Em 2021, ‘Alerta Mulher’ atendeu 340 mulheres vítimas de violência doméstica no Amazonas

Em 2021, ‘Alerta Mulher’ atendeu 340 mulheres vítimas de violência doméstica no Amazonas

Ferramenta faz parte do projeto Nova Rede Mulher da Sejusc, disponibilizado pelo Governo do Estado

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), atendeu, entre janeiro e dezembro de 2021, por meio do aplicativo “Alerta Mulher”, 340 mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Departamento de Tecnologia da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi). 

A ferramenta, que faz parte dos serviços de proteção da Nova Rede Mulher disponibilizados pelo Governo do Amazonas, funciona por meio de um aplicativo on-line. A vítima precisa ter um telefone celular Android e, quando estiver em situação de violência, pode acionar o botão e enviar uma mensagem, áudio e automaticamente chega no setor do “Alerta Mulher”. A partir disso, é enviada uma viatura que consegue localizar a vítima pelo sistema de rastreamento do aparelho (GPS).

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, disse que o projeto do Governo do Amazonas é mais uma ferramenta para ajudar as mulheres em situação de violência em casa. Além disso, reforça a rede de proteção estadual.

“Essa iniciativa reforça ainda mais o cuidado e atenção que o governador Wilson Lima tem com as mulheres do Amazonas. E o objetivo é trabalhar diariamente para melhor atender políticas públicas voltadas para esse público”, disse a gestora.

De acordo com a gerente do projeto Nova Rede Mulher, Gisele Postal, o “Alerta Mulher” é um mecanismo de suma importância no combate ao enfrentamento à violência contra a mulher. 

“O protocolo de atendimento às mulheres se dá através dos Serviços de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), a mulher precisa ter registro de Boletim de Ocorrência (BO) e, a partir desse cadastro, ela é acompanhada pela rede especializada de atendimento”, pontuou Gisele.

Para reforçar a rede de proteção, no ano passado o Governo do Amazonas inaugurou na capital três unidades do Sapem, que funcionam nos anexos das delegacias.


FOTOS:Divulgação/Sejusc

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem