Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2020

Governador Wilson Lima inspeciona ampliação de leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz

 


O governador Wilson Lima esteve no Hospital Delphina Aziz, na manhã deste sábado (31/10), para acompanhar a montagem de 30 novos leitos de UTI que serão abertos na unidade para pacientes com Covid-19. A estratégia faz parte do plano de organização da rede estadual de saúde para o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srag), que acontece entre novembro e junho no Amazonas. 

A meta, nessa fase inicial, é aumentar em 26% a oferta de leitos de UTI para Covid-19 na rede estadual, passando de 120 para 162. Segundo o governador, a medida é uma forma de o estado se antecipar diante da tendência de aumento de casos do novo coronavírus, observada pelas autoridades em saúde. 

“Nós percebemos uma tendência de aumento dos casos de Covid no estado do Amazonas e já começamos a tomar algumas medidas de prevenção para que a gente possa ampliar nossa rede e garantir atendimento àqueles pacientes que venham a ser agravados pela Covid. Nós estamos hoje terminando a montagem de leitos aqui no Delphina Aziz, amanhã 10 leitos de UTI estarão já em funcionamento, já à disposição para receber os pacientes, e até o dia 15 nós teremos concluídos mais 20 leitos”, afirmou Wilson Lima. 

O plano da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também prevê a ampliação de leitos na rede complementar. Nesta primeira fase, estão sendo implementados outros 10 leitos no Hospital Beneficente Português e dois no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). 

“Nós estamos fazendo todo esse trabalho em parceria com o Governo Federal, que já nos disponibilizou 30 respiradores, também nos encaminhou monitores, está nos encaminhando medicamentos, e nos próximos dias devemos receber outros equipamentos que são complementares à montagem desses leitos de UTI”, frisou o governador. 

Reforço - Em paralelo, a SES-AM já iniciou os procedimentos administrativos de preparação da rede para a segunda fase do plano, que será acionada conforme o cenário epidemiológico. 

“Isso vai depender muito do comportamento do aumento ou da diminuição dos casos, e todas essas medidas que estamos tomando são medidas preventivas para garantir que todo mundo que esteja agravado no estado do Amazonas e necessite do serviço público consiga ser internado em uma dessas unidades”, completou Wilson Lima.


Fotos: Diego Peres/Secom

Hospital 28 de Agosto tem queda de 70% no tempo de permanência de pacientes

 


O Hospital Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto reduziu, em um mês, o tempo de permanência dos pacientes em 70%, gerando um aumento da capacidade de atendimento

 em relação à demanda. A queda ocorreu após a unidade receber o “Lean nas Emergências”, que é um projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos.

O HPS é um dos hospitais mais antigos e tradicionais de Manaus, recebe diariamente cerca de 550 pacientes por dia, uma demanda crescente. A média de permanência dos pacientes, que não precisam de internação, era de aproximadamente 7,2 horas (435 minutos) no mês de setembro, já neste mês caiu para 2 horas (120 minutos).

A média do tempo de internação na unidade era de 8,3 dias e caiu para 7,5 dias, o que equivale a 10%, em decorrência da implantação do projeto “Lean nas Emergências”.

 “É um momento de agregar os conhecimentos na colaboração com a melhoria de fluxos e projetos, para assim, otimizarmos também a qualidade ao paciente, que é o mais importante, para atendermos com mais agilidade e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência”,

 afirmou a diretora Julia Marques.

O HPS 28 de Agosto foi selecionado pelo projeto e foi iniciada a implantação em setembro de 2020, fase onde uma dupla de profissionais do Hospital Sírio-Libanês (um médico e um especialista de processos) realizaram visitas ao Hospital, capacitaram as equipes, identificaram oportunidades e implementaram ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean. Essa fase dura, em média, seis meses e após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção a longo prazo.

Para o médico consultor do Hospital Sirio-Libanês, Leonardo de Lima Leite, "este é um projeto que começa na emergência, mas para ele ter sucesso, é preciso que todos os profissionais sejam envolvidos. Todos precisam entender e contribuir para o alcance do objetivo final, que é otimizar o cuidado ao paciente que está dentro da unidade.

O que é o Lean - O Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Mais de 60 hospitais já passaram pelo processo de gestão. 

Farmácia Satélite - O HPS 28 de Agosto inaugurou, na última quinta-feira (29/10),  a farmácia satélite da emergência. Criada para atender a emergência cirúrgica, ortopedia, sala de emergência, posto de medicação, clínica cirúrgica de observação, clínica médica de observação, sala rosa e posto de medicação.

A estratégia de descentralização do serviço de farmácia hospitalar visa a racionalização da distribuição de medicamentos e produtos médicos nos setores da emergência do 28 de Agosto. Isso garante maior controle do estoque, melhor atendimento ao paciente e aumento do tempo do pessoal da enfermagem e de farmacêuticos para a assistência ao usuário do sistema estadual de saúde.



Fotos: Divulgação/ SES-AM



Vacinação antirrábica em postos fixos aos sábados é ampliada

 

Os quatro postos fixos de vacinação antirrábica da Prefeitura de Manaus terão horário ampliado aos sábados, passando a funcionar de 8h às 16h, a partir do dia 31/10. Os postos integram a estratégia da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, iniciada dia 13 de outubro, e estavam funcionando de 7h30 às 13h30 aos sábados.

O serviço de vacinação é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com o chefe do Núcleo de Controle da Raiva Humana e Animal do CCZ, Jhonata da Silva Calheiros, a ampliação do horário dos postos fixos será exclusiva para os sábados, durante a campanha, com o atendimento de segunda a sexta-feira mantido no horário de 7h30 até 13h30.

“A estratégia principal de atendimento da campanha é a vacinação casa a casa, complementando com a oferta da vacina em postos fixos. Mas percebemos uma grande demanda aos sábados nos postos fixos, por isso foi definida a ampliação de horário”, esclareceu Jhonata Calheiros.

Os quatro postos fixos de vacinação antirrábica na campanha estão instalados na sede do CCZ, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa, zona Oeste; nas duas Unidades Móveis do CCZ, que estão instaladas no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, na avenida Perimetral, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e na minivila olímpica do Coroado, na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste; e também no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

A meta da campanha é a imunização de 225.335 animais, sendo 161.110 cães e 64.225 gatos, o que representa 80% da população canina e 100% da população felina estimadas para o município.

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

Expedição Cultural beneficia mais de 260 pessoas em municípios do interior do AM


A “Expedição Cultural”, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, atendeu 263 pessoas, entre jovens e idosos, com oficinas artísticas em Tabatinga, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, em outubro. A ação faz parte do programa “Amazonas Cultura de Valor”, que tem objetivo de potencializar a cultura e promover o alinhamento do Estado à política nacional para o setor.

Com patrocínio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), a programação incluiu oficinas de dança, grafite, elaboração de projetos culturais, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e, ainda, uma palestra sobre a Lei Aldir Blanc, além de apresentações de dança e sessões de cinema. Todas as ações seguiram os padrões de segurança em prevenção a Covid-19. 


“O interior do Amazonas é rico em cultura e talentos, e a ‘Expedição Cultural’ é um catalisador para a descoberta destes artistas e para inspirar os jovens e crianças no mundo cultural, além de proporcionar opções de desenvolvimento, como a oficina de elaboração de projetos culturais, em que os participantes podem aprender a implementar ações dentro de seus próprios municípios. O objetivo é que alcancemos cada vez mais a população no interior do estado”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.


Em Tabatinga, onde mais de 50 pessoas se beneficiaram com as oficinas oferecidas, a professora Tamires Furtado das Chagas elogiou o curso de Libras por ter a chance ver um professor surdo dando aula. As aulas foram ministradas pelo professor Marcelo Costa, da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


“Poucos cursos chegam a Tabatinga, e achei muito louvável ter uma oficina de Libras e, principalmente, ter um professor surdo, formado na área, galgando espaço na sociedade, se destacando. Trouxe até a primeira acadêmica formada na Universidade do Estado Amazonas em Tabatinga para ela se espelhar”, declarou.


A professora Juliete Farias, de São Paulo de Olivença, participou da oficina de elaboração de projetos culturais e agradeceu pela oportunidade. “O sonho da gente é expandir projetos, e o meu é criar um projeto de leitura. Devido à pandemia, muitos alunos nossos estão fora da sala de aula, então quero criar um projeto onde possamos levar a leitura até a casa do aluno, uma leitura cantada através das dramatizações. A oficina veio mostrar como montar e seguir passo a passo, veio para mostrar como tornar realidade o nosso sonho aqui em nosso município”, contou. 


O jovem Lucas Nascimento, 17, realizou a oficina de dança com os integrantes do Balé Folclórico do Amazonas, um dos Corpos Artísticos do Estado. Com o objetivo de fazer o vestibular para Dança, na UEA, o paulivense declarou que nunca havia tido essa experiência.


“Eu nunca presenciei essa experiência aqui no município. Quero agradecer a todos que estão nos apoiando para crescer na vida cultural e também agradecer aos bailarinos pelas aulas. Foi algo maravilhoso para quem deseja ter a vida na dança”.

No total, as oficinas atenderam 54 pessoas em Tabatinga, 69 em São Paulo de Olivença, 77 em Benjamin Constant e 63 em Atalaia do Norte.

Ações na capital – O “Amazonas Cultura de Valor” engloba outras ações junto à população da capital, atendendo às limitações do período de pandemia, entre elas os projetos “O Artista Visita”, “Domingo Autoral”, “Bora pro Parque” e “Festival de Cultura Urbana”.  

Projeto realizado com os Corpos Artísticos do Estado, “O Artista Visita” conta com apresentações de espetáculos e roda de conversa em hospitais e instituições assistenciais. Busca dar visibilidade aos espaços que precisam do apoio da sociedade, além de proporcionar ao artista ações voltadas para o contexto social.

O “Domingo Autoral”, realizado no Teatro da Instalação, tem a proposta de formar plateias para que os artistas locais possam divulgar o repertório autoral, e foi idealizado pelos artistas Celdo Braga e Nícolas Júnior. A secretaria abraçou o projeto e oferece ao público um contato com o que é produzido no estado em termos autorais. 

O projeto “Bora pro parque!” visa envolver as comunidades vizinhas dos parques Jefferson Péres e Rio Negro nas atividades realizadas nesses espaços. As ações acontecerão uma vez por semana e a programação inclui resgate de brincadeiras infantis, Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), feira de artesanato, apresentações musicais e de artistas circenses. 

Já o Festival Cultura Urbana contará com pocket shows, intervenções de grafite, e batalhas de Break, MCs e All Style, em todas as zonas da capital. O festival, construído com a participação do movimento hip hop, vai promover o intercâmbio entre os artistas da cultura de rua e a população em geral. 

Outro objetivo da ação é criar uma cadeia produtiva de empreendedores culturais, oportunizando ao artista a ampliação do acesso às comunidades por meio de manifestações urbanas, entre elas dança, artesanato e economia criativa.


FOTOS: Alex Maia e Joyce Beleza/Secretaria de Cultura e Economia Criativa


HPS João Lúcio pede ajuda para encontrar familiares de pacientes internados na unidade

 



O serviço social do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado pede ajuda para encontrar os familiares de dois pacientes internados na unidade. 

O hospital está à procura dos familiares de Arleilson Guimarães, internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital desde o dia 21 de outubro.  O homem tem aproximadamente 29 anos e chegou à unidade inconsciente, vítima de agressão física.

Também se encontra internado no local um homem identificado com Luciano Lopes do Nascimento, de 51 anos, que necessita de acompanhante. O paciente foi levado à unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e alegou ser morador de rua. Ao serviço social ele informou o telefone de um filho, chamado Anderson, porém a equipe não conseguiu contato.

A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização das famílias dos pacientes, entre em contato pelos números (92) 3249-9062 ou procure o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, Coroado, zona leste de Manaus.


FOTOS: Divulgação/SES-AM



Tráfego na Torquato Tapajós, na altura do trevo do Anel Sul, será alterado nesta sexta-feira (30/10)

 


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) informa que, a partir desta sexta-feira (30/10), o tráfego de veículos na avenida Torquato Tapajós, na altura do trevo do Anel Sul, passará por novas alterações. A intervenção ocorrerá em virtude das obras em execução, correspondentes à ligação entre a Estrada do Tarumã e a pista da avenida José Henriques, que segue em direção à avenida Margarita.

O tráfego de veículos no sentido Centro/bairro não sofrerá nenhuma alteração. A mudança acontece no trajeto de quem vem da barreira em direção ao Centro.

O motorista que vem no sentido bairro/Centro, ou seja, da barreira em direção ao Centro da cidade, deixa de fazer o desvio na parte superior da obra, pela Estrada do Tarumã, e segue no contra fluxo da pista por baixo da passagem de nível. A partir de agora, os dois lados da pista passarão a ser usados de forma definitiva.

Esse desvio será interditado para dar lugar às obras de construção da pista de interligação entre a Estrada do Tarumã e a avenida Arquiteto José Henriques em direção à avenida Margarita. O acesso será controlado por semáforos colocados nas duas pistas, José Henriques e Torquato Tapajós.

No sentido Margarita/Barreira da Torquato Tapajós, não haverá alterações. Já no sentido Centro, a partir da avenida Margarita, o condutor deverá utilizar o trecho da Torquato por baixo da passagem de nível.

Ônibus e caminhões – O retorno para ônibus, caminhões e carretas vindos da avenida Margarita será vetado neste trecho, devendo o motorista seguir em direção à barreira até a fábrica de motocicletas Dafra, onde fará a conversão.

O tráfego no sentido Estrada do Tarumã/Centro permanece sem alteração. O retorno provisório nas proximidades do Hospital Delphina Aziz será fechado, e a opção será o novo retorno em frente à empresa Whirlpool.

A Seinfra ressalta que a intervenção é temporária e destaca que a obra proporcionará vários benefícios para a população de Manaus, como por exemplo maior fluidez no tráfego, ajudando inclusive a desafogar o trânsito de veículos pesados, ocasionado por caminhões e carretas.

Foto: Divulgação / Seinfra

Prefeitura realizará celebração virtual no ‘Dia de Finados’ em homenagem às vítimas da Covid-19

A tradicional visitação aos cemitérios, no Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira, 2/11, estará suspensa em cumprimento às medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19, conforme Decreto Municipal 4.801. Para levar conforto às famílias enlutadas e em homenagem às vítimas do novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus realizará a live “Momento de Oração”, diretamente do cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, zona Oeste, com transmissão ao vivo na página oficial do Facebook (facebook.com/prefeiturademanaus) e participação de diversas lideranças religiosas, mas sem a presença de público.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, embora o distanciamento social ainda seja uma importante recomendação, nada impede que as homenagens sejam realizadas em forma de oração, pois as vibrações de amor, respeito e solidariedade transcendem as distâncias físicas. “O Dia de Finados é uma data muito especial, porque é um momento de homenagear pessoas queridas que se foram, mas tenho o dever de preservar a vida de todos, por isso decidimos manter os cemitérios fechados. As homenagens podem ser feitas de diversas formas e vamos fazer um momento de oração, para que todos possam homenagear os seus entes queridos”, afirmou.

A celebração será realizada às 17h de segunda, com a participação de Regina Vilácio, líder indígena saterê-maué; dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e Padre Zenildo, da Igreja Católica; Walter de Nazaré, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas; Alberto Jorge, representante das religiões de matrizes africanas; Murilo Laredo, gestor do Comitê Israelita do Amazonas, que representará a comunidade judaica; Afonso de Ligorio Machado, da Igreja Messiânica; Tamer Mohamed, do Centro Islâmico de Manaus; Dilton Vasconcelos, da Federação Espírita; e Iona Pinheiro, da Chagdug Gonpa (Budismo).

“Nossa intenção, como determinou o prefeito, é prestar homenagens, principalmente às vidas ceifadas durante a pandemia de Covid-19, mesmo que virtualmente. Essa é a resposta da prefeitura diante deste novo tempo, sem circulação de pessoas nos cemitérios, para conclamar a todos a orar de suas casas e promovermos um momento de espiritualidade, tolerância religiosa e respeito aos nossos antepassados e entes queridos, que já não se encontram entre nós”, afirmou o subsecretário de gestão da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Eisenhower Campos.

Restrição

Desde meados de abril, a entrada nos cemitérios de Manaus está restrita. Outros momentos de visitação intensa nesses locais, como Dia das Mães e Dia dos Pais, deixaram de acontecer por conta da pandemia. “Foi necessário reorganizar a entrada dos cemitérios, até para resguardar o momento das pessoas que estão lá sepultando seus entes queridos e manter um ritmo de trabalho eficiente lá dentro”, ressaltou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

O acesso aos cemitérios está liberado apenas para sepultamentos e, conforme o decreto municipal nº 4.801, durante o cortejo, somente é permitido o tráfego do veículo que conduza a urna funerária acompanhado de até dois outros carros particulares, limitada a participação na cerimônia de sepultamento a cinco pessoas. No caso de óbito em decorrência da Covid-19, pode participar do cortejo só o veículo que conduza a urna funerária e um carro particular, com cerimônia de sepultamento limitada a três pessoas.

Foto: Alex Pazuello / Semcom

FVS-AM recomenda restrição de acompanhantes e visitas em unidades de saúde para evitar aglomeração

 


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou na terça-feira (27/10) nota técnica que restringe acompanhantes e visitas em hospitais do estado e em serviços ambulatoriais, de forma a minimizar a circulação de pessoas e reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus no estado.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, aponta que as orientações visam intensificar o cumprimento de medidas de prevenção à pandemia de Covid-19, como o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro. “Todas as recomendações devem ser seguidas e são importantes para evitar aglomerações de pessoas em unidades de serviços de saúde, como os hospitais”, afirmou.

As principais recomendações da Nota Técnica Conjunta nº 30/2020 incluem a presença de acompanhante para alguns tipos de pacientes, como menores de 18 anos, maiores de 65 anos e mulheres no pré-parto, parto e pós-parto. Os acompanhantes, quando autorizados, devem passar por triagem antes de entrar na unidade hospitalar e obedecer a critérios, como não apresentar sintomas gripais e não ter tido contato com infectados pelo novo coronavírus.

A nota técnica aponta que foram suspensas as visitas em hospitais de referência para tratamento de Covid-19 e em unidades que não possuem fluxo diferenciado para circulação de demais pacientes e acompanhantes.

Em caso de unidades que ainda continuem recebendo visitas, é necessário observar o uso de máscara de proteção respiratória, higiene pessoal e constante das mãos com água e sabão, etiqueta da tosse, restrição da visita apenas ao quarto/box do paciente ou áreas designadas pelo serviço, além do uso apropriado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), de acordo com a política atual de visitantes da instituição.

Todas as especificidades sobre a autorização de visitas e acompanhantes de pacientes podem ser encontradas na nota técnica, disponível em https://bit.ly/2HHRFAR.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e está na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Foto: Girlene Medeiros / FVS-AM

Após antecipar salários, prefeito decreta ponto facultativo na sexta-feira, 30/10, pelo Dia do Servidor

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 30/10, em comemoração ao Dia do Servidor Público Municipal, celebrado nesta quarta-feira, 28, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), de segunda-feira, 27. Para presentear os servidores, o chefe do Executivo municipal antecipou o pagamento salarial de outubro e apontou inúmeras conquistas durante seus quase oito anos de gestão nas áreas Econômica e Financeira, Saúde, Educação, Previdência, Social, Ambiental e Cultural.

Como política de valorização do servidor público municipal, o prefeito Arthur Virgílio Neto destacou o compromisso com a vida dos funcionários do setor. “Nenhum patrão quer ver seu funcionário no final do mês passando por necessidades. Tenho muita alegria em dizer que, nesses nossos quase oito anos de governo, não deixei de cumprir nenhuma vez com os compromissos essenciais com os servidores. Não teve crise, não teve recessão, não teve pandemia, nem nada que me impedisse de pagar em dia os servidores da prefeitura”, enfatizou.

Durante a pandemia, para resguardar a integridade dos quase 40 mil servidores ativos, o prefeito determinou o regime de teletrabalho, para evitar a circulação e concentração de pessoas. “Exceto as secretarias de serviços essenciais, todas as outras tiveram que se adaptar a essa nova rotina. A situação exigiu medidas extremas para a prevenção, controle e contenção dos riscos, dentro de um plano de contingência”, comentou o chefe do Executivo municipal.

Arthur ainda parabenizou os servidores, não só pelo seu dia, mas também por todo o esforço concedido à cidade de Manaus. “Então, quero desejar aos servidores, na hora em que praticamente me despeço deles, que daqui a dois meses não estarei mais à frente da prefeitura, dizer que tive muita honra em trabalhar com vocês, dizer que vocês são a alma da prefeitura. Eu vi o que cada servidor, em cada secretaria, fez para tornar a nossa cidade uma das melhores do Brasil”, destacou.

Exemplos

Trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Paola Cristina Araújo da Silva, é servidora municipal desde 2009 e atuou na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

“Durante o pico da pandemia, eu e meu marido, que também trabalha no Samu, tivemos que ficar distantes das nossas filhas, foi um período muito difícil. Nos infectamos, ficamos de quarentena, mas voltamos a trabalhar para salvar vidas. Hoje, olhando para trás, podemos ver que muito do nosso esforço valeu a pena”, relatou Paola.

Como destaque em nível nacional, a professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Soraya Freire de Oliveira, disse que este ano foi um dos mais difíceis de carreira. Mesmo durante a pandemia, ela foi convidada a produzir um guia para professores sobre como trabalhar junto aos estudantes, incluindo questões de combate ao trabalho infantil.

“Nunca me vi tão distante dos meus alunos e, ao mesmo tempo, tão preocupada. Mesmo com todos os projetos de ensino a distância, me senti na obrigação de acompanhá-los, produzir conteúdo, para que eles não perdessem o ânimo por estudar. Estou sempre mandando videoaulas, material didático e projetos”, destacou a educadora.

Decreto

Com o decreto de ponto facultativo, as atividades normais nas repartições do município, com ressalva aos serviços essenciais, voltam à normalidade na próxima terça-feira, 3/11, dia que sucede o feriado nacional de Finados, em 2/11. A prefeitura irá informar, nos próximos dias, os horários especiais dos serviços básicos durante o ponto facultativo e feriado nacional nas áreas da Saúde, da Limpeza, assim como funcionamento de mercados e galerias populares.

Foto: Arquivo / Semcom

Governo do Amazonas prorroga decreto com restrições para prevenção à Covid-19 e inicia plano de reforço da rede de saúde

 


O Comitê de Enfrentamento da Covid-19, do Governo do Amazonas, aprovou a prorrogação do Decreto nº 42.794/2020, que se encerraria ontem (26/10). Com a decisão, fica suspenso, por mais 30 dias, o acesso às áreas de praias para recreação e o funcionamento de balneários, flutuantes e bares. A medida foi tomada após avaliação dos dados epidemiológicos da doença no estado, apresentados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

O governador Wilson Lima se reuniu com o Comitê na manhã desta terça-feira (27/10), com a participação de representantes dos poderes e da sociedade civil. De acordo com ele, a avaliação das autoridades de saúde leva em consideração o aumento de aglomerações em função de eventos eleitorais e a antecipação do período sazonal de ocorrência de Síndromes Respiratórias Agudas (SRAGs) no Amazonas, com o início precoce do período chuvoso.

“Os eventos políticos, convenções, reuniões, caminhadas fizeram com que os casos aumentassem no interior, e nós estamos também tendo a antecipação do período chuvoso. Isso acaba gerando o aumento de síndromes respiratórias, e todo esse cenário tem causado uma pressão sobre nossa rede. Diante disso, a gente está tomando algumas atitudes, algumas iniciativas, entre elas a prorrogação do decreto de restrição, que continua”, afirmou Wilson Lima, em entrevista coletiva após a reunião.

Na ocasião, o governador também anunciou a chegada de 60 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde, além de monitores e medicamentos, e a contratação temporária, pelo Governo do Estado, de mais 85 técnicos de enfermagem para reforçar a rede estadual de assistência. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já está executando um plano de reorganização das unidades da capital para abertura de leitos de retaguarda, e a chegada dos novos profissionais e equipamentos faz parte da estratégia.

“Todo esse planejamento foi resultado do aprendizado que nós tivemos durante todo esse processo e, com ajuda de algumas instituições, como a Organização Pan-Americana de Saúde, da iniciativa privada, como o Hospital Sírio-Libanês, como os Médicos sem Fronteiras, hoje a gente consegue ter um planejamento bem mais preciso sobre a contingência em relação à Covid-19”, acrescentou o governador.

Acompanhamento – De acordo com dados da FVS-AM, a média móvel de casos de Covid-19 evoluiu 23% no Amazonas nos últimos 14 dias. Em Manaus, a alta de casos no período foi de 55%. As hospitalizações em decorrência da doença e os óbitos também têm apresentado tendência de aumento.

Segundo a FVS-AM, a taxa de ocupação de leitos clínicos destinados à Covid-19 na rede estadual cresceu 51% nos últimos 14 dias. A média móvel de mortes por Covid-19 no Amazonas evoluiu 36% também nesse mesmo período. 

Durante a entrevista coletiva, Wilson Lima reafirmou a importância de que toda a sociedade continue observando as medidas de prevenção ao novo coronavírus. 

“Reforçamos o apelo para que todos continuem nos ajudando nessas medidas restritivas, que sobretudo o comércio continue cumprindo aquilo que foi determinado, todos os protocolos estabelecidos pelos profissionais da área de saúde”, disse.

Rede de assistência – Além das medidas estabelecidas com a prorrogação do Decreto nº 42.794/2020, o Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, já colocou em operação o Plano de Contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

O plano tem como principal objetivo aumentar o número de leitos de retaguarda para Covid-19 e reduzir as internações por outras causas na rede estadual de saúde. Na primeira etapa do plano, já em andamento, estão sendo montados mais 30 leitos de UTI no hospital de referência Delphina Aziz. A meta, nessa fase inicial, é aumentar em 26% a oferta de leitos de UTI na rede estadual, passando de 120 para 162.

Nesta segunda-feira (26/10), teve início outra estratégia do plano, que é a realização de cirurgias ortopédicas no período noturno, com o objetivo de acelerar a desospitalização de pacientes internados por causas externas.

Decreto prorrogado – O decreto que será prorrogado por mais 30 dias suspende, no âmbito estadual, o acesso às áreas de praias para recreação; o funcionamento de balneários e flutuantes; além do funcionamento de bares, mesmo que na modalidade restaurante.

Neste último caso, a regra se aplica aos estabelecimentos que não estejam, até a publicação do decreto, registrados como restaurantes, na classificação principal da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Os restaurantes e as lanchonetes poderão funcionar até o horário limite das 22h, ficando vedada a sua reabertura após este horário, até as 7h da manhã do dia seguinte, bem como a sua locação destinada à realização de eventos e festas particulares.

O decreto também proíbe a realização de eventos em casas noturnas, boates, casas de shows e imóveis destinados à locação para esta finalidade, tais como casas, sítios, chácaras, associações e clubes. O descumprimento das normas prevê advertência, multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência; embargo e/ou interdição de estabelecimentos.


FOTOS: Arthur Castro e Tácio Melo/Secom

Polícia Civil deflagra operação ‘Kambeba’ em Maraã e apreende 350 quilos de skunk avaliados em R$ 3 milhões

 COM SONORAS


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), deflagrou, no último sábado (24/10), por volta das 16h30, a operação ‘Kambeba’, que culminou na apreensão de 350 quilos de maconha do tipo skunk e nas prisões de dois homens, um de 34 e outro de 49 anos, no município de Maraã (distante 634 quilômetros em linha reta da capital). A droga está avaliada em R$ 3 milhões.

A ação policial contou com o apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Tefé.

O balanço da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (26/10), no prédio da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Na ocasião, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Tarson Yuri Soares, ressaltou que esta é mais uma ação exitosa da Polícia Civil.

“Apresentamos aqui o resultado de uma investigação de cerca de dois meses, que culminou em mais uma grande apreensão de entorpecentes no Amazonas. Destaco que o nosso trabalho não para e o combate ao crime será cada vez mais intensificado”, enfatizou ele.

Conforme o delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, a operação é resultado de uma investigação sobre uma rota de drogas naquele município. Segundo ele, no sábado, as equipes descobriram que ocorreria um grande carregamento de entorpecentes que estava pronto para ser distribuído para barcos de recreio.

“Com base nessas informações, os policiais se deslocaram até aquele município e, durante patrulha pelos rios, passaram por um flutuante e realizaram uma abordagem. No local, encontraram dois indivíduos e durante revista, localizaram cerca de 30 quilos de drogas armazenadas no interior de uma mala, que seriam repassadas de forma fracionada”, explicou Mavignier.

Ao serem questionados, os homens informaram que estavam preparando a mala com as drogas para embarcarem elas em lanchas para o município de Tefé (distante 523 quilômetros em linha reta da capital). Segundo o diretor do Denarc, os infratores relataram, também, que, atrás do flutuante, havia mais entorpecentes escondidos em uma área remota da mata. Os policiais foram até o local e apreenderam as drogas que estão avaliadas em R$ 3 milhões.

O coordenador do grupo Fera, delegado Juan Valério, enfatizou que devido à logística difícil do local, o grupo prestou apoio tático operacional tanto na área urbana quanto na área de selva. “Os entorpecentes estavam bem escondidos, tivemos êxito na ação e conseguimos tirar de circulação esse material que seria pulverizado em Manaus. Além disso, prendemos os dois indivíduos para dar continuidade às investigações”, comentou Valério.

Procedimentos – A dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Agora, eles irão permanecer custodiados na 60ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maraã, à disposição da Justiça.


Fotos: Alailson Santos / PC-AM



Central Integrada de Fiscalização fecha 38 estabelecimentos e duas festas clandestinas


Neste final de semana, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) fechou duas festas clandestinas e inspecionou 63 estabelecimentos, resultando no fechamento de 38 locais em diferentes bairros da capital amazonense. As fiscalizações apuram o descumprimento do decreto governamental com medidas para prevenção e combate ao novo coronavírus.

Oito estabelecimentos foram notificados pelos agentes do Departamento de Vigilância Sanitária da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e devem pagar multa pelo descumprimento de medidas sanitárias e de distanciamento social. Durante as fiscalizações nos bares, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) notificou 34 veículos e removeu um carro irregular.

Duas festas clandestinas também foram encerradas, reunindo mais de mil pessoas.

A CIF contou com um efetivo das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-AM, FVS-AM, Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Casa Militar, Marinha, entre outros.

No domingo, o responsável por um estabelecimento localizado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-oeste, foi conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), após alugar o espaço para um evento, descumprindo as recomendações. O local foi interditado.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Wilson Lima inaugura nova sede da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap)




Prédio foi reformado com mão de obra carcerária, gerando economia de R$ 1,5 milhão para o Estado


O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (26/10), a nova sede da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), localizada na avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. O espaço passou por reparos e adequações em sua estrutura com a utilização da mão de obra de 20 internos do sistema prisional, por meio do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, resultando em uma economia de mais de R$ 1,5 milhão para os cofres do Estado.

“É um prédio que custou R$ 300 mil usando mão de obra de detentos que fazem parte desse programa de ressocialização. Quando fazemos isso, nós estamos não só economizando recurso público, mas também fazendo uma entrega para sociedade, porque esses presos, nesse processo de ressocialização, no momento em que saírem e que pagarem suas penas, começam a vislumbrar um novo horizonte de possibilidades em suas vidas”, afirmou o governador.


Com 1.800 metros quadrados, o novo espaço abriga 17 setores da secretaria, com capacidade para 150 servidores, além de um estacionamento com 60 vagas para carros, 10 para motocicletas e uma para Pessoa com Deficiência (PcD), com acesso por rampa. Entre os reparos feitos no prédio estão serviços de hidráulica, elétrica, revestimento, pintura, troca de móveis e equipamentos de climatização.


Segundo o governador Wilson Lima, o Amazonas hoje é referência para o Brasil no trabalho de ressocialização promovido pelo programa “Trabalhando a Liberdade”, em paralelo aos avanços em fiscalização, monitoramento e inteligência dentro do sistema prisional. 


“Nós já temos alguns empreendimentos que funcionam no sistema prisional, como uma padaria, fábrica de chinelo, uma oficina de refrigeração, horta, e temos empresas que estão na fila para se instalar no sistema prisional e também para absorver essa mão de obra”, pontuou o governador.


A coordenadora do “Trabalhando a Liberdade”, Keyla Prado, destacou que o projeto ganhou impulso na atual gestão. Em 2019, apenas 20 detentos participavam do programa, e hoje esse número chega a 1.200. Com a iniciativa, a cada três dias de trabalho, os internos têm um dia de remição da pena.


“As pessoas são qualificadas para receber o treinamento com a parte técnica e teórica. Hoje nós temos arte, com as pinturas, temos a parte da horta, os bordados, as blusas, os panos de cozinha, enfim, uma vasta quantidade de material produzido por eles”, explicou ela.


Melhorias – Para o secretário titular da Seap, coronel Vinícius Almeida, a entrega da nova sede representa mais um marco de virada na história do sistema prisional do Amazonas. A expectativa é que a secretaria amplie a capacidade de atendimento e qualidade dos serviços prestados, além de proporcionar um espaço mais confortável e seguro para servidores e cidadãos.


“Nós temos outro fator importantíssimo, que é a proximidade com a unidade prisional. No prédio antigo, que era no Centro, nós levávamos em torno de 1h30 para chegar na unidade prisional, e aqui estamos a 10 minutos, então isso facilita o tempo de resposta, facilita a agilidade administrativa, uma vez que as reuniões podem ser convocadas de maneira célere e as tomadas de decisão ficam mais assertivas”, frisou. 


De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a proximidade da Seap com o quartel do Batalhão de Choque da PM também vai facilitar o trabalho integrado no controle do sistema. “Isso será mais um grande benefício para o controle dos presos, em benefício da nossa população”, comentou.


FOTOS: Diego Peres e Tácio Melo/Secom

Com a proximidade de leilão, Detran-AM alerta sobre golpes na Internet envolvendo o certame

 



O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) volta a alertar a população sobre os golpes envolvendo o leilão do órgão, que vai ocorrer no período de quarta-feira (28/10) até sábado (31/10). Criminosos estão criando sites falsos com layout parecido com o dos leiloeiros oficiais e, ainda, negociando lances por meio do WhatsApp.


Esses sites fraudulentos, em geral, usam domínio “.org” ou “.net” e não permitem que os interessados façam a visitação presencial dos veículos que irão a leilão.


O atual leilão do Detran-AM será realizado pela empresa Leilões do Norte, cujo site oficial é www.leiloesdonorte.com.br. Pelo endereço, os interessados agendam a visitação, que se encerra nesta terça-feira (27/10).

“É importante que as pessoas peçam para ver o veículo. Caso não haja possibilidade, já desconfie de ser um golpe. Os golpistas negociam por meio de conversas e fotos em redes sociais, e acabam enganando muitas pessoas vítimas”, explicou Gleice Barros, coordenadora da comissão de leilões do Detran-AM.

Golpes recorrentes – Sempre que o Detran-AM anuncia um leilão, os golpistas entram em ação para tentar enganar as pessoas. Eles criam sites com a mesma aparência dos oficiais e, no número disponibilizado para contato, geralmente passam a conversar com os interessados, apresentando vantagens e ludibriando as essas pessoas.

Como não se trata do leilão oficial, os golpistas nunca irão permitir a visitação presencial dos veículos colocados a leilão. Eles geralmente querem enviar imagens para as vítimas. Por isso é importante que as pessoas interessadas visitem o local do certame.

Em caso de dúvidas, basta ligar para o setor de leilões do Detran-AM, no telefone (92) 3643-0034, ou ainda consultar o site do órgão (www.detran.am.gov.br) ou as redes sociais para ver se foram veiculadas notícias ou mesmo se foi publicado o edital do certame.


WhatsApp – Além de sites falsos, muitas pessoas acabam caindo no golpe do leilão por meio de aplicativo de mensagens instantâneas. “O Detran-AM não negocia veículos ou serviços por meio de Whatsapp”, reforçou Gleice Barros.


Os golpistas também se utilizam de perfis falsos nas redes sociais, como Facebook, para negociar supostos veículos que irão a leilão. Os criminosos já chegaram até a criar perfis falsos do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, para enganar as pessoas.

Todos esses casos que chegam ao órgão são encaminhados a Polícia Civil para investigar a origem dos golpes.

Fotos:Divulgação Detran-AM 

Em blitze no fim de semana, Detran-AM autua 304 condutores por diversas irregularidades

 



Durante blitze no final de semana, agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) autuaram 304 motoristas por diversas irregularidades, sendo 29 autuações realizadas com base na Lei Seca. Dois condutores foram encaminhados para a delegacia, um deles por desacato e por dirigir sob o efeito de álcool, e outro por falsificação de documento e adulteração de sinal identificador do veículo.

De sexta-feira (23/10) até ontem (25/10), dos 977 veículos fiscalizados, 304 foram autuados por algum tipo de irregularidade, sendo que 33 motoristas tiveram os veículos removidos para o parqueamento do Detran-AM.

Além dos condutores flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcóolica, outros quatro se recusaram a fazer o teste do bafômetro. No entanto, como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê as mesmas sanções administrativas aplicadas aos motoristas embriagados, eles foram multados em R$ 2.934,70 e autuados por infração gravíssima, tendo aplicados sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Desacato e embriaguez – Durante blitz realizada pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, na madrugada de domingo (25/10), um motorista de 39 anos foi detido por dirigir alcoolizado e por desacato. Ele tentou evitar o flagrante de alcoolemia buscando intimidar os agentes, dizendo ser sobrinho de uma autoridade.

Durante a ação, ao ser solicitado que apresentasse o documento do veículo e sua carteira de habilitação, o condutor desembarcou do veículo, momento em que os agentes perceberam que ele estava visivelmente embriagado. Segundo os agentes de trânsito, ele foi solicitado a realizar o teste do bafômetro, mas se negou.


Além disso, o veículo estava em atraso e, no momento em que eram lavradas as autuações, o motorista tomou o documento da mão do agente e os rasgou. Em seguida ele ainda subiu na plataforma que “guinchou” seu veículo e acabou caindo. O homem, que dirigia um veículo modelo Gol, de cor preta, foi encaminhado à delegacia.


“Assim que ele foi flagrado pelos nossos agentes, tentou dissuadi-los dizendo que era parente de uma autoridade. Mas, nas nossas operações, não existe essa história de ser parente de A ou B. Se estiver irregular, vamos agir conforme manda a lei. Infelizmente, devido a essa atitude, o condutor foi apresentado em flagrante na delegacia por estar visivelmente embriagado e pelo desacato”, explicou o coordenador-geral do Neot, Victor Mansur.

Documento – Na noite de domingo (25/10), outro motorista foi encaminhado à delegacia. Dessa vez o motivo foi a adulteração de chassi de uma motocicleta e a apresentação de um documento, possivelmente adulterado.

O caso aconteceu em uma blitz realizada no bairro Parque Riachuelo, na zona oeste da capital. O condutor de 32 anos pilotava uma motocicleta e, ao ser parado pelos agentes do Neot, foi constatado que ele não portava o documento do veículo e também pilotava o veículo sem ser habilitado.


Além dessas duas infrações, os agentes verificaram a adulteração no chassi da motocicleta e encaminharam o caso à delegacia da área. Lá, um parente do condutor apresentou o documento do veículo que, segundo os agentes, apresentava indícios de adulteração. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Fotos :Divulgação Detran-AM 

Encerram na próxima quarta-feira as inscrições para os editais da Lei Aldir Blanc

 

Encerra na próxima quarta-feira, 28/10, o prazo para trabalhadores e espaços culturais inscreverem suas propostas e concorrerem aos 11 editais lançados pela Prefeitura de Manaus para repasse da verba da Lei Aldir Blanc. Os editais poderão contemplar mais de 550 projetos culturais e artísticos, em um investimento total de R$ 14.086.000. 

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 28 e devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do portal da prefeitura, em manaus.am.gov.br, no ícone “Editais Lei Aldir Blanc”, na aba Manauscult, ou pelo link direto bit.ly/EditaisLeiAldirBlanc. 

Os 11 editais estão divididos da seguinte forma: são dez editais do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, que vão contemplar projetos culturais que possam ser realizados de forma presencial, seguindo todos os protocolos de saúde necessários, ou transmitidos por meio de plataformas digitais; e um edital de auxílio aos espaços culturais da cidade que tenham sido afetados pela pandemia da Covid-19. Todos os editais na íntegra, anexos e formulários de inscrição também estão disponíveis no site da prefeitura. 

Dúvidas

Nesta segunda, 26, das 19h às 21h, acontece também a terceira e última reunião on-line de “tira-dúvidas” sobre os editais. Durante o encontro, representantes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) responderão às dúvidas dos artistas e agentes culturais sobre os certames. 

A reunião acontece por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta os interessados acessarem o link bit.ly/reuniaoeditais3, no respectivo horário, com a senha de acesso “aldirblanc” (tudo em minúsculas).

 Além do encontro on-line, em caso de dúvidas, os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail leiemergencial.manauscult@gmail.com. 

Conexões Culturais

O Prêmio Manaus de Conexões Culturais é o instrumento utilizado pela prefeitura para a aplicação do inciso III da Lei Aldir Blanc, que prevê editais, prêmios e chamadas públicas destinadas aos trabalhadores da cultura. O prêmio está dividido em dez editais, de acordo com os segmentos culturais da cidade: artes visuais, audiovisual, circo, cultura hip hop, cultura infância (projetos voltados ao público infantojuvenil), dança, literatura, manifestações culturais, música e teatro. Serão contemplados até 417 projetos no total. 

Cada edital possui módulos financeiros diferentes, de acordo com a categoria, que podem ir de prêmios de R$ 5 mil até R$ 150 mil. Pessoas físicas e jurídicas podem participar e inscrever quantos projetos desejarem. No entanto, cada projeto só pode ser inscrito uma única vez, em apenas um módulo financeiro, bem como cada proponente só poderá ser contemplado com até dois projetos diferentes. 

Espaços culturais

Já o edital de credenciamento oferece subsídio mensal a espaços e empresas artísticas e culturais que tenham tido suas atividades interrompidas por conta da pandemia da Covid-19, de acordo com o previsto no inciso II da Lei Aldir Blanc. 

O auxílio mensal oferecido aos espaços culturais será repassado em três parcelas, nos valores de R$ 3 mil, R$ 6 mil ou R$ 10 mil, de acordo com os critérios de seleção e pontuação do edital. Até 177 espaços poderão ser contemplados com o subsídio. 

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, que representem espaços como pontos e pontões de cultura, teatros independentes, escolas de música, artes e dança, circos, cineclubes, centros culturais e casas de cultura, museus, bibliotecas, comunidades quilombolas, espaços de povos e comunidades tradicionais, estúdios, ateliês, galerias, entre outros. 

Lei Aldir Blanc 

A Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, destina o repasse de R$ 3 bilhões para Estados e municípios, com o objetivo de realizar ações emergenciais voltadas ao setor cultural afetado pela pandemia. A lei foi regulamentada em nível federal, por meio do Decreto nº 10.464/2020. Já a regulamentação em âmbito municipal foi publicada na última sexta-feira, 9, por meio do Decreto nº 4.923/2020, assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, e publicado na edição n° 4.944, do Diário Oficial do Município (DOM).

A regulamentação estabelece que a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), é responsável pela renda emergencial dos espaços artísticos e culturais da cidade afetados pela pandemia, além da publicação de editais e chamadas públicas. 

Foto: Leonardo Leão / Manauscult

Municípios da calha do Purus recebem investimento de mais de R$ 21 milhões em infraestrutura

 



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está investindo R$ 21.532.715,40 em obras de infraestrutura em Canutama, Pauini e Boca do Acre, na calha do Purus. Ao todo, 510 empregos diretos e indiretos foram gerados nas três localidades.

Durante viagem aos três municípios, na última sexta-feira (23/10), o governador Wilson Lima reafirmou o compromisso de garantir dignidade para a população e a qualidade nas obras do interior.

“Isso significa dignidade e respeito às pessoas que moram no interior. A minha missão é uma só: é ajudar aquelas pessoas que mais precisam, ajudar aquelas pessoas desassistidas, é ir a todos os municípios do interior e visitar ao máximo as comunidades que eu puder para levar o braço amigo do estado. E eu tenho juventude e disposição para trabalhar. Eu não sou governador só de Manaus, eu sou governador do Purus, do Juruá, de Boca do Acre, de Pauini, de Canutama. E as obras que estamos fazendo no interior, elas têm que ter a mesma qualidade das obras que são executadas na capital”, enfatizou Wilson Lima.

 

A aposentada Raimunda Pantoja mora em um dos bairros de Canutama que recebeu melhorias na estrutura, e afirma que as melhorias promovidas hoje lhe permitem fazer várias atividades. “Ela recebeu pavimentação, tinha alguns buraquinhos por aqui, mas agora já está tudo consertado, estão boas demais as ruas. A gente pode andar de bicicleta, de moto e de carro com tranquilidade. Em vista do que era antes, está muito melhor”.

 

Obras – Em Canutama, os investimentos totalizam R$ 5.469.751,13 em três obras. Uma delas, já concluída, é a reconstrução do sistema viário do município, com recursos da ordem de R$ 2.929.841,31, fruto do contrato CT-00027/2018. Os serviços correspondem à reconstrução de 6,6 quilômetros de extensão em 22 vias da localidade, gerando 135 postos de trabalho diretos e indiretos.

 

Entre as obras em andamento está a construção do prédio da Prefeitura Municipal de Canutama, com 370 metros quadrados, por meio do convênio de número CV-00051/2018. Com investimento R$ 1.000.000,00, o convênio corresponde à implantação de 10 salas, banheiros (masculino, feminino e para usuários de cadeiras de rodas), copa, recepção e rampa de acesso. Os serviços apresentam percentual de 61,63% de conclusão, e a entrega está prevista para este ano.

 

Outra obra em execução referente ao CV-00052/2018, contempla a pavimentação em concreto armado de mais 1,90 quilômetro de ruas, atendendo sete ruas do município. Os serviços incluíram limpeza, regularização, drenagem e pavimentação rígida em concreto armado. O investimento é de R$ 1.539.909,82, e o percentual de avanço físico da obra é de 55,52%. A entrega está marcada para novembro de 2020.

 

Pauini – O Governo do Amazonas investiu R$ 5.662.794,94 na reconstrução de 9,8 quilômetros do sistema viário da sede do município de Pauini. A obra, que corresponde ao contrato CT-00051/2018, contou com a aplicação de mais de 13 mil toneladas de concreto asfáltico e a realização de serviços de terraplenagem, regularização do subleito, troca de solo, compactação de sub-base e base, imprimação e pavimentação. Cerca de 115 empregos diretos e indiretos foram gerados. No total, 25 ruas foram contempladas.

 

Boca do Acre – A Seinfra concluiu a obra de reconstrução do sistema viário da sede de Boca do Acre, que gerou 260 empregos diretos e indiretos. O investimento, no valor de R$ 10.400.169,33, é referente ao contrato CT-00035/2018, e corresponde aos serviços de terraplanagem, regularização de subleito, troca de solo, compactação de sub-base e base, imprimação, pavimentação e asfáltica em 12,3 quilômetros de malha viária. As ações atenderam 41 vias, sendo oito no bairro Piquiá (Cidade Alta) e 33 ruas no bairro Macaxeiral (Cidade Baixa).

 

FOTOS: Diego Peres/Secom e Divulgação/Seinfra

ADS irá inaugurar feira de produtos regionais em Boca do Acre, no próximo sábado (31/10)

 

Wilson Lima entregou Kit Feira no valor de R$ 60.440,30

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou um Kit Feira no valor de R$ 60.440,30 para produtores rurais do município de Boca do Acre, nesta sexta-feira (23/10). Os equipamentos vão possibilitar a inauguração de uma nova Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que inicia no próximo sábado (31/10).

“Estamos anunciando, aqui, a feira da ADS, toda a estrutura já chegou ao município e, a partir do final desse mês, início do outro, a gente já começa com essas atividades. São três tendas, barracas, fardamento para esses feirantes”, pontuou Wilson Lima.

O kit completo contém três tendas, três expositores, 70 mesas, 70 cadeiras, 70 coletes, 70 bonés e uma faixa. De janeiro a setembro de 2020, a ADS gerou R$ 2.862.050,25 em recursos, por meio das feiras, comercializando 773.570 quilos de produtos para 123.366 visitantes. 

Boca do Acre é o 14° município que passa a contar com a Feira de Produtos Regionais da ADS, que já beneficia produtores rurais de Atalaia do Norte, Barreirinha, Careiro Castanho, Humaitá, Iranduba (tanto na sede do município quanto no Ramal do Janauari), Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves. 

Beneficiado – Natural de Boca do Acre, o produtor rural Nazareno Ramos se cadastrou junto à ADS e será um dos beneficiados com a nova feira. 

“A ADS caiu como um suporte para a gente, porque além de ser um negócio bem atrativo, que vamos ter como expor o produto que a gente tem na nossa comunidade e outros produtos também, a gente vai ter aquela feira livre, com todo mundo ali se divertindo e vendendo seus produtos”, observou Nazareno.

Filho de agricultores, ele conta que a tradição de plantar e viver dos produtos da terra está na família há muitas gerações.

“Mexo com produtos agrícolas desde os meus 9 anos. Hoje eu já tenho 34, e foi uma das coisas com que acho que mais gostei de trabalhar, desde pequeno. Aqui na nossa região quase todos os produtos conseguem crescer, é uma terra muito fértil, isso favorece muito as nossas plantações. A gente acaba criando uma paixão, e essa paixão acaba sendo um meio de sobrevivência. É a fonte de renda da nossa comunidade”, ressaltou o produtor rural. 

Ele comenta, ainda, que o suporte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), é fundamental para impulsionar o setor primário. “Esse apoio governamental é muito bom, porque você trabalha sabendo que aquilo ali vai lhe suprir. O seu suor do trabalho não vai ser perdido, porque tudo que você plantar você vai vender; além do mais, uma grande fonte de renda que você vai efetivar”, enfatizou Nazareno Ramos.


FOTOS: Diego Peres/Secom

Em seu último aniversário de Manaus como prefeito, Arthur destaca ressignificação do centro histórico como um marco para a cidade

 

Em meio à pandemia da Covid-19, sem festas para evitar aglomerações, a capital do Amazonas completa 351 anos neste 24 de outubro, feriado municipal, desde a elevação à categoria de cidade. Destaque nacional e internacional como “metrópole da Amazônia”, a “Mãe dos Deuses”, como se chama em referência aos índios manaós, pode comemorar avanços e ao mesmo tempo manter sua história e cultura vivas entre a população, como avalia o prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Manaus superou todas as crises econômicas e enfrenta com bravura a pandemia da Covid-19. É uma cidade remodelada e falo com muita emoção dela, principalmente neste momento, por ser o último aniversário da cidade em que sou prefeito, o cargo que mais me agradou em minha vida pública, porque ele me permite a proximidade com as pessoas. Por isso, desejo que a ‘capital da Amazônia’ avance mais do que conseguimos. Manaus completa 351 anos de cidade, mas somos uma civilização milenar, com mais de 10 mil anos de história”, declarou o prefeito Arthur Neto.

Nos últimos quase oito anos, Manaus alcançou equilíbrio fiscal e manteve o investimento em saúde, educação e infraestrutura, com destaque inclusive na gestão previdenciária e na própria administração pública, além de ser uma cidade com os pés na economia 4.0”. Mas, segundo o prefeito Arthur, as transformações mais significativas dos últimos anos ocorreram no Centro, com o resgate da história e cultura.

“Dentre tantas belezas que a capital amazonense possui, o Centro Histórico de Manaus tem um simbolismo muito grande para a nossa gestão, porque é o local onde a cidade começou e remete a nossa origem. Além de valorizar nossa história, a requalificação do Centro veio para resgatar parte da nossa cultura e da nossa essência”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Um dos primeiros atos de seu segundo mandato, em 2013, para simbolizar esse projeto de ressignificação da área central foi instalar uma sede administrativa no Centro Cultural Palácio Rio Branco, local onde a cidade começou. A partir daí,a revitalização do mercado municipal Adolpho Lisboa, da praça Matriz, da nova avenida Eduardo Ribeiro, a criação do Museu da Cidade de Manaus, a implantação das galerias populares, o Passo a Paço, foram ações realizadas na sua administração, entre tantas outras ainda em andamento.

A identidade cultural e tecnológica é reforçada ainda com os projetos de resgate histórico e fortalecimento do futuro com a reconstrução da antiga Câmara Municipal, que se tornará um museu e um centro arqueológico, o Casarão da Inovação Cassina, futuro polo digital da cidade, a recuperação e transposição do Pavilhão Universal, tornando-se um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a reforma da praça Dom Pedro, praça Tenreiro Aranha, e a já pronta para funcionamento, a biblioteca municipal João Bosco Evangelista.

O gestor do Museu da Cidade de Manaus, o historiador Leonardo Novellino, ressaltou que 351 anos é mais que uma marca na história. “É importante comemorar sempre, nossa cidade multifacetada traz consigo a história de um povo aguerrido, do nobre sangue dos guerreiros amazônidas. Somos uma cidade, seja como assentamento, aldeia, povoado ou vila, nossa história é milenar e está aí a ciência arqueológica para comprovar. Sobretudo, uma data para todo manauara se orgulhar”, disse.

Mercadão

Entre as reformas e revitalizações mais importantes da administração do prefeito Arthur Neto, está o resgate do mercado municipal Adolpho Lisboa, um dos ícones da arquitetura histórica de Manaus e compromisso de campanha do prefeito. Em 2013, quando assumiu a Prefeitura de Manaus, Arthur cobrou empenho nas obras de revitalização e restauração durante oito meses do espaço e no dia 24 de outubro, Dia do Aniversário de Manaus, devolveu o “Mercadão” para a população, com muita festa.

O cuidado não foi só com o prédio histórico. O maior patrimônio do Mercadão, seus 182 permissionários, que haviam sido instalados de forma precária em uma feira improvisada na rua, tiveram suas atividades temporariamente interrompidas. Durante o período da reforma, passaram a receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.000, ao mesmo tempo em que foram capacitados pela Escola Municipal de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), nos cursos de “Atendimento ao Cliente”, “Inglês Básico”, “Empreendedorismo” e “Controle de Finanças”, preparando-os para um novo momento que iniciava.

“O mercado municipal Adolpho Lisboa tem uma grande importância na minha vida e na vida da minha família, porque é daqui que todo dia nós suprimos as nossas necessidades. Nesse dia 24, comemoramos a nossa reinauguração, que por sinal, foi uma data muito esperada. Por muito tempo, ela parecia quase impossível de acontecer e graças ao prefeito Arthur nós tivemos esse presente. Somos muito gratos pela dedicação do prefeito e pelo compromisso de ter devolvido o mercado municipal para a gente, porque ele fez um sonho virar realidade. Ele entregou vários sonhos e isso é gratificante. Aqui dentro tem várias famílias. São várias histórias que ele não deixou pausar. O mercado municipal para todos nós é a nossa casa", disse a microempreendedora, na banca 12, do setor hortifruti, Jamyla Oliveira Mussa Dib.

A recuperação do mercado municipal Adolpho Lisboa iniciou sob a coordenação da então Secretaria Municipal do Centro (Semc), e hoje é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Após sua entrega para a população, ações pontuais seguem sendo realizadas no mercado, priorizando a manutenção do prédio histórico.

Foto: Marcio James / Semcom

Ação de embelezamento resgata autoestima de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social



A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, na manhã desta sexta-feira (23), uma ação de embelezamento para mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social, em alusão ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama e colo de útero. 

De acordo com a gestora da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos, Suely Rodrigues, muitas mulheres vivem hoje em situação de vulnerabilidade, violência extrema, abandono e até desamparo pelos próprios familiares. “A mulher tem que se dar a oportunidade de se capacitar, de ser amada, dignamente, por pessoas que queiram amá-la. Se sentir importante diante da sociedade, de sua família e buscar realizar o melhor para a sua vida”, afirmou.

A manhã de embelezamento ofereceu serviços como cortes de cabelo, tranças, maquiagem e esmaltação de unhas, com o intuito de promover a valorização pessoal para as mulheres de baixa renda ou vítimas de violência. 

Cassilda Pedroso, 69, se sentiu com a autoestima elevada após os cuidados recebidos. “Estou me sentindo mais alegre, porque eu não tenho dinheiro para isso. Domingo foi o meu aniversário e não comemorei. Então hoje eu ganhei um presente”, relatou. 

Cerca de 30 mulheres participaram da ação, que contou também com sessões de yoga, lanche e entrega de kits de beleza.

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

SES-AM recebe doação de leitos e EPIs do Fundo UNA+ para o interior do estado

Quatro leitos e 300 kits de _Equipamentos de Proteção Individual serão destinados a apoiar a interiorização de serviços de saúde_

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Fundo UNA+, iniciativa do Grupo +Unidos para auxiliar comunidades vulneráveis na luta contra a pandemia de Covid-19, realizaram, nesta quinta-feira (22/10), a assinatura de um termo de cooperação. O acordo prevê a doação de quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI/UCI) e 300 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão destinados para municípios do interior do estado.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, a parceria vai garantir o fortalecimento das ações já realizadas pelo Governo do Amazonas, no atendimento à população dos municípios de Tabatinga e Tefé, com dois leitos em cada um dos municípios. 

“É o início de uma caminhada com essa associação que vai nos ajudar a intermediar, junto a instituições americanas, principalmente ações para fortalecer ainda mais a saúde aqui no Amazonas”, disse.

A ação é apoiada pela PPA Solidariedade – iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Sitawi Finanças do Bem –, que destaca R$ 1,8 milhões por meio do Grupo +Unidos para atender à necessidade de interiorização dos serviços de saúde, ocasionada pela expansão do novo coronavírus para regiões com acesso limitado a esses serviços.

“A PPA Solidariedade procura aliar diferentes representantes do setor privado para colaborar na resposta à Covid-19 na Amazônia e, dessa forma, auxiliar as comunidades do território a passar por este delicado momento”, explica Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA.

Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo+ Unidos, que também convoca o setor privado para se juntar ao Fundo, falou sobre a iniciativa. “A união dos setores público e privado é a melhor forma de prestar auxílio a populações mais vulneráveis neste momento crítico. Por isso, somar esforços da SES-AM com a PPA Solidariedade é um trabalho que beneficiará imediatamente as populações dos dois municípios e deixará um legado na região”.

Sobre o Fundo UNA+ – O Fundo de Suporte UNA+ é uma iniciativa do Grupo +Unidos, desenvolvida inicialmente com o apoio do Bank of America e da Fundação Caterpillar, braço filantrópico da Caterpillar Inc. no Brasil. Com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia do Covid-19 em comunidades vulneráveis, o projeto tem uma metodologia própria de seleção das populações em situação de risco e desenvolve soluções personalizadas para cada grupo. As doações acontecem por meio de organizações sociais com atuação consolidada na região.

Até o momento, o Fundo já arrecadou R$ 6,3 milhões da iniciativa privada e equipou 19 leitos de UTI, distribuiu mais de 70 mil EPIs e beneficiou 20 mil pessoas. A meta da organização é atingir R$ 10 milhões em doações e beneficiar até 50 mil pessoas.


FOTOS: Geizyara Brandão/SES-AM



HPS João Lúcio pede ajuda para encontrar familiares de pacientes internados na unidade

 



O serviço social do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado está à procura de familiares de dois pacientes internados na unidade. Os pacientes são do sexo masculino e foram levados à unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Internado no HPS desde o dia 30 de setembro, o paciente Paulo Alves de Souza, de 64 anos, deu entrada na unidade após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Natural do Maranhão e sem contatos com parentes em Manaus, o homem diz possuir familiares também nos estados do Pará e Roraima.

O serviço social do HPS também está à procura dos familiares de um paciente internado na unidade há 16 dias. O homem, que não possui documentos de identificação, apresenta-se como Raimundo Batista Alves e aparenta ter aproximadamente 60 anos. Ele deu entrada na urgência da unidade no dia 7 de outubro e, até o momento, não houve procura por parte da família. 

A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização das famílias desses pacientes que entrem em contato pelo número (92) 3249-9062 ou procurem o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, bairro Coroado, zona leste de Manaus.


FOTOS: Divulgação/SES-AM



Prefeito anuncia antecipação do salário de outubro em comemoração ao ‘Dia do Servidor’

 

Os servidores municipais receberão o salário de outubro antecipado, entre segunda-feira, 26/10, e quarta, 28, no Dia do Servidor Público. O anúncio foi realizado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta quinta-feira, 22, durante visita às obras do complexo viário Professora Isabel Victoria, em fase final de construção na entrada do conjunto Manoa, zona Norte. “Os nossos servidores recebem, rigorosamente, ao final do mês, mas estou antecipando para que comemorem o Dia do Servidor, em 28 de outubro, com o salário já na conta. Essa é mais uma demonstração de respeito que a nossa gestão tem por aqueles que vestem a camisa e se doam por Manaus”, destacou Arthur Neto.

A antecipação dos proventos para os quase 40 mil servidores, ativos e inativos da Prefeitura de Manaus, cadastrados juntos à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), injetará mais de R$ 128 milhões na economia local, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

O prefeito Arthur afirmou ainda que a premiada gestão fiscal do município garantiu que os servidores recebessem em dia desde o início da gestão. “A verdade é que nós corrigimos as deficiências financeiras de Manaus e a situação de falência da Previdência e demos garantias aos servidores de que eles podem receber como recebem em dia e até antecipado, como neste mês”, finalizou Arthur.

Fotos:Alex Pazuello /,Semcom