Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2020

Festas clandestinas e estabelecimentos são fechados em fiscalizações


Neste final de semana, a Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), fechou 11 bares e casas de show durante ações realizadas em diversos bairros de Manaus.

Entre a noite de sexta-feira (27/11) e a noite deste domingo (29/11), 32 estabelecimentos foram vistoriados e sete locais foram autuados por aglomeração de pessoas e por estarem funcionando além do horário permitido.

Na sexta-feira (27/11), um bar localizado na Rua Rio Içá, bairro Nossa Senhora das Graças, foi interditado devido à grande quantidade de pessoas, falta de licença e outras irregularidades. No sábado (28/11), a festa clandestina “O pai tá on” foi encerrada com a chegada da CIF e o responsável pela venda de bebidas foi notificado. Junto com outras duas festas, as aglomerações somavam mais de mil pessoas.

No domingo, a CIF eleitoral fiscalizou 12 estabelecimentos conforme as denúncias ao 190. Participam da CIF órgãos estaduais, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, e municipais, como a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) e a Casa Militar do Município.

Para denunciar e colaborar com as fiscalizações, a população pode ligar para o 190 ou para o 181, o disque-denúncia da SSP-AM.


FOTOS: Divulgação/SSP-AM



HPS João Lúcio retoma cirurgias neurológicas

 


O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, na zona leste, voltou a realizar cirurgias neurológicas de tumores, antes centralizadas no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). A medida se soma ao projeto Lean nas Emergências e a outras ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), adotadas para reduzir o tempo de internação e fazer girar os leitos nos prontos-socorros da capital, a exemplo das cirurgias ortopédicas no período noturno.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, a retomada das cirurgias neurológicas no HPS João Lúcio está associada ao plano macro do Programa de Modernização da Saúde, o Saúde Amazonas.

“Nós estamos trabalhando a reorganização da rede no programa Saúde Amazonas, fazendo o giro de leitos para que o paciente demore o menor tempo possível dentro das unidades. Agora, entramos com a cirurgia neurológica no João Lúcio, que é a nossa porta de entrada de emergência. Essa cirurgia estava suspensa no HPS, e estamos retomando agora”, explicou o secretário.

Marcellus lembrou, ainda, que o plano de cirurgias ortopédicas no período noturno superou a meta estabelecida inicialmente, que era de realizar 180 procedimentos em 30 dias. Conforme balanço da SES-AM, em 30 dias, foram feitas 252 cirurgias ortopédicas em três prontos-socorros – HPS João Lúcio Machado, HPS Platão Araújo e HPS 28 de Agosto.

O diretor do HPS João Lucio, Daniel Castro, explica que as cirurgias neurológicas realizadas na unidade irão acelerar os procedimentos e ajudar o HUGV, que hoje é a referência para esse procedimento na rede pública de saúde, a reduzir o tempo de espera pelo procedimento.

“Tem uma parceria entre a Secretaria e o Hospital Universitário Getúlio Vargas tal que, devido à pandemia, ficou tudo concentrado lá. Com o projeto Lean nas Emergências e a intenção de dar uma celeridade, nós retomamos essas cirurgias duas vezes por semana para ajudar esses procedimentos de uma forma mais rápida e mais segura”, esclareceu.

Além do HUGV, outra unidade de retaguarda para procedimentos neurológicos na rede pública de saúde é o Hospital Francisca Mendes, que também está sendo reorganizado para ampliar a oferta de procedimentos.

 

FOTO: Arquivo


Número de casos de condutores alcoolizados diminui no segundo turno em Manaus, aponta Detran-AM

 


As ações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no segundo turno das eleições municipais resultaram na atuação de 12 condutores por condução de veículo sob o efeito de bebida alcoólica em Manaus. Em comparação com o primeiro turno, houve uma redução de 60%.

Os agentes de trânsito do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) estão desde a sexta-feira (27/11) realizando blitze para tentar coibir motoristas alcoolizados circulando pelas ruas da capital.

Na madrugada de sábado (28/11), quando já vigorava a Lei Seca Eleitoral, os agentes do Neot se depararam com uma motorista alcoolizada, dirigindo na contramão na rotatória do conjunto Eldorado, na zona centro-sul. Imediatamente a mulher foi abordada e, ao ser feito o teste do bafômetro, foi constatado a alcoolemia.

Já na manhã do domingo (29/11) um outro motorista também foi autuado por dirigir após beber. Ele se envolveu em um acidente de trânsito na avenida das Torres. O veículo, que estava com os quatro pneus “carecas”, deslizou na pista durante a forte chuva e acabou invadindo o canteiro central. O carro acabou removido pelo estado de conservação dos pneus.

“Mesmo com esses casos pontuais, há de se considerar que o número de ocorrências envolvendo condutores alcoolizados foi muito menor neste segundo turno em relação ao primeiro. Se levarmos em consideração, também, os casos de recusa à realização do teste do bafômetro, tivemos 14 casos entre a noite de sexta-feira e este domingo, contra 28 casos no primeiro turno das eleições”, assinalou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.

O diretor-presidente atribui a redução à conscientização dos condutores e ao trabalho preventivo das forças de segurança. “Com a Central Integrada de Fiscalização, da Secretaria de Segurança Pública, [as forças de segurança] têm feito um trabalho preventivo fechando festas e aglomerações nesse período e, notadamente, isso reflete na redução das ocorrências de alcoolemia nas ruas de Manaus”, ressaltou.

Ponte – Durante todo o domingo de eleição o Detran-AM vem mantendo mais de 30 agentes do Neot e outros 30 do Batalhão de Trânsito da PM (BPTran) conveniados ao Órgão para atuar em caso de necessidade.

“Espalhamos pelas seis zonas da cidade nosso aparato de remoção, com nossas plataformas e nosso veículo de alta tonelagem, além de agentes a pronto emprego, para podermos chegar, o mais rápido possível, aos locais onde houver demanda”, explicou Rodrigo de Sá Barbosa.

Foi dessa forma que, rapidamente, um veículo que pegou fogo sobre a Ponte Jornalista Phellipe Daou (Ponte Rio Negro) na manhã deste domingo, pôde ser removido do local para que o trânsito pudesse voltar à normalidade.

Fotos :divulgação/Detran AM

Wilson Lima defende parceria com próximo prefeito para avançar em áreas essenciais para a população de Manaus

 

Ao registrar o seu voto no segundo turno das Eleições Municipais 2020, neste domingo (29/11), na Escola Estadual Sant’Ana, zona centro-sul, o governador Wilson Lima destacou que o Governo do Estado quer parceria com o próximo prefeito eleito para, em 2021, avançar em ações de melhoria em áreas essenciais para a população de Manaus. 

“Amanhã eu estarei de braços abertos para receber o próximo prefeito de Manaus, para que a gente possa já começar a construir as estratégias para o ano de 2021. Em 2019 e, principalmente, 2020, foram anos difíceis para Manaus, sobretudo na questão da infraestrutura, do transporte coletivo, na questão da segurança, e aí é importante que haja essa parceria por parte da prefeitura com o Estado para que a gente possa avançar nessa cidade”, destacou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama, Taiana Lima.

Wilson Lima reafirmou que sua gestão sempre priorizou o diálogo, independentemente de bandeira partidária, com o intuito de avançar nas frentes de trabalho.

“O Estado do Amazonas sempre esteve aberto para as parcerias. Eu sempre fui um homem do diálogo, e sempre estive à disposição para fazer parcerias com todas as prefeituras do estado do Amazonas. Tanto que, em 2019, quando eu assumi, fiz questão de retomar todas as obras que estavam paradas, independentemente de quem tinha iniciado, fiz questão de receber e conversar com todos os prefeitos, inclusive com os vereadores, e dessa vez não será diferente”.

Tranquilidade no pleito – Wilson Lima também ressaltou que o trabalho das forças de segurança vem garantindo a tranquilidade de todos os cidadãos nesse pleito.

“A nossa expectativa está sendo correspondida, que é de um pleito tranquilo. Em diálogo com o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o pleito corre dentro da normalidade, com nenhum episódio de grande relevância; a maioria dos crimes está relacionada à questão da Lei Seca. Então a gente espera que o dia todo transcorra dessa forma”.

Para garantir a tranquilidade neste segundo turno das eleições, mais de 4 mil agentes da segurança pública foram empregados no pleito. Os trabalhos envolvem a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Polícia Militar (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Segundo a SSP-AM, até o momento, a capital registra 80 crimes eleitorais nesse segundo turno, todos relacionados ao descumprimento da Lei Seca. Vistorias da Central Integrada de Fiscalização e da Polícia Civil fecharam 79 bares na capital. Hoje pela manhã, houve o fechamento de outro bar no bairro Tancredo Neves, zona norte.


FOTOS: Diego Peres/Secom

Hemoam registra queda de 7,5% em doações de sangue, de janeiro a novembro

Pandemia de Covid-19 é tida como principal causa da redução, que chegou a ocasionar queda de 40% no estoque de sangue

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda de 7,5% em doações de sangue, no período de janeiro a novembro deste ano. A redução é atribuída à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que afetou os estoques de todos os bancos de sangue do país.

De janeiro a novembro, o Hemoam registrou a presença de 49.279 doadores de sangue. No mesmo período do ano passado, o hemocentro recebeu 52.957 doadores.

“Nós percebemos que a pandemia afastou significativamente as pessoas, principalmente em meados de março, abril e maio, quando nosso estoque caiu cerca de 40%. Mesmo assim conseguimos nos recuperar e mobilizar a população que já doava e quem nunca doou também”, destacou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Sampaio frisou que foram realizadas diversas ações de mobilização e, graças a esse esforço, o percentual de queda reduziu para 7,5%.

“Muita gente abraçou a causa da doação de sangue, fizemos parcerias inéditas com empresas privadas, entidades públicas e a sociedade civil organizada”, discursou Sampaio, durante uma solenidade de homenagem aos doadores realizada pelo Hemoam na quarta-feira (25/11).

Uma das homenageadas foi Regina Jurema, que soma mais de 50 doações na carteirinha. “Doar sangue pra mim é uma honra, tenho muito orgulho disso e tenho certeza que, de alguma forma, eu também sou recompensada por isso”, comentou.

Para quem virou doadora recentemente, a sensação é a mesma. A estudante Lara Barreto, 18, entrou no time de doadores durante a pandemia da Covid-19, mas já assegurou que vai continuar doando, além de tentar multiplicar o gesto.

“Eu falo sobre isso nas minhas redes sociais e percebo que muita gente se interessa pelo assunto, porém ainda sentem medo. Então eu tento tranquilizar e motivar ainda mais essas pessoas”, relatou.

Novos doadores – A exemplo de Lara Barreto, o momento de crise chamou a atenção de novos doadores. Em um levantamento no banco de dados do Hemoam, foi identificado que na pandemia houve pelo menos 9 mil novos cadastros de pessoas que se candidataram à doação de sangue pela primeira vez.

Estima-se que esse número se deve aos diversos apelos na mídia e a ações inéditas, tais como as coletas de sangue itinerantes em condomínios residenciais, descontos em corridas pelos principais aplicativos de mobilidade urbana, além da iniciativa pública e privada.

 

FOTOS: Divulgação/Hemoam

 


Wilson Lima convoca 347 aprovados no concurso da Seduc e anuncia a revitalização de escolas de Itacoatiara

 

O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (27/11), o decreto de convocação de 347 novos aprovados no concurso da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) de 2018. A assinatura ocorreu no ginásio poliesportivo do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

Wilson Lima também anunciou que cinco escolas estaduais do município vão receber revitalização, com investimento de R$ 1.250.000,00.

Esse é o quarto chamamento de concursados do certame da Seduc na gestão de Wilson Lima, totalizando 4.469 servidores convocados.  “Na semana que vem o Estado vai começar a reforma de cinco escolas estaduais aqui na sede do município. Hoje também fizemos o anúncio da convocação de mais 347 aprovados no concurso público e, na semana que vem, vamos anunciar mais 800 convocados, incluindo merendeiras, setor administrativo. Nesse momento em que tem muitos estados atrasando salário e estão com dificuldade de pagar o 13º, nós estamos contratando pessoas e estamos priorizando aquilo que é essencial”, ressaltou o governador.

Os 347 candidatos convocados foram aprovados para os cargos de pedagogos e professores do Ensino Regular, Educação Especial e, novamente, Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, também para atuação na capital e no interior. Posteriormente, será assinada a convocação de mais 827 profissionais de apoio específico à Educação (administrativos), como assistentes sociais, bibliotecários e merendeiros, dentre outros.

Protocolos – Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Educação reforça que o atendimento na sede, após a nomeação no Diário Oficial do Estado (DOE), será realizado por senha, que será distribuída na portaria, com um quantitativo específico por turno (matutino e vespertino). Não será permitido acompanhantes para esse atendimento.

Convocações – O primeiro chamamento ocorreu em agosto de 2019, com 312 aprovados. A segunda chamada foi em outubro do ano passado, com mais 3.714 professores e pedagogos convocados aprovados no certame. Na última terça (17/11), o governador Wilson Lima já havia assinado a convocação de 96 professores do Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, para atuação em Manaus e no interior. Nesta sexta-feira (27/11), foram mais 347 novos convocados.

Comparecimento – A partir da nomeação publicada no DOE, os candidatos deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação, localizada na avenida Waldomiro Lustoza, 250, Japiim, munidos da documentação exigida. Mais informações sobre o atendimento estarão disponíveis no site oficial da pasta: www.educacao.am.gov.br.

Municípios – Ao todo, 53 municípios do interior terão candidatos dessa nova convocação. São eles: Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Uarini e Urucurituba.

 

FOTOS: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

Titular da SES-AM apresenta o Saúde Amazonas a membros da Opas/OMS


O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, apresentou nesta quinta-feira (26/11) o Programa de Modernização da Saúde Pública no Estado, o Saúde Amazonas, a membros Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que estão no estado.

A Opas é o braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, e apoia o Amazonas nas ações de fortalecimento da capacidade de vigilância em saúde, assistência em saúde, comunicação e de fornecimento de resposta rápida a surtos e notificação de casos da doença causada pelo novo coronavírus.

Marcellus Campêlo apresentou aos membros da Opas as nove áreas que são trabalhadas no Saúde Amazonas, entre elas ações de fortalecimento da Vigilância em Saúde. As demais áreas são: Reorganização da Rede e Ampliação do Faturamento; Saúde nas Calhas; Redução de Filas; Modernização da Gestão Administrativa; Formação e Desenvolvimento dos Servidores; Governança em TI; Comunicação; e Fortalecimento de Controle Interno.

O secretário propôs ao grupo compartilhar informações do que está em andamento dentro do projeto para que, juntas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Opas/OMS possam enxergar oportunidades de cooperação entre os órgãos dentro das ações do Saúde Amazonas. “O Saúde Amazonas está à disposição da Opas para apoio, colaboração, o que nos honrará muito”, declarou Marcellus.

A coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Opas, Maria Almiron, elogiou o programa e viu possibilidade de diálogo entre as ações de cooperação do órgão com o Estado e as ações do Saúde Amazonas. “Considero que é importante fazer esse casamento do termo de cooperação, seguinte exatamente esse plano”, avaliou Maria Almiron.

Termo – O Governo do Amazonas assinou nesta quinta-feira (26/11), com a Opas/OMS, um termo de cooperação para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A assinatura faz parte de uma nova etapa de acompanhamento que já é feito pela organização.

A assinatura do termo, que representa apoio nas ações de interesse da saúde pública do estado, foi realizada entre o governador Wilson Lima; a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto; o secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo; e, de forma remota, pela representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross Galiano. 

Através do documento, as instituições se comprometem a aprimorar e desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas.

 

FOTOS: Paulo Bahia/SES-AM

 


Ampliação da maternidade Balbina Mestrinho leva a marca da Imprensa Oficial

A Maternidade Estadual Balbina está ampliando o seu atendimento neonatal. A unidade passará a ter 165 leitos, 30 a mais em relação ao quadro atual de capacidade, que é de 134. A Imprensa Oficial do Amazonas (IOA) faz parte deste trabalho, realizando a comunicação visual dos novos espaços.

Os serviços oferecidos pela IOA na maternidade são adesivos blecaute para as janelas, identidade visual de corredores, ambientação temática de salas, placas de identificação e a placa de descerramento da inauguração das unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco), de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca) e de Terapia Intensiva Neonatal.

O fornecimento de serviços para os órgãos que compõem o Governo do Estado visa economia e celeridade, uma vez que estão dentro da mesma estrutura governamental, facilitando o processo de aquisição e prestação de serviços. Segundo a diretora-geral da Balbina Mestrinho, Rafaela Gomes, este objetivo foi alcançado devido à rapidez e agilidade no trabalho desenvolvido pela Imprensa Oficial.

“Indicaram a nós que a melhor escolha seria a Imprensa Oficial por ser a responsável por toda a parte gráfica do Estado, o que nos deu mais conforto, já que a Imprensa já possui o padrão da gestão governamental. A percepção do trabalho está sendo muito boa, atendendo a tudo o que foi solicitado”, afirma Rafaela.

A prestação de serviços da Imprensa Oficial à Maternidade Balbina Mestrinho obedece à determinação do governador Wilson Lima que, por meio de decreto, estabeleceu que seja dada preferência à IOA na produção e execução de serviços gráficos contratados pelas secretarias, autarquias e fundações do Governo.

Nesse sentido, a gerente administrativa da SES-AM, Raquel Souza, já sinalizou que, assim que esta parte da obra for entregue, haverá nova contratação da Imprensa Oficial. “Essas áreas estão sendo preparadas para receber os bebês que estão na UTI, eles vão descer e entra em obra lá em cima, com previsão para ainda esse ano. A gente vai precisar dessa parte de finalização de ambiência que a Imprensa Oficial nos deu suporte agora”, pontuou Souza.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Mário Aufiero, é uma honra participar do processo de ampliação de uma unidade de saúde tão importante ao Estado.

“Poder contribuir com os processos de modernização e ampliação dos serviços do Governo do Estado é uma honra para nós da Imprensa Oficial. Estamos expandindo a atuação para poder atender cada vez mais às demandas gráficas do Poder Executivo com menor preço, rapidez e alta qualidade”, conclui Aufiero.

As obras na Maternidade Balbina Mestrinho fazem parte do pacote de ações do programa “Saúde Amazonas”, que está reestruturando e modernizando a saúde no Estado. Já a ampliação dos serviços da Imprensa, assim como firmá-la efetivamente como a gráfica oficial do Governo do Estado, é uma das principais metas firmadas para o órgão, que em 2020 completou 128 anos.


 


*FOTOS:* Divulgação/IOA


 

‘A Caixa Mágica do Natal’ vence três categorias do 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional

 


O espetáculo ganhou "Melhor Figurino", "Melhor Qualidade Técnica" e "Melhor Maquiagem"

O espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, que vai voltar ao palco do Teatro Amazonas em dezembro, na temporada natalina, é vencedor em três categorias do 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional: "Melhor Figurino", "Melhor Qualidade Técnica" e "Melhor Maquiagem". O anúncio aconteceu na noite de terça-feira (24/11), por meio do Instagram da premiação nacional.  

Com direção cênica de Matheus Sabbá e texto de Thaís Vasconcelos, o musical, que traz a história de uma criança que redescobre o sentido do Natal após a morte da mãe, concorreu em sete categorias.  

“Esse prêmio veio com muita alegria e gratidão para toda a equipe. Só a indicação já tinha nos deixado muito felizes e, agora, a concretização dos três prêmios traz ainda mais forças e certeza de que estamos no caminho certo”, afirma o diretor cênico. “Estamos na véspera da estreia de mais uma temporada do espetáculo e esse prêmio é um incentivo a mais. Quero agradecer a toda equipe e especialmente, aos premiados, Melissa Maia, pelo figurino; Eugênio Lima, pela maquiagem; e Giorgia Massetani, Alicio Oliveira e Tabbatha Melo, pela qualidade técnica”.  

Os cenários e figurinos do espetáculo foram todos produzidos pela Central Técnica de Produção (CTP) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. São mais de 130 peças, sendo 50 cabeças, entre perucas e adereços, envolvendo mais de 300 quilos de material, entre eles 50 mil pedrarias.  

“Parabenizamos a todos os envolvidos que contribuíram para este resultado, é a valorização dos nossos artistas”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. “É ainda um reconhecimento para a CTP como referência, no País, em produção e construção em obras para palco, com profissionais de alta qualidade, do Amazonas, que é muito importante”.  

Em março deste ano, o espetáculo também foi vencedor da categoria “Musical Norte”, por voto popular, na segunda edição do Prêmio Brasil Musical. 

Nova temporada – As apresentações de “A Caixa Mágica do Natal” vão acontecer entre os dias 6 e 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com acesso gratuito e agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e do Teatro Amazonas. (teatroamazonas.com.br). 

Com 1h20 de duração e embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, o espetáculo faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando, a pedido de sua avó, abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e mergulha num mundo mágico ao lado da duende Jujuba. 

A nova montagem do espetáculo conta com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro, em formações reduzidas. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus.


FOTOS: Michael Dantas 



Wilson Lima paga R$ 3,6 milhões em subvenção econômica da juta e da malva

 

Governador também anunciou parceria para garantir produção local e distribuição de sementes_

A partir desta quarta-feira (25/11), o Governo do Amazonas realiza o pagamento de aproximadamente R$ 3,6 milhões referentes à subvenção econômica da juta e da malva para 758 produtores rurais de 10 municípios do estado. O governador Wilson Lima fez o anúncio durante solenidade realizada no município de Manacapuru, na manhã de hoje. 

O valor corresponde à safra remanescente de 2018/2019 e à de 2019/2020, totalizando mais de sete mil toneladas de fibras que serão pagas por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). 

O benefício será concedido com novo valor, reajustado pelo Decreto nº 41.830/2020, que estabelece em R$ 0,50 o pagamento por quilo de fibra de juta e malva embonecada. O valor é 25% superior ao preço de R$ 0,40 praticado anteriormente.

Segundo Wilson Lima, o pagamento da subvenção é um compromisso que o Governo do Estado faz questão de honrar, porque faz a diferença na vida dos trabalhadores do campo.

“Isso faz uma diferença muito grande na vida desse cidadão, na vida dos que estão aqui, na economia do município, porque quando vocês recebem esse dinheiro, vocês vão pagar o que estão devendo no comércio e comprar o que é essencial. Esse é o meu compromisso e dele eu não vou me arredar um centímetro sequer: ajudar as pessoas que precisam, ajudar o setor primário. Nós tivemos um ano muito complicado por causa da pandemia, nem por isso deixamos de trabalhar, nem por isso a gente deixou de fazer os investimentos”, frisou o governador.

Ele também ressaltou que acompanha de perto as dificuldades do setor de fibras, sobretudo na aquisição de sementes, e disse que o Governo está empenhado em garantir a produção local e a distribuição desse insumo para os produtores. 

“Nós estamos trabalhando em parceria com a Universidade Federal do Amazonas para que a gente possa ter a nossa produção de semente e que a gente não fique dependendo de outros estados, que a gente não fique dependendo de outras empresas. A gente está fazendo um modelo diferente para aquisição dessas sementes, já temos R$ 800 mil já em caixa para essa finalidade”, acrescentou.

Valorização - Da safra remanescente de 2018/2019, um total de 211 juticultores dos municípios de Anamã, Anori, Beruri, Manacapuru, Manaquiri e Parintins receberão o benefício referente à comercialização de aproximadamente 1.500 toneladas de fibras naturais, totalizando R$ 722.416,93.

Também serão pagos cerca de R$ 2,9 milhões referentes à safra 2019/2020, quando 5,8 mil toneladas de juta e malva foram produzidas por 758 juticultores do Amazonas, oriundos de Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Codajás, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Nhamundá e Parintins.

“Ano passado já houve um resgate dessa atividade com o pagamento das cinco safras que estavam atrasadas, e esse ano a gente atualiza o pagamento da safra da juta e malva. Isso é importante porque é uma renda que vem para os municípios, que vai girar dentro desses municípios, e aí a gente entende que com esse pagamento já com reajuste a gente valoriza essa atividade e os juticultores”, destacou o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho.

Pagamento – Os valores serão disponibilizados nas agências do Banco Bradesco por ordem alfabética: no dia 25/11, o benefício será pago aos cadastrados com a inicial de A a H; no dia 26/11, para as iniciais de I a Q; dia 27/11, de R a Z. A ADS ressalta que não é possível realizar o saque em postos bancários.

Incentivo – A concessão de subvenção econômica a produtores de juta e malva é realizada pelo Governo do Estado através da ADS, em cumprimento da Lei nº 2.611, de 4 de julho de 2000, tendo como objetivo incentivar a produção dessas culturas por conta do apelo sustentável de sua cadeia produtiva. 

Cultivadas nas áreas de várzeas, sem insumos químicos, elas são uma alternativa ecológica para a confecção de embalagens, principalmente na substituição das sacolas plásticas.


FOTOS: Diego Peres / Secom

Em três meses de atuação, Rocam Motos prendeu 83 criminosos em Manaus

Com o intuito de coibir a criminalidade em Manaus, a 3ª Companhia de Motocicletas Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam Motos) vem atuando em patrulhamento ostensivo nas áreas de difícil acesso, inibindo crimes de furtos e roubos, além de fornecer rapidez e mobilidade à polícia para chegar às ocorrências.

De acordo com o balanço do programa, de agosto a novembro deste ano foram apreendidos 33 quilos de entorpecentes, 116 munições, 32 armas de fogo e R$ 31.476 em espécie. Também foram recuperados 15 veículos e presos 83 criminosos.

O comandante da Rocam Motos, capitão Rafael Murta, enfatiza que os resultados positivos alcançados até o momento são fruto de um trabalho bem desempenhado por todo o efetivo do Batalhão. “Os números expressivos são reflexo da dedicação e do treinamento dos policiais da Rocam que, diariamente, estão combatendo o crime e defendendo a sociedade”, disse.

A maior parte das apreensões e prisões aconteceu nas zonas norte e oeste. O comandante destaca a importância do motopatrulhamento para Manaus.

“Nosso trabalho é trazer segurança para o cidadão de bem e combater o crime diariamente, mesmo em horários onde o trânsito é pesado ou em locais de difícil acesso, e também capturar os infratores que utilizam motocicletas para a prática dos seus crimes”, afirma o comandante.

Lançado em agosto pelo governador Wilson Lima, o Rocam Motos contou com investimentos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) na aquisição de 60 motocicletas do tipo V Strom 650 cilindradas, além de cotoveleiras articuladas, joelheiras táticas, gandolas de instrução, botas motociclistas e calças de instrução.

Também foram entregues aos policiais rádios transceptores e fones de ouvido. O efetivo passou por treinamento especializado por quase um ano.

Denúncias para a Rocam podem ser feitas por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, no número (92) 99280-7574.

 

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

 


Governo do Estado oferta mais de 20 mil testes rápidos para HIV e quase um milhão de preservativos

 

Na campanha Dezembro Vermelho – mês de luta contra o HIV/Aids, a SES realiza ações de prevenção e diagnóstico precoce

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inicia, a partir da próxima terça-feira (1º/12), a mobilização denominada Dezembro Vermelho, para sensibilizar a população sobre prevenção e tratamento precoce contra o HIV/Aids. Serão ofertados mais de 20 mil testes rápidos de HIV, além de 900 mil preservativos que serão distribuídos para a população nas unidades de saúde da capital e interior.

O Dezembro Vermelho foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a abertura da campanha no dia 1º será on-line, realizada pelo canal da secretaria no Youtube (@SaudeAM). E, durante o mês de dezembro, palestras sobre a importância da conscientização da população quanto à prevenção do HIV (sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana) e, ainda, sobre a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, serão realizadas por meio de mídias sociais como o Youtube.

Estratégias de prevenção – De acordo com a coordenadora estadual de IST/Aids da SES-AM, Vanessa Homobono, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias.

“Na campanha nós trabalhamos muito a questão da prevenção. Então, nós trabalhamos várias estratégias para se prevenir o HIV, o que chamamos de prevenção combinada. E o que é prevenção combinada? É uso de vários métodos preventivos como preservativo, seja interno ou externo, o uso da PrEP e da PEP, que são medicamentos que são administrados para evitar a soroconversão ou o contágio do HIV”, disse ela.

De acordo com a coordenadora, além de usar a camisinha, é fundamental fazer o teste precocemente; realizar o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST; e, caso tenha tido uma situação de risco para o HIV, buscar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

Vanessa explica que, agora, também está disponível a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que é o uso de medicamento específico para evitar o HIV, com gerenciamento de risco para controle de outras ISTs. O tratamento preventivo é disponibilizado na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Testes rápidos – Os testes rápidos, assim como a distribuição de preservativos, serão intensificados nas unidades de saúde, como a Policlínica Gilberto Mestrinho, Danilo Correa e o Centro de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimi) André Araújo. Conforme a coordenação, além das unidades do Estado, a SES-AM envia preservativos para as unidades de saúde municipais, que também farão ações de prevenção.

“Não devemos esquecer também da testagem, que é extremamente importante, porque além de se prevenir você também está se monitorando, se testando, toda vez que se colocar em uma situação de risco de infecção”, reforçou a coordenadora.

FMT – A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) também realiza na próxima terça-feira (1º/12) a abertura do Dezembro Vermelho. A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como em empresas do Distrito Industrial de Manaus, palestras, além da distribuição gratuita de unidades de preservativos masculinos e femininos.

A abertura oficial da campanha será com um workshop direcionado para jornalistas. Na oportunidade será apresentado o estudo Mosaico, da vacina contra o HIV.

Em 2 de dezembro, ocorrerá um dia de testagem para HIV no ambulatório da FMT-HVD. Durante todo o mês, a equipe da Fundação visitará algumas empresas do Distrito Industrial de Manaus. O objetivo é que mais de 600 testes sejam realizados. Além da testagem, serão realizadas palestras e distribuição de preservativos nestes locais.

Dados – No período de janeiro a julho de 2020, foram notificados 605 novos casos de HIV em adultos em todo o Amazonas. O sexo masculino é o mais acometido pelo HIV, e a faixa etária mais acometida, segundo as notificações, é de 20 a 29 anos de idade. Em 2019, foram 1.576 novos casos notificados.

Para o acompanhamento das pessoas vivendo com HIV na capital existem sete unidades, sendo seis Serviços de Assistência Especializada (SAEs) e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas pelas diferentes zonas da cidade. A lista inclui: FMT-HVD, Fundação Alfredo da Matta, Policlínica Gilberto Mestrinho, Caimi Ada Viana e Policlínica Antônio Aleixo.

No interior, são sete SAEs ao todo, com uma unidade em cada um dos seguintes municípios: Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Maués.

 

FOTO: Mayara Viana/SES-AM

 


Campanha “Natal Solidário” do Governo do Estado terá live-show no palco do Teatro Amazonas

 

Cantor Uendel Pinheiro realizará show para arrecadação de kits de enxoval

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), deu início à Campanha “Natal Solidário”. A ação, que é liderada pela primeira-dama do estado, Taiana Lima, promoverá uma live-show com o cantor Uendel Pinheiro no Teatro Amazonas. Todo o recurso arrecadado será usado para a compra de kits de enxoval, que serão doados para mães de baixa renda em maternidades da rede estadual de saúde, durante a semana do Natal.

“Essa campanha me deixa muito honrado e grato até porque cantar, no palco do Teatro Amazonas, já era um grande objetivo que eu tinha como artista. Estamos preparando umas surpresinhas para esta noite tão especial, de esperança e fraternidade, onde toda a renda será revertida para a compra de enxovais para recém-nascidos de maternidades públicas”, afirma Uendel Pinheiro, que se apresentará pela primeira vez no palco do Teatro Amazonas.

O evento ocorrerá no dia 2 de dezembro, em duas sessões, e está sendo promovido em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, TV Encontro das Águas e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A primeira sessão será aberta ao público e acontecerá às 19h. A outra sessão ocorrerá às 21h e será para convidados. O espetáculo promete uma mistura de samba com uma pitada de toada, músicas natalinas e muito mais. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro.

A live-show será transmitida na TV aberta, por meio da TV Encontro das Águas (canal 2.1), e pela internet, por meio do Facebook do Governo do Estado do Amazonas (www.facebook.com/GovernodoAmazonas) e Youtube (https://www.youtube.com/user/governodoamazonas) e pelos canais oficiais do artista: www.facebook.com/uendelpinheirooficial e https://www.youtube.com/channel/UCOxid4_cStAMy6zoCE5mDmQ.

Sobre a campanha - A campanha conta com a participação de todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado, que receberão as doações e apoiarão a logística de entrega. Os interessados podem fazer as doações até o dia 15 de dezembro, nos pontos de coleta, nas sedes de órgãos do Governo.

O Teatro Amazonas, principal ponto turístico da capital, também receberá doações, por meio de sistema drive-thru, respeitando os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar contaminação por Covid-19. As entregas poderão ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h.

FPS – O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), seleciona, custeia e monitora projetos geradores de trabalho, renda e autossustentação que garantam a inclusão social de dependentes de substâncias psicoativas, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes e o setor primário.


Fotos: Tacio Melo/Secom 


Política Estadual de Saúde Bucal é aprovada pelo Conselho representativo da área

 

O Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) aprovou, nesta terça-feira (24/11), a Política Estadual de Saúde Bucal do Amazonas. O projeto apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a 335ª Reunião e 266ª Ordinária do Conselho, está entre as ações do Programa Saúde Amazonas e visa orientar o processo de gestão para a área, com foco no cofinanciamento pelo Estado aos municípios para o fortalecimento do trabalho em rede e melhoria na assistência e prevenção.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, que presidiu a reunião realizada no auditório da SES-AM, considerou a aprovação um marco para o Amazonas que, pela primeira vez, terá uma política estabelecida para a Saúde Bucal. 

“O que muda é que, agora, o estado do Amazonas tem um norte em relação à Saúde Bucal. Existe a política nacional, que já é antiga e o estado do Amazonas estava atrasado. O primeiro passo para desenvolvermos ações, projetos e atividades em relação à assistência é ter uma política definida. Então, na Saúde Bucal, hoje, é um dia histórico porque o Conselho Estadual de Saúde exerceu o seu papel de entidade máxima, na saúde do Amazonas, aprovando uma política de saúde que tem seis grandes  eixos de atuação”, afirmou.

Os seis eixos do projeto são: Fortalecimento das Ações da Atenção Primária na Promoção à Saúde Bucal e Prevenção a Agravos e Doenças; Ampliação e Qualificação da Atenção Especializada e Hospitalar; Regionalização, Construção e Implementação de Redes de Atenção; Gestão de Pessoas, Trabalho e Educação Permanente em Saúde; Monitoramento, Avaliação e Indicadores e Financiamento.  A aprovação foi com ressalvas, uma vez que a Coordenação Estadual de Saúde Bucal deverá apresentar, na próxima reunião do Conselho, detalhes do plano, como orçamentos e prazos.

O coordenador estadual de Saúde Bucal da SES-AM, Robson Roberto Vidal, comemorou a aprovação da política, que agora também passará pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “É um avanço no fortalecimento da nossa Saúde Bucal e o beneficiário de tudo isso é a população, que vai ser muito melhor atendida, porque a gente vai conseguir melhorar muito nossos serviços na capital e no interior”.

Policlínica Gilberto Mestrinho – A ação, elogiada pelos conselheiros, de incorporação de profissionais de saúde do quadro de recursos humanos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) à Policlínica Gilberto Mestrinho foi outro destaque da reunião do CES nesta terça-feira. 

A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital, Marcia Murad, apresentou o planejamento feito para a retomada e ampliação de serviços na policlínica. De acordo com o projeto, a incorporação de profissionais de saúde do quadro do CBMAM ao quadro da policlínica irá ampliar de cerca de 9,5 mil para 24,9 mil a oferta de consultas e procedimentos na unidade.

Também foi apresentado para apreciação dos conselheiros o Plano de Ação da Coordenação Estadual de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais para 2021.  O plano, apresentado pela coordenadora Vanessa Homobono, será encaminhado à Câmara Técnica Planejamento e Finanças. 

Ainda na reunião, a Comissão Técnica de Planejamento, Orçamento e Finanças do CES apresentou o parecer sobre o novo Manual de Procedimentos do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O relatório será devolvido para a SES-AM que deverá avaliar as considerações dos conselheiros.

Fotos: Rodrigo Santos/ SES-AM



Governo do Estado mapeia construções irregulares em residencial do Prosamim

A UGPE constatou 344 construções irregulares no residencial Manaus, o primeiro conjunto habitacional inaugurado pelo Prosamim_

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que executa, fiscaliza e acompanha as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), realizou um relatório das construções irregulares no Parque Residencial Manaus, localizado entre a avenida Tarumã e a rua Ipixuna, na zona sul de Manaus.

O levantamento das construções irregulares foi realizado com o intuito de nortear as ações jurídicas cabíveis por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) na remoção dessas ocupações irregulares.

O subcoordenador jurídico-institucional da UGPE, o advogado Francisco Souza, explicou que o Prosamim, em conjunto com os órgãos formadores do Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (GIPIAP), realizou em maio deste ano, a remoção de seis construções irregulares que tinham sido construídas no talude (terrenos inclinados que têm como função manter a estabilidade) do residencial Manaus.

“A remoção dessas construções fez com que fosse ajuizada uma ação no intuito de não retirarmos as outras construções e esse pedido foi acatado pela Justiça. E diante dessa ação, pedimos apoio da PGE-AM no intuito de seguirmos todas as orientações legais designadas pela Procuradoria na remoção dessas construções”, afirmou Souza.

O subcoordenador jurídico ressalta que a PGE-AM compreendeu o pedido de apoio e solicitou um levantamento das construções irregulares para que pudesse ter o conhecimento da situação de risco envolvida. “A engenharia realizou o levantamento completo, não só das construções erguidas sobre o talude, mas de todas as construções irregulares no residencial Manaus”, disse.

A subcoordenadora Social do Prosamim, Viviane Dutra, afirma que a UGPE já tinha o conhecimento das obras irregulares e o Social informava aos responsáveis sobre a irregularidade das construções e os riscos envolvidos para os residentes e os imóveis vizinhos devido ao risco do desmoronamento. “O Social do Prosamim mapeia os residenciais e informa que as áreas ocupadas irregularmente já foram indenizadas e que foi realizado todo um trabalho de requalificação urbanística do local”, destacou Viviane Dutra.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil Marcellus Campêlo, o Governo do Estado visa atuar para resguardar os investimentos já realizados e para manter a qualidade de vida e a segurança das famílias já reassentadas pelo Prosamim, buscando evitar que as situações de risco anteriores se instalem novamente em virtude do uso inadequado das áreas.

Fotos: Tiago Corrêa/UGPE



Nove mil alunos da rede pública estadual voltam às aulas presenciais, em Itacoatiara

Treze escolas na zona urbana e duas na zona rural retornaram com as aulas nas escolas

Cerca de 9 mil alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto voltaram às aulas presenciais, na segunda-feira (23/11), em Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus. Com máscaras e respeitando os protocolos de segurança em saúde, os estudantes foram recepcionados pelos servidores das escolas, participaram dos esclarecimentos sobre o retorno e assistiram às aulas.

A estudante Dayanna Marques, que cursa o 9° ano na Escola Estadual (EE) Professor Fernando Ellis Ribeiro, aprovou a volta das atividades presenciais. “Os protocolos estão sendo seguidos, tanto no recreio como na sala. Quando eu estava em casa, estudei com o ‘Aula em Casa’, mas voltar é importante, porque no aprendizado presencial é mais fácil pedir orientação, tirar dúvidas, principalmente de Matemática e Português”, observa.

A coordenadora regional do município, Rosekeury Lamego, diz que 15 das 16 escolas da cidade retornaram às atividades. A única que não voltou está passando por revitalização. As unidades são responsáveis pelos ensinos Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e, também, Médio.

“Todas as nossas escolas passaram por adequação hidrossanitária. Recebemos álcool em gel suficiente para o uso de nossos alunos e servidores, e as unidades foram adaptadas com pias, para a assepsia das mãos, totens de álcool e dispensadores”, conta a coordenadora.

Lamego diz, ainda, que alguns pais visitaram as unidades escolares e, depois da visita, ficaram mais confiantes em mandar os estudantes para as aulas presenciais. A visita pode ser solicitada diretamente na escola do estudante.

Adequações – Assim como aconteceu em Manaus, as escolas do interior foram adaptadas para receber os estudantes e servidores. A assessora da Secretaria Adjunta Executiva do Interior, Ionaraellen Santos, destaca que a pasta atendeu todos os requisitos e prioriza a saúde de todos os envolvidos na Educação.

“A Secretaria de Educação providenciou todos protocolos de segurança, de acordo com os órgãos de Saúde. Além disso, passamos por todas as adequações estruturais necessárias, viabilizamos a merenda escolar para atender toda a demanda e esclarecemos os protocolos para todos os nossos funcionários, em reunião”, afirma.

“Em Itacoatiara, o retorno foi tranquilo e bem aceito por nossos alunos e pelos pais. Muitos deles foram às escolas para conhecer os protocolos e estão de acordo com a volta às aulas presenciais”, finaliza.

 

FOTOS: Drance Jesuz/Seduc-AM

 


Francisca Mendes reativa protocolo que torna mais eficiente terapia com antibiótico Vancomicina

 

O Hospital Francisca Mendes voltou a fazer uso do Protocolo de Vancocinemia, utilizado para ajustar a dosagem de Vancomicina nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O antibiótico é a droga mais utilizada em pacientes internados para combater bactérias como Staphylococcus, causadora de uma série de doenças, como as pneumonias, endocardite, ostemielite e sepse. A Vancocinemia melhora os resultados do antibiótico, reduz o tempo de internação do paciente e os efeitos colaterais do tratamento, resultando também em mais qualidade de vida pós-internação. 

A retomada do protocolo acontece no contexto das melhorias que o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), planejou para a unidade, que está em transição para transformar-se em Fundação Hospital do Coração Dona Francisca Mendes.

Segundo o diretor administrativo do hospital, Marcus Martins, desde junho, quando a SES-AM retomou o controle do Hospital, até então sob a gestão da Fundação Unisol, diversos investimentos têm sido feitos para melhorar os protocolos, ampliar atendimento e potencializar a capacidade instalada da unidade, referência em cardiologia no Amazonas.

“A retomada do protocolo da Vancomicina é essencial para que nós possamos dar o giro dos pacientes. Uma vez que vamos ter menor tempo de internação, podendo atender cada vez mais pacientes, diminuindo a fila e o tempo de espera daqueles que necessitam dos procedimentos cardíacos cirúrgicos e neurológicos cirúrgicos, para que possam ser atendidos em tempo oportuno, sem piora da condição clínica dele”, disse o diretor.

O gerente de Laboratório do Hospital Francisca Mendes, Rogério Lobo, explica que o protocolo permite o monitoramento mais preciso do paciente. Ele é feito a partir da realização do antibiograma, exame que identifica a sensibilidade da bactéria aos antibióticos e permite ao médico indicar o antibiótico ideal para combater a infecção.

A Vancocinemia indica a dosagem ideal para o paciente conforme o tempo de tratamento ou até a suspensão do mesmo, dependendo dos níveis de concentração da Vancomicina no sangue do paciente.

“Quando nós conseguimos fazer esse monitoramento, o paciente tem a resposta mais fidedigna ao antibiótico, ou seja, está sendo administrada a dose correta no momento correto do tratamento”, explica Lobo. Ainda segundo ele, o processo é feito no laboratório da unidade, que está totalmente automatizado, o que reduz o tempo do resultado da hemocultura de sete para dois dias. 

A farmacêutica Dheime Artiagas, gerente da Farmácia do Hospital Francisca Mendes, afirma que o protocolo exige a participação de equipe multidisciplinar, que vai dos profissionais do Laboratório, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), da Farmácia, Enfermagem e equipe médica, todos atuando em sintonia para garantir um resultado melhor na terapia com o antibiótico. Segundo ela, o procedimento evita efeitos colaterais graves para o paciente e também traz economia com a medicação usada na dosagem certa.

“É um ganho muito grande poder retomar a Vancocinemia aqui no Francisca Mendes, porque dessa forma a nossa equipe de farmacêuticos consegue acompanhar, de forma contínua e precisa, o nível de Vancomicina presente em níveis séricos (quantidade de substância no sangue) do paciente. Dessa forma, você consegue dar a dose adequada para o paciente durante o tempo certo, e é possível fazer o acompanhamento de forma plena, desde o início do seu tratamento até a sua alta”.

 

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

 


Governador Wilson Lima entrega veículos para renovação da frota das Polícias Civil e Militar

 

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (23/11), no Podium da Arena da Amazônia, 61 veículos para renovação de parte da frota das Polícias Civil e Militar do Amazonas. As viaturas são destinadas ao serviço policial em 27 cidades do estado, incluindo Manaus. O investimento é da ordem de R$ 2 milhões, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Os novos veículos substituirão os que já estão a serviço do sistema e que, por conta do tempo de uso, precisam ser trocados para dar mais conforto e segurança aos servidores durante as atividades policiais.

“Nós estamos entregando hoje 61 viaturas, sendo que 26 vão para o interior e as outras ficarão aqui na capital. A viatura é importante porque permite que haja não só um trabalho ostensivo, mas também um trabalho de investigação. Inclusive, algumas dessas viaturas estão descaracterizadas exatamente para isso, para que deem suporte administrativo e também à nossa inteligência”, destacou o governador.

Segundo Wilson Lima, os investimentos do Governo do Estado em segurança têm se refletido na diminuição dos índices de criminalidade, com menos registro de homicídios e mais apreensões de drogas.

“A segurança pública tem sido uma prioridade nossa. Quando nós tivemos o momento mais complicado da pandemia, tivemos que fazer algumas adaptações e elencamos o que era essencial, e a essas áreas nós estamos nos dedicando, como a segurança pública. Os resultados estão provando o esforço que o Estado está tendo, e tudo isso indica que estamos no caminho certo de dar um pouco mais de tranquilidade para nossa população”, pontuou.

Reforço – Ao todo, 35 viaturas serão substituídas na capital e 26 no interior, sendo beneficiados os municípios de Urucurituba, Urucará, Uarini, Tapauá, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá, Santa Isabel do Rio Negro, Pauini, Manaquiri, Envira, Lábrea, Jutaí, Juruá, Itapiranga, Itamarati, Ipixuna, Maraã, Fonte Boa, Coari, Carauari, Canutama, Boa Vista do Ramos, Benjamin Constant, Barreirinha, Atalaia do Norte e Anori.

Para o secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, os veículos vão facilitar o trabalho de investigação e policiamento em todo o estado. “São mais de 20 viaturas que atenderão vários municípios do interior do estado, cumprindo a determinação do nosso governador de que o interior tenha a mesma atenção da Segurança Pública que tem a capital”, afirmou.

Do total de viaturas entregues, 19 são destinadas à Polícia Militar. “Grande parte é caracterizada e só vem aumentar a nossa capacidade de operação, nossa capacidade de deslocamento. A Polícia Militar está agora recebendo esses veículos para que, com certeza, a população possa continuar acreditando que nós vamos trabalhar em dobro com essas viaturas”, disse o comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte.

“É muito importante essa troca de viaturas porque, no decorrer do tempo, elas perdem a utilidade, elas vão parando. Então, a sensibilidade do governador Wilson Lima em sempre estar renovando essas frotas é importantíssima”, acrescentou a delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz.

Entregas – Em fevereiro deste ano, o Governo do Amazonas entregou ao Sistema de Segurança um pacote com 140 itens para reforçar o trabalho das tropas, como lanchas blindadas, micro-ônibus e outros equipamentos. Parte desse material foi adquirida através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio de doações ou convênios.

Também em 2020, o governador Wilson Lima lançou a Base Fluvial Arpão, que intensificou o policiamento no Rio Solimões, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), como parte da estratégia de combate à criminalidade, sobretudo ao narcotráfico e à pirataria. Em Manaus, uma das novidades foi o programa Rocam Motos, com ações de policiamento repressivo e preventivo em regiões comerciais da capital.

 

FOTOS: Diego Peres/Secom

Governo do Amazonas retoma aulas presenciais para 50 mil alunos da Região Metropolitana de Manaus

 

Atividades reiniciaram nesta segunda-feira (23/11), em 69 escolas de 12 municípios

Cinquenta mil alunos da rede estadual retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (23/11), em 69 escolas de ensinos Fundamental e Médio, situadas em 12 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM). Todas as unidades passaram por adequações estruturais para garantir o cumprimento dos protocolos de saúde e combater a Covid-19, promovendo um retorno seguro para alunos e profissionais de educação.

O retorno acontece em escolas dos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Autazes, Presidente Figueiredo, Silves, Itapiranga e Manaquiri. Até a quarta-feira (25/11) outras quatro unidades devem retornar às atividades. Em todas as escolas, a retomada segue o modelo de revezamento entre atividades presenciais e remotas.

“A cada semana nós teremos novos municípios reiniciando suas atividades para que, no menor espaço de tempo possível, a gente possa ter reiniciado em todos os municípios. A gente precisa retomar o ano letivo no interior e reduzir os prejuízos pedagógicos que tivemos. Não vamos sossegar enquanto a gente não conseguir transmitir todos os conhecimentos necessários do currículo deste ano para os alunos”, assegurou Luís Fabian Barbosa, secretário de Educação em exercício, em visita ao Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva, em Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. 

Ele destacou, ainda, que a Secretaria de Educação e Desporto realiza um trabalho pedagógico que inclui avaliação diagnóstica dos alunos para verificação de conteúdo absorvido nas aulas não presenciais, dando início a um processo de recuperação da aprendizagem. “Esse é um cuidado que nós precisamos ter, foi feito todo um trabalho de repriorização curricular para identificar os conteúdos que são mais essenciais e que são predecessores, que vão ser objeto de avaliações futuras”, ressaltou Barbosa.

Adequações estruturais – Seguindo o modelo adotado nas escolas da capital, a retomada no interior segue os protocolos de segurança em saúde, estipulados em conjunto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). 

Foram instaladas pias e dispositivos de álcool gel/sabão, e a sinalização, em todos os ambientes das escolas, destacando as medidas de distanciamento social, higienização correta das mãos e uso obrigatório de máscaras de pano. Além disso, cada estudante recebeu duas máscaras, e todos tiveram a temperatura corporal aferida na entrada das escolas.

“Na realidade está acontecendo uma mudança de hábito tanto dos próprios alunos quanto dos professores. A escola foi toda reorganizada, obedecendo a todos os protocolos de saúde. Eles passam pela higienização, lavagem das mãos, distanciamento, e isso também ao entrar na sala de aula, tanto os alunos quanto os professores. A escola foi adequada para isso, para esse novo recomeço”, enfatizou Alan Sobreira, gestor do Ceti Professora Maria Izabel Desterro e Silva, que retomou às atividades com 843 alunos de ensino Fundamental e Médio.

Sistema híbrido – Assim como aconteceu em Manaus, as turmas do interior foram divididas em blocos (A e B), que se revezarão entre as atividades presenciais e as remotas. Às sextas-feiras, não haverá aula nas unidades, sendo esse dia reservado para o Horário de Trabalho Pedagógico (HTP) dos professores. A decisão, no entanto, não implica que os estudantes não terão atividades pedagógicas para realizar em casa.

As equipes escolares do interior já informaram aos alunos os blocos aos quais eles pertencem. Caso o estudante ou o pai/responsável ainda não saiba, ele pode entrar em contato com a gestão da escola. É importante que todos se mantenham atentos aos meios de comunicação (telefone, aplicativos de mensagem instantânea etc.) para que recebam as devidas orientações a respeito do retorno das aulas.

Em busca do sonho – Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Emanuel Vinhorte comenta que o retorno às atividades é essencial para alcançar os objetivos profissionais.

“Eu tenho o sonho de cursar Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e eu acredito que o retorno dessas aulas presenciais pode ajudar a gente na questão do contato com os professores. Acredito que, com a ajuda dos professores, nós possamos, com muito esforço, passar por essa situação, quebrar barreiras e conseguir alcançar esse sonho”, afirmou o estudante.

“Eu estava ansiosa para reencontrar os meus colegas. É muito bom rever as pessoas que eu conhecia e encontrar meus professores também. Apesar de o ensino a distância ter suas qualificações, o ensino presencial é incomparável. Vêm aí os vestibulares como Macro, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e eu precisava reforçar os meus estudos”, acrescentou Alberlice Lira, também aluna do 3º ano do Ensino Médio.

 

FOTOS: Herick Pereira/Secom

Farmácia satélite gera economia para o SPA Joventina Dias

 


Desde a implantação de farmácia satélite, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, na zona oeste, já economizou R$ 40 mil com a dispensação segura de medicamentos disponíveis para a assistência rápida aos pacientes atendidos na unidade.  

O projeto foi implantado pela farmacêutica responsável, Jorlana Catrine Corrêa Ferreira, que percebeu a necessidade de descentralizar o estoque de medicamentos da unidade e ampliar o horário de funcionamento para atender os pacientes internados. 

“Quando eu cheguei na unidade vi a necessidade da implantação da farmácia satélite, porque nós tínhamos apenas um depósito, que era responsável por tudo, por receber o medicamento, por estocar, por dispensar e, então, visando a maior praticidade de dispensação de medicamentos, eu elaborei um projeto com todos os pontos favoráveis e recebi a aprovação da direção”, conta.

Entre os pontos favoráveis apontados pela farmacêutica está a economia e controle maior de estoque de medicamentos. Segundo ela, a farmácia satélite retirou dos setores pequenos estoques que aumentavam o risco de perdas de medicamentos, seja pela validade ou pelo extravio. 

Outro ponto positivo gerado na unidade com a implantação do projeto foi a segurança do paciente. No novo modelo, é dispensado para o paciente apenas a quantidade exata de medicamentos prescritos.

A farmácia funciona 24 horas, garantindo a assistência farmacêutica aos pacientes internados na unidade, melhorando a logística ao facilitar o controle de estoque e agilizar a administração de medicamentos de emergência.  Com isso, há uma redução na circulação de materiais contaminados pelo SPA.

“Antes da implantação da farmácia o funcionamento era de 7h até às 19h, ou seja, havia aí uma lacuna no turno noturno, onde a dispensação do medicamento era feita conforme supostas saídas. Hoje não temos problemas quanto à assistência dos nossos pacientes, por exemplo, a farmácia funciona 24 horas” explicou a Jorleana. 

Economia e organização - De acordo com a diretora do SPA, Elcinei Sampaio, com a implantação da farmácia satélite, a unidade ganhou na economia, organização, controle de desperdício e controle das saídas e entradas de medicamentos. 

“Nós conseguimos separar a Central de Assistência Farmacêutica (CAF) da farmácia e com isso tivemos um salto grande para o Joventina. Hoje temos um maior controle da dispensação de medicamentos, porque temos no estoque apenas  medicamentos e insumos  suficientes para a unidade funcionar, sem acumular material desnecessário que poderiam ser utilizados em outras unidades", destaca. 

A unidade - O SPA Joventina Dias, localizado no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, é referência para bairros adjacentes como São Jorge e Santo Agostinho, além de atender a população de municípios do entorno, como Manacapuru e Iranduba, nas ocorrências de emergência de média complexidade.

Entre os tipos de atendimentos comuns na unidade estão as viroses, ferimentos por arma de fogo e arma branca, acidentes domésticos, entre outros.

Em média, a unidade atende entre 400 e 500 pacientes por dia. Durante o período sazonal de síndromes gripais o número de atendimento aumenta para até 700 pacientes assistidos no SPA.


Fotos: Divulgação/ SES-AM



Amazonino lança pacote com auxílio de R$ 300 até 2024 e apresenta as ações da Rede de Proteção Social

O candidato a prefeito pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, apresentou, neste sábado (21/11), como vai funcionar o Programa Renda Manaus, que ele colocará em execução imediata, caso seja eleito, e os programas e projetos que fazem parte da Rede de Proteção Social que irá implantar. O auxílio financeiro é de R$ 300, com duração até 2024, se estendendo a todos que deixarem de receber o auxílio emergencial do governo federal, que vai até o final do ano, e que estejam cadastrados no Programa Bolsa Família. Serão cerca de 137 mil pessoas beneficiadas em Manaus.

Amazonino (PODEMOS) explica que o programa faz parte da Rede de Proteção Social que ele pretende implantar na Prefeitura. O Renda Manaus foi preparado com o objetivo de amparar aqueles que ficarão desassistidos do auxílio emergencial do governo federal e que precisarão da ajuda do poder público para que possam se manter. A crise é grave e aguda, disse ele, e Manaus já é a capital com o maior número de desempregados no país.

“Com a pandemia de Covid-19 a crise se agravou e, embora o governo do estado tenha apresentado uma excelente arrecadação, não tem tido a sensibilidade necessária para fazer frente aos problemas enfrentados pelas pessoas mais carentes, que estão desassistidas”, afirmou. “Isso é muito preocupante, porque os índices de contágio pelo novo coronavírus voltam a crescer no Brasil”, alertou.

A proposta de Amazonino para complemento da renda familiar tem dois componentes importantes: a vigência será de quatro anos, durante todo o mandato, e o início do pagamento será imediato, já que não precisará ser feito um novo cadastro para as famílias atendidas. “Não se trata, portanto, de um auxílio emergencial, mas sim de um valor que estará na conta de forma contínua, visando dar meios de subsistência aos que precisam”, ressaltou. 

Os recursos, de acordo com Amazonino, não comprometerão o orçamento. “Virão da priorização de alterações na Lei Orçamentária Municipal; do aumento de investimentos na Rede de Proteção Social; redução de despesas não-essenciais; maior eficiência na cobrança da dívida ativa com o município; criação de fundos de crédito da dívida ativa, fiscalização de concessão de incentivos do ICMS a grandes conglomerados do mercado financeiro (parcela relativa ao município); e leilões de ativos sem relevância à prestação de serviços municipais”, enumerou.

A rede de proteção social sempre foi muito presente nas administrações de Amazonino Mendes. Ele criou o Cartão Direito à Vida, em 1996, muito antes da existência do Programa Bolsa Família do governo federal. Na época, o cartão beneficiava cerca de 100 mil famílias. Na última administração na Prefeitura, criou o Programa Bolsa Família Municipal, atendendo a 55 mil famílias.

Alunos da rede pública terão cursos preparatórios

Dentro do pacote da Rede de Proteção Social do candidato Amazonino Mendes também está prevista a oferta, para os alunos da rede pública municipal, de cursos preparatórios para acesso às universidades. 

“É um investimento importante que fazemos no futuro da nossa cidade, preparando os jovens para entrarem na universidade, recebendo a formação necessária para o mercado de trabalho”, frisou Amazonino Mendes.

A Rede de Proteção Social planejada pelo candidato prevê, ainda, a ampliação do Programa Leite do Meu Filho, dobrando a sua capacidade – de 20 mil crianças beneficiadas para 40 mil.

Outra ação importante é a contratação de mão-de-obra nos bairros para a recuperação e construção de calçadas, sarjetas e meio-fio, projeto que vai gerar emprego e renda e também embelezar a cidade. Também faz parte da Rede de Proteção, a ampliação do Programa de Habitação para famílias de baixa renda, assim como do cadastro de beneficiados com tarifa social de água e energia.

Amazonino também vai implantar o Programa de Consultório de Rua, com equipes itinerantes (enfermeiros, assistentes sociais, médicos, dentistas), prestando atendimento em centrais de saúde móveis. As pessoas em situação de rua serão cadastradas e terão emitido o cartão do SUS. Passarão também a fazer parte de um banco de oportunidades, recebendo treinamento e encaminhamento ao mercado de trabalho, preferencialmente nas obras públicas a serem realizadas pela Prefeitura.

Mutirões itinerantes de atendimento serão realizados em diversas áreas da cidade, reunindo segmentos como saúde, emissão de documentos e oferta de trabalho. 

Também serão criados Centros de Atendimento ao Idoso nas zonas Norte e Leste, ampliando a rede de atendimento e apoio a essa fatia da população. E os serviços oferecidos pela Fundação Dr. Thomas serão ampliados.


*Redes Sociais*

Amazonino Mendes concorre à Prefeitura tendo como vice o presidente estadual do PODEMOS, deputado Wilker Barreto. Para acompanhar o candidato nas redes sociais, é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM - 92.99304-1919).




Ivo Neto comemora com os amigos sua vitória na eleição para vereador



Eleito com 4.430 votos para vereador, Ivo Neto reuniu amigos neste sábado (21/11), no bairro de Santa Luzia para comemorar sua eleição para vereador da cidade de Manaus.

Em agradecimento a comunidade pela ajuda na campanha e pelos votos de confiança, Ivo Neto realizou um almoço de agradecimento. O evento contou com presença do cantor David Assayag para levar muita música boa, ressaltando a importância da valorização da cultura amazonense.

Ingressando na vida pública quando tinha apenas 17 anos, Ivo fundou um grupo de oração e participou de projetos sociais que beneficiassem a comunidade durante toda sua vida e hoje, com seus 40 anos de idade, o vereador se sente imensamente grato por ter conseguido ser eleito.

Pretendendo implantar, durante seu mandato, todo aprendizado que possui, buscando lutar pelo direito do povo manauara com projetos de leis que possam beneficiar os desfavorecidos e transformar Manaus em uma cidade melhor para todos.

“Manaus a partir do dia primeiro de janeiro terá um vereador que tem espírito comunitário, que tem essência comunitária, que veio do meio do povo e permanecerá no meio do povo porque a minha essência é o povo e eles eu irei lutar firme e forte na Câmara Municipal de Manaus” afirma Ivo. Durante o discurso o vereador agradece a sua família por estar ao seu lado acreditando nas suas metas e orando pelo seu bem estar.

Ivo assumirá o cargo em janeiro de 2021 e pretende fazer mudanças significativas durante os seus quatro anos como vereador.

Novo Boletim Epidemiológico Ampliado de Covid-19 da FVS destaca estabilidade da doença no Amazonas em patamares elevados

 


Os indicadores de Covid-19 no Amazonas permanecem estáveis, mas em patamares elevados. É o que aponta o Boletim Epidemiológico Ampliado nº 15 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgado nesta sexta-feira (20/11), no site da instituição. O boletim compara o comportamento da infecção nos últimos dois meses.

Houve um aumento de 5% no número de casos de covid-19 no estado, na comparação entre as notificações realizadas nas semanas epidemiológicas 36 (30 de agosto a 5 de setembro) e 46 (8 a 14 de novembro). Na capital, o aumento foi de 3% e, no interior, o aumento foi de 29%.

Comparando o número de casos novos da covid-19 da Semana Epidemiológica 46 com a semana anterior (1 a 7 de novembro), conforme o boletim, 27 (43,5%) municípios apresentaram aumento no número de casos e 35 (56,5%) redução desse indicador. Os municípios com maior aumento percentual no número de casos foram Santa Isabel do Rio Negro, Apuí e Anori.

Em relação aos óbitos, o boletim aponta que foram registrados 4.693 óbitos por covid-19 no Amazonas até 14 de novembro, sendo 64% em Manaus e 36% no interior do estado. A análise epidemiológica indica que houve aumento no número de óbitos por covid-19 principalmente entre os residentes de Manaus.

De acordo com a diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o cenário epidemiológico da covid-19 no estado, está mantendo os indicadores elevados, e pode ser reflexo da baixa adesão às medidas de prevenção à doença. “O que se percebe é a banalização da doença. Há um descaso com a prevenção à covid-19, mas todo dia há registro de óbitos de infectados pelo novo coronavírus”, afirmou.

O chefe da Sala de Situação do Amazonas da FVS-AM, Daniel Barros, acrescentou que o cenário atual da doença também pode estar relacionado a aglomerações de pessoas em eventos recreativos, aos fins de semana e feriados, além de convenções partidárias iniciadas desde o dia 31 de agosto. “Infelizmente, esse tipo de aglomeração se tornou frequente mesmo diante das recomendações sanitárias de manter o distanciamento social”, disse.

Hospitalizações - Até o dia 14 de novembro, conforme o boletim, foram registrados 13.859 hospitalizações por pacientes com covid-19 no estado. Houve aumento no número de novas internações pela doença em setembro. Em Manaus, onde estão concentradas as internações de infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), houve o aumento do número de internações por pacientes com covid-19 ocorreu primeiramente em hospitais da rede privada de saúde e, em seguida, em unidades da rede pública de saúde.

O boletim epidemiológico aponta, também, que houve um aumento na ocupação de leitos na rede privada de saúde, principalmente, a partir de 14 de setembro, enquanto que, na rede privada, esse aumento foi mais evidente a partir de 10 de outubro. Ainda na capital do estado, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com covid-19 aumentou a partir da segunda quinzena de setembro, mantendo-se elevada até o dia 14 de setembro.

A taxa de letalidade média por covid-19 no Amazonas é de 2,8%, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, três evoluem para óbito, sendo essa taxa mais elevada em Tabatinga (4,6%), Manaus (4,5%) e Itacoatiara (4%). Já a taxa de mortalidade no estado por covid-19, que mede a ocorrência de óbitos na população, foi de 115 óbitos por 100 mil habitantes, sendo os municípios com maiores taxas de mortalidade: Manacapuru (170 óbitos por 100 mil habitantes) e Tefé (161 óbitos por 100 mil habitantes).

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças e está na linha de frente no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.


Foto: Girlene Medeiros/FVS-AM


Governo do Amazonas lança Campanha Natal Solidário, para arrecadação de kits enxoval

 


Itens serão entregues na semana do Natal para famílias de baixa renda, em maternidades da rede estadual de saúde

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizará a campanha "Natal Solidário", a partir da próxima segunda-feira (23/11). A ação, liderada pela primeira-dama do Estado, Taiana Lima, visa a arrecadação de kits enxoval, que serão doados para as mães de baixa renda em maternidades da rede estadual de saúde durante a semana do Natal.

A campanha contará com a participação de todos os órgãos da administração direta e indireta do Estado, que receberão as doações e apoiarão a logística de entrega. A arrecadação terá início no dia 23 de novembro e segue até 15 de dezembro nos pontos de coleta nas sedes de órgãos do Governo.

O Teatro Amazonas, principal ponto turístico da capital, também receberá doações, por meio de sistema drive-thru, respeitando os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar contaminação por Covid-19. As entregas poderão ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 16h.

“O nascimento de um filho, além de encher a família de alegria, é um momento em que a atenção se volta para o bebê. Por este motivo, não poderíamos deixar de colaborar com a felicidade de nossas mamães, em especial, aquelas que encontram-se em momentos sensíveis com o trabalho de parto. Para que esta alegria fique completa, mobilizamos novamente todas as Secretarias do Governo para participar desta grande ação de amor e solidariedade. Aproveito, desde já, para manifestar a minha gratidão aos que se comoverem e participarem direta ou indiretamente deste ato de amor e carinho”, ressaltou a primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima.

Segundo a secretária do FPS, Kathelen Santos, a montagem e entrega dos kits também seguirá protocolos bem definidos para garantir a segurança das mamães e bebês apoiados pela ação. “Essa preocupação da primeira-dama e os cuidados a serem tomados são super importantes, principalmente quando se trata de momentos como este, onde mamães e bebês encontram-se fragilizadas com o pós-parto, momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres. A chegada deste kit enxoval, com toda a certeza, irá fazer muita diferença neste momento de fase inicial da maternidade", afirmou.

Kits enxoval - Entre os itens a serem doados, estão fraldas descartáveis, lenço umedecido, sabonete neutro para bebê, pomada para assadura, toalha de banho, luvas, meias, banheira, toalha de banho, e macacão para saída da maternidade. A população pode doar kits completos ou os itens em separado.

Mais informações: Assessoria de Comunicação do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS): Nilo Diogo (92 3303-8319, 99504-8596 -(WhatsApp 

Estratégia deixa atendimento mais ágil nos Prontos-Socorros do Estado

 


Em parceria com o Hospital Sírio Libanês, a ação do Programa Saúde Amazonas leva atendimento ágil e humanizado à população

Já imaginou entrar em um hospital e ser recepcionado e conduzido até o consultório médico, posto de exames e medicação? Essa é a missão dos fluxistas, figura que passa a fazer parte da rotina diária dos três grandes Hospitais e Prontos-Socorros (HPS’s) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), no Amazonas. A ação, implantada pelo Programa Saúde Amazonas, pretende reduzir a superlotação nos HPSs e levar atendimento ágil e humanizado à população. 

A estratégia é executada nos HPSs 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, por meio do Projeto Lean nas Emergências, que está em implantação nos prontos-socorros da rede estadual de Manaus, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês. 

O fluxista, papel desempenhado no HPS 28 de Agosto pela enfermeira Maria do Socorro Tinoco, controla e monitora os tempos e as pendências de cada paciente no setor, fazendo com que o tempo de permanência desses pacientes seja o menor possível e que sejam atendidos com qualidade e segurança. 

“Nosso papel durante o fluxo é orientar o paciente. Como nossa demanda é muito assim de idoso, pacientes hipertensos, é bom o fluxista estar lá na hora para auxiliar e dar uma orientação. O fluxista ajuda o paciente na hora de encaminhar o paciente ao consultório, encaminhar para fazer os exames e, no caso do retorno dele, também orientá-lo para voltar com esse médico”, detalhou a enfermeira.

Agilidade aprovada - Atendido com a nova estratégia, Alan Pedroso, 31 anos deu entrada com dores no peito e uma pulseira amarela, avaliação que requer atenção. O paciente foi atendido pelo médico, realizou uma tomografia do tórax, recebeu o resultado, retornou ao médico e tomou a medicação necessária. Tudo isso entre as 13h e as 15h da última sexta-feira (13/11), ou seja, em pouco menos de 2 horas de atendimento no HPS 28 de Agosto. 

Satisfeito com a agilidade no atendimento, Alan destacou o papel do fluxista no serviço de saúde. Para ele a principal melhoria, além do tempo de atendimento, é a correta orientação e a humanização no trato com o paciente. 

“Antigamente as pessoas não atendiam tão bem os pacientes, aquelas pessoas que ficavam aqui e ficavam sem informações. Agora não. Tem pessoas que informam para onde tem que ir, como é o atendimento, essas coisas assim”, disse.

O mesmo ocorreu com a idosa Francisca Serrão, 64, que adentrou a unidade em um pico de pressão alta e queixas oftalmológicas. Devido a idade e a pressão o atendimento, que segue o Protocolo de Manchester, foi realizado em 30 minutos. Nesse período, segundo relata o esposo, Elson Araújo, 61, Francisca foi atendida por dois especialistas médicos, medicada e liberada para continuar o tratamento ambulatorial. 

“O atendimento em geral é bacana, mesmo. Já foi atendida rapidinho. Foi bem moleza. Excelente. E realmente está muito bom. Já tomou medicação, tomou o remédio para pressão e foi atendida com o oftalmologista”, elogiou o acompanhante. 

Protocolo de Manchester – A prioridade no atendimento nos HPS’s segue o Protocolo de Manchester, aplicado internacionalmente em unidades de saúde. 

Já na sala de triagem dos HPSs, conforme os protocolos, os pacientes são classificados em cinco níveis separados por cores. Partindo do mais grave, o paciente com protocolo vermelho precisa ser atendido imediatamente. Ele deve ser levado para urgência ou emergência. Geralmente são pacientes que chegam de ambulância ou ainda com a ajuda de um familiar. 

A cor laranja classifica que o paciente deve ir para a emergência, mas ainda tem uma condição de manejo onde pode ser atendido num setor intermediário da unidade. Entre os casos mais comuns: dor no peito, arritmia.

O protocolo ainda classifica os pacientes na cor amarela, que segundo o médico são casos podem ser atendidos em consultório ou ambulatório, como uma pressão alterada, uma febre, diarreia ou vômito. 

 Por fim, o Protocolo de Manchester indica que os pacientes com classificação verde são casos menos graves que podem aguardar até duas horas. São casos ambulatoriais e sem gravidade em que a equipe médica não nega atendimento, mas que não se trata de uma prioridade, e poderia estar sendo assistido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

Fotos: Rodrigo Santos/ SES-AM


Governo do Amazonas injetará R$ 1,2 bilhão na economia com pagamentos a servidores, no mês de dezembro

_Governador Wilson Lima anunciou pagamento do 13º e antecipação do salário de dezembro

O Governo do Amazonas injetará cerca de R$ 1,2 bilhão na economia, no próximo mês, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais, nos dias 15 e 16; com o pagamento do salário referente a novembro; e com a antecipação do salário de dezembro, que será efetuado nos dias 28 e 29. O governador Wilson Lima fez os anúncios nesta quinta-feira (19/11), em entrevista coletiva realizada na sede do Governo do Estado, na Compensa.

Na ocasião, ele também anunciou que, a partir de janeiro de 2021, os salários do funcionalismo público serão pagos nos dois últimos dias úteis do mês trabalhado. Segundo o governador, as medidas foram possíveis graças à gestão fiscal eficiente do Estado, que apresentou bom desempenho mesmo durante a pandemia.

“Tudo isso que estamos anunciando de benefício para o servidor é resultado do esforço que nós fizemos nos anos de 2019 e 2020, juntamente com todo o nosso secretariado, com a nossa base na Assembleia Legislativa. A gente conseguiu, com todos esses movimentos e esforço que nós fizemos, colocar o Estado hoje numa situação em condições de priorizar aquilo que é importante e essencial, e o pagamento do servidor público em dia é prioridade nossa”, frisou Wilson Lima.

De acordo com a secretária de Administração e Gestão, Inês Simonetti, mais de 78 mil servidores estaduais serão beneficiados, no mês de dezembro, com as medidas anunciadas pelo governador.

“Eles irão receber no mês de dezembro o equivalente a dois salários e meio. É o Governo injetando R$ 1,2 bilhão na economia do estado, valorizando e priorizando, como sempre, o servidor público do Estado do Amazonas”, afirmou.

Equilíbrio fiscal – Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o Amazonas teve um superávit (diferença entre receitas e despesas) de R$ 1,96 bilhão até o segundo quadrimestre deste ano, índice 70% maior do que o registrado no mesmo período do governo anterior, em 2018.

A política de melhoria da qualidade do gasto público, aliada ao equilíbrio fiscal, também permitiu que o Governo do Estado mantivesse investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança. 

“O ano de 2020 foi bem complicado por conta da pandemia. Mesmo com todas essas dificuldades, o Estado do Amazonas conseguiu, desde 2019 e também este ano, chamar mais de 5.500 aprovados em concursos públicos, incluindo policiais militares, bombeiros, profissionais da área de saúde”, pontuou o governador.

Orçamento – Durante a entrevista coletiva, Wilson Lima destacou que a proposta de orçamento estadual para 2021, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê uma receita líquida estimada de R$ 19 bilhões. Desse total, R$ 2,6 bilhões serão investidos na área da saúde, R$ 2,8 bilhões em educação e R$ 2,3 bilhões em segurança pública.

“O ano de 2021 ainda é um ano que a gente trabalha com muita cautela porque se avizinham algumas reformas, reforma administrativa do Governo Federal, reforma tributária, e a gente ainda precisa saber como é que a economia vai se comportar diante desses movimentos nacionais, mas no geral nós estamos bem otimistas”, avaliou o governador.

 

FOTOS: Diego Peres/Secom