Postagens

Mostrando postagens de maio, 2022

Prefeitura de Manaus alerta que são gratuitas as inscrições para o programa Leite do Meu Filho

A Prefeitura de Manaus alerta que são gratuitas as inscrições para o programa de nutrição infantil “Leite do meu Filho”, que garante fórmulas lácteas a crianças de 0 a 4 anos de idade, pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social.  

O programa é executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o cadastro para acesso ao benefício deve ser feito pela internet. Para isso, basta acessar o site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/programa-leite-do-meu-filho/), em que estão disponíveis todas as informações sobre o programa e o formulário de inscrição (https://forms.gle/ugSwAjmxy2DdtRHt9), que deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis pela criança.

Para o cadastro é necessário RG e CPF do responsável legal, comprovante de residência, número do NIS, Certidão de Nascimento, Caderneta de Saúde e Cartão do SUS da criança.

Para crianças menores de 1 ano também é necessário apresentar prescrição médica, com CID e justificativa para a substituição do leite materno pela fórmula infantil, conforme situações clínicas especificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A informação sobre aprovação ou não do benefício pode ser consultada também no site da Semsa, 30 dias depois da realização do cadastro.

Os que não conseguirem realizar o cadastro pela internet, podem procurar umas das centrais de atendimento, localizadas na rua Comandante Paulo Lasmar, conjunto Santos Dumont, zona Centro-Sul, e no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, 2.985, Cidade Nova, zona Norte, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Foto: Divulgação / Semsa

Com faixa de areia reduzida, prefeitura orienta banhistas para bom uso da Ponta Negra

O rio Negro atingiu, nesta terça-feira, 31/5, a marca de 29,47 metros, sendo até agora a 8ª maior enchente já medida nos últimos 120 anos. Com a subida das águas, uma parte da praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, está encoberta pelas águas escuras do rio Negro, deixando o ambiente ainda mais bonito para contemplação da cheia.

Nas últimas 24 horas, o rio subiu 3 centímetros e a Prefeitura de Manaus vem monitorando a cheia, que reduz a área de praia da Ponta Negra. O poder público municipal reforça as orientações para segurança dos banhistas quando a faixa de areia fica estreita e que os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

“Apesar do rio cheio, a praia perene está nivelada. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, explica o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.

Desde 2011, a praia não desaparece mais completamente como antes sob as águas do Negro, durante a cheia. Os espaços de barracas são ajustados para propiciar conforto aos banhistas, ficando mais concentrados conforme a movimentação na praia, que é mais intensa nos fins de semana, feriados e nos dias ensolarados.

Com o alerta para o rio cheio, o Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados simples, como atenção com as crianças, que deve ser redobrada.

Praia

A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana (RJ), e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene da Ponta Negra, que tem 4,8 mil metros quadrados e foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa do complexo, no ano de 2012.

“Nossa principal orientação é para que os banhistas procurem as áreas conhecidas e demarcadas, previamente supervisionadas pelos salva-vidas. E usar de bom senso e agir com prudência. Tem pessoas que não tem tanta habilidade em nadar ou tanta afinidade com a água, e não devem negligenciar a própria segurança, nadando para longe. Pode acontecer de se desgastar fisicamente ou sentir uma câimbra, entrar em pânico e iniciar um processo de afogamento”, alerta o sargento do Corpo de Bombeiros, Leandro Nunes.

Segurança

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.


Fotos: Divulgação / Implurb

Encerramento do ‘Maio Amarelo’ leva campanha de conscientização para avenida de Manaus

A realização de ação educativa de conscientização sobre trânsito seguro em uma das avenidas mais movimentadas de Manaus, marcou o encerramento da campanha “Maio Amarelo”, nesta terça-feira, 31/5, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul da capital.

O “Maio Amarelo” é uma campanha internacional voltada para reduzir vítimas de acidentes de trânsito. Em Manaus, a prefeitura promoveu diversas iniciativas, para conscientizar condutores e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito.

Uma faixa de pedestre em frente a um shopping foi o local escolhido pelo instituto para fazer abordagem a motoristas e pedestres que passavam pela via. Por meio da distribuição de material informativo e orientações repassadas pela equipe do setor de Educação do IMMU, o encerramento da campanha cumpriu papel de levar mais informações à população sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito e, desta forma, prevenir acidentes.

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a prevenção de acidentes deve ocorrer durante o ano todo. “Hoje estamos encerrando a campanha com a 27ª ação do mês, junto com outras equipes da prefeitura. O trabalho do mês atingiu 70 mil pessoas diretamente, sem contar aquelas pessoas que acompanham nas redes sociais e pela mídia em geral. Isto é muito importante, porque o trânsito só vai melhorar quando as pessoas se conscientizarem que cada um tem que fazer a sua parte. Maio termina, mas não podemos parar as ações de educação de trânsito que irão ocorrer durante o ano todo”, destacou o diretor-presidente.

A autônoma Terezinha Albuquerque, 47 anos, destacou que a campanha é muito valiosa para a população. “Tem muitos motoristas que não respeitam quem está no trânsito e sequer os pedestres. Por isso, estas campanhas são importantes. Quanto mais educação, melhor, e as pessoas terão mais respeito com as demais”, afirmou a autônoma.



Fotos: Arnoudo Andrade / IMMU

Competição tecnológica incentiva à criação de soluções jurídicas no Amazonas

Amazônia Legal Hackathon 2022 tem apoio do Sebrae-AM e reunirá equipes em busca de inovação no ecossistema da Justiça

Encontrar soluções tecnológicas ao sistema judiciário visando a desburocratização, acesso à justiça e resoluções de conflitos relacionados ao meio ambiente. Esses são os objetivos do Amazônia Legal Hackathon 2022, competição de tecnologia voltada ao segmento Legaltech que ocorrerá de forma gratuita, online e aberta ao público geral entre os dias 2 e 4 de junho. 

Realizado desde 2019, o vento de inovação jurídica é uma iniciativa digital que busca engajar faculdades, escritórios, empreendedores, designers, empresas de tecnologia, governo, prestadores de serviços e outros atores do ecossistema da Justiça no diálogo e desenvolvimento rápido de soluções inovadoras, incrementais ou revolucionárias, que impactem positivamente o ecossistema da Justiça. 

Na edição deste ano, o desafio será o desenvolvimento das melhores soluções tecnológicas ao sistema do judiciário a partir do trabalho de equipes multidisciplinares, que atuarão em três categorias: desburocratização; acesso à justiça e resoluções de conflitos; e resoluções de conflitos relacionados ao meio ambiente. 

Interação

Presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Aldo Evangelista destaca a interação entre os principais desafios jurídicos no meio digital. “O Amazônia Legal Hackathon interage com esses desafios para um diálogo entre a natureza, inovação jurídica e pessoas que aqui habitam com o poder judiciário”, observou. 

A competição deste ano terá como principal novidade a interação em um ambiente virtual, o metaverso. Trata-se de um universo tecnológico criado a partir de realidade virtual, aumentada e redes sociais. “A ideia é que seja um ambiente paralelo, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva”, apontou o analista técnico do Sebrae Amazonas e curador do Laboratório de Inovação Sebraelab, Denys Cruz. 

Vencedor da competição em 2020, o advogado Claudiomiro Soares atua neste ano como um dos organizadores. Ele celebra os ganhos da experiência no hackathon. “Foi única. Possibilitou abrir a mente não só para as novas tendências jurídicas, mas ao mercado de inovação e empreendedorismo. Esse contato inicial permitiu que eu pudesse me especializar na área de startups e começar ajudar os novos modelos de negócios”, avaliou. 

O ALH 2022 é uma realização da OAB-AM, através da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação; Comunidade de Inovação Jurídica da Amazônia – INNOVALAW e Sebrae Amazonas. O evento tem ainda como apoiadores UFAM, UEA, ITN, Digital Law Academy, Portal Juristas, AB2L, Legal Hacker Manaus, Comunidade Jaraqui Valley, Comunidade Jurupary Valley e Grupo Rede Amazônica.   

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link www.sympla.com.br/evento/amazonia-legal-hackathon-alh-2022-online-no-metaverso/1579695. Mais informações no site amazonialegalhackathon.com.br.

Prefeitura amplia horário de vacinação contra a Covid-19 em unidades de saúde

A Prefeitura de Manaus ampliou o horário de vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que operam com salas de vacina para a imunização contra a doença. A medida, de acordo com o titular da Semsa, Djalma Coelho, visa facilitar o acesso da população ao serviço e garantir maior adesão dos usuários aos imunizantes.

As unidades de horário regular, que ofereciam a vacina das 9h às 16h, passam a atender das 8h às 17h, e as de horário estendido, que também vacinavam das 9h às 16h, agora funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Em média, 50 unidades distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade ofertam a vacina contra a Covid-19 ao longo da semana e aproximadamente 10 abrem aos sábados.

A lista com os locais de atendimento e os horários de funcionamento, atualizada diariamente, pode ser conferida no site da Secretaria (semsa.manus.am.gov.br) e nas redes sociais oficiais (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

“Centralizamos a vacinação nas unidades de saúde e agora estamos expandindo o horário para oferecer uma nova alternativa às pessoas que precisam se vacinar”, destaca Djalma Coelho, informando que levar os serviços para mais perto do cidadão é uma das orientações do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma diretriz da gestão do prefeito David Almeida.

O secretário observa que o estímulo à vacinação tem sido permanente e, ainda assim, um número expressivo de usuários está em atraso com a segunda dose e com a dose de reforço. “Mais de 200 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal e aproximadamente 600 mil já poderiam, mas ainda não se vacinaram com a terceira dose”.

Djalma destaca que a vacina ainda é a medida mais eficaz de enfrentamento à pandemia e que o relaxamento na atualização vacinal é um risco à saúde de todos. “Estamos em um cenário de tranquilidade, mas o aumento no número de casos em alguns lugares é um alerta, por isso, orientamos mais uma vez que as pessoas aptas a iniciar, completar ou reforçar o esquema vacinal, procurem um dos nossos pontos de atendimento o quanto antes”. 

A primeira dose está disponível para a população acima de 5 anos e a primeira dose de reforço (terceira dose no caso da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer e segunda dose no caso da Janssen), pode ser tomada pelo público acima de 12 anos. A quarta dose (segundo reforço) também está disponível para públicos específicos: pessoas acima de 50 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Os adolescentes de 12 a 17 anos de idade formam o grupo mais recente a ser contemplado com a terceira dose. Em Manaus, eles começaram a ser vacinados nesta terça-feira, 31/5, e a expectativa é de que quase 130 mil jovens nessa faixa etária procurem os pontos de vacinação.


Fotos:- Camila Batista / Arquivo Semsa


Prefeitura de Manaus monta projeto para melhorar calçada na Compensa alvo de decisão judicial

Atendendo sentença judicial de obrigação de fazer, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou nesta terça-feira, 31/5, vistoria técnica na rua Virgílio Vargas (antiga rua T8), na Compensa, zona Oeste.

Invasões urbanas consolidadas há décadas em calçadas são uma rotina encontrada pela Prefeitura de Manaus nas ruas da capital. O desafio urbanístico é buscar projetos e viabilidade para melhorar dezenas de logradouros públicos, atendendo ao Plano Diretor. E é justamente isso que técnicos do Implurb e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão realizando na referida via.

Um estudo de viabilidade elaborado pelo Departamento de Planejamento Urbano (DPLA) vai se transformar em projeto de melhoria urbanística para o logradouro para que a rua tenha um passeio de 1,50 metro ao longo da via no lado onde as residências estão localizadas, preservando a faixa mínima de tráfego no local, que é de 6,40 metros, conforme dados da Gerência de Mobilidade Urbana (GMU).

A partir da vistoria realizada hoje, em campo, a Seminf irá elaborar um projeto básico para intervenção e futura construção e correção das calçadas para cumprimento da sentença, ampliando os efeitos da decisão e atuando na melhoria de um trecho maior da via pública.

“Estivemos in loco para constatar o que é possível executar a partir da avaliação urbanística, sem prejuízo ao trânsito e ao tráfego, ampliando a acessibilidade de pedestres”, explicou o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro

Na antiga rua T8 foram identificados avanços no logradouro público, alguns consolidados há décadas e com imóveis de dois e três pavimentos. Em razão de riscos que envolvem a retirada de tipos de estruturas como estas para executar demolições, o levantamento técnico buscou alternativas para ampliar as calçadas, com segurança e reabilitação do espaço público. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até o mês de julho, em ações integradas da Prefeitura de Manaus

A ação civil pública é da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), de número 0248252-79.2011.8.04.0001. Conforme a sentença do juiz Paulo de Britto Feitoza, ”a partir do momento em que particulares constroem suas instalações em logradouro público, é dado à área pública um uso privado, contrariando a natureza do bem ocupado, que é de uso comum do povo, destinado à coletividade, não podendo ser usado para fins particulares”.

O imóvel alvo inicial da ação está localizado no conjunto Promorar, de alvenaria, e durante levantamento técnico do Implurb foi constatado que o mesmo tem o passeio livre de 1,50 metro. Ele foi construído há décadas embaixo de uma linha de transmissão de alta tensão da Amazonas Energia.

Atendimento

Denúncias sobre obras irregulares, obstrução de passeio público e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e por e-mail, para o diskordem.implurb@pmm.am.gov.br.

O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos em bom estado de conservação pelo proprietário do lote, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

 

Fotos:Divulgação / Implurb

Encontro Técnico no TCE-AM reunirá presidentes de Tribunais de Contas da Região Norte

Oito conselheiros-presidentes dos Tribunais de Contas da Região Norte participam, nesta quarta-feira (1º), do I Encontro Técnico do Grupo de Trabalho dos Tribunais da região Norte para discutir e efetivar ações relativas ao meio ambiente. O evento acontecerá das 9h às 12h e  das 14h às 16h, na sede do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

As reuniões do encontro serão transmitidas, ao vivo, pelas redes sociais do TCE-AM (YouTube, Facebook e Instagram).

Entre os Tribunais de Contas representados pelos seus respectivos presidentes no evento estão o do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins, além do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará. Também participarão do evento técnicos das Cortes de Contas de tribunais da região Norte.

O encontro será realizado para tratar da adoção de providências e efetivação de ações relacionadas ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito às políticas públicas. A ideia é, também, discutir as ameaças e oportunidades para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, e os principais riscos envolvidos.

“É uma honra para o TCE Amazonas receber estes Tribunais em nossa casa, para discutir temáticas tão relevantes à nossa realidade. A dimensão da Amazônia nos força a buscar um campo de visão sempre maior no que diz respeito às questões ambientais. Por isso, contar com os nossos colegas da Região Norte é de extrema importância nesse planejamento”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Programação

Será realizado um evento de abertura com a apresentação dos principais aspectos que compõem o cenário atual da Amazônia. Após a abertura, o cronograma de apresentações será dividido em painéis com diferentes temáticas.

Serão discutidas temáticas como a regularização ambiental e fundiária para proteção das florestas; georreferenciamento na Amazônia; mecanismos de governança e gestão; cadastro ambiental rural e grilagem de terras; regulação dos serviços ambientais; monitoramento e fiscalização das florestas; manejo florestal sustentável; tecnologias disponíveis para controle, e licenciamento ambiental.

Cada painel contará com uma mesa de debate entre os participantes, que poderão explanar ideias e compartilhar experiências da gestão de cada Tribunal de Contas estadual sobre as temáticas abordadas.


FOTO: Divulgação TCE-AM

Prefeitura realiza mais de 15 palestras em uma semana no Sine Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, durante uma semana, mais de 15 palestras para os candidatos da pré-seleção de vagas de emprego do Sine Manaus, localizado na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul da capital. As atividades fazem parte das ações em alusão ao “Mês do Trabalhador”.

Nos sete dias de palestras, 334 candidatos acompanharam e receberam as certificações em empreendedorismo, emitida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Todas as atividades foram realizadas na recepção do local, para que a população pudesse acompanhar as metodologias, enquanto aguardava atendimento.

“Seguindo as orientações do prefeito David Almeida e do secretário Radyr Júnior, essa é uma ação realizada entre o Sine Manaus e o Casarão da Inovação Cassina, que reuniu os principais temas, de forma interativa. Convocamos um time de especialistas para realizar as palestras e obtivemos um ótimo resultado. Aqui, eles puderam receber dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, empreendedorismo e marketing digital. Esse é o melhor caminho, qualificar para empregar”, destacou o chefe de empreendedorismo da Semtepi, Rafael Almeida.

Entre os principais temas que foram apresentados estão “Empreendedorismo digital”, “Ergonomia e qualidade de vida”, “Formalização de empresa”, “Atendimento ao cliente”, “Inovação” e “Comportamentos para entrevistas de emprego”. O candidato Alexandre Soares, que está desempregado há seis meses, disse que conseguiu adquirir dicas essenciais para ingressar no mercado de trabalho.

“Acompanhei as palestras e saí daqui com minha carta de encaminhamento para uma empresa no Distrito Industrial. Achei muito importante, porque, enquanto aguardava o encaminhamento, já tive uma orientação profissional, dicas de como abrir uma empresa, além de todo o incentivo que é realizado aqui. Agradeço à Prefeitura de Manaus por essa iniciativa”, explicou o candidato.

 

Fotos: Divulgação / Semtepi

Prefeitura de Manaus alinha parceria para consultoria de micro e pequenas empresas

Com intuito de fomentar a capacitação de empreendedores e enriquecer a qualidade de pequenas empresas da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), alinhou uma parceria com a SBSantiago Consultoria empresarial Eireli, para ofertar mentoria a microempreendedores locais. O objetivo da parceria visa implementar o projeto “Maturity Game 4.0″, que tem a iniciativa de envolver as boas práticas de gestão, produtividade e digital, por meio de uma plataforma gamificada, direcionada aos pequenos e médios empreendedores. A consultoria vai ocorrer no Casarão de Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico, em data ainda a ser definida.

“Essa parceria entre a SBSantiago Consultoria Empresarial e a Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, visa fomentar ainda mais a cultura empreendedora na cidade de Manaus, oferecendo uma ferramenta moderna e eficaz, onde muitas empresas pagam caro por um diagnóstico que as direcione no caminho do sucesso”, destacou o diretor de Planejamento e Empreendedorismo da Semtepi, Raymar Prado.

De acordo com o desenvolvedor do projeto, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sandro Breval, a importância dessa parceria também visa o alcance de mais micro e pequenas empresas que estão crescendo na região e reforçar os itens anteriores a partir de um “jogo”.

“Nós estamos focados nas pequenas empresas que esse projeto vai proporcionar um diagnóstico muito interessante e uma espécie de simulação das boas práticas, ou seja, vão entender sobre quais boas práticas que de fato impactam sua organização e obviamente pela própria capacitação. Então eu acho que nós poderíamos dizer que os benefícios trarão, além da capacitação, o conhecimento dessas micro e pequenas empresas para melhoria dos seus processos. A importância da Prefeitura de Manaus, nesse momento, é de buscar essa ferramenta para viabilizar obviamente o conhecimento para melhoria dessas empresas”, explicou Sandro

Etapas

As etapas do projeto são divididas em três fases: na primeira fase acontece a capacitação na qual o usuário tem a possibilidade de aprender mais sobre aspectos de maturidade e prontidão, além das boas práticas difundidas pela associação. No final desta etapa ele faz um teste de conhecimento.

Na etapa seguinte começa a interação com o jogo, utilizando um diagnóstico considerando o portfólio da empresa, as operações, estratégia, modelo de negócios, logística e pessoas.

Já na última etapa inicia as simulações, ou seja, o usuário pode escolher ou combinar as boas práticas e verificar seus impactos na empresa de forma on-line, com base no diagnóstico e características de cada uma. Por exemplo: ele consegue visualizar o impacto dos 5S nas variáveis da empresa. “No final do jogo, a empresa e o usuário terão um diagnóstico além de uma visão de impacto das boas práticas com atestado de participação”.

Fotos:Valdo Leão / Arquivo Semcom


ECP do TCE-AM promove curso voltado em mudanças na Lei de Licitações e Contratos

Focado nas mudanças promovidas pela Lei nº 14.133/2021 em licitações e contratações públicas, a Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promove, a partir desta quarta-feira (1º), o curso "Nova Lei de Licitações e Contratos".

Realizado até o dia 6 de junho, das 13h às 17h via Google Meet, a capacitação será de 16h e será ministrada pelo servidor Douglas Monteiro.

 "O foco do curso é a atualização da Lei nº 8.666 a partir da publicação da Lei nº 14.133 em 2021. A ideia é explicar as principais diferenças entre um regime e outro. Inicialmente, é um curso isolado e o plano de aulas detalha os principais pontos de mudanças", afirmou o servidor Douglas Monteiro.

O curso é voltado para servidores, jurisdicionados e sociedade civil. Os interessados deverão se inscrever, gratuitamente, pela plataforma da ECP no link https://ecpvirtual.plataformaensineonline.com/enrol/index.php?id=655 e os com mais de 75% de presença terão direito a certificado.


FOTO: Divulgação TCE-AM

Obras de contenção de erosão no bairro Cidade de Deus seguem em ritmo acelerado

As obras de revitalização de uma área afetada pela erosão de mais de 30 metros de profundidade na rua Félix, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte, seguem em ritmo acelerado. O trabalho realizado pelas equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), tem o intuito de devolver a área reestruturada, levando segurança a todos que moram no entorno. 

Os serviços intensificados, nesta segunda-feira, 30/5, estão reestruturando a área que tem aproximadamente 3.742 metros quadrados, nessa primeira etapa do serviço, com retroescavadeira e tratores que trabalham na contenção. De acordo com Renato Júnior, titular da Seminf, o local já recebeu aproximadamente 39 mil metros cúbicos de barro, e receberá a implantação de redes de drenagem profunda e superficial.

“O problema é antigo e foi ignorado pelas administrações anteriores. A erosão se formou devido à falta de manutenção e, por implantações de tubulações irregulares, causando o desgaste de todo o talude, o que formou uma cratera com 30 metros de profundidade. Iremos implantar uma escada hidráulica, que irá transportar de forma correta às águas das chuvas, sem provocar novas erosões no local”, enfatizou Renato Júnior.

Ainda de acordo com o secretário, o local apresentou diversos sinais de problemas no passado, mas foi ignorado, chegando ao ponto da erosão levar risco aos moradores. Mas com uma ação rápida determinada pelo prefeito David Almeida, a solução está sendo dada à população.

“Vamos devolver a paz e a tranquilidade dos moradores, e na conclusão do serviço, entregar uma praça para que possam ter uma área de lazer para desfrutar com suas famílias”, afirmou Renato Júnior.

Finalizado o serviço de contenção e do talude e revitalização do entorno, uma área de 641,63 metros quadrados receberá uma praça pública e um espaço de lazer levando dignidade e dias melhores à população local.


Fotos: Márcio Melo / Seminf

Prefeitura aplica dose de reforço contra a Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos a partir desta terça, 31/5

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta terça-feira, 31/5, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais. A inclusão do novo grupo na campanha de imunização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi recomendada em nota técnica pelo Ministério da Saúde.

“É mais um avanço na campanha que o município realiza, sem interrupção, desde janeiro do ano passado e que tem como objetivo garantir proteção da população contra formas graves da doença, evitando internações e mortes”, comemora o titular da Semsa, Djalma Coelho.

Segundo o gestor, a secretaria tem colocado em prática a determinação do prefeito David Almeida, de facilitar o acesso aos imunizantes por meio de pontos descentralizados e a expectativa é de que os pais atendam a mais esse chamado e levem seus filhos a um dos cerca de 50 locais de atendimento ao longo da semana para garantir a dose de reforço.  

A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo de Souza, informou que 163.507 jovens de 12 a 17 anos já tomaram a segunda dose, em Manaus, até a tarde desta segunda-feira, 30/5. Desse total, 132.003 estão dentro do intervalo para receber a dose de reforço. “Quem atingiu o intervalo de quatro meses já poderá buscar a dose de reforço, ou terceira dose, em um dos pontos de imunização distribuídos em todos os Distritos de Saúde (Disa) da cidade, que funcionam de 9h às 16h”, afirmou.

Aldeniza orienta que os usuários acessem a lista com endereços e horários dos pontos de vacinação no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).

“Os adolescentes imunossuprimidos já vinham tomando a terceira dose desde fevereiro deste ano, e agora essa vacina está aberta para todas as pessoas que integram essa faixa etária, desde que respeitem o prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. Adolescentes gestantes e puérperas também podem receber o reforço”, ressaltou a subsecretária.

Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis nos locais de imunização, portando documento de identidade com foto e cartão de vacina.

A terceira dose, de acordo com Aldeniza, também pode ser tomada por adultos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias; pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses; e idosos de 60 anos ou mais que receberam a segunda dose há três meses ou mais.


Fotos: Camila Batista / Arquivo Semsa


Bares do Eldorado são notificados pela prefeitura para retirar ‘puxadinho’ de lonas feito sobre rua

Bares do Eldorado, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, foram notificados pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para fazer a retirada imediata de obstrução sobre logradouro público na praça do Caranguejo.

Após denúncia, fiscais do Implurb constataram a irregularidade no espaço, neste domingo, 29/5, onde lonas e coberturas foram esticadas passando por cima da rua em frente a um grupo de bares na praça. O que inicialmente seria uma instalação provisória acabou se tornando definitiva, estando no lugar há mais de uma semana, segundo informações de denunciantes.

A fiscalização notificou os proprietários para a retirada imediata, sob pena de outras ações administrativas previstas no Plano Diretor de Manaus.

“A cobertura, que inicialmente seria provisória, já se configura como definitiva, com lonas esticadas e fixadas em árvores e até na fiação, infringindo o Código de Posturas da cidade, que não permite esse tipo de fixação”, comentou o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Ainda para Andrade, a irregularidade oferece risco aos transeuntes e motoristas que transitam pelo local, além de ser uma grande poluição visual.

“Imagina se a gente começar a permitir que todos os estabelecimentos de bares e similares estiquem estruturas como esta pela capital. Será uma poluição visual de grande impacto. Estamos acompanhando para que seja cumprida a notificação”, comentou.

Em caso de não cumprimento, a Prefeitura de Manaus vai tomar outras medidas para a regularidade do espaço. “Sabemos que o espaço é tradicional de Manaus, mas é preciso o mínimo de ordem urbana”, completou o arquiteto.

Demolição

Em novembro de 2021, o Implurb, em ação integrada com outras secretarias, fez a demolição de uma estrutura similar à encontrada no Eldorado, ainda mais grave. Um telhado construído em cima de uma rua para funcionar como cobertura de uma distribuidora de bebidas entrou para a lista de irregularidades incomuns já notificadas pela Prefeitura de Manaus.

A infração foi na rua da Cachoeira, São Jorge, zona Oeste. O proprietário foi notificado e multado para promover a retirada da cobertura na via pública, não passível de regularização. A demolição administrativa foi realizada para retirar parte da estrutura deixada pelo dono, que, após a multa, fez a demolição voluntária do telhado. Foram feitas apreensões de freezers e expositores de bebidas que estavam no logradouro.

As obstruções de calçadas e logradouros públicos lideram os registros de notificações no Implurb, dentro da Gerência de Fiscalização de Postura (GFP). Para Claudemir Andrade, é necessário que a população seja mais consciente quanto ao uso do que é público, não tomando áreas de uso coletivo para benefício particular.

Atendimento

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e por e-mail (diskordem.implurb@pmm.am.gov.br).

O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos em bom estado de conservação pelo proprietário do lote, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

 

Fotos:Antônio Pereira / Semcom


Em Tefé, plantão criminal do fim de semana registrou cinco casos de estupro de vulnerável

Em um dos casos, justiça decretou a prisão preventiva da mãe da vítima porque teria sido conivente com os atos do agressor, inclusive o auxiliando na fuga

O plantão criminal do último fim de semana  iniciado na sexta-feira (27) até domingo (29) – na Comarca de Tefé (distante 525 quilômetros de Manaus) registrou cinco casos de estupro de vulnerável, tendo como vítimas crianças e adolescentes. Um dos casos envolveu uma criança, hoje com 11 anos de idade, e que, segundo denúncia levada à autoridade policial, sofria agressões sexuais desde os sete anos, por parte do padrasto, dentro da própria residência da família.

Em decisão proferida no sábado (28/5), o juiz de Direito André Luiz Muquy, decretou a prisão preventiva da mãe da criança – com base no parágrafo 2.º do artigo 13, do Código Penal Brasileiro (CPB) – por entender uma conduta omissa, “permitindo a concretização de um resultado criminoso”, e que medidas cautelares diversas da prisão não seriam suficientes uma vez que, em liberdade, a mãe poderia influenciar futuras declarações da vítima, “comprometendo as investigações e possível instrução criminal”. Ainda, conforme os autos, a mulher teria colaborado para a fuga do acusado, quando a polícia foi à residência em busca do deste.

“Inicialmente cabe avaliar a tipificação exarada pela autoridade policial, a qual entende tratar-se de crime de estupro de vulnerável praticado por conduta omissiva estando a genitora na qualidade de garantidora. Ao menos neste momento, reputo por pertinente a roupagem dada à conduta. No que pese a vítima informar que sua mãe dormia nos momentos dos abusos, restou claro se estar diante de uma cegueira deliberada. A teoria da cegueira deliberada ou teoria do avestruz, desenvolveu-se na doutrina e jurisprudência norte-americanas a partir da premissa de que não se poderia permitir a ignorância propositada como defesa à imputação de um crime”, registrou o juiz André Luiz Muquy em trecho da decisão.

Em outro dos casos registrados no plantão de final de semana na Comarca de Tefé,  uma adolescente relatou ter tomado coragem para denunciar que a irmã menor sofria abusos, após participar na escola de atividades relacionadas à campanha “Maio Laranja”, que acontece neste mês em todo o País e reforça a conscientização sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

No Amazonas, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM) e demais órgãos integrantes da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, reforçaram as orientações sobre o tema e a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, que está à frente da Coij/TJAM, pediu engajamento dos magistrados do interior do Estado para reforçarem, especialmente neste mês, as ações de alerta e conscientização voltadas ao enfrentamento à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Recentemente houve um grande aumento de relatos destes abusos, acredito que isso não signifique que temos mais agressões sexuais, e sim que campanhas como o ‘Maio Laranja’ têm passado uma maior segurança para que as vítimas denunciem os abusos, sabendo que encontrarão amparo do Estado”, disse o magistrado André Luiz Muquy.

O juiz analisou que é possível observar, nos crimes contra a dignidade sexual da criança e do adolescente, que as agressões se dão de duas formas distintas: a isolada e a reiterada.

“A isolada pode ocorrer por pessoas próximas à família ou não, não tendo idade ou gênero específicos da vítima. A reiterada por sua vez, na esmagadora maioria das vezes, se dá por pessoas próximas da criança ou do adolescente, como padrastos, tios, cunhados”, afirmou o juiz. 

Esses atos de violência, destacou o magistrado, se iniciam quando a criança tem em torno de seis ou sete anos, e vai se perpetrando até que haja alguma intervenção. “A criança começa a aceitar aquilo como algo normal, fazendo parte de sua realidade, muitas vezes mantendo até um convívio harmonioso com o agressor. Nessa situação a maioria das vítimas é do sexo feminino, e infelizmente, às vezes há uma conivência da genitora ou responsável, que por medo de perder o provedor do lar – em alguns casos -, coloca-se em um estado de ignorância proposital”, analisou André Luiz Muquy.


Foto: arquivo TJAM

Prefeitura de Manaus oferta 50 vagas gratuitas para curso ‘Técnica de Vendas e Atendimento ao Cliente’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, oferta nesta segunda-feira, 30/5, 50 vagas gratuitas para o curso “Técnica de Vendas e Atendimento ao Cliente”, direcionado a jovens residentes em Manaus, que tenham entre 16 a 29 anos, e estão em busca do primeiro emprego ou iniciação profissional por meio do programa Jovem Aprendiz, com escolaridade mínima em ensino fundamental II.

O curso faz parte do edital Qualificar é Caminho Certo para Empregar e Empreender: Qualificar para o 1º Emprego, cujo objetivo é promover inclusão social, inserindo e reinserindo trabalhadores em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

“O Sine Manaus oferta diariamente diversas vagas para o mercado de trabalho e a fim de aparar essa aresta da falta de pessoas qualificadas para preencher essas vagas, a Semtepi vem colocar à disposição da população cursos de qualificação profissional. Quem mais demanda essas vagas é o setor de indústria e serviços, então para preencher essas lacunas, estamos colocando de forma simples e gratuita, vagas de qualificação profissional nessa área”, destacou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Os interessados devem ler integralmente o edital e realizar a pré-inscrição por meio do link https://institutovisaoamazonica.org/aluno/, até essa sexta-feira, 3/6. A realização da inscrição não garante ao candidato a participação no curso escolhido, pois haverá um processo seletivo conforme o edital.

O curso será realizado presencialmente em duas turmas com 25 alunos cada, no período de 13 a 27/6, na sede do Instituto Visão Amazônica, localizada na rua Nossa Senhora da Conceição, 306, Cidade de Deus, zona Leste.


Fotos:Ingrid Anne / Arquivo Semcom


Prefeitura instala ponte provisória na rua Barão de São Domingos e garante acesso às feiras do Centro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), iniciou, nesta segunda-feira, 30/5, a construção das pontes provisórias na rua Barão de São Domingo, localizada no centro de Manaus, um dos principais acessos para o escoamento da produção agrícola das feiras Manaus Moderna e Banana.

A rua vinha sendo monitorada pela equipe da Defesa Civil e já constava no cronograma de atividades da pasta, que deve construir 300 metros de pontes na faixa central da pista, com acesso nas laterais. De acordo com o secretário da Defesa Civil do Município, Fernando Júnior, outras pontes ainda serão construídas no Centro.

“Nós estamos monitorando diariamente o Centro e todo o entorno, acompanhando a subida da água e analisando onde cabe a construção de pontes. Outras ruas ainda estão previstas, como a própria Eduardo Ribeiro, mas vai depender do quanto o rio ainda vai subir, isso determina o tamanho do impacto nas áreas de acesso”, disse.

 

Além da nova ponte na Barão de São Domingo, as pontes já construídas no Bariri e na rua dos Barés devem ser estendidas. Essas decisões partem do monitoramento constante das áreas alagadas ou com potencial de alagação, que dependem diretamente dos índices pluviométricos.

 

Fotos:Divulgação/Semcom

Equipes do programa 'Asfalta Manaus 1' avançam em diferentes zonas da capital amazonense

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, realizaram nesta segunda-feira, 30/5, uma intensa fiscalização em quatro frentes de obras do programa “Asfalta Manaus 1”, por diferentes zonas da capital amazonense. A ação visa acelerar o processo de recuperação viária da cidade, transformando Manaus em referência para o restante do país.

"Nós estamos com esse desafio de recuperar 10 mil ruas em Manaus. Isso demanda tempo, um ano, um ano e meio. As chuvas diminuíram, mas ainda não foram embora totalmente e quando o sol abre, como hoje, a gente entra com as nossas frentes para recuperar as ruas. Estamos no Terra Nova, no conjunto Rio Piorini, na rua Monte Alegre do Sul recuperando uma via bem distante das ruas principais. Ela recebe a mesma atenção da avenida das Torres, da Torquato Tapajós, da estrada do Aeroclube. Essa é a mudança que a gente está implementando na nossa cidade. Vai demorar um pouco mais porque se fossemos fazer tapa-buraco, já tínhamos feito quase tudo, mas nós pedimos paciência aos moradores que em pouco tempo a gente chega na sua comunidade e na sua rua", afirmou Almeida.

O primeiro ponto visitado foi a rua B11, localizada no Japiim, zona Sul, onde 12 das 80 ruas do bairro já foram recuperadas. 

Depois, David Almeida e Wilson Lima fiscalizaram os serviços realizados no Nova Cidade, zona Norte. Na primeira etapa do “Asfalta Manaus”, as ações vão contemplar 45 vias. Já na segunda fase do programa, serão 180 ruas recapeadas, totalizando mais de 220 apenas nessa localidade.

De acordo com o operador de máquina, Gilmar Pinheiro, 57, morador da rua Patrai há mais de 10 anos, é motivo de alegria ver os serviços chegando no seu bairro. 

"Nunca tinha visto um serviço desse na minha rua. Já moro na rua Patrai há mais de 10 anos e nunca recebemos este tipo de obra. É muita felicidade ver esse trabalho. Antigamente, quando chovia, não conseguíamos nem entrar na rua por causa dos buracos. Agora, esse asfalto traz qualidade de vida. Nosso desespero era tão grande que antes os moradores colocavam cascalho nos buracos. Agora não precisamos mais fazer isso", revelou o morador.

Logo em seguida, as fiscalizações seguiram nos bairros Colônia Terra Nova, zona Norte, e Coroado, zona Leste.

Para garantir um resultado de qualidade, o trabalho é feito por etapas, com a fresagem, que é a remoção da camada antiga do pavimento, para, em seguida, a aplicação do novo asfalto, que é feita cuidadosamente. E as vias que recebem obras, também recebem nova pintura e sinalização de trânsito.


Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom


Médicas amazonenses criam aplicativo de saúde voltado para adolescentes

Como foco na saúde, prevenção de doenças e até gravidez precoce, aplicativo ‘Conta aí, Mana’ foi desenvolvido pelas médicas Sigrid Cardoso e Patrícia Brito

Durante a II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Adolescência da Amazônia Ocidental e I Jornada Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia da Adolescência, ocorrida nos dias 27 e 28 de maio, as médicas amazonenses Sigrid Cardoso e Patrícia Brito lançaram o aplicativo “Conta aí, Mana”, ferramenta que tem como principal objetivo auxiliar jovens e adolescentes a evitar doenças e gestações precoces

Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), das 7,3 milhões de meninas e jovens grávidas no mundo, 2 milhões tem menos de 14 anos.  As taxas de morbimortalidade são de 70 mil mortes de adolescentes por problemas na gravidez ou no parto. O Brasil gastou, em 2014, mais de 4 bilhões de reais com gestações não planejadas. No Amazonas, a situação não é diferente, como relata a ginecologista, obstetra e presidente da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (ASSAGO).

“Em 2019, o estado registrou 16.746 gestações de meninas com idades de 10 a 19 anos. O estado gastou mais de R$ 62 milhões com os atendimentos direcionados para estas gestações não planejadas”, diz ela.

De acordo com a ginecologista Patrícia Brito, a ferramenta digital foi elaborada com base nas principais dúvidas expressas pelas adolescentes durante as consultas. 

“Temos como propósito estender os cuidados com as adolescentes para além de nossos consultórios como forma de levar orientação, de levar suporte para esta adolescente durante a puberdade, que costuma ser uma fase difícil da vida”, explicou a. 

O aplicativo conta com ícones que oferecem informações importantes, assim como personaliza os dados, oferecendo acompanhamento em diversas áreas e sinalizando quando houver mudanças ou ações necessárias a serem adotadas pela usuária. “Ele é bastante interativo. Basta fazer o download e começar a usar. Quando você escolhe um tema, por exemplo, ‘hidratação diária’, na sequência, aparecem a função do líquido no organismo e quantos litros de água se deve consumir ao dia”, detalhou a médica Sigrid Cardoso.   

Saúde monitorada

De acordo com as profissionais, os temas abordados no aplicativo são tratados de forma leve, mas com informações precisas e atualizadas. No ícone ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), são descritos as características das doenças e agentes infecciosos como HPV, sífilis e gonorréia. 

Quando a usuária entra no campo relacionado ao ciclo menstrual, após digitar as datas da menstruação, o aplicativo mostra o período fértil, a fase ovulatória e, automaticamente, sinaliza a data aproximada da próxima menstruação. “Ao ter conhecimento dessas informações pode evitar gravidez não planejada, a usuária pode adotar o método natural de contraceptivo”, salientou Sigrid Cardoso. 

O aplicativo conta ainda com um ícone que controla o calendário vacinal. A usuária adiciona as datas das vacinas anteriores, e o ‘Conta aí, Mana’ calcula quando ela deverá tomar a dose seguinte, além de emitir alertas para avisar sobre a data da imunização toda a vez que a jovem entrar no aplicativo. 

Também é possível calcular o IMC (Índice de Massa Corporal). A usuária coloca o peso, a altura e, imediatamente, o dispositivo calcula o índice que revela a quantidade de gordura no corpo. A partir do cruzamento de dados, o  app indica se o peso está normal, se existe sobrepeso ou se a pessoa está obesa.

O desenvolvimento puberal (relativo à puberdade) pode ser acompanhado de forma visual. “Muitas adolescentes têm dúvidas se o corpo está evoluindo dentro da normalidade. Por isso, o aplicativo mostra com imagens as etapas. Assim, a usuária saberá se a sua evolução está dentro da normalidade, conforme sua idade. Se identificar anomalias, deverá procurar um médico para atendimento”, recomendou a médica Patrícia Brito. 

Se tiver dúvidas sobre onde localizar profissionais que se identificam com o atendimento para adolescentes, a usuária digita a cidade onde está e o sistema mostra os médicos da região com endereço e contato telefônico. 

Spotify

Para estimular o acesso, o aplicativo também conta com link para o Spotify (streaming de música e podcasts). A usuária tem a possibilidade de montar uma playlist e salvar a seleção musical.  Ou seja, a usuária pode navegar enquanto ouve suas músicas favoritas.

A ferramenta é colorida e conta com uma personagem interativa, a Fê, que explica tudo com linguagem leve e de fácil entendimento.  A Fê é uma homenagem às filhas das médicas. Sigrid Cardoso é mãe da estudante de Medicina, Maria Fernanda e a Patrícia Brito, mãe da adolescente também de nome Fernanda.


Arte : Divulgação

Defesa Civil recebe computadores doados pela Corte de Contas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou a doação de 10 computadores para o Subcomando de Ações da Defesa Civil (Subcomadec). A assinatura da Guia de Doação aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), no Plenário da Corte de Contas.

“Sempre que a administração pública trabalha em conjunto, conseguimos qualificar ainda mais o serviço à sociedade. O TCE-AM identificou que estes aparelhos terão uma serventia maior a outros órgãos, como o Subcomadec, que demonstrou interesse. Esperamos que a doação possa ser benéfica para o órgão, e, consequentemente, para a sociedade”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Participaram do ato o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, e o secretário-geral Harleson Arueira. Representando o comando do Subcomadec, o coronel Bombeiro Militar Clóvis Araújo Júnior, e o tenente Bombeiro Militar Aldimar também estiveram presentes.

Ao todo, foram doados 10 monitores e 10 gabinetes de CPU para o órgão estadual. O objetivo do fornecimento dos aparelhos, ainda em funcionamento, é de contribuir com a administração do Subcomando de Ações da Defesa Civil.


FOTO: Divulgação

Prefeitura apresenta projeto ‘Autoexame de Pele Virtual’ para diretores das escolas públicas

A Prefeitura de Manaus, por meio a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai promover na terça-feira, 31/5, das 9h às 10h30, na Universidade Paulista, bairro Parque 10 de Novembro, zona Sul, uma reunião técnica para apresentação do projeto “Autoexame de Pele Virtual: rastreamento de casos de hanseníase e outras dermatoses”.

O projeto pretende alcançar quase 150 mil estudantes de 257 escolas, 196 municipais e 61 estaduais, cuja apresentação será direcionada para os gestores das instituições de ensino que irão participar das ações.

A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase, Ingrid Santos, explica que, durante a reunião técnica, será feita a apresentação da metodologia do projeto para os profissionais da educação. “Essa é a última etapa de preparação para o início da execução do projeto, esclarecendo os profissionais das escolas sobre os objetivos e os instrumentos que serão utilizados, assim como as orientações que deverão ser repassadas aos pais e responsáveis, o material educativo sobre a hanseníase e também o cenário epidemiológico da doença em Manaus”, informa Ingrid Santos.

O autoexame consiste em um questionário on-line em que os alunos poderão responder em casa, com apoio dos pais, identificando possíveis alterações na pele. O projeto será desenvolvido no período de junho de 2022 a novembro de 2023 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Fundação Alfredo da Matta (Fuam).

“É mais uma estratégia da Semsa que busca investigar casos suspeitos e interromper a cadeia de transmissão, promovendo tratamento oportuno. Na comunidade escolar, a busca ativa de casos suspeitos é fundamental para o diagnóstico precoce e identificação de outros casos no ambiente familiar e social. A hanseníase é uma doença transmissível e o diagnóstico em uma criança ou adolescente aponta que houve a transmissão a partir do contato próximo e prolongado com um adulto, que ainda não está em tratamento”, explica Ingrid Santos.

Para a seleção das 257 escolas, a Semsa utilizou como critério a inclusão das instituições no Programa Saúde na Escola (PSE), além de envolver escolas do bairro Colônia Antônio Aleixo (zona Leste), que, no passado, foi local de segregação de pessoas com hanseníase.

Segundo Ingrid Santos, com o questionário on-line preenchido, a Semsa fará a avaliação dos registros enviados pela família e, de acordo com os critérios estabelecidos, será feito encaminhamentos para atendimento médico, tanto em casos suspeitos de hanseníase, quanto de outras dermatoses.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen. A transmissão da doença ocorre quando uma pessoa doente, sem tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros, transmitindo para pessoas sadias que convivem próximo e por tempo prolongado no mesmo ambiente.

Por esse motivo, as unidades de saúde devem realizar o acompanhamento dos contatos domiciliares do paciente com hanseníase para a detecção do diagnóstico precoce.

Na fase inicial da doença, a hanseníase é caracterizada por lesões na pele e nervos que causam diminuição ou ausência de sensibilidade. Em estágios mais avançados pode ocorrer, entre outros sintomas, formigamentos, câimbras, dor ou espessamento dos nervos periféricos, principalmente nos olhos, nas mãos e nos pés, com diminuição ou perda de força muscular, inclusive nas pálpebras.

Durante o ano de 2021, houve registro em Manaus de 103 casos novos da doença, incluindo sete casos em menores de 15 anos. Este ano, Manaus já registra 42 casos novos de hanseníase, sendo cinco casos em menores de 15 anos. Do total de registro deste ano, 54,76% dos pacientes apresentaram grau I e 9,52% grau II de incapacidade física.

“Isso significa que, no momento do diagnóstico, a maioria dos pacientes já apresentava algum tipo de sequela pela doença. O diagnóstico e o tratamento precoce são as únicas formas de evitar as sequelas irreversíveis”, alerta Ingrid.

 

 Foto: Divulgação/Semsa

Pleno do TCE-AM aprecia 122 processos nesta terça-feira (31)

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apreciará 122 processos nesta terça-feira (31), às 10h. Os julgamentos acontecem na 19ª Sessão Ordinária. Dentre os processos a serem apreciados, 18 são prestações de contas de gestores e ex-gestores de órgãos jurisdicionados.

A sessão será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais do TCE-AM (YouTube, Facebook, e Instagram).

Dentre as prestações de contas a serem julgadas, constam em pauta a da diretora do SPA Platão de Araújo em 2020, Ainda Cristina Andrade; da prefeita de Beruri em 2017, Maria Lucir de Oliveira; do presidente da Câmara de Itapiranga em 2016, João Batista Sousa; do presidente da Câmara de Japurá em 2019, Antonio da Silva; e do diretor do Fundo Penitenciário do Amazonas em 2020, Paulo Cesar de Oliveira Junior.

Também serão apreciados 65 recursos de gestores que tentam modificar decisões proferidas pelo Pleno da Corte de Contas.

Estarão em pauta, ainda, 22 representações, seis embargos de declaração, quatro consultas, três tomadas de contas, uma auditoria ambiental, um termo de ajustamento de gestão, uma gestão operacional de contrato, e uma arguição. A sessão será conduzida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Érico Desterro.


Foto: Divulgação



Handebol feminino da UEA vence etapa estadual e está na final dos Jogos Universitários Brasileiros

Time representará a Universidade e o estado na final em Brasília, de 19 a 25 de setembro

A equipe de Handebol feminino da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou a vitória na etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O time representará a UEA e o estado na final em Brasília, de 19 a 25 de setembro.

A vitória foi contra o time da Uninorte, por 38 a 28, em partida realizada na tarde deste domingo (29/05) na quadra da Fundação Vila Olímpica de Manaus. O grupo de handebol feminino da UEA é formado por alunas de diferentes cursos e tem como técnico o professor Adilson Costa.

“Levamos a melhor de três jogos”, disse a ala esquerda Chiara Julie, aluna do 7º período do curso de Medicina. A competição também contou com a participação da atleta Érica Costa do Nascimento, aluna do Núcleo de Ensino Superior de Coari (Nesco) do curso de Agroecologia.

A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, prestigiou a final dos JUBs e se disse extremamente feliz pela vitória. “A universidade está de parabéns pela conquista. O esporte é importante enquanto atividade física e, também, como uma interação maior entre as unidades. Toda a comunidade acadêmica se unia em busca dessa vitória”, ressaltou a vice-reitora.

O reitor da UEA, André Zogahib, elogiou o empenho e a dedicação da equipe e disse que acredita no potencial do grupo para trazer mais um título para a universidade. "O esporte será sempre estimulado na nossa gestão! Valeu, meninas do handebol! Estamos muito orgulhosos de vocês!”, declarou.

Equipe vencedora

• Chiara Julie - Medicina/ESA

• Yasmin da Silva Gomes - Engenharia de Produção/EST

• Angelica Maria Pinto Fontes - Educação Física/ESA

• Lívia Machado da Silva - Educação Física/ESA

• Felicia Jovanna - Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/ENS

• Marineusa Granjeiro - Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/ENS

• Ingrid Costa Luna - Biologia/ENS

• Gabriela Lima - Pedagogia/ENS

• Beatriz Garcia - Medicina/ESA

• Érica Costa do Nascimento - Agroecologia - UEA/Coari

 

FOTOS: Divulgação/Ascom UEA


Conselheiro do TCE-AM suspende pregão no município de Itacoatiara


O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Cláudio, suspendeu o pregão presencial nº 11 de 2022, no município de Itacoatiara. A licitação tinha por objetivo registrar preços para uma eventual contratação de empresa especializada em locação de veículos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM, disponível em doe.tce.am.gov.br.

Relator das contas do município de Itacoatiara, o conselheiro Josué Cláudio suspendeu o pregão após representação interposta por uma das empresas interessadas no certame. De acordo com o relatório apresentado pelo relator, a prefeitura não cumpriu, de forma fidedigna, com a Lei nº 8.666/93.

Foi identificado que a prefeitura solicitou apresentação de Certificado de Registro Cadastral (CRC), emitido pela Comissão Geral de Licitação de Itacoatiara. No entanto, a obrigação de apresentar tal documento pode ferir a competitividade do edital, direcionando a licitação para determinadas empresas e inviabilizando a melhor proposta para administração pública.

Com a decisão, o pregão presencial nº 11/2022 está suspenso, e a prefeitura de Itacoatiara tem o prazo de 15 dias para apresentar documentos ou justificativas acerca dos pontos questionados.


FOTO: Divulgação TCE-AM


Prefeitura terá 51 pontos de vacinação nesta semana

A Prefeitura de Manaus terá 51 pontos de vacinação contra a Covid-19 à disposição da população, a partir desta segunda-feira, 30/5, até sexta-feira, 3/6, funcionando de 9h às 16h. As ações de imunização são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que oferta a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explica que a vacinação contra a Covid-19 está centralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e está liberada para todas as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e as demais pessoas a partir dos 18 anos.

“Se você ainda não tomou nenhuma dose, a vacina continua disponível para quem desejar iniciar o ciclo vacinal. Essa é a única forma de se proteger das formas graves da doença, que já ocasionaram a morte de tantas pessoas pelo mundo. Também é fundamental que as pessoas tomem todas as doses indicadas para completar o ciclo vacinal, pois todas elas são seguras e eficazes”, afirma.

A lista com os endereços das salas de vacina contra a Covid-19 pode ser consultada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e também nas redes sociais da secretaria (Semsa Manaus no Facebook, e @semsamanaus no Instagram).

Djalma explica que, nesta semana, dois pontos de vacinação na zona Leste serão exclusivos para atendimentos ao público infantil. Outras 11 unidades recebem o público infantil, adolescente e adulto. Os demais 38 locais de imunização devem ser buscados apenas por pessoas a partir dos 12 anos.

“Esse fluxo é organizado conforme a capacidade de atendimento das unidades e também pelas medidas indicadas pelo Ministério da Saúde, que exige a vacinação de crianças em um espaço diferente dos adultos. Mas é importante reforçar que todas as zonas geográficas da cidade terão locais de vacinação para todos os públicos. Basta acessar o site da Semsa e verificar os endereços”, orienta.

De acordo com o secretário, as crianças e os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, portando um documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, e o cartão de vacina. As pessoas a partir dos 18 anos devem apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação com foto.


Fotos:Camila Batista / Semsa

Teatro Amazonas recebe crianças da comunidade do Livramento

Plateia infantil viveu a experiência inédita neste domingo (29/5), com apresentação da ópera de marionetes

A ópera de marionetes, “Onheama”, que versa sobre os seres mitológicos da natureza e gira em torno do protagonista indígena, Iporangaba, ganhou a atenção e os aplausos das crianças ribeirinhas da comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada no rio Tarumã Mirim. A montagem baseada na obra de João Guilherme Ripper foi apresentada neste domingo (29/5), no hall do Teatro Amazonas, que recebeu a nova plateia e o público em geral com entrada gratuita.  

O espetáculo faz parte da programação do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, destaca a importância de tornar acessível a ópera a diferentes públicos.  


“A inclusão é uma via de mão dupla, é importante a gente ir até às comunidades e receber, como tivemos hoje, no teatro, as crianças de comunidades ribeirinhas. O teatro tem que ser visto como um espaço democrático, que acolhe qualquer amazonense, de qualquer classe social e de qualquer parte do Estado”, enfatiza a diretora.  

Itinerante – A ópera “Onheama”, do Pequeno Teatro do Mundo, traz personagens em marionetes de fio e estrutura de apresentação portátil. Durante o festival, a montagem foi levada a quatro municípios do Estado, além de escolas públicas da rede estadual e instituições, como hospitais e associações. A diretora e produtora da ópera infantil, Fabiana Vasconcelos, conta que o teatro de marionetes nasceu do desejo de levar a ópera ao público que não tem acesso aos grandes teatros.  

“Aqui, no Amazonas, tem sido muito especial. O encontro é muito genuíno, as crianças se envolvem demais com o espetáculo. É muito forte o encontro, poder ver os olhos brilhantes é muito fascinante”, revela a produtora.  

Para proporcionar a experiência inédita ao grupo de crianças, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa recebeu o apoio do projeto Monóculo Escola de Retratos, que atua no sentido de levar oficinas e atividades culturais às comunidades mais distantes do Amazonas.  

“A ideia foi trazer as crianças de uma comunidade ribeirinha para conhecer o Teatro, principalmente, no período do Festival Amazonas de Ópera, que é uma forma de incentivo à cultura”, afirma o idealizador do projeto, Michell Mello, atual conselheiro estadual de cultura na categoria Artes Visuais.  

Experiência– Na história de “Onheama”, um jovem guerreiro indígena recebe a missão de devolver o sol, engolido por uma onça. Enredo de fantasia para explicar o fenômeno do eclipse solar. O protagonista conta com elementos da mitologia amazônica, como o Boto Cor de Rosa e a Iara. Na plateia, olhares atentos que se identificam com a história do palco.  

Entre as crianças, descendentes indígenas de uma associação que reúne 12 etnias, localizada na Comunidade do Livramento. Laís Martins, 13, e Ezequiel Levi, 12, aprovaram a programação deste domingo.  

“É a minha primeira vez no Teatro Amazonas e, agora, a ópera. Estou achando tudo muito legal”, destaca Laís.

“Vim matar a minha curiosidade de conhecer o Teatro Amazonas. Lá, na minha comunidade, não tem isso”, afirma Ezequiel.  

Acompanhando o grupo, Mirian Melgueira também aprovou a iniciativa.  

“Nem todos os pais têm condições de trazer os filhos ao teatro, então a oportunidade está sendo uma porta aberta para adquirir conhecimento do que temos no Amazonas. É uma experiência única”, afirma.

Festival

O FAO segue até terça-feira (31/5), na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior (veja programação completa). As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

 

FOTOS: Antonio Lima/Secretaria de Cultura e Economia Criativa