Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2023

Prefeitura de Manaus realiza blitz para conscientização sobre queimadas urbanas

Mesmo com baixa incidência de queimadas na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), segue fazendo o trabalho de conscientização sobre os riscos e danos causados pelas queimadas urbanas. Neste sábado, 30/9, a cabeceira da ponte Rio Negro, zona Oeste de Manaus, recebeu a quarta blitz “Manaus Sem Fumaça 2023″.

A quarta ação dessa fase da campanha de combate às queimadas urbanas envolveu orientações à população sobre as queimadas urbanas, que são crimes ambientais e causam diversos danos à saúde humana e ao meio ambiente. A Semmas também realizou a distribuição gratuita de mil mudas de plantas medicinais, frutíferas arbóreas e ornamentais, para que a população plante em seus quintais e na frente das casas, ajudando o meio ambiente.


O secretário da Semmas, Antonio Stroski, coordenou a ação. Para ele, é essencial o combate às fumaças provenientes de queimadas na cidade de Manaus. “Nós estamos fazendo um alerta para a população de que a prática do uso do fogo para queimar resíduos deve ser abandonada. Estamos neste local para também sensibilizar os moradores dos municípios vizinhos e para que a nossa mensagem sensibilize as pessoas”, destacou o secretário da Semmas, Antonio Stroski.

Um dos efeitos da campanha é a baixa incidência de queimadas em Manaus. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que, do último mês de julho até ontem (29), foram registrados 14.203 focos de queimadas no Amazonas. Desse total, 53 em Manaus, representando 0,4% do total de ocorrências nos últimos três meses de 2023.

A Semmas realiza ações semanais de orientações sobre as queimadas urbanas e também a distribuição itinerante de mudas, em um bairro e zona distintas da cidade.

Uma das pessoas que recebeu as orientações dos técnicos da Semmas sobre as queimadas urbanas foi Francisco Nilo, que passa pela ponte Rio Negro todos os dias. “A ação da Prefeitura de Manaus é muito importante, porque normalmente as pessoas só agridem a natureza e esta ação informa as pessoas sobre como descartar corretamente os resíduos e não queimar”, enfatizou. 

Outra pessoa que aproveitou a ação foi a advogada Luana Guedes. Moradora de Manaus, ela tem sítio em Iranduba e estava a caminho do município, quando aproveitou para pegar mudas de amora, para plantar no local.

As blitze “Manaus Sem Fumaça” 2023 ocorrem em pontos estratégicos da cidade e nas zonas onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas.


Fotos:João Viana / Semcom


Operação Águia: PMAM reforça policiamento na zona leste com apoio da SSP-AM e Detran


Nova fase da operação teve início no dia 22 de setembro para reduzir os índices de criminalidade

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite de sexta-feira (29/09), a Operação Águia – Ação Pacificador na zona leste da capital amazonense, com apoio do efetivo da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A ação, que tem como objetivo reduzir os índices de homicídio e criminalidade, foi deflagrada no dia 22 de setembro e se estende até este domingo (1º/10).
A montagem e saída das equipes para operação foi realizada no Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste, localizado na avenida Autaz Mirim, e contou com a presença do comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva; do secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida; do chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel Bruno Azevedo; e dos comandantes de policiamento da capital.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou o compromisso da tropa e a interação positiva entre as denúncias feitas através do canal 190, que auxiliaram nas ações de policiamento e nos resultados satisfatórios em uma semana de atuação da Operação Águia.
“Estamos há uma semana na operação na zona leste, onde os índices de criminalidade estavam bastante elevados. Então focamos no policiamento especializado e nas barreiras policiais de trânsito para tirar os veículos de circulação utilizados em assaltos, roubos e homicídios”, afirmou o comandante-geral da PMAM.
Durante a noite desta sexta-feira e a madrugada deste sábado (30/09), o efetivo na operação foi de cerca de 120 policiais militares. Foram montadas barreiras em diversas áreas da zona leste, com o reforço e apoio do Detran-AM e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.

O resultado da ação policial na noite de sexta-feira e madrugada de sábado (30/09) foi de um flagrante por porte ilegal de arma de fogo, que resultou na apreensão de uma arma de fogo e uma munição. Foram abordadas 347 pessoas e 200 veículos, entre carros, motocicletas e ônibus do transporte coletivo.
O secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida, reforçou a parceria dos órgãos do Sistema de Segurança Pública nas operações realizadas em Manaus. “A SSP está atuando juntamente com o Detran e também no apoio lógico, de modo a propiciar mais facilidade para que a Polícia Militar possa desempenhar com excelência o seu papel no combate à criminalidade", disse o secretário.
O agente de trânsito do Detran-AM, Vilson Evangelista, esclareceu que a fiscalização durante a operação tem como alvo veículos de duas rodas que circulam com condutas de risco à segurança da população. “A ação é direcionada para a fiscalização de motocicletas, a fim de coibir essas irregularidades que se tornaram uma prática comum identificada nas vias. Além disso, vamos verificar também situações de placas irregulares, licenciamento atrasado, escapamento adulterado e veículos suspeitos usados em crimes”.
Operação Águia – Ação Pacificador
Nova fase da Operação Águia desencadeada pela PMAM no dia 22 de setembro, a ‘Ação Pacificador’ inclui ações de presença policial em locais estratégicos com barreiras policiais para abordagens de veículos e aumento do patrulhamento, com apoio das unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).
Denúncias
A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

FOTOS: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841

 

 

Mania de Ler: Governo do estado promove atividades literárias para o público infantil

O projeto acontece, aos domingos, no Largo de São Sebastião. E no Dia das Crianças contará com uma programação especial

Neste domingo (1º/10), das 17h às 19h30, a programação do Mania de Ler abre com a participação da escritora Irena Freitas, que apresentará seu livro “A Lua Caiu”, uma narrativa fantástica sobre pequenos grandes desastres e amizades inesperadas. Pela primeira integrando o projeto, a autora ressalta a experiência. “Ainda não fiz nenhum evento em espaços públicos aqui em Manaus, então estou muito empolgada”, conta Irena.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Ilustração pela Savannah College of Arts and Design, Irena é autora e ilustradora de seis livros, sendo “A Lua Caiu” seu trabalho mais recente. Suas obras já foram publicadas pela Folha de São Paulo, The New York Times, The Washington Post, BBC Brasil, entre outros. 

O programa Mania de Ler é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A cada edição traz diversas atividades para o público infantil, como contação de histórias, oficinas de libras e brincadeiras lúdicas. Neste mês conta, ainda, com uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças: uma edição no dia 12 de outubro com a brincadeira de “caça ao tesouro literária”.

Edição especial

A atividade alusiva ao Dia das Crianças será no Largo de São Sebastião, também das 17h às 19h30, sendo mais um atrativo para toda família no feriado do dia 12 de outubro. Além da brincadeira de “caça ao tesouro literária”, haverá a distribuição de brindes para as crianças. 

Segundo a coordenadora do projeto, Oiana Couto, a atividade integra duas datas comemorativas importantes. “O dia 12 de outubro, além de ser o Dia das Crianças, é o Dia Nacional da Leitura, sendo assim queremos incentivar no público infantil o gosto pela leitura, premiando-as com a riqueza e as possibilidades que só o livro pode proporcionar”, destaca Oiana.

A atividade diferenciada vai ao encontro da proposta do Mania de Ler, de tornar a cultura acessível por meio da leitura e elementos relacionados a ela. A iniciativa também destaca os trabalhos de escritores amazonenses, valorizando o folclore e a identidade cultural do estado. 

Programação

1º/10– BIBLIOTECA VOLANTE THIAGO DE MELLO

PARTICIPAÇÃO: ESCRITORA IRENA FREITAS 

ATIVIDADE: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM A OBRA “A LUA CAIU”

08/10– BIBLIOTECA VOLANTE ANÍBAL BEÇA

PARTICIPAÇÃO: ESCRITORA ADRIANA BARBOSA

ATIVIDADE:CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FÁBULAS AMAZÔNICAS

12/10– BIBLIOTECA VOLANTE THIAGO DE MELLO

PARTICIPAÇÃO: ESCRITORA LUCILA BONINA

ATIVIDADE: CAÇA AO TESOURO LITERÁRIO

15/10 – BIBLIOTECA VOLANTE ANÍBAL BEÇA

PARTICIPAÇÃO: ESCRITORA FABIANA FERREIRA

ATIVIDADE: OFICINA DE LIBRAS PARA CRIANÇAS 


22/10– BIBLIOTECA VOLANTE THIAGO DE MELLO

PARTICIPAÇÃO: VITÓRIA SILVA 

ATIVIDADE: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM FANTOCHE

29/10– BIBLIOTECA VOLANTE THIAGO DE MELLO

PARTICIPAÇÃO: ESCRITORA LUCILA BONINA

ATIVIDADE: BRINCADEIRAS CANTADAS, TRAVA-LÍNGUAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


FOTOS: Divulgação 


Casario de 1908 é uma das obras emblemáticas do “Nosso Centro” dentro dos 1.000 dias

Sucupira, louro-puxuri e cedro-doce. Todas são madeiras que estão sendo usadas na obra da Prefeitura de Manaus, que está dando vida a um antigo casario no centro histórico, na zona Sul, dentro do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida. Esse pacote de obras emblemáticas pretende promover a reabilitação do território de onde teve origem a cidade, marcando os 1.000 dias de gestão.

Outros projetos e programas urbanísticos e arquitetônicos para a cidade também estão incluídos nas ações da prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), como os parques Amazonino Mendes e Encontro das Águas Rosa Almeida. Este último, com ordem de serviço assinada na última terça-feira (26/9). 

Datado de 1908 e classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com decreto 7.176/2004, o casarão amarelo e emblemático na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas da capital, abrigou um depósito da firma Sinfrônio & Cia. Após sua reforma concluída, dará lugar a um museu de memória, afeto e guarda do acervo do poeta, jornalista e escritor Thiago de Mello, com a ideia de reproduzir, inclusive, cenas da sua vivência na casa construída em Barreirinha, sua terra natal na Amazônia.


E entre as madeiras, cortes e cuidados com a serra está o marceneiro Márcio José Braga de Souza, 47 anos, que trabalha na produção de esquadrias, janelas e portas do imóvel, além da recomposição e serviço de recuperação dos pisos da edificação histórica.

“No piso temos uma composição de tábuas de sucupira e de louro-puxuri, que vão formando uma paginação, e abaixo dele há um tipo de contrapiso, que servia como uma espécie de forro, para proteger de ruídos e sons, dando mais conforto ao ambiente. A recomposição só é feita nos trechos onde a madeira está muito danificada, sem possibilidade de recuperação, devido à ação do tempo, de chuvas, umidade e do abandono”, explicou o marceneiro.

O prefeito David Almeida vem destacando sempre que é prioridade da gestão reabilitar o centro histórico de Manaus. “São espaços públicos há muitos anos esquecidos e que voltarão a ser utilizados, como o antigo casario do centro histórico. Queremos promover a conexão das pessoas com a natureza e a cidade, com foco no desenvolvimento do turismo, lazer, esporte e, principalmente, na qualidade de vida da população”. 

Todas as peças originais do piso paginado serão concentradas numa sala superior, dando máximo reaproveitamento às tábuas de sucupira e louro. E em todas as peças existentes no casarão amarelo está sendo feito um trabalho de aplicação de cupinicida, paralisando a destruição do material por cupins, seguido de selagem, emassamento e pintura das peças.

Todo esse cuidado é apenas uma das frentes de revitalização do prédio, que faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos. Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos como o Casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros.

Projeto

O casario está sendo reformado e restaurado, localizado no número 66, Centro, com térreo e pavimento superior, que terão uma função de elo com a vida de Thiago de Mello. O projeto da Prefeitura vai dar ao espaço sala e salão de exposição, biblioteca, um café, um quarto Thiago de Mello, sala multiuso, área de administração, elevador e banheiros.

A exposição permanente com a obra, vida e história de Thiago de Mello tem parceria com o Instituto Thiago de Mello, tendo à frente a filha do escritor, a produtora Isabella Thiago de Mello.

Nosso Centro

O casarão faz parte do programa “Nosso Centro”, compondo uma trinca das primeiras obras da intervenção, se somando ao Mirante Lúcia Almeida e ao Largo de São Vicente, que prometem ser um caso emblemático de regeneração urbana e reabilitação do Centro da capital. Todas as obras têm aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas (processo nº 01490.000103/2022-81). 

O programa tem uma lista de 38 intervenções urbanas, ações e projetos arquitetônicos para uma reabilitação completa e integrada no centro histórico da capital, dividida em 5 etapas e com três eixos: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

Conta com a integração entre setores e secretarias da Prefeitura, com lazer, turismo, cultura, segurança, novos negócios, artesanato, entre outros, o que não existia antes, além da atuação em parceria com órgãos estaduais e federais na construção colaborativa. Ainda vão integrar o conjunto de obras em estudo o Museu do Porto, a Praça 9 de Novembro e a Pinacoteca.

 

Fotos:– Clóvis Miranda / Semcom

Em anexo


Arsepam coordena Grupo de Trabalho que busca melhorias para a Rodoviária de Manaus

Participam da equipe órgãos estaduais e municipais

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), responsável pela gestão do Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim (Rodoviária de Manaus), realizou nesta sexta-feira (29/09) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que busca realizar um ordenamento e trazer melhorias estruturais, de segurança e de atividades econômicas e sociais no local. 

Além da Arsepam, a equipe é composta por representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). As entidades presentes exercerão ações conjuntas, por meio de políticas públicas, no limite de cada competência.  

O diretor-técnico da Arsepam, Erick Edelman, destacou que o Grupo de Trabalho está sendo instituído para gerar melhorias significativas em todas as áreas possíveis dentro do Terminal Rodoviário de Manaus. 

“Visto que atualmente no referido local, encontram-se idosos, pessoas com deficiência (PcDs), refugiados, crianças, adolescentes e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social, é extremamente fundamental o apoio das entidades parceiras”, disse. 

Edelman ressaltou, ainda, que as reuniões serão coordenadas pela Arsepam, acontecendo quinzenalmente, no período de 90 dias. Caso seja necessário, o prazo pode ser prorrogado.

Atuações

A Arsepam instituiu o Grupo de Trabalho, reconhecendo as vantagens recíprocas que resultam de uma cooperação mais ampla, em campos de interesse mútuo, no Terminal Rodoviário de Manaus. 

As atuações de cada órgão estarão dentro das suas atribuições legais. A Arsepam atuará possibilitando melhorias na prestação dos serviços públicos de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, assim como coordenar as ações que serão em conjunto com os demais membros do grupo.

Segundo o subcoordenador setorial da UGPE, Francisco Soares, a Unidade Gestora realizará o apoio técnico em relação às tratativas com os comerciantes que operam na Rodoviária de Manaus. Por sua vez, a Semacc estará responsável por organizar, supervisionar, fiscalizar e controlar os comerciantes que atuarão no local. 

A Seas coordenará a situação de famílias, crianças, adolescentes, idosos, PcDs que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Enquanto, a Sejusc promoverá ações de conscientização e a garantia dos direitos das crianças/adolescentes, idosos, PcDs e migrantes/refugiados. 

Ouvidoria

Na Rodoviária de Manaus está localizada a Ouvidoria da Arsepam. O departamento funciona diariamente das 8h às 14h. Além de contar com atendimento 24 horas, por meio do WhatsApp (92) 98408-1799; e de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo 0800 280 8585. 

De modo digital, a Ouvidoria está no sistema Fala.BR (plataforma de acesso à informação), e-mail (ouvidoria@arsepam.am.gov.br) e Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC); e pelas redes sociais no @arsepamamazonas.


FOTOS: Beatriz Aquino/Arsepam


Prefeito destaca que fumaça que encobre Manaus vem de municípios vizinhos e do Sul do Amazonas

O prefeito de Manaus, David Almeida, reafirmou, nesta sexta-feira, 29/9, que a espessa nuvem de fumaça que vem encobrindo a cidade nos últimos dias não é causada por focos de queimada na capital, mas, sim, de municípios da região metropolitana e do Sul do Estado do Amazonas. Ele informou que, nos últimos dois dias, apenas dois focos de queimadas foram registrados na capital amazonense.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que, do último mês de julho até hoje (29/9), foram registrados 14.203 focos de queimadas no Amazonas. Desse total, 53 em Manaus, representando 0,4% do total de ocorrências nos últimos três meses de 2023.

“Fizemos o nosso dever de casa. Estamos, há três meses, com a campanha ‘Manaus sem Fumaça’. Nos antecipamos com ações, orientações e campanhas educativas junto à população. Não temos focos de queimadas para causar essa fumaça toda. Como o vento vem subindo nessa frente fria que vem do Sul, essa fumaça acaba parando dentro da cidade”, declarou David Almeida, durante entrega de embarcações e motores para comunidades rurais, no bairro São Raimundo.

Para o chefe do Executivo municipal, não é o povo do Amazonas quem está queimando a floresta. Ele explicou que a situação está sendo provocada, principalmente, pelo intenso calor dos últimos dias na região. “O forte calor tem aquecido o mato e o capim seco, gerando grande parte dessas queimadas. O povo das nossas comunidades e do nosso interior é um povo ordeiro e ambientalmente consciente”.


Fotos: – Dhyeizo Lemos/Semcom

Na região metropolitana, o Governo do Amazonas intensifica combate às queimadas com apoio da Marinha

Helicópteros com equipamentos para despejo de água em sobrevoos darão suporte no combate aos incêndios

O Governo do Amazonas intensificou, na tarde desta sexta-feira (29/09), com o apoio da Marinha do Brasil, as ações de combate aos focos de queimadas na região Metropolitana de Manaus. Os trabalhos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) contam, a partir de agora, com o auxílio de equipamentos bambi bucket, que são capazes de despejar cerca de 300 litros de água em cada sobrevoo.

O anúncio da parceria com a Marinha foi feito, na manhã desta sexta-feira, pelo governador do estado, Wilson Lima. No início da tarde, duas aeronaves cedidas pela instituição chegaram à sede do CBMAM. A chegada dos dois helicópteros foi acompanhada pelo secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida e do comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz. 

“Chegou aqui o equipamento da Marinha, que é o helicóptero junto com o que a gente chama de bambi bucket, que é um equipamento que coleta 300 litros de água e vai auxiliar imensamente o combate ao incêndio na região metropolitana, diminuindo a questão da fumaça”, destacou o secretário de segurança. 

O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz em conjunto em conjunto com o secretário de segurança apresentaram aos pilotos da Marinha, na sala de monitoramento de incêndios, os pontos sensíveis na região metropolitana, que neste primeiro momento da ação conjunta devem ser atendidas de forma prioritária.

 


“Esse equipamento é muito eficiente para fazer o combate em área de difícil acesso e é isso que vamos começar a fazer agora e vamos atacar no entorno de Manaus, região metropolitana para diminuir a incidência dessas queimadas e tornar o ambiente mais saudável para toda a população”, explicou coronel Muniz. 

Mais reforços

O secretário de Segurança, coronel Vinicius Almeida informou que na segunda-feira (02/10), também estará chegando outro helicóptero com outro equipamento bambi bucket oriundo do estado de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o secretário, a aeronave atuará como reforço junto com as da Marinha do Brasil e começará a operar a partir de terça-feira, 03/10.

 

FOTOS:Alex Pazuello / Secom

IML busca localizar família de idosa falecida em Manaus

Natural do Acre, mulher morava sozinha na capital do Amazonas
 
O Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas pede que familiares de Maria de Lourdes Assunção Ramos, 64, compareçam à sede do Instituto para o reconhecimento e a posterior liberação do corpo da mulher, natural de Rio Branco (AC). 
O corpo de Maria de Lourdes deu entrada no IML, no dia 28 de setembro, e está devidamente identificado, conforme as informações que constam no documento de identidade da mulher, que teve morte natural. No entanto, a liberação só poderá ser realizada por meio de familiares. 
Caso haja algum parente de Maria de Lourdes em Manaus, o IML pede que este procure o setor de Serviço Social da unidade. O órgão lembra que os corpos permanecem na unidade por um período de 30 dias, e após esse prazo são sepultados como indigentes. 
O Instituto Médico Legal fica localizado na Avenida Noel Nutels, nº 300, bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus. Outras informações podem ser obtidas por meio do número da coordenação operacional do órgão (92) 99116-3089.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Polícia Civil procura motorista de aplicativo por crimes praticados contra passageiras em Manaus

Denúncias devem ser repassadas pelos números (92) 99294-7323, do 15° DIP; (92) 99361-6172, do 19° DIP, ou 181, da SSP-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio dos 15° e 19° Distritos Integrados de Polícia (DIP), procura o motorista de aplicativo Marcelo Gustavo Lima da Silva, 36, investigado por crimes praticados contra passageira durante corridas via aplicativo de mobilidade urbana, em Manaus.
 
Conforme o Boletim de Ocorrência (BO) registrado no 15° DIP, a vítima, de 25 anos, informou que na madrugada do dia 17 de setembro, por volta das 4h, solicitou uma corrida do bairro Adrianópolis, zona centro-sul, para o bairro Nova Cidade, zona norte.

Durante o trajeto, o indivíduo desviou a rota para uma rua escura, pegou uma faca, a ameaçou e tentou abusar sexualmente dela, que conseguiu fugir.
 
Após a mulher relatar o fato e postar a foto do autor em uma rede social, outras vítimas reconheceram o infrator, e registraram BO contra ele.
 
As investigações iniciaram e foi possível identificar o motorista de aplicativo Marcelo Gustavo Lima da Silva. O mandado de prisão foi representado à Justiça, e a ordem judicial foi decretada pelo Poder Judiciário.
 
Denúncias
 
A PC-AM solicita a quem tiver informações da localização de Marcelo Gustavo, deve repassar aos números (92) 99294-7323, disque-denúncia do 15° DIP; (92) 99361-6172, do 19° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será preservada.
 

FOTOS: Divulgação/PC-AM
 

Festival de Teatro da Amazônia apresenta intervenções artísticas neste domingo

Grupo musical Cocada Baré e artistas do teatro comandam ação no Amazonas Shopping


Neste domingo (1º/10), a partir das 17h, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) leva intervenções artísticas para o Amazonas Shopping, avenida Djalma Batista, bairro Parque 10, com o grupo musical Cocada Baré e artistas do teatro. O acesso é gratuito.

A iniciativa anuncia a 17ª edição do evento que acontece de 7 a 15 de outubro, com atividades em espaços como Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro, Largo de São Sebastião, Centro Cultural Barravento, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Casarão de Idéias.

“Nesta ação, nós realizaremos um cortejo apresentando os ritmos do coco de roda e da ciranda, expressões da cultura popular”, destaca Andarilha, produtora cultural, historiadora e integrante do Cocada Baré.



Além de Andarilha, o grupo conta com Susana Cláudia, Jéssica Oliveira, Nika Yuki e Eron Oliveira que, desde julho de 2022, atuam juntos no cenário cultural.

“Falar dessas narrativas, por meio da expressão artística, é demarcar o aspecto da contribuição das diversas populações para a formação das sociedades amazônicas, garantindo o direito cultural e o direito à memória”, comenta a artista.


Trajetória


Em um ano, o grupo Cocada Baré já participou de eventos como “Amyipaguana – Mostra de Cultura Popular”, Festival Afro-ameríndio, Oficina de Coco de Roda no projeto “Circuito +Cultura”, do espetáculo “Carimbolando” e do projeto “Quebrando o Coco”, que promove oficinas livres de música, na Praça Desembargador Paulo Jacob, no Centro de Manaus.

“É uma felicidade imensa fazer parte da ação do Festival de Teatro da Amazônia. Nos fortalecemos enquanto grupo de cultura popular que resiste em meio às transformações do mundo contemporâneo, representando uma cultura raiz que fundamenta nossa história e ancestralidade”, afirma Andarilha.

O FTA é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, apresentado pelo Nubank, é organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.



FOTOS: Kelly Priscila/Divulgação


Wilson Lima anuncia novas medidas para enfrentamento da estiagem e decreta situação de emergência em municípios afetados no Amazonas

Entre as medidas está aquisição de 50 mil cestas básicas e suspensão na cobrança de R$ 1 nos restaurantes Prato Cheio nos municípios afetados pela seca

O governador Wilson Lima decretou, nesta sexta-feira (29/09), situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela seca severa que atinge o estado e anunciou outras medidas para reforçar as ações do governo, que já estão em andamento, por meio da Operação Estiagem 2023. O decreto é válido por 180 dias e abrange 55 cidades.

Wilson Lima anunciou entre as novas medidas a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários para os desastres, incluindo a compra inicial de 50 mil cestas básicas; flexibilização da licença para abertura de novos poços artesianos em áreas afetadas; aquisição e distribuição de kits alimentares para alunos em vulnerabilidade alimentar; amparo a produtores rurais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); isenção do valor de R$ 1 do programa Prato Cheio nas cidades em emergência.

O governador também destacou os impactos da estiagem sobre a econômica, em virtude das cotas dos rios, que estão próximas de atingirem os menores índices já registrados.

“Tem muita gente já com dificuldade para ter acesso a alimentos, segurança alimentar, água potável e outros insumos que são importantes. Temos dificuldades porque é exatamente por esse rio que chegam os insumos, a matéria prima para a Zona Franca e também por onde saem os produtos acabados”, completou.

Wilson Lima também instituiu um Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, coordenado por ele e secretariado pelo secretário executivo de Defesa Civil, Franciso Máximo. O colegiado irá monitorar e direcionar a implementação das estratégias do Governo do Amazonas para levar ajuda humanitária e outras ações às famílias impactadas.

A atual situação do estado em relação à estiagem e as providências adotadas pelo Estado foram apresentadas por Wilson Lima aos representantes dos poderes e instituições do estado, como: tribunais de Contas e de Justiça; ministérios Públicos do Estado, Federal e do Trabalho; Defensorias Públicas do Estado e da União; Associação dos Municípios; Prefeitura de Manaus; Assembleia Legislativa e Câmara Municipal; instituições relacionadas à indústria e comércio; e as Forças Armadas.

Novas medidas

*Dispensa de licitação e cestas básicas* - O Governo do Estado irá adquirir 50 mil cestas básicas para entregar às famílias afetadas pela estiagem. Por meio do decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.

Assistência social – Será suspensa a cobrança do valor de R$ 1 nos restaurantes do programa Prato Cheio, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em municípios em situação de emergência.

*Agricultura familiar* - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), divulgou o resultado do Edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com investimento de R$ 8,1 milhões, que vai amparar 1.103 produtores de 56 cidades afetados pela estiagem no estado. A produção adquirida será destinada a entidades em vulnerabilidade social previamente cadastradas.

 

*Poços artesianos* - O licenciamento da perfuração de poços artesianos será flexibilizado em municípios afetados pela estiagem. Para realizar o processo, é preciso obter Licença Ambiental Única, apresentando ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), documentos administrativos e técnicos.

Merenda em casa

A vazante já impacta a rotina escolar de, aproximadamente, 2 mil estudantes da rede estadual de ensino, podendo afetar mais de 47 mil alunos. Além da reposição de aulas, o Estado está adquirindo itens de alimentação para entregar a estudantes que moram nas áreas mais afetadas. A situação é acompanhada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Operação Estiagem 2023

No último dia 12 de setembro, o governador assinou o decreto de Situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus e também apresentou o plano de ação da Operação Estiagem 2023, envolvendo 30 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Amazonas, com o recurso estimado em R$ 100 milhões em ações.

Entre as medidas anunciadas estão apoio às famílias afetadas em áreas como saúde e abastecimento de água, bem como na distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e fomento para produtores rurais.

Atual cenário

Segundo levantamento da Defesa Civil do Amazonas, divulgado nesta sexta-feira, 19 municípios das calhas do Alto Solimões, Baixo Solimões, Juruá, Médio Solimões e Purus estão em situação de emergência, afetando 174,7 mil pessoas; outras 36 cidades estão em alerta; e cinco em atenção. A previsão é que, devido a influência do fenômeno El Niño, a estiagem afete mais de 50 municípios e 500 mil pessoas.

Conforme a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), 90% das 136 embarcações que atuam nas 116 linhas no estado operam com algum tipo de restrição, implicando no transporte de 50% da capacidade de cargas e apenas 45% do total de passageiros. Dos 62 municípios, 59 dependem do transporte hidroviário. O rio Negro atingiu 15,88m nesta sexta.

De 1º de janeiro a 28 de setembro deste ano, foram registrados 14.593 focos de calor em todo o estado, número que é de 20,37% menor do que em 2022 quando foram registrados 18.327 focos. Só de 1º a 28 deste mês, são 6.782 focos de calor. O Corpo de Bombeiros do Amazonas atua em 21 municípios, com mais de 1,3 mil incêndios combatidos (de 12  de julho a 26 de setembro) na capital e interior, por meio de operações como a Aceiro (no sul do estado) e Céu Limpo (na região metropolitana).

 

 FOTOS: Diego Peres / Secom


Prefeito aguarda último laudo técnico para interdição da praia da Ponta Negra para banho

O prefeito David Almeida anunciou, na manhã desta sexta-feira, 29/9, que a interdição da praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Centro-Oeste, irá acontecer até a próxima segunda-feira  (2/10), para a segurança dos banhistas que frequentam o balneário. 

“Estamos reunidos com CPRM (Serviço Geológico do Brasil), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e, provavelmente, este será o último fim de semana com a praia da Ponta Negra aberta ao público para banho. Estamos aguardando somente o último laudo para emitir a informação definitiva à população”, explicou o chefe do Executivo municipal. Nesta sexta-feira, a cota do rio Negro atingiu o nível de 15,88 metros, conforme medição do Porto de Manaus. 


A Prefeitura de Manaus tem adotado mecanismos de vistoria, análise e medição da praia com os bombeiros e está solicitando acompanhamento do CPRM sobre as condições de balneabilidade

Desde o início do mês, com a vazante extrema no rio Negro, o Corpo de Bombeiros, que atua no balneário, faz medições e avalia o relevo que se apresenta no momento para os banhistas, verificando a possibilidade ou se há alguns buracos, tudo para garantir as melhores condições de banho e recomendação para os usuários

Os buracos ou depressões podem surgir do movimento natural de subida e descida das águas do rio. A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos e/ou relatórios comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas

Na última interdição por conta da seca dos rios, ocorrida em 2015, a praia foi interditada por medida de segurança quando o rio Negro ficou abaixo da cota de 16 metros, após análise, laudo e relatórios de órgãos responsáveis comprovando que a mesma não se encontrava própria para banho, naquela época. 


Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom


Prefeitura de Manaus realiza missas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realiza na próxima segunda-feira, 2/10, às 9h, uma missa campal em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, na área externa da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

“É por intermédio de políticas públicas que a Fundação Doutor Thomas vem trabalhando para oferecer qualidade de vida e dignidade para a população idosa da capital amazonense e, por isso, além dos serviços oferecidos, o Dia Internacional da Pessoa Idosa tem como objetivo sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados com a terceira idade”, explica a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho. 

A missa campal será direcionada para os idosos residentes e colaboradores da Instituição de Longa Permanência (ILPI), com a presença do cantor católico Célio Costa, para um momento de fé e comemoração da data.

O gerente de psicologia e organizador da missa campal na ILPI, Adriano Lago, destaca a importância do evento. “A religiosidade é muito presente no envelhecimento. Os idosos residentes sempre solicitam que, na programação do ano, não deixem de fora as missas. Eles gostam de participar e a iniciativa promove saúde e bem-estar”, explica Adriano.

Programação

Como parte da programação do Dia Internacional da Pessoa Idosa, haverá também a tradicional Missa do Parque Municipal do Idoso (PMI), na próxima quarta-feira, 3/10, às 8h30, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A missa será aberta ao público e terá muita música com o cantor Célio Costa. 

Dia Internacional da Pessoa Idosa

O Dia Internacional da Pessoa Idosa era comemorado no dia 27 de setembro, pois em 1999 a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu a data para gerar reflexão sobre a situação da pessoa idosa na sociedade. Porém, no dia 1º de outubro de 2003, por meio da aprovação da Lei n° 10.741, foi instituído o Estatuto do Idoso e, com isso, em 2006 foi criada outra lei para transferir a comemoração do Dia da Pessoa Idosa para 1º de outubro.



Fotos:Divulgação / FDT 


Dengue: Saúde divulga cenário da doença no Amazonas

O Informe Epidemiológico está disponível no site da FVS-RCP, www.fvs.am.gov.br
 
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza, nesta sexta-feira (29/09), o cenário de dengue no Amazonas. O documento está disponível no site da FVS-RCP, www.fvs.am.gov.br.
 
No Amazonas, no período de janeiro até esta sexta-feira (29/09), foram notificados 13.778 casos de dengue e foram registrados 9 óbitos pela doença. Nos últimos 30 dias foram notificados 632 casos da doença.
 
Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Jutaí (7.814,6), Tonantins (4.921,7), Ipixuna (4.382,1), Tefé (3.451,5), Humaitá (1.942,5), Guajará (1.849,6), São Paulo de Olivença (1.785,1), Maraã (1.448,2), Tabatinga (1.268,6) e Alvarães (1.164,9).
 
No Alto Solimões
 
O Informe Epidemiológico da Dengue no Amazonas também disponibiliza o recorte da situação da dengue na região do Alto Solimões, onde o monitoramento é realizado pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS-RCP, por meio da Sala de Situação do Alto Solimões. O Lafron está localizado em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).
 
O monitoramento da dengue é realizado nesta região, principalmente, devido à Tríplice Fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, área de importância de saúde pública em que há grande fluxo de pessoas transitando entre os países envolvidos.
 
Nesta região, no período de janeiro até esta sexta-feira, foram notificados 3.849 casos de dengue e foram registrados 3 óbitos pela doença.
 
Atendimento
 
A FVS-RCP destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.
 
Dengue
 
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).
 
Prevenção
 
A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
 
A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.
 
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
ARTE: Divulgação/FVS-RCP
 

Obra do Complexo Viário Barão do Rio Branco avança para garantir mais mobilidade na capital

A obra contempla a implantação de uma passagem de nível da rua Barão do Rio Branco sobre a avenida Governador José Lindoso, com duas alças de acesso
 
A obra do Complexo Viário, entre a rua Barão do Rio Branco e avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres), no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul, ganha ritmo com o verão amazônico para garantir mais mobilidade na capital amazonense. A construção é fruto de um convênio entre Governo do Amazonas e Prefeitura, com investimento de R$ 49,6 milhões, sendo R$ 48,4 milhões do Estado, e R$ 1,1 milhão de contrapartida do Município.
 
O investimento faz parte de uma parceria firmada, em 2021, entre o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida, por meio da qual o Governo do Estado está repassando R$ 700 milhões para o Município realizar diversas obras em Manaus. A gestão do convênio do Complexo Viário está sendo feita pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e as obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
 
A intervenção viária deve desafogar o trânsito de Manaus, sobretudo, nessa área da avenida das Torres, onde há um intenso fluxo de veículos na região.  A obra contempla a implantação de uma passagem de nível da rua Barão do Rio Branco sobre a avenida Governador José Lindoso, com duas alças de acesso, assim como a adequação de dois retornos na avenida Governador José Lindoso e uma adequação viária no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a Avenida Timbiras.

 
Será feita a implantação de uma nova via de acesso da avenida Timbiras para a avenida Governador José Lindoso, que vai garantir fluidez ao tráfego de veículos e caminhões. "A obra vai trazer mais fluidez e mobilidade para Manaus, principalmente, nessa área em que se tem muita movimentação de carros e transporte de cargas, pois essa via tem ligação com o Distrito Industrial, e com os anéis leste e sul", disse o subcoordenador de engenharia da UGPE, João Benayon.
 
Serviços
 
O trecho que inclui a adequação do retorno em frente à loja Pemaza, já foi concluído. Nessa etapa foram feitos o alargamento da pista de aceleração e desaceleração; pavimentação; meio-fio, sarjeta e calçada. Entre a interseção da rua Barão do Rio Branco com a avenida Governador José Lindoso, os serviços estão com 55% de execução; e na região do retorno em frente à entrada da rua Barão do Rio Negro, os serviços estão em andamento com a demolição da calçada, sarjeta, drenagem, entre outros.
 
Emprego e renda
 
Além do benefício da mobilidade, a obra está proporcionando mudança de vida para muitas famílias com a geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos.
 
Esse é o caso do auxiliar de construção, Bryan de Souza, 22, que conseguiu seu primeiro emprego. "Esse emprego veio em boa hora, e quero seguir daqui pra frente trabalhando com mais obras, até porque esse é meu primeiro emprego, e estou muito alegre com o que estamos fazendo", declarou Bryan.
 
O também auxiliar de construção, Jhon Kennedy, 28, está há dois meses na obra e disse que a obra trouxe oportunidades para muitas pessoas.  "Essa obra está ajudando muitos pais de família, porque muitas pessoas que estão trabalhando nela estavam sem emprego, assim como eu”, frisou o auxiliar.
 
FOTOS: Arthur Castro / Secom

UEA abre inscrições para especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias

Ao todo, são oferecidas 40 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro
 
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias. Ao todo, são oferecidas 40 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro.
 
As inscrições ocorrem, exclusivamente, via e-mail, com o envio do formulário de inscrição preenchido, juntamente aos documentos obrigatórios e comprobatórios, em PDF legível, exigidos pelo edital.
 
O resultado final estará disponível no dia 23 de outubro, com a relação dos nomes dos candidatos selecionados no site (www.uea.edu.br) e no mural da Coordenação de Pós-graduação da Escola Superior de Tecnologia (EST).
 
Os interessados podem conferir o edital completo no link: https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=8965
 
FOTO: Arquivo/UEA
 

Prefeitura revitaliza saúde com mais de 1,2 mil novos servidores e reestruturação organizacional

Como parte do compromisso de evoluir cada vez mais na qualidade da atenção primária, a Prefeitura de Manaus vem investindo para a modernização da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e renovação dos quadros da pasta. Nos 1.000 dias da atual gestão, a secretaria vem sendo amplamente revitalizada com a reorganização das estruturas e atividades, além da admissão de mais de 1,2 mil profissionais aprovados em concurso público.
A prefeitura, por intermédio da Semsa, vem fazendo uma série de avanços na saúde, incluindo a ampliação na cobertura e na qualidade da assistência e dos serviços prestados; revitalização, reforma e construção de unidades básicas; o aumento da cobertura vacinal; a valorização dos profissionais da saúde; além do fortalecimento à saúde da mulher.

Entre os novos profissionais admitidos pela secretaria está Jessica Ayala Lopez, que atua desde janeiro como Especialista em Saúde – Administradora Geral na Semsa. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ela iniciou a carreira também no serviço municipal, atuando na equipe técnica da reforma administrativa da Prefeitura de Manaus, em 2009, o que lhe conferiu uma boa perspectiva do alcance do trabalho que hoje exerce na Semsa.
“Já imaginava que seria no mínimo desafiador, pois, além de se tratar da prestação de serviço essencial à população, eu já conhecia o porte da secretaria”, diz a brasileira-peruana, que vive no país desde 2005.
Jessica ainda atuou por sete anos no Distrito Industrial, antes de se voltar inteiramente ao estudo para concursos, em 2021. Um ano depois, disputou com outros 1.435 candidatos uma das três vagas do cargo que agora ocupa na Semsa Manaus. Ela relata que aplica em seu dia a dia no trabalho não só o aprendizado da sua área de formação, como as virtudes cultivadas na época de estudos intensos para a carreira pública, incluindo organização, perseverança e resiliência.
“Como missão de vida, desejo fazer a diferença na vida da população, por meio do serviço público. Realizo meu trabalho com muito zelo e dedicação, pois reconheço que isso poderá, sim, impactar a vida das pessoas”, declara.
Acolhimento e harmonia
Outra que reforça as ações da atenção básica em Manaus é a médica Zilda Tejada Steckelberg, da Unidade de Saúde da Família (USF) O-48, na zona Oeste. Formada médica de família e comunidade (MFC) pela Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura, onde também atua como preceptora bolsista no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, ela conta que a estabilidade financeira e o trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) a atraíram para disputar uma vaga de médico clínico geral na Semsa.
“Minha expectativa era poder fazer parte de uma boa equipe de estratégia saúde da família, ter tranquilidade no trabalho e encontrar acolhimento por parte da comunidade que fosse atender”, diz Zilda, que viveu uma grande mudança de vida com a aprovação e admissão na Semsa, em março último. Hoje, ela se reveza entre os atendimentos domiciliares, na USF e na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste, além das atividades na Esap.
Zilda avalia que as soluções em saúde estão ligadas à harmonia entre as necessidades dos pacientes, a abordagem da equipe de saúde e o cenário local, e busca melhores resultados no trabalho junto aos pacientes, com uma abordagem centrada na pessoa e na comunidade. “Acredito que faz parte do meu papel como MFC contribuir para a construção de uma APS mais eficiente e acolhedora, tanto para os usuários quanto para os profissionais que nela atuam”.
Renovação
Até o início de julho, 1.251 servidores já foram nomeados na Semsa Manaus, entre eles médicos, técnicos de saúde bucal, enfermeiros, psicólogos, assistentes em administração, contadores, farmacêuticos, condutores de motolância, engenheiros, cirurgiões-dentistas, analistas de banco de dados, para citar alguns.

O prefeito de Manaus, David Almeida, afirma que a integração dos novos servidores vem trazendo resultados positivos, com a ampliação e o aprimoramento dos serviços ofertados à população na rede básica, contribuindo assim para o fortalecimento da gestão da saúde.
“Cada enfermeiro, médico, assistente administrativo, cada novo trabalhador na equipe da Semsa representa mais serviços ofertados à população, maior cobertura da atenção básica, mais qualidade no atendimento. Já progredimos bastante, com mais de 1,2 mil novos servidores, e vamos progredir ainda mais chamando os demais classificados no concurso”, antecipa o prefeito.
O concurso público da Semsa Manaus foi realizado em 2022 e ofereceu 2.001 vagas, com validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. As oportunidades oferecidas foram de nível superior, médio, médio técnico e fundamental, divididas em três editais distintos, para cargos de Especialista em Saúde – Médicos, Especialista em Saúde, Assistente em Saúde e Assistente em Saúde Condutor de Motolância e Condutor de Ambulância.
Compromisso 
Para a secretária da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, os profissionais admitidos nos últimos meses vêm cumprindo papel relevante de dar suporte às necessidades da rede de saúde e trabalhar para a superação dos desafios do segmento, levando em conta também a perda de servidores decorrente da pandemia de Covid-19.
“O reforço dos quadros é essencial para seguirmos cumprindo o papel da atenção primária de promover a saúde e assistir a população. A realização do concurso público e a chamada dos aprovados são parte do compromisso do prefeito David Almeida com a saúde em Manaus”, diz.
Shádia aponta, entre os principais resultados das ações da prefeitura para revitalização da saúde, a liderança da capital no ranking da atenção básica no Brasil. Nos últimos cinco quadrimestres, o município obteve a maior nota entre as capitais no programa Previne Brasil, que avalia indicadores da saúde básica em todo o país.
“Esse resultado se mantém graças à revitalização da atenção primária, que avançou também com a renovação estrutural da Semsa, no ano passado”, aponta a secretária, citando a Lei nº 2.927, de 5 de julho de 2022, que definiu a nova estrutura organizacional para a pasta.
“Ela substituiu uma estrutura antiga, que vinha de 2013 e não atendia mais às necessidades administrativas e operacionais da Semsa. Com isso, avançamos na gestão de pessoal para seguir ampliando ações e aprimorando os serviços de saúde prestados à população”, conclui a secretária.

Fotos -  Artur Barbosa / Semsa e Acervo pessoal/Zilda Steckelberg

Rede de insegurança: PC-AM alerta sobre crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente virtual

Criminosos utilizam perfis falsos para obter a confiança das vítimas

Cada vez mais inseridas no meio tecnológico e digital, crianças e adolescentes têm sido vítimas de criminosos que atuam em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Com base nisso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta pais, responsáveis e a população em geral para que fique atentos aos crimes ocorridos contra esse público.

A Polícia Civil conta com a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), que atua diretamente nos crimes praticados no meio virtual.

O delegado Antônio Rondon, titular da Dercc, conta que nessa fase infantojuvenil, é comum o surgimento do primeiro amor, de dúvidas, frustrações, o que gera a necessidade de ter alguém próximo que possa dar apoio durante esse processo, e é nesse momento que infratores se aproximam das vítimas de forma on-line.

“Eles atuam mais especificamente em plataformas que utilizam criação de avatares e assim fazem perfis falsos. Com isso, eles se passam por pessoas da mesma idade das vítimas, e demonstram compreensão com o que elas estão passando, o que acaba gerando uma conexão para futuramente obter algum tipo de vantagem”, explicou Rondon.

Ainda segundo a autoridade policial, após o criminoso obter a amizade virtual das vítimas, ele passa a abordar assuntos mais íntimos, e assim pedem fotos e vídeos sensuais. Em posse do material, posteriormente, passam a humilhá-las, chantageá-las e extorqui-las para que o conteúdo íntimo não seja divulgado na internet, ou ainda, pedem para que sejam cumpridos desafios impostos por ele.

“Eles se utilizam da insegurança dessas plataformas para praticarem crimes graves, o que acaba gerando constrangimentos, danos físicos, emocionais e psicológicos às vítimas. Vale ressaltar que esses delitos são praticados por pessoas adultas, que se utilizam do anonimato acreditando que ficarão impunes. No entanto, a internet não é uma terra sem lei e esses crimes possuem punição”, afirmou o delegado.

Orientação

A autoridade policial destaca ser necessário que pais e responsáveis tenham controle sobre o que os filhos acessam em seus aparelhos celulares, além de buscarem sempre conversar com os menores para saberem o que estão passando, de modo a evitar que sejam vítimas de criminosos.

Penalidades

De acordo com o artigo 241-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quem “trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar” fotografia, vídeo ou outro registro que contenha conteúdos pornográficos, envolvendo criança ou adolescente, está sujeito à pena de reclusão de três a seis anos, e multa.

E o artigo 241-B descreve que quem “possuir ou armazenar” o mesmo material pode ser condenado à reclusão de um a quatro anos, e multa.

Registro de BO

O Boletim de Ocorrência (BO) deve ser registrado na delegacia mais próxima; na Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/, ou diretamente na Dercc, que fica localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

“É importante estar munido de provas, como capturas de telas, áudios e registros das conversas, para dar andamento das investigações”, ressaltou Antônio Rondon.


FOTOS: Lyandra Peres/PC-AM.



Caso suspeito de febre maculosa no Distrito Federal é descartado

Não foram achados carrapatos contaminados com a bactéria
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, nessa quarta-feira (27), que um caso suspeito de febre maculosa em uma criança não foi confirmado. Foram realizadas três coletas de sangue nos dias 31 de agosto, 11 de setembro e 15 de setembro, todas com resultado negativo.
As amostras foram encaminhadas ao Laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), localizado em Minas Gerais, unidade de referência nacional para a testagem de febre maculosa. Com os resultados negativos, somados às ações da vigilância epidemiológica e ambiental, a secretaria encerrou a investigação do caso.
Em 13 de setembro, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da SES-DF, realizou uma varredura no Pontão do Lago Sul para investigar possíveis carrapatos (foto) contaminados pela bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa, mas não foram identificados carrapatos. Até hoje, tanto no Lago Sul quanto em outras partes da capital federal, não foram identificados carrapatos contaminados com a bactéria.
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até as mais graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato estrela. 
Entre os principais sintomas estão febre súbita; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular constante; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; e paralisia dos membros que se inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando parada respiratória.
Recomendações 
A recomendação da Secretaria de Saúde é para que, assim que perceber a picada ou sentir os primeiros sintomas, a pessoa procure uma unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento é feito com antibiótico específico e, em determinados casos, pode ser necessária a internação do paciente. A falta ou a demora no tratamento da febre maculosa pode agravar o caso, podendo levar a óbito.
Para prevenção da doença, é recomendado o uso de roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro; o uso de calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; o uso de repelentes contra insetos; e verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos.
Caso encontre um carrapato aderido ao corpo, ele deve ser removido com uma pinça e o local da mordida deve ser lavado com álcool ou sabão e água.
Edição: Kleber Sampaio

Fonte: Agência Brasil