Grupo chinês destaca potencial de cooperação com países lusófonos e avalia instalação de fábrica na capital amazonense
Manaus(AM) - A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), uma comitiva de investidores de Macau, acompanhada por representantes estatais chineses da área de relações exteriores. A reunião institucional teve como objetivo fortalecer as relações comerciais entre Brasil e China e identificar oportunidades de investimento na região amazônica, com ênfase na Zona Franca de Manaus (ZFM).
A visita foi coordenada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento da Região Administrativa Especial de Macau, cuja missão é apoiar a internacionalização de empresas chinesas e fomentar a cooperação econômica e comercial com países parceiros. O grupo manifestou interesse em estreitar relações comerciais com países de língua portuguesa, especialmente com o Brasil, maior nação lusófona do mundo. Considerada estratégica para a entrada em mercados sul-americanos, a ZFM tem papel central no planejamento chinês, que inclui a exportação de produtos brasileiros como açaí e cacau para o mercado asiático.
Durante o encontro, os visitantes assistiram a uma apresentação institucional da Suframa, que incluiu vídeo e exposição técnica conduzida pela equipe da autarquia. Foram destacados os incentivos fiscais oferecidos pela ZFM, a atratividade do modelo para investimentos produtivos e o papel estratégico da região no comércio internacional.
A equipe técnica também abordou as oportunidades ampliadas com a reforma tributária, cuja plena vigência está prevista para 2033. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou que a reforma apenas confirmou o respaldo constitucional da Zona Franca até 2073, assegurando um ambiente de estabilidade e segurança jurídica para novos investimentos. “A visita demonstra o potencial de cooperação entre Brasil e China, com Macau atuando como ponte estratégica entre a Zona Franca de Manaus e o mercado lusófono na Ásia”, afirmou.
Convite internacional
Ao final da reunião, a Suframa foi convidada a participar da 2ª Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa, que será realizada de 22 a 25 de outubro, em Macau. A edição deste ano terá como tema: “Criar novas oportunidades de cooperação com base no novo padrão de desenvolvimento”.
A delegação contou com a presença de representantes do Lesso Group, empresa chinesa listada na Fortune 500, que demonstrou interesse em instalar uma fábrica no Brasil e está em Manaus para avaliar o ambiente de investimentos locais. Também integraram a comitiva representantes da Bank of China Macau Branch; Liansu Group Company Limited; Guangdong Liansu Technology; China-Brasil Golden Grain International; e Nam Kwong International.
Participações brasileiras
Participaram também da reunião o superintendente-adjunto de Projetos da Suframa, Leopoldo Montenegro; o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa; e a ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (Erenor) na Região Norte.
Fonte: Ascom/Suframa
Fotos: Enock Nascimento/Suframa e colaboração de Ester Carvalho/Suframa
Postar um comentário