Folia em Fonte Boa terá MPAM vigilante durante os quatro dias de evento

Folia em Fonte Boa terá MPAM vigilante durante os quatro dias de evento

Órgão compartilhou medidas para efetivação dos direitos das tutelas coletivas e, especialmente, para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes

O carnaval municipal de Fonte Boa começará neste sábado (01/03) e se estenderá até a próxima terça-feira (04), sob responsabilidade da prefeitura, mas com o olhar presente do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Para que foliãs e foliões aproveitem a festa da forma mais segura possível, a promotoria de Justiça da cidade instaurou procedimento administrativo com foco na efetivação dos direitos das tutelas coletivas e, especialmente, na proteção integral de crianças e adolescentes.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, terá como palco a Praça Nossa Senhora de Guadalupe. Para acompanhamento, o MP expediu uma recomendação à prefeitura orientando a adoção das seguintes providências:

Coibir a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas ao público com idade inferior a 18 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);

Prevenir e fiscalizar o trabalho infantil no evento, assegurando o cumprimento das normas de proteção da infância;

Auxiliar os órgãos de fiscalização na restrição de acesso de crianças desacompanhadas e controle da permanência de adolescentes em horários inadequados, visando reduzir vulnerabilidades;

Garantir, após a meia-noite, o controle do volume sonoro do evento, especialmente em respeito a crianças autistas e idosos residentes nas proximidades.

As Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar também são destinatários do conteúdo, para que garantam a segurança e os direitos das crianças e adolescentes, intensificando as ações preventivas contra qualquer forma de violação de direitos; fiscalizem a presença de crianças desacompanhadas, em qualquer horário, e de adolescentes na rua após a meia-noite, considerando o aumento da vulnerabilidade nesse período e a necessidade de proteção especial; e adotem medidas de policiamento ostensivo e preventivo, garantindo que as normas estabelecidas na portaria sejam cumpridas integralmente.

Para o autor da medida, o promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, o objetivo é garantir que os eventos carnavalescos ocorram de forma segura e responsável, respeitando os direitos das crianças, adolescentes e demais grupos vulneráveis da comunidade local. “Não se trata apenas de fiscalização, mas de uma atuação preventiva e protetiva, assegurando que o público infantojuvenil não tenha acesso a bebidas alcoólicas, que não seja explorado por meio do trabalho infantil e que tenham seu direito ao lazer preservado sem riscos a sua integridade. O Ministério Público permanece vigilante e atuante para que essas determinações sejam cumpridas, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais da população”, afirmou. 

Em caso de descumprimento da recomendação, o MP do Amazonas adotará as medidas legais cabíveis, incluindo a propositura de ações judiciais para a proteção dos direitos da infância e da sociedade.



Foto: Pixabay

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br

Lastra Cestas