Prefeito de Autazes destaca segurança, economia e geração de emprego e renda com chegada do Ilumina+ Amazonas

Prefeito de Autazes destaca segurança, economia e geração de emprego e renda com chegada do Ilumina+ Amazonas

Com o Parque de Exposição Jair Menezes de Tupinambá totalmente iluminado, município realiza, até este domingo (31/07), a 24ª Festa do Leite e 23ª Feira Agropecuária

O prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, destacou, nesta sexta-feira (29/07), durante a abertura da 24ª Festa do Leite e da 23ª Feira Agropecuária, melhorias para a segurança e a economia do município, com a chegada do programa de modernização da iluminação pública do interior, o Ilumina+ Amazonas. Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas. O programa está substituindo 2,4 mil pontos de iluminação pública com lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio ou mistas, por luminárias modernas de LED.

“A noite virou dia em Autazes”, afirmou, fazendo referência à segurança pública. “Com a cidade mais iluminada, vai melhorar a vida dos vendedores ambulantes, vai melhorar o policiamento e o monitoramento por câmeras, que inauguramos ontem”, declarou o prefeito.


Em Autazes, 80% dos trabalhos do Ilumina+ já foram executados, com conclusão prevista para agosto. Ao todo, o programa já instalou 22 mil luminárias de LED em municípios do interior do Amazonas.

“O Governo do Amazonas prioriza o setor primário e o Ilumina+ Amazonas vem complementar todos esses investimentos e dar, literalmente, o brilho noturno para Autazes ficar bela tanto de dia quanto à noite. Não fica nenhum beco, nenhuma viela sem o Ilumina+ Amazonas”, afirmou o coordenador da UGPE, engenheiro Civil Marcellus Campelo.

Economia - Segundo o chefe do executivo municipal, entre os benefícios do novo modelo de iluminação, a economia ganha destaque. Isso por causa da geração de empregos diretos e indiretos durante a execução do Ilumina+ Amazonas e ao baixo custo de manutenção das luminárias de LED em relação às de vapor metálico e vapor de sódio utilizadas anteriormente.

Como as luminárias de LED são até 60% mais econômicas que as demais, o município poderá realizar outros investimentos no setor rural e nas comunidades mais afastadas da área urbana.

Com a modernização, o tempo médio, entre uma manutenção e outra, passará de seis meses (iluminação antiga) para cinco anos (iluminação em LED). “Em torno de seis meses esse tipo de luminária que está sendo retirada apresenta defeito”, afirmou um dos engenheiros eletricistas da empresa Avanço, à frente do serviço, Josenaldo Prazeres.

O prefeito Andreson Cavalcante agradeceu, ainda, a parceria com o Governo do Amazonas para a modernização do parque de iluminação de Autazes, que está entre as 28 cidades que serão beneficiadas até o final deste ano com as luminárias de LED. “É o que há de mais moderno em LED nesse país sendo instalado aqui nesse simples e humilde município, com investimentos de mais de R$ 5 milhões”, disse o prefeito, que reforçou, ainda, que as luminárias utilizadas são produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Expansão- Está prevista para agosto a finalização dos trabalhos em Itacoatiara e em Rio Preto da Eva. Atualmente, o programa está em ritmo avançado, tendo alcançado 34% de execução entre os 59,5 mil pontos luminosos planejados. O Ilumina+ Amazonas já modernizou 100% da iluminação pública em Tefé, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba e Boa Vista do Ramos. As cidades de Humaitá, Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas.

FOTO: Thiago Correa/UGPE, Júnior Silva e Divulgação/Prefeitura de Autazes


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem