Postagens

Mostrando postagens de março, 2023

Em Fonte Boa, governador Wilson Lima inaugura 13º Ceti da sua gestão

A nova escola de tempo integral atenderá 1 mil alunos do Ensino Médio

O governador Wilson Lima, inaugurou, nesta sexta-feira (31/03), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Naíde Lins de Albuquerque, no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus).  No evento de entrega do 13º Ceti da atual gestão, também foi inaugurado o 50º laboratório de robótica – o Espaço Maker - da rede estadual de educação. A ação faz parte das comemorações de 132 anos do município.  

“Nós estamos aqui comemorando o aniversário de Fonte Boa e esse é o presente que a gente pode dar. É o nosso trabalho, é a nossa dedicação, é o nosso compromisso com esse município”, destacou Wilson Lima.

A entrega do novo Ceti integra a política do Governo do Amazonas para ampliar a oferta de ensino de tempo integral no estado, uma das prioridades da Secretaria de Educação e Desporto. De 2019 até este ano, foram construídos e entregues 13 Cetis, com investimentos de R$ 257 milhões e abertura de 13 mil novas vagas na rede estadual de ensino.

A nova escola conta com 21 salas de aula e uma sala de Recursos Especiais, equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório, numa área de 7,7 mil metros quadrados.

O aluno Ramon Araújo, 17, que cursa o terceiro ano do ensino médio, conheceu a estrutura do Ceti e afirmou estar com grandes expectativas para realizar as atividades dentro do centro de educação.

“Eu gostei muito da estrutura, do que tem a oferecer para nós, tanto em questão de outras atividades, que não sejam só voltadas para dentro da sala de aula, como a área maker, o laboratório de ciências, biblioteca entre outras coisas. Agora vou poder desenvolver projetos voltados para robótica eletrônica e programação ", enfatizou o aluno. 

Espaço Maker

Os alunos do novo Ceti de Fonte Boa passam a contar com laboratório de robótica, o Espaço Maker, que faz parte do projeto “Fazer para aprender”, da Seduc. Ao todo, 50 laboratórios já foram entregues na capital e no interior, desde 2019.

O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual. No espaço, os alunos têm acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.

Investimentos

Na solenidade que marcou a inauguração do Ceti, o governador também entregou fomento do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) a associações do setor primário e anunciou obras, como o asfaltamento de ruas de Fonte Boa e a retomada da obra de construção de uma unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município. 

Participaram da cerimônia a secretária estadual de educação Kuka Chaves e secretária de Promoção Social Kathelen Santos; o prefeito de Fonte boa, Gilberto Lisboa; os deputados estaduais George Lins e Mário César Filho; o ex-deputado estadual Belarmino Lins (Belão) e o deputado Federal Átila Lins.

Ceti's inaugurados na gestão Wilson Lima*

*2019*

Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant 

Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea     

Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte  

 

2020

Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo 

 

2021

Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho  

Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença 

Ceti Hélio Bessa, em Tefé 

Ceti Dariana Corrêa Lopes, em Manaus 

 

2022

Ceti José Araújo Rodrigues, Codajás 

Ceti José Carlos Pereira dos Santos, Tabatinga

Ceti Neuza Alves Barroso, Eirunepé

Ceti Elias Mendes da Silva, Boca do Acre

 

2023

Ceti - Professora Naíde Lins de Albuquerque, Fonte Boa


FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Março Lilás: Saúde do Amazonas participa de encerramento da campanha de prevenção ao câncer de colo de útero

Campanha busca conscientizar à sociedade sobre a prevenção à doença

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta sexta-feira (31/03), da ação educativa na feira Manaus Moderna e Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no bairro Centro, zona sul de Manaus.

Participaram da ação servidores da FVS-RCP, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e de voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

A mobilização marcou o encerramento da campanha Março Lilás, que visa conscientizar a população para a prevenção ao câncer de colo de útero. Foram entregues materiais informativos sobre a doença, além de orientações sobre prevenção e tratamento.

Fabrício Melo, que é técnico da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDNT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, destaca que a mobilização buscou reforçar a importância dos cuidados para evitar novos casos da doença.

"Mostramos para a população a importância do diagnóstico da doença, da realização do Papanicolau, que é o exame preventivo que detecta alterações pré-cancerígenas precoces, e também informações sobre a vacina do HPV, que é uma forma de prevenção da doença”, destaca Fabrício.

Palestra na CGE

Uma das ações realizadas durante a campanha Março Lilás, pela FVS-RCP, foi a palestra sobre o câncer de colo de útero para as servidoras na Controladoria Geral do Estado (CGE), no dia 24 de março. Ministrada pela enfermeira da FVS-RCP, Anny Beatriz, a palestra abordou temas como a manifestação da doença, formas de tratamento e a importância da prevenção.

Março Lilás

A campanha do Março Lilás visa conscientizar a sociedade sobre o tratamento e prevenção ao câncer de colo de útero, por meio de ações educativas e informativas realizadas em todo o estado do Amazonas. O tema deste ano foi “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”.

 

FOTOS: Divulgação/FVS-R

Mulheres participam de corrida de rua realizada pelo CECF 31 de Março no Parque Lagoa do Japiim

Evento encerra as comemorações do mês da mulher e celebra o aniversário de 53 anos do bairro Japiim
 
Mais de 160 participantes, em sua maioria mulheres, que frequentam o Centro de Convivência da Família 31 de Março, administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), participaram do 1° Circuito de Corrida de Rua do Mais Vida, realizado na manhã desta sexta-feira (31/03) na pista do Parque Lagoa do Japiim, zona Sul de Manaus. O evento encerrou as comemorações do mês da mulher e celebrou o aniversário de 53 anos do bairro Japiim.
 
A corrida iniciou às 7h30 numa animação dos competidores, com idades variadas, que deram várias voltas na pista da Lagoa sob o acompanhamento dos técnicos da Seas e parceiros e dos professores do projeto Mais Vida. A preparação das atletas foi feita pela a professora Mara Regina que cuida da qualidade de vida e bem estar das participantes das aulas de ritmo e funcional, de segunda a sexta a partir das 7h30, no 31 de Março.
 
Os três primeiros lugares da competição foram ocupados pelas atletas Diene Manzoni, Cleuriza de Lima e Suzane Bentes, respectivamente, que receberam medalhas e brindes. As demais participantes foram todas contempladas com medalhas. No final da corrida foi oferecido um lanche regado a café e pão, suco, banana e melancia.  
 
A idosa Maria Alice de Sá, 69 anos, uma das participantes da corrida, que faz aulas de ritmo e funcional no centro, disse se sentir prestigiada em participar das atividades, considerando um local excelente onde tem feito vários amigos. “É bom ter um local de acolhimento, que nos oferece amplas oportunidades para ter uma vida saudável”, admitiu.  

Outra que se diz irradiante com a programação oferecida pelo centro no dia de hoje foi a aposentada Norma Queiroz, 59 anos, moradora do Japiim. “Adorei participar da corrida, foi um momento ímpar em minha vida”, admitiu, informando que faz funcional e ritmos no 31 de Março.
 
O professor do projeto Mais Vida, Marcio Oliveira, disse que durante todo o mês de março o centro realizou várias homenagens ao público feminino, sendo a corrida o atrativo final. “Foram feitas várias atrações como aulão, bazar, e hoje estamos finalizando com a corrida de rua, com chave de ouro, por conta da ampla participação das mulheres do centro”, sintetizou.
 
Como toda corrida, é necessário fazer os acompanhamentos dos atletas, com água e no cuidado físico, principalmente se tratando de pessoas com idades variadas. Os instrutores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceram serviços de aferição da pressão arterial sanguínea aos atletas antes e depois da corrida. “Se trata de um exame importante para saber como está o batimento cardíaco do coração das pessoas”, disse a instrutora Jôney Cavalcanti.
 
Esporte X programas sociais
Entendendo que o esporte começa na comunidade, o corredor amazonense. Sandro Viana, elogiou a atuação e empenho das mulheres na corrida de rua do CECF 31 de Março. Viana considera iniciativas como essa excelente para formar novos talentos na área esportiva. “É melhor investir no esporte do que em programas sociais”, disse.
 
Após encerrar a carreira competitiva, Sandro Viana, que conquistou a tão sonhada medalha olímpica, revezamento 4x100m rasos, na China em 2008, hoje investe em projetos de esporte para novos talentos. Atualmente, é coordenador de esporte na Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), onde prepara 15 atletas amazonenses para competir na Olimpíada de Paris no próximo ano. “O governador Wilson Lima está apoiando um projeto que vai durar 15 meses chamado “Amazonas na Olimpíada de Paris em 2024”, frisou.
 
A diretora do CECF 31 de Março, Cibele Aquino, disse que o objetivo foi alcançado com a ampla participação das mulheres na corrida, que marcou o encerramento das atividades de março. “Foi o primeiro evento dessa natureza, nos levando a fechar o mês com chave de ouro”, disse, agradecendo o apoio recebido da Seas e dos demais parceiros do centro.

 
FOTOS: Jimmy Christian /Seas 
 

Detran Amazonas encerra atendimentos na ‘Câmara Cidadã’

 
Ao longo de dois dias de ação, a instituição atendeu mais de 200 pessoas
 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), encerrou, nesta sexta-feira (31/01), sua participação no evento “Câmara Cidadã”, promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e que disponibilizou serviços gratuitos à população. A ação, que iniciou na quinta-feira (30/01), ocorreu no Estádio Municipal Carlos Zamith, bairro Coroado, zona leste da capital, e contou com o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.
 
De acordo com o coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), Gilberto Lira, o Detran Amazonas levou até o local basicamente toda a sua estrutura de atendimento. “Com ela (estrutura), podemos atender questões ligadas ao licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de IPVA com a PGE”, informou.
 
O Detran-AM realizou mais de 200 atendimentos, sempre das 8h às 16h, durante os dois dias de ação. “Vim dar entrada na renovação da minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e por conta da correria do dia a dia, não consigo me locomover até o órgão. Fui muito bem atendido, de forma rápida e ainda tiraram todas as dúvidas que eu tinha”, disse o vendedor Alexon Medici, de 49 anos.
 
No que diz respeito à CNH, foram ofertados os serviços de renovação, mudança ou adição de categoria, além de segunda via do documento e transferência de domicílio.
 
Apoio
Para o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André, a parceria com o Governo do Estado, por meio do Detran-AM, é de suma importância para a zona mais populosa da capital.
 
“A participação da instituição de trânsito é fundamental. A iniciativa é maravilhosa, pois é difícil para o cidadão, às vezes, se locomover ao Detran ou algum posto de atendimento nos PACs. Trazer o atendimento para a zona leste aproxima a população das entidades públicas”, declarou.
 
Ainda na oportunidade, a equipe do Detran-AM repassou detalhes dos programas sociais da instituição tais como “CNH Social”, “Motociclista Legal” e “CNH na Escola”. Na parte da Educação para o Trânsito, foi montada uma estrutura com brincadeiras e teatro de fantoches. A fiscalização de trânsito realizou uma exposição dos seus equipamentos como bafômetro, que auxiliam no momento da realização das blitzes.
 
 
FOTO: Divulgação/Detran-AM
 

Podcrest: novo episódio do podcast da Vigilância em Saúde faz homenagem às mulheres

Episódio aborda as conquistas e lutas dos direitos das mulheres
 
O nono episódio do Podcrest já está disponível. O podcast sobre Saúde do Trabalhador, faz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, e está disponível em: www.fvs.am.gov.br/podcrest.
 
O Podcrest é produzido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
 
Este episódio, com o tema “Mulheres: lutas, conquistas e desafios”, celebra o dia 08 de março, dia que é dedicado às mulheres, honrando as lutas para a conquistas de direitos e discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, para que retrocessos não ameacem o que já foi alcançado.
 
“Neste episódio saudamos todas as mulheres das mais diversas culturas, etnias, idades, cores e honramos as suas lutas para a conquista e manutenção de seus direitos”, destaca Ana Cristina Régis, fonoaudióloga do Cerest-AM.
 
Na edição do Podcrest, os ouvintes contam com a apresentação das fonoaudiólogas do Cerest-AM, Socorro Soares e Ana Cristina Régis. A edição também conta com a entrevista da mestra em Sociologia e assistente social da SES-AM, Marklize Siqueira.
 
‘Podcrest’
O “Podcrest – Conversas e Referências em Saúde do Trabalhador” é um podcast que contempla recurso de educação em saúde voltada para a saúde do trabalhador e destinada a profissionais de saúde, de educação e de produção rural, instituições e associações, além da sociedade em geral.
 
A iniciativa é uma forma de estabelecer conexão do trabalhador com o Cerest-AM e técnicos que desenvolvem as atividades profissionais no setor integrante da FVS-RCP. Por meio da ferramenta, são realizadas interações, uso de linguagem informal, levando aproximação e conhecimento de forma mais leve e de entendimento fácil para o público.
 
FOTO: Maurício Neto/FVS-RCP

Fapeam abre inscrições para editais destinados a cientistas mulheres no Amazonas

Editais integram a linha estruturante “Meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo científico”

Com investimentos de R$ 5.144.000,00, o Governo do Amazonas disponibiliza oportunidades para pesquisadoras do estado submeterem projetos no âmbito do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os recursos serão aplicados por meio dos programas de Desenvolvimento e Inovação para a Educação Básica (Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência); de Empreendedorismo Feminino em CT&I (PEF/Fapeam), Mulheres + STEM; e de Apoio a Pesquisas Desenvolvidas por Mulheres no Setor Primário (Agromulher/Inter). 

Os dois primeiros, Prodeb/Inter e PEF/Fapeam recebem propostas até o dia 20 de abril. Podem submeter propostas pesquisadoras da capital e do interior, por meio de formulário online específico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível no endereço eletrônico: www.fapeam.am.gov.br  

Para acessar o formulário, a proponente deve utilizar login e senha previamente cadastrados. Novas usuárias podem realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. 

Os editais integram a linha estruturante denominada “Meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo científico”, do Plano Plurianual 2020-2023, como política pública que visa estimular o protagonismo das cientistas mulheres e, assim, contribuir para a redução das desigualdades de gênero na ciência.   

Sobre os Programas

Com recurso financeiro de R$ 1.209.000,00, o Programa de Desenvolvimento e Inovação para a Educação Básica (Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência) objetiva fomentar projetos de pesquisa e de inovação, visando a valorização de pesquisadoras mestras e doutoras, que atuam na Rede Pública de Ensino do interior do estado, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas. 

O Programa empreendedorismo Feminino em CT&I (PEF/Fapeam) conta com apoio financeiro de R$ 1.232.000,00 para fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços ou processos, por meio de ações colaborativas entre mulheres cientistas, vinculadas a instituições de pesquisa, ensino superior ou centros de pesquisa e mulheres empreendedoras à frente de startups, microempresas ou empresas de pequeno porte, transformando ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis em áreas prioritárias em consonância com o PPA 2020-2023 do Governo do Estado do Amazonas. 

Demais editais

As inscrições para os editais do Programa Mulheres + STEM e do Programa de Apoio a Pesquisas Desenvolvidas por Mulheres no Setor Primário (Agromulher/Inter) estarão abertas, a partir de 11 de maio. Para os dois editais serão aplicados recursos financeiros de R$ 2.703.000,00, oriundos do tesouro estadual. As inscrições seguem até o dia 26 de junho, e também devem ser realizadas via SigFapeam.  

Programa Mulheres + Stem

Apoia projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação coordenados por mulheres, que incentivem a inclusão de jovens pesquisadoras nas áreas de ciências exatas e naturais, engenharias e computação, onde as mulheres ainda se encontram com baixa representatividade, a serem realizados em instituições de educação básica, ensino superior e/ou centros de pesquisa públicos ou privados sem fins lucrativos, na área de STEM. 

Agromulher/Inter

Fomenta projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação coordenados por mulheres no interior do estado que visem contribuir com o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas, em consonância com o Plano Plurianual do Governo do Estado do Amazonas – PPA 2020-2023, em áreas estratégicas. 

Confira os editais vigentes em: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos 

 

FOTO:Érico Xavier/Fapeam

Prefeitura interdita passagem subterrânea do complexo viário Roberto Campos a partir deste sábado, 1º/4

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), irá interditar a passagem subterrânea do complexo viário Ministro Roberto Campos, no sentido São Jorge em direção à rua Pará, para manutenção da rede elétrica neste sábado, 1º/4. A interdição terá início às 8h e se estenderá até as 19h do mesmo dia.

Durante o período de interdição, os motoristas terão como alternativa seguir pela avenida São Jorge, continuar pela alça da direita e acessar a avenida Constantino Nery. Em seguida, poderão acessar o retorno próximo à avenida Ayrão e seguir o itinerário pela avenida Djalma Batista ou pela própria Constantino Nery.

Transportes

O setor de divisão de transportes do IMMU comunicou as empresas que fazem a rota das linhas 118 e 122 e informou a rota a ser seguida pelos ônibus que fazem o trajeto no sentido bairro/Centro. Os ônibus vão seguir normalmente até a avenida São Jorge, depois na avenida Constantino Nery, retorno na alça próxima ao T1 (rua Ayrão), Constantino Nery, rua Pará, e depois segue itinerário normal.

 

Ilustração: Divulgação / IMMU


Prefeito sanciona lei que proíbe a instalação de medidores aéreos em Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou, nesta sexta-feira, 31/3, a Lei nº 3.024/2023, oriunda da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que proíbe a instalação dos medidores aéreos de energia na cidade de Manaus. A assinatura do documento aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com a presença do presidente da CMM, Caio André, e vereadores favoráveis à criação da legislação.

Na ocasião, o prefeito destacou que uma das questões do projeto é a poluição visual causada pelos medidores aéreos nas ruas de Manaus. A nova lei será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município (DOM). 

“Quero aqui parabenizar a câmara pela aprovação da lei, quero parabenizar todos os vereadores pela postura. Nesse momento acabo de sancionar uma lei aprovada pela câmara municipal que vai para publicação no dia de hoje. Ela trata exatamente sobre a questão visual da nossa cidade, e essa lei trata exatamente isso então, para que essas posturas não venham acontecer mais na nossa cidade. Todos aqueles cabos de fio e ainda mais com os medidores, isso traz uma poluição visual muito grande na cidade, nós estamos buscando nos adequar de uma forma mais moderna através da lei do vereador Caio aprovada”, assegurou o prefeito David Almeida.

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Caio André, acrescenta ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, um novo parágrafo único que proíbe a instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica, ressalvadas as caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.

“Todos nós estamos fazendo nosso papel, indo ao encontro do que mais anseia a população da nossa cidade. Eu acredito que a partir de agora nós temos um marco legal para tratar não só da questão dos medidores, mas principalmente das fiações aéreas que existem nos nossos postes”, completou o presidente da câmara, vereador Caio Assis. 

O projeto foi aprovado em votação final, depois de ter passado por duas comissões na Casa Legislativa, atestando a constitucionalidade da matéria: Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); e Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).


Fotos: João Viana e Antônio Pereira / Semcom


Japiim completa 54 anos e ganha mais de 60 ruas recapeadas pelo ‘Asfalta Manaus’

Os moradores do Japiim, na zona Sul de Manaus, comemoram 54 anos de existência do bairro e recebem de presente o programa “Asfalta Manaus”, executado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). De acordo com o prefeito David Almeida, todas as ruas do conjunto receberão recapeamento.

“O ‘Asfalta Manaus’ está aqui no Japiim desde o ano passado. Nós recuperamos 62 ruas e agora nós vamos recuperar mais 38. Hoje, é aniversário do bairro, e estamos debaixo desse sol, e todos sabem que, com sol, tem asfalto. Assim que as chuvas passarem, nós vamos intensificar os trabalhos em todas as zonas da cidade. Nós temos nossas limitações em função do tempo, da chuva, mas quando abre o sol, já entramos com asfalto”, afirmou Almeida.

Nesta sexta-feira, 31/3, as equipes executam os serviços nas ruas A 3,  A 13, A 15, A 16, A 17 e A 18. São três frentes de trabalho no conjunto 31 de Março. O programa “Asfalta Manaus” recapeou, só esta semana, 22 ruas no bairro. 

 

Equipes com mais de 50 trabalhadores atuam com máquinas retroescavadeiras, rolos compactadores, vibroacabadoras, espargidores e caçambas, nos serviços de recapeamento, que já mudam a infraestrutura no bairro do Japiim, como destaca o secretário de Obras, Renato Junior. 

“Só esta semana, já aplicamos mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica aqui no Japiim, e é asfalto de qualidade, com larga espessura, para garantir que os moradores tenham acessibilidade, com asfalto novo, sem buracos, e no pacote de verão a outra parte do Japiim será recuperada. Essa é a determinação do prefeito David Almeida de reescrever a história da infraestrutura na nossa cidade”, assegurou Renato Junior.

Os moradores passaram mais de 50 anos sem receber serviços de recapeamento asfáltico no conjunto 31 de Março, é o que afirma Arlene Mafra, 66 anos, que acionou a prefeitura e, imediatamente, foi atendida. 

“Nós fizemos um ofício para a prefeitura e as máquinas vieram. A minha rua estava completamente tomada por buracos, eu não conseguia nem sair de casa para ir fazer a minha caminhada aqui no conjunto, porque a buraqueira não deixava. Antes, só vinham aqui tapar uns buraquinhos, iam embora e depois ficava muito pior, agora não, estão asfaltando as ruas todas, e eu agradeço ao prefeito David Almeida e ao secretário Renato Junior”, disse a moradora. 

A Prefeitura de Manaus trabalha diariamente em diversos bairros, ouvindo os moradores, identificando as áreas mais críticas e atuando de forma célere para levar infraestrutura de qualidade a todas as zonas da capital.


Fotos:– Márcio Melo / Seminf e Dhyeizo Lemos / Semcom

Prefeitura de Manaus entrega a nova feira do Japiim

Como forma de presentear o bairro do Japiim no seu aniversário de 52 anos, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã desta sexta-feira, 31/3, a nova feira do Japiim, localizada na avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, bairro Japiim, zona Sul da capital amazonense. A estrutura é a 5ª entregue pela gestão municipal.

“Há 40 anos que essa feira estava esquecida, recuperamos também o complexo que estava abandonado, agora estamos com uma nova praça de alimentação, climatizamos essa área da feira, para que as pessoas possam ter conforto maior, trocamos os maquinários, os móveis, freezer e geladeira, para dar melhor condição aos feirantes, fizemos uma reforma completa. isso dá dignidade ao feirante e vai atrair mais consumidores e a comunidade está mais feliz”, afirmou Almeida.


A feira municipal do Japiim, também conhecida como “União da Feira Coberta do Japiim II”, foi inaugurada na gestão do então prefeito Jorge Teixeira, em 1971, e possui área total de 873 metros quadrados.

O local, administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), gera cerca de cem empregos diretos e indiretos e possui 66 permissionários atuando em diversas atividades, entre as quais, venda de peixe, carne, hortifruti, estivas, refeições em geral, entre outras.

“O prefeito continua cumprindo o compromisso com a população, essa feira passou por um momento muito difícil, foram muitos anos de descaso, é hoje encerra-se o ciclo do descaso para iniciarmos um novo ciclo, porque do outro lado nós temos o anexo, que também estava esquecido por muitos anos, dando atenção também para quem utiliza aquela área para pegar o ônibus”,  completou o titular da Semacc, Wanderson Costa.

Estrutura

A feira recebeu novo telhado, forro, banheiros com acessibilidades, iluminação nova, revitalização dos boxes, piso e identidade visual moderna. O espaço foi todo revitalizado, além do embelezamento da parte externa, com a instalação de um jardim e a reforma do complexo da feira do Japiim, onde aproximadamente seis boxes, além de uma parada de ônibus, foram totalmente reestruturados.

O complexo fica do lado oposto à feira e, há mais de 30 anos, não recebia reforma e nem manutenção. A parada de ônibus, uma das principais da via, recebe melhorias na infraestrutura de ferro, reforma do telhado, bancos, piso e nova pintura. A feira foi reformada com recursos próprios. 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuou nos serviços de recapeamento das vias ao redor da feira, além dos serviços de drenagem superficial, recuperando a estrutura do meio-fio, calçadas e sarjetas no entorno.

O estacionamento da feira do Japiim foi todo recapeado pela equipe de Obras e, além disso, são construídas novas vagas de estacionamento para atender o anexo.

Novidades da feira

A nova feira do Japiim está climatizada com condicionadores de ar,  oferecendo ainda mais conforto aos clientes e permissionários. Além disso, o local conta com internet gratuita, deixando todos conectados.

Já os permissionários estão ganhando, pela primeira vez, equipamentos novos, como fogão industrial, freezer, chapas para sanduíches, ventilador industrial, geladeira e tudo mais necessário para que possam trabalhar com muito mais conforto e dignidade em um espaço totalmente humanizado, gerando mais empregos e rendas

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

HPS João Lúcio procura por familiares de paciente internado na unidade

O paciente está aos cuidados da equipe de intensivistas do hospital

O serviço social do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), pede ajuda para encontrar os familiares de um paciente que está internado na unidade desde o dia 29 de março.   

O paciente foi levado à unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), após ser vítima de agressão física. O homem está entubado, aos cuidados da equipe de intensivistas do hospital. 

De acordo com o serviço social, o paciente possui uma tatuagem no braço esquerdo com o nome Cleide, que pode ajudar na identificação.  

A unidade pede, a quem tiver alguma informação que ajude na localização das famílias dos pacientes, que entre em contato pelos números (92) 3249-9062 e 99378-8158 ou procure o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, no bairro Coroado, zona leste de Manaus. 

  

FOTO: Divulgação/SES-AM 

  

Idam leva desenvolvimento sustentável a Borba com programas de mecanização

Ações deste ano já beneficiaram 25 produtores e mecanizaram 30 hectares

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), tem levado ações de mecanização a produtores rurais de Borba (distante 151 quilômetros de Manaus), beneficiando 25 produtores com o programa. A atividade está beneficiando produtores do ramal do Jatuarana.

As atividades, que começaram em janeiro, continuam com atendimentos de mecanização a 16 plantios de melancia e 9 melhoramentos de pastagem, totalizando até agora 30 hectares.

“Com o apoio do Governo do Estado, através do Idam, em menos de 2 anos já percebemos a melhoria na qualidade da pastagem no município de Borba. Hoje temos pecuaristas já em início de trabalho com silagem para criação de gado confinado”, ressaltou o gerente da unidade local em Borba, o técnico agrícola Aguinaldo Rodrigues.

Segundo Aguinaldo, as ações foram realizadas com maquinário cedido pelo Governo do Estado, com trator, arado, niveladora e calcareadeira. A iniciativa permite o preparo do solo para atividade agropecuária e assegura o desenvolvimento do setor primário no município de Borba.

Programas

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror), conforme o termo de convênio n° 04/2015 (Sepror / Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam / Idam).

O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção da acidez do solo através da adição de calcário. Juntamente a isso, o Governo do Estado também tem trabalhado para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos, a fim de aumentar a produtividade.


FOTOS: Divulgação/Idam

Nas últimas 24 horas, 18 pessoas foram presas durante patrulhamentos realizados no Amazonas

 


 Prisões foram efetuadas em decorrência de crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo
 
Entre a manhã de quinta-feira (30/03) e as primeiras horas desta sexta-feira (31/03), 18 pessoas foram presas durante as ações da Secretaria Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). As prisões e apreensões foram efetuadas em Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã e Tefé.
Ao todo, as equipes policiais tiraram de circulação, seis armas de fogo, 22 munições e cerca de 3 toneladas de entorpecentes. A maioria das prisões foi efetuada por suspeita dos presos terem envolvimento em crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas.
No bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam um homem, de 22 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Em posse do mesmo foi apreendido um revólver, de calibre 32 e quatro munições intactas. O homem foi conduzido ao 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Policiais militares da 28ª Cicom prenderam um homem, de 34 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, no bairro Puraquequara, zona leste da capital. Os policiais apreenderam um revólver, da marca Taurus, de calibre 38, duas munições deflagradas e duas intactas. O homem foi levado para o 14ºDIP.
Interior
No município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), policiais militares prenderam um homem, de 30 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Em posse do mesmo, foi apreendido 18 porções de cocaína e um caderno de anotações. O suspeito foi encaminhado à delegacia do município, para os procedimentos cabíveis.
As outras prisões ocorreram nos municípios de Itacoatiara, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã e Tefé.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Teatro Amazonas recebe o espetáculo ‘Hearing Amazônia’ com entrada gratuita nesta sexta-feira (31/03)

Noite visa a conscientizar sobre as mudanças climáticas e terá o lançamento do projeto “We Are The Forest”, da cantora indígena Djuena Tikuna

O encontro dos sons da floresta com o jazz americano acontecerá nesta sexta-feira (31/03), a partir das 20h, no espetáculo “Hearing Amazônia: Arte é Resistência”, um concerto inédito com mais de 75 músicos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a cantora indígena Djuena Tikuna e outros artistas, incluindo alguns que já foram indicados ao Grammy. O evento será realizado no Teatro Amazonas, com entrada gratuita

O espetáculo vai ser liderado pelos músicos de Massachusetts e convidados especiais, incluindo a premiada cantora brasileira Luciana Souza, a clarinetista norte-americana Anat Cohen, o baterista ganhador do Grammy Edu Ribeiro, o percussionista Vinicius Barros e artistas locais.

O show é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), com apoio da Prefeitura de Manaus. Além disso, marcará o lançamento do projeto sobre temas socioambientais da Amazônia, “We Are The Forest”, da cantora indígena Djuena Tikuna, com a participação especial do percussionista Diego Janatã e o ativista indígena do povo kaeté-tupinambá, José Neto.

O repertório vai reunir o ritmo do jazz norte-americano, com sons da natureza reproduzidos por meio de bioinstrumentos e fazendo uma homenagem à música brasileira e indígena da Amazônia.

“A missão de proteger a floresta amazônica é uma missão de todos nós, porque o futuro é um só. Por isso, esta noite será tão especial, porque demonstra o quanto estamos empenhados em garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Dessa vez, a música será aliada na missão de conscientização e mudança de pensamento sobre as mudanças climáticas”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

O repertório da noite terá composições de artistas reconhecidamente importantes na cultura musical brasileira e internacional, tais como Tom Jobim, Baden Powell, Chiquinha Gonzaga, Evan Ziporyn e Anat Cohen.


FOTOS:Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa


Procurador do Estado do Amazonas assume cargo dentro da estrutura do Ministério do Meio Ambiente

Daniel Viegas é o novo Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável
 
O Procurador do Estado do Amazonas Daniel Pinheiro Viegas é o novo Chefe de Gabinete na Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A portaria com sua nomeação foi publicada nesta quinta-feira (30/03), no Diário Oficial da União.

Na chefia da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA) da PGE-AM desde 2019, Daniel Viegas é uma das referências na área ambiental do Amazonas.

Em Brasília, será o braço direito da secretária Edel Moraes, indicada pela ministra Marina Silva para assumir a Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável. A pasta foi criada em 2007 para promover a transição sustentável do atual modelo de desenvolvimento agrícola e rural do país.

Reconhecimento

À frente da Procuradoria do Meio Ambiente da PGE-AM, Daniel Viegas contribuiu com a regularização fundiária de todas as Unidades de Conservação do Estado, beneficiando mais de 50 mil famílias, além da consolidação de um diálogo institucional com toda a administração pública, órgãos de controle e com a população mais vulnerável à mudança climática.

“Os convites recebidos pelo Daniel Viegas do Ministério do Meio Ambiente são fruto de um trabalho árduo e dedicado que ele vem desenvolvendo na área ambiental no Amazonas desde 2011. Ele é um agregador e exímio articulador político junto às lideranças dos movimentos sociais em toda a região amazônica. É um reconhecimento da excelência dos quadros da PGE Amazonas”, destaca o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz.

A Procuradoria do Meio Ambiente da PGE-AM também tem atuado fortemente no trabalho de Concessão de Direito Real de Uso (CDRUs) coletivo por parte do Governo do Estado. Um reconhecimento dos territórios tradicionais, tanto de povos indígenas quanto de comunidades ribeirinhas e quilombolas.


A CDRU dá às famílias posse sobre as terras onde moram, marcando um avanço na regularização fundiária e no desenvolvimento da bioeconomia em áreas protegidas estaduais. Somente em 2022, o Governo do Amazonas expediu 16 CDRUs.

As ações à frente da Especializada do Meio Ambiente de Daniel Viegas também renderam bons frutos para o Amazonas na questão do manejo florestal sustentável. O Estado é o único do Brasil que tem o manejo florestal comunitário.

A referência de seu trabalho fez com que fosse escolhido para coordenar o recentemente criado Fórum de Procuradores do Meio Ambiente da Amazônia Legal (Fopema), que reúne representantes dos nove estados da região.

Currículo

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2003, Daniel tem mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Pesquisador no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, foi Assessor Jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), acompanhando processos judiciais e administrativos relativos aos Povos Indígenas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Também foi advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Regional Nordeste I, acompanhando processos judiciais e administrativos referentes a camponeses sem terra, sitiantes e comunidades quilombolas nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. Atuou ainda como advogado da Federação dos Trabalhadores Rurais em Pernambuco, assessorando Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

É Procurador do Estado do Amazonas desde 2012, atuando primeiramente na Procuradoria de Patrimônio Imobiliário e Fundiário e desde 2019 estava à frente da Procuradoria do Meio Ambiente da PGE-AM.

 
FOTOS: Arquivo PGE-AM
 


Procon/AM orienta consumidores para as compras da Semana Santa

É importante fazer uma lista do que se deseja adquirir para evitar endividamento

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM) divulgou, nesta sexta-feira (31/03) algumas orientações sobre os cuidados a serem tomados quanto às compras no período da Semana Santa e  Páscoa.

Na compra dos ovos de chocolate é importante observar se o rótulo contém informações, como data de validade, peso líquido e composição. Além da lista de ingredientes que compõem o produto. O consumidor deve ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes no rótulo não são equivalentes entre as marcas.

A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de qualquer fonte de calor, sem sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a idade recomendável para o brinquedo deve ser avaliada pelos pais. 

O Procon ressalta ainda que é importante que o consumidor tenha consciência de que, se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão “quebrados”, normalmente mais baratos, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto. Ao optar também por chocolates de fabricação caseira, as regras a serem seguidas pelos fornecedores devem ser as mesmas dos produtos industrializados, e é importante exigir sempre o comprovante de pagamento, ou seja, a nota fiscal. 

Na compra dos peixes, o consumidor deve ficar atento quanto a conservação e aparência. É preciso observar se o produto está mantido no gelo e se os olhos do peixe estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. É importante também que o consumidor verifique no rótulo se constam o registro no órgão de fiscalização competente, a indicação de temperatura para conservação, a data de acondicionamento e o prazo de validade. Depois de descongelado, é indicado que o preparo do peixe e o seu consumo sejam feitos rapidamente.

Tanto para peixes, ovos de chocolate ou quaisquer outros produtos a serem adquiridos no período, a forma de pagamento deve ser apresentada ao consumidor de forma clara e precisa. Em relação às parcelas, deve ser informado o preço à vista, o número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado. 

De acordo com o diretor-presidente do Procon, Jalil Fraxe, a principal dica para o consumidor evitar problemas nas compras e o endividamento, o melhor a fazer é pesquisar, antes de realizar qualquer compra. “Devido a variação de preços, o consumidor não deve comprar no primeiro estabelecimento comercial que entrar. Há muitos produtos da mesma marca com preços diferenciados. E caso o produto desejado ainda estiver muito caro, com a pesquisa, o consumidor poderá também optar por outro equivalente, mantendo a mesma qualidade, é por esse motivo que estamos divulgando dicas com uma semana de antecedência da Páscoa,” diz Fraxe. 

Paralelo as dicas, o Procon/AM está realizando também uma pesquisa eletrônica através do QR Code ou link para que os empresários possam divulgar seus produtos e preços no site do órgão, que estará disponível para toda a população por meio digital. O objetivo é sempre informar os consumidores sobre preços, locais e condições de pagamento, priorizando sempre a transparência no meio de consumo. A pesquisa estará disponível para a população na próxima quarta-feira (05/04) através dos canais de comunicação do Procon/AM. 

Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar o Procon/AM, na Avenida André Araújo, 1500, bairro Aleixo, zona centro-sul. O Instituto de Defesa do Consumidor atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.


FOTOS: João Pedro/ Procon-AM 



Em março, cerca de 7 mil cruzeiristas estrangeiros passaram pelo Amazonas

Dos sete navios que atracaram no Amazonas, quatro chegaram ao estado pela primeira vez, conforme dados da Amazonastur

Março registrou a chegada de cerca de sete mil cruzeiristas ao Amazonas. Ao todo, sete navios ancoraram no Porto de Manaus, Centro, zona centro-sul, movimentando o turismo local. De acordo com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), do total, quatro navios atracaram pela primeira vez no estado.

O maior movimento da temporada de cruzeiros 2022/2023 foi registrado neste mês de março, conforme adiantou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio. 

“Eles passaram por destinos como Manaus e Parintins, na região da Serra da Valéria. O destino Amazonas foi conhecido por quase sete mil pessoas, turistas internacionais. É importante frisar que isso representa um trabalho árduo, de ordenamento, formatação e promoção do destino Amazonas”, disse o presidente. 

Os turistas foram recepcionados pela equipe da Amazonastur, que também presenteou os navios inéditos no estado com placas de boas vindas. 

A temporada de cruzeiros teve início em novembro de 2022 e o último navio está previsto para maio deste ano.

Cruzeiros do mês de março

Viking Sea, 930 turistas e 480 tripulantes

Volendam, 1.718 turistas e 647 tripulantes

Seabourn Quest, 540 turistas e 330 tripulantes

Ocean Explorer, 160 turistas e 90 tripulantes - inédito 

Seven Seas Voyager, 777 turistas e 445 tripulantes - inédito

Hanseatic Spirit, 230 turistas e 169 tripulantes - inédito

 Seabourn Ventura, 264 turistas e 120 tripulantes-inedito


FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur



Homem é morto com golpes de faca em Maués


Aleson dos Santos Tavares, de 26 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (31/03), após levar facadas no peito e nas costas, na Rua Tito Leão, no Centro de Maués, interior do Amazonas.

A vitima chegou a ser encaminhada ao Hospital Geral Raimunda Francisca Dinelly, mas não resistiu ao ferimento e morreu na unidade hospitalar.

Policiais da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados par atender a ocorrência, porém durante a diligência foram informados que a vitima já estava morta no leito do hospital.

O corpo foi removido ao necrotério para os procedimentos médicos legais e liberado aos familiares. O autor da facada fugiu sem ser identificado e até agora não informações sobre a motivação do crime.

A Polícia Cívil em Maués investiga o caso.

Fonte: Polícia 24h
Foto: Divulgação/PMAM

Suspeito de matar cabo da PM morre após trocar tiros com a Polícia


Um homem suspeito de participar da morte do cabo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) João Marcos Torres dos Santos, de 39 anos, morreu e outro foi preso na tarde desta quinta-feira (30), em Manaus, após trocarem tiros com a Polícia, na comunidade Coliseu , zona Leste.

Eles foram identificados no vídeo divulgado nas redes sociais que mostra o assassinato do cabo PM no momento  em que comemorava a promoção ao posto Sargento da corporação.

O caso aconteceu na madrugada, enquanto a vítima conversava com um homem, ainda não identificado, em um bar no bairro Nova Cidade, zona Norte. A ação foi registrada por uma câmara de segurança do estabelecimento.

A prisão de um dos suspeitos foi confirmada pela Polícia Civil, que não repassou nenhum detalhe sobre a ação. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM),  as informações só serão repassadas durante entrevista coletiva marcada para esta sexta-feira (31/03), sem horário definido.

O presidente da associação das Praças de Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas, Igo Silva, disse que o cabo estava em um bar, na Avenida Margarita, com um amigo para comemorar a promoção a sargento.

Imagens de uma câmera de segurança mostram que a vítima estava conversando com um homem, quando outros dois homens se aproximam e atiram contra o cabo. O policial militar tentou pegar a arma da cintura para atirar, mas não conseguiu.

O amigo do policial, que estava próximo, também tentou evitar a ação. Ele chegou a entrou em luta corporal com um dos atiradores, mas foi baleado na perna.

Os dois pistoleiros fugiram em uma motocicleta. Um deles roubou a arma do PM. 

Em nota divulgada à imprensa, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), informou que acompanha as investigações por parte da Polícia Civil (PC) sobre a morte do cabo João Marcos Torres dos Santos, no bairro Nova Cidade, zona norte. E que está dando todo suporte à família da vítima.

“A instituição está disponibilizando o suporte psicossocial aos familiares do policial e atua na área da ocorrência, com reforço no policiamento ostensivo”, disse.

Em um video divulgado nas redes sociais o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Marcus Vinicius disse que o crime não foi contra um cabo e sim contra uma instituição centenária e que os autores seriam identificados.

”Eles sabiam que era policial, sabiam que ele estava armado, então foi ummctime contra a Polícia Militar, contra o Estado do Amazonas e eu tenho a certeza absoluta que vamos dar uma resposta a altura”, assegurou.

Veja o que disse o comandante da PM:


Fonte: Polícia 24h
Foto: Divulgação 

Programa Redes’ da Cigás inicia atividades 2023 e visa divulgar a cultura do gás natural

Foram apresentadas informações sobre a rede de distribuição de gás natural (RDGN) e procedimentos adotados para a garantia da segurança

Com a participação de grupo de graduandos do curso de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Fametro, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) deu início às atividades deste ano do ‘Programa Redes’. A iniciativa visa disseminar a cultura do gás natural (GN), apresentar as soluções energéticas a partir do combustível adotadas pela Companhia e favorecer a interação com a comunidade acadêmica.

Os alunos participaram de palestras ministradas por especialistas do corpo técnico da Cigás. Foram apresentadas informações sobre o funcionamento da rede de distribuição de gás natural (RDGN), os procedimentos adotados para a garantia da segurança e outros aspectos relacionados ao serviço oferecido à população pela Companhia, que é responsável pela distribuição e comercialização de GN.

Também foi realizada apresentação voltada diretamente à área de formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer sobre boas práticas adotadas pela Cigás no âmbito da Gestão de Pessoas. Os participantes avaliaram positivamente a iniciativa. “Os alunos irão se formar no próximo semestre e conheceram na prática o que estudaram na teoria, então, com certeza, essa visita é um ponto positivo para o futuro profissional deles”, disse o professor da instituição de ensino, Ademir Santiago Brasil.

A aluna Shirley Souza destacou o conteúdo abrangente, a abordagem educativa e as orientações aplicáveis à prática profissional na área de seu curso. Também frisou a oportunidade de conhecer melhor sobre a atividade executada pela Cigás.  Para o graduando Gercifran Soares, esse tipo de atividade acadêmica é essencial para conhecer de perto sobre o funcionamento das instituições. Ele ressaltou ainda a importância dos procedimentos de segurança adotados pela Companhia para a garantia da prestação de seu serviço com qualidade.

Além das palestras, os alunos da Fametro visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) da Cigás, responsável pelo monitoramento permanente da rede de distribuição de gás natural, 24 horas por dia, todos os dias da semana. “O (programa) Redes tem sido um importante meio de promover a interface entre a Cigás e a academia, propiciando o compartilhamento de informações e boas práticas”, destaca o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar.

Como participar

Em 2023, o Redes completa 11 anos. Ao longo desse período, o programa contou com a participação de diversas instituições locais de ensino superior, como a própria Fametro, Universidade Nilton Lins, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro Universitário do Norte (Uninorte), entre outros.

Instituições de ensino interessadas em participar do ‘Programa Redes’ podem enviar a solicitação para a Cigás para o e-mail institucional: comunicacao@cigas-am.com.br, informando sobre o curso interessado em realizar a visitação, quantidade de participantes e objetivo específico com a realização da atividade. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Um roteiro especial é produzido a fim de buscar atender as demandas específicas de cada grupo de alunos.

 

FOTOS: Cristiana Gomes/Cigás

 


Asfalta Manaus’ da prefeitura recupera trecho de 320 metros no bairro Parque Dez de Novembro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), reforça os serviços de recapeamento asfáltico nesta quinta-feira, 30/3, na rua Saporo, no Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul. A ação faz parte do programa “Asfalta Manaus”, que recupera 320 metros de asfalto no bairro. 

“Só aqui no Parque 10, mais de 100 ruas foram executadas. É por meio do site ‘Asfaltômetro’ que a população pode conferir o nome de todas as ruas, nos bairros e zonas da capital. Vale ressaltar que o site atualiza mensalmente e o número só cresce. Na gestão do prefeito David Almeida, o nosso trabalho não para”, assegura o secretário de Obras, Renato Junior. 

A rua Saporo recebe uma média de 230 toneladas de asfalto em toda a extensão. “A equipe acompanha o início da execução dos serviços de recapeamento nesta rua do bairro Parque 10, que estava deteriorada, com muitos buracos”, afirma o engenheiro da Seminf, Rafael Caputti. 

Conforme relato de moradores, a via estava em condições precárias, pois há 15 anos não recebia serviços de infraestrutura. O empresário Rony Silva, de 53 anos, mora há 27 anos no bairro e relata que ao longo desses anos as ruas ficaram abandonadas. 

“Foram anos de espera pelos serviços. A gente sabe que infraestrutura não é luxo, é necessidade e dignidade, e foi a gestão do prefeito David Almeida que implantou o tráfego, o asfalto, as drenagens e, fora isso, a atenção que é importante para o nosso bairro”, salienta o morador. 

O “Asfalta Manaus” é fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, que visa recapear 10 mil ruas na capital. Conforme a última atualização do site “Asfaltômetro”, no momento 1.961 ruas foram asfaltadas na capital.


Fotos: - Márcio Melo / Seminf


Recital no Museu da Cidade realizado pela Prefeitura de Manaus marca aniversário de Thiago de Mello


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou uma comemoração, nesta quinta-feira, 30/3, em homenagem ao poeta Thiago de Mello, in memoriam, pelos 97 anos de vida dedicados à poesia e à liberdade, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no centro histórico. O evento reuniu uma plateia composta por escritores, alunos, amigos, admiradores do poeta e a imprensa

O presidente do Concultura, Tenório Telles, fez uma palestra sobre a importância e o valor dos poetas e suas obras ao longo da história da humanidade, e como a arte de relatar com emoção a vida sempre teve um alto valor para a sociedade. "Ao ponto de reis e governos terem seus poetas oficiais", ressaltou. 

O recital “Vento Geral" teve a participação de um grupo de alunos mestrandos do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que recitaram vários poemas de Thiago de Mello. A programação contou ainda com a palestra proferida pela professora Cássia Nascimento, da Faculdade de Letras da Ufam, que abordou a vida e a obra do poeta. 

"Fiz uma apresentação voltada para os alunos do ensino médio que conheciam pouco da vida e obra do nosso grande referencial, poeta Thiago de Mello, por isso esclareci os fundamentos da poesia e poema", disse Cássia. 

A professora apoiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus em realizar eventos que reverenciem e mantenham viva a memória de artistas e personalidades importantes para a cultura, como o poeta Thiago de Mello.

A filha do poeta, Isabella Thiago de Mello, relatou a vida de seu pai desde o princípio quando decidiu largar uma carreira promissora de médico para se dedicar às letras como jornalista e poeta. "Foi num encontro com o poeta Carlos Drummond de Andrade que meu pai lhe deu um caderno com algumas poesias, que ele recebeu o conselho de não largar a medicina porque os poetas de então tinham uma profissão que lhe desse emprego para poder lhe dar sustento e ser poeta", contou. 

Foi das publicações de seus poemas, presenteados a Drummond, publicados em vários jornais, que Thiago de Mello passou a trabalhar como jornalista com carteira assinada e iniciou sua longa e prestigiada carreira. A poesia de Thiago de Mello segue viva e inspirando os jovens em nossos dias, com sua mensagem de vida e esperança.


Fotos: Divulgação / Semcom


Polícia Civil prende homem condenado por furto de cabo telefônico de empresa localizada na zona oeste

O indivíduo já estava sendo investigado por tráfico de drogas e homicídio
 
Nesta quinta-feira (30/03), por volta das 10h, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 25° Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu, Renato dos Santos Palheta, 33, condenado pelo crime de furto de cabos telefônicos de uma empresa localizada na rua 23 de Junho, bairro da Glória, zona oeste de Manaus, no ano de 2017. O indivíduo já estava sendo investigado por tráfico de drogas e homicídio.
 
De acordo com o delegado Leonardo Marinho, titular do 25° DIP, no dia do ocorrido, por volta das 3h, Renato e outro indivíduo subtraíram um rolo de cabo telefônico, medindo 20 metros. O comparsa de Renato escalou o poste e com uma faca cortou o cabo, enquanto Renato ficou aparando e colocando o referido cabo dentro de um saco de fibra.
 
“No momento da subtração, o alarme da empresa soou e a polícia foi acionada. Após buscas, os policiais conseguiram localizar os denunciados, no momento em que estavam descascando os cabos para, posteriormente, queimar e retirar o cobre. O material furtado e a faca utilizada no crime foram apreendidas”, disse Marinho.
 
Conforme o delegado, o indivíduo passou a responder em liberdade, entretanto, no dia 30 de janeiro deste ano, foi decretado mandado de prisão em razão de sentença condenatória, pela 2ª Vara de Execução Penal da Comarca de Manaus.
 
Denúncias
O delegado pede a população que formalize denúncias de localização de foragidos e quaisquer fatos ilícitos pelo número (92) 9962-2300, WhatsApp da unidade policial, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
 
A delegacia está localizada na rua Rio Xanxerê, s/n, bairro Armando Mendes, zona leste da cidade.
 
Procedimentos
Renato foi condenado por furto. Ele será encaminhado para audiência de custódia, e ficará à disposição do Poder Judiciário.
 
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.

PC-AM divulga imagem de jovem que desapareceu no bairro Colônia Oliveira Machado

Informações podem ser repassadas pelos números (92) 3667-7713, disque-denúncia da Deops, ou 181, da SSP-AM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), solicita ampla divulgação da imagem de Jhulyanne Souza de Melo, 22, que está desaparecida desde segunda-feira (27/03), por volta das 17h, após sair de sua casa, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.
Conforme Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Deops, Jhulyanne saiu sem informar para onde iria, desde então, não retornou e nem deu notícias aos familiares.
A delegada Catarina Torres, titular da unidade policial especializada, destacou que o apoio da população por meio do compartilhamento da imagem da jovem desaparecida, principalmente nas redes sociais, é primordial para localizá-la e trazê-la ao convívio familiar.
Colaboração
A PC-AM solicita a quem saiba a localização de Jhulyanne, que as informações sejam repassadas por meio dos números (92) 3667-7713, disque-denúncia da Deops, bem como pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
A Deops está localizada nas dependências do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na avenida Professor Nilton Lins, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
FOTOS: Divulgação/PC-AM.

Escola André Vidal de Araújo da Prefeitura de Manaus realiza culto ecumênico alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dando prosseguimento à programação em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a escola municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quinta-feira, 30/3, um Culto Ecumênico, no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. O encontro contou com a participação de pais, responsáveis, professores, alunos da unidade de ensino e convidados.

Comemorado em 2 de abril, a data tem toda uma programação especial, desde o início do mês de março, com o concurso Garoto e Garota André “Vidown”, ações pedagógicas com os alunos sobre o hobby e a comida preferida, a exibição do “Cinedows”, jogos adaptados para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras atividades.

Para a diretora da escola, Rocicleide Baima, essas ações valorizam e incluem os alunos, reforçando o trabalho desenvolvido na unidade.

“Como falamos tanto em inclusão, nós procuramos inseri-los no esporte, lazer e nos atos religiosos para eles participarem, e ter essa interação  com a sociedade. Nesta nova gestão, estamos cada vez mais promovendo esses eventos, pois os alunos precisam estar presentes e fazer parte de todo o contexto social”, ressaltou.

A doméstica Fabrícia Rose Medeiros Ribeiro, 39 anos, mãe da aluna do 2º ano do ensino fundamental, Júlia Camila Ribeiro Sena, 12 anos, sempre participa dos eventos da escola. Ela destacou o cuidado que a equipe pedagógica tem para com os estudantes e familiares.

“É uma programação que reforça com a sociedade que os autistas existem, não somente no dia 2 de abril, mas em todos os dias do ano. Toda programação proporcionada pela Prefeitura de Manaus, pelo nosso prefeito David Almeida, é muito importante para firmar realmente a nossa presença no meio social, pois as nossas crianças têm várias necessidades, mas podem ter uma vida normal, precisam apenas de oportunidades e de inclusão”, salientou.

 

Fotos : Cleomir Santos/ Semed