23 atletas de Barcelos vão disputar vagas para clubes de Portugal

 

Segunda etapa que vai escolher jogadores de futebol acontece em dezembro, na capital

Amazônia Realidade, Barcelos/AM

Ao todo foram escolhidos 17 homens e seis mulheres durante "peneira" realizada nos dias 28 e 29 de julho, no campo do bairro Marará em Barcelos, distante 401 km de Manaus.

A comissão técnica do Projeto Atletas com Cristo viajou cerca de 12 horas de lancha pelo rio Negro para "garimpar" talentos do futebol com idades entre 15 e 26 anos no masculino e feminino. Nessa seletiva, mais de 150 atletas se inscreveram para tentar realizar o sonho de ser um jogador ou jogadora de futebol profissional. O município de Barcelos criado em 1931 é o oitavo do Amazonas com possibilidade de ter um Pólo do Projeto Atletas com Cristo que ao longo de 23 anos vem descobrindo novos talentos e dando oportunidades para que moradores das cidades amazônicas possam, também assinar contrato profissional com clubes de futebol tanto no Brasil quanto em Portugal, no continente europeu. A próxima etapa dessa disputa por vagas em clubes de Portugal deverá acontecer em dezembro com a presença de um "Mister" de um clube português.

" A primeira etapa eles já passaram, agora é se preparar ainda mais para disputar com os outros atletas que já estão em Manaus treinando no nosso CT" afirmou o corrdenador do Projeto Atletas com Cristo, Lucio Silva.

A força do futebol feminino de Barcelos

Na "peneira" seis jogadoras se destacaram e foram selecionadas a participar da próxima etapa na capital amazonense.

Talita, Bruna, Oanely, Maria,  Bianca e Kezya vão poder treinar no CT localizado no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus até chegar o dia da seletiva que poderá carimbar definitivamente o passaporte delas para a Europa. Porém, o contrato com times portugueses só pode ser assinado com atletas maiores de 18 anos, por força da lei trabalhista do país europeu. Enquanto isso, as atletas que forem sendo aprovadas e que ainda não tenham idade suficiente para assinar contrato na Europa podem ganhar ritmo de competição em clubes aqui do Brasil, explica o preparador físico do Projeto Atletas com Cristo, Reinaldo Rocha. "O Atletas com Cristo também tem parceria com clubes bem estruturados do Brasil como o Rezende e Vasco da Gama do Rio de Janeiro."Para que isto aconteça tem que ter a autorização dos pais dos atletas que estão sendo fundamentais nesse trabalho que estamos realizando. O nosso objetivo maior não é apenas formar atletas, mas dar oportunidades para que as famílias sejam estruturadas dentro dos princípios cristãos", garantiu.

Atletas de outras localidades também foram selecionados

Nesta primeira etapa da seletiva dois atletas que não residem na cidade de Barcelos também conseguiram ser aprovados.

O atacante Alessandro de 21 anos viajou dois dias de barco da comunidade Itaquera às margens do rio Jauaperi em Roraima para aproveitar a oportunidade de começar a  realizar o sonho de se profissionalizar no futebol. "Foi difícil chegar até aqui, mas Deus honrou nosso esforço. Agora, é continuar  se dedicando ainda mais quando chegar em Manaus para tentar essa tão sonhada vaga. Primeiro vou voltar à minha comunidade e daqui a alguns dias já estarei indo aprimorar o meu futebol no CT do Atletas com Cristo" , comemorou.

Outro atleta que se destacou durante os jogos da "peneira" foi Guilherme Furtado de apenas 16 anos. Ele que é morador da comunidade do Moura, havia perdido o primeiro dia de testes porque a embarcação que subia o rio no dia anterior não atracou no porto da comunidade.

"Perseverei, não desisti. Tive que vir em outro barco e graças a Deus, consegui superar essa primeira etapa", disse.

Diamantes ainda serão lapidados

Na conversa de encerramento das atividades no município de Barcelos o coordenador do Projeto Atletas com Cristo, Lucio Silva, ressaltou a importância de se manter o foco no objetivo principal e não perder a esperança só porque o atleta ainda não foi selecionado na primeira "peneira" realizada na sede do município." Nós saímos daqui muito satisfeitos com o que vimos, jovens determinados e muito talentosos com a bola nos pés. Muitos ainda são como "pedras-brutas" que ainda precisam ser lapidadas para se tornarem diamantes. Mas isso, acontece com muito trabalho e renúncia para alcançar o sonho tão almejado", concluiu.

Pólo do Atletas com Cristo em Barcelos


Após o resultado promissor dessa primeira "peneira" realizada no município de Barcelos o Projeto Atletas com Cristo já avalia a possibilidade de manter um Pólo permanente do projeto na região que no período de  seis meses a um ano  poderá realizar novas seletivas. Durante o encerramento das atividades, Lucio Silva, ainda desabafou sobre a falta de interesse do Poder Público municipal que sequer se preocupou em oferecer estrutura para a realização dos testes em solo barceleense." Até o acesso ao campo do Marará está difícil por causa das péssimas condições da avenida. Aqui em Barcelos nós temos que agradecer muito à esses dois guerreiros,  Alcir Marques e Ercílio França, que juntamente com outros amigos, não mediram esforços para que nós pudéssemos chegar até vocês para iniciarmos uma pareceria que será muito importante para o município. Vejam só, logo de primeira já aprovamos 23 atletas. Por isso, temos que agradecer muito à essas pessoas que não pensam apenas em si, mas na coletividade", disse.


Fotos: Paulo paixão 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem