fotos: Layana Rios/Suframa
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promoveu, nessa sexta-feira (8), no município de Urucará (AM), a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu produtores, comerciantes, empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
A abertura foi feita pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que reafirmou o compromisso da Suframa em estreitar relações com os municípios do Amazonas. “A Jornada de Integração em Urucará reforça o compromisso da Suframa em aproximar o modelo Zona Franca de todos os municípios do Amazonas. Nosso objetivo é criar pontes para que produtores, comerciantes e empreendedores locais conheçam as oportunidades disponíveis e possam utilizá-las para gerar emprego, renda e desenvolvimento”, disse.
O prefeito de Urucará, João Bosco Falabella, ressaltou a importância da aproximação com a Suframa. “A vinda da Suframa é uma excelente oportunidade para o município se cadastrar, formar parcerias e angariar recursos essenciais. Precisamos transformar dificuldades em oportunidades e a Zona Franca de Manaus representa uma via para alcançarmos nossos objetivos. É fundamental estreitarmos laços”, declarou.
Palestras
A programação técnica começou com a coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos da Suframa, Ana Maria Souza, que apresentou como a Autarquia pode beneficiar os produtores de Urucará. “No passado, a Suframa realizou obras como o porto e o projeto do matadouro do município por meio de convênios, mas esses recursos não existem mais. Hoje, atuamos principalmente pelo cadastro das empresas, que possibilita comprar insumos nacionais e importados com incentivo fiscal, e pela industrialização com matéria-prima regional, como guaraná e açaí”, explicou.
Na sequência, a chefe de Serviços Operacionais, Maria José Melo, apresentou o como se cadastrar na Suframa, por meio do sistema Cadsuf e informou que atualmente não há empresas cadastradas na Autarquia em Urucará. O coordenador de Análise de Projetos e Incentivos, José Rorberto Sena, orientou sobre a elaboração de projetos que utilizem matéria-prima regional, enquanto o economista da Coordenação de Monitoramento Tecnológico, Matheus Vaz, explicou a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Representantes do Idesam e do CITS apresentaram, respectivamente, os programas prioritários de
Bioeconomia e Indústria 4.0/Modernização Industrial.
Participantes
Os participantes da Jornada de Integração Regional em Urucará avaliaram positivamente o evento e destacaram a oportunidade de conhecer melhor as ações da Suframa.
O empresário e proprietário do sítio Princesinha Gabriele, Eliel de Almeida, afirmou que a programação ampliou sua visão sobre o próprio negócio. “O evento trouxe um conhecimento que a gente não tinha e ampliou minha visão sobre o meu empreendimento. Sou professor, agricultor e empresário, e acredito que, em breve, estarei integrado aos projetos da Suframa”, disse.
O mestre artesão Jessé Sicsu, da Tok Amazônico, ressaltou a importância do incentivo ao setor. “Trabalho com 15 segmentos artesanais de alto padrão usando sobras de madeira. Vejo a possibilidade de criarmos uma escola de artesanato no município”, destacou.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Aurimar Oliveira, afirmou que a presença da Autarquia em Urucará marca um avanço. “É a primeira vez que a Suframa chega no interior para dizer o que faz e como faz, e isso é muito importante para quem quer se desenvolver”, destacou.
Encerramento
O superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, encerrou o evento destacando que a realização da Jornada foi o primeiro passo de aproximação com o município de Urucará. “A interiorização do desenvolvimento socioeconômico não é mais apenas um sonho, mas uma ação construída em conjunto, neste caso entre a Suframa e a Prefeitura de Urucará. Hoje, plantamos as sementes, amanhã as colheremos”, finalizou.
Postar um comentário