Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2023

Reposição histórica: FEI agora é Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas

Fepiam: um passo importante para a valorização e respeito aos povos indígenas do Amazonas

A Fundação Estadual do Índio (FEI) oficializou a mudança de nome para Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam). A alteração foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por meio do projeto de lei nº 626/2023, oriundo da mensagem governamental nº 53/2023 e sancionada pelo governador Wilson Lima.

A alteração desta mudança foi discutida e decidida entre lideranças indígenas do estado do Amazonas em abril deste ano, quando foi promovida a ‘I Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas’, com o objetivo de discutir o etnodesenvolvimento dos povos originários, mantendo e fortalecendo suas formas de organização. Durante os três dias, o evento reuniu 66 etnias, 12 federações e 93 associações indígenas do Amazonas.

A fundação foi criada em 2016 com o objetivo de promover a defesa e a garantia dos direitos dos povos indígenas no Amazonas. Desde então, a instituição foi conduzida por cinco gestões que trabalharam incansavelmente para o fortalecimento de políticas públicas indigenistas.

O órgão já foi presidido por Amilton Gadelha em 2017, Edivaldo Santos em 2019, Zenilton Ferreira em 2021, Vanderlei Alvino em 2022 e atualmente ocupado pelo indígena, da etnia Tikuna, Sinésio Trovão.
A mudança de nome é uma reposição histórica que segue a mesma orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai), que também passou a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

"Essa mudança é um passo importante para a valorização e respeito aos povos indígenas do Amazonas", afirmou o atual diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão. A palavra 'índio' é uma construção colonial que, ao longo da história, foi usada de forma pejorativa e preconceituosa. A mudança para 'povos indígenas' reconhece a diversidade e a pluralidade das culturas indígenas, que são tão ricas e complexas quanto qualquer outra cultura.

“É muito importante que todos entendam que, para além da luta pelo nosso território, a luta também é pelo reconhecimento ao nosso modo de vida e pela democracia. Logo, queremos que os nossos parentes indígenas sejam respeitados e valorizados pelo Estado ao propormos a alteração do nome da nossa instituição, esse é um dos exemplos do avanço no processo de ampliação da cidadania indígena que eles têm direito”, destacou o diretor-técnico, Joabe Leonam.

A Fepiam intensificou suas ações em defesa dos povos originários no Estado no primeiro ano de gestão do diretor-presidente Sinésio Trovão. Entre as principais ações estão:

Reuniões de diálogo com lideranças indígenas de todo o Estado para ouvir e solucionar suas demandas.

Realização de feiras de artesanatos nos municípios de Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e ações culturais em Manaus, com um faturamento que superaram R$ 300 mil.

Formalização de parcerias com instituições internacionais, como o Embaixador Cultural do Canadá e a embaixada da Áustria.

Alinhamento de capacitação profissional com o CETAM para a realização de cursos de capacitação tecnológica para a população indígena. 

A instituição tem desempenhado um papel importante na promoção da igualdade e da justiça para os povos indígenas do estado, que ultrapassa mais de 160 mil pessoas, divididas entre mais de 60 povos, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fotos: Divulgação/FEI


Policiais Militares resgatam homem em início de infarto na zona oeste de Manaus

Ação aconteceu durante tarde desta terça-feira, na Avenida Santos Dumont, quando um homem parou o veículo de repente
 
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio dos militares do Serviço Extra Gratificado (SEG), por volta das 13h30 desta terça-feira (31/10), realizou procedimentos de reanimação em um homem de 49 anos que teve um princípio de infarto na Avenida Santos Dumont, zona oeste de Manaus.
 
Os militares, sob o comando do sargento Machado e do sargento Israel Amorim, estavam de serviço na barraca quando observaram um motorista dirigindo. Ele parou repentinamente no meio da via devido a uma forte dor no peito.
 
O sargento Israel Amorim, ao perceber o ocorrido, prestou os primeiros socorros. “Eu reclinei o banco do carro onde o homem estava e realizei o procedimento que foi essencial para que ele voltasse a respirar normalmente," disse o sargento.
 
Uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada para prestar os socorros mais adequados. O homem foi encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Redenção, onde recebeu atendimento médico e passou por exames.

O técnico de enfermagem do SAMU, Francisco Santos, disse que "a prontidão no atendimento dos policiais garantiu a sobrevivência da vítima".
 
Após o ocorrido, a sensação de alívio é compartilhada pelos policiais: "O sentimento é de dever cumprido. Quando fomos acionados, a vítima estava sem sinais vitais, o que foi assustador. No entanto, iniciamos os primeiros socorros habilmente e quando percebemos que ele voltou a respirar, foi uma sensação extremamente gratificante. Graças a Deus, obtivemos sucesso nesta missão também. A PMAM está sempre pronta para servir, proteger e cuidar da população", disse o sargento PM Machado, um dos militares que participou da ocorrência.
 
Fotos: Divulgação/PMAM
 

Feriado de Finados: Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na sexta-feira (03/11)

No feriado e no ponto facultativo, 02 e 03 de novembro, respectivamente, funcionarão somente serviços essenciais

O Governo do Amazonas manterá o funcionamento de todos os serviços da rede pública estadual normalmente até quarta-feira (01/11), conforme decreto publicado no Diário Oficial, no dia 26 de outubro. O Executivo Estadual decretou ponto facultativo no dia 03 de novembro nas repartições públicas, autarquias e fundações do estado, depois do feriado do dia 02 de novembro, quando se celebra o Dia de Finados. 

Cidadania

O atendimento da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h durante a semana inteira. 

Os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) continuarão realizando serviços em horário habitual, das 8h às 16h, até quarta-feira (01/11) em todas as unidades. 

As cozinhas populares do programa Prato Cheio, administradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) também funcionarão normalmente até quarta-feira (01/11), servindo refeições, das 11h às 13h. No feriado, na quinta-feira (03/11), cozinhas e restaurantes do programa não funcionarão, mas retornam normalmente com os atendimentos na sexta-feira (03/11). Os Centros de Convivência terão expediente normal.

Segurança Pública

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.

 


As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Saúde

Estarão funcionando os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas não funcionarão na quinta-feira (02/11) e sexta-feira (02/11).

Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) manterá suas operações regulares até quarta-feira (01/11), incluindo a emissão de documentos veiculares e exames na sede do órgão, postos dentro dos PACs e shoppings. As operações serão retomadas na segunda-feira (06/11). As fiscalizações de trânsito permanecem normalmente.

Educação

Escolas da rede estadual da capital não terão aulas durante os períodos matutino, vespertino e noturno, assim como as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) e Centro Estaduais de Tempo Integral (CETI) nos dias 02 e 03 de novembro.

Cultura

Os centros culturais e o Teatro Amazonas, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, funcionarão das 09 às 13h na quinta-feira (02/11) e das 09h às 15h na sexta-feira (03/11). A Casa das Artes e Galeria do Largo irão funcionar somente na sexta-feira (03/11) das 15h às 20h.

 

FOTOS: Arquivo/Secom


PC-AM busca informações duas pessoas que desapareceram em datas distintas

As informações podem ser repassadas pelos números (92) 3667-7713, disque-denúncia da Deops, ou pelo 181, da SSP-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), busca informações sobre o paradeiro de duas pessoas que desapareceram em datas e locais distintos do Estado.
A delegada Catarina Torres, titular da Deops, destaca que o apoio da população por meio do compartilhamento da imagem de pessoas desaparecidas, principalmente pelas redes sociais, é primordial para localizá-las e trazê-las ao convívio familiar.
Em casos de desaparecimentos, não é preciso esperar 24 horas para registrar a ocorrência. É necessário procurar qualquer delegacia e informar o último local em que a pessoa foi vista, suas características físicas, bem como uma foto atualizada.
Desaparecidos
Ana Cristina Cardoso Nogueira, 21, desapareceu no dia 13 de setembro deste ano, após sair do município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus).
Altacir Garcia Reis, 71, foi visto pela última vez no dia 28 de outubro deste ano, na rua Armando Fontes, bairro Compensa, zona oeste.


Colaboração
A PC-AM solicita a quem saiba a localização dos desaparecidos, que as informações sejam repassadas por meio do número 92 3667-771, disque-denúncia da Deops, bem como pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

FOTO: Divulgação/PC-AM.

Prefeito reinaugura feira do porto da Ceasa impulsionando comércio local

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou, nesta terça-feira, 31/10, a feira municipal do porto da Ceasa, localizada na Vila Buriti, BR-319, zona Sul da cidade. O espaço público, que não recebia melhorias há mais de 28 anos, é a décima feira entregue totalmente reformada e modernizada por meio de convênio com o governo do Amazonas, proporcionando mais comodidade e segurança para os permissionários e visitantes.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a revitalização da feira garante uma mudança significativa na área com a ampliação dos negócios no entorno, a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida.

“Essa é a décima feira, de 34 estruturas, e estamos recuperando mais 24, até a metade do próximo ano, a nossa meta é entregar todas as 34 feiras totalmente revitalizadas. Todas as feiras administradas pela prefeitura receberão essa reforma, ampliação e melhorias. Esse convênio, parte são de recursos do governo do Estado, emenda parlamentar do deputado Alberto Neto e recursos da prefeitura. Outras feiras seguirão com recursos de emendas de deputados federais e senadores. Então, essa entrega é muito importante, porque aqui é uma porta de entrada da nossa cidade, de quem entra pelo rio Solimões e Encontro das Águas”, destacou Almeida.

As obras de revitalização da feira do porto da Ceasa contemplaram a instalação de nova rede elétrica, cobertura moderna, regularização do piso e de esquadrias, melhorias no sistema de drenagem, reforma de banheiros, pintura interna e externa, setorização, padronização, wi-fi, entre outros serviços, incluindo o religamento da rede de tratamento de esgoto, que estava deteriorada devido aos mais de dez anos de abandono.  

“Nós temos vários desafios, mas desafios esses que nos movem a fazer sempre o melhor pela população de Manaus. Essa feira passa pela principal rodovia do nosso Estado, a BR-319, e não poderia deixar de receber o olhar do nosso prefeito David Almeida, no qual determinou que fizéssemos e déssemos uma atenção especial, no local por onde passam mais de 20 mil pessoas por dia. Então, hoje é um dia de festa e a feira é um símbolo de dignidade, que há muitos anos foi esquecida pelo poder público”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa.

A feira reúne 67 permissionários envolvidos na venda de peixes, frutas, refeições, entre outros produtos, gerando aproximadamente 190 empregos diretos e mais de cinco mil indiretos.

Outras melhorias

Como parte dos trabalhos e melhorias, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) executou o recapeamento do trecho da rodovia BR-319, no porto da Ceasa, onde boxes e quiosques da feira foram totalmente revitalizados. A operação iniciou às 22h de sábado, 28/10, e se estendeu até as 4h de domingo, 29/10.

A área, de 3.330 metros quadrados, recebeu da Seminf 400 toneladas de massa asfáltica, com a finalidade de garantir um tráfego com mais dignidade e qualidade para os permissionários que circulam na parte interna, principalmente para facilitar a ida e vinda com os carrinhos de mantimentos, fardos e os veículos pesados. Toda a revitalização e a pavimentação do local foi pensada para assegurar o bem-estar da população que frequenta a feira do porto da Ceasa.

“O prefeito David Almeida e o secretário de Feiras Wanderson revitalizaram todo esse espaço, e eu não podia ficar de fora, sabendo da realidade de como é andar em uma feira com o trecho deteriorado, e como é difícil receber os produtos nas cargas pesadas. Optamos por realizar essa intervenção à noite, para não atrapalhar o intenso fluxo de veículos que fazem carga e descarga de produtos, mas agora a área da nova feira conta com asfalto novo”, concluiu o secretário de Obras, Renato Junior.

 

Fotos: João Viana e Ruan Souza / Semcom e Antonio Pereira / Casa Civil


Amazonas tem cinco calhas de rios em processo de enchente e quatro em final de vazante

Dados da Defesa Civil revelam que os rios estão em processo de transição

Das nove calhas dos rios no Amazonas, cinco estão em processo de enchente e quatro em final de vazante, conforme informações da Defesa Civil do Amazonas disponibilizadas nesta terça-feira (31/10). O quadro demonstra, segundo geólogo do órgão, que os rios do estado estão em processo de transição da vazante para enchente.

“O cenário hidrológico atualmente no nosso estado se encontra em um período que chamamos de transição. É o final do período da vazante para o início do período de enchente. Normalmente, nesse período é comum observar variações do nível do rio. Pode ser que em alguns dias esses níveis subam constantemente e em alguns outros dias ele pode descer também e ter essa variação, mas tendo a tendência ao processo de enchente”, explicou o geólogo da Defesa Civil do Amazonas, Igor Jacaúna.

Estão em processo de enchente as calhas dos rios Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões e Rio Negro estão. Já em final de vazante estão as calhas do Médio Solimões, Baixo Solimões, Médio e Baixo Amazonas.

 


“Essas quatro calhas vão evoluir possivelmente nos próximos dias, já estabelecendo um processo de enchente mais constante, principalmente a partir da próxima semana”, disse o geólogo.

As calhas são subdivisões das bacias hidrográficas compostas por um rio principal e seus afluentes. A bacia hidrográfica do Amazonas forma o maior sistema fluvial do planeta.

Estiagem severa

Em Manaus, foram 131 dias seguidos de descida no Rio Negro, até o primeiro registro da elevação das águas, no sábado (30). Ainda na sexta-feira, dia 28 de outubro, a cota havia se estabilizado na capital pela primeira vez em mais de quatro meses.

Entre os dias 26 e 27 de outubro, o nível do rio permaneceu em 12,70 metros. Nesta terça-feira (31/10), o nível avançou para 12,94 metros, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Desde o início do processo de vazante dos rios no estado, o Governo do Amazonas tem atuado para diminuir os impactos causados pela estiagem histórica por meio da Operação Estiagem. Ao todo, o Governo repassou mais de 1,1 mil toneladas de alimentos não-perecíveis aos municípios afetados.

De acordo com o Boletim do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental desta terça-feira, há 60 municípios em situação de emergência e dois em alerta em todo o estado, afetando 598 mil pessoas.



Fotos: Alex Pazuello e Antônio Lima/Secom

Incubadora da FPFtech conquista credenciamento que amplia recursos para investir em startups de base tecnológica

O credenciamento foi disponibilizado pelo Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia

A WIT, incubadora de startups de base tecnológica da Fundação Desembargador Paulo Feitoza - FPFtech -  conquistou o credenciamento do Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).

O Comitê define os critérios para credenciar incubadoras e aceleradoras. Cabe ainda ao Capda, estabelecer os programas e áreas consideradas prioritárias para acompanhar sua vigências e aplicações.

Com o credenciamento é possível receber recursos de empresas beneficiárias da Zona França de Manaus para investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Região.

Para alcançar o credenciamento, a WIT precisou seguir uma série de critérios, entre os quais, dispor de espaço físico e estrutura adequada para acomodar startups, atuação eficiente no Amazonas e documentação regularizada.

De acordo com o Rafael Teodósio, coordenador da WIT, com o credenciamento aprovado, tanto as startups que já estão com a WIT quanto as que farão parcerias no futuro, poderão ter acesso a recursos, investimentos e suportes da incubadora provenientes da lei de informática.

"A WIT pode agora executar projetos com recursos da Lei de Informática, o que vai ampliar ainda mais o trabalho que já estamos fazendo, inclusive, aumentando a quantidade de negócios impactados pela metodologia da incubadora", destacou.

Lei de Informática - A Lei Informática foi criada  para estimular a competitividade e a capacitação técnica das empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações.

Entre os objetivos da lei está conceder incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia, que investem em Pesquisa e Desenvolvimento

Na Zona França de Manaus a lei é gerida pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia.



Foto: Divulgação 

Ramal da Cabeceira do Purupuru, no Careiro Castanho, recebe serviços de pavimentação

Ramal contará com dez galerias para evitar interdição no período de cheia dos rios

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), deu início à pavimentação do ramal da Cabeceira do Purupuru, localizado na zona rural do município do Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus). 

Com investimento no valor de R$ 18 milhões, essa é mais uma importante obra de mobilidade e infraestrutura viária construída pelo governo no interior, e que já alcançou 60% de execução.

Situado no KM 22 da BR-319, o ramal possui 8,71 quilômetros de extensão e está com três frentes de trabalho distintas. Ao todo já foram executados 2,5 quilômetros com a primeira capa asfáltica; foram concluídos 4,5 quilômetros de sub-base; e outros oito quilômetros de base encontram-se prontos para receber a imprimação e a primeira camada de asfalto.

Galerias

Entre os serviços executados na Cabeceira do Purupuru está a construção de dez obras em pontos estratégicos ao longo do ramal, para evitar a interdição do tráfego na via em período de cheia, uma vez que as ruas ficavam cobertas pelas águas. Desse total, seis já foram concluídas e quatro estão em andamento. 

Além disso, estão sendo executados os serviços de elevação do greide, ou seja, da altura da pista, em áreas específicas, para garantir a trafegabilidade em todas as estações do ano.

De acordo com o secretário de estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a obra levará muitos benefícios aos moradores do ramal. "Estamos trabalhando para que essas obras beneficiem os produtores e suas famílias possam crescer economicamente, gerando desenvolvimento a toda a comunidade.”, destacou.

Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município do Careiro Castanho, que integra a região Metropolitana de Manaus, conta com uma população de 30.792 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022. 

 

FOTOS: Divulgação/Seinfra


Prefeitura autua veículos pesados na Zona Máxima de Restrição de Circulação

Em uma ação realizada pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul da cidade, foi monitorada com fiscalização, nesta terça-feira, 31/10. O foco principal da operação foi a circulação indevida de veículos pesados na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC).
 
"Realizamos 13 autuações de veículos pesados que estavam transitando sem o cartão de permissão na zona máxima de restrição. Essa é uma medida de segurança para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres e outros motoristas. É fundamental que os proprietários de veículos pesados estejam cientes das regras e as respeitem", informou o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.


As abordagens foram realizadas pelos agentes de trânsito, que aplicaram a autuação nos motoristas que trafegavam sem a devida autorização do órgão municipal de trânsito. A multa por essa infração é classificada como grave, acarretando cinco pontos na carteira de habilitação e um valor de R$ 195,23.
 
A zona máxima de restrição é estabelecida para limitar a circulação de veículos pesados, sobretudo em horários de pico, visando evitar congestionamentos, acidentes e garantir a segurança dos munícipes que circulam pela via.
 


Fotos – Divulgação / IMMU
 

Com mais de 1,1 mil toneladas de alimentos distribuídos, Wilson Lima destaca parcerias para minimizar impactos da estiagem

Governo do Amazonas também serviu mais de 400 mil refeições gratuitamente, instalou purificadores e sistemas simplificados para oferta de água potável
 
O governador Wilson Lima destacou a importância de parcerias com governos estaduais e federal, prefeituras e Forças Armadas para minimizar o impacto da estiagem deste ano, a mais severa da história. Conforme balanço divulgado pelo governador, nesta terça-feira (31/10), um total de 1.130 toneladas de alimentos, totalizando 62,5 mil cestas básicas, já foram entregues às famílias amazonenses.
 
Segundo Wilson Lima, a pronta-resposta do Governo do Amazonas foi possível graças à ação integrada dos órgãos estaduais, reunidos no Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, instituído e liderado pelo governador.
 
“Nós criamos o nosso comitê formado por diversos órgãos do Governo do Estado, definimos as estratégias para minimizar os impactos da estiagem e firmamos parcerias, com as prefeituras e os ministérios do Governo Federal, para fazer com que essa ajuda humanitária e a água potável cheguem a quem precisa”, avaliou o governador.
 
O transporte de ajuda humanitária foi viabilizado pelo Governo do Amazonas em parceria com o Governo Federal e as Forças Armadas do Brasil. Entre o fim de setembro e o início de outubro, o Estado passou a contar com apoio de aeronaves para intensificar o combate a incêndios, uma cedida pelo Governo do Mato Grosso do Sul, outra pelo Governo do Distrito Federal e outra da Marinha do Brasil, além de uma quarta em atuação, que faz parte da estrutura da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

 
Outro destaque feito pelo governador é a prioridade no combate à insegurança alimentar. Para isso, além da entrega de cestas básicas, o Estado também adotou outras duas medidas para levar alimentos aos mais necessitados: a entrega de kits do “Merenda em Casa” aos alunos da rede estadual que ficaram sem aula por conta da seca dos rios; e a oferta gratuita de refeições nos restaurantes populares mantidos pelo Estado.
 
“Temos duas ações importantes que é a abertura dos nossos restaurantes populares Prato Cheio, sem cobrar o valor simbólico de R$ 1, e o projeto Merenda em Casa, que leva a merenda aos estudantes que estão com as aulas suspensas por conta da descida da água dos rios. Ambas são medidas para ajudar a garantir a segurança alimentar de quem precisa”, destacou Wilson Lima.
 
Em números
 
Além da entrega de cestas básicas, neste mês de outubro, o Governo do Amazonas serviu mais de 412 mil refeições gratuitas em restaurantes populares, sendo 15 no interior e 17 na capital, que ofertaram 17,7 mil refeições/sopas por dia. Ainda nesse item, o Estado entregou mais de uma tonelada de alimentos regionais e 4,3 mil kits do “Merenda em Casa”.
 
Outra frente de atuação é levar água potável aos municípios, às comunidades afetadas. Cerca de 400 purificadores de água já foram instalados pela Defesa Civil do Amazonas em 49 municípios. Outros 30 foram instalados pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) para atender comunidades ribeirinhas em 13 cidades, além da distribuição de mais de 26 mil copos de água.
 
Outra preocupação é com o combate a incêndios. Mais de 600 agentes do Estado, do Governo Federal e brigadistas, além de 98 viaturas, estão envolvidos nesse trabalho, que já registra 2,5 mil focos de queimadas combatidos no Amazonas. Até este fim de outubro, 60 municípios estão em emergência e outros dois em alerta, afetando 154 mil famílias ou 618 mil pessoas.
 
FOTOS: Alex Pazuello | Diego Peres | Mauro Neto / Secom
 
 
 

Wilson Lima e Eneva assinam termo de cooperação para instalação de unidade do Cetam em Silves

Com inauguração prevista para 2024, futura escola técnica vai ofertar cursos técnicos como o de Eletromecânica e de Gás e Energia

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (30/10), termo de cooperação técnica com a empresa Eneva para a reforma e adequação da Escola Estadual Agobar Garcia, em Silves (a 240 quilômetros de Manaus), para se tornar a futura Escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A unidade terá 12 salas, laboratórios, biblioteca e deve atender 1,2 mil alunos por ano.

Segundo o governador, a oferta de capacitação da mão de obra, por meio dos cursos do Cetam, é uma contrapartida social da empresa que vem tornando o Amazonas uma referência na exploração e produção do gás natural e também consolida uma nova matriz econômica para o estado.

“Fico muito feliz com a disposição da Eneva em cumprir o que a gente havia conversado sobre as contrapartidas sociais. Claro que tenho interesse que a empresa venha para o Amazonas, tenha lucro e se viabilize, mas meu interesse principal são essas contrapartidas sociais. É isso que eu, enquanto homem público, viso, trabalhar para gerar emprego, gerar renda“, destacou o governador Wilson Lima.

 


Participaram do encontro com o governador na sede do Governo do Amazonas, o CEO da Eneva, Lino Cançado; o diretor de Relações Externas, Damian Popolo; o Gerente de Relacionamento Institucional, Rômulo Florentino; e o Relacionamento Institucional para o Norte da empresa, Márcio Lira.

Também estiveram o deputado estadual Felipe Souza, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas; e os secretários estaduais Serafim Corrêa (Sedecti), Ronney Peixoto (Semig); Juliano Valente (Ipaam), Lúcia Carla Gama (UGI) e o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.

Novo Cetam em Silves

A unidade será a sexta em prédio próprio do Cetam no interior do Amazonas e a segunda a ser entregue pelo governo Wilson Lima. O novo espaço deve ser entregue em 2024.

O Termo de Cooperação, que também inclui oferta de equipamentos por parte da empresa, abrange a oferta dos seguintes cursos pelo Cetam: Técnico em Gás e Energia; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Agropecuária; e Qualificação em Instrumentação. Esses cursos ofertados terão carga horária mínima de 800 horas, concluídos em dois semestres.

A unidade educacional em Silves saiu da gestão da Secretaria de Educação e Desporto Escolar e passou para o controle do Cetam e dispõe espaços administrativo e pedagógicos, salas de aulas tradicionais e uma biblioteca, além de áreas comuns.

Atualmente, o Cetam em Silves atende 280 alunos divididos em cursos técnicos de Petróleo e Gás (45 em duas turmas), Segurança do Trabalho (21), Eletrotécnica (30), Florestas (28), Enfermagem (36); e cursos de Qualificação Profissional em Agente de Portaria (25), Assistente Administrativo (25), Operação em Logística (25), Almoxarife (25) e Auxiliar de Contabilidade (20).

 

Fotos:Diego Peres / Secom

Caio André promove reparação histórica e empossa aprovados do concurso de 2003 nesta terça-feira (31/10)

Priorizadas pelo presidente da CMM, nomeação e posse de novos servidores ocorrem 20 anos após a realização do certame

Promovendo uma reparação histórica 20 anos após a realização do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (Podemos), empossa, nesta terça-feira (31/10), aprovados no certame que aguardavam, desde 2003, a oportunidade de ingressar no serviço público e integrar o quadro de pessoal da CMM.

A nomeação dos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Legislativo Municipal do dia 29 de setembro, por determinação de Caio André. Os nomeados tiveram 30 dias para se apresentar ao trabalho, providenciar a documentação necessária e realizar os exames médicos.

“Não poderíamos ficar inertes. Esta legislatura entende que é importante que façamos essa reparação. Esses aprovados têm direito da investidura no serviço público e, nós, à renovação do servidor, ampliando os direitos deles no Legislativo Municipal”, ressaltou Caio André.

Em menos de um ano presidindo a CMM, Caio André encaminha uma solução aos aprovados, que por duas décadas esperavam para assumir os postos de trabalho.

Um desses nomes é o da assessora pedagógica Jovana Cordeiro, 47, aprovada para o cargo de agente administrativo. Ela prestou concurso para a CMM quando tinha apenas 27 anos, e conta que recebeu a notícia com gratidão.

“Acompanhei desde o início, quando o presidente Caio André falou que ia ter o concurso, porém havia esses entraves da justiça. Recebi a notícia de forma muito inesperada, mas muito feliz, porque é um ótimo local de trabalho. Só temos que agradecer por terem conseguido realizar essa nomeação”, avaliou a aprovada.

Um projeto de autoria da Mesa Diretora da CMM foi promulgado na Casa, recriando cargos que haviam sido extintos do quadro de pessoal do Legislativo Municipal, com o objetivo de atender a nomeação imediata de aprovados no concurso público de 2003.

Além de renovar o quadro de servidores da Casa Legislativa, a efetivação dos aprovados também possibilita que um novo concurso público, anteriormente anunciado por Caio André, seja concretizado.  


Foto: Arquivo/CMM*

Prefeitura monitora irregularidades de estacionamento em vários pontos da cidade

Para ordenar o trânsito e evitar acidentes, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou, nesta segunda-feira, 30/10, as fiscalizações em pontos estratégicos da cidade, visando corrigir irregularidades no trânsito e no estacionamento rotativo, Zona Azul, na área central. As ações abrangeram várias regiões, incluindo as zonas Centro-Sul e Oeste, em estacionamentos coletivos de shoppings e no aeroporto internacional de Manaus.

"Essas fiscalizações são essenciais para garantir a ordem no trânsito e a segurança nas vias. Identificamos veículos estacionados irregularmente, o que compromete a fluidez do trânsito e pode causar acidentes. No conjunto Vieiralves e nos shoppings, por exemplo, a ação visa coibir práticas inadequadas que podem resultar em transtornos para os motoristas, especialmente das pessoas que dependem das vagas de estacionamento especial, que são os idosos e Pessoas com Deficiências”, disse Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.

Durante as operações, foram registradas mais de 50 atuações por conta das irregularidades identificadas nos pontos fiscalizados. A maioria das autuações foram de veículos estacionados em áreas proibidas pela sinalização de trânsito.

No aeroporto e nos centros comerciais da zona Oeste, as equipes de fiscalização focaram em verificar a conformidade com as normas de estacionamento de vagas especiais destinadas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) e que estão sendo ocupadas por pessoas que não dispõem do uso da credencial que permite a utilização das vagas.

O IMMU reforça que os estacionamentos em locais proibidos pela sinalização são infração e também prejudicam a circulação de veículos, e podem gerar lentidão nas vias e risco de acidentes.

 

Fotos:- Divulgação / IMMU


Wilson Lima e ministro Paulo Teixeira assinam acordo de cooperação para ampliar regularização fundiária no Amazonas

 Paulo Teixeira e equipe estão em Manaus para tratar de ações relacionadas ao enfrentamento da estiagem

O governador Wilson Lima e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, assinaram nesta segunda-feira (30/10), um Acordo de Cooperação Técnica para promover a regularização fundiária no Amazonas. A reunião ocorreu na sede do Governo do Amazonas, zona oeste de Manaus. Paulo Teixeira e equipe estão no estado para tratar de ações para enfrentamento da estiagem.

Em relação à regularização fundiária, Wilson Lima destacou parcerias que o Estado tem firmado para avançar ações na área, a exemplo do trabalho conjunto com a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, que tem atuado junto aos cartórios para ampliar a entrega de títulos definitivos no estado.

 


Segundo o governador, com as parcerias já em curso no estado, incluindo os governos estadual e federal, prefeituras e cartórios, há segurança jurídica para quem recebe o título definitivo, não correndo o risco de ser questionado por terceiros.

“Tem um assunto que é muito caro para a Amazônia como um todo, que é a questão da regularização fundiária. Nós temos uma série de ações do Governo Federal no sentido de ofertar crédito, de fazer o fomento aos sistemas agroflorestais, de algumas cadeias produtivas, mas essas questões só avançam se a gente tiver a questão da legalização, da regularização das terras“, destacou Wilson Lima.

O Acordo de Cooperação firmado hoje com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Agricultura visa o compartilhamento de bases de dados, serviços, conhecimentos, técnicas, métodos, soluções e outras questões voltadas ao aprimoramento na gestão e regularização fundiária e execução dos serviços de cadastro rural no Amazonas, conforme plano de trabalho.

“Então, reforma agrária é regularização fundiária, é crédito barato e também novos assentamentos para aqueles lugares onde você tem terras públicas que possa destinar junto com crédito, com assistência técnica para esses agricultores. Reforma agrária também é prover a compra dos produtos”, declarou o ministro Paulo Teixeira.

O governador também destacou que, em sua gestão, já foram entregues 1,2 mil títulos definitivos, por meio da Secretaria Estadual de Cidades e Territórios (Sect) e mais de 1,1 mil famílias já foram beneficiadas em ações de reassentamento (incluindo indenizações e entregas de unidades habitacionais). Mais de 400 títulos estão previstos para serem entregues na capital e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Até o fim da gestão, 10 mil títulos deverão ser entregues pelo Governo do Estado.

“É uma inovação do governador com o ministro do MDA. Essa parceria nos proporciona ter base de dados, equipamentos; vamos atrás de recursos. A gente terá um cadastro único entre o Governo Federal, o Incra e o Estado do Amazonas para que a gente possa evoluir na regulação fundiária”, explicou o secretário da Sect, João Braga.

Agenda do ministro no Amazonas

O ministro Paulo Teixeira cumpre agenda no Amazonas, nesta segunda e terça (30 e 31/10), para anunciar medidas principalmente a produtores rurais afetados pela estiagem pelo Amazonas, como a entrega de 50 mil cestas básicas, de mais de 500 títulos de terra para São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital).

Além disso, o ministro também anunciou repasse de R$ 4,8 milhões do programa Bolsa Verde para populações em situação de extrema pobreza, aliando a transferência de renda a atividades de conservação ambiental, e de mais de R$ 1,2 milhão para compra de 40 motos para aprimorar o atendimento da assistência técnica nos municípios e organizações sociais dos produtores rurais.

Além do governador e do ministro, participaram da agenda o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Edegar Pretto; o presidente do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi; o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Jefferson Coriteac; o coordenador-geral do escritório estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, José Ricardo; o vice-governador Tadeu de Souza; além de vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais.

 

FOTOS: Diego Peres, Alex Pazuello e Artur Castro / Secom

De autoria de Caio André, projetos de incentivo ao esporte avançam na CMM

Uma das proposituras prevê a existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência em competições esportivas

Duas matérias de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), avançaram na Sessão Plenária desta segunda-feira (30/10), após a votação de pareceres favoráveis das comissões técnicas. Uma delas, o Projeto de Lei (PL) nº 143/2023, dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs) em competições esportivas públicas ou particulares, realizadas em Manaus.

A propositura, que já tinha sido aprovada pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, agora seguiu para apreciação da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. 

O projeto defende que o esporte é uma alternativa para os deficientes que buscam superar limitações físicas e se tornarem atletas de alta performance. O texto detalha que, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem no Amazonas cerca de 790.647 pessoas que possuem alguma deficiência. 

Federação de skate– Também avançou na Casa Legislativa o PL nº 088/2023, que busca tornar-se de Utilidade Pública a Federação Estadual de Skateboard do Amazonas (Fesbam). Aprovado em 1ª discussão, o projeto passará, ainda, por 2ª discussão no plenário da CMM.

O reconhecimento abre possibilidades como mais facilidades na obtenção de recursos, e, ainda, um maior número de competições de skate - esporte olímpico - no estado.

“É um esporte olímpico, e hoje a gente precisa incentivar cada vez mais esse esporte. Temos praticantes em todas as regiões de Manaus, nada mais justo do que dar utilidade pública a essa federação que faz com que nós tenhamos e consigamos mais apoio para esse esporte tão praticado na nossa cidade”, observou Caio André

A Fesbam é uma instituição de direito privado, que propõe entre seus objetivos, no âmbito esportivo, cultural e social, promover a difusão e aproveitamento do skate e da cultura urbana hip-hop, promovendo campeonatos, torneios, competições e eventos culturais e sociais incentivando por meios sociocultural os processos educativos

Desporto escolar– Ainda como forma de incentivo ao esporte, Caio André apresentou, nesta segunda-feira (30/10), a indicação nº 843/2023, que solicita ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que sejam executados serviços de manutenção dos refletores da quadra da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.


Foto: Divulgação/CMM*

Governo do Amazonas repassa à Prefeitura nova parcela dos recursos para manutenção do Passe Livre Estudantil

 O convênio garante a gratuidade do transporte público para cerca de 170 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino 
 
O Governo do Amazonas repassou para a Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira (30/10), a quinta parcela do convênio que permite a manutenção do Passe Livre Estudantil. No valor de R$ 20 milhões, o repasse feito pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), faz parte do convênio assinado em janeiro de 2023, que garante a gratuidade da passagem de ônibus aos estudantes das escolas públicas da capital.  
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, ao todo, R$ 100 milhões já foram repassados em 2023 com esse fim, restando apenas a última parcela de R$ 20 milhões, que deve ser paga até o fim do ano, completando os R$ 120 milhões da parte que cabe ao Estado no convênio firmado. O Passe Livre beneficia cerca de 170 mil alunos.  
Conforme explica Marcellus Campêlo, o convênio do Passe Livre integra o Programa de Reestruturação e Qualificação do Transporte Público do Município de Manaus. Foi assinado, pela primeira vez, em dezembro de 2021, e renovado em 2023, pelo governador Wilson Lima e pelo prefeito de Manaus, David Almeida. 


 “O Passe Livre possibilita que os alunos da rede pública estadual e municipal possam se deslocar, diariamente, até suas escolas, sem custos com transporte, o que ajuda a promover a igualdade de acesso à educação e combater a evasão escolar”, destaca Marcellus Campêlo. 
Desde que passou a vigorar o Passe Livre Estudantil, o Governo já repassou ao município R$ 218,2 milhões, conforme balanço da UGPE.  Foram repassados R$ 118,2 milhões no ano passado, com contrapartida municipal de R$ 36 milhões. Para este ano, serão R$ 120 milhões do Estado e contrapartida de R$ 36 milhões do Município.  
 
Benefício aos estudantes 
O Passe Livre garante a gratuidade a estudantes da rede municipal e estadual de ensino que moram a mais de um quilômetro da escola, com um limite de 44 passagens mensais.  
Caso a distância entre a casa e a escola seja menor que um quilômetro, é garantido o direito à meia-passagem estudantil. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas no site https://estudantes.manaus.am.gov.br


FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE


Forças de Segurança do Amazonas prendem 28 pessoas durante o fim de semana

As prisões foram registradas em Manaus e nos municípios de Tefé, Tapauá e Maués
 
Durante o fim de semana, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou a prisão de 28 pessoas no Estado. Do total de prisões efetuadas pela Polícia Militar (PMAM), 11 foram por suspeita de envolvimento dos presos com o tráfico de drogas.
 
Conforme o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), as prisões foram registradas em Manaus, nos bairros Nova esperança (zona oeste), Flores (zona centro-sul), Novo Aleixo (zona norte), Puraquequara (zona leste), Tarumã (zona oeste) e nos municípios de Tefé, Tapauá e Maués.
 
Além das prisões por tráfico de drogas, o Ciops, também, registrou a prisão de pessoas envolvidas em crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, furto, apropriação indébita, sinal identificador adulterado e foragido da justiça.
 
Capital
 
Entre os suspeitos presos por policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM), em Manaus, está um homem, de 27 anos, pelo crime de tráfico de drogas. A prisão foi registrada por volta das 16h40, na rua Soares de Passos, bairro Nova Esperança, zona oeste.
 
Segundo informações da equipe, o homem estava comercializando entorpecentes. Foi apreendida em posse do suspeito, uma porção de oxi, uma porção de skunk, 29 porções de cocaína, 13 porções de maconha, um celular, uma balança e R$ 153 em espécie.
 
O suspeito foi encaminhado para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
 
Uma outra prisão registrada na capital foi efetuada por militares da 19ª Companhia Interativa de Polícia (Cicom), que prenderam um homem, de 26 anos, também por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Com o suspeito foram encontradas três porções de maconha e R$ 70 em espécie. O homem foi conduzido para o 19º DIP.
 
Interior
 
No município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), um homem de 30 anos, foi preso por policiais militares, suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
 
Segundo informações da equipe, denúncias informavam que um homem estaria vendendo entorpecentes em uma casa. Com base nas informações, os policiais foram até o local para verificação da denúncia.
 
Na residência, após informações do suspeito, a polícia encontrou 14 porções de cocaína, um prato com uma porção de cocaína, uma arma de fogo, duas munições intactas, três cartuchos intactos, materiais para embalar entorpecente e R$73 em espécie.
 
O suspeito foi preso e conduzido para a 64ª Delegacia de Polícia (DIP) do município.
 
FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM
 

Prefeito anuncia investimentos inéditos na reestruturação e modernização da Guarda Municipal de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta segunda-feira, 30/10, o investimento no valor de R$ 10 milhões, oriundo de emenda parlamentar de autoria do senador Eduardo Braga, destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal de Manaus (GMM), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O evento foi realizado na sede da Semseg, situada nas dependências do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como “Lagoa do Japiim”, zona Sul.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a reestruturação faz parte da valorização da pasta, e a verba federal, que ainda está em tramitação, será utilizada na aquisição de viaturas, material de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e diferentes armamentos.

“Esses investimentos irão equipar ainda mais a Guarda Municipal. Nós iremos comprar 22 novas viaturas, viaturas de porte grande da marca Mitsubishi, viaturas de patrulhamento da marca Toyota, Yaris. Nós vamos comprar metralhadoras, escopetas, pistolas, vamos equipar a guarda com aquilo que há de melhor em armamentos, para que nós possamos assim dar a nossa contribuição com relação ao patrulhamento da cidade, ajudando a Polícia Militar, dando uma sensação melhor de segurança à população da cidade de Manaus”, garantiu o prefeito.

 

Para o titular da Semseg, Sérgio Fontes, o momento é um marco não só na gestão municipal, mas principalmente na história da Guarda Municipal de Manaus.

“Nossa guarda tem 74 anos de idade, é uma guarda madura, com servidores experientes e dedicados. No entanto, ela precisava desse reforço logístico, de melhores equipamentos, viaturas, armamentos. Ela precisava entrar nessa nova tendência nacional, que é a municipalização da segurança pública. Isso vai ser um momento único na nossa guarda e a gente vai poder ocupar o lugar que Manaus merece. Manaus merece ter uma guarda bem equipada, bem formada, com homens e mulheres valorizados”, disse o secretário.

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, a Guarda Municipal de Manaus completou 74 anos neste ano. Com o advento da Semseg, Lei nº 2.817, de 6 de dezembro de 2021, na gestão do prefeito David Almeida, a Guarda Municipal vem sendo priorizada.

“Essa é a condição de continuar equipando a nossa Guarda Municipal, para que ela possa fazer o seu papel. Esse tipo de trabalho é muito importante para trazer essas melhorias para a população, e essa parceria é uma parceria que tem realmente gerado coisas boas para Manaus. A população, nesse processo todo, tem recebido entregas importantes”, completou o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, representando o senador Eduardo Braga.

Concurso público

Como parte dos investimentos para a melhoria da Guarda Municipal, o prefeito destacou também a realização do concurso da Guarda Municipal, com 200 vagas. O último certame da corporação, que neste ano completou 74 anos de criação, ocorreu em 2012.

“Nós temos um cronograma de datas a serem respeitadas. Já no próximo mês de novembro, nós estaremos fazendo o lançamento do edital, marcando a data para a realização do concurso, para que a gente já possa, no início do próximo ano, estar aqui com os novos concursados da Guarda Municipal, reforçando o nosso patrulhamento e também fazendo uma parceria com a Polícia Militar, comprando a folga de pelo menos 50 policiais militares, que vão reforçar o patrulhamento da Guarda Municipal. Onde tiver uma Guarda Municipal armada, nós queremos colocar também o policial militar”, pontuou Almeida.


Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom


Conselheiros do TCE-AM devem apreciar 48 processos na sessão desta terça-feira (31)

Ao menos 48 processos devem ser julgados pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) durante a 38ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que será realizada a partir das 10h desta terça-feira (31).

Serão ao menos oito processos na pauta de adiados, que engloba processos que voltam a julgamento após pedido de vistas por parte dos membros do Tribunal Pleno. Dentre eles, quatro processos são de recurso de reconsideração; uma prestação de contas de transferência voluntária, uma tomada de contas especial de convênio, além de uma representação e uma denúncia.

Já a pauta do dia terá o total de 40 processos em julgamento, sendo 13 prestações de contas anuais; 12 recursos; oito representações; três embargos de declaração; três denúncias e uma admissão de pessoal pendente de concurso público.

Entre as prestações de contas estará a do exercício de 2016 da Prefeitura de Maués, de responsabilidade do prefeito Raimundo Góes Pinheiro; De 2020, da Prefeitura de Itacoatiara, de responsabilidade do prefeito Antônio Peixoto de Oliveira e de 2022 da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), de responsabilidade de Paulo Cesar Gomes de Oliveira Junior.

Conduzida pelo conselheiro-presidente Érico Desterro, a 38ª Sessão contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas amazonense, entre elas YouTube, Facebook e Instagram.




Foto: Divulgação TCE -AM 

“Recebemos de volta o amor que entregamos cozinhando”, afirma merendeiro da rede estadual de ensino

 

Atualmente, mais de 2 mil profissionais integram o quadro da Secretaria de Educação no Amazonas

 
O dia 30 de outubro celebra o Dia do Merendeiro. A data homenageia os profissionais, que se dedicam em garantir que uma alimentação saudável e saborosa chegue aos alunos na rotina escolar. No Amazonas, atualmente, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar conta com mais de 2,7 mil profissionais, homens e mulheres que, diariamente, assumem o compromisso de entregar uma alimentação segura a milhares de alunos da rede estadual.
 

Para isso, muitos são os desafios e, na maioria das vezes, além do comprometimento, é preciso muita criatividade na hora do “servir”. Os merendeiros têm um cardápio a seguir. Pelas normas estabelecidas, as crianças precisam consumir, dos cinco dias da semana, três dias de refeições com proteínas e complementos, e outros dois dias de “comida doces”, como mingau, bolachas, sucos e afins.
 
Ana Cláudia Zany trabalha como merendeira na Escola Estadual (EE) Princesa Isabel, localizada no Centro de Manaus. A profissional contou que, na cozinha da escola, os merendeiros buscam combinar sabores e até mesmo reproduzir pratos que as crianças adoram, com os ingredientes que compõem o cardápio da merenda escolar. Para ela, todo dia é uma experiência nova.
 
“Entre os preferidos dos alunos está o “milkshake” de polpa de goiaba, mas também são servidos peixes ao molho de laranja, farofa, arroz temperado, entre outros”, destacou Ana.
 
Parceiro de Ana Claudia na cozinha, Diego Santos é merendeiro há três anos. O profissional, que também é da área de Educação Física, destacou que é notório como uma criança nutrida reflete em uma criança feliz, resultando em mais disposição para aprender em sala de aula.
 
"Cozinhar é um ato de amor e apenas uma extensão do que a gente faz em casa. Nós temos as nossas crianças como parte da nossa família e entregar uma comida saborosa para elas nos alegra. Porque recebemos de volta o amor que a gente entrega cozinhando", contou Diego.

Tanto Ana Cláudia, quanto Diego, antes de se tornarem merendeiros, não trabalhavam com alimentação. Ana é contadora por formação e Diego educador físico. Mas, é na cozinha da escola que ambos aprendem e compartilham lições diárias e se dedicam cada vez mais na área de alimentação.
 
"Eu presenciei crianças que não tinham o que comer em casa. Ver essa realidade de perto me abalou muito. Eu vi essas crianças que estavam vindo (à escola) pela merenda. Isso me motiva a fazer com carinho e todo dia buscar inventar coisas novas", contou Ana.
 
Para a estudante Izabelly dos Santos do 5º ano Ensino Fundamental, Ana e Diego são super-heróis, porque sempre salvam o dia dela e dos amigos trazendo ótimas comidas. A aluna contou que a tia não tem condições de comprar merenda para ela todos os dias, mas ela sabe que pode contar com os profissionais da escola para se alimentar bem na unidade de ensino.
 
"Eles vivem fazendo comida, aí alimentam eu e meus amigos. Isso me faz muito feliz, por isso, eu considero eles meus super-heróis. Eles estão sempre aqui para me ajudar", falou a aluna.
 
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
 

Desafios no ensino da Matemática e Física serão debatidos na 5ª Semana de Ensino em Ciências, apoiada pelo Governo do Estado

 

O evento é amparado pela Fapeam e será realizado de 6 e 10 de novembro, em Itacoatiara  

 
O município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) será palco da “V Semana de Ensino em Ciências: Matemática e Física: os desafios do Ensino de Matemática e de Física na perspectiva do novo referencial curricular amazonense”. O encontro é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 
 
Coordenado pelo doutor em Educação em Ciências e Matemática, Rogério Jacinto de Moraes Júnior, o evento será realizado de 6 e 10 de novembro, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias (Icet) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), das 18h às 22h. 
 
A V Semana é aberta ao público e visa divulgar a Matemática e a Física junto às comunidades acadêmica e escolar, no sentido de possibilitar a troca de experiências e incentivar o intercâmbio acadêmico e científico entre professores e pesquisadores atuantes na região e, principalmente, despertar nos alunos maior interesse e aprendizagem pelas disciplinas. 
 
A programação inclui mesas-redondas, palestras, oficinas e visitas aos laboratórios. Entre os assuntos a serem debatidos durante a conferência estão a educação inclusiva, a inovação e a metodologia de ensino, a socialização de conhecimentos e metodologias de projetos.  
 
“Esperamos divulgar as áreas de matemática e física, proporcionando reflexões preciosas sobre essas áreas”, disse o coordenador. 
 
A inscrição e programação completa podem ser conferidas em: https://www.even3.com.br/vsematfis/.   
 
 
Sobre o Parev 
 
O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. 
 
Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em:  https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/ 
 
 
FOTOS: Acervo do coordenador Rogério Jacinto de Moraes Júnior