Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2023

Prefeitura inicia a retirada do terceiro lote de pulseiras do ‘#SouManaus 2023

A Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), inicia, nesta sexta-feira, 1º/9, a troca do terceiro e penúltimo lote das pulseiras que garantem o acesso gratuito aos locais de programação do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro. As trocas acontecem nos cinco pontos estratégicos espalhados pela cidade. 

São eles: estacionamentos dos supermercados Nova Era (unidades das avenidas das Torres, Silves, Torquato Tapajós e Governador Amazonino Mendes - antiga Grande Circular), além da sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na avenida Brasil, 2.971, bairro Compensa, zona Oeste, que será exclusivo para trocas com garrafas PETs.

Processo de retirada

A retirada pode ser feita das 13h às 21h no ponto de troca escolhido pela pessoa no ato da inscrição. Para realizar a troca das pulseiras, o inscrito deve apresentar o comprovante impresso ou digital do cadastro no site do #SouManaus (https://soumanauspassoapaco.com.br/)

, um documento oficial com foto, as 30 garrafas PETs ou o quilo de alimento não perecível com a validade vigente.

No comprovante do cadastro aparece o ponto de troca escolhido pela pessoa no ato da inscrição. As pulseiras são individuais e válidas apenas para o dia escolhido pelo inscrito. É proibida a comercialização das pulseiras por terceiros.

“Nós já começamos a fazer as trocas das pulseiras desde o início da semana em todas as unidades de retirada, onde nós montamos uma estrutura para que as pessoas possam fazer a sua troca de forma rápida e com muito conforto. Lembrando que o local deve ser respeitado, uma vez que não serão realizadas trocas em outro ponto”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.  

A população deve ficar atenta para as datas das trocas das pulseiras, que ocorrem de acordo com os lotes sorteados. O 1º lote foi trocado nos dias 28 e 29/8. Em seguida, as pulseiras do 2º lote foram trocadas  nos dias 30 e 31/8. 

Agora, as pulseiras do 3º lote serão trocadas nos dias 1º e 2/9, e o 4º e último lote de pulseiras poderão ser trocadas nos dias 3 e 4/9. Lembrando que no próximo domingo, as trocas serão realizadas conforme o horário de funcionamento de cada unidade do supermercado. 

Veja abaixo os horários de troca no domingo, 3/9


Nova Era Flores: 13h às 20h

Nova Era Torres: 13h às 21h

Nova Era Silves: 13h às 20h

Nova Era Grande Circular: 13 às 18h


Fotos:Clóvis Miranda / Semcom


UFRJ: há diversidade de subvariantes da Ômicron desde fevereiro

Universidade fez sequenciamento de 95 amostras e encontrou 2 da Éris
 
Sequenciamento genético feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que há diversidade de subvariantes da Ômicron do novo coronavírus em circulação na cidade do Rio de Janeiro desde fevereiro deste ano. Segundo nota divulgada nesta quinta-feira (31) pela universidade, a nova linhagem EG.5.1.1 (23F), conhecida como Éris, que vem sendo associada a um possível aumento no número de casos de covid-19 em alguns países, foi observada em duas das 95 amostras sequenciadas, no início deste mês.  
O sequenciamento foi feito pela Unidade de Genômica do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, que colheu amostras de pacientes que positivaram para covid-19 entre fevereiro e agosto deste ano.  
Éris
As duas amostras nas quais foi observada a variante Éris, de acordo com a UFRJ, foram coletadas durante o mês de agosto, nos dias 10 e 11, de dois membros de uma mesma família que apresentaram em sequência febre e sintomas respiratórios, cerca de uma semana após retorno da Chapada dos Veadeiros (GO). Os sintomas foram apresentados inicialmente por um deles, com um quadro de resfriado de curta duração, quatro dias após o retorno da viagem. 
“O histórico de retorno recente de localidade com grande concentração de turistas internacionais de variadas procedências e o curto espaço de tempo para o adoecimento apontava para a possibilidade de infecção 'importada' seguida de transmissão intradomiciliar”, conclui a UFRJ, em nota.  
A despeito destes achados sinalizarem a entrada da variante Éris no Rio de Janeiro, “não foi possível afirmar que já estava ocorrendo transmissão local sustentada por esta variante na ocasião”, acrescenta a universidade.  
Transmissão local
Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio confirmou a transmissão local da subvariante da Ômicron Éris na cidade, atestada pelo laboratório de sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 46 anos, que apresentou sintomas leves, manteve isolamento domiciliar e não apresenta mais sintomas. Como ele não tem histórico de viagem, o que indica que há transmissão local dessa linhagem.
A SMS ressalta em nota que a cidade do Rio alcançou alta cobertura vacinal, atingindo 98% no esquema inicial, que corresponde à primeira e segunda dose. No entanto, chama atenção para a necessidade de se tomar a dose de reforço, pois a proteção vai caindo ao longo do tempo, o que torna indispensável esta dose.  
As vacinas estão disponíveis nas 237 unidades de Atenção Primária, clínicas da família e centros municipais de saúde. Além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e nos postos extras espalhados pela cidade.  


Fonte: Agência Brasil 

Governo do Amazonas e Marinha debatem ações integradas para enfrentar a seca dos rios

Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil do Estado, 24 municípios estão afetados pela seca dos rios

O Governo do Amazonas e a Marinha do Brasil discutiram, na tarde desta quinta-feira (31/08), a situação da estiagem no estado e eventuais iniciativas conjuntas para amenizar as consequências desse fenômeno ao longo dos próximos meses. De acordo com o mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, já são 24 municípios afetados pela seca dos rios.

O tema foi debatido durante uma visita institucional do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, à sede do 9º Distrito Naval, localizado no Centro de Manaus. No encontro, o comandante da instituição, vice-almirante Thadeu Lobo, apresentou sistemas, tecnologias e projetos em andamento que podem ser inseridos nas estratégias de ação do Estado.

O vice-governador disse que levará os dados coletados ao governador Wilson Lima. "A Marinha tem esse papel fundamental de diagnóstico e mapeamento das águas, da navegabilidade. Hoje, eles estão fazendo um trabalho de aprofundamento de sinalização náutica e balizamento, por exemplo. Tudo isso pode ajudar bastante o Estado nas ações desses 90 dias de estiagem", afirmou

Conforme levantamento divulgado na quarta-feira (30/08) pela Defesa Civil Estadual, 24 cidades amazonenses estão sendo prejudicadas pela redução do volume das águas. Além de Benjamin Constant e Envira (a 1.121 e 1.208 quilômetros da capital, respectivamente), que decretaram situação de emergência, outros 14 municípios estão em situação de alerta e oito, em situação de atenção.


"Hoje, temos dois municípios em situação de emergência, mas esse número tende a aumentar nas próximas semanas. Por isso, é primordial que possamos tomar todas as providências necessárias e buscar parcerias para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que sofrem com a seca", frisou Tadeu de Souza

Devido à influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva, espera-se que a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa em relação aos anos anteriores. Durante a seca, o dia a dia de comunidades ribeirinhas é afetado em diferentes aspectos e surgem pontos críticos nos rios, com obstáculos para a navegação como pedras, troncos e bancos de areia.



Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria


Escola Estadual de Parintins conquista medalha na 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Um total de quatro equipes da rede de ensino estadual conquistaram a medalha de cristal na competição

A Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Brandão de Amorim, do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), conquistou a “Medalha de Cristal”, na 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Olimpíada contou com 1,1 mil estudantes do Ensino Fundamental, dos 8º e 9º anos, e do Ensino Médio de todo o Brasil. Os medalhistas foram anunciados em uma cerimônia de premiação que contou com a presença de autoridades, familiares, historiadores de relevância nacional, além de um show.

A equipe intitulada “Barreirinhas da Amazônia”, de Parintins, formada pelos estudantes Keice Teixeira, Sheila Maria Viana e Malcon Valente, orientados pelo professor Janderson Brito, foi uma das 340 equipes finalistas das mais de 30 mil inscritas na competição. Esta foi a primeira vez que a escola participou da competição.

A estudante Keice Teixeira se emocionou ao conseguir chegar ao final da competição, representando o município dela.

"A experiência de ter chegado à final dessa olimpíada é uma das melhores e vou levar para toda a minha vida. Poder representar o meu estado, a minha cidade e a minha escola é incrível. Espero que as equipes de Parintins que vierem depois da nossa possam sentir a mesma emoção que estou vivenciando neste momento", contou.

Olimpíada Científica

Diferente das outras competições, a ONHB possui um formato diferenciado, onde as equipes formadas por um professor de História e três estudantes, não precisam aprender o conteúdo da prova antes de participar da olimpíada e sim enquanto participam dela.

Contando com seis etapas on-line, de uma semana de duração, realizadas durante os meses de maio e junho, foram fornecidos livros didáticos, para que os alunos pudessem discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula, além de conteúdos interdisciplinares como arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, explicou que a olimpíada buscou estimular o interesse dos estudantes pela História do País, além de incentivar o trabalho em equipe.

“Não é necessário que os participantes tivessem estudado o conteúdo previamente para participar da Olimpíada, pois é oferecido um amplo material de apoio como textos, imagens e mapas, que embasam a decisão das equipes na hora de enviar as respostas. Esse modelo assemelha-se ao trabalho realizado por historiadores”, explicou.


Fotos:Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto



Governo do Estado traz espetáculos de música e dança e atração internacional ao Teatro Amazonas

Orquestra Pro Cultura


As apresentações acontecem do dia 1º ao dia 15 de setembro

A primeira quinzena do mês de setembro está repleta de programações e espetáculos no Teatro Amazonas, o principal símbolo cultural do Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulga a agenda com toda a programação.

Amanhã (1º/09), o Teatro receberá uma atração internacional. Diretamente de Portugal: a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa apresenta o espetáculo “Uma Viagem pela História da Música”, com sessões às 15h e 20h. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.shopingressos.com.br.

No sábado (02/09), Uendel Pinheiro comanda o palco, às 20h, com o especial “Samba no Teatro”, que convida vários cantores e grupos de Samba e Pagode que movimentam o cenário da noite manauara. A classificação é livre e as entradas estão à venda no site www.shopingressos.com.br.

Orquestra de Brinquedos de Lisboa

No domingo (03/09), às 19h, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas traz a peça “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, que narra o conto do sapo que desejou virar homem, e vive uma fantástica aventura. A entrada é gratuita e a sessão possui duração de uma hora e vinte minutos.

No dia 5 de setembro, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) convida a coreógrafa amazonense Yara Costa para um novo espetáculo em comemoração aos 25 anos do corpo artístico. Com a cultura indígena e a técnica do balé aéreo, o “Nowhê de Yara Costa” acontece às 20h, com entrada franca e aberta ao público.

No dia 6, às 20h, a “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos” traz a Orquestra Pro Cultura do Amazonas para fazer a primeira apresentação da temporada em Manaus. O espetáculo gratuito vai apresentar a obra do compositor russo mais conhecido do planeta, Tchaikovsky, com a “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”.

Peça “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”

No feriado do dia 7 de setembro, a Palhaça Aleluia se apresenta no show “A Grande Bailarina”, apresentando seus hits favoritos enquanto utiliza o humor para discutir sobre pautas como a gordofobia, falando sobre o corpo ideal para ser uma bailarina. A sessão acontece às 19h, e está com os ingressos à venda no site www.shopingressos.com.br.

Orquestra toca Wagner

Na sexta-feira, dia 8, a Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, anuncia o espetáculo “O Anel Sem Palavras”, às 20h. Com classificação indicativa a partir de 10 anos, o evento possui entrada gratuita e apresenta o repertório de Richard Wagner, com arranjo de Lorin Maazel.

No dia 9, os artistas amazonenses Candinho e Inês estarão no Teatro Amazonas com o show com o Show “Homenagem a Manaus em Choro e Poesia”, composto por 13 chorinhos em homenagem à capital amazonense. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.shopingressos.com.br, ou nos pontos físicos nas lojas da Ótica Diniz dos Shoppings Sumaúma, Manauara e Amazonas.

E no dia 10, às 11h, o espetáculo “Legados - Episódio 1”, é comandado pela Amazonas Band e traz em seu repertório grandes nomes do jazz como Benny Golson e John Coltrane. O evento é gratuito e aberto a qualquer idade, tendo duração de uma hora e vinte minutos.


Ainda no mesmo dia, às 19h, o artista musical Marquinhos Negritude traz ao palco o projeto “Manaus Meu Amor: Um espetáculo de amor e valorização da cidade”. Com classificação livre e entrada franca, o show leva o nome do primeiro álbum do cantor, e busca apresentar à sociedade manauara canções que mostram o amor à cidade, homenageando suas belezas naturais, arquitetônicas e humanas, e apontando para a valorização do que pertence ao povo.


No dia 12 de setembro, a Orquestra de Câmara do Amazonas traz a “Temporada de Concertos 2023 - Solistas do Amazonas”. Sob a direção e regência do maestro Marcelo de Jesus, os solistas e a orquestra apresentam uma compilação de obras clássicas, com diferentes arranjos. O concerto acontece às 20h, com entrada gratuita.

Espetáculo duplo

No dia 13, às 20h, o Coral Adulto e a Camerata de Violões do Liceu Cláudio Santoro dividirão a noite com os espetáculos “Anos 80” e “Tocando Amazônia”, com entrada gratuita. Com o Coral Adulto, o público poderá sentir nostalgia com músicas como “Biquini de Bolinha Amarelinho”, “Dancing Queen” e “Whisky A Go Go”. Já a Camerata de Violões propõe uma imersão amazônica com melodias como “Farinha” e “Não Mate a Mata”.

Trazendo mais música para o espaço, no dia 14 de setembro a Amazonas Filarmônica volta ao Teatro com o espetáculo “Mozart & Salieri”. A apresentação é gratuita e aberta ao público, e possui classificação indicativa para crianças a partir de 10 anos de idade. A duração é de uma hora e quarenta minutos com intervalo.

Marquinhos Negritude

Finalizando a primeira quinzena do mês de setembro, o “VI Festival 5 Minutos em Cena - Edição Dança” busca a interação entre as diversas estéticas que colocam a corporeidade da dança como protagonista do acontecimento cênico, estimulando intercâmbios entre diferentes produções, corpos e discursos. A programação é totalmente aberta ao público, e acontece no dia 15, às 20h.

Todas as informações sobre a programação do Teatro Amazonas e outros espaços culturais estão disponíveis no site (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.


FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa




Prefeitura autua veículos pesados na avenida Mário Ypiranga Monteiro por irregularidade

Em uma ação para organizar o trânsito da cidade, agentes da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizaram, na manhã desta quinta-feira, 31/8, uma blitz na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul. O objetivo da operação era monitorar e coibir a circulação de veículos pesados no local, por se tratar de uma zona de máxima restrição para esse tipo de transporte.

Durante a operação, os agentes de trânsito autuaram oito veículos que desrespeitaram a sinalização e as normas estabelecidas para a via. Esses veículos foram flagrados circulando em horários e condições não permitidos pelo órgão de trânsito responsável pela via.

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Lêda, explicou que as operações prosseguem em outras áreas da cidade. “Quando falamos sobre segurança viária, levamos em consideração as condições dos veículos  e respeito às normas da cidade. Essas iniciativas do IMMU sempre visam a segurança e esperamos que a população compreenda que o nosso trabalho tem sido cada vez mais para buscar a fluidez e a segurança, assim como reduzir o índice de acidentes na cidade”, frisou o vice-presidente do IMMU.

O IMMU reforça que os motoristas devem estar atentos à sinalização e às regras de trânsito. Aqueles que forem flagrados desrespeitando as normas estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


 A Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) para veículos de carga pesada inclui as seguintes avenidas: Djalma Batista; Constantino Nery; Mário Ypiranga Monteiro; Maceió; Umberto Calderaro Filho e trechos de mais dez ruas do centro da cidade.

De acordo com as regras da Prefeitura de Manaus, os veículos com até oito toneladas podem circular nesses locais no horário das 6h às 9h. Já os caminhões com até 16 toneladas podem circular das 9h às 20h.

Conforme o CTB, transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.


fotos: Divulgação/IMMU

 


INDT impulsiona a conectividade na Amazônia com rede 5G privativa

Instituição de pesquisa em Manaus é uma das dez autorizadas pela Anatel a operar serviço; confira como funciona

Reforçando o pioneirismo e o investimento robusto em pesquisa, desenvolvimento e inovação na região da Amazônia, desde a sua fundação em 2001, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) já opera, desde dezembro de 2022, a sua rede 5G privativa, a primeira deste modelo na região Norte.

Localizada em sua sede em Manaus, a infraestrutura, já em funcionamento pleno, não depende de nenhuma operadora, o que garante um salto na velocidade e estabilidade na conexão de internet nas dependências do Instituto, permitindo avanços, por exemplo, na condução de testes e operacionalização dos maquinários de alta tecnologia presentes nos laboratórios do INDT.

Pioneirismo

A rede 5G privativa em operação no INDT é a primeira disponível entre os centros de pesquisa e instituições privadas instaladas nas regiões Norte e Nordeste. Além do INDT, outras nove empresas – a maioria, prestadoras de serviços móveis – dispõem deste modelo de rede 5G, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o gerente técnico do INDT, Sérgio Abreu a rede 5G privativa é instalada no ambiente da empresa e independente do suporte de uma operadora de serviços para funcionamento. 

Segundo o especialista, com a implementação do 5G privativo foi possível desenvolver projetos que necessitam de controle em tempo real crítico com comunicação sem fio que demandam altas taxas de transmissão de dados, como ocorre no uso de robôs móveis autônomos e máquinas industriais que processam grande quantidade de imagens em linhas de produção, além de otimizar recursos e tempo nos processos de adequação a novos produtos nos diversos segmentos de mercado.

“O 5G permite ter controle com altíssima taxa de dados e confiabilidade, além de permitir um maior número de dispositivos conectados por antena mantendo estes atributos, se compararmos ao 4G e ao wi-fi convencional”, pontua.

Além das soluções para aplicações internas na sua sede e nos laboratórios, o INDT disponibiliza suporte integral em desenvolvimento com 5G, desde a consultoria/treinamento, mapeamento das soluções e casos de uso mais interessantes para cada empresa, elaboração e desenvolvimento dos projetos/soluções, planejamento e instalação das redes 5G privativas em parques fabris de clientes e empresas locais. 

“Realizamos visitas e conhecemos as dores das empresas em relação à conectividade e traçamos um pré-projeto de planejamento de rede para atender a cenários específicos. Após isso, acompanhamos todo o processo, desde a seleção dos casos de uso com planejamento da rede 5G até o processo de implantação final”, explica.


 Créditos da Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Redução de 25% na tarifa de esgoto é trabalho direto da CPI da Águas de Manaus

Trâmites da Comissão Parlamentar de Inquérito iniciaram em fevereiro, na CMM, e resultaram em benefícios efetivos à população

Com início em fevereiro deste ano, quando vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) assinaram um requerimento para a instalação, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus gerou resultados práticos à população. O principal deles já é realidade: a redução de 25% na tarifa de esgoto começou a vigorar no dia 24 de agosto e deve alcançar todas as famílias manauaras até esta sexta-feira, 1º de setembro.

O benefício foi possível graças ao Termo de Ajuste de Gestão (TAG), firmado entre a CMM, a Águas de Manaus e a Prefeitura de Manaus, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). 

O presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), foi favorável à instalação da comissão desde a criação do requerimento. Desde então, o parlamentar garantiu que os membros tivessem toda a estrutura física e de pessoal adequadas para a execução dos trabalhos. 

“Eu penso que a CPI faz história. Acompanho a política desde 1996 e não vi nenhuma CPI, até o presente momento, trazer um resultado prático, concreto, como a CPI das Águas vai trazer no bolso do consumidor, no bolso de quem utiliza a concessão pública de água na cidade de Manaus. Isso para mim é o principal ganho”, afirmou o vereador.


Instalação da CPI –* Os trabalhos da Comissão iniciaram há seis meses, com a assinatura de 18 vereadores, oficializadas por meio de um requerimento em 15 de fevereiro. No mesmo dia, o presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), encaminhou o documento para a Procuradoria da Casa Legislativa. 

Ainda em fevereiro, a Procuradoria emitiu o parecer favorável e o presidente Caio André anunciou a instalação da CPI. Um mês após o início dos trâmites foram escolhidos os membros da Comissão, sendo os vereadores Diego Afonso (União Brasil) o presidente; e Rodrigo Guedes (Podemos) o relator. O mês de março também ficou marcado pela primeira reunião oficial com todos os membros. 

Oitiva e diligências – No mês de abril, os membros da CPI iniciaram as oitivas com o depoimento do diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade. 

Os membros também iniciaram as visitas às estações de responsabilidade da Águas de Manaus, e em comunidades onde moradores afirmavam sofrer com a falta de abastecimento.

TAG e Projeto de Resolução – Em 25 de maio, os membros da CPI, juntamente com representantes da Águas de Manaus e da Prefeitura de Manaus, assinaram o TAG, que garantiu à população manauara a redução de 25% na tarifa de esgoto. 

Já no dia 19 de junho, os vereadores votaram e deliberaram o Projeto de Resolução nº 16/2023, que trata sobre o relatório final da CPI. O projeto foi promulgado dois dias depois, no plenário Adriano Jorge. 

O desconto de 25% na tarifa de esgoto se tornou realidade na conta dos contribuintes a partir de 24 de agosto. De acordo com o presidente e com o relator da CPI, as conquistas são históricas e as fiscalizações não vão cessar. 

“O nosso dever é continuar exigindo e fiscalizando para que o TAG seja cumprido. A CPI nasceu para que, de fato, melhorasse o sistema de abastecimento. Entre tantas CPIs que são utilizadas para palanque político, nós escolhemos reduzir a tarifa. É um momento histórico”, disse Diego Afonso, presidente da CPI.

“A gente buscou esse caminho para dar um resultado direto à população da cidade de Manaus. A maioria das CPIs não dava resultado prático nenhum para o povo”, enfatizou Rodrigo Guedes, relator da Comissão.

Outros benefícios –* Além do desconto, o termo prevê, ainda, que para novos usuários do serviço de água, será cobrada uma taxa de 50% sobre o valor da ligação, podendo ser parcelado em até 80 vezes. Além disso, os consumidores que não têm as quatro etapas do sistema terão a tarifa zerada.

O documento também determina a qualidade dos serviços de asfaltamento e reconstrução de calçadas e meios-fios; campanhas educativas e informativas para esclarecer a diferença entre esgotamento e drenagem.

A pedido da Câmara de Manaus, a concessionária fará ações itinerantes e campanhas informativas na capital, para receber demandas de problemas na rede de abastecimento e explicar os benefícios do TAG. Todos os processos serão acompanhados pelos vereadores da Casa.



Fotos: Divulgação 

Cadela policial localiza mais de 20 quilos de entorpecentes dentro de embarcação no porto de Manaus


Material ilícito estava em caixas de papelão e sacolas plásticas
 
Agentes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), em conjunto com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), apreenderam, na tarde desta quarta-feira (30/08), mais de 20 quilos de entorpecentes em uma embarcação atracada no Rodoway, localizado na Rua dos Barés, Centro de Manaus.



A droga foi apreendida por volta das 14h20, após agentes da Seai e do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil (PC-AM), solicitarem apoio da CIPCães, para uma vistoria em um barco com rota Manaus/Parintins.
O entorpecente foi localizado pela cadela Havana no primeiro piso da embarcação, sobre a sala de máquinas, em caixas de papelão e sacolas plásticas. Ao todo, foram encontrados 15 quilos de skunk e sete quilos de cocaína.
O material ilícito foi apreendido e levado para a sede do Denarc, para os devidos procedimentos.
Tráfico de drogas
Ainda na quarta-feira, durante ações da SSP-AM, por meio da Polícia Militar (PMAM), três homens, com idades entre 20 e 25 anos, foram presos, e um adolescente, de 13 anos, foi apreendido por tráfico de drogas, em diferentes zonas de Manaus.
De acordo com o relatório policial, foram apreendidas 78 porções de entorpecentes, entre cocaína, maconha, oxi e skunk.
O material e os suspeitos foram encaminhados ao 1°, 14° e 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP). O adolescente foi conduzido para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

FOTO: Divulgação/SSP-AM


Prefeito acompanha entrega de documentos para licitação do novo transporte complementar

Como parte das medidas que visam garantir um transporte público em Manaus mais seguro e eficiente, o prefeito David Almeida acompanhou, nesta quinta-feira, 31/8, a entrega da documentação que integra as ações do projeto de lei sobre o modal de transporte complementar. A ação, coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), aconteceu no auditório da Casa Militar de Manaus, na avenida Compensa, zona Oeste.
Segundo o prefeito, essa mudança será significativa no município, com relação ao transporte coletivo. “Essa é uma luta de 20 anos, para que a gente possa renovar o transporte alternativo e executivo na cidade de Manaus. Agora, nós estamos recebendo essas documentações, dando a ciência, para que tudo possa ser conferido nos próximos 15, 20 dias. O nosso prazo aqui é até final de outubro, para que todo esse certame esteja concluído nessa que é a maior licitação que a prefeitura faz, com o maior número de pessoas concorrentes, no caso, empreendedores individuais. Nós vamos mudar a cara da cidade com relação ao transporte executivo e alternativo, e todos os ônibus serão renovados a partir da finalização desse processo de licitação”, afirmou Almeida.
A proposta é substituir o serviço alternativo e integrar o transporte complementar ao sistema público urbano com viagens programadas, frota estabelecida, e o passageiro poderá, inclusive, acessar os veículos utilizando o vale-transporte, o cartão do estudante e, ainda, os cartões gratuidade para Pessoa com Deficiência (PcD). O novo serviço complementar oferecerá transporte mais barato em relação ao preço do transporte executivo.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, explicou os procedimentos do processo licitatório. “Tanto o modal executivo quanto alternativo estão, há 20 anos, esperando que haja uma licitação. E, estamos promovendo um processo claro e transparente em que as pessoas possam concorrer de forma justa a uma vaga. É isso que o prefeito Davi Almeida prometeu e é isso que está sendo realizado. O processo todo foi discutido com as pessoas que trabalham no segmento, de modo que a gente tenha um processo licitatório muito bem conduzido e tranquilo”, explicou.
 
Um dos candidatos ao processo licitatório, Rilmar Albuquerque Costa, elogiou a iniciativa de fazer o processo licitatório. “O benefício maior será para a população porque, após esse processo, todos os permissionários vão adquirir ônibus novos com qualidade, será um serviço de qualidade para a população de Manaus”, frisou.
 
Outro benefício que o transporte complementar vai oferecer é a utilização de linhas diretas e também as que atenderão os terminais e as estações. Assim, com uma única passagem, o usuário poderá fazer o deslocamento da maneira que achar melhor, por toda a cidade.
 Atualmente, o sistema de transporte urbano da capital amazonense atua com três tipos de modais oferecendo o serviço de condução de passageiros, com o sistema convencional, que é o utilizado pela grande maioria e circula por toda a cidade, chamados de coletivos; o transporte de micro-ônibus alternativos, que realizam o transporte dos passageiros entre as zonas Norte e Leste; e os executivos, que rodam em todas as áreas da cidade.
 

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom
 

Prefeitura de Manaus leva infraestrutura a via que estava abandonada há mais de 10 anos

Após uma década de abandono, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), leva, nesta quinta-feira, 31/8, 300 toneladas de massa asfáltica para recapear e revitalizar a rua 66, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos, Efrain Aragão, as equipes iniciaram os serviços com a limpeza da via, retirando todo lixo, entulho e  vegetação, para que pudessem dar início aos trabalhos de recuperação da base (solo), em seguida foi realizado o serviço de fresagem, que é a retirada do asfalto antigo e desgastado, seguindo para o próximo passo, que consiste na aplicação da pintura de ligação (espécie de cola para o pavimento), responsável pela aderência da massa asfáltica ao solo, sendo finalizado com a  compactação.

“Foi mais de uma década de abandono e transtornos para os moradores da rua 66. Nossas equipes estão em massa no Nova Cidade, realizando uma intervenção nas vias que estavam muito deterioradas. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Júnior é de darmos a atenção necessária, ouvindo os anseios da população e atendendo as vias mais críticas”, explicou o subsecretário.

A Seminf atua com 25 homens na via, utilizando máquinas fresadoras, retroescavadeiras e caçambas no serviço de recapeamento da via. Ao longo de 400 metros de extensão, a rua 66 vai receber 300 toneladas de massa asfáltica, para devolver a trafegabilidade.

Os moradores acompanham de perto a execução do serviço e aprovam a qualidade do novo pavimento. “Essa é a primeira vez que vejo um serviço como esse sendo realizado. Aqui, apenas as vias principais, como a avenida Nepal, eram beneficiadas. Vivíamos num verdadeiro abandono, nossa rua estava intrafegável. Agora nossa realidade é outra e só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida por olhar por nós e realizar esse serviço de qualidade”, agradeceu o professor Mário Roberto Dias.

A manicure Juliana Dourado lembra que o filho ficava preso em casa, sem poder andar de bicicleta por conta das péssimas condições da via. “Isso sim é serviço de qualidade, olha a altura desse asfalto. Só o prefeito David Almeida para lembrar de nós, porque os outros que passaram pela prefeitura negavam a nossa existência. Ficamos mais de 10 anos sem receber nenhum serviço de tapa-buracos. Mas essa gestão é diferenciada e nos deu uma rua nova, agora podemos deixar as crianças brincarem em segurança”.

A previsão é que as obras de recapeamento asfáltico na rua 66, bairro Nova Cidade, sejam concluídas ainda nesta semana.

Fotos: - Márcio Melo / Seminf


Parque Amazonino Mendes avança com obras no Caps e na cobertura de quiosques

O futuro Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), em construção dentro do parque Amazonino Mendes, obra da Prefeitura de Manaus, recebe serviços de concretagem em laje e vigas no platô B da intervenção. O projeto está criando um novo espaço público e de qualidade entre as zonas Leste e Norte. O Caps terá 626,20 metros quadrados de área construída.

O projeto arquitetônico do parque é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Ainda no platô B, a empreitada avança com cobertura de quiosques; implantação de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); conclusão da rede de esgoto e drenagem dos quiosques; e montagem de gradil.

Já no platô A da obra, os operários trabalham na construção do canteiro; montagem do alambrado externo; cobertura do conjunto de quiosques; e construção de playground e playground inclusivo.

O prefeito David Almeida anunciou a entrega da obra para outubro, como parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus. A etapa que será inaugurada tem aproximadamente 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada até ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

“A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, foi licitada e, em breve, iniciam as obras desta fase, que vai complementar a estrutura urbana e garantir um espaço público de grande qualidade entre as zonas mais populosas da capital”, afirmou o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

A intervenção da prefeitura vai dar às zonas Norte e Leste uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear com essa escala na capital amazonense.

Para atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um play pet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, tanto esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

 

Fotos:Clóvis Miranda/ Semcom

 

Manaus passa a ter nova paridade em tarifa de esgoto e segue com avanços para universalização do serviço

Capital amazonense receberá novas obras nos próximos meses.

Após alcançar a universalização do abastecimento de água no primeiro semestre de 2023, Manaus também avança no que diz respeito ao sistema de esgotamento sanitário. Até o fim do ano, a capital amazonense chegará a 30% de alcance do serviço de esgoto. Além da nova paridade da tarifa de esgoto, que entrou em vigor no dia 25 deste mês, a concessionária irá lançar um plano de expansão que garantirá o cumprimento das metas estabelecidas em contrato, com a universalização e a manutenção do serviço.

Nos últimos cinco anos, a oferta do serviço cresceu a partir da construção e modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação de redes coletoras. Mais obras estão em curso e também previstas para os próximos meses, como parte do plano de expansão que pretende devolver à cidade igarapés limpos, além de uma redução já vista nos índices de doenças hidroveiculadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento básico representa uma economia de R$ 4 em saúde.

Hoje, a concessionária atua em obras de expansão do sistema em áreas nos bairros Lírio do Vale, Cidade Nova,  Adrianópolis, Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha e Novo Aleixo. Para os próximos meses, outras áreas como Centro, São Geraldo e Nossa Senhora das Graças também começarão a receber a estrutura.


Recentemente, a empresa colocou em funcionamento um projeto pioneiro de esgotamento sanitário em uma comunidade de palafitas. A ação realizada no Beco Nonato, bairro da Cachoeirinha, foi resultado de estudos e visitas a cada uma das casas do local, e hoje serve de modelo para a expansão deste trabalho em outras áreas de palafitas.

Ação conjunta

Na tarde desta quarta-feira (30), os gestores da Águas de Manaus participaram de uma reunião com representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para detalhar a forma como serão cumpridos os novos descontos na tarifa de esgoto na capital amazonense. O grupo fará ações em conjunto visando a conscientização da população sobre o serviço.

Os descontos na tarifa de esgoto em Manaus entram em vigor nesta sexta-feira (1º), conforme o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado entre a Águas de Manaus, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Representantes da concessionária participaram de reunião nesta quarta (30) com os vereadores e o órgão municipal para acertar os últimos detalhes do cumprimento do termo.


Fotos: Divulgação 

Criança de 4 anos morre após ser atropelada por Van em Manaus

Uma criança de apenas 4 anos, identificada como Melissa Passos dos Santos, morreu na noite desta quarta-feira (30) após ser atropelada por uma van. O acidente fatal ocorreu na rua São Lázaro, no bairro Distrito II, zona Leste de Manaus.
Os policiais militares da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) informaram que a menina estaria voltando da igreja com a mãe, quando a criança teria saído do veículo sem ser vista e, durante uma manobra feita pelo motorista da van, ela acabou sendo atropelada.

A Polícia informou ainda que o pai da menina, repassou a informação que o suspeito seria um pastor da área. Mãe e filha estariam voltando da igreja com ele no momento do acidente.
O motorista teria fugido do local para não ser linchado pela população. O Instituto Médico Legal (IML) esteve no colocou para fazer a remoção do corpo da menina. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.



Fonte: Polícia 24 hrs

Prefeitura de Manaus realiza programação de games e K-pop no ‘#SouManaus 2023’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), divulga os eventos “Sou Gamer Innovation” e “Sou K-pop”, durante o festival “#SouManaus Passo a Paço 2023”, realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro. A programação completa acontece no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico da cidade

A expectativa é de que mais de 3 mil competidores participem do evento de games e cultura geek durante os três dias do festival. No “Sou Gamer Innovation”, serão lançadas competições nas seguintes modalidades: Free Fire masculino; Free Fire Feminino; Fifa 23; Just Dance 23; Kapote (dominó virtual - beta teste); The King Of Fighter 2002; Mortal Kombat; Top Gear; Mario Kart e Cosplay.

As inscrições são exclusivas para grupos de competidores, por meio do link: https://linktr.ee/sougamerinovation. O acesso será limitado para 48 times masculinos (de até cinco integrantes em cada time); 24 times femininos (até cinco integrantes em cada time); e 50 vagas para outras modalidades.

“O Casarão da Inovação Cassina é um importante centro de inovação para Manaus, e faz parte do Paço Municipal. Por isso, estamos promovendo essa programação especial para os grupos de games, com competições para todos os estilos. Esse projeto acontece em parceria com a Federação Amazonense de E-Sports”, afirmou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Sou K-Pop

O concurso de K-Pop acontece nos dias 5 e 7 de setembro. As inscrições estão abertas para competições em grupo e solo, respectivamente nos links: https://bit.ly/44zrL6G e https://bit.ly/3qKrlwN. Os participantes devem ler atentamente o regulamento, antes de efetuar as inscrições, no seguinte site: https://bit.ly/3r1CWr4.

A competição solo acontece no dia 5/9, das 15h às 22h, no Casarão da Inovação Cassina. Já o concurso em grupo, será no dia 7/9, a partir das 17h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste. 

Fotos: João Viana / Arquivo Semcom

Temporada de pesca esportiva deve atrair 30 mil turistas ao Amazonas

O Amazonas detém oito recordes mundiais na modalidade que promete movimentar R$ 500 milhões até o mês de março de 2024

Com a expectativa de atrair 30 mil turistas para o Amazonas, inicia neste mês de setembro a temporada de pesca esportiva no estado. O Amazonas detém oito recordes mundiais de comprimento de tucunaré-açu e se destaca por ser banhado pela maior bacia hidrográfica do mundo. O esporte movimenta cerca de R$ 500 milhões em receita direta e indireta, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Turistas nacionais e internacionais desembarcam no Amazonas em busca do maior peixe de espécies como Tucunarés, Pirapitinga e os imponentes Bagres, incluindo Piraíba, Jaú e Pirarara. A expectativa é movimentar, durante a temporada que acontece de setembro a março, cerca de R$ 500 milhões de reais direta e indiretamente

Além dos oito recordes mundiais de comprimento reconhecidos pela International Game Fish Association (IGFA Records), o Amazonas ainda detém o recorde de peso 13,19 quilos na categoria “ataque total” (all-trackle em inglês), em Santa Izabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus).

De acordo com o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a pesca esportiva é uma atividade que combina emoção e preservação, engajando pescadores em um desafio que vai além da captura. 

“O cerne dessa prática é a devolução cuidadosa dos peixes às águas, garantindo a sustentabilidade do ecossistema amazônico e promovendo o ciclo natural das espécies. Esse compromisso ganha fidelidade particular na região, reforçando a importância da Amazônia como um tesouro natural a ser preservado. Além disso, a atividade movimenta a economia no interior do Amazonas”, afirmou o presidente.

Em busca da excelência no serviço turístico, a Amazonastur já qualificou, entre maio e julho, 110 condutores de pesca esportiva, em municípios como Careiro, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã e Nhamundá. A parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) capacita os condutores sobre a história e importância da atividade, legislação da pesca esportiva, biologia do tucunaré, montagem de equipamentos, tipos de isca, técnicas de arremesso, manuseio do peixe capturado, além de orientações sobre a devolução do peixe à água. Além de fornecer orientações sobre o monitoramento do diário de bordo, a arte do atado e o correto posicionamento da embarcação.

Importância Social

De acordo com o diretor da Agência de Turismo Ecológico Rio Negro Lodge, Lauro Rocha, a temporada de pesca tem uma valiosa importância social, econômica e cultural.

“Essa temporada de pesca tem uma importância social, econômica e cultural significativa para grande parte da população, especialmente para aqueles que residem nas cidades próximas às áreas de pesca, assim ajudando na economia local. Além disso, ela contribui para a conscientização sobre a preservação das espécies”, afirmou Rocha. 

Para garantir que a pesca esportiva seja conduzida de maneira regulamentada e sustentável, Rocha ressalta: "A pesca esportiva tem como foco o pesque e solte, e é conduzida de maneira regulamentada através de decretos e legislação já existentes." 

Encontre uma agência regularizada

Os turistas podem conferir ótimas opções com agências turísticas cadastradas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou buscar o roteiro perfeito, pelo WhatsApp, no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas. 

O Amazonas to go é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagens, telefones úteis e muito mais.


FOTOS: Divulgação/Amazonastur


Leilão: Detran Amazonas inicia visitação de veículos na segunda-feira

Serão leiloados cerca de 244 veículos entre carros, motocicletas e sucatas para desmonte

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inicia visitação dos veículos que irão a leilão na segunda-feira (04/09) e nos dias 6 e 8 de setembro, das 8h às 16h. O leilão está previsto para ocorrer no dia 12 de setembro. A visita será no pátio da empresa WR Leilões, localizado na rodovia AM-070 (Manoel Urbano), no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Serão disponibilizados 244 veículos, sendo que desse total, 23 são carros e 142 motocicletas recuperáveis, que podem voltar a circulação. Além disso, estarão disponíveis cerca de 79 sucatas, servindo apenas para a utilização de peças.

O gerente do Setor de Leilão do Detran-AM, Altair Gadelha, explica porque é necessário que as pessoas participem da visitação.

“É importante o cidadão fazer a visitação no local para inspecionar o veículo, porque ele não está comprando uma moto ou um carro novo, e sim um bem usado. A visitação também é uma forma da pessoa não cair em golpes”, alertou o gerente.

O certame, que continua no formato on-line pelo site da empresa leiloeira (www.wrleiloes.com.br), ocorrerá no dia 12 de setembro, com início dos trabalhos marcados para as 9h. Para participar, os interessados devem estar devidamente cadastrados. Todos os automóveis que estarão no leilão se encontram no site institucional do Detran Amazonas (www.detran.am.gov.br), nas abas Publicações>Leilões.

Alerta

O Detran Amazonas alerta, novamente, para que a população não caia em golpes dessa natureza. O procedimento correto para adquirir um veículo do Detran-AM é por meio do leilão, que tem a lista dos bens negociados em edital.

“O Detran não faz venda direta de nenhum veículo, então desconsiderem de imediato qualquer chamamento via rede social e em situações simulando o perfil do diretor-presidente para oferecer carro ou moto de leilão. A única forma de adquirir um automóvel do pátio é participando do certame”, informa Altair.

O Detran Amazonas orienta que quem foi lesado, deve procurar a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), por meio do telefone (92)3239-3780.

 

FOTOS: Arquivo/Detran-AM


Prefeito David Almeida vai a Brasília em busca de recursos para projetos de habitação e infraestrutura

O prefeito David Almeida esteve em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 30/8, em busca de parcerias com o governo federal para a implantação de projetos de habitação e melhorias da infraestrutura de Manaus.
 
“Viemos a Brasília em busca de parcerias, para projetos que inclusive já apresentamos ao governo federal. Além do programa Minha Casa, Minha Vida, teremos um municipal, que em breve lançaremos. Fomos muito bem recebidos pelo ministro das Cidades, Jader Filho e quero também agradecer o apoio do senador Eduardo Braga”, destacou o prefeito.
 
Nas audiências, o prefeito foi acompanhado dos secretários municipais de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves; de Finanças, Clécio Freire; e de Infraestrutura, Renato Júnior.
 
O secretário Jesus Alves falou da receptividade do ministro das Cidades. “Agradeço a sensibilidade e receptividade do irmão nortista, o ministro Jader Filho, e ao senador Eduardo Braga, que tem se desdobrado para atender nossas reivindicações”.
 
Na área da infraestrutura, o secretário Renato explica que os projetos da prefeitura para a capital amazonense vão além dos atuais em andamento, como dos complexos viários. “Estamos investindo na melhoria das vias, da mobilidade, do trânsito e as parcerias com o governo federal podem nos ajudar muito”.
 
O senador Eduardo Braga esteve com o prefeito David e os secretários municipais na reunião com o ministro Jader. “São 70 milhões de reais para a habitação e contenção de encostas que vão ajudar muito Manaus”, destacou o senador.
 
 

foto – Divulgação / Semcom
 
 
-

Faustão está com função cardíaca normalizada e estável, diz hospital

 

Com evolução esperada, apresentador iniciou a fisioterapia

Após 72 horas da realização de um transplante de coração, o apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, está com a função cardíaca normalizada e estável. Nesta quarta-feira (30), foram retirados o dreno e alguns cateteres, informou boletim médico do Hospital Albert Einstein, onde ele está internado. 
O comunicado diz ainda que ele segue evoluindo dentro do esperado e que iniciou a fisioterapia. Faustão “está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto”, diz o texto assinado pelo cardiologista Fernando Bacal; pelo cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto; e pelo diretor médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.
No último domingo (27), Faustão recebeu um novo coração. Ele havia sido incluído na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde após agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, que é acompanhado desde 2020.


Fonte: Agência Brasil 

Covid-19: Saúde do Amazonas divulga painel semanal de vacinação nesta quarta-feira

As informações estão disponíveis no site da FVS-RCP, no endereço www.fvs.am.gov.br
 
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atualiza, nesta quarta-feira (30/08), os boletins de Covid-19 e vacinação no Estado. As informações são atualizadas às quartas-feiras e estão disponíveis no site da FVS-RCP, no endereço www.fvs.am.gov.br.
 
A situação epidemiológica semanal da Covid-19, referente ao período de 20 a 26 de agosto, registra o diagnóstico de 171 novos casos, totalizando 637.613 casos da doença, e sem registro de novo óbito. O número total de mortes pela doença é de 14.481.
 
Vacinação no Amazonas
Conforme os dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI), 9.532.889 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quarta-feira (30/08), sendo 3.497.198 de primeira dose, 2.948.994 de segunda dose, 78.130 com dose única, 1.903.086 de 1ª dose de reforço, 751.679 de 2ª dose de reforço e 12.987 de dose adicional para os imunossuprimidos, além de 340.815 doses de vacina bivalente.
 
 
Foto: Anne Alves/FVS-RCP
 

Prefeitura de Manaus lança edital de R$ 7 mi para projetos de geração de renda e inclusão social

 

Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), lançou, nesta terça-feira, 29/8, o edital 001/2023 exclusivo para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com projetos autossustentáveis, geradores de trabalho, renda e inclusão social relacionados às metas prioritárias do município, tais como combater as situações que exponham a população à condição de vulnerabilidade social. Cada instituição pode apresentar uma proposta no valor de até R$ 100 mil, até o dia 29/9/2023.
 
As propostas ou planos de trabalho, anexos e a documentação serão encaminhadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eletrônico de Documento (Siged), no site do Fundo Manaus Solidária no  link: https://www.manaus.am.gov.br/fms/, devendo estar em arquivos PDF/A. Cada documento deve ter, no máximo, 10 MB, devidamente assinados pelo representante da OSC. 

Segundo o presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro, o lançamento do terceiro edital é um passo importante que demonstra o comprometimento da Prefeitura de Manaus em fomentar instituições que promovem desenvolvimento na cidade. Este é o terceiro edital lançado pelo Fundo Manaus Solidária na gestão do prefeito David Almeida.
 
"O lançamento do nosso terceiro edital significa um passo importante em nossa jornada contínua em direção a uma cidade mais inclusiva, justa e solidária. Desde o início do mandato do prefeito David Almeida, ele tem priorizado fomentar instituições que promovam o desenvolvimento na nossa cidade. Cada projeto pode participar com uma proposta de até R$ 100 mil”, afirma Castro.
 
Documentação
 
Na primeira etapa de submissão das propostas, será necessário apresentar um ofício de solicitação, declaração de ciência e concordância, cópia do CNPJ, uma proposta de plano de trabalho, entre outros documentos que estão no item 5 do edital. A homologação e publicação do resultado definitivo acontecerá em dezembro deste ano. O edital 001/2023 e seus anexos estão disponíveis no site https://www.manaus.am.gov.br/fms/ .
 
Marco regulatório
 
O edital segue as diretrizes da Lei Federal 13.019/2014 alterada pela Lei Federal 13.204/2015 e Decreto Federal nº 8726/2016, que estabelece o marco regulatório referente à atuação das Organizações da Sociedade Civil em vigor desde o dia 23 de janeiro de 2016.
 
A norma estabelece regras para as parcerias dessas organizações com o poder público nas esferas federal, estadual e municipal. Por meio do edital, o Fundo Manaus Solidária apoia projetos sociais de organizações no âmbito das políticas municipais.
 

Fotos – Arquivo / FMS
 

PL de Caio André, que cria campanha de doação de cabelos a pessoas com câncer, é aprovado em 1ª discussão na CMM

Matéria teve parecer favorável da Comissão de Saúde e seguiu para 2ª discussão

O Projeto de Lei (PL) 016/2023, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), que institui campanha municipal de incentivo à doação de cabelos a pessoas carentes em tratamento de câncer, foi aprovado em 1ª discussão no plenário da Casa nesta quarta-feira (30/08).

A propositura, que busca minimizar os impactos do câncer em pessoas na fase de tratamento, teve parecer favorável da 6ª Comissão de Saúde e segue, agora, à 2ª discussão.

O projeto dispõe sobre a criação de uma campanha municipal de incentivo à doação de cabelos para confecção de perucas. Caso aprovado, o Projeto prevê que a campanha seja realizada no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. 

“É de uma importância enorme, haja vista que muitas pessoas, principalmente mulheres acometidas de câncer perdem os seus cabelos e isso traz um transtorno psicológico enorme para essas pessoas. Nós buscamos, através desse projeto, desse programa, minimizar esse problema”, afirmou o autor do projeto, vereador Caio André. 

Em sua justificativa, o Projeto de Lei ressalta que “a autoestima para um paciente de câncer, tratado com quimioterapia, é extremamente importante na sua recuperação, e que as perucas são muito utilizadas para auxiliar na recuperação. 

Ainda de acordo com a justificativa da matéria, muitos hospitais possuem bancos de cabelos para a confecção das perucas, mas é necessário que tenham doações suficientes para esse fim, enfatizando a importância da campanha.


Foto: Mauro Pereira - Dicom/CMM

Defesa Civil do Amazonas recebe plano de ações das empresas fornecedoras de energia elétrica para enfrentar estiagem

Empresas asseguram o fornecimento de energia elétrica para todo o estado

Na manhã desta quarta-feira (30/08), a Defesa Civil do Amazonas se reuniu com os representantes das empresas fornecedoras de energia elétrica. Durante o encontro, foi apresentado por cada empresa um plano de ação para o enfrentamento da estiagem.

Com a estiagem causando impactos significativos devido à redução dos níveis dos rios e represas, a colaboração entre as empresas e a Defesa Civil se revela crucial. O planejamento assegura que nenhum município ficará sem abastecimento de combustível e energia elétrica durante a estiagem.

A Defesa Civil do Amazonas, como órgão fundamental na resposta a desastres naturais e situações de emergência, desempenha um papel central na coordenação e supervisão dessas medidas. A forte presença da Defesa Civil no processo reforça a capacidade de resposta governamental diante das possíveis adversidades trazidas pela seca.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, “O trabalho conjunto dessas entidades demonstra um compromisso sólido em garantir a estabilidade energética, mesmo nas condições mais adversas. A capacidade de planejar, colaborar e executar medidas concretas não apenas assegura o fornecimento de energia elétrica, mas também fortalece a resiliência do estado diante das mudanças climáticas em curso ", destacou.



Fotos: Mylena Matos/Defesa Civil-AM