Prefeitos destacam apoio do Estado no combate à malária e à dengue no Amazonas

Prefeitos destacam apoio do Estado no combate à malária e à dengue no Amazonas

Governador Wilson Lima entregou 414 equipamentos para reforçar controle das doenças

Como parte da programação pelo Dia Mundial da Luta Contra a Malária, prefeitos dos municípios do interior do estado estiveram presentes na solenidade de entrega de 414 equipamentos de combate à malária e à dengue, realizada pelo Governo do Amazonas nesta terça-feira (26/04), na Arena da Amazônia, zona centro-sul de Manaus. Eles destacaram o apoio do Estado no controle das doenças.

Durante o evento, o governador Wilson Lima entregou os equipamentos adquiridos com recursos do Governo Federal e que vão atender aos 61 municípios do interior do estado. “O que a gente está fazendo aqui é um reforço para que a gente continue reduzindo esses números (de casos de malária) e dando as condições para que os municípios, as secretarias de saúde, consigam fazer esse trabalho junto aos agentes comunitários de saúde”, ressaltou Wilson Lima.

Além do governador, a cerimônia contou com a presença dos prefeitos das cidades de Apuí, Benjamin Constant, Beruri, Caapiranga, Guajará, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Tapauá e Tabatinga, além de representantes de prefeituras de outros municípios. O deputado estadual Cabo Maciel e a deputada Mayara Pinheiro também participaram.

O prefeito de Guajará, Ordean Gonzaga, comemorou a entrega dos equipamentos que vão contribuir para que os agentes de saúde possam chegar nas áreas rurais de difícil acesso. “Estamos a 1.500 quilômetros da capital, precisamos muito levar saúde aos nossos itinerantes que estão mais distantes dos municípios. São quatro dias de barco para chegar na última comunidade rural. Esses equipamentos vão ser muito úteis para levar saúde ao povo amazonense”, disse Ordean. 

“Vamos continuar trabalhando para reduzir essa doença no nosso estado e, consequentemente, teremos mais pessoas saudáveis. Ficamos confortáveis porque sabemos que estamos tendo todo o apoio do estado”, enfatizou a secretária municipal de Saúde de Humaitá (a 590 quilômetros da capital), Sara Riça. 

Reforço– Ao todo, estão sendo repassados aos municípios 251 equipamentos para controle da malária, sendo 125 geradores, 85 pulverizadores e 41 botes com motor de popa. Eles também recebem outros 145 itens para combater a dengue, sendo 90 nebulizadores e 55 escadas.


FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem