Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2022

Emissão do boletim de casos e de vacinação contra Covid-19 está suspensa temporariamente

Emissão dos boletins retorna na quinta-feira (03/03)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas  Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informa que, a partir desta segunda-feira (28/02) até a quarta-feira (02/03), estão suspensas a emissão do Boletim Diário da Covid-19 e a atualização do Painel de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, divulgados diariamente.

A suspensão deve-se a subnotificações em decorrência do feriado prolongado. A emissão do Boletim Diário da Covid-19 e a atualização do painel retornarão a partir de quinta-feira (03/03), com o retorno das atividades executadas pelas prefeituras municipais.

Cenário – Por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição 694, divulgado no domingo (27/02), o Governo do Amazonas informou o diagnóstico de 514 novos casos de Covid-19, totalizando 573.515 casos da doença no estado.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 6.383.739 doses foram aplicadas em todo o estado até domingo (27/02), sendo 3.013.483 de primeira dose, 2.428.030 de segunda dose, 59.813 com dose única, 881.878 de 1ª dose de reforço e 535 de 2ª dose de reforço.

As informações são disponibilizadas pelas prefeituras municipais e consolidadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os dados podem ser acessados no site da FVS-RCP, no endereço www.fvs.am.gov.br.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.


FOTO: Eduardo Prado/FVS-RCP



Carta em defesa da Zona Franca de Manaus será entregue ao governo federal, afirma David Almeida

O prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu nesta segunda-feira, 28/2, com lideranças políticas e empresariais do Estado, para que, juntos, enviem uma Carta Aberta ao governo federal em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), atingida duramente na última sexta-feira, 25/2, pelo Decreto Federal nº 10.979, que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tornando insustentável a produção na capital amazonense.

O encontro aconteceu no Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico de Manaus, e contou com a presença do senador Omar Aziz, do vice-presidente da Câmara e deputado federal, Marcelo Ramos, representantes da bancada federal e estadual, vereadores e os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Após a reunião, David Almeida anunciou que uma Carta Aberta seja enviada ao governo federal solicitando que os incentivos a ZFM sejam mantidos, garantindo assim a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas.

"Hoje, dia 28, comemoramos 55 anos da Zona Franca e estamos aqui, nessa reunião com representantes da indústria e da política para discutir a defesa dos interesses do nosso modelo de desenvolvimento econômico. Nós estamos unidos, e o povo amazonense está representado nessa mesa. O Polo Industrial foi muito abalado e prejudicado com o decreto publicado pelo governo federal, e nós queremos que se mantenham as vantagens comparativas do PIM. Não somos contra o decreto que beneficia 300 mil indústrias, mas que esse decreto seja estendido e outro seja publicado uma extensão mantendo essas vantagens da Zona Franca de Manaus. Esse é o primeiro caminho, a união e o diálogo. Posteriormente, caso não consigamos, temos outros caminhos e não excluímos combater a própria publicação", enfatizou Almeida .

O gestor municipal revelou que uma comitiva formada por senadores e deputados federais já pré-agendaram uma reunião com o ministro Paulo Guedes e que faz questão de participar do encontro.

"Buscamos um discurso unificado e soluções para que possamos reverter essa decisão expondo o ponto de vista político e técnico. Aqui, ninguém está procurando o protagonismo. O nosso partido aqui é o Amazonas e o nosso candidato é a Zona Franca de Manaus. Estamos todos no mesmo partido, trabalhando pelo mesmo candidato, que é o nosso modelo de desenvolvimento. Infelizmente, no dia que completamos 55 anos de Zona Franca de Manaus, recebemos o pior presente que poderíamos. Essa é a realidade", afirmou o prefeito.

Apoio nacional

Após a publicação do decreto, não apenas políticos do Amazonas, mas representantes de outros estados demonstraram a insatisfação com a decisão do governo federal, como afirmou o senador Omar Aziz.

"Nós não estamos só. Precisamos deixar claro que muita gente da região Norte e Nordeste não concordam com esse tipo de política. Exemplo disso foi o senador Randolfe Rodrigues (PE) que postou um vídeo criticando a ação do governo federal.  O Brasil não é apenas o Sul do país, não só São Paulo, onde tem 80% das indústrias implantadas. Precisamos pensar no Brasil como uma nação e buscar soluções que sejam benéficas para todos", citou Aziz.  

De acordo com o deputado Marcelo Ramos, a resposta do Amazonas à decisão federal deve ser imediata vista a urgência na implantação de um novo decreto.

"Precisamos de uma alternativa que mantenha o decreto no resto do país, mas preserve a Zona Franca. Não podemos falar de uma nova matriz econômica nesse momento, porque a implementação do decreto é para amanhã, e a criação desse novo sistema é para 30 anos. Não podemos deixar a população do Amazonas passar necessidade nesse período", finalizou.


Fotos: Antônio Pereira / Semcom

Vereador Rodrigo Guedes entra com representação contra Amazonas Energia por apagão no domingo (27)

Após o apagão que deixou diversos bairros de Manaus e os municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo às escuras no último domingo, 27/02, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) anunciou que entrará com uma representação nos órgãos de fiscalização para que a empresa Amazonas Energia seja punida. Esta não é a primeira vez que Guedes entra com representação nos órgãos competentes, como Ministérios Públicos Federal e do Estado do Amazonas, contra o mau serviço prestado pela empresa. 

"O que aconteceu nesse domingo não pode passar impune. A Amazonas Energia deixou vários bairros de Manaus sem energia elétrica por horas. Foi um problema local, uma falha da empresa na prestação de serviços, na rede de geração e distribuição de energia", explicou o vereador.

Segundo nota oficial, a concessionária de energia se limitou a explicar que houve um desligamento da conexão ao Sistema Interligado Nacional e da Usina Hidrelétrica de Balbina, mas não se sabe o motivo. De acordo com o vereador, houve uma falha na prestação do serviço, infringindo o Código de Defesa do Consumidor.

"Isso precisa ser punido. Estarei representando junto aos órgãos de fiscalização, Ministérios Públicos Federal e do Estado do Amazonas, no Procon, na Aneel e na própria CPI da Amazonas Energia para que haja punição. O que não pode acontecer é a Amazonas Energia deixar a cidade inteira às escuras e nada acontecer. Chega de impunidade!", disse.

Foto: Michell Mello

Espaços culturais têm horário de visitação ampliado a partir de quinta-feira

Nos meses de janeiro e fevereiro os espaços funcionaram com horários reduzidos como prevenção à Covid-19

A partir de quinta-feira (03/03), o Teatro Amazonas e os espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, terão o horário para visitação ampliado. Os horários tinham sido reduzidos como prevenção à Covid-19, nos meses de janeiro e fevereiro.

O aumento no período de visitação foi possível com a redução de casos do novo coronavírus, evidenciado nas últimas semanas. 

As visitas ao Teatro Amazonas, Palacete Provincial e aos centros culturais Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça e Povos da Amazônia devem ser agendadas no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Para a Casa das Artes e o Museu do Seringal não é necessário agendamento. Na entrada dos espaços é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.

No Teatro Amazonas as crianças de até 10 anos, pessoas com deficiência e pessoas nascidas no Amazonas, com comprovante da naturalidade, têm entrada gratuita. Os demais visitantes pagam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, militares e acompanhantes de pessoas com deficiência, mediante a apresentação de documentos.

Protocolos mantidos- O secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, ressalta que todos os cuidados continuam sendo necessários. “Os equipamentos culturais passam pelo processo de sanitização, seguem os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19 e têm totens de álcool em pontos estratégicos”, ressalta.

São exigidos procedimentos para evitar o risco de contaminação, como o uso de máscara, medição da temperatura e distanciamento de 1,5 metro. Também fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

Confira os horários:

Teatro Amazonas

Largo de São Sebastião, Centro

Terça-feira a sábado, das 9h às 17h

Centro Cultural Palácio Rio Negro

Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro

Terça-feira a sábado, das 9h às 17h

Centro Cultural Palácio da Justiça

Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro

Terça-feira a sábado, das 9h às 17h

Palacete Provincial

Praça Heliodoro Balbi, Centro

Terça-feira a sábado, das 9h às 17h

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 1.222, Distrito Industrial

Terça-feira a sábado, das 9h às 15h

Casa das Artes

Largo de São Sebastião, Centro

Terça-feira a domingo, das 16h às 20h

Museu Do Seringal Vila Paraíso

Afluente do Tarumã-Mirim, na margem esquerda do Rio Negro

Terça-feira a sábado – 9h às 15h


FOTOS: Michael Dantas/ Cultura e Economia Criativa


Prefeitura realiza limpeza e conscientização ambiental na área central de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), segue desenvolvendo atividades para melhorar os serviços de limpeza na capital. Nesta segunda-feira, 28/2, equipes do órgão realizaram uma grande ação de limpeza na área central de Manaus com varrição, capinação, poda, pintura de meio-fio e lavagem. Além disso, a equipe de conscientização ambiental percorreu o Centro, orientando os comerciantes e moradores sobre o descarte correto de lixo.

De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, o objetivo da ação é de manter a área central ainda mais limpa e organizada. “Essa é a nossa alegria, que contrasta com o que está acontecendo no mundo, porque estamos trabalhando e cuidando de Manaus. Essa é a orientação do prefeito David Almeida, esse homem que Deus abençoa todos os dias e que tem dado respostas para a nossa população”, afirmou

A Semulsp segue em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) para melhorar a limpeza no local. Equipes de conscientização entregaram panfletos e orientaram lojistas a descartarem o lixo no horário correto e fazerem a seleção do lixo.

O presidente da CDL- Manaus, Ralph Assayag, elogiou o trabalho da prefeitura e destacou a importância da coleta seletiva e da limpeza na região.

“Quanto mais quisermos uma cidade limpa, mais temos que educar os lojistas e a população a colocarem seu lixo no local certo, quando vierem fazer suas compras, a jogarem lixo nas lixeiras. A cidade fica mais limpa e diminui a quantidade de lixo. E os lojistas podem fazer a parte seletiva dos lixos, porque os resíduos das lojas são praticamente papelões e temos que colocar no local e horário certo”, pontuou.


Fotos:Divulgação/Semulsp

Primeira Etapa do Campeonato Amazonense de Kart 2022 na pista do Kartódromo da Vila Olímpica

Competição contou com pilotos novatos e graduados

O kartódromo da Vila Olímpica de Manaus recebeu a 1ª Etapa do Campeonato Amazonense 2022, que prevê classificação para competições nacionais. O evento, que teve apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), aconteceu na tarde do sábado (26/02), e contou com cerca de 20 competidores.

Organizado pelo Clube de Kart Amazonense (CKA), a competição abriu o calendário 2022 do kart no Amazonas, com início da primeira etapa nas categorias de novatos e graduados. Outras nove etapas regionais devem acontecer ao longo do ano

"O kart é uma modalidade em ascensão no estado do Amazonas, o governador Wilson Lima acredita no potencial da modalidade e, por isso, incentiva campeonatos como deste sábado. Iniciantes e profissionais terão todo nosso apoio, para que conquistem títulos representando Amazonas a nível nacional", destacou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.

Três baterias eliminatórias testaram os competidores nos níveis de novatos e graduados, os cinco mais bem colocados de cada categoria passaram para a segunda fase do campeonato regional. Responsável pela organização do evento, Fabrício David, explica a importância da competição para os iniciantes e profissionais.

"Reunimos o máximo de pilotos possíveis, para que esse excelente evento acontecesse, o dia de hoje marca o retorno das atividades no kart do Amazonas, que estava há muito tempo parado e agora volta com força total graças ao apoio do governador Wilson Lima. Esperamos que as próximas etapas sejam ainda melhores", disse o representante do Clube de Kart.

Segurança - Todos os eventos realizados na Vila Olímpica, seguiram os protocolos sanitários, determinados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, do Governo do Amazonas. Todos os profissionais e equipe técnica presentes nas praças respeitaram os protocolos como uso de máscaras, manutenção do distanciamento mínimo entre pessoas de 1,5 metro e o uso do álcool em gel.

Classificados para a 2ª etapa:

Categoria novatos

1- Matheus De' Carli

2- Paulo Neto De' Carli

3- Anderson Coelho

4- Diego Sales

5 - Dylan Holanda

Categoria Graduados

1- Márcio Pavanelly

2- Matheus Galvão

3- Marcos Mesquita

4- Luiz Sales

5- Cícero Barbosa


FOTOS: Mauro Neto/Faar

Reabilitado no projeto do governo do Amazonas, ex-atleta pretende se manter firme na atividade física

Samuel Monteiro, recordista de salto triplo e ex-técnico da seleção amazonense de atletismo, teve 93% do pulmão comprometido

Em uma cadeira de rodas e com 30 quilos a menos, Samuel Monteiro, de 62 anos, chegou ao RespirAR para tratar sequelas da Covid-19.  Após ter recebido alta no projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o ex-atleta pretende voltar à prática de atividade física.

“Eu não conseguia ficar em pé, mas graças a iniciativa do governador Wilson Lima, com o acompanhamento dos profissionais do RespirAR, voltei a caminhar. Antes da pandemia estava sedentário, mas acredito que o fato de eu ter sido atleta me ajudou, por isso daqui para frente eu não vou mais parar”, declarou Samuel Monteiro.

O recordista de salto triplo e ex-técnico da seleção amazonense de atletismo na década de 70, foi acometido pela Covid-19 em julho de 2021, teve 93% do pulmão comprometido e precisou ficar internado no hospital por 38 dias, deste período, 13 dias foi intubado, além de passar pelo procedimento de traqueostomia.

“Muito nos orgulha fazer parte e escrever histórias como esta. Samuel concluiu com êxito as etapas de reabilitação do RespirAR, com sessões de fisioterapia e atividade física orientada, agora está preparado para novos desafios. Nosso objetivo é esse, ir além da reabilitação, proporcionar qualidade de vida por meio do esporte”, afirmou Neibe Araujo, coordenador do projeto RespirAR.

De acordo com a profissional de educação física do projeto RespirAR, Elisangela Muniz, o fato do paciente ser um ex-atleta, realmente possibilitou uma melhor recuperação das sequelas da covid-19. “Uma pessoa que pratica muitos anos atividade física traz em seu histórico benefícios que as práticas dos exercícios proporcionam, como agilidade, coordenação motora e equilíbrio”, concluiu.


FOTOS: Mauro Neto/Faar

Telemonitoramento de pacientes com tuberculose já atendeu 1.276 pessoas em Manaus

Criado em novembro de 2020, o serviço de telemonitoramento de pacientes com tuberculose já atendeu 1.276 pessoas na rede de saúde do município de Manaus. Atualmente, 723 pacientes estão sendo monitorados no serviço disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Segundo a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, o telemonitoramento foi instituído como forma de fortalecer o acompanhamento dos pacientes com tuberculose a partir do contato por telefone, mesmo no período de pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas evitaram procurar uma Unidade de Saúde pelo risco de contaminação do novo coronavírus.

“Como a estratégia mostrou resultados positivos, a Prefeitura de Manaus decidiu manter o telemonitoramento nas ações do Programa Municipal de Controle da Tuberculose. É uma forma de reforçar a garantia do acesso ao atendimento, a adesão do paciente ao tratamento e a redução de casos de abandono, complementando o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Saúde onde o paciente recebe o atendimento”, destaca Shádia Fraxe.

Para executar o serviço de telemonitoramento, a Semsa disponibiliza uma equipe formada por dois médicos infectologistas, dois pediatras e um enfermeiro, que fazem contato com o paciente por telefone pelo menos uma vez ao mês, acompanhando o tratamento medicamentoso, que dura no mínimo seis meses.

No total, já foram realizadas 5.382 ligações com sucesso pelo serviço, sendo 339 em 2020, 4.276 no ano passado e 767 este ano

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento, informa que, após notificação de um caso novo de tuberculose, em qualquer serviço de saúde de Manaus (Unidades Básica de Saúde, serviços de referência ou unidades hospitalares), as informações são exportadas para a plataforma do telemonitoramento, permitindo que os profissionais tenham as informações necessárias para realizar o primeiro contato por telefone.

“Em cada ligação telefônica, o profissional de saúde reforça as informações sobre a doença, o tratamento e a importância da avaliação dos contatos intradomiciliares do paciente, já que pode ocorrer a transmissão da doença entre pessoas que convivem de maneira próxima. Os profissionais também tentam identificar as barreiras encontradas pelo paciente durante o tratamento para que seja possível eliminá-las, principalmente se houver algum tipo de dificuldade de acesso ou acompanhamento nos serviços de saúde”, explica Sacramento.

Para a médica infectologista Silvana de Lima e Silva, que atua no telemonitoramento da tuberculose, o serviço vem sendo importante por ultrapassar barreiras geográficas, usando a tecnologia a favor da saúde dos pacientes, mesmo à distância.

“Podemos acessar o paciente com mais rapidez, avaliar sua condição atual de saúde e orientar quanto às medidas eficazes de tratamento e controle da tuberculose. Muitos têm dúvidas sobre as reações adversas dos medicamentos e em relação ao período de transmissão da doença. Então, nesse momento podemos orientar melhor sobre esses e outros aspectos, direcionando o atendimento a cada realidade encontrada. Também é imprescindível a participação da equipe, estreitando o relacionamento com o paciente, no reforço da adesão ao tratamento e dando maior confiabilidade e segurança para que não abandone o uso dos medicamentos”, afirma Silvana.

A médica informa ainda que a principal dificuldade na execução do serviço é a frequência com que os pacientes trocam de número de telefone e que muitos deixam de atender as chamadas por achar que se trata de golpe ou ofertas comerciais.

“Isso dificulta o contato com os pacientes, retarda o atendimento e pode prejudicar a intervenção em saúde. Não é raro fazermos o contato um dia e dias depois aquele telefone ter sido trocado”, explica Silvana.

Casos de tuberculose

Como estratégia para mudanças nos indicadores epidemiológicos de tuberculose em Manaus, capital brasileira com a maior taxa de incidência da doença, a Semsa tem atuado para ampliar a detecção de casos novos.

“Quanto mais cedo diagnosticar o caso, menor o risco de transmissão na comunidade, de internação ou de óbito. Outro foco de atuação é na ampliação da avaliação dos contatos dos pacientes, aumentando o número de exames e diagnosticando as pessoas que estão infectadas, mas que não têm a doença ativa no momento. Com isso, é possível oferecer tratamento preventivo e evitar o adoecimento”, explical Sacramento.

No ano de 2019, a Semsa realizou 11.515 exames de pacientes sintomáticos respiratórios (pessoa com tosse por duas semanas ou mais). Em 2020, quando iniciou a pandemia da Covid-19 e houve redução na procura por exames nas UBSs, foram realizados 7.991 exames. No ano passado, o número de exames de sintomáticos respiratórios chegou a 9.872.

“Houve aumento em 23,5% o número de sintomáticos respiratórios examinados em 2021, quando comparado ao ano de 2020. Para 2022, a meta é superar o ano de 2019, período pré-pandemia da Covid-19, quando houve a melhor avaliação do indicador com 11.515 pacientes examinados na Atenção Primária em Saúde”, afirma Sacramento.

Com maior número de exames realizados, houve também aumento na detecção de casos no ano passado, com registro de 2.316 casos novos de tuberculose em Manaus, representando uma taxa de incidência de 102,7/100 mil habitantes. “Em relação a 2020, houve aumento de 11,6% de casos notificados, e uma equiparação aos casos diagnosticados em 2019. No início deste ano, Manaus já registra 279 casos novos da doença”, informa o enfermeiro.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada da micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames.

A transmissão da tuberculose ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

 

Fotos; Camila Batista / Semsa


Apoiadores da Chapa 19 promovem feijoada para reforçar compromisso com os candidatos André Zogahib e Kátia Couceiro

Grupo reuniu simpatizantes do candidato a reitor, André Zogahib, e da vice, Kátia Couceiro, em almoço para detalhar os projetos para a UEA

Domingo de Carnaval foi dia de reunir professores, estudantes e servidores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para massificar as propostas da Chapa 19 à reitoria da instituição. Apoiadores da campanha do candidato a reitor, o Prof. Dr. André Zogahib, e da vice, a Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, organizaram uma feijoada para confirmar o sim que darão nas eleições do dia 23 de março.

Num clima amistoso, seguindo todos os protocolos de proteção e prevenção à Covid-19, simpatizantes e apoiadores da Chapa 19, que sabem do comprometimento de André Zogahib, disseram que confiam nas promessas que serão colocadas em prática nos próximos quatro anos de mandato. 

"Tenho certeza que essa nova gestão, tendo à frente o professor André Zogahib, contribuirá para o fortalecimento da UEA, na capital e nos municípios amazonenses", declarou o professor Roberto Mubarac, que também é coordenador de Mestrado em Educação da instituição. Segundo ele, o trabalho em conjunto, ouvindo todas as partes envolvidas no processo, como propõe a Chapa 19, tem tudo para fazer a UEA crescer ainda mais social e economicamente.

Durante a feijoada, o candidato André Zogahib ressaltou que defende uma gestão compartilhada, com a participação de quem faz parte da UEA. Sua intenção é ouvir sugestões de melhorias daqueles que estão nas salas de aula no dia a dia. “Ninguém consegue nada sozinho. É fundamental ouvir, saber qual a necessidade do outro”, reforçou Zogahib.

Em meio ao grupo de apoiadores, o candidato à reitoria da UEA destacou sua preocupação com a qualidade de vida daqueles que compõem a universidade. “Criaremos um programa que irá proporcionar um ar mais humano ao servidor, técnico administrativo e professor da instituição. Isso será feito por meio de amplo atendimento psicológico e social, fazendo com que o ambiente da universidade seja o mais sadio possível.”

André Zogahib e a vice, Kátia Couceiro, têm plena convicção de que são capazes de fazer uma UEA diferente. Para isso, pedem que todos acreditem que as propostas de hoje brevemente irão virar realidade. “Queremos e vamos construir uma universidade forte, que garanta os direitos remuneratórios de seus servidores. Iremos trabalhar para pagar os atrasados, fazer um novo escalonamento e garantir que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração seja cumprido integralmente”, disse o candidato.

A vice na Chapa 19 frisou que a UEA está vindo de uma gestão longa que, obviamente, fez o que deu para ser feito. “Mas acredito que podemos contribuir ainda mais com a instituição. Tenho muito orgulho de ter comigo essas três letrinhas: UEA. Essa é a minha oportunidade de deixar um pouco do que aprendi para outros professores e alunos.”

Propostas da chapa

O plano de gestão da Chapa 19 contempla a otimização do orçamento da UEA, que no ano passado ficou em mais de R$ 683 milhões para gerir unidades na capital e em diversos municípios no interior do estado.

Maior interiorização da universidade, permitindo que os estudantes descubram e desenvolvam seus talentos utilizando novas tecnologias advindas do aprimoramento das estruturas da UEA e da formação de novas parcerias.

Criação de um programa de acolhimento aos alunos, que consistirá em diversas ações para a integração do aluno desde sua entrada, com o desenvolvimento de um aplicativo onde ele poderá acompanhar toda a sua vida acadêmica, do início ao fim da faculdade: verificar o histórico, disciplinas pendentes, fazer requerimentos.

Quem é André Zogahib

O Prof. Dr. André Zogahib é graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em Administração Pública. É professor do quadro efetivo da UEA, já tendo sido coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, pró-reitor de planejamento e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

Participou da elaboração e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), na condição de docente. Em 2010, como pró-reitor de Planejamento, atuou na reestruturação organizacional da UEA. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.

Gestor experiente e bem-sucedido, atuou como diretor-presidente da AmazonPrev, conquistando por três anos seguidos o prêmio de melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil, entre todos os estados da federação e Distrito Federal. A AmazonPrev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, em diversas avaliações, como as da Abipem, Aneprem e da Secretaria Nacional de Previdência.

Quem é Kátia Couceiro

A Prof.ª Dra. Kátia do Nascimento Couceiro é graduada em Medicina, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (Fesc-2020). Possui mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Paulista (Unifesp) e doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Atua na UEA desde 2005, ministrando a disciplina de Cardiologia, já tendo sido subcoordenadora do curso de Medicina, coordenadora do internato de Clínica Médica e membro do núcleo docente estruturante do curso.

Atualmente é supervisora e preceptora do Programa de residência médica em clínica médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), assim como subcoordenadora da residência de Cardiologia da UEA. Foi presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia (biênio 2020-2021).

Sob a sua coordenação foi criado o primeiro Centro de Treinamento de Emergências cardiovasculares da Região Norte, responsável pela implantação de medicamentos de alto custo para insuficiência cardíaca. O Amazonas foi o primeiro estado do Brasil a efetuar a distribuição de todo o arsenal de medicamentos, obtendo a redução de mortalidade de seus pacientes. A doutora Kátia Couceiro também é presidente da Academia Amazonense de Medicina (biênio 2022/2023).

FOTO:Divulgação

Em três anos, Governo Wilson Lima promoveu mais de 7 mil policiais militares

Medida valoriza profissionais da segurança em todas as patentes da Polícia Militar do Amazonas

O governador Wilson Lima promoveu, desde 2019, mais de 7 mil policiais militares. A medida valoriza a carreira dos profissionais que compõem a segurança pública do Amazonas e significa aumento salarial referente à mudança de patente. Somente em 2021, mais de 2 mil profissionais passaram a ocupar as novas patentes.

Desde 2019 até o final de 2021, foram promovidos 7.137 policiais militares. Em 2019, o número de promovidos chegou a 3.483, seguido de 1.270 em 2020 e 2.384 em 2021. As assinaturas de promoções alcançam 12 patentes dentro do quadro da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): coronel, tenente-coronel, major, capitão, 1º tenente, 2º tenente, subtenente, 1º sargento, 2º sargento, 3º sargento, cabo e soldado.

“Eu, na condição de governador, o secretário, o comandante da polícia e também toda a nossa força de segurança, temos a responsabilidade de proteger esse policial que está nas ruas e dar as condições de trabalho para que ele possa retornar a sua casa, para o aconchego de sua família, e ter certeza que ele vai usufruir do resultado do trabalho”, disse Wilson Lima.

Reconhecimento – Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Vinícius Almeida, as ações executadas pelo chefe do Executivo estadual comprovam o respeito e reconhecimento da atual gestão com a corporação.

“O governador Wilson Lima tem dado demonstrações de reconhecimento e valorização profissional para os policiais militares. Ele promoveu mais de 2 mil policiais militares somente no final de 2021, a maior promoção da história da Polícia Militar”, disse ele, acrescentando outras ações tomadas no último ano que beneficiam os militares.

“Ele nos deu a Lei de Cursos, fez concurso público para as forças de segurança que aguardavam há mais de 10 anos pelo certame, entregou equipamentos e viaturas novas e modernas, criou o Serviço Extra Gratificado, permitindo a volta do policiamento ostensivo geral a pé nas áreas comerciais da cidade. Isso é entrega de serviço de qualidade para a sociedade amazonense”.

 

FOTOS: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

Agentes da CIF interditam duas lojas de conveniência por irregularidades, em Manaus

Fiscalizações ocorreram nas zonas norte, leste, oeste, centro-sul e centro-oeste da capital

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Central Integrada de Fiscalização (CIF) realizou, entre a noite de ontem (26/02) e a madrugada deste domingo (27/02), vistorias em lojas de conveniência situadas nas dependências de postos de combustível, em Manaus. Dois estabelecimentos foram interditados pelos agentes da CIF por irregularidades. Ao todo, foram vistoriadas nove lojas.

No posto Shell da avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) autuou a loja de conveniência por falta de licença sanitária e pelo consumo de bebida alcoólica no ambiente. No mesmo local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) interditou o uso de aparelhagem sonora

O local foi ainda interditado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) por não possuir alvará de funcionamento.

Na loja Petrovam, do posto BR da avenida Governador José Lindoso, bairro Parque Dez, zona centro-sul, os agentes da Visa Manaus aplicaram autuação por consumo de bebida alcoólica nas dependências, ausência do uso de máscara de proteção por parte dos funcionários e ausência de licença sanitária.

A Semmas interditou o som ao vivo do local. Os fiscais da Semef interditaram o estabelecimento por não possuir alvará de funcionamento.

Na loja de conveniência do posto Atem da avenida do Turismo, na zona oeste, os fiscais da Semmas interditaram o uso de aparelhagem no estabelecimento.

Efetivo – Participaram da CIF agentes da SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Ouvidoria da SSP-AM, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes da Visa Manaus, Semmas, Semef, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).


FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM


Em Novo Airão, SES-AM reforça compromisso do Governo de fortalecer estruturas de saúde no interior

Além de apoiar com repasse de recursos, capacitação e envio de equipamentos, unidades de saúde do município contam com reforço de servidores do Estado

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, cumpriu, na sexta-feira (25/02), agenda no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), onde destacou os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas nos municípios do interior e o trabalho de capacitação das equipes.

Acompanhado do secretário executivo Jani Kenta, Anoar realizou visitas técnicas à sede da Secretaria de Saúde de Novo Airão, à Unidade Hospitalar do município e à usina de oxigênio que abastece o local, além da Casa de Parto Humanizado e de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Por determinação do governador Wilson Lima, viemos para avaliar, ver as necessidades do município na área de saúde para que possamos suprir dentro do possível”, afirmou Anoar.

Entre as demandas apresentadas pela gestão municipal e prontamente atendidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por determinação do secretário, estão o envio de materiais para assistência odontológica, medicamentos e colchões hospitalares. Além disso, a Secretaria se prontificou a auxiliar com envio de profissionais médicos nas especialidades mais demandadas de Novo Airão, como ginecologista e oftalmologista.

O secretário destacou ainda a organização das unidades de saúde, como os laboratórios da unidade da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), inaugurada pelo governador Wilson Lima, além de apoiar com repasse de recursos e envio de equipamentos.

As unidades de saúde de Novo Airão contam também com reforço de servidores do Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, e capacitação das equipes de atenção básica por técnicos do Departamento de Atenção Básica (Dabe)

O prefeito de Novo Airão, Frederico Paes Júnior, acompanhou a comitiva da SES-AM e apresentou a Unidade Hospitalar, a estrutura da saúde e as obras de grande relevância na área.

“A unidade da FVS é uma obra magnífica. É muito gratificante para nós, que há muito tempo não recebíamos um secretário de Estado de Saúde. Leve os nossos agradecimentos ao governador Wilson Lima, que é um grande parceiro do município de Novo Airão”, destacou o prefeito.

Estrutura– A unidade da FVS-RCP, em Novo Airão, um braço da sede localizada em Manaus, possui laboratórios dedicados ao controle de doenças, como malária, leishmaniose e dengue.

Investimento– o Governo do Amazonas repassou mais de R$ 11 milhões em recursos para o município de Novo Airão nos últimos anos, sendo R$ 1,9 milhões em 2019, R$ 4,7 milhões em 2020 e R$ 4,5 milhões em 2021, com R$ 1,6 milhão destinado exclusivamente para combate à pandemia de Covid-19.


FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM 

 

Visa Manaus apreende mais de 27 kg de frios fora da validade em mais uma etapa da ‘Mercado Seguro'

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, neste sábado, 26/2, mais uma etapa da operação “Mercado Seguro”, que tem como objetivo levar orientações sanitárias aos supermercados da cidade. Apesar do caráter preventivo, a ação também resultou na apreensão e inutilização de mais de 27 kg de frios (queijos e embutidos), por já estarem fora do prazo de validade, em um estabelecimento no bairro Galileia, zona Norte.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, classifica a operação “Mercado Seguro” como um importante projeto da Prefeitura de Manaus para reforçar a atuação no sentido preventivo

“Com esse trabalho adicional de orientação, além das fiscalizações constantes, esperamos influenciar positivamente nas condutas sanitárias desses estabelecimentos, para que tenhamos mais qualidade e segurança nas compras da população e, principalmente, para evitar o surgimento de doenças associadas a produtos armazenados e manipulados em condições irregulares de higiene”, ressaltou.

A equipe da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) da Visa Manaus, visitou pela manhã e à tarde, seis supermercados, sendo quatro na avenida Torquato Tapajós, um no bairro Santa Etelvina e um no Galileia, todos na zona Norte. Em cada supermercado, as fiscais inspecionaram as instalações, orientando as equipes sobre as melhorias necessárias para adequar a estrutura física e os processos de trabalho às exigências de segurança e qualidade sanitárias definidas pelos órgãos federais de saúde.

Elas também conversaram com os clientes, para saber suas opiniões sobre os estabelecimentos, além de entregar uma cartilha com dicas de condutas sanitárias para o dia-a-dia.

Uma dessas consumidoras foi a ortodontista Daniela Silva Mariano, de 40 anos. Após já ter se deparado várias vezes com produtos em condições irregulares nas suas compras, ela elogiou a iniciativa da prefeitura de orientar os estabelecimentos para a adoção de melhorias. 

“Com certeza, Manaus precisa de mais ações como essa, tanto para ouvir o que o público tem a dizer, quanto para se mostrar presente no dia a dia das empresas, fiscalizando e garantindo a qualidade do serviço”, disse.

Anderson Luís Silva de Lima, 41 anos, gerente de um estabelecimento na avenida Torquato Tapajós, visitado pela Visa Manaus neste sábado, também apoiou a ação. 

“Precisamos desse olhar, desse conhecimento que a Vigilância Sanitária traz para o nosso trabalho, ainda mais num dia de muita demanda como hoje, em que sempre há a oportunidade de pequenos ajustes para melhorar o atendimento”, afirmou.

Por ser uma ação de orientação, de esclarecimento ao público e às equipes dos supermercados, não houve autuações ou abertura de processos administrativos por irregularidades encontradas. Porém, nos casos de produtos em condições impróprias para o consumo que sejam colocados à venda, a equipe da Visa Manaus procede à apreensão e inutilização desses itens, como foi o caso dos estoques de queijo e embutidos já vencidos encontrados em um dos estabelecimentos.

Eles foram recolhidos, inutilizados (despejando-se água sanitária ou alvejante sobre os produtos) e descartados. Além disso, a identificação de infrações também pode levar a novas inspeções, essas de caráter fiscalizatório.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.




Fotos:Divulgação / Semsa

Prefeito David Almeida reúne políticos e representantes da indústria e do comércio em defesa da ZFM

O prefeito de Manaus, David Almeida, iniciou um movimento em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) menos de 24 horas após a publicação do Decreto nº 10.979 do governo federal que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excetuar a Zona Franca de Manaus (ZFM). A decisão do Ministério da Economia fere de morte a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas.

O chefe do Executivo Municipal convidou para uma reunião, às 10h, na próxima segunda-feira, 28/2, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus, parlamentares da bancada federal, os presidentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam-AM), da Câmara Municipal (CMM), da Associação Amazonense de Municípios (AAM), da Ordem dos Advogados do Brasil, além de representantes da indústria e comércio.

“O objetivo é sair da reunião com um plano definido para defender a Zona Franca de Manaus. Vamos buscar primeiro o diálogo com o governo federal. Porém, estamos dispostos a, se necessário for, irmos até o Supremo Tribunal Federal para defender o modelo que gera mais de 100 mil empregos e mantém 96% da nossa floresta preservada”, declarou o prefeito. 

David já manteve contato com os senadores Omar Aziz e Plínio Valério; o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos; os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Além dos presidentes da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade; da CMM, vereador David Reis; da AAM, prefeito de Manaquiri, Jair Souto; e da OAB, Alberto Simonetti.

“Estou ligando pessoalmente para cada parlamentar e representantes das indústrias do nosso polo. O momento não é de protagonismo, mas de união de esforços da classe política, empresarial e da sociedade civil organizada”, afirmou David.

Foto:Dhyeizo Lemos / Semcom


Carnateatro’ reunirá seis bandas no palco do Teatro Amazonas

Evento acontecerá na segunda-feira (28/02), com transmissão pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e TV Encontro das Águas

Na Segunda-Feira Gorda de Carnaval (28/02), das 18h às 21h, o Teatro Amazonas receberá uma programação especial em alusão à festa que, pelo segundo ano consecutivo, não será realizada na capital amazonense. O “Carnateatro” contará com seis atrações de gêneros musicais que tradicionalmente se apresentam no Carnaval amazonense: samba, frevo, forró e boi-bumbá.

A entrada será gratuita, com agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e site www.teatroamazonas.com.br. O acesso ao Teatro só será permitido mediante apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19.  

Manaus Frevo, Auzier do Samba, George Japa, Rabo de Vaca, Banda Impakto e Carlinhos do Boi se apresentarão durante 30 minutos, com repertório especial.

De acordo com o titular de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a proposta é oferecer ainda uma programação eclética para que o público possa curtir o Carnaval sem sair de casa.

“O Carnaval no Amazonas sempre abraça todos os ritmos, por isso montamos uma programação para dar oportunidade a artistas representantes de diferentes estilos musicais”, comenta o secretário.

Marcos Apolo destaca ainda que o evento é também uma forma de apoiar os artistas que estariam trabalhando no Carnaval. “Já é o segundo ano que essas bandas não têm trabalho nessa época. No Carnaval a quantidade de shows aumenta bastante, e esses músicos, cantores, bailarinos e toda a equipe técnica têm a possibilidade de fazer uma renda extra. Como eles não terão essa agenda, nós estamos apoiando”.  

Live – As vagas para a plateia do Teatro são limitadas, mas o público pode acompanhar as apresentações por meio do Facebook e canal do YouTube da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e pela TV Encontro das Águas (canal 2.1 da TV aberta). O evento é acessível e conta com audiodescrição e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

FOTOS:Divulgação


Prefeitura de Barcelos é que deve a Amazonas Energia pelo não pagamento das contas de luz

A Amazonas Energia prestou esclarecimentos  sobre as contas de energia da Prefeitura de Barcelos, no interior do Amazonas.

Por meio de Nota Oficial a empresa concessionária desmente a informação divulgada na imprensa de que a Amazonas Energia não repassou R$ 736.000,00 a Prefeitura de Barcelos dos recursos arrecadados com a COSIP –  Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública.

Na nota, a empresa cita ainda que a situação é completamente oposta, ou seja, é a Prefeitura de Barcelos que deve a Amazonas Energia R$ 21.461.594,00 ( vinte e um milhões , quatrocentos e sessenta e um mil, quinhentos e noventa e quatro reais)  conforme documentos.

Ao contrário do que foi divulgado na imprensa, a Amazonas Energia cita que efetuou sim o repasse da COSIP e que é mentirosa a informação de que vem ficando com esses recursos que são repassados às Prefeituras

NOTA OFICIAL

Esclarecimento sobre as Contas de Energia da Prefeitura de Barcelos

FOTO: Divulgação internet

Fonte: Portal Caboco


Eleição UEA: Alcian e Cleto recebem apoio da comunidade acadêmica durante lançamento da chapa 22

Com o lema “Inovar para Transformar Vidas”, os professores Alcian Pereira de Souza e Cleto Cavalcante receberam o apoio da comunidade acadêmica, neste sábado, 26/2, durante o lançamento oficial da chapa 22 para eleição de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Durante o evento, que aconteceu no Hotel Intercity, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, os candidatos apresentaram suas propostas aos professores, técnicos e estudantes da instituição que tiveram a oportunidade de conhecer o plano de gestão da chapa e conversar com os candidatos. 

Em seu discurso, o candidato a reitor Alcian Souza destacou que o projeto de gestão será aperfeiçoado em conjunto com a comunidade acadêmica, afirmou que o conhecimento será colocado em favor da transformação econômica e social do Estado e que além da capital, os municípios irão assumir o protagonismo desse crescimento intelectual e social.

“Queremos fazer a resistência através da ciência, fortalecendo a instituição por meio de pesquisa de alto nível, garantindo uma universidade empreendedora, que saiba conectar o seu conhecimento, a sua expertise, nas mais diversas áreas. Que tudo isso se transforme em ações concretas em favor da nossa sociedade. Este é o anseio, esta é a missão da UEA. Nós devemos agora promover um ambiente propício para tudo isso”, ressaltou.

A defesa de outras fontes de financiamento para a instituição foi o tom do discurso do candidato a vice-reitor, professor Cleto. “Nossa gestão vai trabalhar para garantir outras fontes de financiamento para a UEA. Nós temos capital humano para buscar mais investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação porque nem todos os recursos disponíveis estão sendo acessados. Têm as agências de fomento, emendas parlamentares. Nós vamos unir esforços e buscar esse fortalecimento para a UEA”, destacou Cleto.

O professor Luiz Augusto Caxeixa, ex-diretor do Centro de Estudos Superiores de Tefé destacou que Alcian e Cleto são professores diferenciados e que representam um grande avanço para a instituição. “Eles têm vontade e capacidade para desenvolver um excelente trabalho. Eu vejo neles a universidade que pensamos para o futuro. Tenho certeza de que eles irão elevar a universidade para um outro patamar”, afirmou.

A professora Gláucia Ribeiro, do curso de Direito, que ingressou na UEA em 2008, junto com o professor Alcian Souza, destacou que ele sempre pensou na universidade como um todo e não só na sua área. “Nós temos uma grande vitória de fazer crescer a Escola de Ciências Sociais, que nasceu com o Direito e Administração e nós fomos em frente e criamos os cursos de Economia e Contabilidade. Nós pensamos que não era possível uma grande universidade não abranger o estudo e pesquisa econômica e contábil”, declarou ela.

O técnico-administrativo Hélio Braz disse que há mais de um ano vem buscando a construção de uma gestão que seja melhor para a universidade, que é plural. “Eu tenho escutado todos os lados e eu acredito muito no Alcian e no Cleto. Não por indicação de ninguém, mas porque eu tenho a convicção plena, de quem vive a universidade, que o Alcian tem uma construção de vida acadêmica que respalda a universidade que queremos para todos. Eles são as esperança de que as conquistas dos técnicos e professores irão avançar”, afirmou. 

A eleição da UEA ocorrerá no dia 23 de março de forma presencial nas unidades da capital e também do interior. 


Fotos: Tiago Corrêa


Adolescentes ribeirinhos e indígenas concluem oficina de cinema oferecida pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), encerrou, neste sábado, 26/2, a oficina de análises de obras audiovisuais e produção de curtas-metragens com celular para adolescentes ribeirinhos e indígenas em vulnerabilidade social, no museu vivo Centro de Ciências e Saberes Karapãna da Aldeia Yupirungá, localizado na rua Cojubins,  160, Tarumã-Açu, zona Oeste.

A oficina, apoiada pelo edital “Manaus Faz Cultura”, facilitada pelo professor doutor Luiz Carlos Martins de Souza, iniciou no dia 15/1, com o objetivo de capacitar os participantes a dominarem as principais etapas da abordagem discursiva de análise fílmica; dominar elementos básicos da construção de roteiros e de argumentos de documentários e ficções em curta-metragem; enumerar e contrastar os elementos básicos de linguagem cinematográfica: planos, movimentos de câmera, ângulos, montagem, e estrutura do roteiro, e, desenvolver histórias e documentários que retratem a vida e a cultura amazônida através dos dispositivos de captura de imagem acessíveis em celulares.

De acordo com o presidente do Concultura, Tenório Telles, o curso vai auxiliar não somente no ensino, mas, também, no armazenamento dos costumes e tradições dessa população, por meio de documentários produzidos por eles mesmos.

“A maioria possuía um aparelho celular mas não tinha noção de como usar corretamente na hora de produzir um filmete, por exemplo. Agora eles têm base para armazenar seus fazeres e saberes tradicionais indígenas, garantindo a preservação de nossa cultura e ancestralidade”, avaliou.

Para a arte-educadora e líder indígena da Aldeia Yupirungá, Maria Alice da Silva Paulino, o curso atende a maior necessidade da comunidade que é ter a tecnologia como aliada ao ensino indígena.

“Nós tivemos muitas dificuldades no período das aulas híbridas, foi aí que surgiu a necessidade de saber usar corretamente o celular para uso na produção de mídia pedagógica no ensino e aprendizagem das nossas crianças e adolescentes”, observou.

Manaus Faz Cultura

O edital lançado em 2021 pelo Concultura, injetou R$ 900 mil na cadeia cultural da cidade, para a realização de 45 projetos artístico-culturais, voltados a crianças, adolescentes e adultos nas diversas zonas da cidade.

Histórico

Luiz Carlos Martins de Souza é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e psicanalista em formação. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), onde também estudou Comunicação Social/Jornalismo (inconcluso) e fez o mestrado em Letras (2000). Doutorou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2012), realizou estágio doutoral na University of California, Los Angeles (Ucla/EUA, 2010), com bolsa do programa RH-Posgrad Fapeam, pesquisando a discursividade no cinema. 

Além de atuar como documentarista, curta-metragista e roteirista, tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso. Desenvolve trabalhos sobre estudos dos processos de significação, ensino de Língua Portuguesa como primeira e segunda língua, identidade amazônica, produção textual, estudos sobre as relações entre linguagem verbal, audiovisual, psicanálise e ideologia (em roteiros de cinema, filmes, documentários, vídeos, redes sociais e educação a distância).


Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Feriado e ponto facultativo de Carnaval interrompem serviços da Manaus Previdência

Em virtude do feriado de Carnaval, o atendimento pelos canais remotos da Manaus Previdência, tanto pelo Call Center quanto pelo WhatsApp, não irá funcionar entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. Portanto, o atendimento presencial da Manaus Previdência será retomado no dia 3/3, quinta-feira, mediante agendamento.

De acordo com o calendário publicado na edição 5.270 do Diário Oficial Municipal (DOM), os dias 28 de fevereiro e 1° de março são feriados de Carnaval, enquanto que no dia 2/3, será Quarta-feira de Cinzas, data religiosa, na qual será ponto facultativo até às 12h, na administração pública.

A Manaus Previdência funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Ressaltamos que os usuários deverão agendar o atendimento presencial pelo WhatsApp (92) 98842-1212 e no Call Center, via (92) 3186-8000.

No entanto, todos os serviços oferecidos presencialmente também podem ser solicitados de forma on-line, sem qualquer prejuízo ao interessado, pelo e-mail sate.manausprev@gmail.com, ou por meio  do Fale Conosco no site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/fale-conosco/.


Foto: Arquivo / Semcom

Examina+: Governo do Estado busca reduzir intervalo de espera por procedimentos regulados

lSES-AM intensifica realização de endoscopias, colonoscopias e ressonância magnética no Hospital Delphina Aziz, para pacientes agendados

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, neste sábado (26/02) e na segunda-feira (28/02), intensificação de endoscopias, colonoscopias e ressonância magnética no Hospital Delphina Aziz, para certificar a oferta de procedimentos aos usuários da rede estadual de saúde. A ação faz parte do projeto Examina+, do Programa Saúde Amazonas, que visa desafogar a demanda reprimida de exames eletivos no estado.

Ao todo, 178 procedimentos serão realizados na unidade hospitalar, localizada na zona norte de Manaus, para atender pacientes que aguardavam na fila do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg).

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), Nayara Maksoud, explicou a importância da intensificação durante o período de recesso e os benefícios para os pacientes da rede de saúde estadual.

“Durante o período de recesso do Carnaval, o Hospital Delfina Aziz novamente realiza intensificação de exames devido ao programa Examina+. É importante frisar que, ao longo do mês de janeiro e do mês de fevereiro, o hospital, através do Programa Saúde Amazonas, nas estratégias: Opera+, Consulta+ e Examina+, aproveitou horários alternativos, como o final de semana, para proporcionar maior oferta de exames especializados”, destacou a secretária.

Para que os procedimentos sejam realizados de forma segura, a SES-AM montou uma estratégia para receber os pacientes, com medidas de distanciamento social e fluxo diferenciado.

 Estrutura– O Hospital Delphina Aziz possui um parque tecnológico com mais de 1,6 mil equipamentos de alta, média e baixa complexidade, entre eles aparelhos de tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, que estão entre os exames mais demandados pela população.

 

FOTOS: Bruno Zanardo/SES-AM


SES-AM orienta população sobre cuidados contra a Covid-19 durante o Carnaval

Foliões devem evitar locais com muita aglomeração e manter cuidados mesmo durante as festas

Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforça recomendações para evitar a disseminação da Covid-19 junto à população, pois os cuidados devem ser mantidos. Embora os blocos de rua estejam cancelados, assim como adiados os desfiles das agremiações carnavalescas, uma das principais recomendações é evitar aglomerações.

Aos estabelecimentos que abrirem durante os dias, é importante o cumprimento do decreto que estabelece a exigência na entrada que os frequentadores possuam o esquema vacinal completo e atualizado, além do uso de máscara e distanciamento social. Vale ressaltar que os eventos sociais podem ter capacidade de até mil pessoas.

A população também deve escolher lugares que cumpram essas exigências, como a lotação de até 50% da capacidade total do local e tenham licença sanitária.

Além disso, é fundamental manter o uso de máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e estar com o esquema vacinal em dia, a fim de minimizar os riscos de agravamento do quadro de saúde em caso de contaminação.

“Neste Carnaval, orientamos a população para que aproveite os dias de folia com os devidos cuidados de prevenção à Covid-19 e com atenção à atualização do esquema vacinal, sempre observando as medidas não farmacológicas de prevenção, como o uso do álcool em gel e optar por lugares arejados”, destacou Anoar Samad, secretário de Saúde.

Anoar lembrou ainda que pessoas com sinais de gripes devem manter o isolamento domiciliar e evitar frequentar lugares movimentados. “Se você estiver com sintomas gripais, não participe de festas, permaneça em casa e cuide-se!”, recomendou o secretário.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, acrescenta que o monitoramento dos casos de Covid-19 é diário, a partir de informações das secretarias municipais de Saúde, e será mantido em regime de plantão no feriado.

“Sabemos que a pandemia não acabou, e é preciso que cada cidadão seja responsável e se previna para evitar a disseminação do novo coronavírus.p Essa é uma responsabilidade de todos nós. Então, se vacine, use máscara, higienize as mãos e pratique o distanciamento social”, acrescenta Tatyana.

Outra sugestão importante para um Carnaval responsável é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, se beber, não dirigir.

Desfiles – As apresentações das escolas de samba no Carnaval 2022 serão em formato de live, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. Devido à pandemia da Covid-19, as agremiações irão desfilar nos dias 17, 18 e 19 de março, sem a presença do público.

As três noites de folia começam na quinta-feira (17/03), com a apresentação das nove escolas do Grupo de Acesso B. As nove agremiações do Grupo de Acesso A realizam a live show na sexta-feira (18/03). Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerra as transmissões ao vivo no sábado (19/03).

A FVS-RCP vai realizar testes em todos os integrantes da ação, por meio de um cronograma de testagem, 48 horas antes das apresentações. O acesso ao Sambódromo só será permitido com o resultado do teste negativo.

Além disso, os foliões das escolas devem apresentar a carteira de vacinação com o ciclo completo de imunização contra a Covid-19.

 

FOTOS:Rodrigo Santos/SES-AM  


Prefeitura de Manaus promove palestra aos alunos da EJA com atleta amazonense que é destaque nos EUA

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 25/2, uma palestra motivacional com o professor e atleta faixa preta de jiu-jítsu, Rodrigo Pinheiro, para os alunos do Centro Municipal da Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Samuel Benchimol, no bairro São José 2, zona Leste da cidade. 

Há 22 anos atuando na modalidade, o professor Rodrigo Pinheiro, iniciou sua trajetória em uma academia no bairro Japiim, zona Sul. Morando atualmente nos Estados Unidos, no Texas, o amazonense possui quatro academias, com aproximadamente mil alunos, na faixa etária de 4 a 70 anos de idade. Para ele, que estudou em escola pública, sempre é uma satisfação participar de eventos, que possam compartilhar um pouco de sua vitória na vida e no esporte

“Acho que a mensagem maior é de acreditar nos sonhos e que tudo é possível. O esporte antes de formar campeões, forma também pessoas do bem e cidadãos. Acho que a mensagem é exatamente essa, onde a educação é o caminho, e uma das maiores ferramentas de introdução social é o esporte. Acho que sou uma prova viva disso. Hoje consigo viver coisas que eu nunca imaginava, através do esporte, mas enfatizo sempre que é possível”, comentou.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (Geja) da Semed, Alina Bindá, acompanhou a palestra com o lutador amazonense de jiu-jítsu. Para a educadora, sempre é bom os alunos terem exemplos de pessoas que conseguiram vencer na vida, superando as dificuldades.

“A palestra do Rodrigo Pinheiro foi de extrema importância para nós, principalmente para esse público de jovens e adultos, porque a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, vai em busca do resgate e acima de tudo, de garantir a todas essas pessoas o direito à educação. Nós fizemos um alinhamento na questão da educação empreendedora, onde o Rodrigo expôs a sua superação, através da luta por uma vida melhor, e nossos alunos ficaram muito motivados”, disse.   

O diretor do Cemeja Samuel Benchimol, Adauto Pantoja, ficou satisfeito com a presença do lutador amazonense. “Serve de grande exemplo para toda sociedade escolar, principalmente para os nossos alunos. O exemplo que ele passou foi muito grande. Venceu na vida, através do esporte. Passou por várias dificuldades nos seus estudos, mas está mostrando que a educação salva, bem como o esporte. A importância do exemplo dele foi de grande valia, porque temos alguns alunos que gostam de praticar esporte”, completou.

Representatividade

O aluno da 5ª etapa da EJA, Diego Oliveira, 18 anos, gostou muito do relato do faixa preta de jiu-jítsu, pois se identifica um pouco com a história do atleta. “A palestra foi muito interessante. Eu tenho uma história com a luta, muito curta, não cheguei a lutar direito, mas eu tenho uma paixão imensa pelo esporte, que é o jiu-jítsu. Essa palestra me incentivou a voltar e fazer o que sempre gostei. Para mim, a luta sempre me ajudava, como tirar o estresse e problemas da minha cabeça. A história que contou sobre ele é quase parecida com a minha”, finalizou.

Fotos: - Ricardo Ramos / Semed

Em Manacapuru, projeto científico em escola estadual muda trajetória de estudantes

Pesquisa de estudantes da EE Nossa Senhora de Nazaré é destaque em competições nacionais

O projeto “Protótipo de sistema anticovid-19 no ambiente escolar com sistema Arduino AC-19”, iniciativa que consiste na elaboração de dispositivos de robótica de combate à Covid-19, tem mudado a vida de estudantes da Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital). Um deles é o aluno José Victor, de 17 anos, que ganhou uma bolsa de estágio em uma empresa multinacional dedicada à operação e manutenção de ativos de transmissão.

“A experiência de trabalhar em projetos científicos tem me proporcionado inúmeros ganhos. Um deles foi a oportunidade de poder participar da seleção para uma vaga de estágio na Evoltz, uma multinacional com filiais fora do Brasil, e com certeza será apenas o início de uma vida profissional de sucesso”, avaliou o estudante.

O projeto ganhou destaque em vários programas nacionais, como o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que estimula os estudantes do Ensino Médio a desenvolver soluções para problemas locais por meio da ciência e da tecnologia, e o Programa Steam TechCamp Brasil, que incentiva ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam).

O professor e orientador do projeto, Galileu Pires, conta que em muitos momentos os alunos que participaram da atividade não acreditavam que chegariam tão longe.

“No início, eles achavam que não teriam condições de desenvolver qualquer projeto relacionado a essa temática, mas aos poucos, quando eles foram aprendendo as atividades nas aulas de Física, Matemática, Química, e Biologia, começaram a ganhar confiança e foram desenvolvendo as suas aptidões nessa área. Hoje, com esse resultado, eles se sentem altamente confiantes e gratos por terem participado desde o início e ter tido perseverança em desenvolver projetos científicos”, pontua Galileu.

Inspiração– Segundo Pires, ao conseguir uma vaga de estágio na multinacional, o aluno José Victor passou a inspirar mais estudantes.

“Sem dúvida, ver um colega de sala de aula se destacando em uma renomada empresa estimula outros estudantes a permanecerem firmes nos estudos e na pesquisa científica”, finalizou o professor.

 

FOTOS:Diego Peres/Secom e Divulgação

 

Seinfra alerta para desvio de tráfego na Estrada do Tarumã, a partir deste sábado (26/02)

No local, será construída uma rede de drenagem durante o feriado de Carnaval

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), informa que o tráfego de veículos na Estrada do Tarumã, próximo a Comunidade São Francisco, sofrerá alteração temporária, iniciando neste sábado (26/02) e seguindo até terça-feira (1º/03).

A intervenção acontece para que seja implantada uma rede de drenagem sob a pista de rolamento da Estrada do Tarumã.

Os condutores devem ter cautela, reduzir a velocidade, respeitar a sinalização de advertência distribuída ao longo da via e se atentar com a presença de homens e máquinas trabalhando na área da intervenção.

A previsão, caso as condições climáticas ajudem e não chova neste fim de semana, é que a obra estará concluída na terça-feira (1º/03), e o fluxo de veículos voltará ao normal na quarta-feira de Cinzas (02/03).

 

FOTO:Divulgação/Seinfra


Decreto do governo federal ameaça mais de 100 mil empregos na ZFM


Uma nota de repúdio ao decreto governamental que ameaça empregos na zona Franca de Manaus foi publicada nas redes sociais do prefeito de Manaus, David Almeida do Avante

Após a publicação do decreto que ameaça mais e 100 mil empregos na Zona Franca de Manaus o prefeito de Manaus David Almeida ( Avante) se mostrou indignado com a atitude do ministro da economia, Paulo Guedes, e com o aval do presidente Jair Bolsonaro (PL) que assinou o decreto que pode acabar com a ZFM.

Nas redes sociais, David Almeida, assinou nota de repúdio:

NOTA DE REPÚDIO 

Com indignação. É assim que recebo o Decreto nº 10.979 publicado na edição de 25 de fevereiro de 2022 do Diário Oficial da União que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excetuar a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Todas as medidas de incentivo à industrialização no Brasil são muito bem-vindas. Contudo, a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes retira totalmente a competitividade da ZFM, abrindo caminho para que empresas deixem o nosso Polo Industrial. Os produtos, aqui fabricados, passarão a ser importados de outros países. 

Isso significa ameaça real para mais de 100 mil empregos e menos receita para investimentos em saúde, educação, tecnologia e infraestrutura em benefício do nosso povo. 

É inaceitável uma decisão como essa três dias antes do aniversário de 55 anos da Suframa.

Após tanto diálogo e anúncios do governo federal de que a Zona Franca de Manaus não seria prejudicada, o decreto do ministro Paulo Guedes é um punhal nas costas de todos os amazonenses. 

Faz-se necessário nesse momento a união de toda a nossa classe política, empresarial e sociedade civil organizada. 

A decisão é reversível, basta vontade política do governo federal. 

Nosso povo, mais do que nunca, precisa que todos os esforços sejam feitos para que os mais de 100 mil postos de trabalhos do Distrito Industrial não deixem de existir com uma canetada. 

Ciente disso, não medirei esforços para a manutenção das vantagens comparativas garantidas na Constituição podendo, se for necessário, levar o tema ao Supremo Tribunal Federal.

David Almeida, prefeito de Manaus

Foto :Divulgação  Semcom

Pesquisadores amazonenses sequenciam principal genótipo causador de doença em pacientes com HIV

  Resultado foi apresentado durante seminário promovido pela Fapeam e representa um avanço de impacto mundial

Um projeto desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), resultou no sequenciamento dos principais genótipos causadores de criptococose em pacientes com HIV. A descoberta foi apresentada durante o seminário de avaliação final do Programa Pesquisa Para o SUS (PPSUS), nesta terça-feira (22/02), e traz um impacto para a comunidade científica a nível mundial. 

A criptococose é uma doença causada pelos fungos do gênero cryptococcus, transmitida por meio da aspiração de coágulos infecciosos presentes no ambiente. Geralmente, esses coágulos estão presentes em fezes e aves ou em plantas e vegetais em decomposição. 

A pesquisa, intitulada “Investigação dos genótipos e sensibilidade a antifúngicos dos agentes causadores de criptococose no estado do Amazonas”, obteve informações importantes para traçar o perfil epidemiológico de pacientes com criptococose portadores de HIV e em pacientes sem HIV. 

Com o resultado, pode-se observar que o perfil epidemiológico entre os dois grupos são totalmente distintos. Entre os pacientes com HIV, notou-se a predominância de homens jovens, cuja principais representações clínicas foram dor de cabeça, vômito e perda de peso. 

Quando estudados os agentes causadores, foi detectado a predominância do genótipo VN1 do fungo cryptococcus neoformans em 89,4% dos casos. Ao sequenciar os genes, foi descoberto que 97% destes casos eram da linhagem SP-93. 

“Ou seja, nós colocamos o Amazonas no mapa e explicamos qual é a linhagem principal causadora de cryptococcus neoformans aqui, que é semelhante no nosso estado”, disse o pesquisador João Vicente de Souza, coordenador do projeto, durante a apresentação. 

Já nos pacientes sem o vírus do HIV, observou-se a predominância de casos em pacientes do sexo feminino. O principal agente causador neste cenário foi o cryptococcus gattii, sendo o genótipo SP-20 o mais comum. O mesmo genótipo também foi responsável por epidemias nos Estados Unidos e no Canadá. “Esse agente está sendo especial. Quando a gente diz que encontramos, entre 11 pacientes não HIV, quatro casos com esse genótipo, chama atenção”, disse o pesquisador.  

PPSUS- O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF), que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais.


FOTO: Érico Xavier/ Fapeam

Prefeitura monta plano de monitoramento de trânsito e transporte para o carnaval em Manaus

Durante o feriadão de Carnaval, de 28/2 a 2/3, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), terá atuação especial para organizar trânsito e transporte com objetivo de manter a fluidez, a segurança e à prevenção a acidentes nas vias durante o período carnavalesco.

Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota de sábado com reforço aos coletivos que se deslocam ao Centro, na próxima segunda-feira, 28/2 e quarta-feira, 2/3. Na próxima terça-feira, 1º/3, as linhas de ônibus irão operar com frota de domingo com reforço em linhas específicas e naquelas em que houver necessidade.

“Vamos monitorar as linhas e frotas de ônibus para garantir que os usuários possam ter acesso aos coletivos, além do efetivo normal que será usado na segunda e quarta-feira de cinzas”, frisou Ednaldo Castro, diretor de Operações de Transportes do IMMU.

O IMMU destaca que fiscais de transporte estarão atuando nos Terminais de Integração e locais estratégicos para verificar a frota e ainda orientar passageiros quanto às linhas de ônibus. Cerca de dez fiscais de transportes se revezarão no Centro de Controle da Cidade (CCC) para monitorar as plataformas e as circulações dos coletivos.

Trânsito

A diretoria de operações do IMMU, vai atuar com um efetivo de cem pessoas, via postos fixos, ronda com viaturas e motocicletas. Serão montados oito postos de monitoramento presencial com agentes de trânsito fiscalizando as seis zonas da cidade.

“Vamos montar a Operação Carnaval e estaremos presente nos principais corredores viários e onde houver a necessidade de monitoramento. Nosso efetivo estará realizando rondas e acompanhando a circulação dos veículos, por meio das câmeras de monitoramento do CCC”, informou Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.


Fotos:Sidney Mendonça / IMMU