Suframa recebe comitiva de Macau interessada em investir na Zona Franca de Manaus

Suframa recebe comitiva de Macau interessada em investir na Zona Franca de Manaus

Grupo chinês destaca potencial de cooperação com países lusófonos e avalia instalação de fábrica na capital amazonense


Manaus(AM) - A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), uma comitiva de investidores de Macau, acompanhada por representantes estatais chineses da área de relações exteriores. A reunião institucional teve como objetivo fortalecer as relações comerciais entre Brasil e China e identificar oportunidades de investimento na região amazônica, com ênfase na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A visita foi coordenada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento da Região Administrativa Especial de Macau, cuja missão é apoiar a internacionalização de empresas chinesas e fomentar a cooperação econômica e comercial com países parceiros. O grupo manifestou interesse em estreitar relações comerciais com países de língua portuguesa, especialmente com o Brasil, maior nação lusófona do mundo. Considerada estratégica para a entrada em mercados sul-americanos, a ZFM tem papel central no planejamento chinês, que inclui a exportação de produtos brasileiros como açaí e cacau para o mercado asiático.


Durante o encontro, os visitantes assistiram a uma apresentação institucional da Suframa, que incluiu vídeo e exposição técnica conduzida pela equipe da autarquia. Foram destacados os incentivos fiscais oferecidos pela ZFM, a atratividade do modelo para investimentos produtivos e o papel estratégico da região no comércio internacional.

A equipe técnica também abordou as oportunidades ampliadas com a reforma tributária, cuja plena vigência está prevista para 2033. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou que a reforma apenas confirmou o respaldo constitucional da Zona Franca até 2073, assegurando um ambiente de estabilidade e segurança jurídica para novos investimentos. “A visita demonstra o potencial de cooperação entre Brasil e China, com Macau atuando como ponte estratégica entre a Zona Franca de Manaus e o mercado lusófono na Ásia”, afirmou.

Convite internacional

Ao final da reunião, a Suframa foi convidada a participar da 2ª Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa, que será realizada de 22 a 25 de outubro, em Macau. A edição deste ano terá como tema: “Criar novas oportunidades de cooperação com base no novo padrão de desenvolvimento”.

A delegação contou com a presença de representantes do Lesso Group, empresa chinesa listada na Fortune 500, que demonstrou interesse em instalar uma fábrica no Brasil e está em Manaus para avaliar o ambiente de investimentos locais. Também integraram a comitiva representantes da Bank of China Macau Branch; Liansu Group Company Limited; Guangdong Liansu Technology; China-Brasil Golden Grain International; e Nam Kwong International.

Participações brasileiras

Participaram também da reunião o superintendente-adjunto de Projetos da Suframa, Leopoldo Montenegro; o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa; e a ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (Erenor) na Região Norte.

Fonte: Ascom/Suframa 
Fotos: Enock Nascimento/Suframa e colaboração de Ester Carvalho/Suframa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br