Postagens

Mostrando postagens de julho, 2023

Prefeito reinaugura mais duas unidades de saúde na zona Norte de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou mais duas unidades de saúde que foram totalmente revitalizadas, na zona Norte da capital, na tarde desta segunda-feira, 31/7. As Unidades de Saúde da Família (USF) N-03 e N-30, referência de Atenção Primária em Saúde (APS) para os moradores da comunidade Alfredo Nascimento e Terra Nova, passaram por obras de melhoria e manutenção nas áreas interna e externa, incluindo pintura, renovação da cobertura e jardinagem, e, ainda, receberam novos equipamentos e mobiliário.

David Almeida fez questão de ressaltar a grande quantidade de entregas que estão sendo realizadas pela gestão municipal visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.

"São escolas, creches, Cras, UBSs, ruas, centros esportivos, tudo isso nós estamos entregando. Temos entre oito e nove unidades porte 4, que são mini-hospitais, temos as carretas da mulher que entregamos na semana passada, nós temos um volume de trabalho muito grande para entregar à população. A cada dia, estamos trabalhando para melhorar ainda mais o nosso atendimento à população e entregar melhores serviços públicos, nesse caso específico na área de saúde", enfatizou.

A revitalização das 68 unidades de pequeno porte da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está prevista no plano de obras da prefeitura e todas deverão ter sido modernizadas até o final deste ano, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Além das duas entregues nesta segunda-feira, outras oito serão oficialmente reabertas ao longo da semana, sendo duas por dia, de terça a sexta-feira, 1° a 4/8. Com isso, o número de unidades do tipo, revitalizadas e já entregues à população na atual gestão, vai chegar a 48.

Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe, os grandes beneficiados com essas entregas são os moradores de bairros e zonas que antes eram esquecidos pelo poder público.

"O prefeito vai entregar 68 unidades deste porte até o final da sua gestão. Dessas, 48 estão completamente já revitalizadas e hoje a gente está entregando duas. Uma servindo o bairro do Alfredo Nascimento e a outra a comunidade da Terra Nova. Em cada unidade dessas, são atendidas uma média quatro mil famílias com atendimento médico de enfermagem, coleta de preventivo, sala de nebulização. Todo o serviço que é da atenção básica, nós estamos fazendo e graças ao prefeito David Almeida. A gente consegue revitalizar e melhorar o acesso à população, para que ela seja atendida com muito mais acolhimento, e tendo as condições físicas aqui do local, até os profissionais ficam bem também", completou.

Serviços

Classificadas como porte 1B, essas USFs seguem o padrão de 132 metros quadrados de área construída e contam com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo atendimento de quatro mil famílias residentes em suas áreas de abrangência.

Os serviços ofertados incluem consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, coleta de material para exame laboratorial, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos e outros serviços básicos.

Além do trabalho de revitalização das pequenas USFs, a Prefeitura de Manaus está dando andamento a um grande programa de reformas, construções para ampliar a cobertura da rede de atenção básica na capital, incluindo a de unidades de saúde de grande porte, com 1,2 mil metros quadrados e capacidade para 1,2 mil atendimentos por dia. As unidades começam a ser entregues ainda neste semestre.

As intervenções na estrutura física da rede municipal de saúde visam o aumento da qualidade dos serviços oferecidos, maior segurança nos procedimentos realizados e mais conforto aos usuários. As melhorias também contribuem para o aprimoramento dos processos de trabalho que impactam nos indicadores da saúde básica, responsáveis por garantir a Manaus o primeiro lugar no ranking de capitais do programa nacional “Previne Brasil”, nas últimas cinco avaliações.


Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom

 

No Rio de Janeiro, jovem atleta do ‘Manaus Olímpica’ é campeã sul-americana de Jiu-Jítsu

O programa “Manaus Olímpica”, da Prefeitura de Manaus, segue atuando na formação de novos campeões. No último fim de semana, Isabely Luana Lopes conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Crianças, que aconteceu no Rio de Janeiro. Para participar do torneio, a atleta de 13 anos contou com o apoio da Fundação Manaus Esporte (FME).

“Ficamos muito felizes com o resultado que a talentosa Isabely trouxe da Cidade Maravilhosa. Com o Manaus Olímpica, buscamos oportunizar duelos contra outras atletas de alto nível, para que o talento manauara possa se sobressair e causar grande impacto”, ressaltou Alexandre Maciel, diretor-presidente da FME.

Isabely é faixa verde e faz parte do projeto CDL no Tatame. Numa luta decisiva e parelha que durou quatro minutos, ela venceu por 18 pontos a zero a paulistana Rafaela Souza, da equipe Melqui Galvão. A categoria disputada foi a média até 52,5kg.

O “Manaus Olímpica” age, desde 2022, atendendo atletas de todas as idades que precisam de apoio para disputar grandes competições nacionais e internacionais em diversas modalidades. Isabely é uma das dezenas de talentos que a prefeitura investe e junto conquista grandes resultados.

 fotos:Divulgação / FME


Seas começa nesta terça-feira visitas domiciliares para monitoramento de beneficiários do Auxílio Estadual

Visitas serão realizadas por profissionais da equipe do Projeto Psico+Social, que estarão uniformizados e identificados

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) começará, nesta terça-feira (1º/08), a realizar visitas domiciliares para monitoramento dos beneficiários do Auxílio Estadual. O objetivo é executar a ação nos 62 municípios do estado.
 
O controle nas residências será realizado por profissionais da equipe do Projeto Psico+Social, que estarão devidamente uniformizados e identificados.

De acordo com a Seas, o objetivo do atendimento socioassistencial e psicopedagógico é monitorar as famílias que vivem em extrema pobreza e necessitam de atendimento humanizado, além de identificar as necessidades e demandas de serviços públicos aos beneficiários do Auxílio Estadual.

Devidamente uniformizado, o profissional que realizará o monitoramento vai ao domicílio e pede autorização para entrar na residência e realizar registro fotográfico.



Em seguida, o profissional conversará com o beneficiário e aplica um questionário sobre a composição dos moradores do domicílio, data de nascimento, o sexo, a alfabetização e a cor ou raça dos moradores. O questionário também abrange perguntas sobre saúde e educação.

A Seas reforça que todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo.


FOTOS: Divulgação/Seas






SSP-AM busca aumentar cadastro de aparelhos no sistema Celular Seguro

Ferramenta tem como objetivo auxiliar as forças de segurança a apreender aparelhos roubados e identificar os proprietários
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) busca aumentar o número de celulares cadastrados junto ao Sistema Celular Seguro. A ferramenta tem como objetivo auxiliar as forças de segurança a localizar aparelhos celulares em mãos de criminosos, com restrição de roubos, furtos ou perdas, para em seguida devolvê-los aos proprietários. O aplicativo está disponível no site da SSP-AM.
O subgerente do Detec, Andrey Zubiate explica que o Sistema é seguro e foi desenvolvido para diminuir o roubo e furto de celulares, bem como aumentar o número aparelhos recuperados e devolvidos aos respectivos donos. “Lembramos que a ideia é que o sistema seja uma ferramenta para a polícia utilizar durante as abordagens diárias a suspeitos com grande número de aparelhos nas ruas e em aparelhos já recuperados em outras operações, ou seja, a partir dessa ferramenta, podemos encontrar o respectivo dono desse aparelho", destacou.
Cadastro
Para realizar o cadastro no Sistema, o interessado precisa entrar no site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br) e buscar a área “Celular Seguro”. Andrey Zubiate orienta que o cidadão deve realizar tanto o cadastro pessoal quanto o cadastro do seu aparelho e concluir as duas etapas. Além disso, em caso de roubo, perda ou furto do aparelho, deve-se acessar novamente a plataforma e emitir um alerta de acordo com a consequência criminal.
“Caso o cidadão seja vítima de roubo ou de furto ou mesmo que venha a perder o aparelho que tenha cadastrado, ela vai acessar esse sistema e gerar um alerta a partir do número do Boletim de Ocorrência”, orientou Zubiate.
É a partir da emissão do alerta que as forças de segurança poderão saber se o aparelho é fruto de roubo, furto ou mesmo a perda em abordagens diárias para então efetuar o flagrante e consequente prisão do suspeito. Em seguida, em posse do aparelho recuperado, as forças policiais entrarão em contato com o proprietário utilizando os dados cadastrados.

FOTO: Carlos Soares/SSP-AM

Sine Amazonas divulga 180 vagas de emprego para esta terça-feira (1º/08)

Distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h
 
O Governo do Amazonas, por meio do Sistema Nacional de Empregos do Amazonas (Sine/AM), administrado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga a oferta de 180 vagas de emprego para esta terça-feira (1º/08).
Os interessados em concorrer às vagas devem acessar o site (http://empregabrasil.mte.gov.br) para fazer a solicitação de cadastro, ou comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h.
Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.
Portal do Trabalhador
O candidato também poderá concorrer às vagas acessando o Portal do Trabalhador (www.portaldotrabalhador.am.gov.br), no qual irá anexar o currículo na vaga pretendida. Caso esteja dentro do perfil, a equipe de captação entrará em contato.  
 
10 VAGAS: COBRADOR APRENDIZ
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Primeiro Emprego.
OBS: Possuir certificado de Dispensa Militar, documentação completa, currículo atualizado e ter disponibilidade de horário.  
 
02 VAGAS: ESTAGIÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL
Escolaridade: Ensino Superior cursando a partir do 3* período em Serviço Social;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Pacote Office intermediário, documentação completa e currículo atualizado.
 
10 VAGAS: AUXILIAR DE CARGA E DESCARGA
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em abastecimento de produtos de bebidas, disponibilidade para a execução de trabalho braçal, documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: LÍDER DE LOJA
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
Escolaridade: Ensino Técnico completo em Mecânico e Elétrica;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em manutenção em carros de linha leve, documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: ASSISTENTE COMERCIAL
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter vivência na área comercial, documentação completa e currículo atualizado.
 
15 VAGAS: AJUDANTE DE DEPÓSITO
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: TORNEIRO MECÂNICO
Escolaridade: Ensino Técnico Completo em Tornearia, Ferramentaria ou Usinagem;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em operação e regulagem de torno, vivência em usinagem e conhecimento de desenhos técnicos, documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: AÇOUGUEIRO
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: ESTAGIÁRIO DE DESIGN
Escolaridade: Ensino Superior cursando Design;
Sem experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Illustrator, Photoshop, Premiere, documentação completa e currículo.
 
VAGAS EXCLUSIVAS PARA OS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS.
 
01 VAGA: ESTOQUISTA DE CÂMARA FRIGORÍFICA (IRANDUBA)
Escolaridade: Ensino Superior completo em Logística;
Com experiência na área.
OBS: Ter cursos de Almoxarife, Inventário, NR – 17, NR – 35, NR – 36, BPF, PPHO, POP, Cronogramas Autocontrole e APPCC, residir no município de Iranduba ou ter disponibilidade para se deslocar até a empresa, documentação completa e currículo atualizado. 

 
01 VAGA: ANALISTA DE PCP (IRANDUBA)
Escolaridade: Ensino Superior completo em Engenharia de Produção;
Com experiência na área.
OBS: Ter cursos de Excel Avançado, BPF, PPHO, POP, Cronogramas de autocontrole e APPCC, residir no município de Iranduba ou ter disponibilidade para se deslocar até a empresa, documentação completa e currículo atualizado. 
 
01 VAGA: COZINHEIRO (ITAPIRANGA)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir no município de Itapiranga ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
02 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA (ITAPIRANGA)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir no município de Itapiranga, documentação completa e currículo atualizado. 
 
03 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (ITAPIRANGA)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir no município de Itapiranga, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE TRATORES AGRÍCOLAS (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “B”, ter curso de Operador de Máquinas Agrícolas e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Operador de Retroescavadeira e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
20 VAGAS: MOTORISTA DE CAMINHÃO (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter experiência na direção de caminhões pesados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “B”, ter curso de Operador de Empilhadeira com certificado atualizado, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE PÁ MECÂNICA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Operador de Pá Mecânica e Direção Defensiva, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
01 VAGA: MOTORISTA OPERADOR DE GUINCHO MUNCK (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Operador de Munck e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: MOTORISTA LUBRIFICADOR (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de MOOP e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
15 VAGAS: MOTORISTA JULIETA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em direção de caminhões de porte tipo canavieiro, bitrens, carretas ou basculantes, ter cursos de MOOP e Direção defensiva atualizados, ter CNH categoria “E”, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 

 
VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)
 
30 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com ou sem experiência na função.
OBS: Ter disponibilidade de horário, documentação completa, laudo e currículo atualizado. 
 
02 VAGAS: AUXILIAR DE ESTOQUE (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo; 
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Informática Básica, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
02 VAGAS: TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento avançado em informática, curso de instalação e configuração de softwares, pacote Office ter a documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
02 VAGAS: OPERADOR DE CAIXA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Informática básica, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
02 VAGAS: CONSULTOR DE VENDAS (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter técnicas de negociação e comunicação, curso de informática atualizado, ter a documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
02 VAGAS: CARREGADOR DE ARMAZÉM (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;  
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Pacote Office, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
05 VAGAS: VIGILANTE (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Vigilante, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
05 VAGAS: ASSISTENTE DE LOGÍSTICA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Informática Básica, ter curso de NR – 11 será um diferencial, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
03 VAGAS: PROMOTOR DE VENDAS (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Informática Básica, ter conhecimento em separação de produtos e armazenagem, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na função.
OBS: Ter disponibilidade de horário, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;
Sem experiência na função.
OBS: Ter pré-disposição para trabalho com serviço braçal, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
15 VAGAS: OPERADOR DE CAIXA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Informática básica, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 


FOTO: Henrique Miranda/Setemp
 

Governo do Amazonas participa do lançamento da FesPIM 2023

Evento ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Brasília 
 
Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Villela, esteve presente, hoje (31/07), no lançamento da segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial. 
 
De acordo com Villela, o objetivo do evento, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Brasília, é mostrar a importância do Polo Industrial de Manaus (PIM), não apenas para a Amazônia, mas para o mundo todo, além de o comprometimento da Zona Franca de manter a “floresta em pé”. 
 
“A iniciativa da Suframa em fazer essa feira em Brasília, em divulgar a zona Franca, é uma iniciativa interessante, porque ela troca o ângulo de visão. A FesPIM será um evento muito bem-sucedido, que tem o apoio do governador Wilson Lima, que é um entusiasta dessa matéria”, avaliou o secretário. 
 
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que em cinco décadas de existência, muita coisa amadureceu e mudou no PIM, como a preservação da floresta, a indústria não poluente, o cuidado com o meio ambiente e a cultura de diferentes níveis profissionais da população da cidade de Manaus, de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá; por isso, há uma expectativa positiva para a FesPIM 2023. 

“Sob nossa supervisão e dos investimentos das indústrias do PIM, esta feira acontecerá em Brasília. Nós vamos apoiar essa iniciativa para que exista lá a presença de mais de 300 fábricas. Estamos muito otimistas para que a FesPIM 2023 seja um sucesso”, projetou Saraiva.
 
Estiveram também presentes no evento o presidente do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), Alexandre Rivas; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Gustavo Igrejas; a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais (Seari), Tayana Rubim; além do superintendente adjunto de operação da Suframa, Belarmino Lins; os deputados estaduais Sinésio Campos e Mário César Filho; o vereador Kennedy Marques, entre outras autoridades. 


Fotos: Bruno Leão/Sedecti
 

Wilson Lima vistoria obras de construção do Complexo Viário Anel Leste

 Junto ao Anel Sul, a obra do Anel Leste vai ajudar a reduzir o tráfego de veículos pesados pelas principais vias da cidade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou nesta segunda-feira (31/07) o avanço dos trabalhos no Complexo Viário Anel Leste, que está com 55% de execução. Junto ao Complexo Viário Anel Sul, que já está em fase final, Manaus terá interligação direta do Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 (Manaus-Boa Vista) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara), tirando veículos pesados de circulação nas principais vias da cidade.

“Essa daqui é a maior intervenção de todos os tempos na cidade de Manaus porque nós estamos entregando algo em torno de 30 quilômetros e para resolver um gargalo, resolver a situação das carretas que trafegam por essas avenidas movimentadas que congestionam e que, vez por outra, com os acidentes que acontecem com esses grandes veículos pessoas são vitimadas. A gente vai diminuir esse risco no trânsito, vai diminuir os congestionamentos, as pessoas vão ter a possibilidade de chegar mais cedo em suas casas porque a velocidade do transporte coletivo vai aumentar significativamente”, destacou Wilson Lima.

 



Durante a vistoria, o governador esteve acompanhado do deputado estadual Adjuto Afonso e dos vereadores Dr. Daniel e Diego Afonso; além do secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.

“Essa é uma grande obra. O Anel Leste e o Anel Sul estarão interligados por quase 30 quilômetros para que a gente tenha um corredor de tráfego circundando a zona urbana de Manaus. É uma obra que muito nos orgulha, grandiosa, com terraplanagem, muito trabalho de engenharia e muito bem projetada. As obras de infraestrutura mais impactantes de todos os tempos estão sendo construídas pelo governador Wilson Lima”, destacou o secretário Carlos Henrique.

Anel Leste

O Anel Leste inicia no trevo da avenida Cosme Ferreira com a avenida Norte-Sul, passando pelo Ramal do Brasileirinho em direção à avenida Margarita, até o Museu da Amazônia (Musa). Um corredor viário com extensão total de 18,3 quilômetros está em construção, contemplando duas pistas, com 10,8 metros de largura, sendo três faixas de 3,6 metros cada, passeios laterais com dois metros de calçada e canteiros de até cinco metros.

 

Ao longo do trecho estão sendo implantadas 22 baias para paradas de ônibus; oito galerias, sendo duas passagens de faunas subterrâneas e duas aéreas; cinco pontes e a implantação de uma ciclovia com 5,6 quilômetros e três metros de largura, com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Nesta etapa, estão em andamento os serviços de terraplanagem e drenagem, além da construção do trevo completo, viaduto com quatro alças internas e quatro externas, que permite a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. As alças têm largura de 7,5 metros e as pontes com dimensões de 10,8 metros de largura por 54,6 metros de extensão, localizadas na avenida dos Oitis, sobre o Eixo Norte-Sul.

Anel Sul

O governador Wilson Lima também vistoriou, na última sexta-feira (28/07), a etapa final dos trabalhos no Complexo Viário Anel Sul, que já alcança 96% de execução. A duplicação da estrada do Tarumã, na zona oeste, contempla 8,7 quilômetros da via, dos quais 8,1 quilômetros já estão pavimentados. Resta um trecho de 600 metros, nas proximidades do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que já recebe a aplicação da primeira capa asfáltica.

O Complexo Viário Anel Sul - antiga avenida do Turismo - vai desafogar o trânsito da avenida Torquato Tapajós. A via vai atender a atual demanda dos veículos da zona norte da cidade, proporcionando um novo caminho com destino ao Centro da capital. O complexo vai reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, as despesas dos motoristas com combustíveis.

Serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte foram concluídos no Anel Sul. Das oito paradas e baias (áreas destinadas a embarque e desembarque de passageiros do transporte público), seis já foram finalizadas. Estão em andamento os serviços de paisagismo, iluminação, sinalização e pavimentação com aplicação da segunda capa asfáltica no trecho entre a ponte da Bolívia e o Polo Moveleiro de Manaus.

 

FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Após denúncia ao 181, Receita Federal apreende 8,5 quilos de maconha do tipo skunk camuflada em polpa de açaí

A droga estava sendo transportada por uma mulher, de 18 anos, que foi presa em flagrante no Aeroporto Internacional de Manaus
 
Uma denúncia recebida pelo 181, o Disk-Denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e transmitida à Receita Federal, resultou na apreensão de 8,5 quilos de maconha do tipo skunk. A droga foi encontrada dentro de uma caixa com polpa de açaí, que estava com uma mulher, de 18 anos, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, na zona oeste de Manaus.
 
A denúncia foi repassada ao 181, coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, por volta das 15h. As informações indicavam as características da suspeita e informava que a mulher iria embarcar em um voo com destino a São Paulo, durante a madrugada desta segunda-feira (31/07), com drogas.
 
As informações foram transmitidas para as equipes da Receita Federal que, durante a abordagem, confirmou as informações repassadas na denúncia.
 
Durante revista, os agentes encontraram dentro de uma caixa de isopor, camuflada com polpa de açaí, cerca de 8,5 quilos de maconha do tipo skunk.
 
A suspeita e a droga foram encaminhadas para a Polícia Federal.
 
FOTOS: Divulgação/SSP-AM
 

Prefeitura de Manaus recupera calçada e meio-fio em frente à escola municipal no bairro Compensa

As equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), recuperam, nesta segunda-feira, 31/7, setenta metros de calçada e meio-fio em frente à escola municipal Carlos Gomes, localizada no conjunto Ipase, bairro Compensa, na zona Oeste da capital. 

“A calçada da instituição de ensino estava completamente deteriorada. Nós fomos acionados e, imediatamente, o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, determinaram a vinda das equipes da Seminf para que pudéssemos executar os serviços o quanto antes, garantindo a mobilidade de alunos, pais e funcionários, principalmente”, afirmou o subsecretário municipal de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão.

Uma equipe composta por dez homens atuou, inicialmente, na limpeza de toda a área ao redor da escola, para que os serviços de confecção de calçada e meio-fio pudessem ser iniciados. Quem passa pelo local, se mostra satisfeito com a obra. 

 


“Eu tinha medo de passar por aqui e tropeçar com minha filha, porque essa calçada realmente estava horrível. É muito bom ver o pessoal da prefeitura aqui fazendo essa obra e eu agradeço ao prefeito David e ao secretário Renato, porque antes a gente tinha que passar com as crianças pela rua, passando perigo entre os carros. Estou torcendo para que a calçada fique pronta o mais rápido possível”, afirmou a dona de casa Elaine Soares.

Após concluídos os serviços, as equipes do Distrito de Obras responsável pela área seguem para outros trabalhos emergenciais em bairros da zona Oeste de Manaus, com a meta de devolver a trafegabilidade segura aos moradores.


Fotos:Márcio Melo / Seminf


Dignidade: Feira comunitária da zona Leste recebe estrutura de água tratada

O local recebeu uma força-tarefa da concessionária, que implantou mais de 300 metros de tubulação para beneficiar mais de 130 trabalhadores.

A partir deste mês, mais de 130 feirantes da feira comunitária da comunidade Nova Vitória, no bairro Santa Inês, zona Leste da cidade, começam a receber água tratada nas torneiras. O benefício chega aos trabalhadores por meio da estrutura implantada no local após regularização da área. 


Ao todo, mais de 300 metros de tubulações estão em implantação. Cada box passa a ter um hidrômetro que irá garantir o acesso ao líquido. No local, os trabalhadores já comemoram a nova realidade que irá proporcionar um retorno positivo em relação ao relacionamento com os moradores e clientes.

“Hoje estamos sendo contemplados pela Águas de Manaus com este benefício, que é ter água de qualidade. Primeiro fomos atendidos nas casas da comunidade e agora aqui na feira. Com isso vamos poder ofertar produtos limpos. Aqui vamos trabalhar com peixe, corte de frango, produção de comidas e nisso tudo essa água vai ajudar, pois os clientes vão ver que tudo é higienizado”, destaca um dos representantes dos feirantes, Jerônimo de Araújo.


Com a chegada da estrutura, cada feirante receberá, também, o primeiro acesso a um comprovante de residência. “A partir de agora vamos poder trabalhar legalmente, pois teremos um documento comprovando que existimos. Uma parte da feira existe há cerca de 8 anos, mas foi somente com a chegada desta nova que conseguimos este benefício. Estamos todos muito satisfeitos”, relata outro representante da feira, Lourival da Silva.

Relacionamento

A obra é resultado do relacionamento que a empresa consolidou com as comunidades, por meio do programa Afluentes. O local recebeu visitas da equipe da Responsabilidade Social, que orientou sobre o consumo consciente, e do setor de cadastro. Por se tratar de uma área de vulnerabilidade social, todos serão inseridos na Tarifa Manauara.

“No primeiro semestre levamos água para a comunidade Nova Vitória. Daí surgiu a necessidade de irmos além e contemplarmos esses trabalhadores, pois acreditamos que o saneamento se faz através de estruturas, mas, principalmente, através do relacionamento da empresa com os moradores de Manaus”, ressalta o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz.


Fotos: Divulgação 

Prefeitura realiza 2º esquenta do ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’ na praça revitalizada do Jorge Teixeira

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Limpeza Urbana (Semulsp) e do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), reinaugurou, no domingo, 30/7, a praça de alimentação e o anfiteatro do Jorge Teixeira, localizado na rua Lírios, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

A praça foi reinaugurada em grande estilo, sendo palco do 2º esquenta do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que reuniu atrações locais, como os artistas Guto Lima, Maykinho, Oz Bebes e palhaço Lero Lero.

O vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente no local e reforçou a importância das mudanças que a gestão do prefeito David Almeida vem realizando. “O prefeito David tem conseguido transformar a cidade em várias frentes. A praça do Jorge Teixeira é mais um exemplo desse árduo trabalho e empenho, e tudo isso, junto ao maior evento que é o ‘#SouManaus’. A cidade está vivendo um novo tempo de transformação. Estamos aqui comemorando a reinauguração da praça e dando o pontapé no festival que, sem dúvidas, vai marcar a história cultural de Manaus”, destacou o vice-prefeito.

Rotta conheceu a nova estrutura da praça e realizou a entrega dos crachás para os permissionários, como forma simbólica de oficializá-los como servidores da Prefeitura de Manaus, pelo importante papel de prestar serviço à população manauara.

 


A revitalização da praça do Jorge Teixeira dispõe de nova pintura, reformas dos oito boxes, novo telhado, reforma do palco, iluminação pública, estruturas internas e externas, limpeza e ampliação dos banheiros com acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs), além de melhorias do espaço em geral.

Segundo o titular da Semtepi, Radyr Júnior, a revitalização foi concluída em tempo recorde. “O prefeito David pediu que reformássemos o espaço aos empreendedores, e, em tempo recorde, a Semtepi, em parceria com a Semacc, reformou e entregou. Estamos interagindo com os permissionários para trazer eventos que movimentem a praça do Jorge Teixeira, que, além de bonita, é de convivência familiar”, informou Radyr.

Para a permissionária Maria Elange, de 54 anos, a revitalização da praça é motivo de felicidade, pois vai melhorar as condições do trabalho. “Desde 2018, trabalho aqui e esperava essa transformação que, finalmente, aconteceu, com a nova gestão do prefeito, o que torna muito melhor o nosso trabalho, já que anteriormente o local não tinha estrutura para trabalhar com alimentação, além dos banheiros serem decadentes, iluminação ruim, o que diminui a segurança. Com essa reforma, tudo melhorou, estou feliz, pois, com certeza, vai atrair mais pessoas e clientes”, comentou a empreendedora. 

O festival

O #SouManaus – Passo a Paço 2023 é o maior evento de artes integradas do Norte e o segundo maior do país. O festival é realizado na área portuária da cidade, no centro histórico da capital, nos dias 5, 6 e 7 de setembro. “A Prefeitura de Manaus está preparando o maior #SouManaus de todos os tempos”, assegurou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

 

Fotos*– Antônio Pereira/Semcom e Phil Limma/Semcom


ADS realiza duas edições especiais de Feira de Produtos Regionais em Manaus

As edições das feiras especiais acontecerão na área externa da Secretaria de Educação e da Superintendência de Habitação
 
O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realiza duas edições especiais da feira de produtos regionais, nesta segunda-feira (31/07), iniciando pela manhã, na sede da Superintendência de Habitação (Suhab), das 8h às 13h, na Av. Efigênio Salles, 1.570, Aleixo, zona centro-sul. E pela tarde, às 13h, na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, localizada na rua Waldomiro Lustoza, 250, bairro Japiim II, zona sul da capital.
 
Para estas edições especiais, as feiras contarão com diversos estandes para feirantes comercializarem hortifrútis, alimentos frescos e saudáveis, artesanatos de pulseiras, artes em madeiras, além café regional nas duas edições, entre outros produtos oriundos da agricultura familiar e itens da economia criativa e solidária.
 
A programação beneficia cerca de 18 feirantes nestas edições, e tem por objetivo de atender ao público que se encontra diariamente nos órgãos públicos, sendo 1 mil servidores internos, além dos pais de alunos e moradores das regiões da zona sul e centro-sul.   
 
“Essa feira de edição especial acontece com objetivo de gerar emprego e renda aos produtores, além de disponibilizar mais opções de feiras aos nossos consumidores amazonenses”, relatou o gerente de Feira da ADS, Diego Augusto.
 
A ADS destaca ainda que a feira de Produtos Regionais edição especial da Suhab será executada até novembro deste ano, conforme o Termo de Cooperação Técnica assinado pela diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, e pelo diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, em abril de 2023.
 
Calendário Feiras
 
Terça-feira, das 14h às 19h
Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada;
Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade Nova.
 
Quarta-feira, das 15h às 19h
Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra.
 
Quinta-feira, das 14h às 19h
Praça de Alimentação do Dom Pedro, rua José Bonifácio;
Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada.
 
Sexta-feira, das 15h às 19h
Arena Amadeu Teixeira (estacionamento superior), zona centro-sul de Manaus
Shopping Ponta Negra, no estacionamento G, zona oeste de Manaus (Produtos Regionais, Orgânicos e Agroecológicos)
 
Sábado, das 5h às 11h
Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo;
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova;
Rodovia AM 0-10, km 29 – sentido Rio Preto da Eva;
Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, Petrópolis (das 5h às 10h).
 
LEGENDA: ADS realiza duas edições especiais de Feira de Produtos Regionais na capital Amazonense.
 
FOTOS:   Eduardo Cavalcante/Seduc e Matheus Santos/Suhab
 
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Deyserreen Costa (92) 9333-8273 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

Dança contemporânea, folclórica e música popular protagonizam agenda dos corpos artísticos do Estado, em agosto

Os espetáculos paralelos às apresentações oficiais, têm a classificação livre e entrada gratuita
 
Dança, orquestra de violões e canções brasileiras vão protagonizar os espetáculos dos corpos artísticos na primeira semana do mês de agosto. As atrações são gratuitas. Na terça e quinta-feira (1º e 03/08), às 20h, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo Folguedos, no Teatro Amazonas.
 
Estreado em 2014, a atração de dança contemporânea faz uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas e, a cada edição, ganha novos formatos. O espetáculo rememora momentos das décadas de 50 e 60, quando o festival acontecia no campo General Osório, no Centro da cidade, e hoje abriga o Colégio Militar de Manaus. O palco do Teatro Amazonas se transforma em um grande arraial, enfatizando a festa popular comemorada em várias regiões do Brasil.

 
Os dias 4, 9 e 24 de agosto serão dedicados à Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam). O espetáculo de repertório popular mescla o rock e o pop; e ocupará três diferentes espaços: A estreia (04/08) será, às 18h, no Centro Cultural Palácio da Justiça; no dia 9, a orquestra se apresenta, às 14h, para os alunos do Centro de Educação Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho; e no dia 24 de agosto, às 18h, no Teatro da Instalação. Os concertos têm duração de 60 minutos.
 
O maestro da Ovam, Davi Nunes, cita que a programação acontece paralela às apresentações no Teatro Amazonas, trazendo uma abordagem mais popular de temas já apresentados no decorrer da trajetória da orquestra.
 
“Para esta proposta estamos falando de uma temática pop e também rock, que vai do Michael Jackson, Madonna até o rock nacional do Paralamas do Sucesso, Legião Urbana. Um trabalho bem diversificado”, cita o maestro. “Percebemos que o público se aproxima bastante desse tema, gosta e a reação é a melhor possível, são participativos, o que nos alegra muito”, conclui Davi Nunes.
 
No dia 6 de agosto, às 19h, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) se apresenta no Teatro Amazonas com o espetáculo que marca os 25 anos da companhia. No palco, a nova montagem de “Work Progress”, da coreógrafa Andressa Miyazato, em seguida, “Caput - Art 5”, de Jorge Garcia, que estreou este ano como parte do repertório da Circulação Amazônia - CDA 25 anos.
 
Endereços
 
Teatro Amazonas - Avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
 
Centro Cultural Palácio da Justiça - Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro
 
Centro de Educação Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho - Avenida Leopoldo Peres, s/nº, Educandos
 
FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa) | Divulgação/Balé Folclórico do Amazonas
 

Receita paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Cerca de 5,6 milhões de contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões
Cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa recebem nesta segunda-feira (31) o terceiro dos cinco lotes de restituição de 2023. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, a Receita Federal desembolsou R$ 7,5 bilhões a 5.632.036 contribuintes. Do valor total, informou o Fisco, R$ 5.585.384.236,58 referem-se a contribuintes com prioridade no reembolso.
A maior parte - 3.879.049 contribuintes - informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Prioridade legal
O restante dos contribuintes tem prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Liberada no último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet.
Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Pagamento
O pagamento está sendo feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração - como no caso de conta desativada - os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Fonte: Agência Brasil 

Sine Amazonas divulga 166 vagas de emprego para esta segunda-feira (31/07)

Distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h
 
O Governo do Amazonas, por meio do Sistema Nacional de Empregos do Amazonas (Sine/AM), administrado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga a oferta de 166 vagas de emprego para esta segunda-feira (31/07).
 
Os interessados em concorrer às vagas devem acessar o site (http://empregabrasil.mte.gov.br) para fazer a solicitação de cadastro, ou comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h.
 
Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.
 
Portal do Trabalhador
 
O candidato também poderá concorrer às vagas acessando o Portal do Trabalhador (www.portaldotrabalhador.am.gov.br), no qual irá anexar o currículo na vaga pretendida. Caso esteja dentro do perfil, a equipe de captação entrará em contato.  
 
10 VAGAS: AUXILIAR DE CARGA E DESCARGA
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em abastecimento de produtos de bebidas, disponibilidade para a execução de trabalho braçal, documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: ATENDENTE DE HORTIFRUTIGRANJEIROS
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: LÍDER DE LOJA
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
Escolaridade: Ensino Técnico completo em Mecânico e Elétrica;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em manutenção em carros de linha leve, documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: AGENTE DE PORTARIA
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter curso de Agente de Portaria, residir nas adjacências da região Centro-Oeste, documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: MOTORISTA DE CAMINHÃO
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, documentação completa e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: ATENDENTE
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir nas adjacências da Zona Leste, documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: ASSISTENTE COMERCIAL
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter vivência na área comercial, documentação completa e currículo atualizado.
 
15 VAGAS: AJUDANTE DE DEPÓSITO
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: AUXILIAR FINANCEIRO
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: TORNEIRO MECÂNICO
Escolaridade: Ensino Técnico Completo em Tornearia, Ferramentaria ou Usinagem;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em operação e regulagem de torno, vivência em usinagem e conhecimento de desenhos técnicos, documentação completa e currículo atualizado.
 
05 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 

 
04 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
03 VAGAS: AUXILIAR DE PEDREIRO
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em construção civil em geral, ter CNH categoria "B" será um diferencial, documentação completa e currículo atualizado. 
 
02 VAGAS: AÇOUGUEIRO
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: ESTAGIÁRIO DE DESIGN
Escolaridade: Ensino Superior cursando Design;
Sem experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Illustrator, Photoshop, Premiere, documentação completa e currículo.
 
02 VAGAS: OPERADOR DE MÁQUINA SACOLEIRA
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na função.
OBS: Ter curso de TBO atualizado, documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: PADEIRO
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em fabricação de pães e em panificação geral, documentação completa e currículo atualizado. 
 
02 VAGAS: OPERADOR DE MÁQUINA EXTRUSORA BALÃO
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na função.
OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado.
 
01 VAGA: SUSHIMAN
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na função.
OBS: Ter curso na área de manipulação de alimentos será um diferencial, documentação completa e currículo atualizado.
 
VAGAS EXCLUSIVAS PARA OS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS
 
01 VAGA: COZINHEIRO (ITAPIRANGA)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir no município de Itapiranga ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
02 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA (ITAPIRANGA)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir no município de Itapiranga, documentação completa e currículo atualizado. 
 
03 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (ITAPIRANGA)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo;
Com experiência na área.
OBS: Residir no município de Itapiranga, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE TRATORES AGRÍCOLAS (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “B”, ter curso de Operador de Máquinas Agrícolas e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Operador de Retroescavadeira e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
20 VAGAS: MOTORISTA DE CAMINHÃO (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter experiência na direção de caminhões pesados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “B”, ter curso de Operador de Empilhadeira com certificado atualizado, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: OPERADOR DE PÁ MECÂNICA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.

OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Operador de Pá Mecânica e Direção Defensiva, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
01 VAGA: MOTORISTA OPERADOR DE GUINCHO MUNCK (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de Operador de Munck e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
04 VAGAS: MOTORISTA LUBRIFICADOR (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter CNH categoria “D”, ter curso de MOOP e Direção Defensiva atualizados, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado. 
 
15 VAGAS: MOTORISTA JULIETA (PRESIDENTE FIGUEIREDO)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter experiência em direção de caminhões de porte tipo canavieiro, bitrens, carretas ou basculantes, ter cursos de MOOP e Direção defensiva atualizados, ter CNH categoria “E”, morar em Presidente Figueiredo ou ter disponibilidade para trabalho em regime de escala, documentação completa e currículo atualizado.
 
VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)
 
02 VAGAS: AUXILIAR DE ESTOQUE (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Informática Básica, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
02 VAGAS: TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento avançado em informática, curso de instalação e configuração de softwares, pacote Office ter a documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
02 VAGAS: OPERADOR DE CAIXA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Informática básica, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
02 VAGAS: CONSULTOR DE VENDAS (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter técnicas de negociação e comunicação, curso de informática atualizado, ter a documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
02 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental completo.
Com ou sem experiência na área.
OBS: Ter disponibilidade de horário, documentação completa, laudo e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: CARREGADOR DE ARMAZÉM (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;  
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Pacote Office, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
05 VAGAS: VIGILANTE (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Vigilante, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
05 VAGAS: ASSISTENTE DE LOGÍSTICA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Informática Básica, ter curso de NR – 11 será um diferencial, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
03 VAGAS: AUXILIAR DE DEPÓSITO (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Informática Básica, ter conhecimento em separação de produtos e armazenagem, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
03 VAGAS: PROMOTOR DE VENDAS (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;
Sem experiência na área.
OBS: Ter curso de Informática Básica, ter conhecimento em separação de produtos e armazenagem, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
 
01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio completo;
Com experiência na função.

OBS: Ter disponibilidade de horário, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
02 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA (PCD)
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;
Sem experiência na função.
OBS: Ter pré-disposição para trabalho com serviço braçal, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado.
 
15 VAGAS: OPERADOR DE CAIXA (PCD)
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
Com experiência na área.
OBS: Ter conhecimento em Informática básica, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 
 
FOTO: Henrique Miranda/Setemp
 

 

O 65º Festival Folclórico do Amazonas se encerra no ritmo das toadas dos bois-bumbás de Manaus

Cultura popular, diversidade e tradição foram abordados nos temas das agremiações do folguedo que preserva a identidade cultural do estado
 
O público acompanhou o encerramento do 65º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro, ontem à noite (29/07), ao som das toadas de boi-bumbá, que ecoaram no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo. Os tradicionais bois de Manaus Galante, Corre Campo e Garanhão se apresentaram na mostra competitiva em busca do título de campeão da modalidade Master A.
 
O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manaus. Durante 13 dias, a festa popular levou 64 grupos folclóricos ao Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, e a apresentação de seis bois-bumbás de Manaus, na sexta-feira e sábado (28 e 29/07) ao Sambódromo.
 
Boi Galante
 
Retornando à modalidade Master A neste ano, o Boi Galante, que fixa raízes no bairro da Praça 14, levou para arena a alegria de estrear na noite de sábado no grupo de elite dos bois de Manaus.
 
Com 30 anos de tradição, o Boi Galante, conhecido como o “Tricolor da Praça 14”, é um movimento cultural que reúne brincantes de várias comunidades. Na arena, o boi apresentou o tema “Amazonino Mendes, um legado de cultura no Amazonas”, trazendo alegorias e a representatividade de feitos que marcaram a história do político, falecido em fevereiro deste ano. 

 



“Retratamos a vida dele, que veio de Eirunepé e que deixou um legado cultural, como o Bumbódromo de Parintins, o Cirandodrómo de Manacapuru, o Piabódromo de Barcelos e outros legados de amor pela cultura do Amazonas”, disse o diretor de arena do Galante, Nonato Torres.
 
Estreante no bumbá e no festival, Ildete de Souza, 50, reconhece a importância de participar do evento folclórico. “Sou de São Paulo e moro em Manaus há 15 anos, e neste ano aceitei o convite para participar. Ensaiamos muito. Mais de um mês para fazer bonito nas tribos”, disse Ildete, acompanhada por um grupo de mais de 15 pessoas.
 
Corre Campo
 
O segundo a se apresentar foi o Corre Campo, o boi-bumbá mais antigo em Manaus, com 81 anos de atividades. Em busca do hexacampeonato, o “Boi do Mapa”, como é conhecido por carregar na testa o mapa do Brasil, levou para arena o tema “Corre Campo: O Boi do Brasil”, celebrando a memória dos fundadores e daqueles que lutaram em prol da diversidade e da cultura popular.
 
Entre os itens, nomes conhecidos, como o Prince do Boi, que no Festival Folclórico de Parintins é o amo do boi do Caprichoso, e no Festival Folclórico do Amazonas assume o mesmo item no Corre Campo.
 
“O grande mérito do Corre Campo não é ser o boi mais antigo, mas, sim, por trazer toda a velha guarda, pessoas com 80 e 90 anos presentes na arena. Isso é o nosso maior orgulho, o maior patrimônio é essa história”, revela Prince, há oito anos no personagem de amo do boi, nascido no bairro da Cachoeirinha.
 
Garanhão
 
Encerrando a noite e o 65º Festival Folclórico do Amazonas, o Boi Garanhão assumiu a arena explorando o tema “Camadas de História Cabocla. Ancestralidade, reexistência e tradição”. São 32 anos de existência da agremiação verde e branca, também chamada de “Boi da Cidade Alta”, originada no bairro do Educandos.
 
“O Garanhão, neste ano, vem falando sobre a origem do caboclo da Amazônia, de muitas lendas e rituais. Como os caboclos agem nos beiradões e vem trazendo muito do carimbó”, destaca o levantador de toadas, John Carlos, que retorna ao item, depois de 10 anos.
 
Quem defende o Boi Garanhão, há três anos, é o tripa do boi-bumbá Garantido, Batista Silva. “Essa troca é muito importante em todos os sentidos. Trazemos a experiência do Festival Folclórico de Parintins e passamos para equipe daqui (Manaus), reforçamos a interação entre os bois e itens. É uma fórmula que dá certo lá e aqui também”, comemora o artista, que se orgulha da nota máxima na evolução em todos os anos. 
 
Nesta segunda-feira (31/07), serão conhecidos os campeões da Categoria Ouro do 65° Festival Folclórico do Amazonas. A apuração das notas dos jurados acontecerá no auditório Daniel Gentil, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), avenida Silves, Distrito Industrial (antiga Bola da Suframa), em dois horários: às 10h, dedicado aos grupos folclóricos; e às 14h, aos bois-bumbás de Manaus.
 
FOTOS: Lucas Silva/Secom
 

Governo do Amazonas e Prefeitura de Coari repassam 120 kits de sementes de açaí para produtores rurais

A entrega ocorreu durante a realização do 1º Workshop da cadeia produtiva do açaí, em Coari
 
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e suas unidades vinculadas - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) -, em parceria com a Prefeitura de Coari, repassou, ontem (29/07), 120 kits de sementes de açaí do tipo BRS Pai D'Égua, para contribuir no fomento da produção da cultura, que está em processo de expansão.
 
"Cada produtor, envolvido na atividade e que participou do Workshop e no lançamento do Plano Produz+ Coari, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Coari, receberá esse material de 120 quilos, que potencializará o alcance de plantio de 180 hectares de área total. O esforço está centrado com essa ação, entre outras ações conjuntas, no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí na região", detalhou o secretário executivo-adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider.
 
A entrega faz parte do Plano Produz+ Coari, da prefeitura municipal, aos participantes do 1º Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, com ênfase na cultura do açaí, que ocorreu no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
 
Workshop do Açaí
 
No sábado (29/07), também ocorreu o segundo dia do Workshop da cadeia produtiva voltado para a cultura do açaí, com atividades práticas em campo, onde os participantes puderam conhecer o sistema de produção de produtores de açaí que estão iniciando na atividade, e produtores que se consolidaram no mercado.
 
De acordo com o empresário e proprietário da Agroindústria Bella Mazon, Francisco de Jesus, o workshop foi estratégico e muito importante, pois o Amazonas tem um potencial grande para a produção de açaí.
 
"Tivemos informações técnicas para os produtores, nós estamos aqui para buscar garantir a compra do produto. E uma coisa que sempre buscamos é a qualidade, para colocar no mercado de forma eficiente. E hoje, os consumidores no âmbito nacional e internacional, já fazem questão que o açaí seja nativo do Amazonas, pela qualidade e procedência", finaliza Francisco.
 
FOTOS: Emerson Martins/Sepror
 

Vacina contra Covid-19 é ofertada em 74 pontos de imunização da prefeitura nesta semana

Assegurando o acesso da população à imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus oferta a aplicação de doses contra a doença em 74 pontos de vacinação, distribuídos em todas as zonas geográficas da capital, de segunda-feira, 31/7, a sexta, 4/8. As unidades de saúde são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela campanha de vacinação na capital.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, salienta que nove das unidades da rede municipal funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, para atender as pessoas que têm pouca disponibilidade de tempo. Os demais pontos da rede municipal ofertam atendimento no horário regular, das 8h às 17h.

“O horário apertado não é desculpa para a população deixar de lado os cuidados com a Covid-19, que segue presente entre nós, e a vacina é o instrumento mais eficaz para reduzir os riscos de agravos causados pela doença”, enfatiza a secretária.

Shádia orienta os usuários a buscarem a unidade de saúde mais próxima, levando documento de identidade com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e cartão de vacina. A lista dos estabelecimentos de saúde, com endereços e horários de funcionamento, está disponível no site semsa.manaus.am.gov.br ou no link direto bit.ly/localvacinacovid19.

“A vacina é indicada a todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, portanto pais e responsáveis devem não só manter seu esquema vacinal atualizado como também levar as crianças menores de 12 anos para receber a vacina nos prazos e doses recomendados”, lembra.

A população com idade a partir de 12 anos pode buscar qualquer um dos 74 pontos mantidos pela prefeitura para receber a vacina. Já o atendimento para o público infantil ocorre em unidades específicas, sendo 14 voltadas a bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 para crianças de 5 a 11 anos.

O esquema vacinal completo abrange o esquema primário de 1ª e 2ª doses, mais dose de reforço. Os usuários podem verificar sua situação vacinal e saber qual dose devem tomar na plataforma online Imuniza Manaus, com acesso pelo endereço imuniza.manaus.am.gov.br.

Para mais informações sobre a Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, a população pode buscar as redes sociais da Semsa Manaus, no perfil @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

 

Fotos:- Divulgação / Semsa