Postagens

Mostrando postagens de março, 2022

Com espaço em feira esportiva de Paris, Manaus começa a divulgar maratona para atrair público estrangeiro

Para atrair esportistas do mundo inteiro à 1ª Maratona Internacional de Manaus, que acontece em outubro deste ano, a capital do Amazonas está com um estande na capital francesa, em Paris. A estrutura está montada dentro da Run Experience, feira de três dias que antecede a maratona na França e onde mais de 60 mil corredores profissionais e amadores retiram seus kits esportivos para a prova. Nesta quinta-feira, 31/3, o estande de Manaus recebeu ampla movimentação.  

O estande está montado com atrativos da cultura amazonense e estimula os visitantes a fazerem a inscrição na hora para a prova de Manaus, realizada dentro das comemorações de aniversário da cidade. Além de Paris, a ideia é ampliar a divulgação do evento com outras estratégias que resultem na atração do público estrangeiro a Manaus e o consequente aquecimento do turismo e economia, prejudicados há dois anos em virtude da pandemia da Covid-19.  

“Dezenas de países estão com seus maratonistas na feira esportiva em Paris. É mais que uma oportunidade de promoção e marketing da cidade, é um convite a atletas profissionais e amadores de todas as nações a visitarem a metrópole da Amazônia e correrem juntos, por percursos que celebram o esporte como vetor de valorização da vida”, explica o prefeito David Almeida.

Presente na feira, o diretor-geral da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Aurilex Moreira, destaca a importância da participação na Run Experience. “O turismo esportivo tem muito a oferecer e Manaus é um ótimo espaço para isso. Apesar de termos a Floresta Amazônica e grandes riquezas, nossa cidade pode ser ainda mais conhecida pelo mundo inteiro, e a prefeitura identificou esta excelente oportunidade com este estande”, complementa.

Encanto

O francês Simon Garcia, que visitou Manaus há cinco anos, ficou empolgado com o anúncio da maratona na capital amazonense e decidiu se inscrever. "Vou correr a minha primeira maratona em Paris e, depois, gostaria de me preparar para fazer a Maratona de Manaus. O ambiente do estande é muito lindo e me lembrou as belezas e a gastronomia de lá", comenta.

Moradora de Fortaleza (CE), a pedagoga e maratonista Kedna Reis, já participou de 11 maratonas pelo mundo e ao visitar o estande de Manaus, ficou encantada com a ideia de correr na capital da Amazônia. "Já planejei ir a Manaus algumas vezes a turismo, mas nunca deu certo. Agora quero unir o útil ao agradável, correr lá e ver de perto aquela natureza exuberante. Deve ser maravilhoso", conclui.

As inscrições para a 1ª Maratona Internacional de Manaus já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.maratonademanaus.com.br


Fotos:André Neiva / InPacto


Prefeitura realiza operação ‘Fluidez’ nos cruzamentos da cidade para melhorar o tráfego nos horários de pico

 

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está realizando monitoramento com fiscalização nos principais cruzamentos e corredores viários da cidade, com a operação “Fluidez”. A medida visa o reordenamento do tráfego por meio de cones e com a atuação dos agentes de trânsito nos horários de pico da manhã e da noite.

A diretoria de Operações do IMMU (DOP) mapeou os principais cruzamentos nas seis zonas da cidade e deslocou os agentes para a realização de intervenções na via. A atuação dos servidores se dá principalmente no auxílio à travessia de pedestres e manuseio dos semáforos com botoeiras.

“Nossa intenção é reduzir em até 30% o tempo gasto pelos motoristas nestes pontos. Os principais cruzamentos precisam de auxílio dos agentes e por meio da operação manual do semáforo, podemos mudar o tempo dos focos para a via que tem menos trânsito e proporcionar melhor fluidez para a via mais carregada e assim ter menos congestionamentos”, informou o vice-presidente de trânsito do IMMU. Edson Lêda.  

De acordo com o levantamento realizado pelo IMMU, o cruzamento da avenida Pedro Teixeira com a rua Paxiúba, zona Oeste, faz o ligamento com outras duas zonas da cidade com vários pólos geradores de tráfegos e necessita de monitoramento diário dos agentes, principalmente nos horários da manhã e final da tarde.

Durante a manhã, outro ponto com atuação dos agentes com montagem de cones está situado na avenida Dr. Theomário Pinto, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, onde é necessário que a via seja balizada com uma faixa em direção à avenida Efigênio Sales para que os motoristas não interrompam o fluxo tentando invadir a pista da esquerda.

A avenida Rodrigo Otávio, na zona Sul, tem sido avaliada constantemente pelo IMMU. A via faz ligação com o complexo viário Gilberto Mestrinho (conhecido como viaduto do Coroado), sendo que a rotatória liga as zonas Leste, Centro-Oeste, Sul e Norte. Os agentes montam serviços de monitoramento e fluidez principalmente nos horários de pico, momento que as vias do entorno são bastante concorridas para acessarem o complexo viário.

Além da presença dos agentes com monitoramento fixo nos principais cruzamentos e corredores viários, o IMMU disponibiliza viaturas, motocicletas e conta com o auxílio das câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que são acompanhadas pela diretoria de Operações da prefeitura para detectar os pontos críticos e opções de desvios para os motoristas.

Os motoristas também podem acompanhar as informações sobre o trânsito em tempo real, por meio da conta do IMMU no Twitter, @immu_manaus. Acidentes, opções de desvios, veículos em pane e vias interditadas são postadas pelos agentes que monitoram as ruas da cidade.


Fotos: Divulgação / IMMU

Selo Juntos Pelo Agro vai incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo no campo

 

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Muni Lourenço, e a diretora superintendente da instituição no Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti, participaram do lançamento do selo 'Juntos pelo Agro' em Brasília, ontem.

A parceria entre o Sebrae Nacional, a Confederação da Agricultura e Pecuária do  Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é um marco que vai impulsionar ainda mais o agronegócio em escala, principalmente, porque os parceiros vão disponibilizar seus funcionários na orientação dos pequenos produtores rurais nas áreas mais distantes do País, dentre elas a Amazônia. 

Nós estamos felizes, porque é uma mobilização que vai disponibilizar conhecimento e tecnologia para quem produz alimentos no campo e tem conseguido sustentar a nossa balança comercial nos tempos difíceis da pandemia", destacou Muni Lourenço.

Em igual direção, a superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti, destacou " que um trabalho de melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte, já vem sendo feito no Amazonas por equipes do Sebrae e que, agora, será intensificado com a parceria com a CNA e o Senar".

O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas, a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada em Brasília (DF). 

O papel do Sebrae será o de capacitar os produtores em gestão, associativismo e cooperativismo, além de incentivar a formalização. A expectativa é que, ao todo, o Sebrae disponibilize 4 mil agentes para orientação desse público, divididos nas especialidades de desenvolvimento, educação empresarial, crédito assistido e Agentes Locais de Inovação (ALI). 

Já o Senar fortalecerá a atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) para aumentar a produtividade da produção rural com incremento na gestão do negócio rural. 

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou que o trabalho em conjunto busca levar ao pequeno empreendedor rural o melhor que as três instituições têm a oferecer. "Hoje sabemos produzir bem, sabemos de tecnologia, mas temos de ser vendedores da porteira para fora. É importante saber vender, agregar e colocar o produto na rua", destacou. 

À frente da principal instituição de apoio ao produtor rural, o presidente do CNA, João Martins, frisou que o Sebrae agirá como ator importante, prestando assistência ao pequeno empreendedor rural, grupo que ainda precisa ser consolidado no setor. "Os funcionários do Sebrae criaram uma cultura própria e podem fazer muito pelo setor agropecuário, grupo que ainda precisa de apoio. Esse é um passo para uma revolução na área, a fim de consolidar o pequeno produtor."

Sistema S: cooperação e incentivo

A parceria já existe em diversos estados, mas, com a assinatura do acordo e o lançamento do selo, a cooperação entre as três instituições ganha escala nacional, ampliando e dando força a projetos como Aplicativo do Agro, Agronordeste e demais atendimentos do Sebrae e Senar. 

“O mais importante dessa união é o fato de trabalharmos em rede. Nosso trabalho, como Sebrae Nacional, é respaldar os estados nas suas atuações, com a meta de atingir na ponta o que está planejado no Juntos Pelo Agro. Como Sistema S, a ideia é juntar o melhor de cada instituição e respeitar a característica de cada estado", destacou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick

Dentre as inúmeras frentes de trabalho, o selo engloba as iniciativas Negócio Certo Rural (NCR), Alimentos e Produtos Artesanais, Empretec Rural, Cadeias Produtivas   e o Agente de Inovação Rural (ALI Rural).

"É um campo muito extenso, então, decidimos priorizar algumas ações. Focamos principalmente, na área de gestão, para conseguir tirar o produtor rural da dependência e tentar emancipá-lo. Damos destaque também aos produtos artesanais, que são característica no Brasil e no pequeno negócio rural. Não podemos deixar de fora a inovação presente na atuação do ALI Rural para atingir na ponta o projeto", explicou o diretor geral do Senar, Daniel Carrara.


Fotos: Divulgação

Sergio Moro abandona pré-candidatura à Presidência

Em nota oficial, divulgada na tarde desta quinta-feira (31/3), em sua rede social, o ex-juiz Sergio Moro afirmou ter decidido mudar de partido para "facilitar" as negociações para uma candidatura única de centro democrático

Sergio Moro deixou a pré-candidatura à Presidência nesta quinta-feira (31/3). A decisão foi uma exigência do presidente do União Brasil, ACM Neto, partido ao qual o ex-juiz ingressou hoje. 

Em nota oficial, divulgada nesta tarde, em sua rede social, Moro esclareceu que o país "precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos". Por esse motivo, o ex-ministro da Justiça decidiu mudar de partido e "facilitar" as negociações para uma candidatura única de centro democrático. 

Autointitulado "soldado da democracia", Moro ainda agradeceu o apoio do Podemos e se colocou à disposição para trabalhar para "recuperar o sonho de um Brasil melhor". A expectativa é de que o ex-juiz dispute a candidatura para o Senado Federal ou para a Câmara dos Deputados. 

Leia a nota na íntegra:

O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única. 

A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.  


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agêcia Brasil)


Fonte: Correio Braziliense

Prefeitura de Coari abre inscrições para concursos da 10ª Feira do Peixe Vivo

 

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Turismo, abriu inscrições, nesta quinta-feira (31), para os Concursos Gastronômico de Pescado e Pesca Artesanal, que farão parte da programação da 10ª Feira do Peixe Vivo, a ser realizada entre os próximos dias 13 e 16, das 6h às 20h, ao lado do Ginásio Geraldo Granjeiro, no bairro Tauá Mirim.

De acordo com o secretário de Produção Rural, Meio Ambiente e Turismo, Jacksoney Lima, as inscrições podem ser efetuadas até o dia 8 de abril, na sede da pasta, localizada na parte superior do prédio do Mercado Municipal, no Centro. No local, os interessados também podem ter acesso aos regulamentos dos concursos, além de outras informações pertinentes à feira.

O Concurso Gastronômico de Pescado vai premiar as melhores receitas de Jaraqui, Tambaqui e Pirarucu. A premiação para o primeiro lugar de cada categoria é R$ 700, para o segundo R$ 400 e para o terceiro R$ 200. 

Já o primeiro Concurso de Pescado da Pesca Artesanal irá escolher os maiores peixes das espécies Tambaqui, Tucunaré, Jaraqui, Matrinxã, Surubim ou Caparari. Não serão aceitos peixes de cativeiro. O vencedor de cada categoria receberá como prêmio um motor rabeta. 

Jacksoney Lima explica que a Feira do Peixe Vivo é uma tradição na cidade, que o prefeito Keitton Pinheiro manteve e determinou a sua ampliação, a fim de garantir o pescado fresco na mesa dos coarienses durante a Semana Santa, assim como estimular as vendas dos pescadores e piscicultores do município, uma vez que essa é uma das melhores datas para o setor. 

Além dos concursos, que são as grandes novidades desta edição, a feira contará ainda com a tradicional venda de peixes da piscicultura (tambaqui, matrinxã e pirarucu), exposições em aquários, praça de alimentação, estandes de várias instituições e muitas outras atrações. A abertura acontecerá no próximo dia 13, a partir das 15h.

Manaus sediará próximo Encontro Nacional de Gestores de Trânsito

Evento reúne todos os diretores dos Detrans do país e representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)

Na segunda quinzena do mês de julho, Manaus receberá diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o país para debaterem questões de trânsito, tráfego e transporte. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31/03), durante o encerramento do 2⁰ Encontro dos Gestores do Sistema Nacional de Trânsito e 72⁰ Encontro Nacional dos Detrans, realizado em Vila Velha (ES). 

O evento acontece em três dias e é desenvolvido por meio de painéis temáticos onde são discutidos diversos assuntos relativos ao trânsito, tráfego e transporte, como por exemplo a digitalização dos serviços dos Detrans, novas tecnologias de gestão do tráfego nas vias e rodovias, entre outros assuntos. 

O encontro é realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), a qual o diretor-presidente presidente do Detran Amazonas é vice-presidente. "Será uma honra recebermos em nosso Estado os gestores dos Detrans de todo o país. Prepararemos tudo com muito afinco", enfatizou Rodrigo de Sá. 

Essa é a segunda vez que o Estado sediará um encontro da AND. 

 

FOTOS: Divulgação/Detran-AM 


Governador Wilson Lima inaugura restaurante popular no bairro Alvorada, o oitavo Prato Cheio em Manaus

Unidade faz parte do programa social do Governo do Amazonas voltado ao combate à fome

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (31/03), um novo restaurante popular no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, ampliando para oito o número de unidades do Prato Cheio na capital. Com refeições a R$ 1, a unidade faz parte do programa social do Governo do Amazonas voltado ao combate à fome, que também está sendo ampliado para o interior do estado.

O novo Prato Cheio, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, está localizado na avenida Dom Pedro, no Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, em frente ao Lar das Marias.

“Estou aqui no bairro Alvorada cumprindo aquele compromisso que nós assumimos de ampliar a quantidade de restaurantes populares em Manaus. Nós vamos abrir outros quatro nos próximos meses. É impressionante o quanto as pessoas mais pobres foram prejudicadas por conta da pandemia. E essas pessoas precisam se alimentar, principalmente as crianças“, ressaltou o governador do Amazonas.

O programa é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), via Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan).

"Mais um restaurante novo, são mais 400 refeições. Até o final de maio, aqui em Manaus, nós teremos 5.200 refeições todos os dias para a população que mais precisa. No interior do estado serão 20 restaurantes, então, até o final de maio, serão 13.200 refeições servidas diariamente para a população que precisa de segurança alimentar”, disse a secretária da Seas, Alessandra Campelo. 

Com a inauguração do Prato Cheio do Alvorada, agora o Estado passa a ter 14 unidades do programa social, sendo oito na capital e seis no interior (Manacapuru, Autazes, Itacoatiara, Tefé, Barreirinha e Parintins). 

O Prato Cheio no Alvorada terá um papel estratégico de apoio à saúde, pois também atenderá famílias que estão de passagem por Manaus acompanhando pacientes em tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). 

“É uma ajuda para nós porque as coisas estão muito caras. É uma ajuda para todo mundo que mora aqui porque a gente comer aqui todo dia por R$ 1 é muito bom. Faz muita diferença na minha renda”, disse Jaqueline Soares, mãe de quatro filhos. Eles almoçaram na nova unidade do Alvorada nesta quinta-feira.

O programa- Na capital, o Prato Cheio tem duas características distintas. São cinco restaurantes populares (Centro, Jorge Teixeira, Novo Israel, Compensa e Alvorada), onde a refeição é vendida a R$ 1, resultado de parceria público-privada (Governo do Estado e empresas do Polo Industrial de Manaus). O programa conta ainda com três cozinhas populares (Alfredo Nascimento, Parque São Pedro e Rio Piorini), unidades onde são servidos gratuitamente 600 litros de sopa totalmente custeados pelo Governo do Estado. 


Importância – O público-alvo dos equipamentos públicos estaduais de segurança alimentar são as pessoas em situação de vulnerabilidade social. É o caso de desempregados, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, e trabalhadores informais que, mesmo voltando gradativamente à ativa, perderam renda devido aos impactos da pandemia da Covid-19.

Grande alcance- Em 2021, o Governo do Amazonas ampliou o direito humano à alimentação adequada com a oferta de quase 1,2 milhão de refeições, entre almoços vendidos ao preço simbólico de R$ 1 e a distribuição gratuita de sopa de diversos sabores, nas sete unidades do restaurante popular Prato Cheio na capital.

Foram atendidas, no ano passado, 10.286 pessoas em situação de rua e 20.721 pessoas com deficiência, o que comprova o caráter social e inclusivo do programa Prato Cheio.

Fotos: Lucas Silva/Secom


Prato Cheio em Manaus

Restaurantes populares

Serviço: refeição a R$ 1

Parceria público-privada: Governo do Amazonas, Yamaha, Inova e Coca-Cola/Grupo Simões

Cardápio: inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outros)

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h

Unidades:

• Centro: Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

• Novo Israel: Rua Bom Jesus, s/nº (entre a delegacia e o Caic)

• Compensa: Rua Izaurina Braga, 543 (antiga rua Amazonas, perto da Escola Estadual Padre Pedro Gislandy)

• Jorge Teixeira: Rua Nova Esperança, 340 (perto da Escola Estadual Vasco Vasques)

• Alvorada: Avenida Dom Pedro, 15 (em frente ao Lar das Marias)

Cozinhas populares

Serviço: distribuição gratuita de sopas

Parceria: 100% custeado pelo Governo do Amazonas

Cardápio: carne, mocotó, feijão e legumes

Funcionamento: de segunda-feira a sábado, do meio-dia às 14h

Unidades:

• Alfredo Nascimento: Rua Marcos Cavalcante (esquina com rua 2)

• Rio Piorini: Alameda Rio Negro (esquina com a rua Amazonas)

• Parque São Pedro: Rua Edwirges, s/nº (antiga Invasão da Carbrás)

CGU e CGE realizam Seminário Nacional de Ouvidorias que terá como sede o TCE-AM ...

Com temas como “Proteção ao Denunciante” e “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Controladoria-geral do Amazonas (CGE) realizam, no dia 6 de abril, o primeiro Seminário Nacional de Ouvidoria da Região Norte. Sediado no Tribunal de Contas do Amazonas, a pedido da coordenação do seminário, o evento marca o retorno dos eventos presenciais realizados pela Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV).

Com as 150 vagas presenciais  já preenchidas, a CGU e CGE disponibilizou um link com inscrição para uma lista de espera, na qual interessados em participar de forma presencial do evento podem ser chamados no caso de desistência de alguns inscrito. A lista de espera pode ser acessada por meio do endereço virtual https://bit.ly/3JZ43Hw.  O seminário terá transmissão ao vivo por meio do YouTube do TCE-AM, pelo link https://www.youtube.com/c/TCEAMoficial. 

Presidente do TCE-AM, o conselheiro Érico Desterro destacou a oportunidade do evento ser realizado na sede da Corte de Contas. “Esse é um evento importante que tratará de assuntos de importância para cada cidadão, já que as ouvidorias são os olhos da sociedade nos órgãos públicos. É sempre um prazer disponibilizar o espaço do Tribunal de Contas do Amazonas para eventos que venham a somar para o cidadão”, disse. 

Programação

Durante o seminário, o Ouvidor-Geral da União da Controladoria-Geral da União e Coordenador da Rede Nacional de Ouvidorias, Valmir Gomes Dias; a doutoranda em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pâmela de Rezende Côrte; e a professora-doutora da Fundação Getúlio Vargas (FGV),  Juliana Bonacorsi de Palma,  irão tratar sobre o tema 

“Proteção a denunciantes no Brasil – Avanços e Perspectivas”. O debate será mediado pelo Ouvidor-Geral da União Adjunto da Controladoria-Geral da União, Fábio Valgas.

Logo em seguida, o tema “Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública e sua aplicação em redes subnacionais” será debatido pelos participantes Maria Elisa Marcelino de Andrade, diretora da Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco, Elinete Kilma Leite Sampaio, chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral do Estado de Roraima e Cecília Fonseca, ouvidora-geral do Distrito Federal. A mediação será feita por Marcos Gerhardt Lindenmayer, chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral da União.

Ainda durante o evento, Marcos Gerhardt Lindenmayer retorna para participar, juntamente com Júlia Rocha, coordenadora do programa de Acesso à Informação e Transparência da Artigo 19, do tema Ouvidoria, Transparência e Populações em situação de vulnerabilidade.

O primeiro dia de Seminário terá ainda o tema “Lei Geral de Proteção de Dados” e o “Papel do Ouvidor”, com mediação de Maria Elisa Marcelino de Andrade e participação de Valmir Gomes Dias; Bruno Bioni, diretor-fundador do Data Privacy Brasil, além de Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil.


FOTO: Divulgação TCE-AM

Prefeito agradece Tadeu de Souza e nomeia Rafael Bertazzo para a Casa Civil

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a saída do procurador Tadeu de Souza Silva da chefia da Casa Civil e a nomeação do, também procurador de carreira, Rafael Lins Bertazzo, para ocupar o cargo. Tadeu deixa a Casa Civil se desincompatibilizando em cumprimento à legislação eleitoral. 

“Agradeço ao Tadeu por toda dedicação, esforço e empenho em conduzir a Prefeitura de Manaus nas questões administrativas que são pertinentes à sua área e fico muito feliz pela sua participação na nossa administração. Tadeu deixa a prefeitura para ficar à disposição de algumas composições em função do período eleitoral. Quem assume o cargo é o subsecretário Rafael Bertazzo, que é um procurador de carreira no Estado e já havia trabalhado comigo quando eu fui governador”, disse David ao anunciar a troca de comando na Casa Civil.

Perfil

Rafael Lins Bertazzo tem 35 anos, é procurador de carreira do Estado do Amazonas, Mestre em Direito, Especialista em Direito Público e professor universitário.

Durante o governo interino do prefeito David Almeida no Governo do Amazonas, Bertazzo foi Chefe da Assessoria Especial do então Procurador-Geral do Estado, Tadeu de Souza Silva, exercendo esta função até o ano de 2018.


Fotos:Ruan Souza e Arquivo / Semcom


Escola de Contas promove debate sobre o autismo no próximo dia 8 de abril

Buscando incentivar a conscientização da sociedade sobre o tema, a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) promove, no próximo dia 8 de abril, das 9h às 12h, um evento para tratar sobre o autismo. A ação contará com diversos profissionais de saúde especializados na área, que abrirão uma roda de conversa com os participantes.

A roda de conversa será realizada no auditório da Corte de Contas.

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo ecpvirtual.tce.am.gov.br. Os participantes terão direito à certificação, com horas complementares, emitida pela Escola de Contas do TCE-AM.

 “É de extrema importância que ampliemos nosso campo de ações dentro da sociedade. O TCE-AM, sobretudo por meio da Escola de Contas, não se resume a julgar contas públicas, mas tem um trabalho pedagógico e social. Precisamos contribuir de diversas formas, e o autismo é um assunto de grande relevância. Com a participação de profissionais especializados, esperamos contribuir de forma efetiva sobre o tema”, destacou o coordenador-geral da ECP, conselheiro Mario de Mello, ao destacar o apoio do conselheiro-presidente, Érico Desterro, para a realização da Roda de Conversa.

Participarão da conversa neurologista, psicólogo, terapeuta ocupacional, neuropsicopedagoga, educador físico e psiquiatra. A ideia é ampliar as discussões em áreas multidisciplinares, para compreender, em uma visão diferenciada, as condutas e maneiras adequadas de se lidar com uma pessoa autista.


Foto: Divulgação 

Proposta do Governo do Estado para novo Terminal Pesqueiro de Manaus é apresentada no Conepa

Apresentação ocorreu em reunião ordinária do Conselho Estadual de Pesca, na qual foi também discutido o Projeto de Lei do Tucunaré

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, na quarta-feira (30/03), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa). Na ocasião, foi apresentada aos 21 conselheiros presentes a proposta do Governo do Amazonas para a construção do novo Terminal Pesqueiro de Manaus.

O vice-presidente do Conepa e secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, ressalta a importância da aprovação da proposta do novo terminal por unanimidade pelos conselheiros, com a finalidade de contribuir e melhorar a atividade da pesca e aquicultura no estado.

“É uma grande oportunidade que o governador Wilson Lima está dando aos trabalhadores do setor pesqueiro para melhorar as suas vidas, tanto os pescadores como os aquicultores e consumidores que trabalham com o pescado, em Manaus e em todo o Amazonas”, fala Leocy.

A proposta ainda está em fase inicial de discussões para ouvir a categoria pesqueira, a fim de alinhar novas diretrizes para a construção do novo terminal.

Na reunião também foi debatido o Projeto de Lei (PL) que proíbe o abate de três espécies de tucunaré (vazzoleri, açú e pinima) em todo o estado por pescadores amadores, mas libera a pesca esportiva, em que o peixe é capturado, mas solto no rio após registro. O PL é de autoria do deputado estadual Tony Medeiros e foi apresentado para os conselheiros, que puderam fazer suas contribuições.

Menção honrosa – Os conselheiros Luiz Bonfá e Roger Crescêncio foram homenageados durante a reunião do Conepa, pela iniciativa de promover o consumo do pescado do Amazonas, no período mais difícil devido à doença de Haff.

Leocy Cutrim assinala que muitas informações propagadas nas mídias sobre a situação da doença se tratavam de fake news e prejudicaram a comercialização do pescado.

Conepa – O Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura integra 40 instituições, abrangendo entidades do setor produtivo, representantes de todas as áreas da pesca, e de órgãos governamentais, e tem a função de discutir grandes temas e propor melhorias no setor de pesca e aquicultura, com a finalidade de beneficiar toda a categoria.

 

FOTOS:Emerson Martins/Sepror

 

Dia da Saúde e da Nutrição: especialista da SES-AM enfatiza importância da alimentação para saúde

Data incentiva brasileiros ao cuidado com a nutrição alimentar para a saúde e o bem-estar

O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, comemorado neste dia 31 de março, é uma data criada para incentivar e lembrar os brasileiros sobre a relação da alimentação saudável com a saúde. A nutricionista Tatiana Luz, que atua no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enfatiza que o alimento adequado faz toda a diferença na saúde e na vida, promovendo o bem-estar físico, mental e social.

“A nutrição faz parte da vida. A partir do momento em que a pessoa recebe uma orientação sobre alimentos saudáveis, ela dá suporte para o seu organismo ter uma resposta melhor para alcançar um bem-estar e, com isso, ter condições de receber nutrientes, vitaminas, minerais, tudo que o corpo precisa desse retorno de saúde é qualidade de vida”, disse a nutricionista.

O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas, levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral, como destaca uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nutricionista alerta para essas doenças e como a alimentação é parte fundamental para o cuidado com a saúde como um todo. “A partir do momento em que fazemos a triagem alimentar do paciente, a avaliação deles, descobrimos que o problema muitas vezes está na alimentação. Assim, o ser humano é o que come. Então, a partir do momento que a pessoa que ela começa a negligenciar essa parte alimentar, pode surgir vários tipos de patologia”, explica a especialista.

Uma alimentação balanceada pode diminuir o estresse, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde.

Capacitação– A gerência do setor Saúde Domiciliar, da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), realiza um treinamento direcionado aos nutricionistas da rede de saúde do estado, nesta quinta-feira (31/03), no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL). A atividade tem como objetivo orientar os nutricionistas quanto aos procedimentos necessários para encaminhamento de pacientes domiciliados, oriundos da rede ambulatorial ou de alta hospitalar.

Durante a ação, será transmitido um minicurso com três videoaulas: “Fases da Doença Crítica”, “Digestibilidade e Tolerabilidade do paciente grave” e “Quantidade e Qualidade Proteica”.

Ação nas unidades – Em alusão ao Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, as unidades da SES-AM realizam atividades para destacar como a alimentação está ligada ao funcionamento do organismo, como também à qualidade de vida.

A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho realizará uma palestra com a nutróloga da unidade, assim como o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, em uma programação com a nutricionista enfatizando a alimentação e a relação com osteoporose.

Destacando a alimentação saudável na primeira infância, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Gilson Moreira realiza programação com as mães e crianças atendidas com a equipe da unidade.

 

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM


Em Brasília, Wilson Lima destaca importância econômica e cultural do Festival Folclórico de Parintins

Governador participou do lançamento do festival em Brasília, uma ação realizada pelo patrocinador oficial do evento

Na noite desta quarta-feira (30/3), o governador do Amazonas, Wilson Lima, participou do lançamento do 55° Festival Folclórico de Parintins em Brasília, uma ação do patrocinador oficial, Coca Cola, para apresentar a maior manifestação cultural do estado, que vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho. O evento, realizado na Casa Coca Cola, contou com apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido.


Wilson Lima destaca que a retomada do festival após dois anos significa geração de emprego e renda para os trabalhadores do município de Parintins. Na edição de 2022, para compensar as perdas pela não realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado vai repassar R$ 10 milhões às agremiações, sendo R$ 5 milhões para cada bumbá, para preparação do espetáculo, além do patrocínio da Coca-Cola.

“O Festival Folclórico de Parintins é a maior manifestação cultural da Amazônia e o retorno do evento é um marco importante porque é o primeiro grande evento da Amazônia depois da pandemia. Então há uma expectativa muito grande pelo estado do Amazonas e, também na ilha, para que isso aconteça”, disse o governador. 

Wilson Lima reforçou o convite para o festival. “Essa é a nossa raiz, essa é a nossa cultura e nós convidamos a todos para fazer parte desse momento, da oportunidade de compartilhar essa experiência cultural, que é única no mundo”.

O presidente da Coca Cola, Luís Felipe Avellar, destacou que a empresa está no Amazonas contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado e que, há 25 anos,  apoia o Festival de Parintins. 

“O Festival Folclórico de Parintins tem um papel estratégico para o estado, de distribuição de renda e emprego e redução da desigualdade. Então, é com muito orgulho que apoiamos o evento, especialmente, em 2022, quando a Coca Cola completa 80 anos no Brasil. É um momento muito especial”, comentou.

Investimentos- Durante o lançamento oficial do festival deste ano em Parintins, no último dia 24, o governador anunciou uma série de investimentos no município. Entre as intervenções,  está a revitalização do Bumbódromo, com aportes de R$ 5,7 milhões.

Como parte da preparação da cidade para receber os visitantes durante o festival, o governador anunciou a pavimentação de 43 ruas do município em seis bairros (União, Itaúna I e II, Paulo Corrêa, Nazaré e Centro). Parintins já havia recebido outras melhorias na atual gestão do Estado, como a manutenção do Aeroporto Júlio Belém e a instalação de quase 2 mil luminárias de LED.

Ainda como parte do apoio do Estado, os bumbás Caprichoso e Garantido receberam 1.200 jogos de equipamentos individuais de proteção (EPIs) para os trabalhos nos galpões. 

Cada boi recebeu 600 kits com EPIs. A entrega do Estado para as agremiações ocorreu por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Capacitação - O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur),  vai realizar curso de capacitação e montar o turistódromo, painéis instagramáveis, recepção de turistas, pontos de embarque e desembarque para triciclos com tendas e banheiros químicos, além  da entrega de 250 fardamentos para as associações que que reúnem os tricicleiros do município.


Fotos: Divulgação Secom

Secretário Sabá Reis receberá Medalha de Ouro Cidade de Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovou por unanimidade, a concessão da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara. 

Essa é a mais alta honraria concedida pela CMM, e é fruto de uma propositura apresentada pelo vereador Lissandro Breval (Avante), e aprovada pelos 41 vereadores de Manaus, nesta quarta-feira, 30/3. A cerimônia de entrega será divulgada em breve pela casa legislativa com data e local.

“Eu tenho um orgulho enorme de ter dado a minha contribuição para a cidade de Manaus. E isso só foi possível, porque eu tenho dois parceiros que vão continuar na secretaria”, destacou Reis.

Sabá Reis à frente da Semulsp construiu e reformou diversos espaços públicos, entre praças, trevos, triângulos e rotatórias, iniciativas que mudaram o visual de Manaus.

Só em 2021, a população recebeu a praça Melves Júnior Bandeira, Huascar Angelim, Jornalista Umberto Calderaro Filho, Professor Nilton Lins, Libertador, Nestor Nascimento, Baden Powell, Emiliana Castro Mendes, Padre Francisco, Belmiro Vianez, Maccabe Barreto e outros espaços que foram revitalizados.

Um dos destaques foi a entrega da rotatória Umberto Calderaro Filho, popularmente conhecida como “Bola das Letras”, localizada na avenida Theomário Pinto da Costa, bairro Dom Pedro, zona Oeste. A entrega ocorreu no dia 2 de junho do ano passado.

Outro destaque foi a praça de alimentação Nilton Lins, localizada na avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras. O espaço foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Manaus, em uma ação coordenada pela Semulsp.

Trevos, triângulos e rotatórias

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, na gestão do secretário Sabá Reis, revitalizou diversos trevos, triângulos e rotatórias da capital. A rotatória da avenida Professor Nilton Lins é um exemplo disso, com serviço de jardinagem e pintura com mosaico. O triângulo na avenida Maneca Marques também foi revitalizado. A rotatória no Viver Melhor, o canteiro central no Terminal 1, o triângulo Pedro Teixeira e outros espaços receberam “cara nova” no ano de 2021.

Floricultura

A Prefeitura de Manaus, via Semulsp, inaugurou no dia de janeiro deste ano, a floricultura Mccabe da Silva Barreto, com 11 boxes, em frente ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. O espaço abriga ambulantes com a comercialização de flores, velas e outros artigos.

2022

Em 2022, seis espaços foram entregues: a Baden Powell, na Cachoeirinha; Alberto Simonetti, no Adrianópolis; Plácido de Souza, no Educandos; a rotatória do 23, no bairro Cidade Nova; Expedito Monteiro, no Chapada; e a Barcelona, no São José. 

A praça da Advocacia Alberto Simonetti Cabral Filho, na avenida Guilherme Paraense, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, foi uma das importantes obras do Sabá Reis. O espaço recebeu serviços de poda, capinação, lavagem, revitalização de calçadas, além de jardinagem e pintura com mosaico. O local também recebeu um monumento assinado pelo artista Rossy Amoeda.

Certificação Lixo Zero

A Semulsp, com o Sabá Reis, recebeu em março deste ano, a certificação Lixo Zero, na sede da pasta, localizada na avenida Compensa, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Com o reconhecimento, a Semulsp se torna a primeira secretaria no conceito “Lixo Zero”.

Sobre o homenageado

Graduado em Serviço Social, Sabá Reis foi vereador e sete vezes deputado estadual. Ele foi responsável pela implantação e consolidação de importantes projetos sociais, entre eles, Criança Urgente, Casamento Coletivo e SOS Funeral. 

Na Semulsp, deu uma nova cara para a cidade de Manaus, tanto na limpeza dos igarapés, de rios, avenidas e ruas da capital, quanto na revitalização de praças e demais espaços públicos, além de humanizar os cemitérios da cidade.

 

Fotos:Valdo Leão / Semulsp 

 

Enchente 2022: Governo do Estado monitora chuvas e nível dos rios no Amazonas

Panorama atual aponta cinco municípios em situação de emergência

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, realiza o monitoramento dos municípios que deverão ser afetados pela cheia dos rios este ano. Segundo o último levantamento feito pelo órgão, 12 municípios encontram-se em situação de atenção, seis municípios em situação de alerta, e cinco cidades seguem em situação de emergência.


O acompanhamento tem como objetivo subsidiar, tanto as ações da Defesa Civil em conjunto com as prefeituras municipais, quanto as tomadas de decisões por parte do órgão.

O levantamento de dados é realizado por meio do Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil, através do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) e da gerência regional, que realiza, diariamente, o acompanhamento com os coordenadores de cada município.

Segundo a meteorologista do Cemoa, Patrícia Guimarães, nos próximos sete dias, a previsão é de condições favoráveis para acumulados de chuva significativos sobre o estado. Esperam-se eventos de precipitação entre 20 – 70 mm de chuva sobre o Amazonas

Nas calhas do Alto Rio Negro, Juruá, Purus, Alto Madeira e Baixo Amazonas, são esperados acumulados significativos, entre 80 – 150 mm. A Defesa Civil destaca, ainda, acumulados de precipitação de até 200 mm sobre o Sul da Venezuela, cabeceira do Rio Negro; e sobre o Peru e Bolívia, cabeceiras do Juruá, Purus e Madeira.

O Cemoa destaca, ainda, a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis.

Panorama Atual das Calhas

- Status de Transbordamento: Bacia do Juruá e Bacia do Purus

- Status de Atenção: Bacias do Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões, Médio Amazonas, Baixo Amazonas e Rio Negro

Panorama dos municípios

Situação de ATENÇÃO: 12 municípios

Calha do Madeira: Humaitá, Manicoré

Calha do Alto Solimões: Tabatinga, S. Paulo de Olivença, Amaturá, S. Antônio do Içá

Calha do Médio Solimões: Fonte Boa

Calha do Baixo Solimões: Manacapuru, Careiro da Várzea

Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara

Calha do Baixo Amazonas: Parintins

Calha do Rio Negro: Manaus

Situação de ALERTA: 6 municípios

Calha do Juruá: Itamarati 

Calha do Purus: Pauini, Lábrea, Canutama 

Calha do Madeira: Borba, Nova Olinda do Norte 

- Situação de EMERGÊNCIA: 5 municípios

Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé 

Calha do Purus: Boca do Acre

Os demais municípios encontram-se em situação de normalidade quanto ao nível dos rios.

 

FOTOS: um Divulgação/Secom

Governador Wilson Lima sanciona lei que cria o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil

Fundo vai ampliar a capacidade de investimentos em ações de resposta e de recuperação em áreas atingidas por desastres

O governador Wilson Lima sancionou a Lei 5.820, que institui o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FEPDEC), ampliando a capacidade de investimentos do Governo do Amazonas em ações de resposta e recuperação de áreas atingidas por desastres, inclusive prestação de ajuda humanitária a famílias afetadas pela cheia dos rios. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 18 de março.

O FEPDEC será gerido pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), por meio de Conselho de Administração formado por dez servidores, sendo presidido pelo subcomandante-geral de Ações de Defesa Civil.  

Conforme a lei, a aplicação de recursos nas ações de resposta e de recuperação em áreas atingidas por desastres deverá ser feita através da transferência financeira do FEPDEC para fundos criados pelos municípios, com finalidades específicas relacionadas às ações de proteção e defesa civil.

Recursos – O FEPDEC será constituído por recursos de várias fontes, como dotações orçamentárias; créditos suplementares; doações de pessoas físicas e jurídicas ou de entidades nacionais e internacionais; auxílios, subvenções, contribuições ou transferência resultantes de convênios ou acordos com entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, entre outras.

As receitas obtidas serão depositadas em conta específica do Fundo, mantida em instituição financeira oficial, instalada no Estado. 

Aplicação – Os recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil poderão ser utilizados para despesas como o emprego de recursos humanos; a aquisição e manutenção de materiais, serviços e equipamentos; a execução de obras e contratação de serviços para a resposta e recuperação no gerenciamento de desastres; o apoio logístico às equipes empenhadas na emergência; a entrega de auxílio financeiro direto aos afetados por desastres; e ações de identificação e proteção de áreas de risco; entre outras.

Critérios– Conforme a lei, o município interessado em receber recursos do FEPDEC deverá demonstrar a necessidade dos recursos demandados; apresentar plano de trabalho ao órgão responsável pela transferência de recursos; e apresentar estimativa de custos necessários à execução das ações previstas.

Deverá, ainda, realizar todas as etapas necessárias à execução das ações e prestar contas das ações de resposta e de recuperação perante o órgão responsável pela transferência de recursos e aos órgãos de controle competentes.

Homologada a situação de emergência ou o estado de calamidade pública pelo Governo do Estado do Amazonas, com base nas informações fornecidas pelo Município, e na disponibilidade orçamentária e financeira, o Conselho do FEPDEC definirá o montante de recursos a ser disponibilizado para a execução das ações de resposta. 


Fotos: Divulgação Subcomandec

Laboratório Móvel do TCE-AM inspeciona usina que fornece asfaltos para Manaus



O Laboratório Móvel do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu início à fase de inspeções e análise da qualidade asfáltica de obras públicas realizadas em Manaus e em municípios da região metropolitana. A primeira empresa a ser inspecionada é a Pomar Comércio de Derivados de Petróleo e Construção Eireli, localizada no quilômetro 20 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), e que possui diversos contratos de fornecimento de asfaltos com a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf).

Segundo o auditor técnico de controle externo Rogério Perdiz, a inspeção na usina teve como objetivo averiguar a qualidade do asfalto que está sendo produzido no local.

“Essa foi a primeira incursão que fizemos. Estivemos no local por ao menos cinco horas acompanhando a produção da massa asfáltica que é aplicada em diversos serviços na cidade de Manaus, como recapeamento, tapa-buraco e pavimentação. Fizemos a coleta de diversas amostras e agregados e trouxemos para o laboratório fixo na sede do Tribunal, para que a gente possa realizar a avaliação mais específica que não pode ser feita em campo”, comentou o auditor, ao pontuar que novas inspeções no local devem ser feitas nos próximos dias.

“É um processo de avaliação contínua. Devemos retornar ao local para que a gente colha amostras da massa asfáltica dos dias seguintes, dessa forma poderemos acompanhar se aquilo que foi contratado pela Seminf está realmente sendo aplicado e desenvolvido pela empresa”, explicou.

Ainda segundo Rogério Perdiz, após período de avaliação, laudos serão emitidos com resultados que indicam a qualidade do material analisado.

“Após um período de planejamento, incursão presencial e avaliação dos materiais são emitidos relatórios técnicos dos ensaios, que são enviados para análise técnica da Secretaria de Controle Externo, onde providências serão tomadas caso seja identificada alguma irregularidade da produção e qualidade dos materiais em relação ao que foi estabelecido em contrato administrativo pelo poder público”, comentou, ao reforçar que os laudos poderão ser usados pelos relatores no julgamento de contas.

Mais incursões

Mais análises presenciais devem ser realizadas durantes os próximos meses, com uma média de quatro a seis locais sendo visitados por mês sendo, entre usinas e obras em execução que possuam execução de pavimentação, recapeamento, entre outros.

“Determinamos um portfólio de obras que possuem pavimentação, terraplanagem e uso de concreto, entre outras que foram mapeadas. A partir disso, elaboramos um cronograma de visitas para o mês de março e de abril. Com a autorização desse cronograma pela Secretaria de Controle Externo, o Laboratório Móvel então se desloca até os locais determinados e realiza a coleta de amostras”, concluiu Rogério Perdiz.


Foto: Divulgação TCE-AM

Governo do Amazonas leva oficina de bioinstrumentos musicais para Novo Airão

Projeto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que ensina a criar instrumentos com materiais encontrados na natureza, está com inscrições abertas

 Os moradores de Novo Airão (a 115 quilômetros da capital) vão receber a “Oficina de Bioinstrumentos Musicais” entre os dias 4 e 9 de abril. O projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, vai utilizar matéria-prima descartada e resíduos da floresta para a confecção de instrumentos. 

As inscrições estão abertas na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (avenida João Tiburtino s/n), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. 

A oficina vai ser ministrada pelos músicos Celdo Braga e João Paulo e, ao final da formação, está programada uma apresentação artística conjunta, do Grupo Gaponga e os alunos, que vão utilizar os instrumentos confeccionados no curso.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o projeto visa desenvolver a habilidade artesanal dos jovens para confecção de bioinstrumentos de percussão e despertar o interesse e o conhecimento dos ritmos amazônicos.

“O governador Wilson Lima tem um olhar especial para o interior e nos pede atenção sobre isso. Esse projeto envolve economia criativa, que acontece por meio do reaproveitamento de materiais da floresta e arte, com noções musicais”, afirma o secretário. “A ideia é fomentar a geração de renda e a produção cultural na região”.

O próximo município a receber a oficina é Nhamundá (Distante 302 da capital), com aulas entre os dias 25 a 30 de abril confirmadas. As inscrições começam no dia 11 de abril, na Secretaria Municipal de Cultura (rua José Bustamante, s/n, bairro Santo Antônio).

Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barreirinha iniciam a formação ainda no primeiro semestre de 2022.


FOTO: Divulgação 


Avante filia Dr. Marcus Grangeiro de olho na Assembleia Legislativa

O ex-diretor-presidente do Hospital Francisca Mendes e pré-candidato a deputado estadual, Dr. Marcus Grangeiro, se filiou ao partido Avante, comandado no Amazonas pelo prefeito de Manaus, David Almeida. O ato de filiação aconteceu no Morada Buffet, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital, na noite de terça-feira (29). 

Segundo David Almeida, a expectativa é formar a maior bancada de deputados estaduais e federais nestas eleições.

“O Dr. Marcus é bem vindo ao Avante, o Avante abre as portas a ele de uma forma muito honrada. Nós estamos acolhendo alguém de tamanha importância, quero de forma muito feliz, dizer que ele escolheu o Avante e eu tenho agora a missão de poder pavimentar, ajudar, de pode conduzir e orientar, e eu posso afirmar que a assembleia precisa de alguém com as suas qualidades, do seu tamanho, com sua história. Vamos trabalhar com motivação”, disse Almeida em seu discurso. 

Além do chefe do Executivo Municipal, secretários do governo David Almeida também estiveram presentes, como o titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, que tem tido trânsito frequente na Casa Legislativa; o secretário da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, além de outros representantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Tradicional.


“Eu acho que nós precisamos e podemos fazer mais pela nossa sociedade e pela nossa comunidade. Decidi apresentar humildemente o meu nome, o convite honroso do prefeito chegou até nós, também por vocês, membros da instituição e eu quero honrar a cada um, honrar cada pessoa que está aqui, agradeço imensamente a cada um”, destacou Marcus após assinar a ficha de filiação.

Perfil

Dr. Marcus Grangeiro, Cardiologista Intervencionista, é uma forte liderança da igreja evangélica Assembleia de Deus no Amazonas. O médico é mais um dos nomes conhecidos na capital amazonense que se filia ao Avante.


 Fotos: Avante Amazonas

Prefeitura de Manaus realiza primeira avaliação do programa Brasil na Escola

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quarta-feira, 30/3, a abertura do 1º ciclo das avaliações diagnósticas do programa “Brasil na Escola” com a aplicação de testes para 1.076 alunos na escola municipal Olga Figueiredo, localizada na Cidade de Deus, na zona Norte. A finalidade da ação é avaliar os estudantes e depois distribuí-los em grupos que indicam habilidades que ainda devem ser desenvolvidas.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com recursos obtidos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Programa Brasil na Escola em articulação com o Ministério da Educação (MEC). As avaliações abrangem os testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, fluência em leitura e produção textual.

O programa Brasil na Escola foi instituído com o objetivo de induzir e fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental, apoiando a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com a coordenadora do programa, Cintia Santos da Silva, a ação foi criada com a finalidade de mitigar os danos causados pela pandemia da Covid-19 e, por conta disso, mesmo que não recebam o recurso federal, outras escolas podem participar desse programa por meio do cadastro na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).

“A partir do reagrupamento dos níveis e oferta de ensino personalizado, os alunos aumentarão a proficiência nas áreas de conhecimento deficitário, obtendo com isso resultados satisfatórios no Saeb e temos como meta ter o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, conforme estabelecido pelo prefeito David Almeida e pela secretária municipal de Educação, Dulce Almeida”, disse a coordenadora, que também explicou sobre o cadastro.

“As escolas têm essa oportunidade, para isso os professores devem ter a inscrição no gov.br e fazer a inscrição no Caed. Cada professor cadastra seus alunos na plataforma, a partir disso as avaliações já estarão disponíveis. Vão ter uma riqueza de material muito grande. Quem ganha são os alunos, por isso é importante as escolas entenderem”, completou.

Para o gestor da escola Olga Figueiredo, Maurício Odilon da Silva, participar do programa é uma grande satisfação, porque vai apoiar tanto financeiramente como tecnicamente a mitigar as lacunas de aprendizagem.

“Nos sentimos privilegiados, é uma ação grandiosa que pode até nos levar a outros projetos. Sem falar que nos ajuda, ainda, na questão de atingirmos as nossas metas de aprendizagem e também dos nossos alunos”, concluiu Maurício.

Entre as escolas municipais contempladas com os recursos do governo federal, além da unidade da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, estão outras seis da DDZ Rural. Apesar de não receber recurso, todas as demais escolas da rede municipal de ensino podem acessar a plataforma do Caed e potencializar o processo de ensino-aprendizagem nos eixos temáticos propostos para os anos finais do ensino fundamental.

Programa

O programa foi criado em agosto de 2021 e tem como público-alvo estudantes matriculados nos anos finais (6º ao 9º) ano do ensino fundamental. A operacionalização do programa iniciou em 14 de março. 

O Brasil na Escola é dividido em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação.


Fotos: Eliton Santos / Semed


Sefaz-AM apreende bebidas sem nota fiscal e cigarros contrabandeados em Humaitá

Secretaria tem intensificado fiscalização na região, um dos polos da produção rural no interior do estado

Auditores fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), com o apoio da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), apreenderam na terça-feira (29/03) cerca de R$ 200 mil em bebidas, cigarros e outros produtos, sem o acompanhamento obrigatório de nota fiscal. A mercadoria foi encontrada em um depósito clandestino, localizado no Distrito Industrial de Humaitá, município no sul do Amazonas, distante 591 quilômetros de Manaus.

Em operação que tinha como objetivo apurar a suspeita da venda de mercadorias sem documentação fiscal em Humaitá, os auditores fiscais interceptaram um caminhão no momento em que desembarcava cerveja em um depósito. O local funcionava clandestinamente em uma serraria desativada. Além dos produtos contidos no caminhão e no depósito, também foi encontrada no local uma picape com 30 caixas contendo 15 mil maços de cigarro.

As mercadorias foram levadas para o Posto Fiscal da BR-319 em Humaitá, e o depósito foi lacrado pela Sefaz. Após análise da Polícia Rodoviária Federal, os cigarros foram identificados como fruto de contrabando e foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil. As demais mercadorias foram apreendidas pela Secretaria, e o proprietário dos produtos foi autuado em mais de R$ 80 mil. 

A Sefaz tem intensificado o trabalho de fiscalização na região da Calha do Rio Madeira, no sul do Amazonas, que tem se tornado um dos polos de produção rural no estado. De acordo com o auditor fiscal Leonardo Redondo, nos últimos 11 meses a região tem se destacado com o aumento da arrecadação tributária.

“Humaitá chegou a ficar em terceiro lugar na arrecadação estadual, superando Itacoatiara, embora o município Itacoatiara atualmente tenha recuperado essa posição”, diz o auditor, acrescentando que uma maior presença do fisco estadual no sul do Amazonas permite aos fiscais tomar maior conhecimento do modus operandi da região, com maior efetividade do trabalho fiscal.


Fotos : Divulgação

Primeiro Festival de Música e Arte de Manaus conta com apoio da prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), irá apoiar a realização do 1° Festival de Música e Arte de Manaus (Femuarte), que busca descobrir e divulgar talentos culturais, escolher a melhor composição inédita e estimular a participação de compositores, cantores e artistas de Manaus. O festival acontecerá nos dias 6, 7 e 8/4, na capital amazonense, de forma gratuita e aberta ao público.

A primeira etapa do festival será a de eliminatórias, onde definirá as 10 melhores canções, e acontece nos dias 6 e 7/4, de 15h às 22h, no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A final do Femuarte, será no dia 8/4, de 19h às 23h, no Teatro Amazonas, no Centro. O acesso ao teatro será por ordem de chegada, só será permitido a entrada mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19.

Realizado pela GYC Produções Audiovisuais e Eventos, o festival também conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Os três dias de festival serão transmitidos pela TV Encontro das Águas, canal 2.1 TV aberta.

Durante o evento, serão apresentadas 19 composições inéditas, escolhidas previamente pela curadoria do festival, formada por mestres e professores de música. Durante os intervalos das apresentações, ocorrerão shows de nove bandas regionais, entre boi-bumbá, MPB, rock nacional e música do beiradão.

O festival vai premiar em dinheiro os cinco primeiros colocados do evento, além das categorias de melhor letra, arranjo e intérprete, totalizando mais de R$ 43 mil em premiação. O festival também contará, nos dias 6 e 7/4, com uma feira de artesanato, criada em parceria com os associados do Parque Municipal do Idoso (PMI), onde oito artesãos irão expor suas obras, com características culturais e regionais, e o público poderá admirar e também adquirir os produtos. 

O festival premiará a modalidade de “Artesanatos”, do primeiro ao terceiro lugar.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o festival é uma grande vitrine para a descoberta de novos talentos e de valorização dos artistas locais.

 “Como recomendado pelo prefeito David Almeida, estamos apoiando mais um evento que vai fomentar e engrandecer ainda mais a cultura na nossa cidade, incentivando a boa música, aprimorando e desenvolvendo a cultura musical, revelando novos talentos, valorizando os artistas, compositores, arranjadores e intérpretes”, ressaltou Oliveira.

Para o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o festival em parceria com o município é importante, principalmente para ampliar as oportunidades para os trabalhadores da cultura, em diferentes segmentos.

“Além de oferecer visibilidade e valorizar intérpretes, compositores e músicos, o evento contempla técnicos de produção, seguranças entre outros profissionais que foram prejudicados durante a pandemia”, afirma o titular da pasta. “É um momento significativo para todos nesta retomada das atividades e da economia no nosso Estado”.

O coordenador-geral do evento, Rogério Pimenta, comenta que o projeto busca colocar Manaus no circuito das cidades que desenvolvem festivais artísticos, gerando mais empregos, renda, entretenimento e fomentando a cadeia criativa da cultura.

“O festival vai trazer uma oportunidade ímpar para o artista, vai resgatar a emoção de novamente sonhar com um palco, depois de tanto tempo sem festivais, por conta da pandemia de Covid-19, de ser aplaudido pelo público e acima de tudo, um conforto financeiro. Também estamos incentivando o artista a compor e criar novas obras” declarou.

Entre compositores e intérpretes, participam do festival artistas como: Nícolas Jr., Humberto Oliveira, Toty Nevegante, Rebeca Leitão, Edilene Rezende, Luso Neto, Carol Navegante, Salomão Rossy, Ludi Souza, Gil Valente, Iran Mak Bruno Rodriguez, e Léo Monteiro


Fotos : Manauscult / Divulgação

David Almeida assina ordem de serviço da reforma da feira municipal do Japiim

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na manhã desta quarta-feira, 30/3, a ordem de serviço para o início das obras de reforma da feira municipal do Japiim, localizada na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona Sul. A ação faz parte do programa de desenvolvimento econômico "Mais Manaus", na qual 36 feiras e mercados serão revitalizados ainda em 2022.

"Manaus tem 43 feiras e mercados administradas pela gestão municipal. Dessas, 36 serão reformadas ainda neste ano, visando o trabalho que estamos fazendo na produção rural. Vamos asfaltar, juntamente com o Estado, alguns ramais para fomentar a fruticultura, horticultura, avicultura e piscicultura para que possamos motivar os nossos produtores para que eles possam trazer seus produtos para as feiras e mercados, com o padrão de qualidade da prefeitura. Queremos que as pessoas parem nas nossas feiras, se sintam atraídas para consumir os produtos da nossa cidade", enfatizou Almeida.

Também conhecida como “União da Feira Coberta do Japiim II”, o local foi inaugurado em 1971 pelo então prefeito Jorge Teixeira. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, serão mais de meio milhão investidos, oriundos do tesouro municipal, para resgatar a dignidade do espaço público, esquecido há mais de 30 anos pelos gestores.

"Aqui, na feira do Japiim, faremos a troca da cobertura metálica, piso, banheiros, toda a estrutura será revitalizada, com investimento de R$ 600 mil. São 30 anos que passaram sem uma pintura, uma reforma. Se passaram muitos anos em esquecimento. Não tem como olhar para esse espaço e não lembrar que existem valorosos permissionários que, diariamente, estão aqui trabalhando atrás do seu sustento. Como ex-feirante, sou grato pela oportunidade de ajudar a mudar a realidade dos feirantes. Agora, o prefeito de Manaus determinou que as feiras voltassem a ter protagonistas na gestão pública", afirmou Júnior.

Há 52 anos trabalhando na feira do Japiim, o feirante Manuel Moura, mais conhecido como Seu Moura, fez questão de agradecer ao prefeito David Almeida pela reforma no espaço público e ainda revelou que após muitas gestões, ele voltou a sonhar com um futuro melhor. 

"Sou um dos feirantes mais antigos desse espaço e posso falar o que almejamos após tanto tempo de esquecimento. Sei que os engenheiros fazem um bom trabalho, mas fico feliz em ser ouvido pela Semacc, pois ninguém sabe mais da realidade e necessidade do feirante do que o próprio trabalhador. Voltamos a ser ouvidos. Eu agradeço pela presença do prefeito e do secretariado que estão aqui, vendo de perto o estado do local. Agora, sinto que nossa realidade vai mudar e que a população voltará a frequentar esse local tão tradicional no Japiim", finalizou.

Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom


Governo do Estado amplia diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero para o Baixo Amazonas

Parintins será primeiro do interior do estado a ter implementação desses serviços de saúde à mulher

O Governo do Amazonas irá ampliar o Serviço de Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM) e o Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero (SRC) para Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Com a descentralização inédita, o município será o primeiro do interior do estado a ter a implementação dos serviços para enfrentamento das doenças de incidência entre as mulheres.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) irá capacitar os profissionais de saúde de Parintins. Unidades de saúde do município indicadas para Serviço de Referência para diagnóstico e tratamento das lesões precursoras de câncer de colo de útero oferecerão tratamento ambulatorial. Os procedimentos não necessitam de internação. 

“Já ampliamos a capacidade de atendimento na capital e agora avançamos para o interior. A partir da capacitação das equipes, o município de Parintins estará preparado para diagnosticar e tratar as mulheres com câncer de mama e colo de útero e se tornará referência no Baixo Amazonas”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Saúde da mulher– Por meio do programa Saúde Amazonas, o Estado efetivou o SDM e o SRC na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho e no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. As duas unidades de referência atuam de maneira integrada à Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, visando a integralidade do cuidado, com atuação de equipe multidisciplinar formada por médicos, ginecologistas, mastologistas, radiologistas, entre outros profissionais.

Considerada uma das ações prioritárias e estratégicas para o enfrentamento do câncer de colo do útero e mama, o Amazonas garantiu a ampliação da oferta do exame citopatológico para diagnóstico do câncer de colo de útero. A quantidade passou de 72,4 mil para 93,9 mil exames por ano, um incremento de cerca de 30%.

 

FOTO: Daniel Oliveira/SES-AM