Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2023

Em 2023, Caio André fortalece papel da CMM ampliando ações dentro e fora do parlamento

Como vereador, Caio André totalizou mais de 1.400 proposituras na Câmara Municipal de Manaus

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), fortaleceu o papel da CMM em 2023 ao ampliar ações fora do âmbito legislativo. Idealizada pelo chefe da Casa Municipal, o projeto “Câmara Cidadã” registrou mais de 27 mil atendimentos em três edições ao longo do ano, beneficiando a população manauara. 

As edições da Câmara Cidadã ocorreram nas zonas leste, sul e norte da capital amazonense nos meses de fevereiro, maio e setembro deste ano. Com apoio de secretarias do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas privadas e instituições de ensino, dezenas de serviços foram ofertados gratuitamente para a população em estruturas preparadas para receber o público. 

De acordo com o presidente da CMM, o sucesso da Câmara Cidadã em 2023 foi além do esperado, e por conta disso, novas ações estão sendo programadas para 2024. Ele destacou a relevância do projeto enquanto ação que leva serviços básicos para pessoas que, em muitos casos, encontram dificuldades para o acesso.

“São serviços que as pessoas buscam no dia a dia, como atividades de cidadania, beleza, saúde. Ter todas essas opções reunidas em um único espaço faz com que aquele cidadão tenha mais dignidade. Vale destacar a importância da presença dos vereadores ali, recebendo as demandas da comunidade nas tribunas populares e vendo de perto os problemas daquela região”, afirmou Caio André.

Legislativo –No legislativo, Caio André alcançou números importantes atuando pela população manauara. De acordo com Caio, o trabalho resultou em mais de 1.400 proposituras apresentadas em 2023. 

Em requerimentos, Caio atingiu a marca de 1.281, evidenciando o comprometimento do parlamentar em abordar e atender às necessidades apresentadas pelas comunidades. Caio André apresentou 19 Projetos de Lei, e destes, três foram sancionados e se tornaram leis municipais.

Além dos Projetos de Lei, Caio André pontuou a aprovação de 33 moções, 72 indicações e a realização de quatro tribunas populares de sua autoria em 2023.

CMM - No decorrer do primeiro ano de sua gestão, Caio André enfatizou a intensificação das visitas técnicas a escolas e universidades, assim como a expansão da oferta de novos cursos a distância por meio da Escola do Legislativo da CMM.

Quanto aos servidores efetivos, o legislador reconheceu avanços com a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a introdução do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI). Essas medidas não apenas enaltecem os profissionais, mas também contribuem para facilitar a execução do novo concurso público da CMM, programado para o ano de 2024.

O presidente também empossou 14 aprovados no concurso público da CMM realizado em 2003, fazendo uma correção histórica na Casa.



Foto: Divulgação 

Primeiro ‘Réveillon do Largo’ terá mais de 10 horas de programação e reforço na segurança

O evento, aberto ao público, entra para o calendário do Governo do Estado a partir deste ano

O Governo do Amazonas realiza, neste domingo (31/12), o primeiro ‘Réveillon do Largo’, no Centro Cultural Largo de São Sebastião. A festa, que entra para o calendário de eventos do estado, terá mais de 10 horas de programação, 10 minutos de queima de fogos e um reforço de 200 policiais militares para garantir a segurança da população. 

O evento é uma parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com as demais pastas e órgãos do estado. Ao todo, mais de 100 artistas irão se revezar no palco, que será montado na rua José Clemente, na lateral do Teatro Amazonas. Mais de 15 atrações vão se apresentar das 17h30 às 4h30, passando por diversos ritmos, incluindo samba, pagode e boi-bumbá.

Para garantir uma festa segura para todos, um esquema foi montado pelas Forças de Segurança. O Centro de Manaus, assim como as demais áreas da cidade, terá monitoramento realizado por câmeras de vigilância. Os equipamentos foram montados em pontos estratégicos, que vão garantir acompanhamento em tempo real pelas equipes dos centros de videomonitoramento da SSP-AM. 


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) estará empenhada no funcionamento das Centrais de Flagrante compostas pelo 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas com plantão 24h. No dia 31 de dezembro, a partir das 17h, o ônibus onde funciona a Delegacia Móvel, estará estacionado no Largo São Sebastião, bairro Centro, para atender eventuais ocorrências que poderão vir a acontecer durante a realização do evento.

Permanência de crianças e adolescentes

A entrada de crianças de 0 a 12 anos não será permitida após 22h, conforme portaria do Juizado da Infância e da Juventude Infracional. Antes desse horário, a entrada será permitida, com a orientação para pais e responsáveis apresentarem a documentação necessária na entrada: RG, Certidão de Nascimento ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). 

Para os adolescentes de 12 a 18 anos, também será necessário portar o documento de identificação com foto para assistir e permanecer no local de show, além de estarem acompanhados. 

Acessibilidade

Um espaço acessível foi montado próximo ao palco do evento para que Pessoas com Deficiência (PCDs) aproveitem com conforto e segurança a festa. O local contará com um banheiro equipado, ponto de hidratação e intérprete de Libras. 

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuará, na virada de ano, com mais de 200 bombeiros militares, viaturas e equipamentos nas ações de prevenção em eventos que ocorrerão em diversas zonas da capital. Também manterá as escalas padrões de guarnições de serviço nos postos operacionais da capital e do interior.

Na primeira edição do Réveillon do Largo, estarão atuando 85 bombeiros, divididos em equipes por toda a área de cobertura do evento promovido pelo Governo do Amazonas. Também estarão posicionadas, de forma estratégica, três viaturas de combate a incêndio, três de salvamento e duas ambulâncias no perímetro deste local.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está montando um grande esquema de segurança com a participação de mais de 60 agentes de trânsito, além da interdição de ruas próximas ao Largo São Sebastião para evitar qualquer intercorrência. O Detran também contará com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

As interdições viárias vão iniciar no domingo (31/12), às 9h, e permanecerão até a segunda-feira (1º/01), às 5h. Os trechos que serão fechados são: rua 10 de Julho entre Ferreira Pena e Getúlio Vargas, avenida Eduardo Ribeiro entre 24 de Maio e Monsenhor Coutinho, José Clemente com Joaquim Sarmento, Barroso com 24 de Maio, rua Costa Azevedo com rua 24 de Maio, rua Marçal com Dona Libânia e Tapajós com Monsenhor Coutinho.

Serão disponibilizadas nove entradas, sendo duas pela rua 10 de Julho, duas pela avenida Eduardo Ribeiro, uma pela Barroso, uma pela rua Marçal, uma pela José Clemente, uma pela Costa Azevedo e uma pela Tapajós.

Os veículos poderão ser estacionados nos trechos não interditados das ruas 24 de Maio, Costa Azevedo, Rui Barbosa, Saldanha Marinho, Barroso, Joaquim Sarmento, Lobo D’Almada, Monsenhor Coutinho, Ramos Ferreira além da avenida Eduardo Ribeiro. 

Confira a programação do evento:

Bloco da Alegria


Das 17h30 às 18h30: Metamorfose   

Das 18h30 às 18h45: DJ Ramon   

Das 18h45 às 19h45: banda Di Bubuia

Das 19h45 às 20h00: DJ Ramon

Das 20h00 às 21h00: Banda Impacto

Das 21h00 às 21h15: DJ Keoma

 

Bloco da Abertura


Das 21h15 às 22h15: Mikael e Banda

Das 22h15 às 22h45: Nunes Filho

Das 22h45 às 23h45: Patrick Araújo, Leonardo Castelo, Prince do Boi e Carlinhos do Boi

 

Bloco da Virada


Das 23h45 às 00h45: Bateria Liesa

De 00h45 às 1h00: DJ Keoma

De 1h00 às 02h00: Banda Bagaceiros do Forró

 

*Bloco do Pós-Virada*


Das 2h00 às 02h15: DJ Gabe

Das 2h15 às 03h15: Uendel Pinheiro e Banda

Das 03h15 às 03h30: DJ Gabe

Das 03h30 às 04h30: Banda Freelance


Fotos: Divulgação/Secom

Primeira edição do Circuito dos amigos da FVS-RCP ‘Elcimar Neves’ é realizada neste domingo

Percurso ocorreu sobre a Ponte Jornalista Phelippe Daou
 
Em um momento de confraternização para funcionários e familiares, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, realizou neste domingo (31/12), a primeira edição do Circuito dos Amigos da FVS-RCP ‘Elcimar Neves’. O percurso ocorreu na Ponte Jornalista Phelippe Daou, em Manaus.
O nome da corrida é uma homenagem ao servidor da fundação, Elcimar Neves, falecido em 2017. O objetivo da ação é realizar um momento de descontração e integração entre todos os servidores e familiares que participaram da iniciativa. O percurso do circuito é de 7,2 quilômetros, que é o total da ida e volta da ponte sobre o Rio Negro.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a prática esportiva implica em laços mais estreitos e saudáveis para os servidores e amigos, beneficiando a realização de trabalho produtivo. “Essa atividade esportiva pode criar um ambiente mais coeso, saudável e positivo, beneficiando tanto os servidores da FVS-RCP, como também é um momento de lazer”, enfatizou.
Ricardo Nascimento, servidor da FVS-RCP, destacou que esse momento é oportunidade para realização de atividade física indicada para saúde, além de favorecer a confraternização na véspera de Ano Novo.
“Além de ser uma atividade física muito boa, tem um aspecto muito importante que é também relaxar nossa mente um pouco. Fazer isso interagindo com pessoas do trabalho, reforça ainda mais a importância de a prática ser mantida para os próximos anos”, destacou Ricardo.
Geraldo Amorim, também servidor da FVS-RCP, pontua que essa ação amplia o aspecto interpessoal e físico dos servidores da fundação. “Um ambiente de trabalho onde as pessoas se divertem juntas e têm interesses comuns pode tornar-se mais agradável. Além de tudo ser uma atividade física, o que contribui muito para a saúde dos participantes”, comentou.
 
FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP

Réveillon Gospel atrai cristãos para grande celebração com shows de Cassiane e Fernanda Brum na Ponta Negra

O Réveillon Gospel 2024, promovido pela Prefeitura de Manaus, dentro da programação do "O Maior Réveillon de Todos", foi realizado na noite deste sábado, 30/12, na praia da Ponta Negra, organizado para o público cristão celebrar o encerramento de um ano de bênçãos para recebimento de outro. 

Os shows nacionais das cantoras Cassiane e Fernanda Brum proporcionaram uma grande celebração de fé, com muito louvor e adoração, assim como as seis atrações locais.

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou os shows, demonstrou felicidade pela população ter abraçado essa programação e contou que a festa cristã está no Calendário Oficial de Manaus e, se depender dele, nunca mais sairá.

"É o segundo Réveillon Gospel da cidade e eu tenho certeza que não vai mais sair do calendário. Enquanto eu estiver à frente da prefeitura, nós vamos estar realizando essa programação. Eu estou muito feliz, porque a população entendeu e está prestigiando esse segundo Réveillon", declarou o prefeito.


O evento contou com uma megaestrutura montada pela Prefeitura de Manaus, com operacionalização do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), em conjunto com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). 

"A Prefeitura de Manaus montou uma megaestrutura para esse evento. São mais de duas mil pessoas trabalhando diretamente e mais de 6 mil indiretamente. Todo o perímetro fechado com total segurança. A população segura para só aproveitar as atrações maravilhosas", disse o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues.

Louvores de bençãos

A cantora Cassiane participou do primeiro Réveillon Gospel e voltou neste ano para repetir a dose de evangelizar com a sua voz potente. 

"Eu me acho privilegiada de participar de todas as festas que acontecem nas cidades, que são da minha área, do evangelho. Eu penso que é uma benção, porque nós estamos aqui para profetizar a benção do Senhor. Meu coração está aberto e com a minha boca eu vou profetizar. Estamos no final de 2023, Deus fez promessas e ele vai cumprir", profetizou.

Fernanda Brum também estava muito feliz em poder trazer a palavra de Deus no penúltimo dia do ano e deixou uma mensagem de esperança aos manauaras.

"Eu estou muito feliz de estar neste penúltimo dia do ano trazendo a palavra de Deus, trazendo adoração, trazendo esse ambiente de paz, essa delícia que é estar na presença de Deus para todos os manauaras. Não percam a esperança. 2024 está aí para provar que Deus é um Deus de promessas, é um Deus firme, é um Deus maravilhoso, que sempre cumpre aquilo que promete aos seus servos", disse. 

"Muitas pessoas estão sendo edificadas, pessoas que gostam de adorar a Deus. Isso é um momento muito importante, que traz edificação espiritual para todas essas pessoas", disse o operador Francisco Oliveira, que prestigiou o evento. 

Já o pastor Maicon Silva, que esteve nessa celebração na Ponta Negra pela primeira vez, disse que foi uma noite de excelência para a glória do Senhor. “Que o nome do Senhor seja louvado, glorificado, por este povo unido que está aqui, justamente, para adorar e glorificar a Deus. A gente fica muito feliz por um evento como este”.

Fotos:João Viana / Semcom e Ruan Souza / Semcom


Prefeito David Almeida participa da abertura do Réveillon Gospel na praia da Ponta Negra

O prefeito de Manaus, David Almeida, marcou presença na abertura do Réveillon Gospel 2024, intitulado "O Maior de Todos", que teve seu início neste sábado, 30/12, na praia da Ponta Negra.
Promovido pela Prefeitura de Manaus, o evento foi especialmente direcionado ao público cristão, contando com apresentações nacionais das renomadas cantoras Cassiane e Fernanda Brum, proporcionando uma celebração de fé embalada por música de louvor e adoração.
Durante a programação, o chefe do Executivo ressaltou a importância do evento em uma cidade onde cerca de 40% da população se identifica como evangélica.
“Nós vivemos em uma democracia representativa e dentro da representação tem a proporção. Quase 40% desta cidade é evangélica. Então, se justifica a realização deste evento, em função dessa proporcionalidade. Antes, só existia o Réveillon normal da cidade, e nós implementamos essa celebração gospel desde o ano passado. E tem sido um sucesso. Tenho certeza que acertamos nessa programação", enfatizou Almeida, destacando o sucesso do evento implementado no ano passado e sua confiança na programação deste ano.
Com participações memoráveis, dois ícones da música gospel brasileira, Cassiane e Fernanda Brum, encantaram o público presente na Ponta Negra.
Cassiane, reconhecida nacionalmente desde sua juventude e consagrada pelo álbum "Sem Palavras", consolidou-se como uma das principais vozes do cenário evangélico. Por sua vez, Fernanda Brum, carioca renomada que se tornou um nome de destaque nos anos 90, emocionou o público com sua performance, apresentando o single recente "Orai Por Todas as Crianças".
O Réveillon Gospel também prestigiou cantores locais, como a tradicional Família Seven, Jô Souza, Izabelle Ribeiro, Tony Sales e Leandro Nascimento, que engradeceram ainda mais o espírito do evento. “Das oito atrações desta noite, seis são locais. É o maior número de atrações locais, prestigiando os artistas locais. Um sucesso de público e, sem dúvida alguma, acertamos na programação. Enquanto estiver na prefeitura, essa programação não sairá mais do calendário anual”, destacou o prefeito.
A prefeitura montou uma grande estrutura para o evento. Órgãos municipais e estaduais estiveram empenhados em garantir o bem-estar e segurança da população que se deslocou para a Praia da Ponta Negra, proporcionando um Réveillon Gospel inesquecível.
 

Fotos -  Ruan Souza / Semcom

Réveillon Cristão começa neste sábado com Cassiane, Fernanda Brum e artistas locais

O Réveillon 2024, da Prefeitura de Manaus, o Maior de Todos, começa neste sábado, 30/12, na Praia da Ponta Negra, especialmente organizado para o público cristão, com os shows nacionais das cantoras Cassiane e Fernanda Brum, numa celebração de fé, com muito louvor e adoração.
 
A cantora Cassiane ficou conhecida nacionalmente, ainda jovem, e com o disco “Sem Palavras”, Cassiane tornou-se uma das intérpretes mais notáveis do segmento evangélico.
 
Já a carioca Fernanda Brum se transformou em um dos principais nomes da música gospel brasileira nos anos 90. Seu último lançamento, em novembro de 2023, foi o single “Orai Por Todas as Crianças”. Fernanda Brum sobe ao palco da Ponta Negra às 19h45 e Cassiane às 21h40.
 
Para o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, o Réveillon 2024 é o maior de todos, pois abrange várias zonas da cidade e busca atender a todos os gostos.
 
“Neste sábado, o público vai poder curtir os principais e variados hits da música cristã, não apenas com as cantoras nacionais Cassiane e Fernanda Brum, mas com cantores da nossa terra também, como a tradicional Família Seven, Jô Souza, Izabelle Ribeiro, Tony Sales, entre outros”, pontuou.
 
 
Confira a programação
 
18h - Jô Souza
 
18h25 - DJ Neto
 
18h35 - Tony Sales
 
19h - DJ Neto
 
19h10 - Família Seven
 
19h35 - DJ Neto
 
19h45 - Fernanda Brum (nacional)
 
20h55 -DJ Neto
 
21h05 -Izabelle Ribeiro
 
21h30 - DJ Dí Andrade
 
21h40 - Cassiane (nacional)
 
22h50 - DJ Dí Andrade
 
23h - Boas Novas
 
23h25 - DJ Dí Andrade
 
23h35 - Leandro Nascimento
 

Fotos - Divulgação / Artistas
 

-

Polícia Militar do Amazonas reforça esquema de segurança para o réveillon de Manaus


As ações visam assegurar a ordem pública, prevenir crimes e garantir a tranquilidade nas sete festas organizadas na capital amazonense
 
Com a proximidade das festividades para a virada do ano, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) intensifica seus preparativos para garantir a segurança dos milhares de espectadores que vão se reunir para celebrar as festas de réveillon realizadas pelo Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e demais órgãos e entidades.
 
Ao todo, mais de 1 mil policiais militares atuarão divididos em viaturas de quatro rodas, motocicletas e em rondas a pé, com ações direcionadas ao policiamento ostensivo, patrulhamento e vigilância durante os eventos abertos ao público.
 
No Centro de Manaus, o primeiro Réveillon do Largo, realizado pelo Governo do Amazonas, terá o efetivo de 200 policiais militares para garantir a segurança no espaço da festa e no entorno, em especial nos pontos onde a população irá estacionar os carros para deslocar até o palco principal do evento.
 
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, o policiamento no Largo vai ser distribuído para atender todas as áreas do Largo, com o objetivo de prestar a melhor assistência e controle de acesso para os que vão participar da festa na virada do ano.
 
“Nossos policiais vão atuar nas nove entradas no evento, junto com as equipes da Sejusc, e teremos ainda mais de 40 pontos de policiamento onde a população pode nos acionar para qualquer eventualidade ou necessidade. A Polícia Militar do Amazonas vai estar com seu efetivo para garantir que o cidadão e sua família possam prestigiar a festa com tranquilidade”, ressaltou o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger.
 
As equipes policiais estarão presentes em todo o perímetro durante a festa e no pós-evento, auxiliando na dispersão do público após o encerramento da programação.
 
Efetivo policial
Estarão empregados o Comando de Policiamento Especializado (CPE) com os efetivos da Rondas Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Companhia de Operações Especiais (COE), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) e o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Também participarão da operação Réveillon 2024, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), compostos por policiais militares dos Comandos de Policiamento de Área (CPA’s), Força Tática e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Policiais do Serviço Extra Gratificado (SEG) também serão empregados na operação.
 
Além do Largo São Sebastião, o esquema de segurança será empregado na Ponta Negra, Novo Aleixo/Alphaville, Amarelinho, Mauazinho, Colônia Antônio Aleixo e Viver Melhor. Equipes policiais serão mobilizadas para patrulhar essas áreas e garantir que as comemorações ocorram de maneira tranquila e segura.
 
Esquema de segurança
Além da presença ostensiva dos agentes de segurança, a Polícia Militar do Amazonas implementará medidas adicionais, como pontos de controle e monitoramento, com equipes divididas em dois turnos, com policiamento a pé e policiamento motorizado com viaturas.
 

Na Ponta Negra, tradicional ponto de festa de fim de ano organizada pela Prefeitura de Manaus, a PMAM irá atuar com mais de 400 policiais militares para garantir a segurança durante o evento e na tradicional queima de fogos, acompanhada de shows, com atrações regionais e nacionais, e expectativa de público estimado em 200 mil pessoas.
 
O policiamento será montado em toda a extensão da triagem, calçadão, anfiteatro, praia, bem como para a avenida Coronel Teixeira, avenida do Turismo, estacionamento do conjunto Alphaville e nas Alamedas Alasca e Egito.

 
Nas outras duas festas realizadas pela Prefeitura de Manaus, a PMAM estará com efetivo no parque Amazonino Mendes, na avenida Alphaville, bairro Novo Aleixo, e na orla do Amarelinho, no bairro Educandos. Assim como o esquema de segurança no Largo e na Ponta Negra, os policiais militares vão atuar em ações de patrulhamento a pé e em viaturas.
 
Outras três festas realizadas na capital amazonense vão contar com o reforço na segurança por meio da PMAM: Colônia Antônio Aleixo, Mauazinho e Residencial Viver Melhor. Os policiais militares do CPM, CPA e CPE estarão presentes em ações de policiamento ostensivo, patrulhamento e vigilância durante os eventos.
 
Fotos: Divulgação/PMAM
 

Visa Manaus conclui segunda parte da operação “Natal com Saúde” com mais 2,6 toneladas de alimentos apreendidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu, nesta sexta-feira (29/12), a segunda parte da operação “Natal com Saúde”. A ação consistiu na fiscalização da qualidade dos alimentos vendidos em supermercados e hipermercados da capital amazonense para, assim, prevenir riscos à saúde da população e fortalecer a importância de seguir as normas sanitárias.

Desta vez, foram inspecionados mais 19 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, dos quais um foi autuado e parcialmente interditado. No local, foram apreendidos 2.676 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo, que foram inutilizados e prontamente descartados.

Dentre as irregularidades sanitárias constatadas pela equipe de fiscalização ao longo da semana, estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas, carnes descongeladas ou acondicionadas de forma inapropriada, e também laticínios e outros produtos com a data de validade expirada.


A ampliação da “Natal com Saúde”, realizada inicialmente entre os dias 19 e 22 de dezembro, se deveu à grande quantidade de alimentos em situação de irregularidade registrados na primeira fase, como explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

“A nossa Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), responsável pela operação, optou por estender a ‘Natal com Saúde’ por mais uma semana, a fim de fiscalizar os estabelecimentos que não puderam ser inspecionados no prazo inicial, bem como verificar denúncias recebidas ao longo da primeira etapa”, esclarece.

Saldo final

Com as ações desta semana, a operação “Natal com Saúde” encerra os trabalhos com um total de 64 estabelecimentos fiscalizados, resultando em 12 autuações, duas interdições parciais e a apreensão de 7,3 toneladas de alimentos impróprios para o consumo.

Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

Para o diretor Ewerton, o balanço da operação reafirma a importância do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Manaus. “A Visa Manaus detectou e tirou de circulação uma quantidade expressiva de alimentos potencialmente prejudiciais à saúde que poderiam ser consumidos pelos cidadãos, levando a complicações que podem ser bastante severas e até causar óbitos. O cuidado não termina aí, porém: a população deve verificar, sempre, informações como a data de validade dos produtos, bem como a aparência e as condições de exposição de carnes, verduras, frutas, laticínios e outros alimentos perecíveis”, alerta.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.


Fotos: - Divulgação / Semsa

Juventude, Desporto e Lazer foi um compromisso do Governo do Amazonas em 2023

O ano foi marcado por ações de valorização e proteção dos direitos das crianças e jovens

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou no ano de 2023 ações de fortalecimento às políticas públicas voltadas para crianças e jovens. Entre elas, a Etapa Estadual da 4ª Conferência Nacional da Juventude que reuniu mais de 300 participantes, e de forma inédita o lançamento da Campanha “Assédio Sexual no Esporte é Crime. Denuncie!”.

“Por determinação do governador Wilson Lima, estamos abrindo espaços para iniciativas que priorizam nossos jovens e crianças, porque sabemos que eles são o futuro do nosso país. E criar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de redes de proteção é fundamental para sociedade”, ressaltou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Com o tema “Juventude Amazonense Viva: Protagonismo em Defesa da Vida, Território e Justiça”, a conferência realizada em outubro, contou com a presença de gestores públicos, representantes das organizações da sociedade civil, além de convidados. O encontro também elegeu 17 delegados que representaram o Amazonas na Etapa Nacional, em Brasília.

A etapa estadual organizada pela Sedel, foi um marco para a juventude amazonense, que debateu e reuniu grupos de trabalho voltados para temáticas como direitos à educação, cultura, saúde, desporto e lazer.

Além de ações para fortalecer políticas públicas para os jovens, o Governo do Amazonas também reforçou o compromisso com medidas de proteção, contribuindo para a construção de um ambiente esportivo seguro e saudável aos atletas amazonenses, com a criação da Campanha “Assédio Sexual no Esporte é Crime. Denuncie”.

Lançada em novembro, a campanha difundiu a informação de que assédio sexual no esporte é crime, assim como o abuso e a exploração. Expandiu os canais de denúncias, fortalecendo a rede de amparo à crianças e jovens, reunindo o conselho tutelar, Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Policial Civil, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e os veículos de comunicação. Criando um protocolo de intenções que vai nortear os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo na construção dessa rede de apoio.

 

FOTOS:Mauro Neto/ Secom; Julcemar Alves /Sedel

 

Polícia Militar mantém policiamento ostensivo em todas as zonas de Manaus

O objetivo também é reduzir os índices de criminalidade


Dando continuidade às operações realizadas ao longo de 2023, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deu início, na tarde desta sexta-feira (29/12), a uma nova fase da Operação Águia que tem como objetivo reforçar o policiamento ostensivo e reduzir os índices de criminalidade em Manaus. A operação ocorre durante todo o final de semana em todas as regiões da capital amazonense, mas com foco principal nas zonas norte e leste da cidade.

 
“A finalidade dessa operação é estar com as nossas equipes para prevenir eventuais crimes e justamente para inibir essas ações infratoras de roubo e de homicídio também. É uma tropa especializada, pronta para combater o crime violento”, disse o capitão Higor Jatahy, coordenador de operações do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM.
 

A Operação Águia é realizada ao longo de todo o ano com ações de presença policial em locais estratégicos com barreiras policiais para abordagens de veículos e aumento do patrulhamento, o que também inclui ações de mapeamento das zonas mais críticas por meio do serviço de inteligência.
 
As diversas fases da ação têm focos em reduzir índices de homicídios, crimes praticados por motocicletas, redução de roubos e furtos, entre outras ocorrências. Participam da Operação Águia as unidades do CPE: Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Companhia de Operações Especiais (COE), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) e 1º Batalhão de Policiamento de Choque.
 
FOTOS: Arthur Castro / Secom

 

Ilumina+ Amazonas é concluído em Envira

Trabalho, conduzido pela UGPE, resultou na implantação de mais de mil pontos de iluminação pública de LED na sede do município
  
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, concluiu os serviços de modernização da iluminação pública no município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus). Mais de mil pontos receberam luminárias modernas de LED em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas. 
 
O programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 33 municípios do interior e 43 comunidades rurais e indígenas com iluminação pública de LED. No total, foram implantados cerca de 60 mil pontos de iluminação no Estado. 
 
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o LED é a tecnologia mais sustentável para a iluminação pública. Estima-se uma economia de energia de até 60%. “A luminária de LED dura até dez vezes mais que as lâmpadas convencionais, produz mais luz por wats consumido, reduz custos e emissão de carbono e não emite raios ultravioletas, gerando menos impacto ao meio ambiente”, observa Marcellus Campêlo. 
 
Além disso, continua, ao permitir maior luminosidade nas vias públicas, o LED proporciona mais qualidade de vida e segurança à população. “A iluminação em LED, além de mais moderna e mais sustentável, proporciona maior segurança para aqueles que querem praticar uma atividade física, passear ou trabalhar no período noturno e, também, para o comércio, que pode ficar funcionando até mais tarde. Com isso, contribui para movimentar a economia e a geração de renda nas cidades”. 
 
Para chegar até Envira, o material e equipamentos percorreram quase 2 mil quilômetros de distância, num percurso de 14 dias pelo rio e por estrada, entre Manaus e o município. Da capital do Amazonas, o material foi de barco até Porto Velho/RO, seguindo por rodovia até o município de Feijó e, novamente, de barco até Envira. 

O prefeito do município, Ruan Mattos, exaltou todo o esforço do Governo do Amazonas em fazer o LED chegar à Envira, para que os trabalhos fossem realizados de forma célere. “Quero agradecer ao governador Wilson Lima e ao secretário Marcellus Campêlo e equipe, e destacar a importância desse projeto para a nossa cidade. O Governo do Amazonas, com o apoio da representação do município em Manaus, realizou uma força-tarefa e uma ousada logística para o material poder chegar até Envira”, frisou. 
 
Fotos: Avanço/Divulgação
 

Detran Amazonas anuncia interdições de ruas e controle de tráfego viário para o Réveillon do Largo


No dia 31 de dezembro e madrugada do dia 1º de janeiro, mais de 60 agentes de trânsito estarão nas proximidades do evento

Para garantir a tranquilidade e fluidez viária nas imediações de onde ocorrerá a primeira edição do Réveillon do Largo (31/12), no Largo São Sebastião, bairro Centro, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está montando um grande esquema de segurança com a participação de mais de 60 agentes de trânsito, além da interdição de ruas próximas ao local para evitar qualquer intercorrência àqueles que irão curtir a “Virada do Ano”, naquele lugar.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, a operação, que contará com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), foi criada por determinação do governador Wilson Lima com o objetivo de oferecer à cidade mais uma opção de diversão, mas sempre prezando pela organização e segurança da população.

“O Detran-AM está pronto para fazer o controle do tráfego viário nas imediações do Réveillon no Largo, conforme determinação do governador. Fizemos um estudo da área e já delimitamos até onde será o acesso de carros e motocicletas para garantir a segurança e bem estar daqueles que irão participar da ‘Virada do Ano’, no Largo. Serão mais de 60 agentes trabalhando da manhã do dia 31 de dezembro até as primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2024”, explica Rodrigo de Sá.

Ainda de acordo com o diretor-presidente da instituição, as interdições viárias vão iniciar no domingo (31/12), às 9h, e permanecerão até a segunda-feira (1º/01), às 5h. Os trechos que serão fechados são: rua 10 de Julho entre Ferreira Pena e Getúlio Vargas, avenida Eduardo Ribeiro entre 24 de Maio e Monsenhor Coutinho, José Clemente com Joaquim Sarmento, Barroso com 24 de Maio, rua Costa Azevedo com rua 24 de Maio, rua Marçal com Dona Libânia e Tapajós com Monsenhor Coutinho.

Já o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, informa que os veículos poderão ser estacionados nos trechos não interditados das ruas 24 de Maio, Costa Azevedo, Rui Barbosa, Saldanha Marinho, Barroso, Joaquim Sarmento, Lobo D’Almada, Monsenhor Coutinho, Ramos Ferreira além da avenida Eduardo Ribeiro.

“Reforçamos que o acesso aos hotéis e moradias nos perímetros citados serão informados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, de forma a garantir a tranquilidade para todos. Além disso, nenhuma linha de ônibus será afetada tendo em vista que nos trechos interditados não há circulação de coletivos”, salienta.

Também conforme Arthur Cruz, serão disponibilizadas nove entradas, sendo duas pela rua 10 de Julho, duas pela avenida Eduardo Ribeiro, uma pela Barroso, uma pela rua Marçal, uma pela José Clemente, uma pela Costa Azevedo e uma pela Tapajós. “Vale ressaltar que essa entrada da rua Barroso também está estruturada para receber pessoas com deficiência (PcDs)”, finaliza ele.


Fotos:Arquivo/Detran-AM

Arte: Detran-AM

 

Em Manacapuru, PC-AM prende sexto envolvido em roubo a hotel de selva

Todos os envolvidos no crime já foram presos 
 
Policiais civis da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), prenderam, nesta sexta-feira (29/12), Wanderson Vieira de Souza, conhecido como “Manchinha”, que é o sexto envolvido em um roubo a um hotel de selva. O crime ocorreu no dia 2 de março deste ano, na região do Lago do Acajatuba.
 
Conforme o delegado Rafael Allemand, titular da DIP, no dia do crime, Wanderson juntamente com outros cinco comparsas, já presos, realizaram o roubo ao hotel de selva.
 
Logo após a ação criminosa, foram deflagradas diversas operações que culminaram na prisão de todos os envolvidos.
 
“Wanderson também era responsável pelo tráfico de drogas no bairro Correnteza, em Manacapuru. O infrator também possuía três mandados de prisão por crimes de roubo em hotéis de selva em Manacapuru e Iranduba”, informou Allemand. 
 
Procedimentos
 
Wandeson vai responder por roubo e tráfico de drogas, e ficará à disposição da Justiça.
 
FOTO: Divulgação/PC-AM.
 

Governo do Amazonas apresenta esquema de segurança para o Réveillon no Largo


Secretário de Estado de Segurança Pública, Vinicíus Almeida

O planejamento tático de segurança vai contemplar todas as zonas da capital

O Governo do Amazonas apresentou, nesta sexta-feira (29/12), o esquema montado pelas Forças de Segurança para as festas de Réveillon. Mais de 2 mil servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), das policiais Civil (PC-AM), Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), e Detran-AM irão reforçar o policiamento em sete pontos da capital durante a virada do ano.

“Na parte específica do policiamento preventivo da PM nós teremos mais de mil policiais agindo para que tenhamos tranquilidade na virada de ano. A atuação do estado, prioritariamente, tem uma visão da capital, até pela dimensão da cidade, mas todas as cidades do Amazonas terão ação do sistema de segurança”, disse o secretário de estadi de Segurança Pública, Vinícius Almeida.

O centro de Manaus, onde será realizado o Réveillon do Largo, assim como as demais áreas da cidade, terá monitoramento realizado por câmeras de vigilância. Os equipamentos foram montados em pontos estratégicos, que vão garantir acompanhamento em tempo real pelas equipes dos centros de videomonitoramento da SSP-AM. A

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai estar em campo com o policiamento ordinário e com o reforço das Forças Especializadas. Também terão reforço no policiamento pontos na zona sul, no Amarelinho, na zona leste, na Avenida Alphaville, e também em eventos não oficiais nos bairros Mauazinho, Viver Melhor e Colônia Antônio Aleixo.

“A população pode ficar tranquila porque nas áreas de serviço sem eventos, o policiamento vai estar atuando da forma que sempre atuou”, destacou o comandante-geral da PM, Klinger Paiva.

Comandante da Polícia Militar, Klinger Paiva

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) estará empenhada no funcionamento das Centrais de Flagrante compostas pelo 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas com plantão 24h. No dia 31/12, a partir das 17h, o ônibus onde funciona a Delegacia Móvel, estará estacionado no Largo São Sebastião, bairro Centro, para atender eventuais ocorrências que poderão vir a acontecer durante a realização do evento “Réveillon do Largo”.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuará, na virada de ano, com mais de 200 bombeiros militares, viaturas e equipamentos nas ações de prevenção em eventos que ocorrerão em diversas zonas da capital. Também manterá as escalas padrões de guarnições de serviço nos postos operacionais da capital e do interior.

Na primeira edição do Réveillon do Largo, estarão atuando 85 bombeiros, divididos em equipes por toda a área de cobertura do evento promovido pelo Governo do Amazonas. Também estarão posicionadas, de forma estratégica, três viaturas de combate a incêndio, três de salvamento e duas ambulâncias no perímetro deste local.

No Complexo da Ponta Negra a intensificação das ações de prevenção iniciará no sábado (30/12), quando ocorrerá o Réveillon Gospel, seguindo com a cobertura de atendimento, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024, durante o evento festivo de virada de ano. As ações de prevenção da corporação também irão abranger os eventos da Virada de Ano na avenida Alphaville, bairro Novo Aleixo, e no bairro Educandos, ambos coordenados pela Prefeitura de Manaus.

Detran 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está montando um grande esquema de segurança com a participação de mais de 60 agentes de trânsito, além da interdição de ruas próximas ao Largo São Sebastião para evitar qualquer intercorrência. O Detran também contará com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).



Fotos: Antônio Lima


Saúde indígena: FVS-RCP fortalece vigilância em saúde da malária no plano distrital do Alto Rio Negro

Evento ocorreu de 27 a 29 de dezembro em São Gabriel da Cachoeira

Representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participaram, até esta sexta-feira (29/12), da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Alto Rio Negro. O evento iniciou na quinta-feira (27/12) e foi realizado em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).

Entre as pautas abordadas foram debatidas a abertura do Conselho Distrital de Saúde Indígena - Casa de Saberes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a capacitação dos Conselheiros Distritais Indígenas e a apresentação do Plano Distrital de Saúde Indígena de 2024.

Presente na reunião, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a vigilância em saúde está estreitando o diálogo com os povos originários para avançar no controle de doenças de interesse para ambos. 

“Para controlar a malária no Amazonas, é preciso ter estratégias claras de controle no território indígena e isso só pode ser construído de forma integrada entre as diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde”, avaliou Tatyana.


O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, reforçou, durante a reunião, o compromisso de todos para executar o plano integrado de trabalho. “Malária tem controle, mas precisa ser priorizada além de, de fato, efetivar as ações planejadas, pois, de forma conjunta, é possível ter uma importante redução”, comentou Elder

Na oportunidade, a gerente de controle de doenças por vetores - malária, da FVS-RCP, Myrna Barata, conheceu os novos conselheiros distritais.

“A FVS está presente nos municípios, seja apoiando tecnicamente ou com repasse de insumos estratégicos no controle da doença. A região do Alto Rio Negro participa com 30%, que são 16.039 casos, da malária do Estado, dos quais 76,3% (12.260 casos) estão em área indígena que pertence ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Alto Rio Negro e DSEI Yanomami. E, para buscarmos a eliminação da malária no nosso território, é fundamental o trabalho conjunto”, reforçou Myrna

Plano distrital

O Plano Distrital de Saúde Indígena é referente às ações a serem realizadas nos próximos quatro anos e impacta na vida de povos indígenas atendidos em 750 comunidades, segundo destaca Luiz Brazão dos Santos, coordenador do Distrito de Saúde Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro. 

“É um plano que tem muita importância, porque vai direcionar todas as necessidades das comunidades e como buscar fazer para executar melhor atendimento de saúde, buscando melhorar a qualidade de vida dos nossos povos indígenas”, afirmou Luiz. 

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do Alto Rio Negro, Jovanio Wírawasú, acrescenta que o plano inclui itens como garantia de orçamento e participação social. “Este é um momento muito importante para o povo indígena, como garantia de políticas públicas. O plano distrital é um instrumento construído com as nossas comunidades”, enfatizou. 


 FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-R

Prefeito vistoria serviço de mecanização agrícola nos ramais da Cooperativa e Pau-Rosa, na BR-174

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na manhã desta sexta-feira, 29/12, o serviço de mecanização agrícola em aproximadamente 100 hectares de áreas já cultivadas, nos ramais da Cooperativa e Pau-Rosa, localizados na rodovia BR-174. A atividade visa promover o aumento da produtividade da agricultura familiar dos polos agrícolas da capital. 

“Esse aqui é o primeiro de 100 hectares que nós estamos fazendo, e continuaremos por todo o entorno da cidade de Manaus. Esse trabalho nunca foi feito por uma administração municipal. O objetivo é ampliar a produção, adquirir esses itens cultivados por meio da merenda escolar e, assim, fazer com que esses produtores acabem ganhando mais, sendo possível ofertar uma melhor condição de sustento para suas famílias”, disse Almeida.

A ação faz parte do programa “Manaus+Agro”, para fomentar o setor primário, com o objetivo de dar mais celeridade aos serviços de assistência aos produtores rurais do município.

“Esse trabalho de mecanização tira o produtor rural de uma realidade, que era totalmente manual. Hoje, nós estamos mecanizando, aplicando calcário, para que a terra seja mais produtiva e eles possam, com esse aumento da produção, conseguir mais recursos para o sustento das suas famílias”, completou o chefe do Executivo municipal.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), alcança, de forma significativa, a redução de supressão vegetal e queimadas na região, promovendo o desenvolvimento da agricultura de forma sustentável. Além disso, por meio do “Manaus+Agro”, a prefeitura também deu continuidade nos serviços de fornecimento de mudas de pitaya.

“Nós temos nove polos no cinturão verde da cidade de Manaus, estamos beneficiando esses produtores, para que eles consigam produzir ainda mais. Já temos todo o acompanhamento técnico, a nossa equipe já tem esse preparo, esse levantamento, para a continuidade nesse serviço de mecanização. Com isso, nós estamos fortalecendo e alavancando a produtividade”, pontuou o titular da Semacc, Wanderson Costa.

Para a agricultora Maria Constantino, a mecanização também é uma oportunidade de crescimento. “Nós somos agricultura familiar, então, a gente precisa dessa mecanização para que o trabalho ande, cresça, e a gente possa também tirar o sustento da terra”, disse.


Fotos:Dhyeizo Lemos e Valdo Leão/Semcom


Prefeitura garante serviços essenciais na véspera e feriado do dia 1º de janeiro em Manaus

A Prefeitura de Manaus mantém os serviços considerados essenciais à população na véspera e no feriado do Ano-Novo - Dia da Confraternização Universal, domingo e segunda-feira, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Além disso, uma força-tarefa de servidores de secretarias municipais irá atender a demanda de serviços em pontos estratégicos da cidade durante o Réveillon 2024.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que dois postos de atendimento médico serão montados no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, e no parque Amazonino Mendes, na zona Leste, para garantir assistência ao público participante das festas de Réveillon.

A maternidade Dr. Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste da capital, atenderá no regime de plantão 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará normalmente para atender a população nos casos de urgência, por meio do número 192.

 


Os usuários que necessitarem dos serviços assistenciais da rede básica podem se dirigir à clínica de saúde da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, no bairro Lago Azul, zona Norte, que estará aberta das 8h às 18h. A unidade oferta vacinas do calendário básico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg).

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) funcionará das 8h às 18h. O número para contato com a unidade é o (92) 98842-8437.

Abastecimento

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa o funcionamento normal, no dia 31 de dezembro, de todas as feiras e mercados municipais, em 1º de janeiro, o funcionamento será até as 12h, incluindo o mercado municipal Adolpho Lisboa e as quatro feiras abastecedoras de Manaus.

 

As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionam das 4h às 17h, em 31/12, e até as 12h, na segunda-feira, 1º/1. O mesmo horário será seguido, nos dois dias, pelas feiras do Produtor, na zona Leste, e da Panair, no bairro Educandos, zona Sul.

Já o tablado do peixe, na feira da Panair também funciona das 15 às 22h, no dia 31, e fecha no feriado do dia 1º.

Limpeza

Um total de 400 trabalhadores da limpeza irá atuar para garantir a limpeza nas principais ruas e avenidas de todas as zonas de Manaus. Os grupos de trabalho estarão divididos, principalmente, entre o Centro, complexo turístico Ponta Negra, orla do Amarelinho, parque Amazonino Mendes e avenida Itaúba, na zona Leste, devido à demanda de serviço por conta dos eventos de Réveillon 2024.

Sine  Manaus 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos durante a segunda-feira, 1º/1, em virtude do feriado nacional de Confraternização Universal.

As atividades retornam normalmente na terça-feira, 2/1. Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Galerias populares 

No domingo, 31/12, as galerias populares e o shopping Phelippe Daou funcionarão normalmente, das 8h às 18h. E na segunda-feira, 1º/1, os espaços estarão fechados.

 

Fotos:– Arquivo Semcom

Nove unidades de saúde da prefeitura ofertam a vacina bivalente contra a Covid-19 neste sábado, 30/12

A Prefeitura de Manaus, por meio da SecretariMunicipal de Saúde (Semsa), oferta, neste sábado, 30/12, no horário das 8h às 12h, em nove unidades básicas, a vacina bivalente contra a Covid-19, voltada para pessoas acima de 18 anos e adolescentes de 12 a 17 anos com  imunossupressão,  que tenham completado o esquema primário há pelo menos quatro meses, e como dose de reforço para adolescentes imunossuprimidos e idosos (acima de 60 anos), que tenham recebido a primeira dose da bivalente há seis meses ou mais.

Para o esquema primário (primeira e segunda dose), a vacinação está temporariamente suspensa, uma vez que a Semsa aguarda a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde para regularizar o estoque na capital, que chegou ao fim.  

As unidades seguem abastecidas com as vacinas destinadas às crianças menores de 12 anos, que devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para serem vacinadas. Os usuários devem apresentar documento oficial com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma das nove unidades de saúde em funcionamento neste sábado.  

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reitera a importância da vacina para que a doença seja controlada e também para que as formas graves da doença não se manifestem.

“Estamos reforçando a necessidade da vacinação com a bivalente para os públicos autorizados, sendo importante que as pessoas que fazem parte desses grupos se protejam para evitar os sintomas graves da infecção pelo coronavírus”, aconselha.

As pessoas que já iniciaram o esquema vacinal podem consultar os prazos e a dose que devem receber por meio do Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br). Na plataforma on-line, basta escolher a opção “Consultar minhas doses” e informar o número do CPF.

Confira os pontos de vacinação da Semsa em funcionamento neste sábado, 30/12:


Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

 

Zona Sul*

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

 

*Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

 

*Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1

 

 fotos: Divulgação / Semsa



Polícia Civil do Amazonas apreendeu mais de 12 toneladas de drogas em 2023, avaliadas em R$ 167 milhões

Foram remetidos mais de 20 mil inquéritos à Justiça, apreendidas 934 armas de fogo e efetuadas 7,8 mil prisões

Com forte atuação no combate ao crime organizado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apreendeu mais de 12 toneladas de substâncias entorpecentes ao longo de 2023, causando R$ 167 milhões de prejuízo ao narcotráfico. Além disso, foram remetidos mais de 20 mil inquéritos à Justiça, apreendidas 934 armas de fogo e efetuadas 7,8 mil prisões.

Os dados são da Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição de Inquéritos (Drad). O número de drogas apreendidas este ano superou o ano de 2022, quando foram apreendidas mais de 8 toneladas.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, salientou que a Polícia Civil tem atuado fortemente a fim de combater o narcotráfico, tanto na capital como no interior do Estado, e esses números são reflexos de um trabalho firme e de inteligência voltado ao combate à criminalidade.

“Em 2024 esse trabalho terá continuidade. Seguimos firmes no compromisso de levar mais segurança à população amazonense”, afirmou Fraga.

Drogas e armas 

Ao todo, foram apreendidas 12,3 toneladas de drogas, avaliadas em R$ 167 milhões. Entre elas, foram 7,9 toneladas de maconha tipo skunk (R$ 80 milhões), e 4,3 toneladas de cocaína (R$ 87 milhões). Também foram apreendidas 934 armas de fogo e munições de diversos calibres.

Inquéritos e prisões

No decorrer de 2023, a PC-AM somou mais de 20 mil inquéritos remetidos ao Poder Judiciário, em diversos crimes como homicídio, estelionato, violência doméstica, tráfico de drogas, roubo, furto, virtuais, entre outros. Ademais, prendeu 7,8 mil pessoas, em cumprimento a mandados de prisão e em flagrante delito.

Principais apreensões

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) deflagrou em março a Operação Oriente que resultou na apreensão de 634 quilos de maconha do tipo skank, um fuzil 556, um carro e um jet ski, além das prisões de sete pessoas. A ação causou um prejuízo de R$ 4 milhões ao crime organizado.

No mesmo mês, policiais do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) apreenderam mais 400 quilos de skank, e prenderam seis criminosos, no rio Solimões, nas proximidades do município de Tefé (a 523 quilômetros).


Já em 5 de maio, o Denarc apreendeu meia tonelada de maconha e cocaína avaliada em mais de R$ 8 milhões. Na ocasião também foram apreendidas armas de fogo, diversas munições, balanças de precisão e veículos.

Durante a Operação Queda Livre, deflagrada pelo DRCO no dia 25 de maio, foram apreendidos 300 quilos de maconha do tipo skank. A apreensão ocorreu em uma aeronave que caiu com o material entorpecente no alto Rio Negro, nas proximidades do município de Novo Airão (a 115 quilômetros).

Em junho, a Operação de Volta ao Jogo, do DRCO, resultou na apreensão de duas toneladas de maconha tipo skank e cocaína, além de cinco fuzis calibre 762, causando prejuízo de R$ 18 milhões aos criminosos.

Considerada a maior a maior apreensão de cocaína do Amazonas, a Operação Ultimato, do DRCO, apreendeu em agosto cerca de duas toneladas de drogas, sete fuzis de grosso calibre, munições, coletes balísticos e uma lancha, no Rio Solimões. O prejuízo ao crime organizado foi avaliado em R$ 100 milhões.

Já em setembro, policiais do 6° DIP apreenderam 200 quilos de cocaína, avaliados em cerca de R$ 16 milhões. O material ilícito foi apreendido no ramal do Brasileirinho, zona leste.

FOTOS:Lyandra Peres e Erlon Rodrigues/PC-AM.


Detran Amazonas está com inscrições abertas para cursos que iniciarão em janeiro de 2024

Entre eles estão os cursos de Atualização de CNH, Especializado para Condutores de Transporte Escolar, Monitor Escolar, dentre outros

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que está com as inscrições abertas para os cursos de Reciclagem para Condutores Infratores, Especializado para Condutores de Transporte Escolar, Monitor Escolar, Especializado para Mototaxistas, Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de Atualização para Instrutor de Trânsito. Todos irão iniciar em janeiro de 2024.

Para os interessados no curso de monitor escolar, um dos requisitos é ser maior de 18 anos; ter ou estar cursando o ensino fundamental II, além de apresentar documentação comprobatória (cópia e original do RG e CPF; comprovante de residência; declaração original ou cópia, ou certificado de conclusão original) para realizar a inscrição. Já para o curso de Atualização para Instrutor de Trânsito é necessário apresentar documento original e cópia do certificado de instrutor, além da CNH.

Os candidatos interessados devem procurar, de forma presencial, a secretaria da Escola Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran-AM), localizada no Shopping Manaus Via Norte, na avenida José Henrique Bento Rodrigues, 3760, bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital.

Já os interessados nos cursos de Reciclagem para Condutores Infratores, Especializado para Condutor de Transporte Escolar, Especializado para Mototaxistas, Atualização para Renovação da CNH, podem realizar a inscrição por meio do site digital do Detran (digital.detran.am.gov.br) ou o usuário poderá procurar um posto de atendimento do Detran-AM. A oferta de cursos ficará disponível até completar o número total de vagas oferecidas.

Os cursos irão ocorrer na sede do Detran Amazonas, localizada na avenida Mário Ypiranga, 2.884, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul.



Fotos: Arquivo/Detran-AM

Arte: Detran-AM