Postagens

Mostrando postagens de abril, 2021

Detran-AM promoverá live, ações educativas e palestras virtuais no Maio Amarelo

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dá a largada para a Campanha Maio Amarelo 2021. A abertura oficial do evento acontecerá na próxima quarta-feira (05/05) e será transmitida pelas redes sociais do Órgão. Durante todo o mês, serão realizadas palestras virtuais para as universidades e ações educativas nas ruas da capital e de municípios da Região Metropolitana de Manaus, com entrega de kits com máscara e álcool em gel para os condutores. 

Neste ano, devido à pandemia, o Detran-AM realizará uma programação com ações simbólicas de conscientização no trânsito, em alusão ao movimento.

Iniciando no dia 5 de maio, com a abertura do Maio Amarelo, a cerimônia será transmitida pelo Facebook e Instagram do Detran-AM. E será restrita a colaboradores e à imprensa, na sede do departamento.

Entre os dias 10 e 20/05, a equipe da gerência de Educação para o Trânsito estará realizando ações nos semáforos da capital e em alguns municípios da região metropolitana, com a entrega de máscara e álcool em gel para os motoristas.

“Este ano, novamente vivenciamos um cenário de restrições por conta da pandemia do novo coronavírus. Deste modo, iremos manter as ações virtuais, como a realização de palestras para universidades, mas também ações de rua, respeitando todas as normas sanitárias vigentes”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM

Iluminação - Durante todo o mês de maio, a fachadas dos órgãos estaduais serão iluminadas com a cor amarela. Totens em formato de laço amarelo, símbolo da campanha, e balões publicitários com o tema do Maio Amarelo, serão espalhados em pontos estratégicos da capital amazonense, como no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade.

Mascote - Outra ação realizada pelo Detran-AM durante o Maio Amarelo será a escolha da mascote da Escola Pública de Trânsito (Esptran), que está em fase de implantação.

A mascote será escolhida por meio de um concurso cultural, destinado a estudantes da rede Estadual de Ensino Fundamental.  As regras para a competição serão publicadas em um edital no site do Detran.

Além da escolha do nome da mascote, o órgão também abriu para votação popular a escolha do slogan da Escola Pública de Trânsito. Numa primeira etapa, os colaboradores selecionaram quatro nomes em votação virtual. Em seguida, essa lista foi colocada nas redes sociais do Órgão para votação popular.

O slogan vencedor será anunciado durante o lançamento simbólico do Maio Amarelo, na próxima quarta-feira.

A Esptran vai ofertar cursos de capacitação para os futuros condutores, além de levar ensino sobre leis de trânsito para dentro das escolas da rede estadual de ensino. O Programa será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM); e terá como público alvo alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual.

Tema 2021 - Este ano, o tema escolhido para o Maio Amarelo – “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” - tem a finalidade de alertar os condutores e a sociedade para o respeito às sinalizações e cuidados no trânsito.

O Maio Amarelo é o movimento internacional de conscientização no trânsito, que nasceu em 2014, com a finalidade de diminuir o número de acidentes, sensibilizar e conscientizar o poder público, sociedade civil e iniciativa privada a terem mais cuidado e atenção no trânsito.

Foto: Divulgação/ Detran AM

Maternidade Ana Braga recebe usina de oxigênio

O equipamento foi doado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), uma agência do Sistema ONU

O Governo do Amazonas instalou, nesta sexta-feira (30/04), na Maternidade Ana Braga, uma usina de oxigênio com capacidade de, pelo menos, 31 metros cúbicos por hora (m³/hora). O equipamento, doado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), uma agência do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), atende 100% da demanda atual daquela unidade de saúde.

Também nesta sexta-feira (30/04), foi instalado um tanque de oxigênio no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, totalizando 23 unidades de saúde com o equipamento. Conforme o secretário Estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, o SPA é a última unidade de urgência e emergência que faltava receber tanque para armazenamento de oxigênio, garantindo mais segurança para a rede no abastecimento.

A implantação da usina de oxigênio e a instalação do tanque são medidas inseridas no Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para a ampliação da capacidade de oferta de oxigênio na rede estadual de saúde.

De acordo com a Secretária Executiva Adjunta de Urgência e Emergência do Estado do Amazonas, Mônica Melo, a usina tem capacidade de abastecer os 70 leitos da Maternidade Ana Braga por hora.

“Isso nos dá segurança para, em uma necessidade, termos esse suporte de oxigênio. Nós agradecemos ao escritório [da UNFPA] em Manaus, à Katherine Benevides, a técnica que fez o contato [com a UNFPA] e é claro que não podemos deixar de agradecer ao Governador Wilson Lima e ao Secretário [de Saúde] Marcellus Campêlo, que têm nos dado todo o suporte para conseguirmos salvar vidas”, concluiu a secretária.

Durante a entrega da usina, a diretora da maternidade, Rose Lobo, ressaltou que a doação foi uma luz de esperança. “Hoje nós estamos recebendo esta usina que irá beneficiar várias vidas de mamães e bebês, que precisam dos serviços da Maternidade Ana Braga”, disse.

Também estiveram presentes o gerente de Maternidades, Edilson Albuquerque, e a coordenadora do escritório do UNFPA de Manaus, Débora Rodrigues. 

Ampliação - No interior, três usinas estão em trânsito para os municípios de Iranduba, Manicoré e Novo Airão. Já no município de Codajás, a instalação está sendo efetuada nos próximos dias.  

Benjamin Constant e Barreirinha estão aguardando a chegada de usinas que foram adquiridas pelos próprios municípios. 

O estado conta com 37 miniusinas instaladas na capital e em 21 municípios. Mais 30 miniusinas serão adquiridas por meio de pregão e ainda existe o plano de aquisição de 2 mil cilindros para armazenagem de oxigênio no interior. Com estas aquisições, a SES-AM planeja aumentar a capacidade de produção de oxigênio no estado, dos atuais 62 mil m³/dia para até 80 mil m³/dia. 


FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM 


Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (99126-7364).

Prefeitura alinha estratégias de melhorias do serviço público com gestores educacionais

Em continuidade às atividades de alinhamento estratégico da educação, a Prefeitura de Manaus realizou mais uma etapa do primeiro encontro mensal com gestores das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento foi realizado na quinta-feira, 29/4, com diretores de escolas da zona Sul, e na sexta-feira, 30/4, com os da zona rural. Os encontros ainda vão acontecer com as divisões Oeste e Leste I e II.

O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou que uma das estratégias da nova gestão é a melhoria dos serviços públicos que são disponibilizados à população.

“É um desafio que abracei e reparto com todos os servidores públicos da educação, saúde e infraestrutura, para que possamos, unidos, dar a volta por cima e implementar melhorias na nossa cidade. Que Manaus possa ser transformada com cada um de nós fazendo a nossa parte”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, apontou as ações da Semed nos quatro primeiros meses de gestão e ressaltou a busca pelo uso de tecnologias para a evolução da educação de Manaus

“Estamos trabalhando em programas e projetos e no uso de tecnologias. Criamos o Auxílio Conectividade, estamos buscando fazer muito mais e o melhor que pudermos, para garantir conectividade entre professores e alunos. Estamos trabalhando para que os gestores tenham recursos na escola para ações mais imediatas. Vamos em busca de tablets para os alunos que estão em situação de  vulnerabilidade.  São 63 mil alunos nessa condição, e estamos trabalhando para que eles sejam alcançados por um ensino de qualidade”, destacou. 

Pauderney afirmou que na próxima terça-feira, 4/5, estará ao lado do prefeito David Almeida, em Brasília (DF), em busca de mais vacinas com intuito de completar a imunização aos professores da rede pública municipal, para o retorno híbrido das aulas, de forma segura.

Fotos - Alex Pazuello / Semed

Governo do Amazonas inicia reabertura segura dos restaurantes populares na segunda-feira

                              Unidades terão atendimento presencial com capacidade limitada a 50%

A partir da segunda-feira (03/05), o Governo do Amazonas vai reabrir os restaurantes e as cozinhas populares para atendimento presencial ao público, considerando apenas 50% da capacidade de cada unidade, com o intuito de restabelecer de forma gradativa a normalidade do serviço ofertado. Os atendimentos terão os horários estendidos, passando a funcionar das 11h às 14h para o consumo das refeições. Até então, as sete unidades desses equipamentos que funcionam em Manaus estavam atendendo somente como ponto de entrega de marmitas.

Os restaurantes e as cozinhas populares fazem parte da política pública estadual de garantia de segurança alimentar e nutricional para os segmentos mais vulneráveis, sob a orientação do governador Wilson Lima. Essas unidades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/Seas), via Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan).

A Seas explica que o horário dos restaurantes populares foi estendido justamente para o atendimento de 100% da capacidade de fornecimento de refeições do dia. O limite de 50% da capacidade é somente para quando os usuários adentrarem os restaurantes, ou seja, a medida tem objetivo de evitar aglomerações.

Refeição a R$ 1 – Segundo a gerente da Gadsan, Kaliny Alves, as refeições servidas nas quatro unidades de restaurantes populares (Centro, Novo Israel, Compensa e Jorge Teixeira) fazem parte do “Projeto de Fortalecimento da Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada” e têm preço simbólico de R$ 1. A refeição é subsidiada pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada.

O cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outros). Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h (novo horário).

Sopa de graça – Nas três unidades de cozinhas populares (Alfredo Nascimento, Rio Piorini e Parque São Pedro), também integrantes do “Projeto Alimentação Adequada”, as sopas são servidas gratuitamente aos usuários, uma vez que são custeadas exclusivamente pelo Governo do Estado. Os sabores são variados, como sopa de carne, de mocotó e de feijão, entre outras. A distribuição acontece de segunda-feira até sábado, a partir do meio-dia.

Balanço de 2020 – No ano de 2020, os quatro restaurantes populares serviram 416.997 refeições, beneficiando 291.222 usuários. Já as três cozinhas populares serviram 736.702 sopas, beneficiando 561.488 usuários. Nos dois equipamentos, chama atenção o atendimento a pessoas em situação de rua, o que dá ainda mais relevo à política pública de segurança alimentar e nutricional diante do quadro de pandemia da covid-19.

Balanço de 2021 – Nos três primeiros meses de 2021 (janeiro, fevereiro e março), a Seas informa que os quatro restaurantes populares já serviram 97.469 refeições, beneficiando 95.813 usuários. Já as três unidades de cozinhas populares serviram 200.343 sopas, com 175.814 usuários atendidos.

Restaurantes Populares

• Restaurante Popular Centro - Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

• Restaurante Popular Novo Israel - Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)

• Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

• Restaurante Popular Jorge Teixeira - Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)

Cozinhas Populares (Sopões)

• Cozinha Popular Alfredo Nascimento - Rua Marcos Cavalcante (esquina com Rua 2)

• Cozinha Popular Rio Piorini - Alameda Rio Negro (esquina com a Rua Amazonas)

• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) - Rua Edwirges (antiga rua Plácido), s/nº, Parque Carbrás

FOTOS: Miguel Almeida/Seas

Inscrições abertas para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

                                    Propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de maio

Estão abertas as inscrições on-line para a criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas. As propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de maio, no site agenciacultural.org.br. O concurso, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro.

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, em 2021, uma série de atividades sobre o equipamento cultural vai ser executada durante o ano para reforçar o sentimento de pertencimento dos amazonenses em relação ao Teatro Amazonas e ampliar a participação da sociedade civil. Ele destaca que a identidade visual contemplada vai receber o prêmio de R$ 5 mil e deve apresentar valores que se traduzam em uma interpretação gráfica ou visualização estilizada e singular do espaço.

“É preciso retratar a relevância do Teatro Amazonas como patrimônio histórico, a importância para o desenvolvimento, promoção e difusão das atividades artísticas e culturais no estado do Amazonas e na cidade de Manaus”, afirma o secretário. “A marca escolhida vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos de atividade e um item de souvenir da data comemorativa da casa que é de todos nós”.

Concurso – A proposta é voltada para pessoas naturais do Amazonas, e cada proponente deve apresentar apenas uma identidade visual. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e/ou estudantes de artes, designer e publicidade.  

A identidade visual deve ser encaminhada em formato PDF, com itens como capa (proposta de identidade visual comemorativa dos 125 do Teatro Amazonas e nome do proponente); objetivo (o que o proponente busca com esta apresentação); referências (quais outros projetos o proponente usou para se inspirar); painel semântico (moodboard com elementos visuais nortearam o desenvolvimento da proposta); paleta de cores (quais as cores escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados, mostrando as versões RGB, com código hexadecimal, e CMYK); formas (quais as formas escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados); fonte (qual fonte foi utilizada no projeto e por quê); assinaturas (vertical, horizontal e outras, se houver); versões de cores (colorida, monocromática com escala de cinza, negativa e positiva, para todas as assinaturas apresentadas anteriormente); textura/pattern/padrão, aplicações (mockups de como a identidade visual desenvolvida pode ser aplicada nas redes sociais, banner, papel timbrado e souvenir). O tamanho da apresentação não pode ultrapassar 15MB.

Cronograma – As propostas vão ser aceitas até 31 de maio. A primeira fase, de análise documental, está prevista para o período de 1º a 3 de junho, enquanto a segunda etapa, de análise das propostas da identidade visual, deve acontecer entre os dias 4 e 8 de junho.

O manual de identidade visual deve ser apresentado pelo proponente em até 30 dias após o resultado final, previsto para 15 de junho.  

 Foto: Michael Dantas/Secti 

Governo do Amazonas recebe 64.700 novas doses de vacinas contra a Covid-19

O Governo do Amazonas recebeu, na madrugada desta sexta-feira (30/04), a 15ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O lote conta com um total de 64.700 doses dos imunizantes CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantan, e AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A remessa chegou à capital amazonense por volta de 0h30, trazida em uma aeronave modelo Boeing 767-300 da empresa Latam, que desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A carga conta com 1.200 doses da vacina CoronaVac e 63.500 doses da vacina AstraZeneca.

“A gente recebeu bastante dose de AstraZeneca, e como ela está destinada só para a primeira dose, a gente consegue avançar bastante com os grupos prioritários”, destaca o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-AM, Elder Figueira.

Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na FVS-AM, onde foram contabilizadas e armazenadas. A partir deste final de semana, as prefeituras municipais poderão agendar para receber os imunizantes diretamente na fundação.

Alvo – De acordo com o 13º Informe Técnico relativo à 15ª Pauta de Distribuição, emitido pelo Ministério da Saúde (MS) na terça-feira (27/04), a nova remessa deverá atender a primeira dose de trabalhadores das Forças Armadas, Forças de Segurança e Salvamento, por meio do imunizante AstraZeneca, e da população de 60 a 64 anos por meio da vacina CoronaVac.

Vacinômetro – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 852.541 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (29/04), sendo 596.409 de primeira dose e 256.132 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS.

Foto: Lucas Silva/Secom

Nossa prioridade é recuperar empregos", diz Wilson Lima ao anunciar Portal do Trabalhador

 

Em live, governador ressaltou aprovação, no Codam, do projeto de ampliação da LG no Amazonas

O governador Wilson Lima declarou, na noite desta quinta-feira (29/04), durante live pelas redes sociais, que a recuperação dos empregos é uma prioridade para o Governo do Amazonas. Na transmissão, ele anunciou, ainda, que no próximo dia 3 entra no ar o Portal do Trabalhador (www.portaldotrabalhador.am.gov.br), que irá reunir todas as informações e serviços oferecidos pelo Sine Amazonas.

Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades econômicas não essenciais tiveram de ser suspensas. Agora, com a desaceleração dos casos de Covid-19 no estado, é possível autorizar o retorno de forma controlada de algumas atividades, explicou o governador ao falar sobre novas contratações.

“A nossa prioridade agora é recuperar empregos.  Quando a gente faz algum tipo de flexibilização, para o funcionamento de alguns segmentos do comércio, é com objetivo principal de gerar emprego e renda, é de que aquela pessoa possa ter o salário para que possa garantir o sustento da sua família”, disse Wilson Lima.

Portal do Trabalhador - Ao lembrar a proximidade do dia 1º de maio, o governador Wilson Lima informou que no próximo dia 3 de maio entrará no ar o Portal do Trabalhador. Nesta sexta-feira (30/04), o novo serviço do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), será apresentado à imprensa.

"Atenção, meu amigo trabalhador que usa o serviço do Sine Amazonas! Nós estamos lançando a partir do dia 3 de maio o Portal do Trabalhador. Nesse portal você terá informações sobre Seguro-desemprego, vagas que estão sendo ofertadas pelo Sine e outros benefícios, cursos de capacitação através dos órgãos públicos, enfim todas essas informações vocês vão encontrar em www.portaldotrabalhador.am.gov.br”, disse Wilson Lima.

O governador destacou que, neste ano, por meio do Sine, o estado já recebeu mais de 56 mil currículos e 48% dos candidatos foram encaminhados para entrevistas de emprego, por se encaixarem na vaga pretendida.

Wilson Lima também destacou o saldo positivo do Amazonas em relação à geração de empregos com carteira assinada, aferido por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Os números do Caged indicam que nós geramos mais de 1,8 mil empregos no estado, quando confrontamos os números de demissões com números de admissões. A quantidade de pessoas que foi contratada é maior do que a quantidade de demitidas. Então nós temos um saldo de mais de 1,8 mil trabalhadores no Estado do Amazonas”, explicou o governador.

Reunião do Codam - O governador destacou, ainda, a aprovação, nesta quinta-feira (29/04), pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), do projeto de ampliação das atividades da LG no Amazonas. O conselho é um órgão colegiado vinculado ao gabinete do governador.

“A empresa tinha duas plantas (de produção). Uma em São Paulo e outra em Manaus, e decidiu trazer tudo pra cá. Mas para que ela possa se instalar aqui e receber os benefícios do Amazonas é preciso que o projeto seja aprovado no CAS, o Conselho de Administração da Suframa, e também no Codam, que é o nosso conselho”, explicou Wilson Lima.

Falta a aprovação pelo CAS. Na quarta-feira (28/04), o projeto foi retirado da pauta da reunião do CAS pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

“Isso causou, naturalmente, uma estranheza e uma preocupação em todas as empresas do Polo Industrial. Causou preocupação na LG. E hoje, pela manhã, eu falei com o Carlos da Costa para entender o que estava acontecendo. E ele disse que vai ter tratativas com a empresa no sentido de aumentar a quantidade de empregos que serão gerados pela LG; e que o projeto constará na pauta da próxima reunião do CAS. É importante dizer que esse projeto já tem a aprovação de todos os técnicos”, destacou.

Foto: Divulgação/Secom

Com queda na taxa de ocupação de leitos Covid-19, SES-AM planeja reorganização da rede estadual de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) planeja a reorganização da rede estadual de saúde, visando a ampliação dos atendimentos de causas não relacionadas à Covid-19. Entre as mudanças previstas está a abertura do Hospital Delphina Aziz, referência para o tratamento de Covid-19, também para outros tipos de atendimento, incluindo cirurgias e exames.

O anúncio foi feito durante a audiência pública virtual sobre o Plano de Contingência Estadual para enfrentamento da pandemia da Covid-19, realizada nesta quinta-feira (29/04), pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

A decisão leva em conta a queda na taxa de ocupação de leitos Covid-19 e o aumento na taxa de não-Covid. Conforme os dados apresentados pela SES-AM, os leitos clínicos na rede pública para Covid-19 estão em 29 % e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) alcançou 58%. No momento, a SES-AM trabalha na reorganização e mantém alerta para a virada de chave nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs), onde leitos Covid-19 foram convertidos para atendimento de outras causas, mas que podem ser reconvertidos a qualquer momento na rede, caso o cenário mude.

No início da tarde desta quinta-feira, a maioria das solicitações de transferência de pacientes registrados no Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister), da SES-AM, é de causas não-Covid, principalmente do interior do Estado. 

“As solicitações não-Covid são muito mais altas, 79 chamados nesta quinta-feira, mostrando a necessidade de virar a chave na rede estadual de Saúde para o atendimento não-Covid", afirmou o secretário de estado de Saúde, Marcellus Campêlo. Ele disse ainda que os chamados para transferências de pacientes com Covid-19 eram de apenas 12, sendo três de Manaus e nove do interior.

As internações dos pacientes acometidos pela Covid-19 ficarão concentrados nos hospitais Dephina Aziz e Nilton Lins. A secretária executiva de Urgência e Emergência, Mônica Melo, ressaltou que a estrutura montada para o atendimento da doença não será desativada, mantendo-se organizada para possibilidade de uma nova subida de casos.

“Desocupamos leitos Covid nos prontos-socorros. A rede está configurada com leitos reservados para doença, pois o paciente que sofre acidente pode estar com Covid e precisa do atendimento especializado, por exemplo, neurotrauma, na unidade. Seguindo a orientação da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), não foram desfeitos os leitos Covid”, explicou a secretária.

As unidades da rede estadual já atendem, em sua maior parte, pacientes com outros agravos à saúde. Na rede estadual, a taxa de ocupação de leitos clínicos não-Covid é de 79% e a de UTI corresponde a 77%. Os hospitais estão com pacientes fora do período de transmissão da Covid-19, que concluíram o tratamento e estão hospitalizados por outras sequelas.

Mudança no atendimento - Segundo o secretário executivo de Assistência da Capital, da SES-AM, Jani Kenta, a proposta é transformar o Hospital Delphina Aziz em uma unidade de atendimento híbrido e com perfil cirúrgico.

“A unidade possui capacidade para fazer mais de mil cirurgias, de média complexidade e ambulatorial, de pacientes não Covid-19, mais de 10 mil atendimentos de ambulatório especializado e mais de 65 mil exames laboratoriais. A nova configuração com a ampliação da oferta de diversos serviços e atendimento regulados visa acelerar a fila do Sistema de Regulação (Sisreg)”, explicou o secretário.

O secretário executivo de Assistência da Capital enfatizou que, com o direcionamento da rede para os atendimentos de casos do novo coronavírus, outras necessidades de assistência médico hospitalar, as chamadas ‘ondas ocultas’, tiveram aumento.

Onda oculta refere-se aos casos externos, como agravos à saúde no período da pandemia, relacionados às doenças crônicas, violência ou outra causa como acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por arma de fogo, por arma branca e as quedas.

FOTOS: Rodrigo Santos / SES-AM 

Prefeitura reafirma vacinação e medidas de proteção como principais aliados contra a Covid-19

Apresentado pela Prefeitura de Manaus, em audiência pública virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), na tarde desta quinta-feira, 29/4, o “Plano de Contingência Municipal para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus” mantém a vacinação e as medidas comuns de proteção contra doenças respiratórias como estratégias efetivas e ainda válidas para o controle da Covid-19 em diferentes cenários epidemiológicos.

O documento, que acaba de ser atualizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também inclui diretrizes relacionadas à assistência dos usuários em unidades básicas de saúde, com oferta de exames e acompanhamento dos pacientes, inclusive por meio de telemonitoramento e terapias pós-Covid-19, orientações à população, notificação dos casos e também as estratégias de rastreamento, isolamento e monitoramento dos que tiveram contato com quem teve diagnóstico positivo.

As estratégias também contemplam comunidades rurais, indígenas, quilombolas e migrantes e refugiados venezuelanos. A titular da Semsa, Shádia Fraxe, ressalta que o plano de contingência sinaliza, com clareza e com a atribuição de responsabilidades, o que deve ser feito pela rede de saúde, desde o fluxo de atendimento de casos suspeitos até o acompanhamento das tendências de adoecimento e mortalidade, que permitem estabelecer medidas pontuais de prevenção e controle.

“Assumimos a gestão em um momento muito delicado, com a pandemia em plena expansão e nossas unidades sob alta demanda, mas mantivemos nossos sistemas de vigilância e assistência em alerta, conforme determinação do prefeito David Almeida. Além disso, ampliamos nossa capacidade de atendimento com 22 unidades preferenciais para casos suspeitos de Covid e abrimos a campanha de vacinação contra a doença, a maior e mais complexa já realizada”, relata Shádia.

A secretária ressalta que a partir de abril a demanda nas unidades municipais e o número de casos notificados começaram a cair. “Apesar disso, estamos aprimorando nosso plano de enfrentamento, considerando que novos cenários podem surgir, exigindo medidas imediatas, que devem ser realizadas pela Semsa e apoiadas pelas demais áreas da prefeitura, conforme compromisso e orientação do prefeito David Almeida”.

A atualização do Plano de Contingência considerou: novas evidências científicas, normatizações do Ministério da Saúde (MS), o cenário epidemiológico atual e a Emergência em Saúde Pública de Interesse Internacional. Além de estabelecer as linhas de atuação da rede municipal de saúde, o plano sublinha a importância da participação popular no enfrentamento à pandemia.

Entre janeiro e março deste ano foram confirmados em Manaus, 77.055 casos de Covid-19, dos quais 39.516 registrados em janeiro. O início da pandemia teve o primeiro caso registrado oficialmente na capital no dia 13 de março de 2020.

Já na campanha de vacinação, que está entre as principais estratégias de prevenção, foram aplicadas, até o momento, 467,2 mil doses de vacina contra a Covid-19.

Foto - Divulgação / Semsa

Parcela do ISS para autônomos vence nesta sexta-feira, 30/4

A quarta parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS), para os profissionais autônomos e sociedades uniprofissionais cadastrados na Prefeitura de Manaus, vence nesta sexta-feira, 30/4.

“É importante que os contribuintes realizem o pagamento dentro do prazo para evitar a incidência de juros e multa”, advertiu o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes.

Caso o contribuinte não tenha em mãos as guias de pagamento, as mesmas poderão ser baixadas e impressas diretamente no portal de serviços “Manaus Atende” no http://manausatende.manaus.am.gov.br. Para mais informações o cidadão poderá ligar no 156, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Foto: Arquivo / Semcom

Prefeitura de Manaus intensifica as ações de revitalização de áreas verdes da cidade

 

Nesta quinta-feira, 29/4, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), retomou os trabalhos de revitalização, para a reabertura do parque municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, prevista para o mês de maio.

“Estamos preparando os parques para uma abertura gradual e parcial, seguindo a orientação do prefeito David Almeida. Todos com as devidas medidas de segurança e prevenção, por conta da pandemia. O Mindu será o primeiro que vamos reabrir para o público, por isso nossa equipe voltou ao parque para fazer o trabalho de manutenção”, informou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski. A previsão é que o parque municipal do Mindu reabra ainda na primeira quinzena de maio.

Melhorias

A Prefeitura de Manaus, por meio do programa ambiental Manaus Verde, coordenado pela Semmas, já revitalizou mais de 30 áreas verdes da cidade, entre parques, Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Unidades de Conservação (UCs). Esses locais receberam ações de arborização, jardinagem e manutenção.

Mesmo em meio ao inverno amazônico, essas intervenções ambientais e de arborização continuam por todas as zonas da cidade. Nesta quarta-feira, 28, parte da equipe da Semmas começou a atuar em outra área do Parque Linear 2, no bairro Novo Aleixo, zona Leste.

Em paralelo, outra equipe da Semmas atua no canteiro central da avenida Efigênio Sales, na zona Centro-Sul. “Além da pandemia, ainda temos que enfrentar o chamado inverno amazônico, período de muita chuva em Manaus, mas mesmo assim estamos diariamente fazendo esses trabalhos de manutenção das áreas verdes da cidade”, destacou Stroski.

Fotos – Divulgação / Semmas

Em reunião com enviado do Reino Unido para COP26, Wilson Lima reafirma compromisso com defesa do meio ambiente

O governador Wilson Lima, nesta quinta-feira (29/04), durante reunião virtual do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, apresentou as ações do Estado do Amazonas para enfrentamento dos problemas ambientais. A apresentação foi a convite do consultor do Reino Unido, John Murton, enviado especial do governo britânico para COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

A COP26 está programada para ser realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, de 1° a 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido. O grande objetivo da COP é manter o aquecimento global limitado a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. Para isso, os países devem submeter a cada cinco anos a sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, sigla em inglês).

Ao se pronunciar no Fórum de Governadores, Wilson Lima defendeu que a preservação da floresta precisa trazer algum benefício para as famílias que moram em comunidades localizadas nas Unidades de Conservação. “Nós não abrimos mão da preservação dos recursos ambientais que nós temos aqui, mas entendemos que essa riqueza, de alguma forma, tem que ser revertida em forma de benefício para a nossa população”, disse o governador.

Plano de ação - Na reunião, Wilson Lima informou que está em construção um plano de ação com soluções inovadoras para as florestas, o Manaus Action Plan (MAP). O documento servirá de base para um Plano Global de soluções inovadoras para as florestas, a sociedade e a economia verde, a ser construído pelos países membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).

Seu lançamento estava previsto para ocorrer durante a 12ª Reunião Anual do GCF, originalmente agendada para ocorrer na capital amazonense em maio de 2020.

“Sou o presidente do GCF, que é a Força-tarefa de Governadores para Clima e Florestas. O evento deveria ser realizado ano passado aqui em Manaus, mas não foi possível em razão da pandemia e a gente está na construção dessa carta, já reunindo com governadores de vários países, para que a gente possa apresentar na COP26”, explicou o governador. 

O MAP será executado por meio de reuniões regionais, nas quais cada país membro da força-tarefa irá registrar suas visões e perspectivas, com base nas suas particularidades. Os encontros serão liderados pelo Brasil, Peru, México, Indonésia, além da Colômbia, Equador, Espanha, Nigéria e Costa do Marfim – os últimos cinco países, por sua vez, participantes de uma mesma reunião.

Foi lançado, na última segunda-feira (26/04), o edital para convocatória de consultores interessados em participar da elaboração do MAP. O Termo de Referência (TDR) nº 26/2021 foi lançado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), para contratar serviços de consultoria para gerar subsídios para o componente “Amazônia”, que irá compor o MAP.

Foto: Diego Peres/Secom

Nova etapa de campanha contra a Influenza inclui crianças de dois até cinco anos de idade

Crianças de dois até cinco anos de idade foram incluídas, a partir desta semana, em mais uma fase da 23ª Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe), iniciada na capital amazonense no dia 12 de abril, coordenada pela Prefeitura de Manaus. O imunizante está disponível em 171 salas de vacina, cuja lista de endereços pode ser consultada no site da Secretaria Municipal de Saúde (https://semsa.manaus.am.gov.br).

A campanha seguirá até o dia 9 de julho e vai atender em etapas, de acordo com a disponibilidade de doses, em um total de 17 grupos prioritários, com uma estimativa de imunizar 642.003 pessoas em Manaus. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica a divisão dos grupos e etapas, considerando o quantitativo de doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

“O início da campanha teve como público-alvo os grupos de gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas) e crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos. Conforme o recebimento das doses, a Prefeitura de Manaus vai ampliando para outros grupos prioritários na vacinação contra a Influenza”, esclarece Shádia Fraxe.

Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, além de crianças de seis meses até cinco anos, gestantes e puérperas, também já estão sendo vacinados, nesta fase da campanha, os trabalhadores da saúde que atuam na rede pública e privada.

“Esses trabalhadores também devem procurar uma sala de vacina para receber o imunizante, lembrando de apresentar o contracheque ou a carteira de trabalho, para comprovar o vínculo profissional na área, preferencialmente levando o cartão de vacina. Entre os 171 locais de vacinação, a Semsa mantém dez unidades de saúde com salas de vacina funcionando em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 8h às 12h. Então, mesmo as pessoas que trabalham têm uma oportunidade a mais para procurar o atendimento”, orienta Isabel Hernandes.

Grupos prioritários

Entre os 17 grupos prioritários, o Ministério da Saúde inclui povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Foto: Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

Ponta Negra vai ganhar rampa de acesso ao rio para PcDs e playground inclusivo da Prefeitura de Manaus

Com o olhar voltado para construção inclusiva e sustentável, além de estar próximo de um dos cartões-postais naturais de Manaus, o rio Negro, a Prefeitura de Manaus está em fase de aprovação de recursos para dois novos projetos, que vão deixar o Complexo Turístico Ponta Negra ainda mais acessível. A partir de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, Caixa Econômica e prefeitura, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) está aprovando dois projetos arquitetônicos no parque, um de ampliação de acessibilidade à praia para Pessoas com Deficiência (PcDs) e um de urbanização de área de lazer e playground inclusivos.

“O acesso até a praia e o rio é uma iniciativa do prefeito David Almeida, destinada a transformar o ambiente construído em algo mais sustentável e inclusivo, com valor social sem precedentes em Manaus. Uma rampa de acesso deixará as pessoas com deficiências mais perto da água e de toda sua beleza”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A primeira obra é uma ampliação do complexo com calçadão, construção de área com equipamentos de ginástica para pessoas com deficiência de mobilidade, quadra de basquete inclusiva e a rampa. Todo esse complexo será interligado ao calçadão de pedras portuguesas já existente, com as inclinações e recomendações exigidas para atender as normas vigentes para os PcDs. A área total a ser construída é de 648,02 metros quadrados

A rampa de acesso até a água será em concreto e ficará localizada no fim da praia, perto da Escola de Remo e receberá uma extensão do calçadão. Neste espaço serão dispostos equipamentos e mobiliários, lixeiras, iluminação, quadras pavimentadas e projeto de paisagismo. “A quadra e a rampa serão executadas de forma a se obter uma superfície perfeitamente homogênea do ponto de vista arquitetônico e paisagístico, compondo espaços urbanos integrados, agradáveis e acessíveis”, afirma o diretor de Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Para o paisagismo dos projetos foram escolhidas espécies como árvores de pau-pretinho, grama esmeralda, ixoria e singonio. No playground inclusivo, com área total de 485,97 metros quadrados, os brinquedos estarão interligados ao calçadão por uma rampa, incluindo uma torre, balanços, rede de escalada e um gira-gira. Piso emborrachado e ligação de piso com rampa em pedra portuguesa completam o traçado, mantendo o padrão do parque.

O complexo 

Com um traçado sinuoso, que lembra o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, o calçadão tem desenhos em pedras portuguesas, semelhante aos que foram usados pelo paisagista Burle Max. Desde 2011, a praia não desaparece mais sob as águas do Negro, durante a cheia dos rios. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como a de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene tem 4,8 mil metros quadrados.

As pedras portuguesas apareceram primeiro em Manaus, no largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, em 1905. Na Ponta Negra, os desenhos são geométricos e em ondas sinuosas, conferindo ao espaço um piso antiderrapante, que tem mais absorção de águas pluviais e retém menos calor.

Foto: Divulgação / Arquivo Semcom

Em dez meses de combate à Covid-19, CIF realizou mais de 3,3 mil vistorias em Manaus


Há quase um ano, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) vem vistoriando lojas, bares e eventos clandestinos, em ações na linha de frente do combate à Covid-19, em Manaus. Desde junho de 2020, servidores públicos de diversos órgãos da Prefeitura e do Governo do Amazonas, que fazem parte da CIF, tiveram de mudar suas rotinas de trabalho, desdobrando-se em operações a qualquer hora do dia e arriscando a vida para evitar que a doença se alastre a partir das aglomerações e da falta de cuidados básicos de higiene.

Em dez meses, a CIF já vistoriou 3.320 estabelecimentos na capital amazonense. No período, foram 495 autuações ou notificações e 102 interdições, além de 774 locais fechados por problemas como aglomeração e falta de condições sanitárias, que acabam se tornando um campo fértil para a disseminação do vírus. Entre esses locais visitados, estão bares, restaurantes, flutuantes, balneários, festas clandestinas, postos de combustíveis, além de supermercados, lojas, academias e salões de beleza.

O desrespeito às medidas protetivas, segundo representantes de órgãos da saúde e da segurança, são frequentes e fiscalizar esses estabelecimentos não é tarefa fácil. O delegado Fernando Bezerra, da Polícia Civil do Amazonas, relembra que, em vários momentos, as equipes tiveram êxito em encerrar festas clandestinas, mas lamenta que a população persista ignorando os riscos.

“É frustrante, enquanto profissional da segurança pública, porque a gente espera de certa maneira a conscientização da população. Estamos vivendo um momento diferente, um momento atípico, e as pessoas não acreditam na força do vírus, o que nos deixa preocupados”, enfatizou o delegado.

Irregularidades – Entre as principais irregularidades encontradas pelos fiscais, inspetores de saúde e Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) está a ausência de licença sanitária, aglomerações, descumprimento de horário de funcionamento previsto em decretos. Mas há, ainda, inconformidades para além das questões sanitárias, como falta de licença para funcionar, inadequações de higiene e até falta de segurança e prevenção de incêndios.

Servidor da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), o fiscal Fabrício Barros relata que a atribuição é fazer cumprir o decreto estadual e municipal, mas é sempre necessária a parceria dos profissionais da Segurança Pública. É que a fiscalização é um trabalho arriscado e, quase sempre, os agentes são ameaçados, hostilizados e até alvos de piadas.

“O nosso papel é estar ali, tentando cumprir da melhor forma possível o que é determinado”, disse o fiscal, ressaltando que as medidas visam a saúde do próprio cidadão.

“Por conta do horário, a CIF noturna exige mais da gente. Além do trabalho noturno, nós também fiscalizamos os supermercados durante o dia. E, às vezes, nos sentimos impotentes”, desabafou o fiscal.

Conscientização – O delegado Fernando Bezerra apela à consciência e diz que todos devem se lembrar dos momentos críticos da doença e do luto que tantas famílias vêm enfrentando. “Clamamos para que a sociedade cumpra as regras, aproveite os seus momentos em família porque muitos não têm mais a possibilidade de estar com os seus entes queridos”, salientou.

O fiscal sanitário Fabrício Barros, que compõe a equipe, assinala um sentimento compartilhado por dezenas de outros profissionais que estão há quase um ano atuando nas ações da Central: “Nós colecionamos perdas e atitudes contrárias que demonstram a total falta de empatia das pessoas”.

A CIF é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e tem a participação de órgãos estaduais, municipais e federais. Fazem parte a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil Estadual, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Ouvidoria da SSP, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Guarda Civil Metropolitana, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (SEGGIM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Marinha do Brasil.

Fiscalização em Bares, Casas Noturnas, Restaurantes, Flutuantes e Eventos Clandestinos

Período: 25 de junho de 2020 a 24 de abril de 2021

Total de Eventos/Estabelecimentos Vistoriados: 3.320

Fechamento: 774

Interdições: 102

Notificações/Autuações: 495

Pessoas Conduzidas ao DIP: 131

Notificações/Autuações Immu: 667

Autuações Detran: 215


Foto: Erikson Andrade / SSP-AM 

 

Agentes da prefeitura mantêm trabalho intenso para garantir segurança e fluidez nas ruas de Manaus

Serviço essencial à cidade, o trabalho dos agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus tem sido intenso e diferenciado, mesmo com a publicação do Decreto Municipal nº 4.789, de 24 de março de 2020, que prevê o regime de trabalho a distância para o combate ao novo coronavírus. Durante 24 horas por dia, os agentes atuam na fiscalização e no monitoramento da capital amazonense, conforme determinação do prefeito David Almeida.

As missões diárias dos quase de 380 agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) incluem apoio nos postos de vacinação e barreiras de sanitização na entrada e saída da capital, monitoramento dos principais corredores viários da cidade, além de fiscalização e operações de rotinas para dar fluidez e manter a segurança dos condutores nas vias. E, mesmo com tantas demandas e em pleno pico da pandemia do novo coronavírus, os servidores trabalham com satisfação para oferecer um serviço de qualidade à sociedade e manter as ruas de Manaus fluindo e sem acidentes.

“Diariamente, os agentes atendem inúmeras ocorrências na cidade, entre apoio em obras de infraestrutura, recapeamento, fiscalização e monitoramento de rotina, além de estar presente nos corredores viários em horário de pico e sem deixar de atender as demandas da população oriundas do número 0800 092 1188”, afirmou o diretor de operações do IMMU, Stanley Ventilari.

De acordo com Ventilari, os agentes estão nas ruas, principalmente para atender condutores e pedestres e garantir aos cidadãos o direito de ir e vir nas vias da cidade. “O prefeito David Almeida tem sido parceiro dos agentes, a orientação para nós é que devemos prestar total apoio à classe dos agentes. Nosso serviço é fundamental e essencial. O agente está nas ruas para oferecer o melhor atendimento e ser o mais compreensível possível sem infringir a lei”, disse Ventilari.

Foto: Divulgação/IMMU

Prefeitura conclui obra emergencial de reparo em trecho da Manaus Moderna

Em apenas 24 horas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu a obra emergencial de recuperação da rede de drenagem profunda no trecho da avenida Lourenço da Silva Braga, próximo à feira Manaus Moderna, no Centro. A frente de trabalho foi acompanhada pessoalmente pelo prefeito David Almeida.  A pista cedeu na noite da última terça-feira, 27/4, por conta de um desanelamento do tubo da rede provocado pela subida do rio Negro e foi concluída imediatamente, evitando maiores prejuízos ao tráfego da via.

“Estive no local e pude ver de perto a grande extensão do problema. Demos uma resposta rápida para a população, que é o que ela espera de nós. Assim como aqui, agimos com celeridade por toda a capital, não importa o serviço”, disse o prefeito David Almeida.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, a recuperação da drenagem no local foi realizada de maneira minuciosa, uma vez que, por conta da cheia do rio Negro, a subida brusca invadiu a tubulação de drenagem, provocando pressão da água, o que ocasionou erosão em parte da via.

“A determinação do prefeito David foi de que executássemos essa obra no menor tempo possível, assim como fazemos em todas as zonas de Manaus. Aqui, assim que o problema foi identificado, designamos nossas equipes de drenagem ao local para que os prejuízos fossem mínimos”, explicou o vice-prefeito.

Foto: Divulgação / Seminf 

Governador Wilson Lima vistoria obras da primeira unidade do Cetam na zona norte

Escola vai funcionar em três turnos e oferecer 4,5 mil vagas de qualificação profissional, por semestre

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (29/04), as obras da primeira escola de educação profissional da zona norte de Manaus. A nova unidade própria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) tem previsão de entrega para julho deste ano e está localizada na avenida Tenente Roxana Bonessi, conjunto Galileia, bairro Cidade Nova, zona norte da capital.

Esta será a quarta unidade do Cetam somente em Manaus. A escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas do Conjunto Galileia é mais uma oportunidade para que as pessoas se profissionalizem e sejam inseridas no mercado de trabalho, destacou o governador.

“Essa daqui vai ser uma escola com cursos gratuitos para a população dessa região. A capacidade é para a oferta de 70 cursos. Aproximadamente, 4,5 mil alunos serão atendidos a cada seis meses. Temos uma biblioteca que vai ser também disponibilizada para a comunidade, e é uma grande conquista para as pessoas dessa região da cidade, visando a geração de empregos e oportunidade de renda para as pessoas”, disse o governador.

O Cetam do Conjunto Galileia ofertará cursos técnicos e de qualificação profissional nos três turnos: manhã, tarde e noite. Wilson Lima destacou que o avanço das obras foi possível com a desaceleração dos casos de Covid-19 e a retomada das atividades econômicas não essenciais.

Wilson Lima vistoriou as instalações acompanhado pelo diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Carlos Henrique Lima.

Detalhes da obra – A nova unidade em construção está sendo instalada em um terreno de 11.207,11 m² e terá dois pavimentos, com o total de 3.555 m² de área construída.

O Cetam do Conjunto Galileia terá seis salas de aula e 11 laboratórios voltados para oficinas de artesanato e de imagem pessoal, aulas de culinária, cursos de corte e costura, esmalteria, corte de cabelo, além de aulas de informática.

Contará, ainda, com biblioteca e um elevador para atender pessoas com deficiência (PcD) e será dotado de salas onde vão funcionar, por exemplo, o Centro de Processamento de Dados (CPD) e espaço de reunião para professores. O local também terá uma cozinha grande, área de convivência, sala de arquivo, almoxarifado e amplo estacionamento coberto.

Em Manaus, também são unidades do Cetam o Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro, e as escolas de formação profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra e Padre Estelio Dalison, respectivamente localizadas nos bairros Colônia Oliveira Machado e São Jorge.

Foto: Diego Peres/Secom

Polícia Civil do Amazonas prende homem que abusou sexualmente de criança de 13 anos, em Jutaí

 

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da 56ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Jutaí (distante 751 quilômetros da capital), cumpriu, na manhã da segunda-feira (26/04), por volta das 7h, mandado de prisão preventiva em nome de um homem de 52 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, que teve como vítima uma criança de 13 anos.

De acordo com o investigador de polícia Diego Araújo, gestor da unidade policial, a vítima vinha sofrendo abusos desde os 6 anos de idade, e não contava aos familiares pelo fato de ser ameaçada pelo autor. Em determinado momento, a criança relatou o fato à tia que, imediatamente, se deslocou à delegacia e registrou o Boletim de Ocorrência (BO).

“Após tomarmos conhecimento do crime, iniciamos as investigações e constatamos a veracidade do ato criminoso. Foi solicitado à Justiça pelo mandado de prisão preventiva em nome dele, e a ordem judicial foi expedida no dia 20 de abril deste ano, pelo juiz Daniel do Nascimento Manussakis, da Vara Única da Comarca de Jutaí”, detalhou o gestor.

Procedimentos – O indivíduo irá responder por estupro de vulnerável. Após os procedimentos cabíveis, ele permanecerá na carceragem da 56ª DIP, à disposição da Justiça.

Foto: Divulgação/PC-AM

Profissionais do Hospital Delphina Aziz recebem treinamento sobre descarte correto de resíduos sólidos

Ação foi promovida pela OZN Health, concessionária responsável pelos serviços não assistenciais do Hospital

Os profissionais e colaboradores do Hospital Delphina Aziz concluíram, nesta quarta-feira (28/04), treinamento para o manejo e a segregação correta de resíduos hospitalares.

Promovido pela OZN Health, concessionária responsável pelos serviços não assistenciais da unidade de saúde, com apoio da Organização de Saúde, o treinamento de segregação de resíduos hospitalares é importante para capacitar e garantir o manuseio correto dos resíduos evitando riscos à saúde e a contaminação do solo e das águas.  

“Esta é uma iniciativa que reforça nosso ideal de treinamentos constantes, ainda mais para um tema tão importante como o correto manuseio de resíduos hospitalares. É uma oportunidade que temos para treinar e capacitar nossos profissionais e, diretamente, contribuir para uma sustentabilidade maior do planeta”, afirmou o diretor da OZN Health, Thiago Python.

O programa é realizado periodicamente e elaborado a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais buscando minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e encaminhá-los de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Sobre a OZN Health – A OZN Health é uma empresa da Opy Health, plataforma de ativos de infraestrutura e serviços no setor de saúde no Brasil, que tem como objetivo a gestão de ativos por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e do estabelecimento de modelos de negócio com agentes privados.

A empresa é responsável pelos serviços não assistenciais do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, sendo encarregada pela gestão dos setores de manutenção, logística, limpeza, segurança, recepção, alimentação, lavanderia, digitalização e tecnologia da informação do Hospital, com foco na promoção de infraestrutura e serviços de excelência para o setor da saúde.

A principal atividade da empresa é cuidar da gestão hospitalar e promover a inovação da área da saúde, de forma que os profissionais e equipes médicas possam oferecer o melhor atendimento aos pacientes, com qualidade e segurança.  

Foto: Divulgação/OZN Health

Base Arpão apreende balsa transportando mais de 7 mil botijas de gás de maneira irregular

Policiais da Base Fluvial Arpão apreenderam uma balsa e um rebocador que estavam transportando 7.270 botijas de gás irregularmente pelo rio Solimões. Durante a ação, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28/04), um homem de 56 anos foi detido.

A abordagem às embarcações, que tinham como destino final Manaus, ocorreu por volta das 16h, durante as vistorias de rotina realizadas pelos policiais da Base Arpão, na cidade de Coari (a 363 quilômetros da capital amazonense). Para transportar este tipo de carga, considerada nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, é necessário possuir uma licença ambiental de operação, expedida pelo órgão ambiental regulador. O responsável pela carga não possuía o documento. O prejuízo ao crime ambiental está avaliado em mais de R$ 1 milhão.

De acordo com o major Wallasson Almeida, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, as mesmas embarcações foram apreendidas também por crime ambiental no ano passado. Agora, a carga e as embarcações foram recolhidas, ficando sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A Sema também ficará responsável pela aplicação da multa.

O proprietário das embarcações, um homem de 56 anos, foi detido, sendo posteriormente levado à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão. Além disso, ele só poderá reaver as embarcações após o pagamento da multa estipulada pela Sema e mediante apresentação da licença ambiental de operação.

Base Arpão – Criada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 Foto: Divulgação SSP-AM 

Polícia militar troca viaturas por canoa e lanchas no período da cheia em Anamã

Policiais Militares do 3° Grupamento de Polícia Militar (GPM) já estão utilizando canoas, rabetas e lanchas em seu policiamento diário, para atender às ocorrências durante o período da enchente deste ano, no município de Anamã (distante a 165 quilômetros de Manaus).  

O comandante do 3° GPM, Tenente PM Everton Lima, informou que durante a cheia do rio Solimões, as ruas do município são tomadas pelas águas, e dependendo do nível da enchente, a cidade pode ficar com suas vias completamente submersas, fazendo com que a cidade fique conhecida como "Veneza do Amazonas.

"Todo ano a população é afetada pela cheia, e nesse período algumas ruas só tem acesso de pés, com água na altura do joelho, em outras, os moradores usam canoas, rabetas e lanchas, e se tratando dessa realidade, é imprescindível empregar esses meios de transporte para que os policiais militares possam continuar no mesmo ritmo, efetuando policiamento ostensivo na área da cidade e, também, em todos os limites do município", explicou. 

Foto: Divulgação/PMAM

MPAM deflagra Operação Coleta de Luxo em Urucurituba e em Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas, pelo Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, com apoio do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Coordenadoria de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO), deflagrou a Operação “Coleta de Luxo”, tendo por objeto a apuração de crimes contra a Administração Pública de Urucurituba.

Durante a operação foram cumpridos três mandados judiciais de prisão, em face de: José Claudenor de Castro Pontes, Prefeito de Urucurituba; José Júlio de Castro Pontes, representante do município de Urucurituba em Manaus-AM e irmão do Prefeito de Urucurituba; e Eliana da Cunha Melo, Secretária de Finanças de Urucurituba. Ainda há um Mandado de Prisão em aberto, com diligências em andamento para seu cumprimento. Passado o período de 12 horas desde a deflagração da operação, caso o Mandado permaneça em aberto, será requerida a inserção no Banco Nacional de Mandados de Prisão e difusão do mesmo para seu cumprimento por qualquer agente de segurança pública, com a devida divulgação para eventual auxílio de qualquer pessoa da sociedade.

Foram cumpridos, ainda, diversos mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, tendo por alvo pessoas físicas e jurídicas.

As ordens judiciais possuem origem em pedidos formulados pelo Procurador-Geral de Justiça, auxiliado pelo GAECO durante as investigações e atuação judicial, tendo em vista a apuração dos fatos ter apontado evidências da atuação de organização criminosa no seio da Administração Pública de Urucurituba. A atuação do Procurador-Geral decorreu da presença de autoridade com prerrogativa de foro como investigado.

As denúncias encaminhadas ao Ministério Público deram início à apuração de fatos, ocasião em que foram colhidas as provas apresentadas perante o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, que concedeu as medidas cumpridas durante a Operação.

Dentre os crimes apurados, de um modo geral, as condutas dizem respeito ao direcionamento de licitações e lavagem de dinheiro, com a presença marcante de agentes públicos intimamente ligados às empresas vencedoras de certames licitatórios e crescente incompatibilidade patrimonial com os respectivos ganhos dos envolvidos. Também com base nas provas colhidas, há elementos que apontam não apenas para o direcionamento da licitação e contrato de coleta de lixo no município, mas também para a prestação do serviço em questão pelo próprio poder público, a suas expensas e com recursos próprios, apesar de haver uma empresa contratada para tanto.

O cumprimento dos mandados judiciais contou com o apoio operacional da Polícia Civil do Estado do Amazonas e com o apoio logístico da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. 

Foto: ascom MPAM

Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas, unidades do Passe Legal e da carteira PcD, em Presidente Figueiredo

Secretárias da Sejusc e integrantes da prefeitura do município realizaram a entrega dos documentos

Em parceria com a prefeitura de Presidente Figueiredo, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta quarta-feira (28/04), a entrega de cadeiras de rodas, de carteiras do Passe Legal e de Identificação da Pessoa com Deficiência (PcD), no município distante 117 quilômetros de Manaus.

A entrega reforça as políticas sociais e de inclusão da gestão do governador Wilson Lima. Na ação, intitulada “Abril Azul – Somos Todos Iguais”, mês de conscientização sobre o autismo, foram disponibilizadas duas cadeiras de rodas universais, quatro documentos do Passe Legal e dez Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência.  O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Praça da Juventude, no bairro Galo da Serra 1.

Segundo a titular da Sejusc, secretária Mirtes Salles, foi uma determinação do governador Wilson Lima que os programas de inclusão chegassem até o interior do Estado. “O que o Governo do Estado faz aqui hoje é reconhecer que precisamos intensificar a inclusão social. Nós agradecemos imensamente a parceria com a prefeita Patricia Lopes. Nós vemos hoje que as pessoas com deficiência estão sendo atendidas, estão sendo reconhecidas em todas as suas necessidades”, disse.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, reforçou que o Governo do Estado está trabalhando para levar políticas sociais voltadas ao público PcD para todo os municípios do Amazonas. “Mas isso só é possível graças a parcerias que fazemos com as prefeituras e com a assistência social de cada município. Porque assim, conseguimos ter um maior controle das pessoas [PcDs], dos cadastros, e conseguimos fazer a visita para ver o que aquela pessoa com deficiência está precisando”, acrescentou.

A prefeita Patricia Lopes destacou que estuda novas parcerias com a Sejusc para a implementação de ações voltadas à população PcD do município. Ainda de acordo com a prefeita, a determinação do Governo do Amazonas, em relação às pautas PcDs, vem ao encontro com o proposto em sua gestão.

Ajuda – Fernando José Miranda Acioli, pai de Luiz Henrique, de 8 anos, que tem Síndrome de Down, comemorou o recebimento da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. “É a primeira vez que temos acesso a esses documentos. É importante saber que o Governo está próximo da gente, de nossas causas, e o direito das nossas crianças estão garantidos”, afirmou.

Carteirinhas – O Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal; e a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência dá acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados.


FOTOS: Raine Luiz / Sejusc


Programa “ADS Solidária” adquire mais de 7 toneladas de alimentos regionais em Presidente Figueiredo

Em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), beneficiou 38 famílias de feirantes, com a entrega de 7.108,50 toneladas de alimentos regionais, de 6 a 27 de abril de 2021. No total, a ação beneficiou cerca de 11 entidades do município, alcançando diretamente 476 famílias.

A Presidente da ADS, Michelle Bessa, destacou a importância do programa neste momento. “Nosso objetivo é continuar atuando de forma intensa no setor, para beneficiar diretamente os nossos produtores neste momento tão difícil”.

Os produtos arrecadados pela ADS tiveram como destino famílias em estado de vulnerabilidade social e econômica, credenciadas na Associação dos Universitários de Presidente Figueiredo; Associação Comunitária Canto do Sabiá; Associações dos Mototáxis Azul, verde, laranja, amarelo; Associação dos Taxistas; Igreja Católica Nossa Senhora Dos Santos Mártires; Associação Comunitária Maruaga; Associação de Guias de Turismo; e na Prefeitura Municipal.

A ação faz parte do Programa “ADS Solidária”, que tem como objetivo amenizar os efeitos econômicos gerados pela pandemia do novo coronavírus, que também impactou famílias cadastradas na ADS, que vivem da produção rural.

Entre os produtos entregues durante a ação, estão: cheiro verde, coentro, cebolinha, banana pacovã, banana prata, macaxeira, polpas de frutas, limão, laranja, peixes, rambutã, dentre outros.

Foto: Divulgação/ADS