Ilumina+ Amazonas: Urucurituba finaliza implantação das luminárias LED

Ilumina+ Amazonas: Urucurituba finaliza implantação das luminárias LED

Até a primeira quinzena de agosto, outros municípios terão a conclusão da modernização da iluminação pública

O Ilumina+ Amazonas concluiu a instalação de luminárias LED no município de Urucurituba (a 201 quilômetros de Manaus) nessa quarta-feira (27/07). A cidade recebeu 1.177 pontos luminosos em uma semana. Com a entrega, chega a 21,3 mil luminárias em LED instaladas no interior do Estado.

Urucurituba integra os dez municípios que tiveram a iluminação modernizada por meio da ação coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas. A área urbana de Tefé, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Humaitá e Autazes também foi contemplada com os 21.345 pontos de iluminação até essa terça-feira (26/07). 

A modernização do sistema de iluminação pública, por meio do Ilumina+ Amazonas, consiste em substituir as lâmpadas a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio pelas luminárias de LED. De acordo com o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o modelo,  mais sustentável e eficiente, além de garantir economia de cerca de 60%, também reduz emissão de carbono e não emite raios ultravioletas.

“A boa iluminação também contribui com a segurança das cidades. Em todos os lugares que estamos implantando o programa, temos ouvido relatos de representantes das forças de segurança locais que dizem que ficou mais fácil fazer a ronda policial à noite. A população também tem se sentido mais segura”, afirmou o coordenador. 

Está prevista para o início de agosto a finalização dos trabalhos em Itacoatiara, em Autazes e em Rio Preto da Eva. Atualmente, o programa está em ritmo avançado, tendo alcançado 34% de execução entre os 59,5 mil pontos luminosos planejados para implantação até o fim deste ano.

Expansão-Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados com a iluminação totalmente em LED ainda em 2022. A cidade de Maués conta com 100% dos pontos de iluminação pública substituídos por luminárias de LED, desde 2019. A cidade recebeu o Prosai Maués, projeto piloto do Governo do Amazonas para a implantação do programa de modernização da iluminação pública.


FOTO: Júnior Silva


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem