Jovens do Monte das Oliveiras elaboram ‘jornalzine’ apoiado por edital da Prefeitura de Manaus


Jovens moradores do bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte, encerraram o ciclo de cinco oficinas nesta quinta-feira, 28/4, com o lançamento do jornal mural impresso “Mural – Jornalzine do Monte”, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do edital “Manaus Faz Cultura” lançado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O projeto beneficiou 30 jovens com idades entre 6 e 16 anos, todos moradores do bairro Monte das Oliveiras, que participaram das cinco oficinas com os temas, “Gêneros Textuais”, “Produção Textual”, “Escrita Criativa”, “Conhecendo o Fanzine” e “Produção de Fanzine”, aplicadas pelos professores Valéria Vasconcelos, Rojefferson Moraes, Zemaria Pinto, Aguinaldo Figueiredo e Aiub Serrão. As oficinas aconteceram durante o mês de março, no Galpão do Bem, equipamento social do Coletivo Comunitário Soul do Monte, no próprio bairro.

Prestigiando o evento de lançamento do jornalzinho, o vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, recebeu a edição número 1 do impresso e conversou com os jovens e moradores presentes. "Estamos aqui cumprindo um compromisso do prefeito David Almeida de levar à periferia o apoio para a realização da cultura, possibilitando renda aos artistas e formação para os jovens", salientou Neilo, que destacou e agradeceu a participação dos pais e parentes dos jovens, que deram a dimensão do projeto na comunidade.

O proponente do projeto, Rojefferson Moraes, do Coletivo Soul do Monte, transformou a residência em um centro cultural com atividades voltadas aos jovens do bairro. "São apoios como este da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura e da Manauscult, que podem fazer a diferença na perspectiva de vida desses jovens que hoje estudam e praticam artes", afirmou.

O vice-presidente do Concultura anunciou, na ocasião, que novos editais serão lançados nos próximos meses pelo Concultura, em parceria com a Manauscult, para que o programa Manaus Faz Cultura continue proporcionando oportunidades a artistas, professores e jovens em todas as zonas da cidade.

Resgate

O projeto Mural – Jornalzine do Monte, contemplado pelo edital Manaus Faz Cultura, surgiu da necessidade de retirar crianças e adolescentes do ócio, e envolvê-los no processo de resgate dos mais de 30 anos de história do bairro Monte das Oliveiras, por meio do registro de relatos dos moradores mais antigos da comunidade.

Idealizado por Moraes e coordenado juntamente com os professores Robson Duarte e Tayane Silva, a primeira edição do Mural traz os relatos da aposentada Maria de Nazaré Costa, 73, a dona Nazaré, como é conhecida no local, moradora do bairro há 36 anos, e uma das lideranças da invasão do terreno que viria a se tornar o bairro que hoje conta com uma população de mais de 45 mil habitantes, conforme dados de 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Nossa história para criar esse bairro foi de muita luta e a maior de todas é juntar as forças para reivindicar melhorias. Esse projeto aqui é uma lindeza e ajuda os pais a criar um futuro melhor para os filhos", disse emocionada a antiga moradora, que atua no bairro como benzedeira, rezando nas crianças, além de ser chamada de “Vó” pela garotada.


Fotos: Cristóvão Nonato / Concultura

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem