Legal fica localizado na avenida Noel Nutells, número 300, no bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.
 
Foto: Divulgação/SSP-AM
 

Prefeitura de Manaus mobiliza 700 trabalhadores para operação de limpeza no pós-Réveillon

Com intuito de recuperar e organizar os espaços públicos utilizados durante as celebrações do Ano Novo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza, nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a partir das 6h, uma grande operação de limpeza pós-Réveillon. Cerca de 700 trabalhadores estarão envolvidos na ação, que contemplará os principais pontos de festividades na cidade.

A operação contará com varrição, recolhimento de resíduos, além da lavagem das ruas, calçadas e meios-fios. Os serviços de limpeza serão executados em seis áreas de grande concentração de público, como a praia da Ponta Negra, zona Oeste; avenida Itaúba, zona Leste; orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul; bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste; no bairro Centro zona Sul; e no conjunto Viver Melhor, zona Norte.

A meta é entregar os espaços públicos limpos e organizados para a população no primeiro dia do novo ano. O titular da Semulsp, Sabá Reis, reforçou o compromisso da prefeitura em manter a cidade limpa e destacou a colaboração da população como peça-chave para o sucesso da iniciativa.

“A operação pós-Réveillon é uma demonstração do cuidado que temos com Manaus e sua população. Começaremos a limpeza às 6h, para garantir que todos os locais estejam prontos para o novo ano. Pedimos à população que nos ajude nesse esforço, descartando o lixo corretamente e preservando os espaços públicos”, disse o secretário. 

Colaboração e sustentabilidade

A colaboração dos cidadãos é fundamental para manter a cidade limpa e sustentável. Durante as festividades, a Prefeitura de Manaus orienta que a população utilize as lixeiras disponíveis nos locais dos eventos e evite o descarte irregular de resíduos.



Fotos:– Divulgação/Semulsp e Semcom 


Nutricionista do Pátio Gourmet ensina como evitar ou aliviar a ressaca dos excessos das festas de fim de ano

Com a chegada do Réveillon, muitos aproveitam para celebrar nas confraternizações, mas sempre há os que acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas. No dia seguinte, a famosa ressaca costuma dar sinais, apresentando sintomas como dor de cabeça, náusea e cansaço. Para ajudar a evitar ou amenizar os efeitos do álcool, a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, compartilha dicas essenciais para garantir uma passagem de ano mais tranquila.

A principal forma de evitar a ressaca começa muito antes de beber. Segundo a profissional, a alimentação prévia é essencial. Lívia explica que a alimentação equilibrada e nutritiva prepara o corpo para lidar com o impacto do álcool. Alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis são especialmente importantes. 

As fibras, presentes em vegetais e grãos integrais, ajudam a retardar a absorção do álcool, enquanto as proteínas, encontradas em carnes magras e ovos, protegem o fígado e ajudam a controlar a fome. As gorduras boas, como as do abacate, são ótimas para desacelerar a absorção do álcool e garantir que o corpo não sofra tanto.

Outro cuidado importante é a hidratação. A nutricionista reforça que beber água antes de consumir álcool pode ajudar a minimizar os efeitos da embriaguez. “A água é fundamental, pois o álcool é diurético, ou seja, provoca desidratação. Ao manter-se bem hidratado, o organismo consegue lidar melhor com o álcool”, explica. Além disso, diz ela, evitar misturar diferentes tipos de bebida alcoólica também ajuda a reduzir o impacto da ressaca.

“Bebidas destiladas, como vodka e whisky, tendem a causar ressacas mais fortes do que o vinho ou a cerveja. Isso acontece porque as bebidas destiladas possuem mais congêneres, substâncias que pioram os efeitos da intoxicação”, afirma Lívia Ribeiro.

Estou bebendo, e agora?

Já durante o consumo de álcool, a hidratação continua sendo uma das melhores estratégias. A nutricionista sugere intercalar a bebida alcoólica com água ou água de coco. “A água de coco, por exemplo, é excelente porque repõe os eletrólitos perdidos devido ao efeito diurético do álcool”, frisa.

Ela também alerta para o consumo de bebidas alcoólicas misturadas com açúcar. “Drinks açucarados aceleram a absorção do álcool no organismo, o que pode intensificar os efeitos da ressaca. O ideal é optar por bebidas mais simples e naturais”, orienta.

Acordei com ressaca

Caso tenha exagerado e acordado com os sintomas típicos da ressaca, Lívia tem algumas dicas para amenizar esse mal-estar. A primeira delas é continuar se hidratando. “A água continua sendo a melhor opção, mas sucos naturais, como os de frutas ricas em vitamina C, também ajudam a repor os nutrientes e a aliviar os sintomas”, sugere.

Além disso, as sopas e caldos são opções ideais para recuperar o corpo rapidamente. Lívia explica que, além de ajudarem na hidratação, algumas receitas são ricas em nutrientes que auxiliam a recuperação. “Sopas de frango com legumes, por exemplo, oferecem proteínas e vitaminas essenciais, enquanto uma sopa de miso, com tofu e algas, é excelente para repor os probióticos e minerais que ajudam na digestão e reequilibram o organismo”, explica. Outros alimentos ricos em potássio, como banana, abacate e coco, são recomendados para repor os eletrólitos perdidos e combater o cansaço muscular.

Alimentos com vitaminas do complexo B, como carnes magras, ovos e grãos integrais, são importantes para metabolizar o álcool e ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente. A nutricionista também sugere que se opte por alimentos leves e frescos no dia seguinte, como frutas, legumes e grãos integrais, que ajudam na recuperação, sem sobrecarregar o organismo.

Fique atento

Em relação ao café e ao chá, a nutricionista orienta cautela. Embora essas bebidas possam ajudar a combater a fadiga, o café e os chás com cafeína podem piorar a desidratação, agravando os sintomas da ressaca. “É melhor optar por chás sem cafeína, como camomila ou erva-cidreira, que são calmantes e ajudam a relaxar o corpo”, diz.

Por fim, a nutricionista enfatiza que, se a prevenção é sempre o melhor caminho, as festas de Réveillon são uma oportunidade para curtir com responsabilidade. Ao manter o corpo bem alimentado e hidratado, intercalando o consumo de bebidas alcoólicas com água e escolhendo opções mais leves, é possível garantir que o dia seguinte não seja tão difícil. E caso os sintomas de ressaca apareçam, basta seguir as orientações simples para aliviar os efeitos e começar o novo ano com disposição e saúde.


FOTOS: Divulgação/Pátio Gourmet 


Réveillon Gospel reúne mais de 55 mil pessoas e inicia as comemorações da chegada de 2025

Um público circulante estimado em mais de 55 mil pessoas esteve presente na noite desta segunda-feira, 30/12, no complexo turístico da Ponta Negra, localizado na zona Oeste, para participar da 3ª edição do Réveillon Gospel, evento realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A festividade deu início às comemorações da chegada de 2025.

Embalados pelos sucessos dos cantores Fernandinho, Pr. Marcus Salles, Filipe Neto e Izabelle Ribeiro, a multidão louvou, dançou e se emocionou no evento que já virou referência para todo o país. Presente no Réveillon Gospel, o prefeito de Manaus, David Almeida salientou o pioneirismo da comemoração e destacou que a ‘Virada de 2025’ será realizada em três zonas da capital.


“A gente inicia com o Réveillon Gospel. Vocês já viram o sucesso, a população abraçou o Réveillon Gospel e amanhã (31/12), o grande Réveillon, ‘a virada do ano’, com três grandes eventos que a prefeitura está realizando com a presença do Pablo, Kevin o Chris e banda Magníficos, no Educandos, Alphaville e na Ponta Negra. A virada em Manaus se torna uma grande programação, sem dúvida alguma, a cada ano a gente vai querer melhorar”, afirmou Almeida.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o sucesso do evento passou pela colaboração da população manauara, que abraçou a iniciativa e lotou a orla da Ponta Negra.

“A determinação do prefeito foi que nós fizéssemos um evento grandioso, um evento que pudesse contemplar as pessoas, que fosse seguro e que tivesse uma megaestrutura, padrão da Prefeitura de Manaus. E graças a Deus, a gente conseguiu ter o reconhecimento do público. Essa grande lotação, ela é reflexo de todo o trabalho ordenado e coordenado pelo nosso prefeito”, citou o titular da Manauscult.

A administradora Raquel Viana, 25, fez questão de chegar cedo para conseguir para acompanhar de perto as apresentações que abrilhantaram o Réveillon Gospel. Ela fez questão de agradecer pela iniciativa da atual gestão municipal de realizar a comemoração contemplando a parcela cristã da população manauara. 

“O trabalho é incrível, está tudo muito bem organizado, tudo muito limpo, isso é muito bom. E ter um Réveillon para as pessoas cristãs é excelente, porque tem a iniciativa para as pessoas que não são cristãs e a parcela cristã na cidade de Manaus é muito grande, então abraçar esse pessoal é muito importante e é muito legal da parte do prefeito David Almeida”, disse Raquel.

Réveillon de todos

Para que a comemoração fosse completa, a 3ª edição do Réveillon Gospel contou com uma inovação, visando o conforto de todos os presentes. Foram distribuídos abafadores de som para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A iniciativa foi elogiada por muitos pais presentes no local, como a administradora Dailene de Araújo, 39, mãe do pequeno Benício, 9, que sonhava acompanhar a tradicional queima de fogos de artifício. 


“Eu achei maravilhoso porque tem muitas famílias que não têm condições. A gente tentou comprar um para ele, só que é muito difícil encontrar por um abafador bom. Então, a gente agradece muito a iniciativa da Prefeitura. É uma experiência boa, porque ele sempre teve curiosidade de saber como são os fogos, só que pelo barulho, ele nunca conseguiu ver direito como é, então, eu acredito que esse abafador vai amenizar esse incômodo para ele. Eu acho que vai ser maravilhoso”, afirmou Dailene.

Outra iniciativa que visou trazer maior segurança para os presentes na Ponta Negra foi o registro das crianças que entraram no espaço de comemoração. Ao entrarem pelo portal instalado pela Manauscult, todos os presentes eram revistados e as crianças recebiam uma pulseira contendo os dados pessoas e telefones de contato.

Artistas aprovam realização do Réveillon Gospel

Presente no calendário de comemorações de Manaus desde 2022, o Réveillon Gospel chega a sua 3ª edição atraindo uma multidão de fiéis para o complexo turístico da Ponta Negra. O público presente louvou com os sucessos dos cantores nacionais Fernandinho e pr. Marcus Salles, e com as apresentações das atrações locais Felipe Netto, Izabelle Ribeiro, Pedro Souza e Banda Atrium. 

Questionando sobre o evento, o cantor Fernandinho parabenizou a iniciativa e afirmou torcer que outras cidades também possam adotar a ideia para contemplar o público cristão. 


“Fico feliz e parabéns pela iniciativa. Que Deus possa abençoar outros lugares para que possa estar fazendo isso também. A gente está com grande expectativa, o povo já está aí, vamos lá, vamos fazer o que tem que ser feito. Fazer o nome de Jesus estar em um lugar bem alto”, disse Fernandinho. 

Já Marcus Salles fez questão de agradecer todo o carinho que recebeu do público manauara e da estrutura montada para o Réveillon Gospel. 

“Cara, eu achei sensacional. Eu quero parabenizar a Prefeitura de Manaus, todo o pessoal que organizou o evento, tendo em vista que a população evangélica é muito grande no Brasil todo. Na verdade, se falando de Réveillon, isso demorou a acontecer. No Rio está acontecendo pela primeira vez. Então, tudo isso é uma conquista muito legal. Agora, uma festa como essa, sensacional, uma estrutura maravilhosa também, palco, iluminação, e quem vem no show aí viu que a galera também estava muito animada, cantando, pulando, celebrando, isso é maravilhoso”, frisou Salles. 

Recado para a população

Durante todo a realização do Réveillon Gospel, os artistas e o público demonstraram a sua fé e declararam bênçãos para que o novo ano seja repleto de alegria para a população da cidade de Manaus. 

“Eu quero declarar sobre a sua vida, um ano 2025 com muita saúde, muita prosperidade, muita paz, que você possa entender que o sentido da vida depende muito de pessoas que você tem ao seu redor, então fique próximo mais da sua família e entenda que a família é um propósito divino de Deus para a sua vida e se você acreditar que com fé tudo é possível, você vai conquistar grandes coisas nesse ano 2025”, declarou o cantor Felipe Netto. 

Já a cantora Izabelle Ribeiro aproveitou para convidar as pessoas para prestigiarem a comemoração organizada pela Prefeitura de Manaus. 

“A gente sabe e tem a convicção que você vai gostar muito. Por isso, traga a sua família e viva esse momento. Tenho certeza que o ano de 2025 será um ano extraordinário para você”, finalizou.


Fotos: Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom



Prefeito David Almeida anuncia novos secretários e apresenta balanço de gestão no programa 18 Horas

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou nesta segunda-feira, 30/12, do programa jornalístico “18 Horas”, da Rádio Mix, onde anunciou novos integrantes que irão compor sua equipe de secretariado a partir de 1º de janeiro de 2025. Além dos anúncios, o prefeito fez um balanço de sua gestão, destacando avanços significativos em diversas áreas, mesmo diante de desafios históricos.

Durante a entrevista, foram confirmados os seguintes nomes para compor o secretariado do primeiro escalão: na Casa Militar, Capitão William, que permanece no comando; e na Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) quem assume é o vereador Alonso Oliveira.

Para comandar as Fundações da Administração Indireta de sua gestão, o prefeito David Almeida anunciou: Eduardo Lucas, ex-secretário de Assistência Social, para dirigir a Fundação Doutor Thomas (FDT); Jender Lobato, que segue à frente da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos); e no Conselho Municipal de Cultura (Concultura), assume a presidência o ex-deputado estadual, Tony Medeiros.

Para a subsecretaria da Controladoria-Geral do Município (CGM), David escalou o vereador Wallace Oliveira como ouvidor-geral do Município. Para integrar a estrutura da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Onilda Abreu, permanece como presidente do Procon Manaus (Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor), e Sandro Diz segue na superintendência do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

O prefeito adiantou que outras duas secretarias estão em processo de definição e terão seus nomes divulgados até o dia 31 de dezembro.

Balanço

Quanto ao balanço de sua gestão, David Almeida relembrou os desafios enfrentados desde que assumiu o cargo em 2021, em plena pandemia de Covid-19 e durante as maiores crises de estiagem da história da região. Apesar das dificuldades, o prefeito destacou resultados expressivos.

Na Educação, o chefe do Executivo municipal destacou o avanço no ranking nacional do Ideb, passando do 13º para o 5º lugar nas séries finais e do 13º para o 6º lugar nas séries iniciais. Além da criação de 5.300 vagas, mais do que o dobro do que foi feito em 16 anos por gestões anteriores.

De acordo com David, na Saúde, o reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, com a melhor saúde básica da história da cidade, segundo o programa Previne Brasil foi uma das principais conquistas.

Na Infraestrutura da cidade, David Almeida apontou o maior programa de recapeamento asfáltico e recuperação de vias, feiras e mercados da cidade.

Como ganho no transporte coletivo, a renovação da frota de ônibus e ausência de greves durante o mandato foram marcos importantes.

E a valorização do servidor público também teve atenção especial da gestão com salários pagos em dia e datas-bases corrigidas.

“A população reconheceu os esforços e resultados da nossa gestão, o que refletiu na reeleição. Foi um mandato de muitos desafios, mas também de grandes conquistas e entregas para a nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo municipal, David Almeida.

O prefeito reforçou seu compromisso em continuar trabalhando para transformar Manaus em uma cidade referência em qualidade de vida e desenvolvimento.

Perfis e experiências profissionais

Casa Militar

Nascido em Manaus, William Dias tem 36 anos, é filho do professor Pedro Miranda e da dona de casa Maria Rizelina, é casado com a capitã da Polícia Militar – Luana Saunier, e pai da pequena Maria Clara.

Formado em direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, ingressou na Polícia Militar do Amazonas – PM-AM como cadete na Academia de Polícia, em outubro de 2012. Em 2014, formou em Ciências Militares e Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas e fez especialização em Docência do Ensino Superior pelo La Salle. Atualmente, cursa Mestrado na UEA em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.

Na Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM) fez curso em Gerenciamento de Crise (2016), Inteligência de Segurança Pública (2016), Investigação Criminal com Ênfase em Narcóticos (2016), Policiamento Turístico (2016) e Atualização sobre a Nova Lei de Abuso de Autoridade (2020), ministrados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM.

Dias também se dedicou a especializações pelo Ministério da Justiça, em Atividade de Inteligência (2017), Aspecto Jurídicos da Atuação Policial (2017), Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis (2017), Curso Básico de Inteligência (2017), Uso da Informação em Gestão de Segurança Pública (2018), Policiamento Comunitário Escolar (2018), ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp.

Em 2021, o então 1º Tenente da Polícia Militar – William Dias foi nomeado pelo Prefeito de Manaus, David Almeida, como secretário municipal chefe da Casa Militar de Manaus. Tornando-se o primeiro tenente da Polícia Militar a comandar a pasta.

Semtepi

Alonso Oliveira é manauara, advogado, formado pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Atuou como vereador da cidade de Manaus por três mandatos, em 2013-2016, 2019-2020 e 2023-2024. Advogado trabalhista e previdenciário há mais de 30 anos, Oliveira é casado e pai de dois filhos. Esteve à frente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) pelo período de dois anos, 2021 - 2022. 

Alonso Oliveira deixou sua marca na gestão David Almeida durante passagem pela Manauscult com projetos e eventos expressivos como: o Arte Pela Cidade, Mostra de Arte Indígena, Festival Folclórico do Amazonas, #SouManaus Passo a Paço 2022, Ruas da Copa, Manaus Adventure, Feirinha do Tururi e Boi Manaus, Temporada de Cruzeiros e o Réveillon 2023. 

Com um perfil conciliador e disciplinado, além de ter despontado como um bom gestor, Alonso conseguiu alcançar os planos e metas estabelecidos pelo prefeito David Almeida para a pasta de cultura, turismo e eventos de Manaus. Atualmente, além de militante do direito trabalhista e previdenciário, tem como bandeira de lutas questões sociais e de assistência, tendo uma significativa atuação nas zonas Sul e Leste de Manaus.

FDT

Eduardo Lucas da Silva tem uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e ao bem-estar social. Casado e pai de quatro filhos, ele traz consigo vasta experiência na gestão de políticas públicas voltadas para a assistência social e direitos humanos.

Ao longo de sua carreira, ocupou cargos importantes na gestão pública, incluindo o posto de Secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além de ter atuado como subsecretário Operacional e de Assistência Social na mesma pasta. Também deixou sua marca como secretário-executivo de Cidadania na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Sua atuação como chefe de departamento e assessor na Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania destaca seu compromisso com ações concretas de impacto social. Um exemplo notável foi sua liderança no Programa PAl, durante seus 14 anos de operacionalização. Por meio das embarcações “Todos Pela Vida 1, e 2 e 3”, Eduardo coordenou ações que levaram serviços essenciais de cidadania, saúde, justiça e assistência social a comunidades isoladas no interior do estado, atendendo mais de 300 pessoas diariamente.

Com competência técnica e compromisso social, Eduardo Lucas inicia sua gestão na Fundação Dr. Thomas com o objetivo de fortalecer as políticas de cuidado com a pessoa idosa, garantindo qualidade de vida, respeito e dignidade aos assistidos pela instituição.

Manauscult

Jender de Melo Lobato é advogado, especializado em Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Gestão Pública, e Direito Penal e Processual Penal. Atualmente, está se graduando em Ciências Contábeis.

Reconhecido no cenário cultural, com sua participação como gestor de um dos bumbás do Festival Folclórico de Parintins, Jender também foi procurador jurídico e representante de diversas prefeituras e câmaras municipais em Manaus e Brasília.

Concultura

O ex-deputado estadual Tony Medeiros foi o escolhido pelo prefeito Davi Almeida para presidir o Conselho Municipal de Cultura. Ele foi presidente da Fundação Villa Lobos, secretário de Cultura e secretário especial da Prefeitura de Manaus. Com 18.602 votos, Tony Medeiros foi eleito deputado estadual (2010-2014). Na Assembleia Legislativa do Estado Amazonas foi presidente da comissão de Assuntos Municipais; presidente da frente parlamentar “Pró-Cultura” e membro da comissão de agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e titular das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável, Educação, Cultura e Assuntos Indígenas e de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia.

Foi secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura municipal de Parintins e vice-prefeito na gestão (2017-2020) e reeleito juntamente com o Prefeito Frank Bi Garcia para a gestão (2021-2024). Com o apoio de 16.403 eleitores, Tony Medeiros retornou para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em 2021, assumindo novamente o cargo de deputado estadual e suas bandeiras na área do turismo, cultura, setor primário e desenvolvimento econômico do interior.

Ouvidoria-Geral

Wallace Oliveira está em seu segundo mandato como vereador de Manaus. Eleito com 6.819 votos no primeiro mandato 2016 a 2020, sendo reeleito para o mandato de 2021 a 2024 com 4.918 votos. Foi vice-presidente da Mesa Diretora da 18ª Legislatura para o biênio 2021/2022. No dia 3 de dezembro de 2018, foi eleito, por aclamação, como secretário-geral da Mesa Diretora da 17ª Legislatura para o biênio 2019/2020. No dia 11 de abril de 2018, foi eleito como 3º vice-presidente da Mesa Diretora da 17ª Legislatura.

No dia 1º de janeiro de 2017, ocupou um dos mais importantes cargos do Legislativo Municipal, a presidência da Comissão de Ética na Câmara Municipal de Manaus. Formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing. No decorrer dos seus mandatos parlamentares, o vereador Wallace Oliveira teve a oportunidade de trabalhar por Manaus como vice-prefeito e prefeito em exercício da capital amazonense. A primeira no ano de 2018, na então gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto; e a segunda vez, foi na atual gestão do prefeito David Almeida, no ano de 2022.

*Procon*


Onilda Abreu da Silva é Procuradora do Estado do Amazonas (PGE), órgão no qual ocupou diversos cargos, sendo o último como coordenadora de Parcelamento da Dívida Ativa do Estado do Amazonas. Também foi procuradora do Município de Manaus, entre 1993 e 1996.


Atuou como professora de Direito Tributário na faculdade de Direito, em 1997 e 1998; e professora de Direito Civil na Universidade Nilton Lins, de 1998 a 2001).

É Especialista em Direito do Trabalho; em Responsabilidade Civil Médica pela Universidade de Coimbra (Portugal); em Direito Médico pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação – Ipog.

Foi presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde (CDMS) da seccional OAB/AM nos anos 2020 e 2021 sendo, atualmente, membro da comissão.

Palestrante em inúmeros congressos e eventos relacionados ao Direito Médico e da Saúde.

É especializanda em Data Protection Officer (DPO) pela SAP - Gestão Empresarial e Treinamentos, Associação Nacional dos Profissionais Privados de Dados ANPPD.

CCC

Sandro Elias de Medeiros Monteiro Diz, bacharel em Informática e advogado, com pós-graduação em Código e Processo Penal, é funcionário público há 35 anos.

Trabalhou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), atuando em cargos técnicos até assumir a Diretoria de Informática da casa, posto que ficou por 12 anos, onde implementou o processo de digitalização da Aleam e o Sistema de Integração Aleam Digital, que modernizou a gestão de documentos, passando a ser eletrônica, entre outros.

Durante este período, coordenou as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Política sobre Drogas, e coordenou no Amazonas o Programa Interlegis, do Senado Federal.

Em janeiro de 2021, assumiu a superintendência do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde se encontra até o momento.



Fotos:Dhyeizo Lemos e Arquivo / Semcom



Recursos iniciais para projeto de restauro do Museu do Porto e Casa Vermelha são repassados pelo governo federal à Prefeitura de Manaus

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fez o repasse, para a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da primeira parcela do projeto de restauro do Museu do Porto e da Casa Vermelha. O recurso, da ordem de R$ 175 mil, está contemplado pelo PAC Seleções, do governo federal.

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, explicou que o valor total para a elaboração do projeto é de R$ 350 mil. “A elaboração do projeto é a primeira etapa. Em seguida, com o projeto pronto, a obra pode ser executada com recursos do próprio município, do estado ou até do governo federal”, disse.


“Nosso objetivo é dar a atenção merecida à nossa história, à história do povo amazonense e da cidade de Manaus”, disse Beatriz Calheiro.

Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, é uma notícia excelente antes da virada do ano. “É muito positiva a notícia e o repasse dos recursos, que já serão utilizados em janeiro, com a licitação para desenvolvimento e elaboração do projeto de revitalização do Museu do Porto e da Casa Vermelha. É a continuidade do ‘programa Nosso Centro’, cujas primeiras obras foram entregues neste ano”, afirmou Valente.

Novo PAC

O Novo PAC Seleções, do governo federal, anunciou em março os novos investimentos que estados e municípios receberão, incluindo 3.270 cidades atendidas, com 6.778 obras e equipamentos, alcançando 87% da população brasileira. O investimento total é de mais de R$ 23 bilhões.

E a Prefeitura de Manaus, por meio do Implurb, teve projetos inscritos selecionados: o da reforma do Museu do Porto e da Casa Vermelha, no centro histórico da capital, zona Sul.

Os resultados anunciados são de 16 modalidades, das 27 previstas pelos editais publicados no lançamento do Novo PAC Seleções. O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025.

“O Novo PAC abriu oportunidades para fazer captação de recursos para desenvolvimento de projetos no nível do programa de aceleração e para investimentos em obras. O Implurb apresentou potenciais investimentos, foi selecionado em um projeto importante e vamos seguir no esforço para a reabilitação do Centro de Manaus”, comentou o diretor-presidente do instituto.

E a autarquia fará novas inscrições para a segunda etapa, para que a capital possa ser contemplada com mais obras de infraestrutura, de resgate cultural, de recuperação de edificações e de execução de praças. “Esse conjunto envolve um circuito estruturado e sistematizado de intervenções que poderão - e darão –, um novo patamar para o programa ‘Nosso Centro’, que já está em execução com recursos da própria gestão David Almeida", lembrou Valente.

Projetos

Dentro do programa “Nosso Centro”, a atenção da Prefeitura de Manaus está voltada à Casa de Máquinas, o Museu do Porto da capital, um imóvel tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) do Amazonas.


A edificação recebe estudos do Implurb e projetos para requalificação e revitalização para voltar a ser ponto de visitação de amazonenses e turistas, com nova ambiência e recuperando a edificação histórica de tijolinhos e o casarão. O espaço está fechado há mais de 20 anos. A reabilitação prevê ações na Casa Vermelha, anexa ao complexo portuário, no Centro, na rua Governador Vitória, esquina com a travessa Vivaldo Lima.

A Casa de Máquinas esteve em funcionamento pleno no porto até meados da década de 1950, mas o Museu do Porto só foi inaugurado em 1998.

Revitalização

O projeto para revitalização e reabilitação do antigo Museu do Porto está inserido no programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida. Ele busca resgatar a história e torná-la novamente pública. Por ali, Manaus exportava produtos extraídos da terra, como a famosa borracha, e importava de joias aos mais finos tecidos, além de materiais que ajudaram a construir a cena Belle Époque, como o ferro para o Teatro Amazonas.

A grande missão nesta intervenção urbanística e patrimonial será de resgatar a memória para contá-la ao público, mostrando a importância das águas, do local de embarque e desembarque em uma imensa viagem no tempo juntando passado, presente e futuro.

Na edificação histórica, estão as máquinas geradoras da Manáos Harbour Limited, empresa inglesa contratada para construir o porto. Fazendo as pontes entre passado e presente, o projeto deverá abrigar atrativos para geração de emprego e renda, como um café.



Fotos: Clóvis Miranda / Semcom



Ano novo, mente nova: como se preparar psicologicamente para 2025 e transformar metas em realidade

Especialista propõe um planejamento específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal

Com a chegada de um novo ano, a ansiedade e a esperança por mudanças positivas muitas vezes predominam. No entanto, é essencial se preparar psicologicamente para que 2025 seja realmente um ano de crescimento e realizações. De acordo com Mayrla Pinheiro, psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, a chave para começar bem é refletir sobre o ano que passou, identificar aprendizados, estabelecer e buscar cumprir metas com clareza, foco, equilíbrio e objetividade.

Reflexão sobre 2024: o primeiro passo para o sucesso em 2025*

Antes de começar a traçar novos planos, reserve um tempo para refletir sobre o ano que passou. “O que você aprendeu? Quais desafios superou? A prática da gratidão pode ser uma excelente forma de começar: escreva coisas pelas quais você foi grato no ano que se encerra. Isso ajuda a estabelecer uma mentalidade positiva e aberta às oportunidades que virão”, propõe a especialista.

A arte de definir metas: como organizar seus desejos

Quando se trata de estabelecer metas para o novo ano, a primeira dica é fazer um brainstorming sem restrições. “Anote tudo o que deseja alcançar, desde melhorar a saúde até avançar na carreira ou fortalecer relacionamentos. O importante aqui é não se preocupar com a viabilidade neste momento: apenas deixe suas ideias fluírem. Após isso, revise e escolha aquelas que realmente fazem sentido para o seu momento de vida e que ressoam com seus valores”, aponta.

Priorizando o que realmente importa

Como saber por onde começar? Pergunte-se quais objetivos estabelecidos têm maior impacto no seu bem-estar. “Avalie-os usando a técnica SMART: metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. É uma ótima forma de priorizar e garantir que você esteja alinhado com o que realmente deseja conquistar”, sugere.

Mantendo o foco: tirando projetos do papel

A perseverança é fundamental. Para se manter firme, crie um plano de ação detalhado, com prazos e passos concretos. “Ferramentas visuais, como aplicativos de acompanhamento de metas ou quadros de visão, podem ajudar a visualizar o progresso. Compartilhar suas ideias com amigos e familiares também cria um sistema de apoio e responsabilidade fundamental para o sucesso”, assegura.

Lidar com a frustração: a capacidade de ajustar o rumo

A especialista pondera que nem todas as metas serão cumpridas de imediato. É importante estar preparado para lidar com frustrações. “Quando uma meta não for alcançada, reflita sobre os obstáculos e veja isso como uma oportunidade para ajustar seus planos. Ser flexível, revisar suas expectativas e praticar a autocompaixão são atitudes essenciais para continuar avançando na jornada. Lembre-se: o aprendizado está em cada passo”, afirma.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. 

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

 Fotos: Divulgação 

Prefeitura recapeou nove comunidades na zona Norte da capital

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalhou nos últimos 12 meses em nove comunidades da zona Norte, que foram contempladas com asfalto novo, beneficiando os bairros Nova Cidade, Santa Etelvina, Lago Azul, Colônia Santo Antônio e Cidade Nova. 

“A gestão do prefeito David Almeida é dinâmica, com pressa em mudar a realidade desses moradores que por anos tiveram que enfrentar a dificuldade de transitar no barro. Esse trabalho do pavimento asfáltico alcançou muitas comunidades em todas as zonas, inclusive aqui na zona Norte, que era esquecida, e agora temos um prefeito e toda uma equipe, que olhou com carinho e deu assistência por meio da infraestrutura”, explicou o secretário de Obras Renato Junior. 

No bairro Nova Cidade, as comunidades Florescer, Deus Proverá, Rei Davi, e Cemitério Indígena, muitas delas ainda eram em solo natural, receberam os serviços de infraestrutura da Seminf. O comerciante Alexandre Arquimedes de Oliveira, 60 anos, morador da comunidade Rei Davi, festeja o asfalto e relata que foi um grande presente da prefeitura. 


“Eu fui um dos fundadores desta comunidade, aqui a mobilidade era precária, a gente não conseguia transitar. Agora a nossa comunidade está bonita graças à Prefeitura de Manaus que nos deu esse presente. A comunidade está feliz, e agradecemos ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras Renato Junior”, celebra o morador. 

As comunidades Jardim Fortaleza no bairro Santa Etelvina e Vila Buritis, no bairro Lago Azul, também contam agora com o pavimento novo pelas ruas. A babá Sheila Viana, de 22 anos, mora na comunidade Jardim Fortaleza, e compartilha quanta diferença o asfalto vem proporcionando na vida da comunidade. 

“Aqui era muito complicado, quando chovia era uma lamaçal, a nossa sandália se transformava em um sapato com tanto barro, tínhamos que colocar sacola no pé. Agora a melhoria de vida veio, por meio do asfalto, e todo mundo sai para trabalhar feliz, mesmo chovendo, porque não nos preocupamos em ficar sujos de lama”, relata a moradora. 

Outras comunidades como a José Bonifácio. no bairro Colônia Santo Antônio, e as Riacho Doce 1 e 2, no bairro Cidade Nova, também foram beneficiadas com infraestrutura nova, por meio do asfalto.




Fotos: Márcio Melo / Seminf 


David Almeida nomeia Saullo Vianna como novo secretário de Assistência Social de Manaus

A Semasc será responsável pela implementação da "Cidade do Autista", um espaço inovador para acolhimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Manaus.

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira, 30 de dezembro de 2024, a nomeação do deputado federal Saullo Vianna como novo titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A decisão reflete a confiança do chefe do executivo na experiência e no compromisso do parlamentar com políticas públicas voltadas ao bem-estar social e à inclusão.

Sob sua gestão, a Semasc será responsável por implementar a "Cidade do Autista", um projeto inovador proposto pelo prefeito David Almeida. A iniciativa prevê a criação de um espaço dedicado ao acolhimento e apoio de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo atendimentos multidisciplinares e um parque neurossensorial, visando promover inclusão e qualidade de vida para essa parcela da população. 

"Estou profundamente motivado para contribuir ainda mais com as políticas sociais de Manaus. Minha trajetória sempre foi pautada pelo compromisso com os mais vulneráveis, e na Semasc terei a oportunidade de ampliar esse trabalho, implementando ações que promovam dignidade, inclusão e cidadania para nossa população", afirmou Saullo, destacando seu entusiasmo para o novo desafio.

A relação entre David Almeida e Saullo Vianna se fortaleceu significativamente durante as eleições municipais de 2024. Vianna foi um dos principais articuladores da campanha vitoriosa de Almeida, participando ativamente de eventos e caminhadas que consolidaram a liderança do prefeito reeleito.

Bagagem - Saullo Vianna assume a Semasc trazendo na bagagem uma sólida experiência em políticas sociais, com destaque para o programa "Prato do Povo". A iniciativa, que fornece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, foi ampliada graças ao trabalho de Vianna, que destinou emendas parlamentares para revitalizar unidades, como a do bairro Viver Melhor, e inaugurar novos pontos de atendimento. Atualmente, o programa oferece mais de 12 mil refeições diárias, sendo um importante instrumento no combate à fome e na garantia de dignidade para milhares de famílias manauaras.

O novo secretário também traz um histórico consistente de ações voltadas ao apoio social e à defesa dos direitos de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. Entre suas iniciativas estão a isenção de IPVA para responsáveis por pessoas com deficiência, autistas e portadores de síndrome de Down, aliviando o impacto financeiro para essas famílias; a proposta de criação de espaços de lazer inclusivos em programas habitacionais, promovendo qualidade de vida para idosos; o reconhecimento de pessoas com lúpus no rol de deficiências, assegurando-lhes acesso a direitos e benefícios sociais; e a defesa de pensão vitalícia para pessoas com epidermólise bolhosa, proporcionando suporte contínuo para quem enfrenta essa condição rara e debilitante.

A posse de Saullo Vianna na Semasc está prevista para o início de janeiro de 2025. A expectativa é que sua gestão fortaleça e amplie os programas sociais existentes, além de implementar novas iniciativas que atendam às demandas da população manauara em situação de vulnerabilidade.




Fofos:Divulgação 

Policlínicas da SES-AM realizaram mais de 848 mil atendimentos especializados

Unidades fazem parte da rede de atenção do Estado e atuam no diagnóstico e tratamento de pacientes em diferentes áreas
 
As oito policlínicas que compõem a rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizaram, de janeiro a outubro de 2024, 848.285 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames, entre outros serviços. As policlínicas são unidades ambulatoriais e de referência para atendimento especializado em diferentes áreas médicas.
 
“Essas unidades desempenham um papel importante na rede de saúde do Governo do Estado, garantindo o diagnóstico e acompanhamento do tratamento dos pacientes, nas mais diversas situações”, destaca a secretária de estado de saúde, Nayara Maksoud.



 
A Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste, realizou 120.805 atendimentos, nesse período, com destaque para as consultas nas áreas de Cardiologia e Ortopedia, com 1.073 e 1.217, respectivamente. A unidade é referência no atendimento a pacientes com hanseníase e pessoas que precisam de auxílio de terapias para reabilitação.
 
A Policlínica Codajás, na zona sul, realizou 382.475 atendimentos, em mais de 30 especialidades médicas, além de outros serviços, como Enfermagem, Fisioterapia, exames, entre outros. Entre as especialidades com maior número de consultas estão as de Ortopedia, com 19.076, Ginecologia, com 6.485, Cardiologia, com 6.024, e Reumatologia, com 4.194.
 
Na Policlínica Cardoso Fontes, na zona centro-sul, unidade referência no diagnóstico e tratamento de tuberculose, dos 17.405 atendimentos realizados, 4.641 foram na especialidade de Pneumologia. A Policlínica Danilo Corrêa, na zona norte, realizou 55.899 atendimentos, desses, 6.180 foram na área de Ortopedia e 3.337 em Endocrinologia.
 
A Policlínica Gilberto Mestrinho, na zona centro-sul, que conta mais de 20 especialidades, realizou 101.829 atendimentos, nos 10 meses do período de balanço. O maior volume foi de consultas com médicos ortopedistas, 2.661, otorrinolaringologistas, 2.244, clínica geral, 2.543, e cirurgia geral, 2.251.

 
Na Policlínica João dos Santos Braga, na zona norte, a SES-AM contabilizou 99.341 atendimentos, sendo 3.225 em Oftalmologia e 2.173 em Clínica Geral. Já na Policlínica José Lins, na zona centro-oeste, foram 15.886 atendimentos, desses, 3.043 na especialidade de Psiquiatria e 1.909 em Cirurgia Geral.
 
Na zona leste, a Policlínica Zeno Lanzini realizou 54.645 atendimentos, com destaque para as consultas de Gastroenterologia, 3.305, Cirurgia Geral, 2.476, e Clínica Geral, 2.400.
 
Atendimento
 
Por serem unidades especializadas e que fazem parte da rede de atenção secundária, o atendimento nas policlínicas é agendado via sistema de regulação, mediante encaminhamento médico. Além disso, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto e cartão nacional de saúde.
 
Fotos: Evandro Seixas/ SES-AM
 

IML do Amazonas busca localizar familiares de cidadão venezuelano que faleceu em Manaus

O homem faleceu no HPS João Lúcio por morte natural
 
O Instituto Médico Legal do Amazonas (IML), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), pede que familiares de Andres Avelino, de 60 anos, compareçam à sede da instituição para a liberação do corpo. O homem, de nacionalidade venezuelana, faleceu em uma unidade hospitalar em Manaus, vítima de causas naturais.
 
O idoso deu entrada no IML na sexta-feira (26/12). O IML reforça que os corpos que aguardam familiares para liberação ficam na instituição pelo período de um mês. Após esse prazo, os corpos são sepultados em Manaus.
 
A liberação do corpo somente poderá ser realizada por familiares, que devem procurar o setor de Serviço Social da instituição, que funciona todos os dias. Eles devem comparecer ao IML das 8h às 20h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3216-6040.
 
O Instituto Médico Legal fica localizado na avenida Noel Nutells, número 300, no bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.
 
Foto: Divulgação/SSP-AM
 

O caminho para a escolha certa da profissão começa pelo teste vocacional

Especialista explica a importância do teste para o estudante ter conhecimento de sua aptidão na seleção do futuro acadêmico 
A escolha de uma carreira é um dos momentos mais desafiadores da vida de um jovem. Para muitos, o futuro profissional parece um grande enigma. E a decisão de qual caminho seguir pode gerar insegurança e ansiedade. No intuito de ajudar nesse processo, o teste vocacional surge como uma ferramenta fundamental para o autoconhecimento e orientação.
O teste vocacional é uma avaliação psicométrica e busca identificar as aptidões, os interesses e as características da personalidade de uma pessoa, associando esses fatores às profissões e áreas de estudo mais adequadas. O objetivo não é determinar de forma definitiva qual carreira o indivíduo deve seguir, mas fornecer um direcionamento baseado nas preferências e nas habilidades que mais se destacam no perfil do estudante.
A principal função é ajudar os estudantes, especialmente os do ensino médio, a refletirem sobre suas preferências e aptidões, facilitando a escolha de uma profissão que se alinhe aos seus interesses e suas habilidades. Em um momento de tantas possibilidades e pressões, como o processo de escolha de uma carreira, o teste pode trazer maior clareza sobre as opções mais compatíveis com o perfil do jovem.
Ao realizar o teste vocacional, o estudante ganha uma visão mais ampla das profissões que se adequam às suas características pessoais, podendo se sentir mais seguro e confiante em sua decisão. Além disso, evita escolhas precipitadas ou influenciadas por modismos e expectativas externas. Também ajuda a identificar interesses pessoais, os quais, muitas vezes, nem o próprio aluno conhece.
Com a orientação certa, o estudante pode compreender melhor suas potencialidades, o que facilita a escolha de uma profissão mais gratificante e alinhada com seu propósito de vida. David Martins, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da UNINORTE, destaca a relevância do teste vocacional nesse processo de escolha. Segundo ele, a decisão de qual carreira seguir é uma das mais importantes da vida e a avaliação serve como um auxílio essencial nesse caminho.
"É uma ferramenta extremamente valiosa para os alunos do ensino médio, pois permite a identificação das suas habilidades e interesses de forma mais clara. Em um momento de tantas dúvidas e incertezas sobre o futuro, realizar esse tipo de avaliação traz mais confiança para a escolha da profissão, ajudando a construir um caminho profissional mais alinhado com suas aptidões. Na UNINORTE, sabemos que a decisão de uma carreira pode influenciar toda uma trajetória de vida, por isso incentivamos nossos alunos a utilizarem o teste como um aliado importante nesse processo".
A UNINORTE oferece aos jovens o teste vocacional, o qual é aplicado por psicólogos da Instituição de Ensino Superior (IES). Porém, os estudantes também precisam estar atentos à qualidade do local em que vão se formar. A UNINORTE se destaca por sua excelência acadêmica e estrutura de ponta. Com cursos com as notas mais altas no MEC, a IES oferece uma infraestrutura de qualidade, como laboratórios de última geração, teatro, aulas práticas e Clínicas-Escola, proporcionando aos alunos uma formação completa e integrada à prática profissional.
Além disso, a Instituição de Ensino Superior conta com um corpo acadêmico de excelência, formado por professores renomados em suas áreas de atuação, garantindo que os alunos recebam o melhor conteúdo acadêmico e estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho. Para mais informações sobre os cursos, acesse www.uninorte.com.br.

--

Daly Ruiz
Assessora de Imprensa e Jornalista
  Foto: Divulgação 

Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10

Chuvas dificultam buscas no Rio Tocantins
Guilherme Jeronymo - Repórter da Agência Brasil

O corpo de mais uma vítima da queda da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) foi resgatado neste domingo (29). Até o momento, dez pessoas morreram. Outras sete continuam desaparecidas.
O tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Donaldo Lourinho, confirmou à Agência Brasil o resgate do corpo de Ailsson Gomes Carneiro, de 57 anos. Ele era vereador da cidade de Novo Repartimento, no Pará, e foi retirado de uma caminhonete Triton, encontrada na última quinta-feira (26). Nesse sábado (28), os mergulhadores já haviam resgatado Elisangela dos Santos Chagas, 50 anos, companheira de Ailsson.
As equipes continuam nas tentativas para a retirada de um corpo localizado no interior de um caminhão.
As condições climáticas pioraram nas últimas horas, pois as chuvas na região tornam as águas do Rio Tocantins mais turvas.
A busca por desaparecidos após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, foi retomada ontem, após terem sido afastados os riscos de desabamento de novos trechos da estrutura. A ponte desabou no último domingo (22).
 
Fonte: Agência Brasil 

Réveillon 2025 deve movimentar R$ 3,2 bilhões no Rio de Janeiro

Expectativa é participação de 5 milhões de pessoas

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
A festa de Réveillon deve movimentar R$ 3,2 bilhões na economia da cidade do Rio de Janeiro, com a expectativa de que 5 milhões de pessoas participem dos eventos, conforme estudo divulgado neste domingo (29) pela prefeitura.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, o público pode esperar novidades nas atrações deste ano. “Este documento mostra que essa grande festa não gera apenas diversão. Atrai muitos turistas e tem um impacto econômico de R$ 3,2 bilhões. É mais trabalho e renda para o Rio. É também mais alegria”, disse.
Uma das novidades é a volta do Palco Leme, que terá apresentações de artistas de música gospel, e a estreia dos Palcos Parque Oeste, em Inhoaíba e Parque Realengo. Esses dois espaços públicos foram inaugurados este ano.
Copacabana
Em Copacabana, na zona sul da capital, vão ocorrer shows e queima de fogos. A expectativa é receber 2,5 milhões de pessoas, entre cariocas e turistas, no segundo maior evento da cidade, ficando atrás apenas do Carnaval.
O palco principal, na Praia de Copacabana, em frente ao Hotel Belmond Copacabana Palace, promete ter grande concentração de público para assistir aos shows dos cantores Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Anitta.
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, destacou que a projeção é superar os R$ 42 milhões arrecadados em Imposto Sobre Serviços (ISS) do turismo e eventos no decorrer de 2024, que “representaram um crescimento de 66,3% em comparação com 2022 e mais do que o dobro dos números pré-pandemia, em 2019".
Pelos cálculos da segunda edição do estudo Réveillon em Dados, cerca de 50 mil empregos devem ser gerados, direta ou indiretamente, pela festa de Réveillon. 
“Com a economia aquecida, o carioca tem mais oportunidades e melhor renda. Tivemos um 2024 especial, com grandes shows e eventos, e vamos iniciar um novo ano também promissor”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico em exercício, Thiago Dias, em nota divulgada pela prefeitura.
A maior parte dos turistas estrangeiros vem da Argentina, tendo na sequência o Chile e os Estados Unidos. Entre os estados do Brasil, São Paulo e Minas Gerais lideram o ranking.
De acordo com o estudo, pesquisas anteriores indicaram a satisfação dos turistas que visitam o Rio. “Um total de 83% das pessoas que responderam ao questionário deram notas de 8 ou mais para a cidade. Para 84% das pessoas, a sensação de segurança é positiva (ótima ou bom); e a avaliação é positiva sobre os shows (90%) e queima de fogos (83%)”, informou a prefeitura.
Operação
O esquema operacional da prefeitura para realização da festa de Ano Novo envolve 11 órgãos e 8,4 mil servidores. Somente a COMLURB, responsável pela limpeza urbana, aproximadamente 60% dos funcionários irão trabalhar. O planejamento inclui ainda mais de 7 mil veículos e equipamentos municipais.




Fonte: Agência Brasil 

Operação Réveillon: Polícia Militar do Amazonas emprega cerca de 2.300 policiais no Estado

Operações Natal Mais Seguro 2024 e Águia reforçam ações até janeiro
 
Cerca de 2.300 policiais militares estarão mobilizados durante as celebrações da virada de ano, com a finalidade de garantir a segurança e a ordem social em Manaus e nas cidades do interior do estado, por meio da operação Réveillon Mais Seguro 2025, que integra o cronograma de ações da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
 
O comandante-geral, coronel PM Klinger Paiva, explica que  aproximadamente 1.500 PMs serão empregados na capital e 800 municípios.
 
"Em Borba e Rio Preto da Eva terão eventos principais, nestes, além do policiamento local, serão deslocadas equipes das unidades especializadas da Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano) e Força Tática. Nos outros municípios onde haverá os festejos menores e tradicionais será mantido o policiamento das cidades, com reforço dos administrativos e SEGs (Serviço Extra Gratificado)", detalhou o comandante-geral da PMAM.
 

A operação Réveillon Mais Seguro 2025 contará com equipes dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE) e do Interior (CPI). As ações envolvem policiamento geral de trânsito e especializado, abrangendo patrulhamento a pé, motorizado, montado, fluvial e em modalidades veladas.
 
Simultaneamente às ações de virada de ano, a Polícia Militar do Amazonas manterá a operação Natal Mais Seguro 2024, na capital e no interior, onde são empregados 1.800 homens, com foco nas zonas comerciais e bancárias.
 

As ações ocorrem de domingo a domingo, onde o efetivo policial é dividido em três turnos que abrangem os horários de maior movimento e fluxo de pessoas.
 
E a Operação Águia reforça o policiamento diário e das operações de Natal, com o emprego das unidades especializadas da corporação, empenhadas em áreas consideradas de risco e apontadas como "manchas" criminais" por meio de levantamentos de Inteligência. As duas operações seguem até as primeiras semanas de janeiro de 2025.
 
Foto: Divulgação/PMAM

Réveillon do Largo: Festa, tradição e a força da cultura popular

Artistas locais e as cores do boi-bumbá vão fazer do Largo de São Sebastião o palco da festa da virada do ano
 
O Largo de São Sebastião, localizado no centro histórico de Manaus, será palco de uma festa única para a chegada de 2025. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Réveillon do Largo reafirma o compromisso com a valorização da cultura popular, reunindo atrações que representam a diversidade artística do estado, em uma programação inteiramente amazonense. 
 
O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, destaca que a programação do Réveillon do Largo é uma mistura de tradição, inovação e diversidade da cultura amazonense. “Com um ambiente acolhedor e atrações variadas, o Réveillon do Largo se consolida como um evento que celebra a cultura popular e regional, em uma megaestrutura de palco, ocupando o cenário mais icônico do Amazonas”, disse o secretário.


 
Com início às 20h, no palco principal da rua José Clemente, a festa traz atrações popularmente conhecidas, resgatando as raízes culturais do estado como, o "príncipe do brega", Nunes Filho, o grupo de samba de raiz, Couro Velho, representantes do boi-bumbá Caprichoso e Garantido, integrantes e ritmistas das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus, além de uma mistura de ritmos que promete agradar todas as idades. 
 
Talentos da terra
 
Para o cantor amazonense Nunes Filho, que participou da primeira edição do Réveillon do Largo, a oportunidade é motivo de orgulho. "Quero agradecer ao governador Wilson Lima e à Secretaria de Cultura por darem espaço aos artistas da terra. Participar deste evento é uma alegria enorme, e vou dar o meu melhor para o público. É gratificante ver nossa cultura sendo colocada em destaque", afirma Nunes, com mais de 40 anos de carreira e dono de sucesso, entre os quais, "Subindo pelas paredes". 

 
E a banda Couro Velho, que completou 20 anos de carreira, celebra o samba de raiz, sendo referência no estado. "Participar deste evento é uma consagração do nosso trabalho e reconhecimento dos talentos locais. Isso nos motiva a sonhar mais alto e a planejar novos projetos voltados para a cultura do samba", destaca Aluizio Junior, integrante do grupo. 
 
Bumbá no réveillon
 
A festa no Largo também será marcada pela energia contagiante do boi-bumbá, um dos maiores símbolos da cultura amazonense. Do lado do Caprichoso, Prince do Boi terá uma dupla função na noite da virada. Além do repertório de toadas, o artista azulado será o mestre de cerimônia da festa. "O Largo de São Sebastião tem uma energia única. É um privilégio conduzir essa festa que une música, tradição e a magia da queima de fogos no maior cartão-postal do Amazonas", declara o artista.
 
Carlinhos do Boi, artista do boi Garantido, ressaltou a importância do evento para a valorização da manifestação cultural. "É uma honra participar de um evento que destaca nossas raízes culturais. O Réveillon do Largo celebra a identidade do nosso estado e reúne famílias para um momento de muita alegria e esperança para o novo ano", afirma o cantor. 
 
Atrações do palco principal
 
20h às 21h: Banda Os Dry Martinis
21h15h às 22h15: Banda Couro Velho
22h15h às 22h45: Nunes Filho
23h à 00h: Patrick Araújo, David Assayag, Carlinhos do Boi e Prince do Boi / Contagem regressiva para a virada do ano
00h à 00h45: Show com escolas de samba do Grupo Especial de Manaus
1h às 2h: Banda Marrakesh
2h30 às 3h30: George Japa
3h45 às 5h: Ricardo Mendes
 
Nos intervalos entre as atrações, o público contará com intervenções artísticas no palco e os remixes da DJ Layla Abreu e do DJ Gabe.
 
FOTOS: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
 

Em Alvarães, PC-AM, PMAM e GCM prendem homem por manter esposa e filhas em cárcere privado

 


O homem fugiu em uma canoa pelo rio Solimões em direção ao município de Tefé, mas a equipe policial interceptou a embarcação e efetuou a prisão

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 57ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu em flagrante, na sexta-feira (27/12), um homem de 45 anos, por manter a esposa e as filhas em cárcere privado, além de causar danos à residência. O crime foi praticado na Comunidade São Rafael, no município.
 
De acordo com o delegado Marcelo Lopes, da 57ª DIP de Alvarães, a equipe policial recebeu uma denúncia informando que o suspeito estaria sob efeito de álcool e impedindo as vítimas de saírem de casa, além de ameaçá-las com uma faca.  Ele as agrediu e danificou a residência ateando fogo em objetos. Diante da gravidade da situação, a equipe policial seguiu imediatamente para o local.
 
"Na chegada à residência, os agentes encontraram sinais claros de violência, como objetos queimados e danificados, mas não havia ninguém na casa. Pouco tempo depois, as mulheres saíram da mata ao perceberem a presença da polícia. Elas apresentavam sinais de agressões e confirmaram o ocorrido, relatando que haviam se escondido para sua própria segurança", explicou o delegado.
 
Segundo a autoridade policial, as vítimas informaram que o autor havia deixado a residência momentos antes em uma canoa, navegando pelo rio Solimões em direção ao município de Tefé. A equipe policial deu continuidade ao patrulhamento fluvial e conseguiu interceptar a embarcação do homem, efetuando sua prisão.
 
O homem foi autuado pelos crimes de cárcere privado e dano qualificado e permanecerá à disposição da Justiça.
 
FOTO: Divulgação/PC-AM.